Não autenticado |

Carlos Eduardo de Araujo Placido

    • Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Bacharel e Licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, sou professor adjunto de literaturas de língua inglesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A minha área de pesquisa remete aos estudos criativos, linguísticos e literários em língua inglesa, mormente dos Estados Unidos da América. Além disso, sou coordenador do Laboratório de Letramento Acadêmico e Criativo (LALAEC) da UFMS. A função do LALAEC é o de auxiliar no desenvolvimento da escrita científica e criativa em língua inglesa. As minhas áreas de interesse de pesquisa são: cinemas, contos de fadas, escritas criativas, histórias em quadrinhos, mitologias, teatros e vídeo games. Sou também pesquisador associado às ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) e à ABRAPT (Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução).

       

      Links:    

    • Ensino-aprendizagem de língua estrangeira sob a ótica sócio-histórico-cultural
    • Letramento acadêmico em inglês e português: uma investigação em múltiplos aspectos
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . João Gilberto Noll e a pomossexualidade. Ponta Grossa : Atena, 2023 . 99p. ISBN: 9786525821.
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . THE MELANCHOLIC GAZES IN THE GRAPHIC NOVEL THE MAGIC FISH MISCELÂNEA (ASSIS. ONLINE) , v. 33 , p. 363 - 379 , 2023. ISSN: 19842899.
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . A subversão do olhar masculino no curta Purl (2019), de Kristen Lester OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21 , p. 24190 - 24209 , 2023. ISSN: 16968352.
    • PLACIDO, C. E. A. . NARRATIVAS DE SI: AS HISTÓRIAS CHOLITAS TRANSFRONTEIRIÇAS COMO FORMA DE RESISTÊNCIA REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU , v. 14 , p. 118 - 131 , 2023. ISSN: 21776288.
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . Os traumas transgeracionais em Maus: a história de um sobrevivente ANTARES: LETRAS E HUMANIDADES , v. 14 , p. 190 - 216 , 2022. ISSN: 19844921.
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . THE BROADENING OF CREATIVE WRITING STUDENTS’ CONCEPTS ABOUT FANFICTIONS IDEAÇÃO (UNIOESTE. IMPRESSO) , v. 24 , p. 25 - 43 , 2022. ISSN: 15186911.
    • PLACIDO, C. E. A. . HOMOFOBIAS E VIOLÊNCIAS NA ADAPTAÇÃO TELEVISIVA DE ANGELS IN AMERICA GRAU ZERO , v. 9 , p. 149 - , 2021. ISSN: 23187085.
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . A presença constante da Segunda Guerra Sudanesa no filme O que ficou para trás (2020) TRAVESSIAS , v. 15 , p. 21 - 33 , 2021. ISSN: 19825935.
    • PLACIDO, C. E. A. . The development of undergraduate students? concepts about the fanfictional genre system POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 27 , p. 215 - 234 , 2020. ISSN: 22376844.
    • PLACIDO, C. E. A. . The development of cyberliterary texts in English ENTRETEXTOS (UEL) , v. 20 , p. 09 - 34 , 2020. ISSN: 15195392.
    • PLACIDO, C. E. A. . The undergraduate students? development of comic books creative writing in English as a second language LUMEN ET VIRTUS , v. IX , p. 81 - , 2018. ISSN: 21772789.
    • PLACIDO, C. E. A. . THE MEANING MAKING OF DIGITAL MULTIMODAL TEXTS BY LANGUAGES UNDERGRADUATE STUDENTS LUMEN ET VIRTUS , v. IX , p. 175 - 195 , 2018. ISSN: 21772789.
    • PLACIDO, C. E. A. . A POTENCIALIDADE DO SITE UEFAP.COM PARA A APRENDIZAGEM DO ENGLISH FOR ACADEMIC PURPOSE (EAP) Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura , v. 07 , p. 224 - 237 , 2017. ISSN: 22383948.
    • PLACIDO, C. E. A. . The broadening of the concept of creativity in English as a Second Language creative writing classes TABULEIRO DE LETRAS , v. 11 , p. 193 - 208 , 2017. ISSN: 21765782.
    • PLACIDO, C. E. A. . A POBREZA COMO UM FENÔMENO MULTIDIMENSIONAL EM YOU DE NUALA NÍ CHONCÚIR LUMEN ET VIRTUS , v. VIII , p. 08 - 18 , 2017. ISSN: 21772789.
    • PLACIDO, C. E. A. . O ENSINO DE ESCRITA CRIATIVA NAS AULAS DE LÍNGUAS REVISTA DISSOL - DISCURSO, SOCIEDADE E LINGUAGEM , v. 2 , p. 184 - 192 , 2015. ISSN: 23592192.
    • PLACIDO, C. E. A. . GÊNEROS E SUBGÊNEROS FANFICCIONAIS Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura , v. 5 , p. 148 - 163 , 2016. ISSN: 22383948.
    • PLACIDO, C. E. A. . João Gilberto Noll e a Pomossexualidade REVISTA OPINIÃES ? REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA USP , v. 6 , p. 133 - 150 , 2015. ISSN: 21773815.
    • PLACIDO, C. E. A. . THE USE OF CREATIVE WRITING AS A TOOL TO TEACH ADDITIONAL LANGUAGES Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura , v. 6 , p. 193 - 208 , 2016. ISSN: 22383948.
    • PLACIDO, C. E. A. . O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DO ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DO MODELO CREATES REVISTA X , v. 2 , p. 18 - 31 , 2016. ISSN: 19800614.
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . The Laboratory of Academic Literacy (LLAC) groundbreaking research within the Language and Literary Studies in English Program. Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - 50 anos, v. 1, p. 100 - 114, 2023.
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO ; SILVA, G. V. . A representação da ansiedade na série televisiva Euphoria. In: I Encontro Internacional de Pesquisas em Letras , 2022 , Caxias. Língua, literatura e ensino: diferentes modos de apreensão da linguagem. : , 2021. p. 74 - 89.
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO ; SANTIAGO, L. D. . PURL (2019) DE KRISTEN LESTER: UMA ANÁLISE DA OPRESSÃO DO PATRIARCADO NO MEIO LABORAL RETRADO NA ANIMAÇÃO. In: I Encontro Internacional de Pesquisas em Letras , 2022 , Caxias. Língua, literatura e ensino: diferentes modos de apreensão da linguagem. : , 2021. p. 59 - 73.
    • PLACIDO, C. E. A. ; SANTIAGO, L. D. . PURL (2019) DE KRISTEN LESTER: UMA ANÁLISE DA OPRESSÃO DO PATRIARCADO NO MEIO LABORAL RETRATADO NO CURTA. In: III Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - ENAELL , 2021 , Caxias. Anais do III Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - ENAELL. : , 2021.
    • PLACIDO, C. E. A. ; SANTIAGO, L. D. . A tentativa da subversão ao olhar masculino no filme Promising Young Woman (2020) de Emerald Fennell. In: III Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ , 2021 , Aquidauana. Anais do III Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ. : , 2021. p. 50 - .
    • PLACIDO, C. E. A. . A digitalidade crítica na Graphic Novel Interativa The Boat. In: IV CONIL Língua e Literatura, do Códice ao Hipertexto: A inter-relação do sujeito e a tecnologia , 2021 , Bacabal. IV CONIL Língua e Literatura, do Códice ao Hipertexto: A inter-relação do sujeito e a tecnologia. : , 2021.
    • PLACIDO, C. E. A. . Uma análise literária de Maus: A história de um sobrevivente (1980). In: VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2020 , Presidente Prudente. Caderno de resumos do VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. : , 2020.
    • PLACIDO, C. E. A. . The meaning making of digital multimodal texts by undergraduate students. In: VI Encontro internacional de estudos de linguagem , 2017 , Pouso Alegre. ENELIN textos completos. : , 2017.
    • PLACIDO, C. E. A. . O ensino da escrita criativa nas aulas de língua estrangeira. In: VI Encontro Internacional de estudo de linguagem , 2017 , . ENELIN textos completos. : , 2017.
    • PLACIDO, C. E. A. . Por que o inglês é a língua franca da academia?. In: Congresso Nacional de Linguagem em Interação: Múltiplos Olhares , 2017 , Maringá. Anais do V Conali. : , 2017.
    • PLACIDO, C. E. A. . Literaturas Africanas - caminhos, cotejos, identidades. 2021 (Parecer)
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO ; Juliano Mesquita de Pinheiro . Os olhares melancólicos na Graphic Novel The Magic Fish (2020). 2023 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . Coordenador de mesa-redonda: LITERATURA E CINEMA. 2023 (Outra)
    • PLACIDO, C. E. A. . OS DESAFIOS DA ADAPTAÇÃO PARA O CINEMA. 2023 (Conferência)
    • PLACIDO, C. E. A. . As diferentes facetas da homofobia na história em quadrinhos Heartstopper. 2023 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2023 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . TEORIA E PRÁTICA EM SINTONIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2023 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . A simbologia da literatura fantástica em The Magic Fish (2020). 2022 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . Homofobias e transfobias nas histórias em quadrinhos. 2022 (Conferência)
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . Uma análise cinematográfica de Brokeback Mountain. 2022 (Comunicacao)
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . Palestra: Homofobias e transfobias nas histórias em quadrinhos. 2022 (Simposio)
    • PLACIDO, C. E. A. . A REPRESENTAÇÃO DA ANSIEDADE NA SÉRIE TELEVISIVA EUPHORIA (2019). 2021 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . Purl (2019) de Kristen Lester: Uma análise da opressão do patriarcado no meio laboral retratado no curta. 2021 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . A digitalidade crítica na Graphic Novel Interativa The Boat. 2021 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE FANFICTIONS NO ESPAÇO CIBERLITERÁRIO. 2019 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE FANFICTIONS NO ESPAÇO CIBERLITERÁRIO. 2019 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . O DESENVOLVIMENTO DE TEXTOS CIBERLITERÁRIOS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO. 2020 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . Desconstruindo o arquétipo do herói: uma análise comparada entre os heróis míticos e os super-heróis. 2020 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2020 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . UMA ANÁLISE LITERÁRIA DE MAUS: A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE (1980). 2020 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . Brazilian undergraduate students? challenges of writing academically in English. 2018 (Congresso)
    • PLACIDO, C. E. A. . v conali - congresso nacional de linguagens em interação. 2017 (Congresso)
    • PLACIDO, C. E. A. . AS DIFICULDADES DE ESCRITA DO IELTS DOS GRADUANDOS DA USP. 2016 (Outra)
    • PLACIDO, C. E. A. . The Use of Creative Writing as a tool to teaching English as an Additional Language?. 2016 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . PENSAMENTO CRIATIVO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA E SEUS DESDOBRAMENTO NA ATUALIDADE. 2016 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . Pensamento Criativo e Escrita Criativa (EC) nas escolas de língua estrangeira. 2016 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . O ensino de Escrita Criativa no Brasil sob a égide do sociointeracionismo vygotskiano. 2016 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . Academic literacies; academic writing; textual and oral genres across curricula literacies. 2016 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . Poverty as a multidimentional phenomenon on YOU by Nuala Ní Chonchúir. 2016 (Outra)
    • PLACIDO, C. E. A. . Tópicos de Escrita Criativa. 2016 (Simposio)
    • PLACIDO, C. E. A. . The development of Fanficcional Creative Writing in the English classes. 2015 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . Peer Correction in IELTS Preparatory Course. 2015 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . A configuração pós-gay em Looking. 2014 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . João Gilberto Noll e a pomossexualidade. 2014 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . João Gilberto Noll e a pomossexualidade. 2014 (Comunicacao)
    • PLACIDO, C. E. A. . John Banville e a narrativa detetivesca. 2010 (Simposio)
    • PLACIDO, C. E. A. . The ever-present Second Sudanese Civil Wart on the movie His House (2020)'. 2021 CPAN
    • PLACIDO, C. E. A. . 2o Encontro de Pós-graduandos em estudos linguísticos e literários em inglês. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • PLACIDO, C. E. A. . III Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. 2017 (USP)
    • PLACIDO, C. E. A. . Organização do 1º. Colóquio de Letras Inglês: línguas, literatura e ensino. 2018 (Universidade do Estado da Bahia)
    • PLACIDO, C. E. A. . 1º Colóquio de Letras Inglês: línguas, literatura e ensino. 2018 (Universidade do Estado da Bahia)
    • PLACIDO, C. E. A. . XV Semana de Letras CPAN - Edição Online. 2020 (UFMS)
    • PLACIDO, C. E. A. . XVI Semana de Letras do CPAN - edição online. 2021 (UFMS)
    • PLACIDO, C. E. A. . I Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios - Ensino e Pesquisa em Letras - Edição Online. 2021 (UFMS)
    • PLACIDO, C. E. A. . XVII Semana de Letras do CPAN - Edição Online. 2022 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • PLACIDO, C. E. A. . Simpósio Quadrinhos e Sexualidade. 2022 (UEMS)
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . XVII Semana de Letras do CPAN - Edição Online. 2022 (UFMS)
    • PLACIDO, CARLOS EDUARDO DE ARAUJO . II Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios - Ensino e Pesquisa em Letras. 2022 (UFMS)
    • PLACIDO, C. E. A. . XVIII Semana de Letras do CPAN - Edição Online. 2023 (UFMS)
    • PLACIDO, C. E. A. . III Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios. 2023 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • PLACIDO, C. E. A. . Marginais, subalternos e ex-cêntricos: representações e incidências da exclusão na ficção contemporânea. 2014 (Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura)
    • PLACIDO, C. E. A. . Literatura e Ensino. 2014 (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários)
    • PLACIDO, C. E. A. . Language Education 1o. semestre. 2015 ()
    • PLACIDO, C. E. A. . Language Education 2o. semestre. 2015 ()
    • PLACIDO, C. E. A. . Language Education Pirassununga. 2016 (USP Pirassununga)
    • PLACIDO, C. E. A. . Escrita criativa fanficcional em inglês. 2016 (USP)
    • PLACIDO, C. E. A. . Minicurso: Intercâmbio acadêmico gratuito. 2018 (Universidade do Estado da Bahia)
    • PLACIDO, C. E. A. . Minicurso: O plágio na academia: definições, causas e prevenções. 2018 (Universidade do Estado da Bahia)
    • PLACIDO, C. E. A. . Minicurso: Intercâmbio acadêmico gratuito. 2018 (Universidade do Estado da Bahia)
    • PLACIDO, C. E. A. . Minicurso: O plágio na academia: definições, causas e prevenções. 2018 (Universidade do Estado da Bahia)
    • Nome do projeto: NÚCLEO DE ESTUDOS DE CINEMA E SERIADOS CONTEMPORÂNEOS (NUCINES) (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PLACIDO, C. E. A. , SILVA, G. V. , SANTIAGO, L. D. .
      Descrição: Resumo: O cinema e a televisão vêm se tornando uma das formas artísticas mais difundidas e consumidas atualmente. Na verdade, tanto o cinema quanto a televisão estão sendo consumidos e difundidos em uma pletora de plataformas como, por exemplo, os smartphones, as redes de streaming e, até mesmo, por aplicativos. Por outro lado, há ainda muito pouca pesquisa científica sobre a narrativa cinematográfica e televisiva no Brasil. Além disso, o estudo mais profundo destas narrativas podem resultar em bons frutos a serem utilizados nas salas de aula das escolas privadas, mas principalmente públicas brasileiras. Isto porque, tanto o cinema quanto a televisão são formas artísticas bem acessíveis com o advento e a expansão do ciberespaço. Por serem narrativas ágeis, o cinema e a televisão podem ser aplicados em sala de aula para instigarem discussões sobre temais relevantes à sociedade, motivarem a reflexão sobre questões discriminatórias, mediarem o ensino e a aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras. Ademais, o estudo sobre as narrativas cinematográficas e televisas podem ampliar as oportunidades dos alunos no mercado de trabalho, haja vista que eles podem atuar na produção de filmes, roteiros, propagandas, novelas, seriados e documentários. Palavras-chave: Cinema; Televisão; Estudos Narrativos.
    • Nome do projeto: As representações dos horrores e marginalidades na adaptação televisiva Angels in America (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PLACIDO, C. E. A. , RAMOS, Wellington Furtado , ZWARG, J. D. .
      Descrição: A adaptação televisiva Angels in America (2003) de Mike Nichols, baseada na peça teatral Angels in America: A Gay Fantasia on National Themes (1994) de Tony Kushner, recebeu vários prêmios importantes tais como o Globo de Ouro e o Emmy. Esta minissérie utilizou características estruturais da narrativa cinematográfica (BLOCK, 2000; DUARTE, 2012; SIJLL, 2019) para construir uma obra de arte célere e instigante. Entretanto, há pouquíssima pesquisa acadêmica sobre essa adaptação. Mais especificadamente, sobre como a literatura fantástica se configurou para representar seus horrores e marginalidades. Desta forma, este projeto de pesquisa visa analisar como a literatura fantástica auxiliou o diretor Nichols a representar uma pletora de horrores e marginalidades tão eficazmente em Angels in America (2003). Além disso, este projeto ainda pretende investigar como as principais características da literatura fantástica, juntamente com os elementos pertencentes à narrativa cinematográfica (e/ou televisiva), também auxiliaram Nichols (2003) a criar uma obra de arte que se sustenta por seus próprios méritos, sem deixar de homenagear adequadamente seu cânone.
    • Nome do projeto: As configurações da literatura fantástica na história em quadrinhos The Magic Fish (2020) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PLACIDO, C. E. A. .
    • Nome do projeto: Laboratório de Letramento Acadêmico e Criativo - LALAEC (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PLACIDO, C. E. A. .
      Descrição: A escrita é um processo artificial criada pelos seres humanos para os seres humanos. Por conseguinte, a escrita tem que ser pesquisada, estudada, ensinada, praticada, treinada e fundamentalmente motivada. Embora os professores, em nosso caso específico, universitários podem auxiliar seus discentes no desenvolvimento de suas habilidades de escrita, esses professores têm como foco primordial o ensino do conteúdo de suas respectivas disciplinas. Sendo assim, a instalação de um laboratório de letramento criativo voltado ao desenvolvimento das mais diversas competências acadêmicas relacionadas à criatividade e à escrita poderiam servir de suporte para auxiliar esses professores, além de ajudar diretamente os discentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no processo de desenvolvimento do letramento acadêmico.
    • Nome do projeto: First Immersion Week - UFMS (2023 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PLACIDO, C. E. A. , FURLANETTO, E. L. A. .
    • Nome do projeto: Monitoria remunerada da disciplina língua inglesa V (2022 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PLACIDO, C. E. A. .
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Título: John Banville e a literatura detetivesca
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos de Literatura
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
        Ano de conclusão: 2022
  • Atuação Profissional: 10
    • Microcamp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Yesk Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Supletivo Nova Visão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola Real Times:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Instrutor
    • Escola Skill Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Instrutor
    • Escola Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Instrutor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Técnico da Unicamp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Prestador de serviços
    • Universidade do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Professor temporário
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).