Não autenticado |

Eduardo Savella

    • Mestre em Letras (Teoria literária e literatura comparada) na FFLCH/USP, com pesquisa sobre as relações entre cinema e poesia no livro Pau Brasil (1925), de Oswald de Andrade. Graduado em Cinema e Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (2017). Iniciação científica sobre o realismo cinematográfico e a obra crítica de André Bazin.

       

      Links:    

    • SAVELLA, EDUARDO . Laocoonte em movimento MAGMA (USP) , v. 28 , p. 178 - 187 , 2023. ISSN: 01046330.
    • SAVELLA, E. . Intendente Sansho (Kenji Mizoguchi, 1954) HATARI! Revista de Cinema , v. 3 , p. 24 - , 2016. ISSN: 23596368.
    • SAVELLA, E. . Reflexões sobre a adolescência no cinema HATARI! Revista de Cinema , v. 2 , p. 18 - , 2015. ISSN: 23596368.
    • SAVELLA, E. . Cinco Westerns e um Southern: Jacques Tourneur através do Western HATARI! Revista de Cinema , v. 1 , p. 46 - , 2014. ISSN: 23596368.
  • Capítulos publicados: 1
    • SAVELLA, E. . Invenção, arqueologia e o trem das sombras. Arqueologia da Invenção: Pioneiros do Cinema, v. , p. 11 - 15, 2022.
    • SAVELLA, E. . Notícias da Itália . Foco - Revista de Cinema , , 30 abr. 2021.
    • SAVELLA, E. ; BAGGIO, EDUARDO TULIO . A Simplicidade de estilo e o realismo cinematográfico: Antes Passe no Vestibular.... In: I Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar , 2015 , Campo Mourão. ANAIS EAIC. : , 2015.
    • COSTA, F. ; SILVA, M. P. ; PALLU, C. ; COMOTI, V. ; SAVELLA, E. . Arqueologia da Invenção: Pioneiros do Cinema. Curitiba : Matheus Petris da Silva , 2022 (Organização)
    • SAVELLA, EDUARDO . O 'camera eye' oswaldiano: o poema 'documental', de Pau Brasil (1925). 2023 (Comunicacao)
    • SAVELLA, E. . A Simplicidade de Estilo e o Realismo Cinematográfico: Antes Passe no Vestibular.... 2015 (Comunicacao)
    • SAVELLA, E. . Constelações do cinema brasileiro. 2021 ()
    • SAVELLA, E. . Paulo Emílio: homem de cinema. 2022 (Fundação Cultural de Curitiba)
    • SAVELLA, E. . Arqueologia da Invenção: Pioneiros do Cinema. 2022 (Fundação Cultural de Curitiba)
    • Nome do projeto: CINE FAP (2014 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SAVELLA, E. , BAGGIO, EDUARDO TULIO , GARCIA, D. .
      Descrição: Cineclube semanal coordenado pelos alunos do Bacharelado em Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná - FAP
    • Nome do projeto: Hatari! (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SAVELLA, E. , GARCIA, D. .
      Descrição: Grupo de estudos de cinema.
    • Nome do projeto: A Simplicidade de Estilo e o Realismo Cinematográfico: Antes Passe no Vestibular... (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SAVELLA, E. , BAGGIO, EDUARDO TULIO .
      Descrição: André Bazin traça mais de um paralelo entre a definição de realismo cinematográfico e a simplicidade ou concisão estilística. Este projeto tem como base a análise do filme "Antes passe no vestibular..." (Passe ton bac d?abord..., 1979), de Maurice Pialat, à luz dos artigos de André Bazin, com ênfase nos pontos de contato com tais paralelos. Delineiam-se juízos a respeito da estética de Pialat também a respeito de seus outros filmes, particularmente "Infância nua" (L?Enfance nue, 1968), bem como sobre a visão teórica e crítica de Bazin. Quanto à estética de Pialat, o artigo final se desenvolve a respeito de sua encenação, entre concisa e analítica, do naturalismo da interpretação, da clareza lacônica da narrativa, de seus impulsos de cinema direto. Finaliza-se com um ensaio de relação entre a estética de Pialat e o cinema puro de Bazin, encontrando inclusive correspondências entre a estética de Pialat e a defendida por Bazin a respeito do neorrealismo.
    • Nome do projeto: O "camera eye" oswaldiano: o cinema em Pau Brasil (2020 - 2024
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SAVELLA, E. , FONSECA, Maria Augusta .
      Descrição: O propósito desta dissertação é explorar relações entre duas artes distintas, a poesia e o cinema, tal como são expressas em alguns poemas de Pau Brasil (1925), obra de Oswald de Andrade (1890-1954). Concretização estética de seu Manifesto da Poesia Pau Brasil (1924), Pau Brasil representa um momento decisivo no desenvolvimento do Modernismo Brasileiro. Nessa obra, Oswald propõe um estilo de poesia sintético e fragmentário, associado a inovações assimiladas das vanguardas europeias, bem como a um olhar renovado para a diversidade e originalidade da cultura, da história e do linguajar brasileiros. Alguns modernistas, assim como alguns intérpretes posteriores da obra de Oswald, relacionaram seu estilo literário, seus procedimentos e efeitos com aqueles do cinema, então uma arte nova, ressaltando a identidade do cinema e da poesia de Oswald com as transformações técnicas da modernidade urbana e industrial. De modo a examinar e discutir aspectos ainda pouco explorados de tais aproximações, propõe-se aqui analisar Pau Brasil considerando a forma como o cinema é tematizado em alguns poemas do livro, verificando de que modo certas características desse meio artístico são assimiladas e transformadas pelo escritor em elementos poéticos e estruturantes. Algumas análises apontam ainda para um papel importante na obra do cinema documental silencioso, especialmente os travelogues ou filmes de viagem, servindo como um modelo possível para a poesia de Oswald. O poeta parece privilegiar formas menos valorizadas do cinema de seu tempo, como os filmes de viagem, de forma consequente com a diretriz modernista de um novo balanço temático, quebrando os limites tradicionais entre artes, temas e estilos diversos.
    • SAVELLA, E. . O Cinema Feérico de Raúl Ruiz. 2016 - Ciclo de filmes em cineclube
    • Graduacao:
      • Curso: Cinema e Video
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Paraná
        Título: A Cidade e as Serras
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
    • Universidade Estadual do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
    • NucleoCine:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Co-edição e pós-produção do filme "O Despertar de Solomon" (2018)
        Outras informações: Editor cinematográfico
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2024 ).