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Angelica Brito Silva

    • Historiadora formada pela Universidade de São Paulo (2012) com mestrado em História Social (2018) pela mesma universidade. É especialista em Gestão Cultural pelo SENAC (2015), e atualmente é doutoranda na FAUUSP, na área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo. De 2013 a 2023 foi coordenadora do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, em Embu das Artes, onde atuou no gerenciamento do acervo e dos projetos culturais. Também participou como assistente de curadoria (2021-2022) da exposição de longa duração Territórios em Disputa do Museu do Ipiranga, e colabora nos grupos de pesquisa Barroco-Açu (FAUUSP/FAPESP) e Tempo, Memória e Pertencimento (IEA-USP).

       

      Links:    

    • SILVA, ANGÉLICA BRITO ; BITENCOURT, ERON MATHEUS ; PASSOS, Francisca D. B. . Turismo cultural: possibilidades para um roteiro em Embu das Artes. São Paulo : Pateo do Collegio, 2022 . 71p. ISBN: 9788567749051.
    • SILVA, A. B. ; BITENCOURT, E. M. . Embu e o patrimônio: teorias de restauro, práticas de preservação. São Paulo : Pateo do Collegio, 2017 . 58p. ISBN: 9788567749020.
    • SILVA, A. B. ; ROSA, J. P. ; BITENCOURT, E. M. . Descobrindo Embu no Museu: guia temático do professor. São Paulo : Pateo do Collegio, 2014 . 60p. ISBN: 9788567749006.
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO . Do aldeamento de Mboy à formação do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas em Embu das Artes (SP) Estudos Avançados , v. 35 , p. 263 - 278 , 2021. ISSN: 01034014.
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO ; BITENCOURT, ERON MATHEUS . Descobrir o museu, (re)descobrir a cidade ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 20 , p. 586 - 603 , 2018. ISSN: 16762592.
    • SILVA, A. B. . A presença da igreja na formação do território. Territórios em Disputa, v. 1, p. 118 - 127, 2022.
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO . Uma revisão historiográfica necessária: o caso do aldeamento jesuítico de Mboy. No embalo da rede. Trocas culturais, história e geografia artística do Barroco na América Portuguesa, v. 13, p. 55 - 64, 2020.
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO . Igreja de Nossa Senhora do Rosário: a formação de um patrimônio cultural. In: XVII Jornadas Internacionais sobre as missões jesuíticas , 2018 , São Leopoldo. A ação global da Companhia de Jesus: embaixada política e mediação cultural. São Leopoldo : Oikos, 2018. p. 849 - 869.
    • SILVA, A. B. . Antecedentes e conflitos na implantação do aldeamento jesuítico de Mboy (1624-1663). In: Encontro Internacional de História Colonial Cidade da Bahia: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades , 2017 , Salvador. Anais Eletrônicos [do] 6. Encontro Internacional de História Colonial: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades. Salvador : Eduneb, 2017.
    • SILVA, A. B. . O Aldeamento jesuítico de Mboy: implantação e desenvolvimento. Salvador : EDUNEB , 2016 (Resumo)
    • SILVA, A. B. . Parecer para a revista Humanidades em Diálogo. 2016 (Parecer)
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO . De aldeamento à cidade: o centro histórico de Embu das Artes. 2023 (Simposio)
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO . Acomodação e práticas de resistência nos aldeamentos do Colégio de São Paulo de Piratininga. 2023 (Simposio)
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO . A arte integrada e a imaginária sacra na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Embu das Artes, SP. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO . Museu de Arte Sacra dos Jesuítas em Embu das Artes: Agentes Sociais e Contexto Local/Global de um Acervo. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO . O Museu de Arte Sacra dos Jesuíticas de Embu das Artes. A História de um museu.. 2022 (Simposio)
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO . Administração temporal: o aldeamento jesuítico de Mboy. 2022 (Simposio)
    • SILVA, ANGÉLICA BRITO . Do aldeamento de Mboy à formação do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas em Embu das Artes. 2018 (Seminário)
    • SILVA, A. B. . A Igreja de Nossa Senhora do Rosário: a formação de um patrimônio cultural no Aldeamento de Mboy. 2018 (Simposio)
    • SILVA, A. B. . O Aldeamento jesuítico de Mboy: implantação e desenvolvimento. 2016 (Simposio)
    • SJ, C. A. C. ; SILVA, A. B. . Simpósio Nacional Bicentenário de Restauração da Companhia de Jesus (1814-2014). 2014 (Pateo do Collegio)
    • SILVA, A. B. . Ciclo de Palestras: A Companhia de Jesus e a Cultura Escrita. 2015 (Museu de Arte Sacra dos Jesuítas)
    • SILVA, A. B. . Ciclo de Palestras: A Companhia de Jesus e a Sociedade Colonial. 2013 (Museu de Arte Sacra dos Jesuítas)
    • SILVA, A. B. . Ciclo de Palestras: Arte e Arquitetura Colonial. 2012 (Museu de Arte Sacra dos Jesuítas)
    • SILVA, A. B. ; MARTINS, R. M. A. . Nhemongarai I Jornada Barroco-Açu. 2023 (FAU-USP; FAPESP)
    • MASSIMI, M. ; MARTINS, R. M. A. ; MIGLIACCIO, L. ; SILVA, A. B. . Seminário Internacional Glocalização. Patrimônio Cultural em Perspectiva Global e Decolonial. 2021 (IEA-USP)
    • SILVA, A. B. . Abaré-Tupã: 300 anos da morte do Padre Belchior de Pontes. 2019 (Pateo do Collegio)
    • MASSIMI, M. ; MARTINS, R. M. A. ; MIGLIACCIO, L. ; SILVA, A. B. . Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina. 2021 (IEA-USP)
    • MASSIMI, M. ; MARTINS, R. M. A. ; MIGLIACCIO, L. ; SILVA, A. B. . Ecologia dos Saberes. Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil. 2022 (IEA-USP)
    • MASSIMI, M. ; MARTINS, R. M. A. ; MIGLIACCIO, L. ; SILVA, A. B. . Museus Participativos: Diálogos com o Muquifu - Museu dos Quilombos e das Favelas Urbanos em Belo Horizonte. 2023 (IEA-USP)
    • MASSIMI, M. ; MARTINS, R. M. A. ; MIGLIACCIO, L. ; SILVA, A. B. . Cidades Ancestrais: Arqueologia Urbana e Memória dos Povos Negros e Indígenas. 2023 (IEA-USP)
    • SILVA, A. B. . Relatório final de iniciação científica. 2010
  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: Antonio Herrera y Tordesillas: Cronista e Historiador de Espanha - século XVI - Renovação de Bolsa (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. B. .
      Descrição: Projeto de pesquisa de iniciação científica que contou com a bolsa da Pró-reitoria de Pesquisa da USP entre 11/2009-02/2011. A pesquisa visava compreender as relações da escrita na Alta Idade Moderna Ibérica. Partindo da obra de Herrera y Tordesillas, cronista escolhido por Felipe II de Espanha, problematizamos como as relações de memória, narrativa e descrição se davam no "siglo de oro" espanhol. Dentre outros objetivos, pretendíamos também entender a relação entre política e história, assim como a influência Boteriana na obra de Herrera y Tordesillas.
    • Nome do projeto: Barroco-Açu. A América Portuguesa na geografia artística do sul global. (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. B. , MARTINS, R. M. A. .
      Descrição: O Projeto Barroco-Açu. A América Portuguesa na Geografia Artística do Sul Global é uma iniciativa que visa dar continuidade às atividades desenvolvidas pelo Projeto Jovem Pesquisador Barroco Cifrado. Pluralidade cultural na arte e na arquitetura das missões jesuíticas no Estado de São Paulo, 1549-1759, financiado pela FAPESP, junto ao Departamento de História da Arquitetura da FAU USP de 2016 a 2021. Nesta fase, foi implantada uma linha de pesquisa sobre a cultura artística na América durante o período colonial, apoiada na colaboração interdisciplinar com as áreas da arqueologia, antropologia e história da urbanização. A linha promoveu a atualização de conteúdos de disciplinas obrigatórias e optativas, e a criação de novas, com a participação de docentes convidados nacionais e estrangeiros. Propiciou a formação de dois grupos de estudo interuniversitários, sobre os aportes das culturas indígenas, afro-brasileiras e asiáticas na produção artística da América Latina. Houve também a organização regular de atividades de extensão universitária, mediante duas séries de eventos abertos ao público referentes às mesmas temáticas. Durante os cinco anos de vigência do projeto FAPESP foram realizados mais de cem eventos e foi realizada a orientação de dezenove projetos entre iniciações científicas, mestrados, orientação e co-orientações de doutorado em instituições nacionais e internacionais. Busca-se, neste segundo projeto, não apenas consolidar os resultados acima descritos, mas contribuir para redefinir o lugar da América Portuguesa na geografia artística e cultural da época da primeira mundialização, e, ao mesmo tempo, aprofundar e estender a inserção internacional das pesquisas realizadas na universidade paulista, continuando a cooperação com reconhecidas instituições no exterior, e com artistas indígenas e comunidades tradicionais, já iniciada na fase anterior. Através de um balanço dos resultados obtidos, será aprofundado o estudo dos variados contextos artísticos, geográficos e culturais, essenciais para compreender as manifestações transculturais da arte e da arquitetura na América, de forma plural. Daí a necessidade de considerar um campo ampliado da arte e da arquitetura, repensar os fluxos globais, à luz dos contextos locais no âmbito do hemisfério sul, questionando limites e conceitos geográficos anacrônicos, assim como as noções ultrapassadas de centro e periferia, inserindo a temática numa perspectiva de longa duração. O Brasil era parte das rotas comerciais globais que conectavam os territórios regidos pelas monarquias ibéricas nas diversas partes do mundo. Integrava também a rede mundial formada pelas missões jesuíticas. Nestes âmbitos, foram produzidas obras que refletiram a interpretação local de concepções estéticas e culturas visuais e materiais procedentes de regiões longínquas. Para tanto, o projeto pretende não apenas prosseguir e ampliar as investigações sobre o trânsito de gravuras, objetos, artistas, materiais e técnicas nas missões e suas oficinas, mas também, a partir destas indagações, contribuir para renovar as perspectivas dos estudos de história da arte e arquitetura na América Portuguesa em conexão com as outras regiões da América Hispânica. O projeto visa promover, ainda, o estudo das fontes históricas e iconográficas que permitam identificar a agência indígena, africana e mestiça, determinantes na tradução dos modelos asiáticos e europeus, e contribuir para a compreensão da função social e cultural das obras e das imagens nos diversos contextos.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: ARQUITETURA E URBANISMO
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Senac
        Ano de conclusão: 2015
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP com a pesquisa Antonio Herrera y Tordesillas: Cronista e Historiador de Espanha - século XVI.
        Outras informações: Iniciação científica
    • Museu Anchieta - Pateo do Collegio:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Museu de Arte Sacra dos Jesuítas - Pateo do Collegio:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).