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Vinicius Berlendis de Figueiredo

    • Sou professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cursei graduação (1988), mestrado (1993), doutorado (1999) e pós-doutorado (2013) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Integrei o programa de formação de quadros (1988-1990) e fui pesquisador (1990-1993) do CEBRAP. Desde 1993 sou professor da Universidade Federal do Paraná. Fuii editor da revista "Dois Pontos" (2004-2008), secretário geral da Sociedade Kant Brasileira (2004-2007), presidente da ANPOF (2011-2012), coordenador adjunto e coordenador titular da área de Filosofia na Capes (2014-2018). Fui professor visitante na Universidade de Paris X-Nanterre (2018/19) e na PUC/RJ (2019). Sou autor de três livros, organizador e coautor de livro selecionado pelo PNLD/Filosofia (2017) e autor de aproximadamente 30 artigos em revistas especializadas em Filosofia Moderna (destaque para Kant), Estética, Ética e Política. Sou membro da pós-graduação em filosofia da UFPR e coordenador do Grupo de Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea (CNPq/UFPR).

       

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    • Lógica Ontologia e Filosofia Política
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    • Teoria das Ciências Humanas
    • Filosofia Alemã
    • DE FIGUEIREDO, VINICIUS . A paixão da igualdade - uma genealogia do indivíduo moral na França. Belo Horizonte : Relicário Edições, 2021 . 280p. ISBN: 9786589889052.
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    • COHEN-HALIMI, M. ; FIGUEIREDO, V. ; SÁNCHEZ MADRID, N. . Gérard Lebrun philosophe. Paris : Beauchesne Editeur, 2017 . 224p. ISBN: 9782701022345.
    • CARVALHO, M. ; FIGUEIREDO, V. . Filosofia contemporânea: Arte, Ciências Humanas, Educação e Religião (Livros Anpof). São Paulo : ANPOF, 2013 . 591p. ISBN: 9788588072084.
    • CARVALHO, M. ; FIGUEIREDO, V. . Filosofia contemporânea: ética e política contemporânea (Livros Anpof). São : ANPOF, 2013 . 826p. ISBN: 9788588072091.
    • CARVALHO, M. ; FIGUEIREDO, V. . Filosofia contemporânea: Deleuze, Guattari e Foucault (Livros Anpof). São Paulo : ANPOF, 2013 . 279p. ISBN: 9788588072107.
    • FIGUEIREDO, V. ; CARVALHO, M. . Filosofia contemporânea: fenomenologia (Livros Anpof). São Paulo : ANPOF, 2013 . 648p. ISBN: 9788588072114.
    • FIGUEIREDO, V. ; CARVALHO, M. . Filosofia contemporânea: lógica, linguagem e ciência (Livros Anpof). São Paulo : ANPOF, 2013 . 711p. ISBN: 9788588072121.
    • FIGUEIREDO, V. ; CARVALHO, M. . Filosofia alemã de Marx a Nietzsche. São Paulo` : ANPOF, 2013 . 303p. ISBN: 9788588072138.
    • FIGUEIREDO, V. ; CARVALHO, M. . Filosofia alemã de Kant a Hegel (Livros Anpof). São Paulo` : ANPOF, 2013 . 742p. ISBN: 9788588072145.
    • FIGUEIREDO, V. ; CARVALHO, M. . Filosofia do Renascimento e moderna (Livros Anpof). São Paulo : ANPOF, 2013 . 1p. ISBN: 9788588072152.
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    • FIGUEIREDO, V. . Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Campinas : Papirus , 1993 (Tradução)
    • FIGUEIREDO, V. . Avaliação do PPG de Filosofia da UFS. 2022 (Consultoria)
    • FIGUEIREDO, V. . Parecer para revista Ethic@. 2023 (Parecer)
    • FIGUEIREDO, V. . Parecer para editora Martins Fontes. 2023 (Parecer)
    • FIGUEIREDO, V. . Parecer para Editora da UERJ. 2023 (Parecer)
    • FIGUEIREDO, V. ; LIMONGI, M. I. ; CARRASCO, A. ; BARROS, A. ; SOUZA, M. G. ; CHAUÍ, M. ; ARAÚJO, C. R. ; PIMENTA, P. P. G. . Debate do livro A paixão da igualdade na Usp. 2023 (Seminário)
    • FIGUEIREDO, V. . Avaliando a avaliação. 2023 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . A filosofia entre a reflexão e a militância. 2023 (Congresso)
    • FIGUEIREDO, V. ; Márcio Suzuki ; Cecchinato, G. ; NASCIMENTO, L. F. . Debate sobre A paixão da igualdade na USP (M. Suzuki, Luís Nascimento e G. Cecchinato). 2021 (Seminário)
    • FIGUEIREDO, V. ; Márcio Suzuki ; Cecchinato, G. ; NASCIMENTO, L. F. . Debate sobre A paixão da igualdade na USP (M. Suzuki, Luís Nascimento e G. Cecchinato). 2021 (Seminário)
    • FIGUEIREDO, V. . Debate sobre o livro 'A paixão da igualdade' na UFS. 2022 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . O lugar sistemático do Sumo Bem kantiano (PPGLM). 2022 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Variantes do conceito de liberdade (III Colóquio Nacional Direito e Democracia). 2022 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. ; SALLES, F. ; PINTO, D. M. . Debate sobre o livro 'A paixão da igualdade' (UFSCAR). 2022 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . A paixão da igualdade - aula inaugural UFC. 2023 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Aula Inaugural UFLA -Unidade moral e unidade especulativa em Descartes. 2021 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Lançamento de A paixão da igualdade na UFMG - V.de Figueiredo. 2021 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . 'Abertura do Doutorado em Filosofia UFABC: A paixão da igualdade'. 2020 (Conferência)
    • ANDRADE, R. ; PALHARES, T. ; FIGUEIREDO, V. . Sobre o percurso de Rodrigo Andrade (MON). 2022 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Antecedentes pascalianos do pensamento histórico de Rousseau. 2022 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Pressupostos sociais da epistemologia humeana (UFS). 2022 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Self, taste e experiência social nas Luzes britânicas (UFPR). 2022 (Conferência)
    • Figueiredo, Vinicius de . A gênese do indivíduo moral na França moderna (UERJ). 2018 (Conferência)
    • TOLLE, O. ; FIGUEIREDO, V. . 'Baumgarten e o advento da estética no século XVIII. 2017 (Conferência)
    • PORTICH, A. ; FIGUEIREDO, V. . A filosofia da arte setecentista e pós-modernidade. 2017 (Comunicacao)
    • LEVY, L. ; FIGUEIREDO, V. . Debate sobre Avaliação e desafios da Filosofia no Brasil. 2017 (Seminário)
    • LEVY, L. ; FIGUEIREDO, V. . Conversa com Lia Levy (UFRGS/CNPq): ?Descartes, um sensível? A defesa da sensibilidade nas Meditações Metafísicas?. 2017 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Duas ou três palavras sobre a coordenação de área em Filosofia. 2017 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . De Descartes a Pascal: a formação do indivíduo moderno. 2014 (Congresso)
    • FIGUEIREDO, V. . Rawls e o anel de Giges. 2014 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. ; MATTOS, F. C. ; GIACOIA JR., O. . Kant e Nietzsche. 2014 (Congresso)
    • FIGUEIREDO, V. . De Pascal à Watteau: éléments pour une généalogie de l'homme moral moderne. 2013 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . O enraizamento da reflexão política contemporânea no Esclarecimento. 2013 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Notas sobre determinação e reflexão na KrV e na KU. 2008 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . O herói de Corneille entre Kant e Descartes. 2006 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Razão e publicidade: pressupostos, implicações. 2006 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Weber, herdeiro de Kant. 2006 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Metafísica especial e antropologia. 2006 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Max Weber: o desencantamento do mundo e a racionalidade moderna. 2005 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . De Kant a Carnap. 2005 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . A razão que se critica a si mesma. 2005 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. ; LOUZADO, G. L. ; CODATO, L. N. ; ALTMANN, S. ; BUENO, V. C. . Determinação e reflexão na razão prática. 2004 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . A estética de Hegel e a crítica contemporânea. 2004 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Casirer e l´Analitica dell´uomo. 2004 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Mondo intelligibile e azione morale in Kant. 2004 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Podem as ciências humanas encetar o caminho seguro de uma ciência?. 2004 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Acepções de racionalidade na polêmica do panteísmo. 2003 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Há uma teleologia que não seja filosofia da história? O caso Rousseau. 2003 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Política e teleologia no século XVIII: Rousseau e Kant. 2003 (Congresso)
    • FIGUEIREDO, V. . Gênese e crítica no Ensaio de Locke. 2003 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . A ascência de Locke sobre Kant nos anos 60. 2002 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Os dois pontos de vista da filosofia prática kantiana. 2002 (Congresso)
    • FIGUEIREDO, V. . Moralidade, Antropologia e Filosofia da Histórias em Kant. 2001 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Antinomia e analítica nos anos 60. 2001 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Kant e Schopenhauer em torno da moral. 2001 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . O público iluminista e a lanterna do leitor. 2001 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Identidade e diferença na filosofia contemporânea. 2001 (Seminário)
    • FIGUEIREDO, V. . Intuição e sistema em Rousseau - a leitura de Cassirer. 2001 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Filosofia da história e Estado. 2001 (Seminário)
    • FIGUEIREDO, V. . A diferença como centro. 1999 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . A virada de Kant no início da década de 1760. 2000 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Filosofia da História e Estado. 1999 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. ; LIMONGI, M. I. . Moral e política nos séculos 17 e 18. 1999 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Notas sobre globalização e cultura. 1999 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . A nova face da política. 2000 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Jacobi versus Mendelssohn: um debate kantiano?. 1998 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Sobre a perspectiva kantiana no Do eu, de Schelling. 1997 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Quelques remarques sur l'idéalisme politique kantien. 1997 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Norme et vertu: Rêves d'un visionnaire. 1996 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Rousseau cartesiano. 1994 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Etica e política em Rousseau. 1994 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . O contratualismo de Nabuco. 1993 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . O belo e o sublime em Kant. 1992 (Comunicacao)
    • FIGUEIREDO, V. . Verdade e reflexão em Kant. 1992 (Conferência)
    • FIGUEIREDO, V. . Maior e diversificada. 2014 Revista da Fapesp
    • FIGUEIREDO, V. ; MORAES, E. R. ; CARVALHO, M. ; Repa, L. ; BEIRIGO, Felipe . Lançamento de A paixão da igualdade. 2021 YouTube
    • FIGUEIREDO, V. ; MATTOS, F. C. . Vinicius Figueiredo no HH Filosófico do Costa Mattos - Giannotti e Lebrun. 2021 YouTube
    • FIGUEIREDO, V. ; MATTOS, F. C. . Vinicius Figueiredo no HH Filosófico do Costa Mattos - 'A paixão da igualdade'. 2021 YouTube
    • FIGUEIREDO, V. ; SANTOS, P. L ; PERES, D. T. ; TERRA, R. R. . Ciclo Giannotti - Cebrap. 2021 YouTube
    • FIGUEIREDO, V. ; GALINDO, R. . Vinicius de Figueiredo publica livro sobre ?a paixão da igualdade? pela Relicário Edições. 2022 Jornal Plural (Curitiba, PR)
    • FIGUEIREDO, V. ; LIMONGI, M. I. ; DUARTE, A. . O conceito de Estado na filosofia moderna e contemporânea. 2000 (Departamento de Filosofia da UFPR e Secretaria do Estado da Cultura do Paraná)
    • FIGUEIREDO, V. . X Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF. 2002 (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia)
    • FIGUEIREDO, V. ; SANTOS, A. C. ; SPITZ, J. ; LIMONGI, M. I. ; SOUZA, M. G. ; MARUYAMA, N. ; MONTEAGUDO, R. ; NASCIMENTO, M. M. . Filosofia e Política no século das Luzes. 2003 (Universidade Federal do Paraná)
    • FIGUEIREDO, V. ; BARRA, E. S. O. ; BARBOSA, J. ; REGO, P. C. ; PERES, D. ; HAMM, C. ; ROHDEN, V. ; JORGE FILHO, E. . Kant no Goethe. 2004 (Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica/PR, Goethe Institut (Curitiba))
    • FIGUEIREDO, V. . Ciclo de Conferências Papo Geral Sesc Paranaguá. 2008 (Sesc Paranaguá)
    • FIGUEIREDO, V. . Ciclo de Conferências. 2008 (Sesc da Esquina)
    • FIGUEIREDO, V. . 1º. Encontro ?Perspectivas sobre a filosofia kantiana?. 2009 (Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Fundação Araucária)
    • FIGUEIREDO, V. ; Valentim, M. A. . Modernidade: Crítica e Autocrítica. 2010 (PET-Filosofia UFPR e Departamento de Filosofia UFPR.)
    • FIGUEIREDO, V. ; PENTEADO, A. . XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2012 (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF))
    • FIGUEIREDO, V. . Conversa com o Autor. 2012 (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF))
    • LEITE, R. V. ; ROQUE, S. ; KENJI, C. ; FIGUEIREDO, V. . Filosofia e Cinema. 2012 (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF))
    • BOCCA, F. ; FIGUEIREDO, V. . Ciclo Filosofia e Psicanálise. 2012 (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF))
    • FIGUEIREDO, V. . Traduzindo a Tradução: Ciclo Valério Rohden. 2012 (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF))
    • FIGUEIREDO, V. ; Niero, c. . Ciclo José A. Pessanha: A filosofia e seus editores. 2012 (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF))
    • MELLO, M. ; FIGUEIREDO, V. . A prosa oculta da arte. 2012 (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF))
    • FIGUEIREDO, V. ; CORDOVA, F. A. ; LANGER, D. ; OLIVEIRA, L. ; SOARES, L. N. . Seminários sobre filosofia alemã. 2019 (Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná)
    • OSÓRIO, L. C. ; FIGUEIREDO, V. . A função curador: discurso, montagem, composição. 2019 (Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná)
    • PESSANHA, J. G. ; FIGUEIREDO, V. . Conversa com Juliano Garcia Pessanha. 2019 (Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná)
    • FIGUEIREDO, V. ; LIMONGI, M. I. . Tendências atuais da filosofia brasileira - 20 anos de Pós-Graduação da Filosofia da UFPR. 2022 (UFPR)
    • FIGUEIREDO, V. ; SANTOS, F. ; CALADO, V. ; ZUCHI, T. ; BARRA, E. S. O. . Tendências atuais da filosofia brasileira - II. 2023 (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR)
    • FIGUEIREDO, V. . Assuntos do Século XVIII - Homenagem a Luís Nascimento. 2022 (UFPR)
    • FIGUEIREDO, V. ; SILVA, L. H. M. ; SOARES JUNIOR, L. A. N. . Introdução ao pensamento conservador. 2018 (Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná)
    • FIGUEIREDO, V. ; CAIROLLI, R. C. ; CORDOVA, F. A. . Debates estéticos do século XVIII. 2018 (Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná)
    • FIGUEIREDO, V. . Poéticas e moral no classicismo e na Ilustração na França. 2016 (Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense)
    • FIGUEIREDO, V. . Interesse prático na gênese do criticismo. 1997 (Departamento de Filosofia da Universidade Federal doParaná)
    • FIGUEIREDO, V. ; LIMONGI, M. I. . A normatividade da política moderna. 1999 (Programa Especial de Treinamento da Universidade Federal do Paraná)
    • FIGUEIREDO, V. ; ZINGANO, M. A. ; LIMONGI, M. I. . Deliberação e contingência em Aristóteles. 1994 (Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná)
    • FIGUEIREDO, V. . Do classicismo à literatura do Esclarecimento: o advento do leitor moderno. 2000 (Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná)
    • FIGUEIREDO, V. ; Ferraguto, F. . Ciclo Kant - Abertura.. 2021 (PUC/PR)
    • Nome do projeto: Grupo CNPq - Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea (2002 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. , LIMONGI, M. I. , DUARTE, A. , BARBOSA, J. , REGO, P. C. , MARUYAMA, N. , ALMEIDA NETO, B. P. , PINTO, D. M. , MOREIRA, V. C. .
      Descrição: O grupo reúne doutores que lecionam em três instituições: a Universidade Federal do Paraná (10), a Pontifícia Universidade Católica (1) e a Universidade Federal de São Carlos (2). O núcleo temático reside na filosofia moderna e suas repercussões para as vertentes contemporâneas da filosofia. Em 2002, o Grupo submeteu-se a editais do CNPq, tendo sido ali cadastrado e recebendo, em 2004, recursos para a intensificação de suas atividades. Conta, entre seus membros, com estudantes de graduação e pós-graduação.
    • Nome do projeto: Ética e Metafísica na Filosofia Moderna (PROCAD) (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. , LIMONGI, M. I. , MOREIRA, V. C. , ALTMANN, S. , LOUZADO, G. L. , LEVY, L. , STORCK, A. C. , GUERZONI, J. A. , KLAUDAT, A. , GLEISER, M. , PINHEIRO, U. , MARQUES, E. R. .
      Descrição: A pesquisa, que reune pesquisadores de quatro pós-graduações em filosofia: UFRGS (intituição-líder), UFRJ, UERJ e UFPR, conta com apoio financeiro da CAPES e tem por tema principal a investigação de aspctos éticos e metafísicos da Filosofia Moderna.
    • Nome do projeto: Finalidade, metafísica e reflexão em Kant e no pós-kantismo (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. , BÉLLE, C. M. , BRAGA JUNIOR, A. D. , RODRIGUES, I. L. M. , MARTINAZZO, N. , ZUCHI, T. , OLIVEIRA, L. H. F. , CAIROLLI, R. C. , SILVA, J. L. S. , ALVES, C. V. S. .
      Descrição: O projeto ?Crítica e antropologia em Kant? (2006-09) aprofundou nossa convicção quanto ao papel da consideração antropológica para a filosofia kantiana. A epistemologia kantiana fala de um sujeito de conhecimento dotado de uma intuição sensível e capaz de conceber, pela razão, o incondicionado; a filosofia prática, de um sujeito capaz de determinar sua ação pela representação da lei moral, o que (por conta de sua natureza mista) faz violência aos sentidos; a estética kantiana, por sua vez, tematiza a natureza da satisfação com representações sensíveis, sem que, com isso, o sujeito seja determinado por seu interesse na existência dos objetos aí representados. É para esse núcleo da atividade subjetiva que o atual projeto volta a atenção, procurando, a partir da noção de finalidade, compreender sua relevância na trajetória da filosofia crítica de Kant. Busca-se investigar também as implicações da metafísica, da finalidade e da reflexão em autores da tradição alemã fundada por Kant.
    • Nome do projeto: Crítica e antropologia em Kant (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. .
      Descrição: Não faltam indícios de que a reformulação dos elementos, operada na transição da 1a para a 2a Crítica e possível graças à unidade da razão na diversidade de seus usos, é balizada por uma dupla referência à finitude do homem. De um lado, a limitação do conhecimento especulativo ao âmbito dos fenômenos, a partir da qual o incondicionado ganha o estatuto transcendental de ?simples idéia? na Dialética transcendental, mobiliza como fator decisivo a natureza sensível de nossa intuição (Estética transcendental). É tendo em vista os resultados desta última em sua articulação com a Lógica transcendental que Kant irá decretar que o incondicionado é incognoscível, embora permaneça sendo pensável para nós. De outro lado, a moralidade é definida na Crítica da razão prática como adoção de uma máxima baseada no mandamento da razão em oposição direta aos móbiles patológicos, o que configura um conflito que (além de ensejar a doutrina do livre arbítrio) só faz sentido tendo em vista o estatuto singular da vontade de um ser racional e sensível. Em suma, não bastasse o fato de que, num e noutro caso, a experiência seja concebida sob exigências normativas da razão cujos resultados são mediados por considerações sobre a ?nossa natureza?, parece que a própria transição da teoria à prática ? a qual, como vimos, traz consigo o reordenamento elementar da crítica e que articula as duas partes do inteiro sistema dos conhecimentos racionais ? exibe um compromisso de fundo, mas talvez não menos essencial, com premissas de cunho antropológico. Dito de outro modo, tudo indica que a referência à ?nossa natureza? aparece não apenas a título de elemento decisivo operante quer na teoria, quer na prática, mas também, e mais essencialmente, como ponto de fuga sob o qual Kant articula a passagem de uma a outra parte da filosofia.
    • Nome do projeto: Ética, poética e política na formação do indivíduo moderno (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. , CORDOVA, F. , PORTUGAL, M. M. .
      Descrição: Partindo de duas reconstruções significativas do Esclarecimento, uma proposta por R. Koselleck (1999), outra por Habermas (1984), o presente projeto pretende investigar a gênese da noção de indivíduo moderno. Enquanto Koselleck descreve o Esclarecimento como dialética iniciada com a consolidação do absolutismo, em meados do século XVII, Habermas o caracteriza como racionalização do exercício do poder: ?veritas, non autorictas, facit legem?. Embora divirjam sobre o significado da dialética do Esclarecimento, ambos convergem em tomá-lo como processo (transcorrido no século XVIII) de moralização da política. Sem desconsiderar os méritos de suas interpretações, pretende-se aqui investigar se, ao contrário, o Esclarecimento e a moralização da política que ele de fato implica não encontra sua condição prévia em um debate antecedente, transcorrido no curso do século XVII, nas objeções levantadas contra a moral clássica (Descartes, Corneille) pelo pós-cartesianismo (Pascal dentre outros). Examina-se se, afinal, não foi o nivelamento dos indivíduos sob uma mesma condição (a da miséria, segundo os intelectuais ligados a Port-Royal) o que permitiu o surgimento de modalidades de reflexão sobre a condição moderna do homem, por oposição à noção clássica, modalidades que, no curso do século XVIII, infletiram em utopia política, teleologia e doutrina dos direitos do homem. Visto que a derrocada da moral clássica é contemporânea, na França, da consolidação do absolutismo, pode bem ser que a crítica moral da política efetuada pelo Esclarecimento no curso do século XVIII tenha sido preparada por concepções morais cujo aparecimento se articula com a forma de organização do poder político. Daí por que seja relevante ensaiar a genealogia da moral universalista do século XVIII e do princípio de autonomia, que corresponde a uma de suas formulações canônicas. absolutismo - Esclarecimento ? poética ? ética ? política - modernidade
    • Nome do projeto: História da filosofia e interpretação do Brasil (1960-1985) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. , SOARES JUNIOR, L. A. N. , ANDREIKO, Leo , VIEIRA, F. S. .
      Descrição: Quer-se examinar como a reflexão sobre a política e a cultura no Brasil, no período entre as décadas de 1960 e 1980, foi marcada por conceitos tomados da filosofia do idealismo alemão e seu desdobramento materialista-dialético (Kant, Hegel e Marx). Isso é manifesto nas formulações do ISEB sobre a "tomada de consciência" acerca da "autenticidade" da cultura nacional. Mas não só: na trilha do que assinalou Renato Ortiz (1994) para a influência do ISEB sobre as formulações políticas do CPC da UNE, pretendo, no presente projeto, examinar como conceitos tomados de Hegel se prestaram a dois tipos de abordagem da realidade política e cultural brasileira por professores do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo: de um lado, a abordagem tributária da ?Fenomenologia do Espírito?, com ênfase sobre a dialética da consciência e da relação do senhor e do escravo; de outro, uma abordagem tributária da ?Lógica?, que negligencia aspectos ligados a uma filosofia da consciência (da qual o Romantismo será, em última análise, tributário) para privilegiar a estrutura categorial da experiência social.
    • Nome do projeto: Pascal, Rousseau e Kant: metamorfoses do pensamento dualista (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. .
      Descrição: Ao definir a condição humana como cisão entre o que somos e o que deixamos de ser com a Queda, Pascal introduz uma leitura dualista que será retomada às avessas no século XVIII por dois autores maiores do Esclarecimento: Rousseau e Kant. Rousseau, historicizando e pondo de cabeça para baixo a dualidade pascaliana, irá assinar na historicidade do ser humano a cisão entre o que somos (o presente) e o que podemos vir a ser (a perfectibilidade). Kant, leitor de Rousseau desde a década de 1760, irá construir sua filosofia prática (seja a moral stricto sensu, seja a filosofia da história e a antropologia pragmática) a partir da dualidade entre ser e dever-ser. Procura-se, no presente projeto, examinar as relações de empréstimo, retomada e reinterpretação que ligam, como um fio vermelho, Pascal, Rousseau e Kant.
    • Nome do projeto: Perspectivas Kantianas sobre as causas da irracionalidade social - PROBAL (CAPES/DAAD) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. , PINZANI, A. , BORGES, M. L. A. , ZUCHI, T. , KLEiN, J. T. , MARQUES, LORENNA , LOPES, EGYLE , CONSANI, C. F. , MERLE, J. , WEBER, S. , MARTINEZ, L. , ROCHA, I. R. , BARBOZA, K. C. S. , GUIMARÃES, R. E. , YAMAMOTO, T. .
      Descrição: Descrição: O projeto conjunto de pesquisa se propõe a analisar, problematizar e avaliar os diferentes aspectos da natureza humana acerca das fontes da irracionalidade social e suas possíveis soluções, tais como apresentadas na filosofia de Kant e na filosofia de herança Kantiana (em especial Rawls e Habermas). À primeira vista pareceria que a filosofia kantiana não possui nenhuma relevância para a racionalidade social, área dedicada a definir os meios mais adequados para se alcançar fins sociais e a realização de determinados valores. É do escopo da racionalidade social investigar os obstáculos e definir uma organização sistematicamente adequada para superá-los. Entretanto, se a relação de fins e meios da ação não se constitui como o elemento central das éticas Kantianas, disso não se segue que a racionalidade pragmática não tenha um papel imprescindível, seja para os fins sociais, seja morais. Isso foi claramente enfatizado por John Rawls, que na construção de sua teoria liberal dos princípios de justiça para a estrutura fundamental da sociedade enfatizou o papel da racionalidade social (rationality) e da razoabilidade (reasonableness). Também na Antropologia de um ponto de vista pragmático de Kant encontram-se inúmeros elementos para uma análise sistemática da irracionalidade social. Eles esclarecem diversas dimensões da irracionalidade social, que normalmente são tratados de modo independente, mas que, ao serem reunidos e interligados
    • Nome do projeto: Interioridade, Subjetividade e Discursividade (2004 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. , MOUTINHO, L. D. S. , ALMEIDA NETO, B. P. , PINTO, D. M. , ALTMANN, S. , CODATO, L. N. , LEVY, L. , CUTTER, J. V. , NOVAES, M. , ESTEVAO, J. C. , STORCK, A. C. , CAPPELO, M. A. , ROCHA, E. M. , SANTOS, P. R. L. .
      Descrição: Descrição: As diversas linhas de estudo que compõem este projeto temático articulam-se em torno de dois pólos. De um lado, interrogam as relações entre interioridade, consciência, subjetividade e discursividade, concebidas como relações problemáticas que, de um modo ou de outro, remetem a um "malogro" filosoficamente elaborado, seja das expectativas relacionadas à linguagem como meio de investigação e de expressão, seja da identificação entre interioridade e sujeito. De outro, requerem estudos que situem os autores enfocados (Agostinho, Abelardo, Bergson e Wittgenstein) na distância que mantêm com relação a Descartes e à Filosofia Moderna. Integrantes: José Carlos Estêvão - Integrante / Moacyr Novaes - Integrante / Alfredo Storck - Integrante / João Vergilio Gallerani Cutter - Coordenador / Bento de Almeida Prado Neto - Integrante / Débora Morato Pinto - Integrante / Ethel M. Rocha - Integrante / João Carlos Salles - Integrante / Lia Levy - Integrante / Luiz D. S. Moutinho - Integrante / Sílvia Altmann - Integrante / Vinicius B. de Figueiredo - Integrante / Enéias Furlin - Integrante / Carlos Eduardo de Oliveira - Integrante.
    • Nome do projeto: Variantes inglesas da liberdade moderna (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. , SOARES JUNIOR, L. A. N. .
      Descrição: No curso do século XVIII, assiste-se à reaparição da ideia clássica de que a filosofia confunde-se com uma ?arte de viver?. Na França e na Inglaterra, embora por vias distintas, esse fenômeno exprime, à luz de uma primeira abordagem, a reação à sobriedade e ao heroísmo típicos do século antecedente. Se a filosofia pode vir a ser útil aos homens, é por ela ser capaz de distraí-los de si mesmos. Conforme a nova concepção sobre este antigo ofício, a filosofia é uma arte de viver na medida em que torna seus praticantes menos curvados sobre suas próprias ideias e paixões. Tal redefinição faz pensar imediatamente no ?divertimento?, que havia sido tematizado por Pascal como fuga de nossa miséria. De fato, o ?divertimento? comparece não apenas na pintura rococó (cuja vocação para a ?superficialidade? é atestada pelo que Michael Levey denominou seu ?realismo decorativo?) e nas inversões espirituosas da prosa filosófica de Voltaire e Diderot; ele também figura na tratadística moral britânica ? e isso, de modo até mais atenuado do que na França. M. Suzuki (2014) assinalou como, entre os ingleses do século XVIII, o ?jogo? torna-se metáfora da atividade filosófica, concebida como elemento lúdico que, aliás, emancipa seus simpatizantes de qualquer compromisso com o intuito salvífico característico das religiões reformadas. A filosofia evita o tédio, é útil socialmente e apraz. Torna-se entretenimento, como percebe qualquer leitor dos ensaios de Hume. Embora possamos entreter-nos a sós, é mais comum fazê-lo em grupo. Pensar, então, solicita o convívio social e dele toma sua medida. Como também apontou M. Suzuki, nisto reside a explicação para a predileção dos autores britânicos pelo ensaísmo: o ensaio toma por modelo a conversação. Desse modo, já no plano de sua forma expositiva, pensar consiste no diálogo com os outros. Uma implicação central dessa ancoragem social da filosofia é o elogio à mediania. O diálogo requer que os interlocutores possuam afinidades e interesses comuns que vão além de simplesmente promover sua mútua segurança (Hobbes). Terry Eagleton (1993) examinou as implicações ideológicas dessa passagem característica do debate britânico, no desfecho do qual a espada do Leviatã cede lugar aos consensos ?espontâneos? que asseguram e legitimam a moderna sociedade burguesa. Nessa direção, F. Hutcheson (1694-1747) estende os prós da mediania para além do social; no âmbito psicológico-cognitivo, conclui, a mente que se mantém em um estado intermediário contorna todo tipo de uneasiness. A mediania traz benefícios não só para o indivíduo, como para o conjunto do corpo social. Foi tendo isso em vista que Hutcheson concebeu nossa felicidade como resultado do cálculo entre bens e malefícios, cujo êxito requer a administração das expectativas e da satisfação individual que leve em conta o bem comum. Conversação, mediania, acumulação e bem comum: esses ideias não seriam expressões da modernidade em formação, especialmente no Reino Unido do século XVIII? A investigação que se quer empreender aqui de aspectos das filosofias que vão de Shaftesbury (1671-1713) a A. Smith (1723-1790), passando por Hume, Hutcheson e Kames (1696-1782) levanta pistas nesta direção. No século XVIII, porém, o ?espírito capitalista? - cuja gênese foi Max Weber identificou no movimento da Reforma ? parece ter se emancipado de seu nexo original com a ideia de salvação, a ponto de o encontrarmos ligado ao humor e à crítica, tal como incorporados no ideal setecentista do gentleman. Pretende-se examinar de que modo essas mudanças são incorporadas no plano da forma ? seja da forma do discurso filosófico, que combina ensaísmo e empirismo, seja na forma do romance, que busca o realismo e a observação psicológica, seja na forma da reflexão prática, que associa a autonomia à vida social.
    • Nome do projeto: Démocratie, pouvoirs et droit (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FIGUEIREDO, V. , LIMONGI, M. I. , TERRA, R. R. , Repa, L. , COLLIOT-THÉLÈNE, C. , CALLORI, F. , BESSONE, M. , KEINERT, M. C. .
      Descrição: Projeto internacional com equipe da USP-RENNES-PARIS I-UFPR, projeto n. 718/11, Coord. Geral: Ricardo R. Terra /USP e Catherine Colliot-Thélène (Rennes).
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
  • Atuação Profissional: 21
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Centre National de la Recherche Scientifique:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1997 - 2001 ).
        Outras informações: Este Grupo de Trabalho do CNRS conta com diversos colabores convidados, dentre os quais encontrei-me listado devido aos vínculos com a Profa. Colliot-Thèléne, tutora de meu doutorado sanduíche na França. As atividades consistem em acompanhar a produção científica do Grupo, realizadas em torno da Ecole Normale de Fontenay-aux-Roses (transferida para Lyon recentemente) e, desde que possível, apresentar trabalhos ou publicações pertinentes aos temas de estudo.
        Outras informações: Pesquisador convidado
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Sociedade Kant Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2010 ).
        Outras informações: Secretário Geral
    • Revista de Sociologia e Política:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - Atual ).
    • Cadernos de Filosofia Alemã:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Ethic@:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - Atual ).
        Outras informações: Revista associada ao programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina
    • Teoria - Rivista di Filosofia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Teoria - Rivista di Filosofia (issn: 9788846722997) é uma publicação ligada ao Dipartimento di Filosofia della Università di Pisa (IT). O editor atual é o Prof. Dr. Adriano Fabris.
    • Sociedade Kant Brasileira - Sessão Paraná:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - Atual ).
        Outras informações: A Sociedade Kant Brasileira - Sessão Paraná foi fundada em 2008, agrupando pesquisadores do Estado do Paraná voltados para estudos de Kant de instituiões como Universidade Federal do Paraná, Pontificia Universidade Católica do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, UNIOESTE, dentre outras.
        Outras informações: Vice-Presidente
    • Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Presidente da Diretoria 2011-2012
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
    • VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista de artigos científicos (em 2020,foram 6 pareceres)
    • ANALYTICA (UFRJ):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista para a revista Analytica
    • ETHIC@ (UFSC):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Paecerista para a Revista Ética.
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
    • Fulbright Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Kant e-Prints:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial