Não autenticado |

Thabata Dias Haynal

    • Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciêncis Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). A pesquisa de mestrado, sob orientação do Professor Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo, volta-se à investigação do argumentário da polêmica sobre a permanência de monumentos ligados ao racismo e ao colonialismo no espaço público paulistano em 2020. É bacharela em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (2016) e licenciada em Letras - Português também pela Universidade de São Paulo (2018). Participa do Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP (NEAC-USP), do projeto de pesquisa DIA - Discurso, Interação e Argumentação em Mídias Digitais e do grupo de pesquisa Gramática, Cognição e Discurso.

       

      Links:    

  • Capítulos publicados: 3
    • IMBRUNIZ, C. H. ; HAYNAL, T. D. . A pureza e a riqueza da língua na antologia do Manual de Língua Portuguesa (1945-1951). Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções, v. , p. 172 - 198, 2021.
    • HAYNAL, T. D. . Olhares cognitivo-funcionais sobre o ensino de vozes verbais na escola: desafios e propostas. Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso, v. , p. 350 - 373, 2019.
    • HAYNAL, T. D. . As vozes verbais nos livros escolares: uma análise contrastiva entre as pesquisas de Ensino Superior e a realidade do Ensino Básico. Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais, v. , p. 352 - 369, 2017.
    • HAYNAL, T. D. . A 'empatia seletiva' na discussão sobre a retirada de personagens históricos polêmicos do espaço público em 2020. In: 5ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Sociedade, Mundos do Trabalho e Escravidão , 2023 , Porto. Actas Completas da 5ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: Sociedade, Mundos do Trabalho e Escravidão. Porto : Editora Cravo, 2023.
    • HAYNAL, T. D. . As vozes verbais em perspectiva cognitivo-funcional: uma proposta de transposição didática para os Ensinos Fundamental e Médio. In: 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica - USP , 2016 , São Paulo. 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica - USP. : Publicação SIICUSP, 2016.
    • HAYNAL, T. D. . Monumentos polêmicos no espaço público: uma proposta de análise do argumentário. 2021 (Comunicacao)
    • HAYNAL, T. D. . Memória, história e tolerância: as tensões dialéticas sobre estátuas no espaço público em 2020. 2021 (Comunicacao)
    • HAYNAL, T. D. . Estátuas e o revisionismo histórico: um recorte do argumentário sobre a permanência de monumentos polêmicos no espaço público. 2022 (Comunicacao)
    • HAYNAL, T. D. . A derrubada de estátuas e o direito à memória: por quem nossos sinos dobram?. 2022 (Comunicacao)
    • HAYNAL, T. D. . Olhares cognitivo-funcionais sobre o ensino de vozes verbais na escola: desafios e propostas. 2018 (Comunicacao)
    • HAYNAL, T. D. . As vozes verbais em perspectiva cognitivo-funcional: uma proposta de transposição didática para os Ensinos Fundamental e Médio. 2016 (Comunicacao)
    • HAYNAL, T. D. . As vozes verbais nos livros escolares: uma análise constrastiva entre as pesquisas de Ensino Superior e a realidade do Ensino Básico. 2016 (Comunicacao)
    • CAMPOS, Maria Inês B. ; HAYNAL, T. D. ; ROCHA, R. B. S. ; BARBIERI, A. ; LIMA, R. S. ; ARAÚJO, E. L. . Ciclo de Conferências da Licenciatura. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • Nome do projeto: Gramática, Cognição e Discurso (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HAYNAL, T. D. , GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. , ISOLA-LANZONI, G. , VIEIRA, A. M. A. , SOUSA, D. R. , CARDOSO, C. C. , TEIXEIRA, E. F. , ZELIC, H. , CASTRO, M. G. R. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é aprofundar o conhecimento das interrelações entre linguagem e cognição em perspectiva tanto gramatical quanto discursiva, enfatizando os processos de atenção e perspectivação, com base na Psicologia Cognitiva, na Linguística Cognitivo-Funcional e nos Estudos Crítico-Discursivos.
    • Nome do projeto: Projeto DIA - Discurso, Interação e Argumentação em Mídias Digitais (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HAYNAL, T. D. , GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. , ISOLA-LANZONI, G. , CARDOSO, C. C. , KOBAYASHI, S. M. , SILVA, L. P. , FARHAT, T. C. , MATUMOTO, A. O. , GALINDO, Adelmo Cordeiro , MACIEL, L. P. .
      Descrição: Este projeto congrega pesquisas dedicadas ao estudo de práticas discursivas em mídias digitais. Partindo de uma perspectiva multidisciplinar, busca-se compreender: (i) o papel da multimodalidade na constituição do discurso digital, com ênfase nas interações em plataformas digitais, como o Facebook e o Instagram, e na construção da argumentação; (ii) o funcionamento de polílogos argumentativos na internet; (iii) o processo de produção, distribuição, consumo e interpretação de textos digitais em função das coerções sociossemióticas e computacionais; (iv) a formação e a constituição de controvérsias em ambiente digital.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: As vozes verbais em perspectiva cognitivo-funcional: uma proposta de transposição didática para os Ensinos Fundamental e Médio
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Colégio Objetivo - Tatuí:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2021 ).
        Outras informações: Professora de Gramática - E.M.
    • 4k Educacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2018 ).
        Outras informações: Professora de Português - Gram., lit., red.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Monitora-bolsista do Programa de Formação de Professores da Pró-Reitoria de Graduação, acompanhei as atividades da professora Maria Inês Batista Campos nas disciplinas da licenciatura em Letras-Português FLC0600 - Língua Discurso e Ensino e 0800224 - Atividades de Estágio (laboratório). Realizei a monitoria durante a crise sanitária de COVID-19, tendo participado ativamente de todas as decisões, adaptações e adequações necessárias para a continuidade das atividades pedagógicas. Na disciplina teórica, no primeiro semestre, foram apresentados os conceitos da linha bakhtiniana de estudos discursivos a respeito da educação e, no segundo semestre, na disciplina analítico-propositiva, os alunos analisaram materiais didáticos para o Ensino Fundamental Anos Finais e propuseram materiais didáticos para o Ensino Médio.
        Outras informações: Monitor - Programa de Formação de Professores
    • Colégio Batista Brasil:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2022 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa - temporária