Não autenticado |

Hyanna Carollyne Dias de Medeiros

    • Doutora pelo Programa de Pós-Graduação LETRA, realizou estágio de pesquisa com bolsa CAPES na Universidade de Lyon 2 (2020). Ministrou cursos de Francês para Objetivo Universitário no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (2017-2019). Possui mestrado em Letras-Francês pela FFLCH-USP (2017), durante o qual realizou estágio como professora-assistente de Francês Língua Estrangeira na Universidade de Guelph no Canadá (2014-2015). Possui graduação em Letras Português/Francês pela FFLCH-USP (2013), período no qual atuou como professora de francês nos cursos oferecidos pelo Centro de Línguas da FFLCH-USP (2010-2014) e realizou intercâmbio de estudos integrados na Universidade de Lyon 2 (2012-2012). Sua pesquisa está concentrada na área da didática de Francês Língua Estrangeira, tendo como foco o ensino-aprendizagem da compreensão oral para alunos em situação de mobilidade acadêmica. É membro do Grupo do GPLIES (Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e Internacionalização da Educação Superior) e membro na modalidade docente orientadora do IsF-Andifes.

       

      Links:    

    • Linha 1: Ensino-Aprendizagem/aquisição de línguas
    • COSTA, HELOISA ALBUQUERQUE ; Medeiros, Hyanna Dias . O Programa Idiomas sem Fronteiras Francês na Universidade de São Paulo: ações de internacionalização para a mobilidade acadêmica REVISTA OLHARES E TRILHAS , v. 21 , p. 124 - 138 , 2019. ISSN: 19833857.
    • MEDEIROS, H. C. D. ; MARTINS, P. ; TRALDI, F. . DESAFIOS DA COLETA DE DADOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A FORMAÇÃO EM FOU NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.. Estudos linguísticos e internacionalização na educação superior : transdisciplinaridades, inovações e práxis, v. 1, p. 174 - 203, 2023.
    • MEDEIROS, H. C. D. . O desenvolvimento da escuta ativa no ensino da compreensão oral em Francês Língua Estrangeira. Práticas de ensino, práticas de aprendizagem em línguas estrangeiras, v. , p. 137 - , 2019.
    • MEDEIROS, H. C. D. ; MARTINS, P. I. . Possibilidades e limites da incorporação pedagógica de ferramentas digitais ao ensino de línguas no contexto pandêmico: um estudo de caso.. Pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas com tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos, v. 1, p. 263 - , 2022.
    • MEDEIROS, H. C. D. . O ensino da Compreensão Oral em Francês Língua Estrangeira: desenvolvimento de estratégias e formação do professor crítico-reflexivo. : , 2017 (Dissertação de Mestrado)
    • MARTINS, P. I. ; MEDEIROS, H. C. D. . Le passage du présentiel au virtuel d?un cours de FOU pour l?ingénierie: les implications du contexte pandémique sur le savoir-faire enseignant. 2022 (Comunicacao)
    • TRALDI, F. N. J. ; MEDEIROS, H. C. D. ; MARTINS, P. I. . DESAFIOS DA COLETA DE DADOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA FORMAÇÃO EM FOU NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. 2021 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Stratégies d'apprentissage pour le développement de la compréhension orale dans des contextes universitaires français. 2019 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . A compreensão oral em Francês para Objetivo Universitário: uma busca por formação para uma escuta autônoma. 2020 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Aprender a escutar: estratégias de compreensão oral na construção do comportamento de escuta. 2018 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . 'O JOVEM PROFESSOR E A DIDATIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ORAIS NO CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES'. 2016 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . L?enseignement de la compréhension orale et le jeune professeur : bilan d?une expérience de formation. 2016 (Congresso)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Le développement de la compréhension orale dans le programme FOU de l?Ecole Polytechnique de l?Université de Sao Paulo. 2015 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. ; Costa, H.B.A . Le développement de la compréhension orale en programmes de Français sur Objectif Universitaire (FOU): typologies d?activités et stratégies pour la compréhension de cours magistraux. 2014 (Congresso)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Desenvolvimento da compreensão oral no ensino do Francês para Objetivo Universitário (FOU) na Escola Politécnica. 2014 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . COMPÉTENCES ORALES DANS L'ENSEIGNEMENT DE LA LANGUE FRANÇAISE : UNE ANALYSE CRITIQUE DES MANUELS CONÇUS SELON LA PERSPECTIVE ACTIONNELLE. 2011 (Outra)
    • MEDEIROS, H. C. D. . As Competências Orais no Ensino de Língua Francesa: Análise Crítica de Manuais Concebidos Segundo a Perspectiva Acional. 2011 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Alter Ego: Atividades Segundo a Perspectiva Acional?. 2011 (Simposio)
    • MEDEIROS, H. C. D. . As competências orais no ensino da língua francesa: análise crítica de manuais concebidos segundo a Perspectiva Acional. 2010 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . COMPÉTENCES ORALES DANS L'ENSEIGNEMENT DE LA LANGUE FRANÇAISE : UNE ANALYSE CRITIQUE DES MANUELS CONÇUS SELON LA PERSPECTIVE ACTIONNELLE. 2011 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . As competências orais no ensino da língua francesa: análise crítica de manuais concebidos segundo a Perspectiva Acional e elaboração de atividades para a formação contínua de professores de francês. 2010 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . AS COMPETÊNCIAS ORAIS NO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA: ANÁLISE CRÍTICA DE MANUAIS CONCEBIDOS SEGUNDO A PERSPECTIVA ACIONAL. 2011 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . COMPETÊNCIAS ORAIS NO MANUAL DE ENSINO DO FRANCÊS ?ALTER EGO?: ATIVIDADES SEGUNDO A PERSPECTIVA ACIONAL?. 2011 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Coloquio Internacional Ciências da Linguagem e Didática das Línguas. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • MEDEIROS, H. C. D. . II Encontro de Pesquisas do Francês. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • MEDEIROS, H. C. D. ; Albuquerque-Costa, Heloisa B. . I Jornada Sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • Costa, H.B.A ; MAIRINQUE, M. ; MEDEIROS, H. C. D. . XI Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV) - Online. 2020 (Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo,)
    • MEDEIROS, H. C. D. ; LOUSADA, E. G. ; DALHET, V. ; ZAVAGLIA, A. ; Albuquerque-Costa, Heloisa B. ; MASSARO, P. R. ; ISHIRA, T. ; MARYON, C. . I Jornada Sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais Participação: monitora. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Luz, câmera, compreensão: didatização e exploração de vídeos retirados da internet para o desenvolvimento da Compreensão Oral em aulas de língua estrangeira.. 2016 (Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH - USP)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Se não pode vencê-las, junte-se a elas! A integração das redes sociais ao processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeira. 2016 (Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH - USP)
    • MEDEIROS, H. C. D. . ?J?ai pigé des dictons en français!?. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH - USP)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Chegando na Universidade: primeiras interações em língua francesa. 2018 (Ministério da Educação (MEC) e Secretária da Educação Superior (SeSu))
    • MEDEIROS, H. C. D. . Aprender a redigir uma lettre de motivation. 2018 (Ministério da Educaçã (MEC) e Secretária de Ensino Superior (SeSu))
    • MEDEIROS, H. C. D. . Compreensão Oral em contextos acadêmicos: as aulas expositivas. 2018 (Ministério da Educação (MEC) e Secretária de Ensino Superior (SeSu))
    • MEDEIROS, H. C. D. . Primeiros contatos: aspectos linguísticos e socioculturais do meio acadêmico francês. 2018 (Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Ensino Superior (SeSu))
    • MEDEIROS, H. C. D. . Delf B2 sem mistério: forma e conteúdo da certificação. 2019 (Ipoli ? Escritório Politécnico Internacional)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Compreensão Oral em contexto acadêmico: as aulas expositivas. 2019 (Ministério da Educação (MEC) e Secretária de Ensino Superior (SeSu))
    • MEDEIROS, H. C. D. . Preparação para o Delf B1. 2019 (Ministério da Educação (MEC) e Secretária de Ensino Superior (SeSu))
    • MEDEIROS, H. C. D. . Compreensão Oral em contexto acadêmico: as aulas expositivas. 2019 (Ministério da Educação (MEC) e Secretária de Ensino Superior (SeSu))
    • MEDEIROS, H. C. D. . Fiche technique séquence Spiral : Les structures de l'enseignement supérieur (niveau A2). 2016 (Ficha pedagógica)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Fiche technique séquence Spiral L'organisation des études en sciences à l'université (niveau A2. 2016 (Ficha pedagógica)
    • MEDEIROS, H. C. D. . Fiche technique séquence Spiral Les différents types de cours à l'université (niveau B1). 2016 (Ficha pedagógica)
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: Ensino e aprendizagem de língua francesa para contextos gerais e específicos (profissionais e universitários) e as Tecnologias da Comunicação e da Informação (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MEDEIROS, H. C. D. , Costa, H.B.A , OREFICE, A. , YKUNO, E. C. .
      Descrição: ste projeto tem os seguintes objetivos: 1) Desenvolver os princípios teóricos e metodológicos que fundamentam o ensino do francês e suas metodologias no âmbito da didática das línguas estrangeiras para formação de professores; 2) Possibilitar à comunidade USP de graduação e pós-graduação a reflexão e a discussão sobre as questões de ensino e pesquisa realizadas na área do Francês para Objetivo Específico (FOS) e em particular, no que se refere à formação linguística, metodológica e intercultural para o ensino do francês em contextos universitários (Français sur Objectif Universitaire - FOU); 3) Desenvolver ações de ensino e pesquisa visando formar e capacitar do ponto de vista teórico e metodológico os futuros professores de francês para atuar na área, ou seja, na elaboração e realização de programas de ensino para contextos específicos respondendo, assim, às diferentes demandas do mercado e aquelas advindas da internacionalização dos estabelecimentos de ensino superior no Brasil. 4) Possibilitar o desenvolvimento de ações de ensino de francês relacionando-as com as Tecnologias da Comunicação e da Comunicação
    • MEDEIROS, H. C. D. . Relatório Parcial de Iniciação Científica para o CNPq. 2011 - Relatório de pesquisa
    • MEDEIROS, H. C. D. . Relatório Final de Iniciação Científica para o CNPq. 2011 - Relatório de pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Sciences du Langage - Intercâmbio Universitário
        Nome da Instituição: Université Lumière Lyon2
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Letras - Francês
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH - USP
        Ano de conclusão: 2023
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Centro de Línguas - Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Associação de Funcionários Públicos do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de Francês
    • Escola Cidade Jardim - Play Pen - LTDA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Instrutor de Francês
    • Universidade de Guelph:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professor assistente
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).