Não autenticado |

Daniela Cleusa de Jesus Carvalho

    • Doutora em Letras pelo Programa de Língua Inglesa da Universidade de São Paulo (USP). Tutora e pesquisadora de escrita acadêmica filiada ao Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), alocado na FFLCH/USP. Participou do Doutorado Sanduíche oferecido pelo Programa PRINT/CAPES na Universidade da Califórnia, Santa Barbara (UCSB). Possui Especialização em Língua Inglesa, pela Universidade Ibero Americana (UNIBERO). Graduada em Letras - português e inglês e respectivas literaturas pela Universidade Paulista (2005). Tem experiência em docência no ensino superior na área de Letras, com ênfase em estudos linguísticos em inglês e formação de professores; em docência escolar no ensino fundamental e médio; em docência em cursos de idiomas na esfera pública e privada e em cursos de inglês para propósitos específicos e para propósitos acadêmicos. Atualmente trabalha como professora no Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão e no Liceo Santo Amaro Abade, ministrando aulas no nível de graduação, cursos técnicos e no ensino médio integrado.

       

      Links:    

    • letramento acadêmico
    • ensino-aprendizagem de língua estrangeira sob a ótica sócio-cultural
    • CEA Placido ; CARVALHO, D. C. J. . A potencialidade do site UEfAp.com para a aprendizagem do English for Academic Purpose (EAP) Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura , v. 7 , p. 1 - 13 , 2017. ISSN: 22383948.
    • CARVALHO, D. C. J. . . English writing instruction in a language course in Brazil: a case study. Pesquisas sobre letramento em contexto universitário: a produção do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP., v. 1, p. 79 - 99, 2021.
    • CARVALHO, D. C. J. . O ensino de escrita em inglês e a escola de idiomas: local ideal ou idealizado?. In: GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; PEDRO, Adriana Moreira; OLIVEIRA, Agildo Santos Silva de; MARQUES SILVA, A. O ensino de escrita em inglês e a escola de idiomas: local ideal ou idealizado?. In: GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; PEDRO, Adriana Moreira; OLIVEIRA, Agildo Santos Silva de; MARQUES SILVA, A, v. , p. 119 - 132, 2019.
    • CARVALHO, D. C. J. . Estudo de Caso. : , 2017 (Tradução)
    • CARVALHO, D. C. J. . Hospital Hillside: Planejamento Direcionado pelos Médicos (Parte A). : Harvard T. H. Chan School of Public Health , 2014 (Tradução)
    • CARVALHO, D. C. J. . Estudo de Caso - Uma Empreendedora não tradicional. : Ivey Publishing , 2011 (Tradução)
    • CARVALHO, D. C. J. . Estudo de Caso - Kwikaxess: Um novo modelo de negócios. : Ivey Publishing , 2014 (Tradução)
    • CARVALHO, D. C. J. . Estudo de Caso - Hospital Geral Guelph. : Ivey Publishing , 2016 (Tradução)
  • Organização de eventos: 6
    • CARVALHO, D. C. J. ; MORICONI, A. L. S. . Língua Inglesa: nível de conhecimento e mercado de trabalho. 2016 (Universidade de Santo Amaro (UNISA))
    • CARVALHO, D. C. J. ; MORICONI, A. L. S. . IV Simpósio de Letras da Universidade de Santo Amaro. 2016 (Universidade de Santo Amaro (UNISA))
    • CARVALHO, D. C. J. ; MORICONI, A. L. S. ; JCL Custódio ; SILVA, A. N. . V Simpósio de Letras da Universidade de Santo Amaro. 2017 (Univer)
    • CARVALHO, D. C. J. ; FERREIRA, M. M. . A Formação de professores de inglês para fins específicos e acadêmicos nas universidades brasileiras. 2022 (XI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos (SIGET).)
    • CARVALHO, D. C. J. ; RON-REN, R. ; NASCIMENTO, T. ; FAHLER, V. ; GUERRA-LYONS, J. D. . Escrita para candidatura à bolsa de estudos: casos de sucesso ao redor do mundo. 2022 (Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) alocado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.)
    • CARVALHO, D. C. J. . Webinar: "From Writing Tutor, To Writing Center Administrator, To Teaching with Writing Center Tutors: Lessons Learned. 2022 (Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) alocado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.)
    • FERREIRA, M. M. ; CARVALHO, D. C. J. ; OLIVEIRA NETO, J. B. ; LEAL, M. K. O. ; MAKINDE, O. J. ; MUTO, J. S. . Para Inglês Ver: Desenferrujando e Redescobrindo Técnicas de Ensino e Aprendizado em Inglês. 2021 (Associação dos professores de escolas públicas e escolas sem fins lucrativos em parceria com FSPUSP e IFUSP.)
    • CARVALHO, D. C. J. . O ensino da escrita em inglês em cursos de idioma: do livro didático à prática docente. 2017
    • CARVALHO, D. C. J. . O ensino da escrita em inglês em um curso de idiomas: do livro didático à prática docente.. 2018
    • Nome do projeto: O ensino da escrita em inglês em um curso de idiomas: um estudo de caso. (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, D. C. J. , FERREIRA, M. M. .
      Descrição: Esta pesquisa objetiva: a. Investigar o conceito de escrita que consta no material do nível avançado utilizado pela instituição de ensino na qual se dá a pesquisa, por meio dos exercícios que lidam com a habilidade escrita ao longo do material. b. Observar a utilização do material em sala de aula. c. Analisar a prática docente voltada ao ensino de escrita, por meio dos procedimentos pedagógicos adotados.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Paulista
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
        Status do curso: Incompleto
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Ibero-Americano
        Ano de conclusão: 2007
    • Universidade de Santo Amaro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2020 ).
        Outras informações: Professora Especialista. Atuação nos cursos de Letras, História, Geografia, Sistema de Informação e Jornalismo.
    • Skill Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa para todos os níveis.
        Outras informações: Professor
    • Wizard Grajaú:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Coordenadora pedagógica responsável por mais de mil e trezentos alunos e equipe pedagógica.
        Outras informações: Coordenador Pedagógico
    • Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professora
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professora de Fundamental II e Médio
    • Centro Universitário Ítalo Brasileiro:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Coordenadora Pedagógica e Professora
    • Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Cubatão:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - Atual ).
        Outras informações: Professora Substituta
    • Liceo Santo Amaro Abade:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professora especialista
    • INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professora