Não autenticado |

Mônica Brincalepe Campo

    • Possui Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995), Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1988). Exerce a atividade de professora universitária desde 1993 e atualmente é professora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve pesquisa em História e Cinema.

       

      Links:    

    • Pensando Historicamente
    • História e Cinema
    • CAMPO, Mônica B. . Crônica do mundo intimo: Beto Brant e as intersecções midiáticas da cultura de massa feminizada ArtCultura (UFU) , v. 17 , p. 79 - 194 , 2015. ISSN: 15168603.
    • CAMPO, Mônica B. . Tempo e História: respresentação em Lucrecia Martel Imagofagia , v. 1 , p. 274 - , 2013. ISSN: 18529550.
    • CAMPO, Mônica B. . Tempo e representação: a nova ordem do tempo Fato & Versões , v. 3 , p. 17 - 27 , 2011. ISSN: 19831293.
    • CAMPO, Mônica B. . 'Y tu mama tambien': uma viagem entre culturas Communicare (São Paulo) , v. 5 , p. 117 - 132 , 2005. ISSN: 16763475.
    • CAMPO, Mônica B. . A festa do Bode e o Batismo de sangue para o nascimento da Nação Humanitas (PUCCAMP) , v. 5 , p. 214 - 223 , 2002. ISSN: 15193446.
    • CAMPO, Mônica B. . O filme na sala de aula Revista da Faculdade Ibero Americana , v. 4 , p. 48 - 52 , 1997. ISSN: .
    • CAMPO, Mônica B. . A memória e a construção da História em Los Rubios, de Albertina Carri, e Serras da Desordem, de Andrea Tonacci: narrativas comparadas envolvidas pela subjetividade. Actas del Simposio Iberoamericano de Estudios Comparados sobre Cine y Audiovisual: Perspectivas interdisciplinarias. Debates del cine y la historia., v. 1, p. 70 - 85, 2013.
    • CAMPO, Mônica B. . Lucrecia Martel: gênero e melodrama como representação. XIII Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 1, p. 315 - 326, 2012.
    • CAMPO, Mônica B. . O Desafio: filme reflexão no pós-1964. História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual, v. , p. 239 - 256, 2011.
    • CAMPO, Mônica B. . O Desafio: filme reflexão no pós-1964. História e Cinema, v. , p. 237 - 252, 2007.
    • CAMPO, Mônica B. . O filme como representação histórica . Na sombra da História: uma reflexão sobre o passado do Brasil em nova série , Revista SESCtv , 01 mai. 2015.
    • CAMPO, Mônica B. . Guerras, utopias e (des)ilusões: Os festivais da canção dos anos 1960 forjaram a mais famosa geração de músicos brasileiros . Carta na Escola , 2010 , 10 out. 2010.
    • CAMPO, Mônica B. . Guerra, utopia e (des) ilusões . Carta Capital na Escola , Brasil , 10 out. 2010.
    • CAMPO, Mônica B. . Sem saida . Gazeta Mercantil , fim de semana , 20 mai. 2005.
    • CAMPO, Mônica B. . Nas profundezas de linhas e labirintos . Gazeta Mercantil , fim de semana , 01 abr. 2005.
    • CAMPO, Mônica B. . Registros Sensiveis . Gazeta Mercantil , Fim de semana , 15 abr. 2005.
    • CAMPO, Mônica B. . Glauber Maior . Gazeta Mercantil , fim de semana , 20 mai. 2005.
    • CAMPO, Mônica B. . Narrativas subjetivas no nuevo cine latino-americano. Relações entre escrita, morte e transmissão. In: V Congresso de la Associación Argentina de Estudios de Cine Y Audiovisual , 2016 , Quilmes. Anais do V Congresso de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. : , 2016.
    • CAMPO, Mônica B. . A subjetividade no documentário latino-americano do século XXI. In: I Seminário de História e Cultura , 2014 , Uberlândia. Ii Seminário de História e Cultura: imagens na escrita da História. : , 2014.
    • CAMPO, Mônica B. . O Tempo e a História em La Mujer sin Cabeza de Lucrecia Martel. In: I Encontro Estadual Socine , 2011 , São Carlos. I Encontro Estadual Socine. : , 2011.
    • CAMPO, Mônica B. . Lucrecia Martel: Gênero e Melodrama como Representação. In: Imaginários Invisíveis , 2011 , Rio de Janeiro. Imaginários Invisíveis. : , 2011.
    • CAMPO, Mônica B. . O amor segundo B Schianberg, de Beto Brant e a experiência do real na intimidade devassada de um jovem casal em Gala e Felix. In: XVI Simpósio Nacional de História , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. : , 2011.
    • CAMPO, Mônica B. . O nuevo cine argentino e as representações sobre o Regime Militar: a memória (re)significada e a história construção em Los Rubios de Albertina Carri. In: XXI Encontro Estadual de História , 2012 , Campinas. Trabalho, Cultura e Memória. : , 2012.
    • CAMPO, Mônica B. . O Vazio da História e os Lugares de Memória em Los Rubios de Albertina Carii. In: XVI Encontro SOCINE , 2012 , São Paulo. XVI Encontro SOCINE. : , 2012.
    • CAMPO, Mônica B. . História e Cinema: o nuevo cine argentino dos anos 1990. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC , 2012 , São Paulo. X Encontro Internacional da ANPHLAC. : , 2012.
    • CAMPO, Mônica B. . A memória e a construção da História em Los Rubios de Albertina Carri e Serras da Desordem de Andrea Tonacci: narrativas comparadas envolvidas pela subjetividade e objetividade. In: II Simposio Iberoamericano de estudios comparados sobre cine y audiovisual: perspectivas interdisciplinarias. , 2012 , Buenos Aires. Actas del II Simposio Iberoamericano de estudios comparados sobre cine y audiovisual: perspectivas interdisciplinarias.. : , 2012.
    • CAMPO, Mônica B. . Albertina e Trinh T Minh-Há: diálogos de gênero e documentário no terceiro cinema. In: Small Cinemas Crossing Borders , 2013 , Florianópolis. IV Conferência Internacional Small Cinemas Crossing Borders. : , 2013.
    • CAMPO, Mônica B. . Autoridad patriarcal y violencia en sociedad en la obra de Albertina Carri. In: IV SUAC , 2014 , Cidade do México. IV Coloquio Universitario de Analisis Cinematografico de la política a lo político. : , 2014.
    • CAMPO, Mônica B. . Albertina Carri e a crítica à violência em sociedade. In: II COCAAL , 2014 , São Paulo. Memórias e Resistências. : , 2014.
    • CAMPO, Mônica B. . A construção da subjetividade no/e pelo documentário: a obra de Albertina Carri. In: XXII Encontro Estadual de História , 2014 , Santos. História da produção ao espaço público. : , 2014.
    • CAMPO, Mônica B. . A ditadura no cinema. In: Ditadura Militar no Brasil , 2014 , Teresina. Ditadura Militar no Brasil. : , 2014.
    • CAMPO, Mônica B. . A subjetividade no documentário latino-americano do século XXI. In: I Seminário de História e Cultura , 2014 , Uberlândia. I seminário de História e Cultura. : , 2014.
    • CAMPO, Mônica B. . O nuevo cine argentino e as representações sobre o regime militar: a memória (re)significada e a história construção em Los Rubios, de Albertina Carri.. In: ANPUH SP XXI Encontro Estadual de História - trabalho, Cultura e Memória , 2012 , Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. São Paulo : ANPUH - SP, 2012.
    • CAMPO, Mônica B. . História e Cinema: o nuevo cine argentino, anos 1990. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC , 2012 , São Paulo. X Encontro Internacional da ANPHLAC. : , 2012.
    • CAMPO, Mônica B. . O Tempo e a História: o cinema de Lucrecia Martel como representação. In: LASA 2013 , 2013 , Washington D.C.. LASA 2013. : , 2013.
    • CAMPO, Mônica B. . A memória e a construção da história em Los Rubios, de Albertina Carri, e Serras da Desordem, de Andrea Tonacci: narrativas comparadas envolvidas pela subjetividade e objetividade.. In: Simposio Iberoamericano de Estudios Comparados sobre Cine y Audiovisual: Perspectivas interdisciplinarias. Debates del cine y la historia , 2013 , Buenos Aires. Simposio Iberoamericano de Estudios Comparados sobre Cine y Audiovisual: Perspectivas interdisciplinarias. Debates del cine y la historia. : , 2013. p. 70 - 85 - .
    • CAMPO, Mônica B. . O vazio da história e os lugares de memória em: Los Rubios, de Albertina Carri. In: XVI Encontro SOCINE , 2012 , São Paulo. XVI Encontro SOCINE - cinema brasileiro e novas cartografias do cinema mundial. : , 2012.
    • CAMPO, Mônica B. . Lucrecia Martel: Gênero e Melodrama como representação. In: XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual , 2011 , Rio de Janeiro. Imaginários Invisíveis. : , 2011.
    • CAMPO, Mônica B. . O Tempo e a História em "La Mujer Sin Cabeza", de Lucrecia Martel. In: 1. encontro estadual socine SP , 2011 , São Carlos. 1. encontro estadual socine SP. : , 2011.
    • CAMPO, Mônica B. . O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant, e a experiência do real na intimidade devassada de um jovem casal, Gala e Félix. In: XXVI Simpósio Nacional de História , 2011 , São Paulo. XXVI Simpósio Nacional de História. : , 2011.
    • CAMPO, Mônica B. ; Barros, C. M. . Dossiê: História e cinema: representações do feminino e o jogo das alteridades. Uberlândia : Edufu , 2017 (Organização e Apresentação de Dossiê)
    • CAMPO, Mônica B. ; Ana Flávia Cernic Ramos . Dossiê: 'Fontes históricas: da organização de acervos à prática da pesquisa'. Uberlândia : Edufu , 2012 (Organização e Apresentação de Dossiê)
    • CAMPO, Mônica B. . Entre documentos fílmicos: os documentários e a História. Uberlândia : EDUFU , 2015 (Resenha)
    • CAMPO, Mônica B. . Sobre Araújo, Luciana Corrêa de. Joaquim Pedro de Andrade: primeiros tempos.. Buenos Aires : Revista de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual , 2014 (Resenha)
    • CAMPO, Mônica B. . Manual do Professor - Coleção Viver e Aprender (História). São Paulo : Saraiva S.A. , 2001 (Manual)
    • CAMPO, Mônica B. . Parecerista do periódico Significação ? Revista de Cultura Audiovisual.. 2017 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . Parecerista da revista Contracampo ? Brazilian Journal of Communication. 2017 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . Parecerista da revista Contracampo ? Brazilian Journal of Communication. 2016 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . Parecerista da revista Contracampo ? Brazilian Journal of Communication. 2015 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . Parecerista Revista Montajes, Revista de Análisis Cinematográfico. 2018 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . Parecerista Revista Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. 2017 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . parecerista ad. hoc. revista Significação. 2013 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . parecerista ad. hoc. revista Líbero. 2014 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . parecerista ad. hoc. revista Líbero. 2013 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . Parecerista ad. hoc. da revista Estudos Históricos. 2013 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . Renomeação do Núcleo Docente Estruturante. 2014 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . Membro de Comissão de Regime Disciplinar. 2014 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . Relatoria para emissão de parecer dos Planos de Trabalhos dos professores do INHIS relativos ao 2o. sem de 2013. 2013 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . Membro do Núcleo Docente Estrurutante dos Cursos de GRaduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. 2013 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . Membro da Comissão para estabelecimento de normas e critérios para utilização dos recursos da rubrica de diárias e passagens. 2013 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . Membro da Comissão de ampliação do espaço físico da biblioteca - Campus Santa Mônica - Representante do INHIS/UFU. 2013 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . Membro de Comissão Interna formada para estabelecer normas de funcionamento para obtenção de auxílio de viagens e passagems. 2013 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . Membro da Comissão de trabalho com a finalidade de criação do Museu da Imagem e do Som - UFU (1º semestre 2013). 2013 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . Membro da Comissão de trabalho com a finalidade de criação do Museu da Imagem e do Som - UFU (2º semestre 2012). 2012 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . Parecer ad. hoc.ArTCultura - Revista vinculada à Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. 2012 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . Parecer ad. hoc. Ciberlegenda - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. 2012 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. . Parecer ad. hoc. Revista Fronteira - Revista Catarinense de História. 2011 (Parecer)
    • CAMPO, Mônica B. ; Eliane Kuvasney ; Mônica Kuszka ; Sylvia Xavier . Manual do Professor - Coleção Viver e Aprender (História). 2001 (Consultoria)
    • CAMPO, Mônica B. . Lucrecia Martel e Albertina Carri: narrativas femininas subjetivas no cuevo cine argentino.. 2017 (Congresso)
    • CAMPO, Mônica B. . Anavilhana (2005 ? atual). Face feminina da produção audiovisual brasileira.. 2017 (Congresso)
    • CAMPO, Mônica B. . Narrativas subjetivas no nuevo cine latino-americano. Relações entre escrita, morte e transmissão.. 2016 (Congresso)
    • CAMPO, Mônica B. . Autoridade patriarcal e violência em sociedade na obra de ALBERTINA CARRI. 2014 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . A ditadura no cinema e na música. 2014 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . Albertina Carri e a crítica à violência em sociedade. 2014 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . A construção da subjetividade no/e pelo documentário: a obra de Albertina Carri. 2014 (Comunicacao)
    • SPINI, A. P. ; CAMPO, Mônica B. . Hannah Arendt e a banalidade do mal: um filme, um livro, uma intelectual. 2014 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . Cinema nos Tempos da Ditadura. 2014 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . A subjetividade no documentário latino-americano do século XXI. 2014 (Seminário)
    • CAMPO, Mônica B. . Albertina Carri e Trinh T Minh-Há: diálogos de gênero e documentário no terceiro cinema. 2013 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . 'Vendetta: ressentimento e vingança em repetição histórica no filme Incêndios, de Denis Villeneuve. 2013 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . O Tempo e a História: o cinema de Lucrecia Martel como representação. 2013 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . O nuevo cine argentino e as representações sobre o regime militar: a memória (re)significada e a história construção em Los Rubios, de Albertina Carri.. 2012 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . O vazio da história e os lugares de memória em Los Rubios, de Albertina Carri.. 2012 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . História e Cinema: o nuevo cine argentino anos 1990. 2012 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . A memória e a construção da história em Los Rubios, de Albertina Carri, e Serras da Desordem, de Andrea Tonacci: narrativas comparadas envolvidas pela subjetividade e objetividade.. 2012 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . O Tempo e a História em "La Mujer Sin Cabeza", de Lucrecia Martel. 2011 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . Lucrecia Martel: Gênero e Melodrama como representação. 2011 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant, e a experiência do real na intimidade devassada de um jovem casal, Gala e Félix. 2011 (Simposio)
    • CAMPO, Mônica B. . Olhar Eletrônico e a produção alternativa dos anos 80. 2007 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . 8. ciclo de Cinema de Cultura Geral - Cinema e Loucura. 2011 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . Batismo de Sangue. 2007 (Outra)
    • CAMPO, Mônica B. . I Fórum Social Brasileiro. 2003 (Seminário)
    • CAMPO, Mônica B. . Discutindo Tiros em Columbine. 2004 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . linguagem, Mídia, História e Educação. Análise sobre a produção de jorge Furtado. 2005 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . Novo Cinema: narrativas e representatividades em Plata Quemada de Marcelo Piñeyro (2000). 2006 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . Olhar Eletrônico e a produção alternativa para a televisão dos anos 80. 2007 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . Seja realista: peça o impossível. 2008 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . Rey Muerto: Lucrecia Martel e a subversão do gênero. 2008 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . Semana de Jornalismo 2008. 2008 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . O Abraço Partido, de Daniel Burman (Argentina, 2003). 2008 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . O tempo mítico no filme E Sua Mãe Também, de Alfonso Cuáron (México, 2001). 2008 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . El Abrazo Partido: construção da memória e suas representações culturais. 2008 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . MEMÓRIA E HISTÓRIA NO CURTA-METRAGEM BARBOSA. 2005 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . A Festa do Bode e o Batismo de Sangue para o Nascimento da Nação. 2002 (Comunicacao)
    • CAMPO, Mônica B. . O Filme na Sala de Aula. 1995 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . O Vídeo na Sala de Aula. 1996 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . Repensando o Cinema na História. 1997 (Conferência)
    • CAMPO, Mônica B. . Cinema nos Tempos da Ditadura. 2014
    • CAMPO, Mônica B. . História e cinema: dialógos possíveis. 2014
    • CAMPO, Mônica B. . Especial sobre cinema brasileiro. 1994 Jovem-Pan
    • CAMPO, Mônica B. ; Abujamra, Antônio . Provocações: História da América Latina. 2008 Tv Cultura de São Paulo
    • CAMPO, Mônica B. . Especial cem anos de cinema brasileiro. 1997 CBI
  • Organização de eventos: 3
    • CAMPO, Mônica B. . II Semana de História e Geografia da UniFMU - As possibilidades profissionais do Historiador. 2002 (UniFMU)
    • CAMPO, Mônica B. ; DÂNGELO, N. ; SOUSA, Sandra G. . Seminário 90 anos de Rádio no Brasil. 2013 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • CAMPO, Mônica B. . I Semana de História e Geografia da UniFMU - O Centro Histórico de São Paulo. 2001 (UniFMU)
    • CAMPO, Mônica B. . O cinema em sala de aula: documentos fílmicos e técnicas de análise. 2014 (Universidade Federal do Piauí)
    • CAMPO, Mônica B. . O Filme na Sala de Aula. 1997 (Universidade Paulista)
    • CAMPO, Mônica B. . História ao Vivo na WEB Anglo. 2010 (Anglo Vestibulares)
    • CAMPO, Mônica B. . O filme e o vídeo na sala de aula. 2002 (Programa EDUCAR)
    • CAMPO, Mônica B. . Cinema e Nação - História do Cinema. 1997 (Instituto Dragão do Mar)
    • Nome do projeto: Olhar Eletrônico: produção alternativa da TV dos anos 80 (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida com base na reflexão teórica de História com Cinema (produtos audiovisuais)
    • Nome do projeto: Análise de obras de Jorge Furtado: Linguagens, Mïdia, História e Educação (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida para o Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero
    • Nome do projeto: Pensando historicamente (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. .
      Descrição: Questionamos neste projeto quais seriam os conceitos, os saberes, os pontos pelos quais os docentes de história devem trabalhar em suas práticas de sala de aula, ou ainda, pelos quais não se podem furtar discutir. A questão que abordamos está na discussão sobre a consciência de ser na história.
    • Nome do projeto: Jogos Digitais: pensando historicamente (2013 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. , FONSECA, M. R. , NEVES, M. de S. .
      Descrição: Jogos Digitais: Pensando Historicamente é projeto desenvolvido com intuito de fortalecer o LEAH como laboratório de pesquisa e desenvolvimento acadêmico no Instituto de História. Conta com auxílio de duas bolsas pesquisa para graduandos, via PROGRAD/UFU.
    • Nome do projeto: Encuentros cinematográficos en español (2009 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. , NOVORDVORKI, A. , SOUSA, R. M. .
      Descrição: projeto visa divulgar e difundir obras cinematográficas hispano falantes para a comunidade interna e externa a Universidade Federal de Uberlândia.
    • Nome do projeto: Ciclo de Cine Argentino (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. , NOVORDVORKI, A. .
    • Nome do projeto: Festival de Curta (C)Errado (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. , Barros, C. M. .
      Descrição: O objetivo do Festival é promover a visibilidade, através das produções audiovisuais, das reflexões que caracterizam o campo das relações de gênero e suas intersecções com as questões de violência contra mulher, homofobia, diversidade sexual, transgeneridade, masculinidades, raça, direitos humanos e reprodutivos, educação e saúde, ao mesmo tempo que pretende incentivar, fomentar e difundir as novas realizações audiovisuais, que tratem dessas temáticas.
    • Nome do projeto: A língua em questão: disputas pelo sentido da nacionalidade brasileira na chegada do cinema falado em inglês no Brasil (1919-1932) (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. , SPINI, A. P. , Barros, C. M. .
      Descrição: Colaboradora do Projeto.
    • Nome do projeto: Exercícios de Leitura: o cinema e suas práticas discursivas (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. .
      Descrição: Exercícios de Leitura: o cinema e suas práticas discursivas é a proposta deste projeto que pretende investigar a escrita da história por meio de obras cinematográficas. Nesta pesquisa pretendo me ater 'as bases da historiografia acadêmica que pratica a análise das elaborações discursivas contidas nos discursos fílmicos, ou seja, aquelas que estão relacionadas aos estudos sobre os recursos de linguagem que forjam as narrativas fílmicas.
    • Nome do projeto: Exercícios de leitura: o cinema e suas práticas discusivas (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. , CARVALHO, A.R. .
    • Nome do projeto: Narrativas Subjetivas: a memória, a história e o discurso em primeira pessoa na produção cinematográfica (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. .
      Descrição: O projeto visa discutir as narrativas em primeira pessoa que tem tido ampla presença na produção cinematográfica atual. Focaremos principalmente, as narrativas de mulheres na região do cone sul das Américas. Visamos discutir a relação tensional entre memória e história, além da maneira como discursos estão sendo elaborados neste processo .
    • Nome do projeto: Narrativas Subjetivas: a memória, a história e o discurso em primeira pessoa na produção cinematográfica (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CAMPO, Mônica B. , PIASSI, V. A. R. .
    • CAMPO, Mônica B. ; SPINI, A. P. ; PIASSI, V. A. R. ; DUTRA, R. S. . Dossiê Cantareira: HIstória e cinema. 2015 - Revista acadêmica
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
      • Curso: Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
    • Mestrado:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
    • Doutorado:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2010
    • Pontifícia Universidade Católica de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Professor temporário
    • Faculdade Cásper Líbero:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2011 ).
    • Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2003 ).
        Outras informações: Coordenadora de ensino
    • Faculdades Integradas Alcântara Machado:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1993 - 2000 ).
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).