Não autenticado |

Rafael Grilli Felizardo

    • Mestrando Departamento de Sociologia da USP (bolsista FAPESP), graduado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Foi bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP no projeto "Acolhimento Institucional de Migrantes na Cidade de São Paulo". Desenvolveu projeto de Iniciação Científica sob a orientação do professor Glauco Arbix, do Departamento de Sociologia da FFLCH USP - "Caso Recepta: Pesquisa em Rede e Parcerias internacionais em biotecnologia". Atua como pesquisador no Observatório da Inovação e Competitividade do IEA USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP.

       

      Links:    

    • FELIZARDO, R. G. . A Revolução da Biotecnologia - Recepta inova na luta contra o câncer. São Paulo : Editora Papagaio Ltda., 2012 . 100p. ISBN: 9788588161283.
    • ARBIX, G. ; FELIZARDO, R. G. . A Chave da Inovação RAE (Impresso) , v. 51 , p. 213 - 214 , 2011. ISSN: 00347590.
    • FELIZARDO, R. G. . A emergência das políticas de C&T com foco na relação entre universidades e empresas. In: 36º Encontro Anual da ANPOCS , 2012 , Águas de Lindoia. Anais do 36º Encontro Anual da Anpocs, de 21 a 25 de outubro de 2012, em Águas de Lindóia - SP. : , 2012.
    • FELIZARDO, R. G. . Caso Recepta: Pesquisa em Rede e Parcerias internacionais em biotecnologia. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2009 , São Paulo. 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica - Universidade de São Paulo. : , 2009.
    • ARBIX, G. ; TOLEDO, D. ; FELIZARDO, R. G. . Brazil: Innovation and Development. : , 2012 (Científica)
    • FELIZARDO, R. G. ; Freire, C. T. ; Callil, V. ; Bittar, A. . Brazil Biotech Map 2011. : , 2011 (Científica)
    • CASEIRO, L. C. Z. ; FELIZARDO, R. G. ; LINS, L. M. ; PARENTE, L. ; SALERNO, M. ; TOLEDO, D. ; VASCONCELOS-OLIVEIRA, M. C. ; GOMES, L. ; MIRANDA, Z. ; FREITAS, S. . PROPOSTA DE NOVOS PRODUTOS DE INTELIGÊNCIA AO SEBRAE NACIONAL. 2011. (Relatório de pesquisa).. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • CASEIRO, L. C. Z. ; SALERNO, M. ; TOLEDO, D. ; VASCONCELOS-OLIVEIRA, M. C. ; ABDAL, A. ; PARENTE, L. ; LINS, L. M. ; FELIZARDO, R. G. . PROPOSTA DE NOVOS PRODUTOS DE INTELIGÊNCIA AO SEBRAE NACIONAL. 2011. (Relatório de pesquisa).. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • FELIZARDO, R. G. . Science Business. 2009 (Conferência)
    • FELIZARDO, R. G. ; ANPOCS, E. . Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2009 (ANPOCS)
    • ANPOCS, E. ; FELIZARDO, R. G. . Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2010 (ANPOCS)
    • FELIZARDO, R. G. . Relatório Parcial de Pesquisa de Iniciação Científica. 2010
    • FELIZARDO, R. G. . Relatório Final de Iniciação Científica. 2010
  • Projetos de Pesquisa: 5
    • Nome do projeto: Caso Recepta: Pesquisa em Rede e Parcerias internacionais em biotecnologia (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Descrição: Empresas de países em desenvolvimento estão rapidamente se tornando multinacionais. O modo como as empresas brasileiras se internacionalizam depende do tipo de serviço ou produção e também das redes sociais e de pesquisa construídas por essas empresas. Com essas diretivas, este trabalho se propõe a efetuar um estudo de caso sobre a Recepta Biopharma, uma empresa de biotecnologia brasileira que começou suas atividades com um arranjo institucional específico, capaz de reunir competência acadêmica, empreendedorismo e redes de geração de conhecimento. Neste tripé, encontra-se um suporte internacional mais maduro, consolidado e de reconhecida qualidade na pesquisa avançada em biotecnologia. A experiência da Recepta permitirá o detalhamento dessa forma particular como a empresa se estruturou e, mais praticamente, como esse arranjo viabiliza os trabalhos em rede. Permitirá também o levantamento de material para uma reflexão sobre a viabilidade desse tipo de experiência em outras áreas além da biotecnologia.
    • Nome do projeto: Inovação na prestação de serviços no setor público: o impacto do Poupatempo (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Descrição: O projeto teve como objeto os serviços de atendimento ao cidadão conhecido como Poupatempo e, especificamente, a análise das interrelações entre usuários, funcionários e Estado, representado pelos diversos órgãos que prestam serviços no Poupatempo. A análise foi realizada sobre as fichas de manifestação deixadas pelos cidadãos nas caixas de sugestões disponibilizadas no posto Sé, no intervalo de dez anos desde a inauguração do Programa, em 1997, até 2007, data da coleta da amostra. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, ao analisar o conteúdo das manifestações, e quantitativa, ao fazer a associação entre as características dos usuários e das manifestações deixadas.
    • Nome do projeto: Políticas públicas de incentivo à internacionalização de empresas brasileiras (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CASEIRO, L. C. Z. , ARBIX, G. .
      Descrição: Nos últimos cinco anos, um grupo agressivo de empresas de algumas economias emergentes, dentre as quais o Brasil, intensificou seus investimentos no exterior (Outward Foreign Direct Investment), marcando sua expansão por meio de fusões, aquisições, ou mesmo por meio de seu crescimento orgânico. Via controle de ativos produtivos ou centros de serviços, essas empresas passaram a fincar raízes e a disputar diretamente novos mercados tanto em países em desenvolvimento quanto em economias avançadas. Primeiramente, esse movimento chamou atenção pela novidade, voracidade e rapidez da expansão. Mas, fundamentalmente, ganhou relevo porque colocou em questão muitas análises e teorias estabelecidas nas Ciências Sociais que ofereciam pouco - ou nenhum - espaço para desenvolvimentos desse tipo, em geral reservados apenas aos países avançados. Esta pesquisa trabalha com a hipótese de que o movimento para fora das empresas brasileiras gera impactos positivos no conjunto da economia do País e que, por isso mesmo, merece e precisa ser incentivado e apoiado pelo setor público como parte integrante de sua Política Industrial. A partir do levantamento e análise das experiências da China e da Índia, a pesquisa discutirá algumas referências para a elaboração de políticas públicas de apoio à internacionalização a ser desenvolvidas pelas autoridades governamentais.
    • Nome do projeto: Engenharia data e data Inovação - Indicadores de Engenharia e de Inovação - Projeto do Núcleo de Apoio à Pesquisa (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALERNO, M. , CASEIRO, L. C. Z. , PARENTE, L. , LINS, L. M. , GOMES, L. , MIRANDA, Z. , ARBIX, G. , SILVA, D. R. M. .
      Descrição: Um dos projetos ganhadores de edital da Pro-Reitoria de Pesquisa da USP, após avaliação externa/internacional. Objetivo: construir indicadores de engenharia e inovação que, indo além da Pintec, possibilitem análises comparativas internacionais, regionais, setoriais. O Brasil fez grande esforço e construiu, através do IBGE, a Pintec Pesquisa de Inovação tecnológica na Indústria, que começou a abarcar, em sua última edição, alguns (poucos) segmentos de serviços. Ela é metodologicamente robusta e muito bem executada, mesmo se comparada com suas congêneres da Comunidade Europeia (como as seções nacionais do CIS Community Innovation Survey). Ocorre que o foco da Pintec é a inovação tecnológica estrito senso, tendo, como objetivo último, a mensuração dos dispêndios de P&D da nação, para composição das contas nacionais. Mas, inovação vai além da inovação tecnológica. Isso coloca duas questões de pesquisa que consideramos relevantes e pertinentes: 1) A construção de um indicador que, incorporando a Pintec, a supere, possibilitando análises mais amplas e finas do desenvolvimento da inovação em geral e da sociedade do conhecimento, o que significa desafio conceitual. 2) A construção de um indicador que possibilite recortes temáticos (inovação tecnológica, patentes, educação etc.) e regionais, para possibilitar discussões de desenvolvimento regional e de políticas regionais de inovação. Nesse sentido, a presente proposta se articula ao redor da criação de dois índices gerais, um sobre inovação, e outro sobre engenharia, que possibilitem análises mais aprofundadas e melhor compreensão da realidade. Trata-se de índices de inovação mais amplos, construídos com o fim de avaliar a capacidade inovadora geral do país e de regiões, sendo resultado da análise de um conjunto amplo de variáveis, sistematizado a partir dos dados disponíveis e possíveis de serem capturados. A construção dos índices propostos é relevante e pertinente tanto acadêmica como política e socialmente.
    • Nome do projeto: Mapeamento da Biotecnologia do Brasil (2011 - 2011
      Natureza: Desenvolvimento
      Descrição: Projeto conduzido pelo Cebrap, por meio da parceria BrBiotec e Apex do Brasil. Visa fazer uma análise do setor de biotecnologia no Brasil, mostrando principais atores privados e públicos de relevância na área.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Estudante
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Instituto de Estudos Avançados - USP:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - Atual ).
        Outras informações: Responsável pela organização dos eventos acadêmicos semanais (Ciclo de Seminários do Observatório da Inovação). Responsável pela comunicação institucional interna e externa do projeto.
        Outras informações: Pesquisador