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Danyllo Ferreira Leite Basso

    • Premiado pela UNESCO, em 2010, pelo conto "Fim da humanidade". Formado no ensino médio, como bolsista, pela Escola 13 de Junho - Colégio Objetivo - também em 2010. Graduado em Letras, pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Assis, em Maio de 2015. Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), no final de Junho de 2017. Atualmente, Danyllo Ferreira Leite Basso é doutorando da Pós-Graduação em Semiótica e Linguistica Geral da USP - FFLCH. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Filosofia da Linguagem, Círculo de Bakhtin, Semiótica Francesa e Fenomenologia da Percepção. É professor de Redação no Cursinho da Psico (IP/USP) e de Língua Portuguesa na E.E. Thomázia Montoro. Atua em revisão de teses, trabalhos científicos e textos em geral. Interessa-se, ainda, pelos fundamentos da Neurolinguística, de onde elabora trabalhos que cogitam os temas: Inteligência Emocional, Técnicas de Aprendizagem, Meditação para otimização do aprendizado e alta-performance, etc.

       

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    • Semiótica
    • Círculo de Bakhtin
    • Estilística Discursiva
    • Linguística
  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • BASSO, D. F. L. . Admirável Claustrofóbico Novo: o sujeito e o cronótopo do Admirável Chip Novo, de Pitty Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação , v. IV , p. 15 - 30 , 2013. ISSN: 19818211.
    • BASSO, D. F. L. . DIÁLOGOS ENTRE ?ADMIRÁVEL CHIP NOVO?, DE PITTY E ? ADMIRÁVEL MUNDO NOVO?, DE HUXLEY: DISTANCIAMENTO TEMPORAL E APROXIMAÇÃO IDEOLÓGICA I CONGRESSO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA , v. 1 , p. 600 - 614 , 2012. ISSN: 23171146.
    • BASSO, D. F. L. . Admirável Chip Novo: o en-un(c) i-ato cultural responsivo, responsável e ético de Pitty. II Encontro Bakhtiniano: Vida, Cultura e Alteridade, v. 3, p. 54 - 62, 2013.
    • BASSO, D. F. L. . Admirável Sujeito Novo. Nosso Ato Responsável, v. 1, p. 139 - 142, 2012.
    • BASSO, D. F. L. . Debate Político Responsivo Ativo: A Plataforma de Governo do Povo. A Responsividade Bakhtiniana: Na Educação, na Estética e na Política, v. 1, p. 591 - 596, 2011.
    • BASSO, D. F. L. . Fim da Humanidade. Dia Mundial da Ciência pela paz e pelo Desenvolvimento- Biodiversidade, v. 1, p. 151 - 166, 2010.
    • BASSO, D. F. L. . Entre a Semiótica e Bakhtin: o encarte de um álbum de canção. In: XIV MiniEnapol , 2015 , São paulo. XIV miniENAPOL de Semiótica miniENAPOL de Semiótica ? 2015. : , 2015. p. 5 - 5.
    • BASSO, D. F. L. . A  CANÇÃO/ALBUM  ADMIRAVEL  CHIP  NOVO  E  O  ROMANCE  ADMIRAVEL  MUNDO  NOVO  EQUALIZADOS NA MESMA FREQUENCIA. In: IV CICFAI - Congresso de Iniciação Científica da FAI - Faculdades Integradas Adamantinenses , 2012 , Adamantina. Omnia. Adamantina : Omnia, 2012. p. 42 - 42.
    • BASSO, D. F. L. . Diálogo entre gêneros: a canção ?Admirável Chip novo?, de Pitty e o romance Admirável Mundo Novo, de Huxley. In: XXIC CIC - Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2012 , São Pedro. Publicação de Trabalhos apresentados. : , 2012.
    • BASSO, D. F. L. . DIÁLOGOS ENTRE ?ADMIRÁVEL CHIP NOVO?, DE PITTY E ? ADMIRÁVEL MUNDO NOVO?, DE HUXLEY: DISTANCIAMENTO TEMPORAL E APROXIMAÇÃO IDEOLÓGICA. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA ?LEITURA E LITERATURA NA ESCOLA? JUVENTUDE E LETRAMENTO LITERÁRIO , 2012 , Assis. I CONGRESSO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA ?LEITURA E LITERATURA NA ESCOLA? JUVENTUDE E LETRAMENTO LITERÁRIO. Assis : Unesp, 2011. p. 600 - 614.
    • BASSO, D. F. L. ; SANTOS, A. P. ; BASSO, D. F. L. . A IDEOLOGIA COMO PONTE ENTRE GÊNEROS DISTINTOS: O ROMANCE 'ADMIRÁVEL MUNDO NOVO' DE HUXLEY E A CANÇÃO 'ADMIRÁVEL CHIP NOVO', DE PITTY. In: CICFAI , 2011 , Adamantina. Revista Omnia. Adamantina : FAI ? Faculdades Adamantinenses Integradas Adamantina: Edições OMNIA, 2011. p. 43 - 43.
    • BASSO, D. F. L. . Pedofilia. In: II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR-CICFAI , 2009 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 37 - 37.
    • BASSO, D. F. L. . Pedofilia. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- CICFAI , 2010 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 122 - 123.
    • BASSO, D. F. L. . Reforma Agrária. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- CICFAI , 2010 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 121 - 121.
    • BASSO, D. F. L. . Transporte brasileiro. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- CICFAI , 2010 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 46 - 47.
    • BASSO, D. F. L. . Reforma Tributária. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- CICFAI , 2010 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 46 - 46.
    • BASSO, D. F. L. . Coleta seletiva: Acajunq. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- CICFAI , 2010 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 45 - 46.
    • BASSO, D. F. L. . Saúde no Brasil. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- CICFAI , 2010 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 45 - 45.
    • BASSO, D. F. L. . Cultura Contemporânea do Pão e Circo. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- CICFAI , 2010 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 44 - 44.
    • BASSO, D. F. L. . Radioatividade. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- CICFAI , 2010 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 43 - 44.
    • BASSO, D. F. L. . Democracia. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- CICFAI , 2010 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 42 - 42.
    • BASSO, D. F. L. . Energia. In: III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- CICFAI , 2010 , Adamantina-SP. Revista Omnia. Adamantina-SP : Mnia, 2010. p. 42 - 42.
    • BASSO, D. F. L. . Ser e Não Ser. In: III CPGL- COLÓQUIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS , 2011 , Assis-SP. III COLÓQUIO DAPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS. Assis- SP : Unesp, 2011. p. 90 - 91.
    • BASSO, D. F. L. . A História no corpo: signo (ideológico) e historicidade. 2017 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Entre a Semiótica e Bakhtin: o encarte de um álbum de canção. 2015 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Admirável Chip Novo: o en-un(c) i-ato cultural responsivo, responsável e ético de Pitty. 2013 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . O cronus fóbico e o topos claustro: o cronótpo do admrável chip novo, de Pitty. 2013 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Diálogos entre culturas: o ensino de língua estrangeira numa perspectiva bakhtiniana. 2013 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Admirável Claustrofóbico Novo: o sujeito e o cronótopo do Admirável Chip Novo, de Pitty.. 2013 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Admirável Sujeito Novo. 2012 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . A canção/álbum Admirável Chip Novo e o romance Admirável Mundo Novo ?equalizados? na mesma ?frequência?. 2012 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Diálogo entre gêneros: a canção ?Admirável Chip novo?, de Pitty e o romance Admirável Mundo Novo, de Huxley. 2012 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Os admiráveis mundos e chips novos de Huxley e Pitty: signo ideológico, diálogo e gênero discursivo. 2012 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Admiráveis mundos/chip novos: da canção de Pitty ao romance de Huxley. 2012 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Gêneros da vida e da arte: romance e canção. 2012 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Debate Político Responsivo Ativo: A plataforma de governo do povo. 2011 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Ser e Não Ser. 2011 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Diálogos entre "Admirável Chip Novo", de Pitty e "Admirável Mundo Novo", de Huxley: Distanciamento temporal e aproximação ideológica. 2011 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Energia. 2010 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Democracia. 2010 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Coleta seletiva: Acajunq. 2010 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Pedofilia. 2010 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Cultura Contemporânea do Pão e Circo. 2010 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Radioatividade. 2010 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Transporte brasileiro. 2010 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Saúde no Brasil. 2010 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Reforma Agrária. 2010 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Reforma Tributária. 2010 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Pedofilia. 2009 (Comunicacao)
    • BASSO, D. F. L. . Junqueiropolense tem trabalho premiado pela Unesco. 2010 Jornal
    • BASSO, D. F. L. . Show nos Vestibulares. 2010 Jornal
    • BASSO, D. F. L. . Monitor- Simpósio Internacional de Estudos Discursivos- SIED. 2011 (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho- UNESP)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor- III Colóquio de Pós-graduação em Letras: Literatura e Vida social. 2011 (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho- UNESP)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor- I colóquio Internacional de Texto e Discurso- CITED. 2011 (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho- UNESP)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor- I Congresso Internacional do Grupo de Pesquisa "Leitura e Literatura na Escola- CIGP. 2011 (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho- UNESP)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor- XXII CIC- CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2011 (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho- UNESP)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor/ Colaborador CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA CANINA E FELINA. 2008 (Ministério da Saúde)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor SAI- Sistema de Avaliação Institucional. 2008 (Centro Paula Souza)
    • BASSO, D. F. L. . Projeto Horta Orgânica. 2008 (Etec Centro Paula Souza- Prof. Carmelina Barbosa)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor - II SIED Simpósio Internacional de Estudos Discursivos. 2012 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • BASSO, D. F. L. . Tesoureiro II SIED - Simpósio Internacional de Estudos Discursivos. 2012 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • BASSO, D. F. L. . Ex pose são (Agora: inter ação) Concreta. 2012 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor Ex pose são (Agora: inter ação) Concreta. 2012 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor III Colóquio Vertentes do Fantástico. 2013 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor III SELES - Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2013 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • BASSO, D. F. L. . Monitor II CED - Ciclo de Estudos Discursivos. 2013 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • BASSO, D. F. L. ; BARBOSA, R. L. L. ; ANNIBAL, S. . Parecerista de Resumos no III Semear e IV Seminário do Geplenp - Compreensões da formação de professores: das iniciativas do poder público às práticas pedagógicas,. 2014 (Unesp)
    • BASSO, D. F. L. . Relatório Parcial - Diálogos entre os Admiráveis Chip e Mundo Novos de Pitty e Huxley: da canção ao romance e do romance à canção. 2012
    • BASSO, D. F. L. . Relatório Parcial BAAE- Diálogos entre o Admirável Chip Novo e Admirável Mundo Novo. 2011
    • BASSO, D. F. L. . Relatório Final BAAE- Diálogos entre o Admirável Chip Novo e Admirável Mundo Novo. 2011
    • BASSO, D. F. L. . Relatório Final - Diálogos entre os Admiráveis chip e mundo novos de Pitty e Huxley: da canção ao romance e do romance à canção. 2013
    • BASSO, D. F. L. ; PAULA, L. . Relatório Parcial - Diálogos entre os Admiráveis Chip e Mundo Novos de Pitty e Huxley: da canção ao romance e do romance à canção. 2013
    • BASSO, D. F. L. . Relatório Parcial - Diálogos entre os Admiráveis Chip e Mundo Novos de Pitty e Huxley: da canção ao romance e do romance à canção. 2013
    • BASSO, D. F. L. . Relatório PROEX - Projeto de Extensão: Professor de Francês do Centro de Línguas e Formação de Professores. 2013
    • BASSO, D. F. L. . Relatório Final Diálogos entre os Admiráveis chip e mundo novos de Pitty e Huxley: da canção ao romance e do romance à canção. 2014
    • BASSO, D. F. L. ; BARBOSA, R. L. L. . Relatório Final. 2014
    • BASSO, D. F. L. ; BARBOSA, R. L. L. . Relatório de Renovação. 2014
    • BASSO, D. F. L. . Relatório PROEX - Professor estagiário voluntário do CLDP.. 2014
    • BASSO, D. F. L. ; BARBOSA, R. L. L. . Relatório Parcial. 2014
    • Nome do projeto: CLDP - Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professore - PROEX (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BASSO, D. F. L. , TELLES, J .
      Descrição: Um projeto de extensão colaborativo entre o Departamento de Letras Modernas e o Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - Assis, com o apoio da PROEX - Pró-Reitoria de Extensão e da AREX - Assessoria de Relações Externas da Universidade Estadual Paulista. O objetivo principal do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores é oferecer o acesso democrático e gratuito às línguas, às culturas, à comunicação intercultural e ao intercâmbio com outros países, por meio da oferta de cursos bimestrais (presenciais e a distância) de inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês, chinês (mandarim) e português - língua estrangeira a alunos estrangeiros, alunos, professores e funcionários da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, a cidadãos da terceira idade e, também, a alunos das escolas públicas do Município de Assis. Outros objetivos educacionais e humanistas se agregam ao nosso objetivo principal, tais como o multiculturalismo e o respeito às diferenças sociais, raciais, religiosas, culturais, de gênero e de orientação sexual, por meio do aprendizado das línguas estrangeiras, o qual acreditamos facilitar o contato com as diversidades dos povos de planeta. Anualmente, o Centro recebe vários grupos de alunos estrangeiros para aulas de língua portuguesa e cultura brasileira, além de palestras e atividades que promovam o contato entre diferentes línguas e culturas. A importância do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores e seu impacto sobre a população beneficiária estão fundamentados no importante papel que o conhecimento de línguas estrangeiras adquire com o processo de globalização e o advento das novas tecnologias de informação e comunicação, as quais tornaram o contato e a comunicação intercontinentais e interculturais com outros povos muito mais frequentes e a custos muito mais baixos (web2 e videoconferência). É necessário, portanto, que a UNESP responda a tais demandas sociais de internacionalização com ações que retirem seus alunos e professores do isolamento imposto pelas dimensões geográficas do território brasileiro. Uma dessas ações foi a criação do Centro de Lìnguas e Desenvolvimento de Professores da UNESP - Assis. Por meio deste novo Centro, aprendizagem e programas de educação de línguas estrangeiras são oferecidos a seus alunos, professores, funcionários e todos os cidadãos interessados das comunidades nas quais a UNESP se insere.
    • Nome do projeto: Diálogos entre os Admiráveis chip e mundo novos de Pitty e Huxley: da canção ao romance e do romance à canção (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSO, D. F. L. .
      Descrição: Este projeto pretende analisar as obras Admirável Mundo Novo, romance de Huxley, e Admirável Chip Novo, disco de Pitty. Os objetivos centram-se em investigar os gêneros discursivos ? suas peculiaridades e diálogos; bem como em refletir sobre o signo ideológico, uma vez que os gêneros refletem e refratam valores sociais, no caso, em tempos e espaços distintos, que se assemelham no que tange à robotização dos sujeitos. A importância da pesquisa proposta centra-se, de maneira indireta, na reflexão sobre valores sociais, mediada pelos discursos eleitos como objeto do estudo. A fundamentação teórica desta pesquisa centrar-se-á nos estudos filosóficos do Círculo de Bakhtin, especificamente nas concepções de discurso, diálogo, signo ideológico, sujeito, cronótopo, ética e estética, gênero e esferas de atividade, responsabilidade e responsividade.
    • Nome do projeto: ?MAPEAMENTO DA AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO ENSINO SUPERIOR? (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BASSO, D. F. L. , BARBOSA, R. L. L. .
      Descrição: A pesquisa sobre as práticas de ensino e de avaliação dos professores e da participação dos alunos nos processos que conduzem às suas aprendizagens assumiu uma relevância particular no contexto do presente estudo. Por isso mesmo, tornou-se relevante que uma parte significativa dos dados coletados fosse obtida no contexto de salas de aula e por meio da interação e da proximidade com alunos e professores. Além disso, considerou-se importante recolher informação junto de um número mais alargado de docentes e alunos. Nessas condições, os dados obtidos, de natureza quantitativa e qualitativa, permitiram descrever, analisar e interpretar os fenômenos de interesse que estão associados ao problema e às questões orientadoras da pesquisa.
    • Nome do projeto: Diálogos entre os Admiráveis chip e mundo novos de Pitty e Huxley: da canção ao romance e do romance à canção (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSO, D. F. L. .
      Descrição: Este projeto pretende analisar as obras Admirável Mundo Novo, romance de Huxley, e Admirável Chip Novo, disco de Pitty. Os objetivos centram-se em investigar os gêneros discursivos ? suas peculiaridades e diálogos; bem como em refletir sobre o signo ideológico, uma vez que os gêneros refletem e refratam valores sociais, no caso, em tempos e espaços distintos, que se assemelham no que tange à robotização dos sujeitos. A importância da pesquisa proposta centra-se, de maneira indireta, na reflexão sobre valores sociais, mediada pelos discursos eleitos como objeto do estudo. A fundamentação teórica desta pesquisa centrar-se-á nos estudos filosóficos do Círculo de Bakhtin, especificamente nas concepções de discurso, diálogo, signo ideológico, sujeito, cronótopo, ética e estética, gênero e esferas de atividade, responsabilidade e responsividade.
    • Nome do projeto: Semiótica e Bakhtin. Transcendência Imanente: texto, discurso e estilo (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSO, D. F. L. , DISCINI, N. .
      Descrição: Este trabalho é teórico-investigativo, no momento em que se propõe a examinar as noções de texto e discurso tanto para a Semiótica quanto para o Círculo de Bakhtin. O tema ganha relevância ao se atentar que, no âmbito das teorias do discurso, a distinção entre as duas concepções é um enigma que se coloca para debate. Cotejar Semiótica e Bakhtin só se faz possível se se beneficie do pensamento de Discini (2015), quando a estudiosa expõe a língua enquanto ?estrutura aberta?. Estrutura diz respeito ao arcabouço teórico de Sausurre, no instante que o linguista estabelece que é a língua uma estrutura porque sistêmica e hierárquica. De Saussure à Semiótica, tal noção ficou alavancada no teor imanente da teoria. Essa imanência foi severamente atacada por muitos intelectuais que a acusavam de ocasionar a ?morte? do Sujeito e da História nos estudos discursivos. A crítica se revela falaciosa quando a Semiótica encontra no texto o próprio Homem encarnado semanticamente. Essa encarnação semântica diz respeito ao estilo, quando (re)tomado no cerne de uma Estilística Discursiva. Isso dito, fica ratificada a pretensão deste trabalho: evidenciar o lugar do Sujeito e também da História na Semiótica, ao se revelar que embora imanente (estrutura; fechamento), a teoria esboça, ao mesmo tempo, uma abertura. Essa ?estrutura aberta? acolhe: o acontecimento (ZILBERBERG,2011) , sujeito que percebe e mundo percebido (MERLEAU-PONTY, 2015) e o ?outro? (BAKHTIN, 2003; 2010). Fica homologado à ?abertura? a noção de transcendente ? aquilo que está além. Uma vez nesse território, é possível dialogar Semiótica com Bakhtin, porque é exatamente isso que está revelado na ideia de ?signo ideológico? que afeta todo o pensamento do Círculo frente à língua, dado que a partir daí, pode-se pensar no texto e no discurso como semiótico (signo; imanente; fechado) e ideológico (transcendente; aberto), ao mesmo tempo. Justifica-se aí o termo ?transcendência imanente? que busca por evidenciar que o que está fora e além (transcendente) já está dentro da estrutura (imanente), como aparece revelado no dito de Bakhtin de que a vida não afeta o enunciado de fora, antes o penetra e exerce influência de dentro (BAKHTIN, 2003). Tal concepção aparece de igual modo no nível fundamental do percurso gerativo de sentido da semiótica, quando a axiologia diz respeito a um recorte entre valores que atraem e valores que repelem, porque nessa cisão só pode estar operando um sujeito que percebe o mundo percebido de acordo com valores que o atraem e outros que o repelem. A Semiótica Tensiva, nessa direção, contribui para pensar o transcendente na imanência da estrutura quando lança luz ao sujeito que percebe ao articular o sensível com o inteligível. Pode-se pensar, ainda, que se tomado um percurso que se dá em níveis, responsáveis por dar complexidade cada vez mais ao sentido, um nível transcende o outro, no momento que está além. Quer se comprovar também que o sujeito tem lugar em todo o percurso gerativo de sentido. Por fim, segundo Fiorin (2012) a distinção entre texto e discurso é necessária. É nessa necessidade que se sustenta esta proposta de trabalho. Em síntese, a projeção de pesquisa que aqui se enuncia está cravada no território de vizinhança entre Semiótica e Bakhtin, a fim de esclarecer a distinção entre texto e discurso, bem como refletir acerca dos homens encarnados nos textos, o estilo, no âmbito de uma Estilística Discursiva. Afinal, uma teoria do discurso, de acordo com Fiorin (2012), tem de dar conta do funcionamento do discurso e também de sua inscrição histórica: tem de lançar olhar ao signo (intra) e também à sua ?lateralidade? (SAUSSURE, 2012) e bordas (inter); seus limites e limiares (DISCINI, 2015).
    • Nome do projeto: Semiótica e Bakhtin. Transcendência Imanente: álbum de canção e sujeito encarnado (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BASSO, D. F. L. , DISCINI, N. .
      Descrição: O trabalho que aqui se enuncia debruçou-se sobre um álbum de canção. O exame se ancorou em dois arcabouços teóricos: o da Semiótica francesa, e seus desdobramentos tensivos, e o do Círculo de Bakhtin. A hipótese que firmou este trabalho é a de que o álbum de canção enquanto ?compilação? compõe um todo de sentido. Ao selecionar as canções e as fotografias para compô-lo, a enunciação faz com que cada elemento ?funcione? (pensa-se nas funções de Hjlmslev, 2003) e faça o todo significar na parte. A totalidade aponta para cada parte no momento em que cada membro pulsa a totalidade. O trabalho não atentou apenas às canções, mas também lançou luz à imagem/fotografia que inaugura o encarte do álbum de canção, para o que foram bem-vindos os postulados da Semiótica Visual. Dessa totalidade de enunciados emerge o estilo. Uma vez no âmbito do estilo, o trabalho acolheu o pensamento de Bakhtin quando o teórico elucida sua teoria sobre os gêneros discursivos. Alavancou-se, de igual modo, o pensamento de Discini, no momento em que a teórica firma parceria entre a Semiótica e Bakhtin para pensar o Homen encarnado nos textos, que é o estilo. A presente pesquisa, então, examinou o álbum enquanto gênero discursivo, ao articular uma temática (aquilo de que se diz) e uma composição (na maneira em que se diz), ambas fundadoras, e fundadas, do/pelo estilo (um modo póprio e recorrente de dizer da maneira pela qual se diz). Da recorrência do dizer se depreende uma recorrência no modo de ser: o modo de se fazer presente. O estilo é o homem, segundo Buffon. O estilo é duas pessoas, de acordo com Bakhtin. Para se refletir acerca dos homens encarnados nos textos, o trabalho se radicou na noção de ?estrutura aberta?, recuperada nos trabalhos de Discini (2015). A partir daí, concebeu-se o estilo como imanente e diferencial. Imanente se ancora na língua como estrutura, e por isso, fechada. Diferencial se inaugura na ?transcendência?: a abertura da estrutura. O caráter imanente instaurou uma análise que se baseou no formal, de onde se referenciou a semiótica enquanto teoria e método imanentes. O teor transcendente só foi integrado a partir do formal, quando a pesquisa se beneficiou do pensamento de Bakhtin. Concebeu-se neste estudo, a partir da noção de ?estrutura aberta?, a transcendência como imanente, para o que se convocou o conceito de ?signo ideológico?, cunhado em Bakhtin (1992). O álbum a que se refere é o Setevidas (2014), da cantora e compositora Pitty. Da totalidade dos enunciados de Pitty, emergiu seu estilo como modo recorrente de dizer, que remete a seu modo de ser. Esse modo de ser é sua imagem discursiva: seu éthos. Dos rastros do enunciado à enunciação. Do actante do enunciado ao ator da enunciação. Do ator ao enunciatário. O estilo é Pitty. O estilo é Pitty e seu enunciatário. O estilo é Pitty e o ?mundo percebido?. O trabalho examinou da imanência à transcendência, pela aparência, no âmbito de uma estilística discursiva.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Admiráveis chip e mundo novos: da canção ao romance e do romance à canção
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Escola Persona:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Professor particular
    • Escola 13 de Junho - Colégio Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professor estagiário
    • Cursinho Psico IP/USP:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Redação
    • E.E Thomázia Montoro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa