Não autenticado |

Anderson Ricardo Trevisan

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Em 2006 concluiu o mestrado em Sociologia, e em 2011 obteve o doutorado na mesma área, ambos na Universidade de São Paulo e com bolsa da FAPESP. Tem Pós-Doutorado em Sociologia da Arte e do Cinema pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoral no Centre de Recherches sur les Arts et le Langage da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, em 2010, sob a orientação do prof. Jacques Leenhardt. É membro da ARBRE (Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe) desde 2011, e Pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa em Cinema e Literatura da UNESP de Marília (CNPq) desde 2008. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Instituto da Estudos da Linguagem), junto ao projeto de cooperação internacional "A circulação transatlântica dos impressos: a globalização da cultura no século XIX", coordenado pelos professores Jean-Yves Mollier (Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines) e Márcia Abreu (IEL- Unicamp). Tem experiência com pesquisa e docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Cultura e das Artes (Pintura, Cinema e Literatura); Viajantes europeus no Brasil (Séc. XIX); Transferências culturais; História Cultural; História da Arte; Educação e cultura; Epistemologia da Imagem.

       

      Links:    

    • Sociologia da Cultura e da Arte (pintura, cinema e literatura)
    • Cultura, simbolização e representações sociais
    • Cinema Nacional e Pensamento Social
    • História do livro e da edição
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Arte, memória e sociedade: Jean-Baptiste Debret e sua (re)descoberta na primeira metade do século XX no Brasil Resgate (UNICAMP) , v. 20 , p. 18 - 27 , 2012. ISSN: 01035444.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Imagens e textos explicativos na investigação sociológica: apontamentos teóricos para ler a Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret (1768-1848) Cadernos Ceru (USP) , v. 21 , p. 153 - 169 , 2010. ISSN: 14134519.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo ; PAIXÃO, Alexandro Henrique . A poesia dos descuidos (resenha) Baleia na Rede (UNESP. Marília) , v. 8 , p. 223 - 228 , 2011. ISSN: 18088473.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo ; PAIXÃO, Alexandro Henrique ; SILVA, Mario Augusto de Medeiros ; CHAGURI, Mariana . Sob a pele das palavras do Noturno do Chile Baleia na Rede (UNESP. Marília) , v. 7 , p. 92 - 109 , 2010. ISSN: 18088473.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . A virtude neoclássica e a moral durkheimiana: uma leitura do quadro O Juramento dos Horácios, de Jacques-Louis David (1748-1825) Baleia na rede (UNESP. Marília) , v. 6 , p. 430 - 448 , 2009. ISSN: 18088473.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . A construção visual da monarquia brasileira: Análise de quatro obras de Jean-Baptiste Debret 19&20 (Rio de Janeiro) , v. IV , p. 1 - , 2009. ISSN: 1981030X.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Debret e a Missão Artística Francesa de 1816: aspectos da constituição da arte acadêmica no Brasil Plural (USP) , v. 14 , p. 9 - 32 , 2007. ISSN: 01046721.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . A pintura da vida prosaica: pobreza e escravidão nas aquarelas de Debret Baleia na Rede (UNESP. Marília) , v. 3 , p. 196 - 213 , 2006. ISSN: 18088473.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . O cinema como pintura histórica em movimento: análise do filme O Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro. In: XXIX Congreso ALAS Chile , 2013 , Santiago. Acta Científica XXIX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Santiago : ALAS, 2013. p. 1 - 14.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Cinema e construção da nação: análise do filme O descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2013 , Salvador (BA). A sociologia como artesanato intelectual. Salvador : Sociedade Brasileira de Sociologia, 2013. p. 1 - 21.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Cinema e construção da nação: análise do filme O descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2013 , Salvador (BA). A sociologia como artesanato intelectual. Salvador : Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFBA / SBS, 2013. p. 149 - 149.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . O pitoresco e o histórico nos primórdios do cinema brasileiro: uma análise sociológica do filme 'O descobrimento do Brasil', de Humberto Mauro. In: 40º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos - CERU - USP , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos do 40º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos - CERU - USP. São Paulo : CERU-USP, 2013. p. 1 - 1.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Arte, memória e sociedade: Jean-Baptiste Debret e sua (re)descoberta na primeira metade do século XX brasileiro. In: VII Seminário Nacional - Centro de Memória - UNICAMP: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades , 2012 , Campinas. Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades. Campinas : UNICAMP/CMU, 2012. p. 1 - 9.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Arte, memória e sociedade: Jean-Baptiste Debret e sua (re)descoberta na primeira metade do século XX brasileiro. In: VII Seminário Nacional - Centro de Memória - UNICAMP: Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades , 2012 , Campinas. Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades. Campinas : UNICAMP/CMU, 2012. p. 86 - 87.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Pintando a história: o Brasil imperial nas pranchas do 'Cavalheiro da Ordem de Cristo', Jean Baptiste Debret. In: VIII Jornada de iniciação científica do Câmpus de Marília - UNESP , 2001 , Marília. VIII Jornada de iniciação científica do Câmpus de Marília - UNESP- Resumos. Marília : Unesp Marília Publicações, 2001. p. 82 - 83.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . A redescoberta de Debret no Brasil modernista (1930-1945). In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia (UFRJ - RJ) , 2009 , Rio de Janeiro. Sociologia: Consensos e Controvérsias. Site do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia.. Rio de Janeiro : Sociedade Brasieira de Sociologia, 2009. p. 1 - 22.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . A redescoberta de Debret no Brasil modernista (1930-1945). In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia (UFRJ - RJ) , 2009 , Rio de Janeiro. Sociologia: Consensos e Controvérsias. Caderno de resumos do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia.. : SBS, 2009. p. 97 - 97.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Debret e o modernismo: um estudo sobre a idéia de redescoberta na arte brasileira.. In: 36º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos - CERU - NAP/USP , 2009 , São Paulo. 36º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. : , 2009. p. 1 - 1.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Aquarelas do Brasil: estudos sobre a arte documental de Debret. In: XI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2003 , Campinas. XI Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia e Conhecimento: além das fronteiras. : , 2003. p. 313 - 313.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . A construção de um espaço urbano na pintura oficial do artista Debret (1768-1848). In: XI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2003 , Campinas. XI Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia e Conhecimento: além das fronteiras. Campinas : Sociedade Brasieira de Sociologia, 2003. p. 1 - 44.
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Pintando a história: o Brasil Imperial nas obras do Cavalheiro da Ordem de Cristo, Jean Baptiste Debret. In: XIII Congresso de iniciação científica da UNESP , 2001 , Bauru. XIII Congresso de iniciação científica - Resumo - Ciências Humnas. Bauru : UNESP, 2001. p. 105 - .
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . A pintura da vida prosaica: pobreza e escravidão nas aquarelas de Debret (excerto). Santa Maria - RS : Universidade Federal de Santa Maria , 2012 (Trecho do artigo usado em duas questões do Vestibular)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . A redescoberta de Debret no Brasil modernista. São Paulo : Alameda Casa Editorial / FAPESP , 2014 (Livro no prelo)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Parecer Ad hoc para artigo - revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (ISSN 2316-4018). 2014 (Parecer)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Parecer para artigo - revista Baleia na Rede: estudos em arte e sociedade (ISSN 1808-8473). 2014 (Parecer)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Parecer para artigo - revista Baleia na Rede: estudos em arte e sociedade (ISSN 1808-8473). 2012 (Parecer)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Consultoria Ad hoc (Avaliação de Projeto de Pesquisa) - PIBIC/CNPq. 2012 (Consultoria)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Parecer para artigo - revista Baleia na Rede: estudos em arte e sociedade (ISSN 1808-8473). 2011 (Parecer)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Parecer para artigo - revista Baleia na Rede: estudos em arte e sociedade (ISSN 1808-8473). 2010 (Parecer)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Ciências Sociais e Cinema: o problema do método na Sociologia da Arte e uma discussão sobre Humberto Mauro (UNICAMP). 2013 (Conferência)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . O cinema como pintura histórica em movimento: análise do filme O Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro (XXIX ALAS Chile). 2013 (Congresso)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Cinema e construção da nação: análise do filme O descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro (XVI SBS - UFBA, 2013). 2013 (Congresso)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . O pitoresco e o histórico nos primórdios do cinema brasileiro: uma análise sociológica do filme 'O descobrimento do Brasil', de Humberto Mauro (40º CERU/USP). 2013 (Comunicacao)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Arte, memória e sociedade: Jean-Baptiste Debret e sua (re)descoberta na primeira metade do século XX brasileiro (CMU - UNICAMP). 2012 (Seminário)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Pintado a história: o Brasil imperial nas obras do Cavalheiro da Ordem de Cristo - Jean Baptiste Debret (UNESP). 2001 (Comunicacao)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . A redescoberta de Debret no Brasil modernista (1930-1945) (XIV Congresso SBS - UFRJ). 2009 (Congresso)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Pintando a história: O Brasil imperial nas obras do ´Cavalheiro da Ordem de Cristo´, Jean Baptiste Debret (UNESP - Bauru). 2001 (Congresso)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Aquarelas do Brasil: estudos sobre a arte documental de Debret (XI Congresso SBS - UNICAMP). 2003 (Congresso)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Aquarelas do Brasil: estudos sobre a arte documental em Debret (30º CERU - USP). 2003 (Comunicacao)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Um artista da Corte: Debret e a criação de um espaço urbano na pintura oficial do Primeiro Reinado (31º CERU - USP). 2004 (Comunicacao)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Debret e o modernismo: um estudo sobre a idéia de redescoberta na arte brasileira. (36º CERU - USP). 2009 (Comunicacao)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Aquarelas do Brasil: estudos sobre a arte ´documental´ de Debret (FFLCH - USP). 2007 (Seminário)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Durkheim e a ciência dos fatos sociais (UNESP). 2007 (Conferência)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Debret, a Missão Artística Francesa e um pensamento visual sobre o Brasil (UNESP). 2008 (Conferência)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo ; TOLENTINO, C.A.F. . Literatura e sociedade: existe uma literatura periférica? (UNESP). 2008 (Grupo de Estudos e Pesquisa em Cinema e Literatura)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo ; Andrighetti, M.T.M. . Avaliação do controle do Dengue e da Febre Amarela (SUCEN - Marília). 2000 (Secretaria de Estado da Saúde - Coordenadoria de Saúde do Interor - Direção Regional de Saúde - DIR XIV)
    • TREVISAN, Anderson Ricardo ; Andrade, José Carlos Rehder de . Dia D de combate à Dengue (SUCEN / Secretaria de Estado da Saúde SP/ Fundação Nacional de Saúde / Ministério da Saúde). 2002 (Superintendência de Controle de Endemias ()
  • Relatório de Pesquisa: 11
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta de Debret no Brasil modernista (1º Relatório FAPESP - Doutorado). 2009
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Aquarelas do Brasil: estudos sobre a arte 'documental' de Debret (1º Relatório FAPESP - Mestrado). 2005
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Aquarelas do Brasil: estudos sobre a arte documental de Debret (2º Relatório FAPESP - Mestrado). 2005
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Aquarelas do Brasil: estudos sobre a arte 'documental' de Debret (3º Relatório FAPESP - Dissertação de Mestrado). 2006
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Relatório CNPq (Doutorado). 2008
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta de Debret no Brasil modernista (Relatório de qualificação - doutorado). 2009
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta de Debret no Brasil modernista (1930-1945) - 2º Relatório FAPESP (Doutorado). 2009
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta de Debret no Brasil modernista (1930-1945) - (3º Relatório FAPESP - Doutorado). 2011
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . O pitoresco e o histórico nos primórdios do cinema brasileiro: uma sociologia dos filmes de Humberto Mauro (Relatório FAPESP - Pos-Doutorado). 2012
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . O pitoresco e o histórico nos primórdios do cinema brasileiro: uma sociologia dos filmes de Humberto Mauro (Relatório de Pós-Doutorado para a Comissão de Pesquisa - FFLCH). 2013
    • TREVISAN, Anderson Ricardo . O pitoresco e o histórico nos primórdios do cinema brasileiro: uma sociologia dos filmes de Humberto Mauro. (Relatório FAPESP - Pós-doutorado). 2014
    • Nome do projeto: O pitoresco e o histórico nos primórdios do cinema brasileiro: uma sociologia dos filmes de Humberto Mauro. (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TREVISAN, Anderson Ricardo .
      Descrição: A pesquisa busca analisar a obra cinematográfica de Humberto Mauro, do período que vai de 1925 a 1952. Os filmes a serem analisados serão aqueles vinculados ao INCE (Instituto Nacional do Cinema Educativo), tanto os longa-metragens quanto os curta-metragens da série Brasilianas. Como contraponto, seus filmes de ficção, especialmente os anteriores ao período do INCE, serão analisados tendo em vista a construção de um quadro analítico que permita compreender de que modo os discursos fílmicos são construídos e quais suas proposições de sentido. À luz de autores como Pierre Francastel e Pierre Sorlin, os filmes de Humberto Mauro serão entendidos como uma dimensão irredutível do mundo social, e peça fundamental para a compreensão do Brasil moderno e da própria formação do cinema nacional.
    • Nome do projeto: Aquarelas do Brasil: estudos sobre a arte documental de Debret (Pesquisa de Mestrado) (2003 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TREVISAN, Anderson Ricardo .
      Descrição: O presente trabalho visa realizar uma investigação sobre algumas obras do pintor francês Jean Baptiste Debret (1768-1848), realizadas no Brasil durante sua permanência no país, entre 1816 e 1831. O objeto foi recortado da seguinte forma: primeiramente, uma análise das obras do artista ligadas à corte e à pintura de história, gênero mais alto na hierarquia acadêmica, e em seguida uma abordagem de obras que fugiam a esse propósito, com aquarelas que se propunham a documentar a vida cotidiana do Rio de Janeiro. A dissertação, de forma geral, inicia-se com a discussão sobre a Missão Artística Francesa, de 1816, que trouxe Debret ao Brasil, investiga as implicações da arte neoclássica na França revolucionária e suas raízes greco-romanas, para então abordar as imagens criadas por Debret no Brasil. A análise, portanto, vale-se de uma problematização entre as imagens criadas, o seu contexto e os textos descritivos fornecidos pelo artista, encontrados ao lado de suas gravuras no livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, publicado na França entre 1834 e 1839. Disto resulta uma série de implicações que revelam, muito mais do que uma arte documental, uma arte ideal, que busca criar uma feição de brasileiro e de país, almejando mostrar a imagem de um povo que se civilizava a cada dia, graças à influência européia, sobretudo, francesa.
    • Nome do projeto: Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta de Debret no Brasil Modernista (1930-1945) (2007 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TREVISAN, Anderson Ricardo .
      Descrição: O presente trabalho investiga como a obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) foi redescoberta no Brasil nas primeiras décadas do século XX, especialmente entre os anos de 1930 e 1945. Artista de formação neoclássica, Debret viveu no Brasil entre os anos de 1816 e 1831, época em que criou uma infinidade de imagens sobre o país, desde pinturas históricas para a monarquia até pequenas aquarelas contemplando a vida cotidiana. Tendo sido pouco lembrado pelos brasileiros durante o século XIX, Debret seria especialmente valorizado no século XX. Partindo de sua fortuna crítica oitocentista, passando pelos colecionadores e pela crítica modernista, bem como pelo mercado editorial da época (com destaque para a Revista da Semana), o trabalho pretende compreender os eventos mais significativos dessa redescoberta, bem como suas implicações.
    • Nome do projeto: O viajante como mediador cultural no contexto da globalização da cultura no século XIX: o caso de Maria Graham e outros britânicos que estiveram no Brasil entre 1820 e 1860 (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TREVISAN, Anderson Ricardo .
      Descrição: O projeto tem como objetivo estudar a presença dos viajantes europeus no Brasil, especialmente ingleses, após a vinda da Família Real e abertura dos portos, e como eles colocam em contato dois espaços e contextos, seja atuando em atividades culturais, do tipo educativa, na função de preceptores, seja como produtores de material impresso sobre suas vivências no país. O ponto de partida desta pesquisa é um caso particular: Maria Graham, inglesa que esteve no Brasil em diferentes momentos (de 1821 a 1824), tendo atuado como preceptora da Família Imperial, em 1824, e escritora e pintora, quando imprimiu suas experiências de viajante e artista amadora num livro intitulado Journal of Voyage to Brazil: and residence there during part of de years 1821, 1822 e 1823, publicado em Londres, em 1824, e traduzido no Brasil somente no século XX, em 1956. A despeito de a tradução ter demorado a acontecer no país, isso não impediu que o livro circulasse entre os dois espaços no século XIX. Trata-se, pois, de um processo de justaposição de experiências locais e extraterritoriais realizadas de duas maneiras, como viajante/artista e como livro, que colocou em contato duas culturas, a brasileira e a inglesa, realizando aquilo que pode ser caracterizado como trocas culturais, por sua vez, mediadas por um viajante/artista (um tipo de passeur culturel) e sua produção impressa. Contudo, subentende-se que o caso de Maria Graham não é o único, o que vai motivar esta pesquisa a se abrir para buscar outros mediadores culturais que realizaram trocas ou transferências culturais , entre o Brasil e a Inglaterra, entre 1820 e 1860.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TREVISAN, Anderson Ricardo , ABREU, Marcia , BERGAMINI Jr., A. , VIANA, Y. C. , Altheman, B. , GASPAR, F. G. , BEZERRA, V. C. , MODENEZ, J. C. .
      Descrição: Projeto voltado à integração de estudantes do ensino médio das escolas públicas da região de Campinas em atividades de pesquisa. É promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP e no Instituto de Estudos da Linguagem conta com a colaboração do Projeto "Circulação transatlântica dos impressos - globalização da cultura no século XIX", coordenado pela Profª Márcia Azevedo de Abreu. Participam do projeto, no IEL, no segundo semestre de 2014, quatro estudantes do Ensino Médio das escolas públicas da região de Campinas, orientados por Márcia Abreu (supervisora), Atilio Bergamini e Anderson Ricardo Trevisan (monitores).
    • Nome do projeto: A circulação transatlântica dos impressos a globalização da cultura no século XIX (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TREVISAN, Anderson Ricardo , PEREIRA, M. , NEVES, L. M. B. P. , FERREIRA, T. M. T. B. C. , GRANJA, L. , LUCA, T. , DUTRA, E. , CAMARGO, K. A. F. , MENDES, M. L. D. , PELLEGRINO, G. , SANTOS, G. , PONCIONI, C. , YON, J. , FLECHET, A. , RAVEN, J. , ALVES, J. S. , DEAECTO, M. M. , LUSTOSA, I. , ABREU, Marcia , PENJON, J. , LAJOLO, M. P. , BRAGANCA, A. , AUGUSTI, V. , SCHAPOCHNIK, N. , VILLALTA, L. C. , HEINEBERG, I. , CHARTIER, R. , MOLLIER, J. , LISBOA, J. L. , LEVIN, O. M. , LEAO, A. B. , VENANCIO, G. , COOPER-RICHET, D. , VASCONCELOS, S. G. T. , MARTINS, T. P. .
      Descrição: O projeto de cooperação internacional A circulação transatlântica dos impressos a globalização da cultura no século XIX pretende conhecer melhor os impressos e as ideias em circulação entre Inglaterra, França, Portugal e Brasil, no longo século XIX (1789 1914). Seus principais objetivos são identificar e analisar as práticas culturais, econômicas e políticas inerentes aos processos de circulação dos impressos e ideias em escala transnacional, assim como observar as apropriações dessas ideias por homens e mulheres nos quatro países. Para tanto, pesquisam-se os escritos e ações dos letrados, bem como as atividades de censores, editores, impressores e livreiros, em escala transnacional. O projeto, coordenado por Márcia Abreu (UNICAMP - Brasil) e Jean-Yves Mollier (UVSQ - França) reúne 34 pesquisadores da Inglaterra, França, Portugal e Brasil.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Imagens da História - Debret e o Neoclassicismo no Brasil
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Superintendência de Controle de Endemias:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2006 ).
        Outras informações: - Chefe de Seção Técnica na Divisão de Programas Especiais - DPE - São Paulo, entre 08/2002 - 03/2006. - Trabalho no Núcleo de Pesquisa - SR11 - Marília, entre março de 2006 e dezembro de 2006.
        Outras informações: CLT
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Nacional do Seguro Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1994 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Estágio doutoral sob a orientação do Prof. Jacques Leenhardt, como parte da realização da tese de doutorado realizada na Universidade de São Paulo, Brasil.
        Outras informações: Estagiário/doutorando
    • Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - Atual ).
        Outras informações: Membro
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Cinema e Literatura, Curso de Ciências Sociais (vice-líder entre 2011 e 2014).
        Outras informações: Pesquisador Colaborador
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: - Pesquisa realizada junto ao projeto de cooperação internacional "A circulação transatlântica dos impressos: a globalização da cultura no século XIX", coordenado pelos professores Jean-Yves Mollier (Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines) e Márcia Abreu (IEL- Unicamp). - Atividades didáticas na graduação.
        Outras informações: Pesquisador Colaborador e Docente Credenciado
    • Micromar - Cursos de Informática:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 1997 ).
        Outras informações: Monitor de cursos de informática
    • Baleia na Rede (UNESP. Marília):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: A revista eletrônica Baleia na Rede, cujo nome homenageia a personagem maravilhosa de Vidas Secas, foi criada por iniciativa do Grupo de Pesquisa em Cinema e Literatura, em 2003, com a intenção de debater a relação entre arte e sociedade através de artigos e ensaios que façam a interlocução entre o campo das Artes e das Ciências Sociais. Concordando com a tese de que nas manifestações artísticas encontramos um discurso social que traduz seu tempo histórico, recebemos para análise trabalhos de caráter acadêmico científico que tratem de cinema, literatura, música, pintura, fotografia, artes plásticas, artes visuais e virtuais, dança, teatro, desde que pensados em relação à vida social, política, simbólica ou histórica. A Revista Baleia na Rede (ISSN 1808-8473) é editada anualmente.
    • Asociacion Latinoamericana de Sociologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Membro associado