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Christina Windsor Andrews

    • Christina Windsor Andrews é Doutora em Ciência Política (2003) e Mestre em Administração (1998), ambos os títulos pela Universidade de São Paulo - USP. Antes de ingressar na carreira acadêmica, atuou em funções técnicas e gerenciais em organizações públicas no Brasil e nos EUA. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Tem diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de livros, capítulo de livros e trabalhos apresentados em encontros científicos. Seus interesses de pesquisa incluem as áreas de administração pública, políticas públicas, ética e integridade públicas. (Texto informado pelo autor)

       

      Links:    

    • Reificação e Legitimidade: Habermas como metateoria das Policy Sciences
    • Fatores promotores da participação na rede de ensino do município de São Paulo
    • Legitimidade e Políticas Públicas no Brasil e no Mundo
    • Análise da gestão de políticas governamentais
    • ANDREWS, Christina W. . Emancipação e legitimidade: uma introdução à obra de Jürgen Habermas. São Paulo : Editora Unifesp, 2011 . 158p. ISBN: 9788561673253.
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    • TEIXEIRA, H. J. ; KOUZMIN, Alexander ; ANDREWS, Christina W. . Reestruturação e Reforma do Estado: Brasil e América Latina no Processo de Globalização. São Paulo : Universidade de São Paulo , 1998 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
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    • ANDREWS, Christina W. . Ciclo de Premiação em Gestão Pública e Cidadania (membro da comissão de seleção). 2002 (Assessoria)
    • ANDREWS, Christina W. . Ciclo de Premiação em Gestão Pública e Cidadania (relatório de visita de campo). 2001 (Relatorio_tecnico)
    • ANDREWS, Christina W. . Ciclo de Premiação em Gestão Pública e Cidadania (membro da comissão de seleção). 2000 (Assessoria)
    • ANDREWS, Christina W. . Ciclo de Premiação em Gestão Pública e Cidadania (membro da comissão de seleção). 1999 (Assessoria)
    • ANDREWS, Christina W. . Debates atuais sobre Administração Pública. 2015 (Conferência)
    • ANDREWS, Christina W. . Indicadores de desempenho. 2011 (Seminário)
    • ANDREWS, Christina W. . Universidade no Século XXI: Os debates, o espaço e os enfrentamentos da Ciência Política. 2011 (Conferência)
    • ANDREWS, Christina W. . Administração Pública e Política no Brasil. 2010 (Conferência)
    • ANDREWS, Christina W. . Decentralization of education and the metropolis: the case of São Paulo, Brazil. 2011 (Congresso)
    • ANDREWS, Christina W. . Pobreza, descentralização da educação e desempenho escolar no Brasil: uma análise dos resultados do IDEB e um estudo de caso. 2011 (Congresso)
    • ANDREWS, Christina W. . Racionalidade limitada, incrementalismo e análise sistêmica: vertentes teóricas na análise e formulação de políticas públicas. 2006 (Conferência)
    • ANDREWS, Christina W. . A teoria social contemporânea tem algo a dizer aos países dependentes? Reflexões sobre Habermas, Giddens e Luhmann. 2007 (Seminário)
    • ANDREWS, Christina W. . Neo-Institucionalismo e Análise Política: legado e crítica. 2006 (Conferência)
    • ANDREWS, Christina W. . Gestão pública após a reforma do Estado. 1998 (Conferência)
    • ANDREWS, Christina W. . Globalização e políticas públicas nos países emergentes. 1998 (Conferência)
    • ANDREWS, Christina W. . Novos rumos da administração pública. 2000 (Conferência)
    • ANDREWS, Christina W. . Jürgen Habermas e a administração pública. 2002 (Conferência)
    • ANDREWS, Christina W. . Comércio e Desenvolvimento - Entrevista com o Embaixador Rubens Ricupero. 2006 Rádio Cojuntura (pod cast)
    • ANDREWS, Christina W. . A crise política brasileira - Entrevista com Milton Lahuerta. 2005 Rádio Cojuntura (pod cast)
    • ANDREWS, Christina W. . Curso de formação de gestores públicos. 1998 (Escola Nacional de Administração Pública - ENAP)
    • ANDREWS, Christina W. . Oficina sobre Métodos Quantitativos e Qualitativos. 2007 (XIC Congresso de Iniciação Científica)
    • ANDREWS, Christina W. ; DE VRIES, Michiel S. . O Impacto da pobreza sobre o desempenho Escolar: Implicações para a descentralização da educação no Brasil. 2011
    • ANDREWS, Christina W. . Guia de avaliação de políticas públicas: Procedimentos de baixo custo para municípios e organizações não governamentais. 2010
    • ANDREWS, Christina W. ; DE VRIES, Michiel S. ; REZENDE, S. ; ALMEIDA, W. M. . Avaliação da municipalização do ensino fundamental e identificação de melhores práticas com base nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - Relatório Final. 2013
    • Nome do projeto: Metodologia de baixo custo para a avaliação de políticas públicas com foco no stakeholder (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDREWS, Christina W. .
      Descrição: O projeto visou o desenvolvimento de uma metodologia de baixo custo para avaliação de políticas públicas com foco no stakeholder. A tradição das organizações públicas no Brasil é realizar avaliações de suas políticas por meio de consultorias especializadas, Deste modo, apenas as políticas de grande porte, que contam com recursos financeiros substanciais, chegam a realizar avaliações. No entanto, muitas organizações públicas, em especial os municípios, formulam e implementam políticas públicas e necessitam de instrumentos que permitam a avaliação das mesmas, sem depender de consultorias externas. Além da limitação financeira, os métodos tradicionais de avaliação são apropriados apenas quando os resultados esperados já podem ser identificados, o que geralmente só é possível depois de vários anos desde a implementação. Para viabilizar a avaliação de políticas públicas de médio e pequeno porte, uma alternativa pode ser encontrada nas metodologias com foco no stakeholder (termo que se refere aos grupos ou indivíduos que são afetados direta ou indiretamente pela ação do Estado). Isso permite avaliar políticas públicas ainda na fase de implementação, além possibilitar a avaliação de seus efeitos secundários não esperados. A metodologia proposta será desenvolvida por meio da sistematização da literatura sobre metodologias de avaliação e do acompanhamento de um processo de avaliação realizado pela instituição parceira, tendo critérios de referência o baixo custo e a capacidade de adaptação a diversas áreas de políticas públicas.
    • Nome do projeto: Avaliação da municipalização do ensino fundamental e identificação de melhores práticas com base nos resultados do Índice da Educação Básica - IDEB. (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDREWS, Christina W. .
      Descrição: O projeto analisou os dados de desempenho das escolas fundamentais municipais de todo o Brasil com o objetivo de avaliar o processo de descentralização do ensino fundamental iniciado em 1997 e identificar melhores práticas educacionais e sociais desenvolvidas nos municípios. A partir da análise de regressões lineares simples em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB foi a variável dependente e a porcentagem de indivíduos pobres no município a variável independente, notou-se o forte impacto da pobreza no desempenho escolar; houve redução ao longo dos anos, mas o impacto permaneceu forte nas três ondas de dados (2005, 2007 e 2009). Uma análise de resíduos dessas regressões lineares simples foram identificados sete municípios com desempenho educacional acima do que o nível de pobreza previa. Na pesquisa de campo realizada nesses municípios, onde educadores e formuladores de políticas locais foram entrevistados, poucas práticas inovadoras foram identificadas. No entanto, observou-se um grande comprometimento dos docentes com suas funções, uma atenção especial aos alunos menos favorecidos e políticas locais de apoio às atividades dos docentes. Concluiu-se que a automotivação dos educadores era o principal fator explicativo para o bom desempenho da educação nesses municípios, corroborando as teses da Teoria da Autodeterminação (Ryan e Deci, 2000).
    • Nome do projeto: A ideia de solidariedade e as políticas sociais. (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDREWS, Christina W. .
      Descrição: O projeto estudo como o conceito/ideia de solidariedade tem sido utilizado nos últimos 20 anos nos debates acadêmicos sobre a elaboração de políticas públicas. A pesquisa investiga a hipótese que houve uma redução no emprego do conceito devido à crescente especialização da área, o que resultou na negligência da ideia de solidariedade que foi fundamental no desenvolvimento das políticas sociais.
    • Nome do projeto: Valores públicos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDREWS, Christina W. , DE VRIES, Michiel S. .
      Descrição: Partindo do conceito de ?valores públicos? (Bozeman, 2017), a pesquisa investiga dados do World Values Survey 2016 com o objetivo de avaliar o nível de valores públicos expressados por servidores públicos e pelo público em geral nos países do BRICS (Brasil, Rússia, India, China e Africa do Sul), EUA e Alemanha. Seguindo os argumentos de Bryson, Crosby & Bloomberg (2014), o estudo parte do pressuposto de que os valores valores facilitam a governança necessária para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que correspondem a um conjunto de metas a serem alcançadas pelos países signatários da Agenda 2020 das Nações Unidas. Dessa forma, os valores públicos podem servir como um indicador da capacidade dos países investigados em implementar os ODS.
    • Graduacao:
      • Curso: Engenharia Agronômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1979
    • Mestrado:
      • Curso: Administração
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Federação das Associações de Recuperação Florestal do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro (1989 - 1990 ).
    • Fundo Mundial Para a Natureza:
      • Tipo de vínculo: Outro (1990 - 1991 ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2003 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 1998 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • International Review of Administrative Sciences:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • World Development:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
    • Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Cadernos de Gestão Pública e Cidadania:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Cadernos de Gestão Pública e Cidadania:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • United States Department of Agriculture:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1992 - 1994 ).
        Outras informações: Técnica
    • Fundação Instituto de Administração:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • INTERNATIONAL REVIEW OF ADMINISTRATIVE SCIENCES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • PUBLIC ADMINISTRATION REVIEW:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).