Maria Patrícia Cândido Hetti
-
Resumo
-
Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2017). Professora Titular do Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Atualmente professora aposentada pelo IFSP-SP.
-
-
Livros publicados: 2
- LOURDES DE FÁTIMA BEZERRA CARRIL ; PRADO, H. M. ; ANJOS, R. S. A. ; HETTI, MARIA PATRÍCIA CÂNDIDO . Perdas e ressignificações dos usos do território na história do negro em Sorocaba-SP. São Paulo : Alameda Editorial, 2024 . 349p. ISBN: 9786559662036.
- GOMES, M. F. ; HETTI, M. P. C. . Práticas Formativas: experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Licenciatura em Geografia (2010-2012). : , 2013 . 177p. ISBN: 9788562628788.
-
Artigos completos publicados em periódicos: 2
- AMARAL, MÔNICA GUIMARÃES TEIXEIRA DO ; HETTI, MARIA PATRÍCIA CÂNDIDO . Reification and recognition in teenage years in the contemporary world: An interpretation based on a critical look at Axel Honneth's theses Educational Philosophy and Theory , v. 1 , p. 1 - 16 , 2019. ISSN: 00131857.
- HETTI, M. P. C. . Alusões Artísticos-Filosóficas em Cyro dos Anjos Cerrados (UnB. Impresso) , v. 14 , p. 65 - 76 , 2005. ISSN: 01043927.
-
Capítulos publicados: 5
- HETTI, MARIA PATRÍCIA CÂNDIDO . O AMANUENSE BELMIRO: POSSIBILIDADES DE ANÁLISES PARA O CONTEXTO DOS ANOS 1930 NO BRASIL. Perspectivas histórico-literárias - reflexões, convergências e possibilidades, v. 1, p. 55 - 78, 2024.
- HETTI, MARIA PATRÍCIA CÂNDIDO . A formação da coordenação pedagógica e a quesão étnico-racial na escola. Culturas Ancestrais e Contemporâneas na Escola: novas estratégias didáticas para a implementação da Lei 10.639/2003, v. 1, p. 275 - 280, 2018.
- HETTI, MARIA PATRÍCIA CÂNDIDO . Aulas Remotas: uma análise a partir de Adorno e Benjamin. Trilhando Horizontes: as relações entre Educação e Sociedade, v. 1, p. 178 - 193, 2021.
- HETTI, MARIA PATRÍCIA CÂNDIDO . Reconhecimento e representatividade: educação para as relações éticos- raciais. A Educação Pública em Santo André: histórias , práticas e reflexões de uma rede Municipal, v. 1, p. 99 - 103, 2022.
- LOURDES DE FÁTIMA BEZERRA CARRIL ; HETTI, MARIA PATRÍCIA CÂNDIDO . Reconhecimento e Modelos Políticos: análise sobre as propostas de Taylor e Honneth. Territorialidades afro-indígenas e lutas pelo reconhecimento, v. 1, p. 121 - 160, 2022.
-
Trabalhos em Anais: 1
- AMARAL, Monica G. T. ; HETTI, M. P. C. ; FLORINDO, A. C. ; MARTINS, R. . O multiculturalismo contemporâneo nas escolas: reconhecimento e afirmação de histórias e culturas urbanas negadas. In: 1.o Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa , 2015 , Lisboa. Livro de Atas do 1.o Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. : Leading Congressos, 2015.
-
Apresentações de Trabalho: 1
- HETTI, M. P. C. . Educação contra a lógica do Condomínio. 2019 (Outra)
-
Organização de eventos: 5
- HETTI, M. P. C. . Encontro de Professores de História da 8ª DE ? 1997. 1997 (Oitava Delegaia de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo)
- HETTI, M. P. C. ; Dion David Macedo ; Magda Adelaide Lombardo ; MEIRELLES FILHO, J. C. S. . Seminário de Turismo. 2001 (CEFETSP)
- HETTI, M. P. C. ; SIQUEIRA, T. ; GRACIANO, M. . Africanidades : belezas da África. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
- HETTI, M. P. C. ; OLIVEIRA, J. F. F. . Encontro com Sheila Walker - Filme e Lançamento de Livro. 2019 (IFSP)
- HETTI, M. P. C. ; OLIVEIRA, J. F. F. . Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
-
Projetos de Pesquisa: 8
-
Nome do projeto: Curso de Extensão: Juventude e Diversidade na Educação (2017
- 2017
Natureza: Extensao
Integrantes: HETTI, M. P. C. , CORTI, A. P. .
-
Nome do projeto: Ciclo de Oficina Deleuze (2018
- 2018
Natureza: Extensao
Integrantes: HETTI, M. P. C. , Andrea Monteiro Uglar .
-
Nome do projeto: Teoria Crítica e Educação (2018
- 2018
Natureza: Extensao
Integrantes: HETTI, M. P. C. .
-
Nome do projeto: Seminário Judith Butler (2019
- 2019
Natureza: Extensao
Integrantes: HETTI, M. P. C. , CORTI, A. P. , SILVA, H. E. M. , TEIXEIRA, J. M. , LEAL, A. C. , LIMA, L. F. .
Descrição: O seminário ?Leituras de Judith Butler? é uma introdução ao pensamento de uma das principais filósofas da atualidade e grande expoente da teoria queer. Objetiva discutir de maneira aprofundada os principais conceitos, metodologias e referências de Butler, convidando os participantes para uma leitura minuciosa de sua obra. As obras selecionadas passam pela teoria da assembleia, pelas teorizações acerca dos movimentos sociais e das alianças políticas, pela psicanálise queer, pela teoria da sujeição, pela ética do reconhecimento e da precariedade e pela teoria de gênero e performatividade. -
Nome do projeto: Educação e Sociedade: um debate contra a lógica do condomínio (2019
- 2019
Natureza: Extensao
Integrantes: HETTI, M. P. C. .
Descrição: O curso de extensão tem como objetivo proporcionar a análise sobre a questão da educação diante de novos temas que se apresentam na atual configuração social, bem como abarcar abordagens que incluam problemáticas específicas da cultura e das relações sociais na sociedade brasileira sob o ponto de vista de várias áreas do conhecimento. Assim, desejamos discutir e analisar novas abordagens articulando-as às demandas educacionais que se apresentam em nosso tempo, conduzindo os debates de forma ampla e diversificada no sentido de elucidar o mecanismo da lógica do condomínio. Torna-se necessário compreender sociedade no contexto atual e suas relações com o processo educativo, para compreender a construção dos sujeitos e de grupos sociais, tendo desdobramentos múltiplos e em diferentes escalas: no âmbito escolar, nas metodologias de ensino, nas relações de ensino-aprendizagem em sala de aula, na relação professor-aluno e nas relações interpessoais. -
Nome do projeto: Grupo de Estudos: Discussão e análise de textos fundamentais para a educação (2020
- 2020
Natureza: Extensao
Integrantes: HETTI, M. P. C. .
Descrição: Projeto de estudos de textos da área de educação com docentes das redes públicas municipal e estadual -
Nome do projeto: Educação e Exceção: riscos do novo normal (2020
- 2020
Natureza: Extensao
Integrantes: HETTI, M. P. C. .
Descrição: O objetivo do curso foi proporcionar um espaço de formação em torno de questões da atualidade, no contexto de uma Pandemia que vem reconfigurando a oferta educacional e sinalizando a possibilidade de produção de um ?novo? normal num futuro próximo. A conjuntura atual foi abordada a partir dos fundamentos das ciências humanas, com a retomada de conceitos essenciais tais como a natureza do próprio processo de educar e ensinar, eclipsada por uma racionalidade neoliberal e tecnicista crescente, cada vez mais enraizada na exterioridade das políticas educacionais e na interioridade das subjetividades humanas. -
Nome do projeto: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (2014
- 2014
Natureza: Ensino
Integrantes: HETTI, M. P. C. , BONETTI, M. C. .
-
Nome do projeto: Curso de Extensão: Juventude e Diversidade na Educação (2017
- 2017
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Filosofia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 1996
-
Curso: História
Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ano de conclusão: 1989
-
Curso: Filosofia
-
Mestrado:
-
Curso: Letras (Letras Clássicas)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2006
-
Curso: Letras (Letras Clássicas)
-
Doutorado:
-
Curso: Educação
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2017
-
Curso: Educação
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 3
-
Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (1999 -
2008
).
Outras informações: Professor de Ensino de 1º e 2º Graus
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (1999 -
2008
).
-
Secretaria Estdual da Educação de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (1990 -
1999
).
Outras informações: Professor de Ensino de 1º e 2º Graus
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (1990 -
1999
).
-
Instituto Federal de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 -
2021
).
Outras informações: Profa de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 -
2021
).
-
Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo: