Gisele Pretti Gerevini da Costa
-
Resumo
-
Mestra em Letras, na área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP (2018); graduada em Letras - Português/ Francês pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2009) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - Uninove (2015). Como professora-pesquisadora, atua na área de ensino de língua estrangeira, francês, evidenciando o desenvolvimento da aprendizagem ativa mediada pela interação com o outro e com o meio e potencializada por tecnologias digitais.
-
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- PRETTI, G.G. ; Ariane Goulet . 'Aujourd'hui, j'ai parlé en français'. Québec : AQEFLS - Association québécoise des enseignants de français langue seconde , 2012 (Ficha Pedagógica)
-
Apresentações de Trabalho: 13
- PRETTI, G.G. . Atelier - 'Tour d'ECA'. 2017 (Outra)
- PRETTI, G.G. . Atelier - 'Scène Ouverte'. 2017 (Outra)
- PRETTI, G.G. . Atelier - 'Photographie'. 2017 (Outra)
- PRETTI, G.G. . Interação oral, em FLE, potencializada pelas TIC junto a alunos adolescentes de um CEL da rede pública de Estado de São Paulo. 2017 (Comunicacao)
- PRETTI, G.G. . L'interACTION orale favorisée par les TIC auprès des apprenants d'un CEL de l´État de São Paulo. 2017 (Comunicacao)
- PRETTI, G.G. ; CORREA, M. I. S. ; SILVA, P. B. L. . Le développement des compétences orales en classe de FLE à l'aide des outils technologiques: une réflexion sur des tâches conçues en présentiel et virtuellement. 2017 (Outra)
- PRETTI, G.G. . Análise do desenvolvimento da expressão oral em francês, língua estrangeira, por meio da aprendizagem via aplicativos digitais. 2016 (Outra)
- PRETTI, G.G. . Greenwashing - Apprendre en chantant. 2016 (Outra)
- PRETTI, G.G. . A formação do professor para o uso de aplicativos do iPad visando o desenvolvimento da expressão oral em francês. 2016 (Comunicacao)
- PRETTI, G.G. . Roteiros pedagógicos: procedimentos metodológicos e práticas reflexivas para a elaboração de atividades de produção oral em francês com o uso de recursos digitais. 2016 (Comunicacao)
- ZANCHETTA JUNIOR, J. ; MAMEDE, Sílvia ; PRETTI, G.G. . Texto narrativo e texto expositivo na escola básica. 2009 (Comunicacao)
- PRETTI, G.G. ; ZANCHETTA JUNIOR, J. . Memória e construção social do discurso escolar sobre a mídia. 2008 (Comunicacao)
- PRETTI, G.G. ; ZANCHETTA JUNIOR, J. . Texto narrativo e texto expositivo na escola básica. 2009 (Comunicacao)
-
Projetos de Pesquisa: 3
-
Nome do projeto: Memória e Circulação de Gêneros Textuais Midiáticos na Escola Pública (2007
- 2009
Natureza: Pesquisa
Integrantes: PRETTI, G.G. , ZANCHETTA JUNIOR, J. , MAMEDE, Sílvia .
Descrição: Desenvolvimento de atividades pedagógicas com o uso de jornais junto a alunos do ensino fundamental II de uma escola pública da cidade de Assis, com o objetivo de analisar como estes adolescentes entendiam e se relacionavam com a mídia impressa e digital na escola e na comunidade. Resultados que colaboraram para a produção do livro: ZANCHETTA Jr., J.. Como usar a internet na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012. v. 1. 170p -
Nome do projeto: FLELIMM (2012
- 2013
Natureza: Outra
Integrantes: PRETTI, G.G. , COSTA, H. A. , PIETRAROIA, C. C. M. , CARVALHO, A. P. N. , Nathalie Lacelle , CARDOSO, L. C. C. .
Descrição: Enseigner le FLE avec les nouvelles technologies pour favoriser la littératie médiatique multimodale. -
Nome do projeto: Desenvolvimento da expressão oral, em FLE, potencializado pelas TIC. (2016
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: PRETTI, G.G. , COSTA, H. A. .
Descrição: Este projeto de pesquisa orienta-se pela investigação de como melhor desenvolver junto a alunos adolescentes de um CEL, Centro de Estudo de Línguas da rede pública, a produção oral em francês, língua estrangeira, visando a interação social, com propriedade e autonomia, por meio dos recursos disponibilizados pelas TIC.
-
Nome do projeto: Memória e Circulação de Gêneros Textuais Midiáticos na Escola Pública (2007
- 2009
-
Formação Acadêmica: 2
-
Graduacao:
-
Curso: Pedagogia
Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
Título: Práticas pedagógicas que desencantam e encantam alunos adolescentes de um Centro de Estudo de Línguas do Estado de São Paulo
Ano de conclusão: 2015
-
Curso: LETRAS - Português/ Francês
Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Leitura e Circulação de Textos Midiáticos por Alunos de Escolas Públicas
Ano de conclusão: 2009
-
Curso: Pedagogia
-
Mestrado:
-
Curso: Estudos Linguísticos Literários e Tradutológicos em Francês
Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
Ano de conclusão: 2018
-
Curso: Estudos Linguísticos Literários e Tradutológicos em Francês
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 4
-
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO:
- Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
-
Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2009
).
Outras informações: Estagiária do Laboratório de Línguas - projeto Teletandem Brasil.
Outras informações: Estagiária
-
Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2009
).
-
Universidade de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2016 -
2018
).
Outras informações: pesquisadora
-
Tipo de vínculo: Livre (2016 -
2018
).
-
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
-
Tipo de vínculo: Livre (2017 -
2017
).
Outras informações: No primeiro semestre de 2017, realizei o estágio supervisionado em docência, segunda etapa do PAE, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino,acompanhando a disciplina FLM0653-1 "Aquisição e Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira", ministrada pela Prof.ª Dr.ª Heloisa Albuquerque-Costa.
Outras informações: estagiária
-
Tipo de vínculo: Livre (2017 -
2017
).
-
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO: