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Carina Silva Fragozo

    • Doutoranda pelo Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP) desde 2013. Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e Graduada em Letras - Inglês pela mesma universidade (2007). Tem experiência no ensino de língua inglesa e trabalhou como especialista de projeto linguístico na empresa Google Brasil. Seus interesses de pesquisa são: aquisição de segunda língua, fonética e fonologia.

       

      Links:    

    • FRAGOZO, C. S. ; Brescancini, C. . A variação na interlíngua: o caso das palavras funcionais do inglês Linguagem & Ensino (online) , v. 16 , p. 155 - 182 , 2013. ISSN: 19832400.
    • FRAGOZO, C. S. ; MONAWAR, M.D.S. . English Teaching and Learning in Brazilian Regular Schools and Language Schools: A Study on Teachers? Beliefs Journal of Education and Learning , v. 1 , p. 82 - , 2012. ISSN: 19275269.
    • FRAGOZO, C. S. . Cultura e Sociolinguística no Ensino e na Aprendizagem de Língua Estrangeira Folio (Online): revista de letras , v. 3 , p. 151 - 167 , 2011. ISSN: 21764182.
    • FRAGOZO, C. S. . Benefits and challenges of teaching English in Brazilian regular schools Brazilian English Language Teaching Journal , v. 2 , p. 17 - 26 , 2011. ISSN: 21783640.
    • FRAGOZO, C. S. . Sobre a universalidade do grupo clítico como domínio de regras fonológicas e seu status na Hierarquia Prosódica Letrônica , v. 2 , p. 101 - 113 , 2009. ISSN: 19844301.
    • FRAGOZO, C. S. ; LAMPRECHT, Regina R. . O Ensino Explícito e Comunicativo de Pronúncia de LE: Caminhos para a Consciência Fonético-Fonológica Prâksis (FEEVALE) , v. 1 , p. 49 - 56 , 2009. ISSN: 18071112.
    • FRAGOZO, C. S. . Qual a melhor idade para aprender uma língua estrangeira? . Jornal A Semana , Alvorada, RS , 04 fev. 2011.
    • FRAGOZO, C. S. . On the Critical Period Hypothesis: Is the Earlier Always the Better? . Apirs Neesletter , Porto Alegre , 03 jul. 2009.
    • FRAGOZO, C. S. . Reflections on the Role of native Speakers of English . Apirs Neesletter , Porto Alegre , 01 out. 2008.
    • FRAGOZO, C. S. . Acquisition of Unstressed Vowels by Brazilian Speakers of English. In: EPIP4 4 th International Conference on English Pronunciation: Issues & Practices , 2015 , Praga. EPIP4 4 th International Conference on English Pronunciation: Issues & Practices - `Proceedings. : , 2015.
    • FRAGOZO, C. S. . Redução Vocálica por Falantes de Inglês como LE: Características Acústicas e Perceptuais. In: Seminário Internacional de Vogais (SIS Vogais) , 2011 , Porto Alegre. III SIS VOGAIS: LIVRO DE RESUMOS. Porto Alegre : UFRGS ? Instituto de Letras, 2011. p. 31 - 31.
    • FRAGOZO, C. S. . Acoustic and Perceptual Characteristics of Reduced Vowels Produced by Speakers of English as a Foreign Language. In: The 17th International Congress of Phonetic Sciences , 2011 , Hong Kong. Proceedings of the International Congress of Phonetic Sciences. Hong Kong : , 2011. p. 695 - 698.
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    • FRAGOZO, C. S. . English as an international language: a study of the case of Brazil. In: APIRS Convention , 2008 , Porto Alegre. Teaching Today, Touching Tomorrow. : , 2008.
    • FRAGOZO, C. S. . A Redução Vocálica em Palavras Funcionais Produzidas por Falantes de Inglês como Língua Estrangeira. In: IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação , 2009 , Porto Alegre. Anais da IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2009. p. 1064 - 1066.
    • FRAGOZO, C. S. . English as an International Language: a Study of the Case of Brazil. In: APIRS - Teaching Today, Touching Tomorrow. , 2008 , Porto Alegre. Proceedings of the 14th Annual Convention: Teaching Today, Touching Tomorrow. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2008. p. 105 - 120.
    • FRAGOZO, C. S. . A língua portuguesa e o contato linguístico no Brasil Colonial: crioulização ou variação linguística?. In: II SINAL - Seminário Integrado Nacional das Linguagens , 2009 , Porto Alegre. II SINAL - Linguagens: manifestação do social - Caderno de Resumos. : , 2009. p. 4 - 5.
    • FRAGOZO, C. S. . Haptic Rendering Techniques Supporting Material Removal. : , 2013 (Tradução)
    • FRAGOZO, C. S. ; CAMPOS, J. S. F. . Travel Guides: Making Videos in the English Class. Porto Alegre : EDIPUCRS , 2010 (Projeto/Atividade)
    • FRAGOZO, C. S. . The treatment with rothics and generalization obtained in two models of phonological therapy. : Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia , 2011 (Tradução)
    • FRAGOZO, C. S. . Acclimatization effect in speech recognition: evaluation without hearing aids. Barueri : Pró-Fono Revista de Atualização Científica , 2010 (Tradução)
    • FRAGOZO, C. S. . Intelligibility of phonological disorder assessed by three groups of judges. : Revista Pró-Fono , 2009 (Tradução)
  • Apresentações de Trabalho: 24
    • FRAGOZO, C. S. . A produção de videoaulas no YouTube. 2017 (Conferência)
    • FRAGOZO, C. S. . Aquisição fonológica do inglês como segunda língua. 2017 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . Aquisição da Regra de Nasalização do Português por Falantes Nativos de Inglês. 2017 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . Teaching EFL Pronunciation: Theory and Practice. 2016 (Conferência)
    • FRAGOZO, C. S. . Aquisição de uma regra fonológica do inglês por falantes do Português Braisleiro. 2016 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . English Phonetics and Phonology for Brazilians. 2016 (Conferência)
    • FRAGOZO, C. S. . English Pronunciation for Brazilians. 2015 (Conferência)
    • FRAGOZO, C. S. . Bug[s] ou Bug[z]: Assimilação de vozeamento do inglês por falantes brasileiros. 2016 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . O poder dos idiomas. 2015 (Conferência)
    • FRAGOZO, C. S. . Teaching & Learning English Online. 2015 (Conferência)
    • FRAGOZO, C. S. . Aquisição de vogais átonas por falantes de inglês como L2. 2015 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . Aquisição Fonológica de L2 e a Teoria Gerativa. 2015 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . Acquisition of Unstressed Vowels by Brazilian Speakers of English. 2015 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . Regular Schools X Language Schools: EFL teachers' beliefs and practices. 2014 (Conferência)
    • FRAGOZO, C. S. . Percepção e Produção do Schwa por falantes de inglês como L2. 2014 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . Percepção do Schwa por falantes de inglês como L2. 2014 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . Redução vocálica por falantes Brasileiros de Inglês como Língua Estrangeira. 2011 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . Redução vocálica por falantes de inglês como LE: características acústicas e perceptuais. 2011 (Simposio)
    • FRAGOZO, C. S. . Benefits and Challenges of Teaching English in Regular Schools. 2011 (Conferência)
    • FRAGOZO, C. S. . A redução vocálica em palavras funcionais produzidas por falantes de inglês como língua estrangeira. 2009 (Outra)
    • FRAGOZO, C. S. . A língua portuguesa e o contato linguístico no Brasil Colonial: crioulização ou variação linguística?. 2009 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. ; STANDER, L. . A instrução explícita e o ensino comunicativo de pronúncia na aula de LE: Teoria e Pesquisa.. 2009 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . As Funções do Inglês no Brasil: uma Análise Sociolingüística. 2008 (Comunicacao)
    • FRAGOZO, C. S. . English as an International Language: a Study of the Case of Brazil. 2008 (Conferência)
    • FRAGOZO, C. S. . Entrevista para Rádio Gazeta sobre o aprendizado da língua inglesa. 2015 Rádio Gazeta - AM
    • FRAGOZO, C. S. . Reportagem sobre produção de videoaulas - UOL Educação. 2016 Jornal
    • FRAGOZO, C. S. . Participação no programa 'Melhor pra Você' (Rede TV): Ensino de línguas no YouTube. 2016 Televisão
    • FRAGOZO, C. S. . Participação no Programa Conexão Futura. 2016 Televisão
    • FRAGOZO, C. S. . Capa da revista Appai Educar. 2017 Revista Appai Educar
    • FRAGOZO, C. S. . Reportagem sobre canais educacionais - Gazeta do Povo. 2016 Jornal
    • Nome do projeto: A redução vocálica em palavras funcionais produzidas por falantes brasileiros de inglês como língua estrangeira (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRAGOZO, C. S. .
      Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de redução vocálica em palavras funcionais produzidas por falantes de inglês como língua estrangeira (LE). Tomamos como ponto de partida os trabalhos de Watkins (2001), que analisou a redução vocálica por falantes de inglês como LE, e de Marusso (2003), que investigou a redução vocálica por falantes nativos de inglês e de português. A partir dessas duas pesquisas, este trabalho propõe-se a avaliar tanto fatores linguísticos quanto extralinguísticos que possam condicionar a redução vocálica em palavras funcionais, à luz da interface entre Sociolinguística e Aquisição de LE. Além disso, este estudo busca propiciar uma reflexão a respeito das informações provenientes da verificação perceptual em comparação às da verificação acústica. A amostra é composta por dezesseis falantes de inglês como LE do sexo feminino, divididas em quatro grupos: falantes de nível intermediário, falantes de nível avançado, professoras de curso de inglês e docentes universitárias, atuantes em cursos de Letras (Inglês e Português/Inglês). A coleta dos dados foi realizada por meio de um instrumento composto de sessenta frases afirmativas contendo as palavras funcionais at, for, from, of e to. Os dados foram verificados perceptual e acusticamente e, em seguida, receberam tratamento estatístico oferecido pelo programa Goldvarb-X. A análise estatística revelou que, em ambas as verificações (perceptual e acústica), a vogal fonológica da palavra funcional teve influência sobre a redução vocálica, sendo /u/, que corresponde à preposição to, a maior favorecedora à aplicação da redução. Além disso, a redução foi favorecida em palavras funcionais seguidas por sílabas com acento primário e por palavras com acento frasal forte, o que demonstra a importância do contexto prosódico para o fenômeno em questão. Por fim, a produção que mais favoreceu a percepção das vogais como reduzidas foi o apagamento, seguido do schwa e das vogais [U] e [E]. Em ambas as verificações, a redução vocálica foi favorecida por informantes com experiência em país falante de inglês e que iniciaram a aprendizagem antes dos 13 anos de idade. Além disso, na verificação acústica, a redução foi favorecida pelas docentes universitárias mais jovens e pelas informantes de nível avançado mais jovens. Através da condução da análise por informante, identificaram-se ainda como fatores linguísticos relevantes para a redução vocálica a velocidade de produção das informantes, controlada através da duração de cada frase, e o registro de fala.
    • Nome do projeto: Aquisição Fonológica de Segunda Língua (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRAGOZO, C. S. .
      Descrição: Nesta pesquisa analiso a aquisição do inglês por falantes brasileiros através da investigação de três fenômenos fonológicos: a retração de acento, que ocorre de maneira muito semelhante no inglês e no português; a assimilação de vozeamento, que existe em ambas as línguas, mas de maneira diferente; e a relação entre sílaba e acento, que é totalmente diferente nas duas línguas. Através da análise desses fenômenos, busca-se compreender se é mais fácil adquirir uma regra igual, uma regra semelhante ou, ainda, remarcar um parâmetro existente na língua materna.
    • FRAGOZO, C. S. . Parecer para artigo Greener Journals (Nigéria). 2013 - Parecer
    • FRAGOZO, C. S. . Parecer para artigo BELT Journal. 2014 - Parecer
    • FRAGOZO, C. S. . Parecer para artigo BELT journal. 2015 - Parecer
    • FRAGOZO, C. S. . Parecer para artigo BELT Journal. 2011 - Parecer
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
        Título: English as an international language: a study of the case of Brazil
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística e Letras
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Be Wise Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de inglês
    • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Quatrum English Schools:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Instituto de Educação São Francisco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professora (Ensino Médio)
    • Centro de Formação Profissional São Francisco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de Ensino Técnico
    • Cultura Inglesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professora
    • Brazilian English Language Teaching Journal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Instituto de Idiomas Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professora
    • Google Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).