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Doglas Morais Lubarino

    • É mestrando no programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade de São Paulo-USP. Atualmente realiza um intercâmbio acadêmico, como parte integrante de sua pesquisa de mestrado, na Université de Bourgogne, França, sob supervisão do Prof. Dr. Daniel Russo. Foi graduando em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, U E. Lorena, onde residiu na condição de pré-Noviço (seminarista) até o final do primeiro semestre de 2011. Possui graduação em História (2008) e Pedagogia (2011). Atualmente participa do Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais (LATHIMM-USP). É membro da Sociedad Española de Estudios Medievales (SEEM). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval e História das Imagens Medievais atuando principalmente nos seguintes temas: Sacramentologia Eucarística, Gótico tardio, retábulo, iconografia, liturgia.

       

      Links:    

    • LUBARINO, Doglas Morais . A iconografia da 'Missa de São Gregório' na retabilística valenciana: devoção e realismo eucarístico no final do século XV. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM) , 2015 , Londrina. CADERNO DE RESUMOS do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem. : , 2015.
    • LUBARINO, Doglas Morais . O Juízo Final e a Missa de São Gregório (MASP 428P): recepção de uma pintura tardo-medieval no Museu de Arte de São Paulo. In: X Encontro Internacional dos Estudos Medievais (X EIEM) - Diálogos Ibero-Americanos, ABREM, Universidade de Brasília- UnB , 2013 , Brasília. Atas do X Encontro Internacional de Estudos Medievais (EIEM) da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) Diálogos Ibero-americanos. Brasília: ABREM/PEM-UnB. : , 2013. p. 289 - 295.
    • LUBARINO, Doglas Morais . A Pintura em seu Lugar: Um estudo sobre os retábulos valencianos do final do século XV. In: IV Encontro Internacional A Imagem Medieval: História e Teoria , 2013 , São Paulo. IV Encontro Internacional A Imagem Medieval: História e Teoria. : , 2013.
    • LUBARINO, Doglas Morais . O paradigma de 'Iudas-Iudei': Judas Iscariotes como uma representação do judeu no Juízo Final e a Missa de São Gregório (MASP 428P). In: 1º Simpósio Internacional da ABHR , 2013 , São Paulo. Anais do 1º Simpósio Sudeste da ABHR / 1º Simpósio Internacional da ABHR Diversidades e (in)tolerâncias religiosas. : , 2013. p. 1249 - 1260.
    • LUBARINO, Doglas Morais . O paradigma de 'Iudas-Iudei': Judas Iscariotes como uma representação do judeu no Juízo Final e a Missa de São Gregório (MASP 428P). In: 1º Simpósio Internacional da ABHR , 2013 , São Paulo. Caderno de Programação e Resumos do 1º Simpósio Internacional da ABHR. : , . p. 249 - .
    • LUBARINO, Doglas Morais . O Juízo Final e a Missa de São Gregório (MASP 428P): recepção de uma pintura tardo-medieval no Museu de Arte de São Paulo. In: X Encontro Internacional dos Estudos Medievais (X EIEM) - Diálogos Ibero-Americanos , 2013 , Brasília. Caderno de Resumos do X Encontro Internacional de Estudos Medievais (EIEM) da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) Diálogos Ibero-americanos. : , 2013.
    • LUBARINO, Doglas Morais . Realismo Eucarístico e o Mistério da Paixão: Análise da iconografia da Missa de São Gregório em uma pintura retabular (MASP 428P). In: XIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e V Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da UNESP Assis/ Franca - Imagens e Textos: Interpretações sobre a Antiguidade e o Medievo , 2013 , . Imagens e Textos: Interpretações sobre a Antiguidade e o Medievo. : , 2013.
    • LUBARINO, Doglas Morais . A iconografia da 'Missa de São Gregório' na retabilística valenciana: devoção e realismo eucarístico no final do século XV. 2015 (Comunicacao)
    • LUBARINO, Doglas Morais . Arte do Renascimento no MASP. 2014 (Conferência)
    • LUBARINO, Doglas Morais . A pintura em seu lugar: Um estudo sobre os retábulos valencianos do final do século XV. 2013 (Comunicacao)
    • LUBARINO, Doglas Morais . O paradigma de 'Iudas-Iudei': Judas Iscariotes como uma representação do judeu no Juízo Final e a Missa de São Gregório (MASP 428P). 2013 (Comunicacao)
    • LUBARINO, Doglas Morais . Realismo Eucarístico e o Mistério da Paixão: Análise da iconografia da Missa de São Gregório em uma pintura retabular (MASP 428P). 2013 (Comunicacao)
    • LUBARINO, Doglas Morais . O Juízo Final e a Missa de São Gregório (MASP 428P): recepção de uma pintura tardo-medieval no Museu de Arte de São Paulo. 2013 (Comunicacao)
    • LUBARINO, Doglas Morais . O Juízo Final e a Missa de São Gregório (Masp 428p): arte e doutrina eucarística em Valência no século XV. 2012 (Comunicacao)
    • LUBARINO, Doglas Morais . Resgate Cultural da praça central de Mogi Mirim. 2007 (Conferência)
    • LUBARINO, Doglas Morais . IV Encontro A Imagem Medieval: História e Teoria. 2013 (Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais - Lathimm-USP)
  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: "O Juízo Final e a Missa de São Gregório" (MASP 428P): Estrutura Retabular e Eucaristia no Final da Idade Média (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LUBARINO, Doglas Morais , PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: Ainda pouco conhecida e estudada a pintura retabular O Juízo Final e a Missa de São Gregório é uma das raras obras tardo-medievais existentes no Brasil, fazendo parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Esta obra foi produzida em Valência para ser o painel central de uma abadia na Borgonha, França. Apesar da excelente oportunidade de estudos que ela apresenta para os historiadores da arte medieval, ela não foi até agora objeto de pesquisas detalhadas. É nosso objetivo, portanto, analisar tal peça, atentando-nos particularmente aos diversos elementos que nela remetem ao sacramento eucarístico. Para atender nosso objetivo, propomos uma análise da obra comparando-a com outras pinturas retabulares da região de Valência e Borgonha, não só no que se concerne ao seu conteúdo iconográfico, mas igualmente em suas caraterísticas formais. Realizaremos também uma revisão da documentação desta obra, a fim de traçar seu percurso desde seu lugar de produção até sua chegada ao MASP. Com base nesses dados, analisaremos as relações de seu suporte a estrutura retabular em seus aspectos performativos no seio da liturgia eucarística medieval. E, assim, investigaremos como esse painel se relaciona com o processo de afirmação do realismo eucarístico no contexto no qual a imagem foi produzida e exposta no final da Idade Média
    • Nome do projeto: "Le Jugement Dernier et la Messe de Saint Grégoire" (MASP 428P) : Le Parcours d'une peinture de retable à la fin du Moyen Âge (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LUBARINO, Doglas Morais , PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: Encore peu connue et étudiée, la peinture de retable connue sous le titre Le Jugement Dernier et la Messe de Saint Grégoire est l'une des rares oeuvres tardo-médiévales existantes au Brésil, faisant actuellement partie du fond du Musée d'Art de São Paulo (MASP). D'après des informations avancées par le Musée, cette peinture fut réalisée à la fin du XVème siècle, à Valence, en Espagne, pour être le panneau central d'un retable dans une abbaye de Bourgogne, en France. Le principal but de notre projet est de chercher à établir avec plus d'assurance cette provenance, bien comme les circonstances de cette commande ce qui n'a jamais été fait auparavant et aussi d'analyser sa place dans la Bourgogne de la fin du XVème siècle. Pour cela, nous proposons de faire des recherches in loco dans la région de Bourgogne, et plus spécifiquement dans la ville de Dijon (la principale ville de la région), sous la supervision du Prof. Daniel Russo, spécialiste en Histoire de l'art médiéval bourguignonne, et professeur à l'Université de Bourgogne. Nous avons organisé notre recherche selon trois axes : la recherche, dans des archives bourguignonnes, de documents relatifs à cette peinture, tout comme sur les échanges artistiques entre ces deux régions (Valence et Bourgogne) à la fin du XVème siècle ; la lecture de bibliographie spécifique à propos des rapports entre Valence et la Bourgogne et à propos de la peinture de retable qui se trouve dans des bibliothèques de Dijon ; et la réalisation d analyses comparatives (iconographiques et stylistiques) entre la peinture du MASP et d'autres peintures d'origine valencienne de même époque encore trouvées en Bourgogne (et aussi, de manière plus général, avec d'autres peintures de retable bourguignonnes)
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Centro Universitário Salesiano São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Centro Universitário Salesiano São Paulo
        Título: História da Educação: Uma breve análise sobre instrução e infância no período medieval
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Centro Universitário UNIFEOB
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2012 ).
        Outras informações: Professor
    • Museu Municipal de Jacutinga:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Consultor técnico
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Mestrando
    • Université de Bourgogne:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Estágio de Pesquisa (BEPE) realizado no Laboratoire Archéologie, Terre, Histoire et Sociétés (ARTeHIS UMR 6298), sob supervisão do Prof. Dr. Daniel Russo
        Outras informações: Intercâmbio científico