Não autenticado |

Denise Silva Paes Landim

    • Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo (2015) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2020). Atualmente é professora adjunta do curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui experiência em ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira, atuando nos seguintes temas: letramentos, letramentos críticos, formação de professores de línguas, decolonialidade e agência docente. É membro do grupo de pesquisa CNPq "Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia". É membro do Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins (GESTO), do grupo de pesquisa Letramentos em Inglês: Língua, Literatura e Cultura (LINC) e do grupo de pesquisa Letramentos, Gêneros e Ensino (LEGEN).

       

      Links:    

    • Novos letramentos, multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras
    • Lingua estrangeira e educação
    • LANDIM, D. S. P. . O desenvolvimento de agência na formação docente em línguas: desafios e possibilidades ​. São Paulo : Pimenta Cultural, 2022 . 310p. ISBN: 9786559395231.
    • LANDIM, D. S. P. . ?Ler-se lendo ?A Hora da Estrela?: reflexividade e letramento crítico de alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Papeis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem UFMS , v. 22 , p. 109 - 134 , 2018. ISSN: 24481165.
    • LANDIM, D. S. P. . Articulando letramentos sociais e escolares no Inglês da EJA EntreLetras (Online) , v. 9 , p. 514 - 541 , 2018. ISSN: 21793948.
    • LANDIM, D. S. P. ; ONO, F. T. P. . Tecnologias digitais, letramentos e colaboração na formação de professores REVISTA X , v. 2 , p. http://ojs.c3sl - , 2013. ISSN: 19800614.
    • LANDIM, D. S. P. ; OLIVEIRA, A.C.T. . A relação entre agência e emoções de professores de língua inglesa em formação como ruptura decolonial. Linguística Aplicada na contemporaneidade: práticas decoloniais,letramentos críticos e discurso no ensino de línguas, v. 1, p. 44 - 67, 2023.
    • LANDIM, D. S. P. . Challenges and possibilites for the development of English teachers' agency in the north of Brazil. Multicultural Discourses in Turbulent Times, v. 1, p. 259 - 272, 2021.
    • LANDIM, D. S. P. . Agência de professores de línguas sob a ótica dos novos letramentos. LINGUAGENS EM TEMPOS INÉDITOS: DESAFIOS PRAXIOLÓGICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS, v. 1, p. 99 - 119, 2021.
    • LANDIM, D. S. P. . CHALLENGES AND POSSIBILITIES FOR THE DEVELOPMENT OF ENGLISH TEACHERS? AGENCY IN THE NORTH OF BRAZIL. In: 7th Conference on Multicultural Discourses , 2021 , Cluj-Napoca. Multicultural Discourses in a Turbulent World. : , 2020.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • LANDIM, D. S. P. ; MONTEIRO, R. G. ; MEDEIROS, D. P. ; TAVARES, J. F. . Selfie: volume único (EM). São Paulo : FTD , 2017 (Livro didático)
    • LANDIM, D. S. P. ; RESENDE,L. A.S. ; GASPARINI, E. N. . Aplicação da parte oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS). 2023 (Assessoria)
    • ONO, F. T. P. ; LANDIM, D. S. P. . Comitê científico do I Seminário Nacional de Ensino de Línguas e Formação de Professores do Centro Oeste. 2017 (Consultoria)
    • LANDIM, D. S. P. . Agência de professores de línguas: desafios e possibilidades. 2022 (Conferência)
    • LANDIM, D. S. P. ; FURLAN, C. K. . Agência de professores de línguas sob a ótica dos novos letramentos. 2022 (Outra)
    • LANDIM, D. S. P. ; ALENCAR, E.B.A. ; LEITE, João de Deus ; CRUZ, J. M. S. . Práticas de articulação entre Línguas e Literaturas. 2022 (Outra)
    • LANDIM, D. S. P. . Can the teacher act? Agência na educação de professores de língua inglesa. 2018 (Comunicacao)
    • LANDIM, D. S. P. . Da reflexão à ação: agência na formação de professores de línguas. 2019 (Comunicacao)
    • LANDIM, D. S. P. . Ensinar e aprender inglês por meio de textos e contextos: uma introdução às perspectivas dos letramentos.. 2015 (Conferência)
    • LANDIM, D. S. P. . Critical literacies for action in language teaching: how meaningful is learning now?. 2016 (Congresso)
    • LANDIM, D. S. P. . Letramentos na sociedade contemporânea: diversidades e alteridades no ensino e aprendizagem de LEM entre alunos de EJA. 2013 (Comunicacao)
    • LANDIM, D. S. P. . Letramentos sociais e escolares refletidos no inglês da EJA. 2015 (Comunicacao)
    • LANDIM, D. S. P. . O Inglês da EJA para a vida. 2015 (Comunicacao)
    • JUCA, L. ; NASCIMENTO, A. K. ; LANDIM, D. S. P. ; IFA, S. . The Education of Brazilian Teachers of English as an Additional Language; challenges and possibilities for social mobility. 2014 (Comunicacao)
    • LANDIM, D. S. P. ; JUCA, L. ; ONO, F. ; PARDO, F. . Das Salas de Aula para um Mundo Transnacional. 2013 (Comunicacao)
    • LANDIM, D. S. P. ; CURY, L. ; ONO, F. ; DAL PIAN, L. F. ; SANTOS, V. ; SPAGNOL, R. ; BIALER, M. . Mediação Tecnológica em Espaços Educativos. 2012 (Simposio)
    • LANDIM, D. S. P. . Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa na EJA: novos letramentos e multiletramentos. 2013 (Comunicacao)
    • MONTEMOR, W. ; Menezes de Souza ; LANDIM, D. S. P. . III Encontro Nacional Developing New Literacies In Cross-Cultural Contexts. 2011 (Universidade de São Paulo, University of Manitoba)
    • MONTEMOR, W. ; Menezes de Souza ; LANDIM, D. S. P. ; JUCA, L. ; MARTINEZ, J. ; FERRARI, L. ; FORTES, L. ; REIS, E. . V Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • Menezes de Souza ; MONTEMOR, W. ; LANDIM, D. S. P. ; FORTES, L. ; NASCIMENTO, A. K. ; FERRARI, L. ; REIS, E. ; ARAUJO, A. . VI Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • MONTEMOR, W. ; Menezes de Souza ; LANDIM, D. S. P. ; JUCA, L. ; MARTINEZ, J. Z. ; ADAMI, G. ; ROCHA, S. ; NASCIMENTO, G. ; ARAUJO, A. ; NASCIMENTO, A. K. ; COTRIM, A. ; MATTOS, A. ; AMORIM, C. ; FERRAZ, D. ; REIS, E. ; PARDO, F. ; DEL'OLLIO, F. ; PINHEIRO, J. ; FORTES, L. ; FERRARI, L. . The 5th International Conference on Multicultural Discourses. 2016 (Universidade de São Paulo, Zhejiang University, Hangzhou Normal University)
    • LANDIM, D. S. P. ; MOR, W. M. ; SOUZA, L. M. T. M. ; JUCA, L. ; NASCIMENTO, A. K. ; PARDO, F. ; REIS, E. ; ARAUJO, A. ; FORTES, L. ; FERRARI, L. . II Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • MONTEMOR, W. ; Menezes de Souza ; LANDIM, D. S. P. ; NASCIMENTO, A. K. ; REIS, E. ; JUCA, L. ; SAITO, R. ; FORTES, L. ; FERRARI, L. . III Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • MONTEMOR, W. ; SOUZA, L. M. T. M. ; LANDIM, D. S. P. ; NASCIMENTO, A. K. ; JUCA, L. ; FERRARI, L. . IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo II - Os Estudos de Letramentos e o Contexto Brasileiro: Expandindo Interpretações. 2019 (USP)
    • LANDIM, D. S. P. ; MOR, W. M. ; Menezes de Souza . X Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo II - Problematizando o decolonial. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • LANDIM, D. S. P. ; LEITE, João de Deus ; ALMEIDA, Letícia . II Seminário Integrado de Estágios Supervisionados Curriculares em Línguas e Literaturas (SIESCLL). 2021 (Universidade Federal do Norte do Tocantins)
    • LANDIM, D. S. P. ; ALENCAR, E.B.A. ; LEITE, João de Deus ; CRUZ, J. M. S. . Lives do Projeto Alvorecer. 2022 (Universidade Federal do Norte do Tocantins)
    • MONTEMOR, W. ; Menezes de Souza ; MARTINEZ, J. Z. ; JUCA, L. ; ARAUJO, A. ; REIS, E. ; LANDIM, D. S. P. ; NASCIMENTO, A. K. ; COTRIM, A. ; ADAMI, G. ; PARDO, F. ; FERRARI, L. ; FORTES, L. . I Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • LANDIM, D. S. P. ; ONO, F. . Linguagem e Tecnologia: Novas Epistemologias, Construção de Significados e Colaboração na Formação de Professores. 2013 (Universidade Estadual de Mato Grossso do Sul e Brasil-Canada Knowledge Exchange)
    • RODRIGUES, L. A. D. ; MORETTI, L. ; GARCIA, B. R. V. ; LANDIM, D. S. P. ; Alves, J. G. ; RIOS, F. ; SOUSA, R. M. R. Q. ; MOTTA, T. F. . Teaching English to Young Learners. 2012 (FAFE-USP e SME-SP)
    • LANDIM, D. S. P. ; MATEUS, A. M. L. . Indo além do abstract: English and academic life. 2017 (I Ciclo de Diálogos e Divulgação de Ensino, Pesquisa e Extensão - UFT)
    • LANDIM, D. S. P. . Novos letramentos e o ensino de língua estrangeira. 2012 (Material digitall)
    • LANDIM, D. S. P. ; DONINI, L. ; ALMEIDA, M. . Sequência Didática - Língua Inglesa 7º ano (1º trimestre). 2012 (Caderno de orientações)
    • MONTEIRO, R. G. ; MEDEIROS, D. P. ; TAVARES, J. F. ; LANDIM, D. S. P. . Selfie. 2017 (Livro didático)
    • Nome do projeto: English workshops for High School students (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LANDIM, D. S. P. .
      Descrição: Projeto Piloto de oficinas de contraturno em língua inglesa ministradas por licenciandos em Letras-Inglês da Universidade Federal do Tocantins (Campus Araguaína) oferecidas aos estudantes de escolas públicas da cidade de Araguaína e Santa Fé do Araguaia.
    • Nome do projeto: Perspectivas críticas no ensino de língua inglesa (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LANDIM, D. S. P. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como finalidade a investigação de práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa levando em conta seu status de língua internacional no mundo globalizado da contemporaneidade e as perspectivas críticas de ensino de línguas, dentre elas as do letramento crítico (JANKS, 2010; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2013; DUBOC, 2012; JORDÃO, 2014) e a dos estudos de decolonialidade (WALSH; MIGNOLO, 2018; MIGNOLO, 2017; QUIJANO, 2005) Diante disso, este projeto de pesquisa traça como OBJETIVO GERAL: - Fomentar a construção e a análise de práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa baseadas em perspectivas críticas e docoloniais no mundo globalizado contemporâneo. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Formação de uma comunidade de prática colaborativa para a discussão e análise de textos das áreas mencionadas; - Articulação teoria e prática para uma melhor reflexão sobre as especificidades da profissão docente; - Desenvolvimento de uma práxis pedagógica que fomente uma formação de professores alicerçada em uma perspectiva emancipatória e agentiva nos tempos atuais.
    • Nome do projeto: Cante sua aldeia e serás universal: linguagem, identidade e contexto local (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LANDIM, D. S. P. , ALENCAR, E.B.A. , LEITE, João de Deus , CRUZ, J. M. S. .
      Descrição: O Projeto integra o Programa Alvorecer, da UFNT, nos campos do ensino de Língua Inglesa, de Literatura tocantinense e de Sintaxe da Língua Portuguesa. O ponto de articulação entre essas áreas é o campo da linguagem em suas diversas manifestações. O projeto promove maior inclusão social e transformação do lugar de nossos alunos por meio da aprendizagem de línguas e de conhecimento sobre o contexto em que vivemos, além de incluir os professores no processo de pesquisa e de criação. Podemos tentar mudar uma situação de exclusão a partir do conceito de sustentabilidade, ou seja, fornecendo aos alunos de graduação e de pós-graduação, bem como aos professores de educação básica os subsídios para ampliar suas visões de mundo e adquirir autonomia no uso da linguagem para construir seus saberes. O potencial de sustentabilidade é trazer o contexto local como elemento de motivação e de aprendizagem interagindo com outras áreas de conhecimento. Trata-se de um projeto interdisciplinar, pois transita e busca aprendizagem em várias outras áreas do currículo das escolas e da Universidade. Quanto à relação do projeto com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, este projeto busca, por meio da linguagem e de seu potencial de transformação da realidade, colaborar para a sustentabilidade, a preservação e o cuidado com o meio ambiente. Pensaremos estas questões no âmbito do nosso próprio contexto que é da Amazônia Legal, no nosso Estado, tematizando os lugares que nos são familiares e que buscaremos divulgar respeitando a principal dimensão da ODS4, que é assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
    • Nome do projeto: Inglês na UFNT: Let's learn together! (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LANDIM, D. S. P. , ALENCAR, E.B.A. .
      Descrição: Conjunto de oficinas de língua inglesa ministrado pelos alunos de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e suas Literaturas III e IV a estudantes de escolas públicas de Araguaína-TO e região.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos Perspectivas Críticas no Ensino de Língua Inglesa (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LANDIM, D. S. P. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como finalidade a investigação de práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa levando em conta seu status de língua internacional no mundo globalizado da contemporaneidade e as perspectivas críticas de ensino de línguas, dentre elas as do letramento crítico (JANKS, 2010; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2013; DUBOC, 2012; JORDÃO, 2014) e a dos estudos de decolonialidade (WALSH; MIGNOLO, 2018; MIGNOLO, 2017; QUIJANO, 2005) Diante disso, este projeto de pesquisa traça como OBJETIVO GERAL: - Fomentar a construção e a análise de práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa baseadas em perspectivas críticas e docoloniais no mundo globalizado contemporâneo. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Formação de uma comunidade de prática colaborativa para a discussão e análise de textos das áreas mencionadas; - Articulação teoria e prática para uma melhor reflexão sobre as especificidades da profissão docente; - Desenvolvimento de uma práxis pedagógica que fomente uma formação de professores alicerçada em uma perspectiva emancipatória e agentiva nos tempos atuais.
    • MARTINS, M. J. ; ARAUJO, A. ; LANDIM, D. S. P. . Parecerista de capítulo da obra 'Linguagens e Interseccionalidade'. 2022 - Parecer ad hoc
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português / Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Cultura Escolar na Perspectiva de Alunos da Escola Pública
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • CEL LEP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Cultural Norte Americano:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de língua inglesa
    • Yázigi Internexus:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de língua inglesa
    • Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Além de ministrar aulas aos estudantes de EFII e EM, atuei na produção de um caderno de orientações didáticas (7º ano do EFII) destinado aos professores da Associação Cultura Franciscana (ACF).
        Outras informações: Professora de língua inglesa EF II e EM
    • Escola Ágora:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professora de língua inglesa EF II
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Participei do Projeto Teaching English to Young Learners, parceira entre a Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP (FAFE-USP) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), que ofereceu oficinas teórico-práticas aos professores de língua inglesa da rede municipal da cidade de São Paulo durante a implementação desta disciplina nas escolas de EFI.
        Outras informações: Professora formadora
    • Universidade Federal do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2022 ).
        Outras informações: Professora Adjunta
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • REVISTA X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Universidade Federal do Norte do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - 2022 ).
        Outras informações: Professora Adjunta
    • Universidade Federal de São João Del-Rei:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professora Adjunta