Não autenticado |

Mauro Luiz Rovai

    • Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado em Sociologia, todos pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágios pós-doutorais em Lisboa (2006) e Paris (2012 e 2015) - com bolsas da FAPESP -, e Paris (2018). Durante o mês de novembro de 2010 esteve em Valencia, Espanha, com bolsa da Fundación Carolina. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Social e aspectos da "subjetividade" contemporânea, Sociologia do Cinema e Audiovisual (Arte, Técnica e Política).

       

      Links:    

    • Sociologia e Cinema
    • Arte, Cultura e Teoria social
    • ROVAI, MAURO LUIZ ; PAIVA, R. ; HAROCHE, C. . A condição vulnerável: a perda do sentimento de existir. São Paulo : Editora Unifesp, 2023 . 168p. ISBN: 9786556321684.
    • ROVAI, M. L. ; FERNANDES, M.F.L ; LANDINI, T. S. . Civilização. Sentidos e paradoxos. São Paulo : Fap-Unifesp, 2014 . 232p. ISBN: 9788561673840.
    • ROVAI, M. L. . Imagem, Tempo e Movimento.. São Paulo : Associação Editorial Humanitas e FAPESP, 2005 . 358p. ISBN: 8598292591.
    • ROVAI, M. L. . Os saberes de si. São Paulo : Annablume : Fapesp, 2001 . 230p. ISBN: 8574191884.
    • ROVAI, MAURO LUIZ . Endless Exile-Alain Resnais?s The War Is Over Social Sciences-Basel , v. 13 , p. 53 - , 2024. ISSN: 20760760.
    • ROVAI, MAURO ; NASCIMENTO, NAYARA BAIOCHI DO . VIVER E MORRER EM SAN JUNIPERO REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA , v. 13 , p. 1 - 23 , 2023. ISSN: 22383875.
    • ROVAI, MAURO LUIZ . A figuração do sagrado em España heroica: um excurso sociológico Sociologias (UFRGS) , v. 25 , p. e-soc123973 - 1-24 , 2023. ISSN: 18070337.
    • ROVAI, MAURO LUIZ . Notas acerca do exílio natural em Álvaro de Campos Exilium: Revista de estudos da contemporaneidade , v. 1 , p. 139 - 160 , 2022. ISSN: 26756188.
    • ROVAI, M. L. ; PAIVA, R. . Não morte, pensamento e vida em 'O filho de Saul' Novos Estudos. CEBRAP , v. 40 , p. 175 - 191 , 2021. ISSN: 01013300.
    • ROVAI, M. L. ; Sarti, C. A. ; Baumgarten, J. M. . Fios sem Ariadne: teias tecidas por palavras e imagens REVISTA LIMIAR , v. 7 , p. 251 - 277 , 2020. ISSN: 2318423X.
    • ROVAI, MAURO LUIZ . MANHÃ CINZENTA: SOCIOLOGIA E CINEMA / Gray morning: sociology and cinema arte e ensaios , v. 26 , p. 347 - 359 , 2020. ISSN: 24483338.
    • ROVAI, M. L. . Glosa sociológica sobre o filme A Revolução de Maio REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA , v. 6 , p. 220 - 239 , 2018. ISSN: 23178507.
    • ROVAI, M. L. . Formas de manifestação do passado em filmes de Alain Resnais: aproximações sociológicas REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE) , v. 33 , p. 1 - 15 , 2018. ISSN: 18069053.
    • ROVAI, M. L. . Misère au Borinage. Breves notas sobre as relações entre sociologia e cinema no filme de Henri Storck e Joris Ivens Baleia na Rede (UNESP. Marília) , v. 1 , p. 76 - 89 , 2014. ISSN: 18088473.
    • ROVAI, M. L. . A legião de Viramundos e o que carece de solução JAHRBUCH FUR GESCHICHTE LATEINAMERIKAS (1998) / ANUARIO DE HISTORIA DE AMÉRICA LATINA , v. 50 , p. 353 - 373 , 2013. ISSN: 14384752.
    • ROVAI, M. L. . Itinerários sociológicos no filme Divina Comédia de Manoel de Oliveira Tempo Brasileiro , v. 1 , p. 125 - 136 , 2014. ISSN: 01028782.
    • ROVAI, M. L. . Labirintos da memória em Porto da minha infância Tempo Brasileiro , v. 184 , p. 231 - 246 , 2011. ISSN: 01028782.
    • ROVAI, M. L. . Imagem e técnica como itinerários das ciências sociais: considerações sobre o cinema de Leni Riefenstahl REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (IMPRESSO) , v. 24 , p. 95 - 103 , 2009. ISSN: 01026909.
    • ROVAI, M. L. . De Outubros não encenados Aurora (PUCSP. Online) , v. 1 , p. 44 - 58 , 2009. ISSN: 19826672.
    • ROVAI, M. L. . O olhar da Górgona em Um filme falado. Tempo Brasileiro , v. 1 , p. 131 - 139 , 2008. ISSN: 01028782.
    • ROVAI, M. L. . Riefenstahl e Oliveira. Do inferno das imagens às imagens do degredo Sociologia (Lisboa) , v. 51 , p. 11 - 27 , 2006. ISSN: 08736529.
    • ROVAI, M. L. . O círculo não é redondo: notas a partir do filme (Comentário) Intercivitas (São Paulo) , v. 1 , p. 7 - 7 , 2002. ISSN: 1677356X.
    • ROVAI, M. L. . Imagem e informação no conflito civilizacional (Comentário) Intercivitas (São Paulo) , v. 1 , p. 7 - 7 , 2002. ISSN: 1677356X.
    • ROVAI, M. L. ; PAIVA, R. . Dos heróis americanos (Comentário) Intercivitas (São Paulo) , v. 1 , p. 6 - 6 , 2003. ISSN: 1677356X.
    • ROVAI, M. L. ; PAIVA, R. . A publicidade da guerra e a questão do esclarecimento (Comentário) Intercivitas (São Paulo) , v. 1 , p. 6 - 7 , 2003. ISSN: 1677356X.
    • ROVAI, M. L. ; PAIVA, R. . Dos dilemas modernos Relações Humanas , v. 1 , p. 57 - 65 , 2005. ISSN: 01029835.
    • ROVAI, M. L. . Das sensações sem causa ou ?sê plural como o universo? Estudos Acadêmicos Unibero , v. 1 , p. 63 - 72 , 1996. ISSN: 14143577.
    • ROVAI, M. L. . Uma perspectiva sociológica da imagem como produto cultural Estudos Acadêmicos Unibero , v. 1 , p. 17 - 30 , 2000. ISSN: 14143577.
    • ROVAI, M. L. . Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl Plural (USP) , v. 1 , p. 131 - 154 , 2003. ISSN: 01046721.
    • ROVAI, M. L. . Apontamentos sobre violência e audiovisual. Estudo de Sociologia e Cinema. Que histórias desejamos contar?, v. 1, p. 120 - 127, 2018.
    • ROVAI, M. L. . Sociologia, Cinema e Literatura: traços da subjetividade contemporânea.. Teatro, cinema e literatura: confluências, v. , p. 139 - 156, 2014.
    • ROVAI, M. L. . Memória e esquecimento no filme Diário de uma Busca. Imagem e exílio: cinema e arte na América, v. 1, p. 211 - 225, 2015.
    • ROVAI, M. L. . Belle toujours: conversas à mesa e civilização em Manoel de Oliveira. Texto e tela: Ensaios sobre literatura e cinema, v. 1, p. 217 - 226, 2014.
    • ROVAI, M. L. . Non ou a vã glória de mandar, filme de Manoel de Olivera. Civilização. Sentidos e paradoxos, v. 01, p. 211 - 225, 2014.
    • ROVAI, M. L. . Lindonéia ou as trilhas da memória em dois curtas brasileiros. Ciências Sociais em diálogo 2: Sociedades e suas imagens, v. 1, p. 31 - 46, 2014.
    • ROVAI, M. L. . Cinema Novo. Barren lives / Vidas secas. A Nelson Pereira dos Santos film. Directory of World Cinema: Brazil, v. 1, p. 64 - 66, 2013.
    • ROVAI, M. L. . O Banal e o Horror: Presságios do implacável em A Caça. Manoel de Oliveira: Novas Perspectivas sobre sua Obra, v. 01, p. 81 - 102, 2013.
    • ROVAI, M. L. . Dois Percursos da Memória em Viagem ao Princípio do Mundo. Olhares: Manoel de Oliveira., v. 01, p. 83 - 91, 2010.
    • ROVAI, M. L. . Time and Memory. An oblique look at Journey to the beginning of the world and A talking picture. On Manoel de Oliveira, v. 02, p. 122 - 141, 2008.
    • ROVAI, M. L. . O adiamento e o movimento desconforme em Alvaro de Campos,. Trajectos. Revista de Comunicação, Cultura e Educação, v. 4, p. 39 - 50, 2004.
    • ROVAI, M. L. . O Douro, A Caça e o Espelho de Alice. Estudos de Cinema. Socine. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. I, p. 23 - 31, 2007.
    • ROVAI, M. L. . Um filme falado. A história e o mediterrâneo na obra de Manoel de Oliveira . Le monde diplomatique. Brasil. Ano 10, nº. 112, p. 39 (2016) , São Paulo , 01 nov. 2017.
    • ROVAI, M. L. . Notas sobre o esquecimento em dois filmes de Alain Resnais. In: Socine , 2017 , São Paulo. Convergências no / do cinema. : , 2017. p. 784 - 790.
    • ROVAI, M. L. . Futuros imaginados em A guerra acabou, de Alain Resnais. In: XIX Encontro da SOCINE , 2016 , Campinas. Cinemas em rede. XIX Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Anais de Textos completos. São Paulo : SOCINE, 2015. p. 225 - 231.
    • ROVAI, M. L. . Lindonéia (ou as trilhas da memória em dois curtas brasileiros). In: Workshop de Pesquisa do CIES-ISCTE , 2006 , Lisboa. CIES e-Working Papers. Lisboa : , 2006. p. 1 - 12.
    • ROVAI, M. L. . Tempo e movimento: o corpo no cinema de Leni Riefenstahl. In: VIII Encontro SOCINE , 2004 , Recife - PE. Comunicações (Resumos) - VIII Encontro SOCINE. Recife - PE : , 2004.
    • ROVAI, M. L. . Sociologia e Cinema: Reflexões Sobre o Gesto e o Rosto na Tela. In: XXIX Encontro anual da ANPOCS , 2005 , Caxambu-MG. Anais do XXIX Encontro anual da ANPOCS. São Paulo : , 2005.
    • ROVAI, M. L. . A grande solução sociológica - por Álvaro de Campos, ?theorista social?. In: XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia , 2003 , Campinas - SP. XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Campinas - SP : Publicação Eletrônica -SBS, 2003. p. 1 - 19.
    • ROVAI, M. L. . Excurso sobre "Um filme falado" de Manoel de Oliveira. In: Colóquio Sonho e Razão no Mundo Ibérico , 2007 , São Paulo. Sonho e Razão no Mundo Ibérico. São Paulo : Ed. da Unifesp e Instituto Cervantes, 2007. p. 9 - 9.
    • ROVAI, M. L. . O Douro, A Caça e a doença do tempo. In: XI Encontro Internacional SOCINE , 2006 , Ouro Preto - MG. XI Encontro Internacional SOCINE. Ouro Preto : , 2006.
    • ROVAI, M. L. . A noção de civilização em Non - ou a vã glória de mandar, filme de Manoel de Oliveira. In: X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais , 2009 , Braga - Portugal. X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: Livro de Resumos. Braga - Portugal : Ed. da Universidade do Minho, 2009. p. 431 - 431.
    • ROVAI, M. L. . An Essay on Manoel de Oliveira. In: First ISA Forum of Sociology - Sociological Research and Public Debate , 2008 , Barcelona - Espanha. First Forum of Sociology: Conference abstracts. San Diego - CA - USA : Sociological Abstracts, 2008. p. 190 - 190.
    • ROVAI, M. L. . Aventuras: Manoel de Oliveira e as ruínas do tempo. In: XI Encontro Internacional SOCINE , 2007 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: XI Encontro Internacional SOCINE. Rio de Janeiro : , 2007. p. 18 - 18.
    • ROVAI, M. L. . Lindonéia o i percorsi della memória in due cortometraggi brasiliani. SanBenedetto del Tronto Itália : Fondazione Libero Bizzarri - Ano II. Gennaio-Giugno 2007 , 2007 (Libero. La rivista del documentario - Revista eletrônica)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad-hoc Fapesp. 2021 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad-hoc Fapesp. 2022 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Revista Doc-online. 2020 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc FAPESP. 2020 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Caderno Eletrônico de Ciências Sociais. 2019 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Revista Sociologias. 2018 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2018 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Revista Doc-online. 2019 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc FAPESP. 2019 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc FAPESP. 2019 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc FAPESP. 2019 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Revista Doc online. 2017 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Revista Doc-online. 2018 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc FAPESP. 2018 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Revista Arquivos em movimento (EEFD - UFRJ). 2016 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Revista Estudos de Sociologia (UNESP/FCLAr). 2016 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc FAPESP. 2017 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad-hoc Revista Digital de Cinema documentário. 2016 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc da Revista Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. 2015 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Revista Sociologia, Problemas e Práticas. 2015 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc Revista Tempo Social. 2014 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc FAPESP. 2016 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc FAPESP. 2015 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc (CNPq - Pibiq). 2015 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc (CAPES). 2015 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc - FAPESP. 2014 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc - FAPESP. 2013 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc - CNPq (PIBIC). 2014 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc - CNPq (PIBIC). 2013 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc - CAPES. 2014 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc - CAPES. 2012 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc - FAPESP. 2012 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc - CNPQ / PIBIC. 2012 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc - FAPESP. 2011 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista Ad hoc - FAPESP. 2010 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista ad hoc FAPESP. 2009 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista ad hoc - FAPESP. 2008 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Parecerista ad hoc - SciELO Brasil. 2008 (Parecer)
    • ROVAI, M. L. . Arte e distopia: a Sociologia da Cultura em tempos difíceis (Mesa Redonda). 2019 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Cinema e Sociedade - Mesa Redonda. 2019 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Sobre o filme Manhã Cinzenta - Mesa redonda de encerramento. 2019 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Noites e Neblinas. 2019 (Seminário)
    • ROVAI, M. L. . Dos junhos de 2013. 2018 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . The film as a ?warning device?. Sociological notes. 2018 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Sociologia e Cinema. Excurso metodológico sobre o trabalho com alguns filmes de Alain Resnais. 2017 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Breves notas sobre a noção de filme como ?dispositivo de alerta?. 2017 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Sobre o filme A guerra acabou (Alain Resnais). 2017 (Outra)
    • ROVAI, M. L. . Breves apontamentos sobre violência e audiovisual. 2017 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Mesa Redonda Cinema e Sociedade. 2017 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Dos junhos de 2013. Apontamentos. 2017 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Memória, imaginário, Alain Resnais. Estudos de Sociologia e Cinema. 2016 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Notas sobre o tempo e o esquecimento em dois filmes de Alain Resnais. 2016 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . A sociological and aesthetical essay on Hiroshima mon amour. 2016 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Considerações sobre a civilização em Um filme falado, de Manoel de Oliveira. 2016 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Miséria e Solidariedade em 'Borinage': estudos de Sociologia e Cinema. 2013 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Misére au Borinage: Possíveis Relações Entre Cinema e Sociologia. 2013 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Belle toujours: table conversations and civilization in Manoel de Oliveira's work. 2012 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Itinerários sociológicos no filme A Divina Comédia (1991). 2012 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Conversas à mesa e civilização em Manoel de Oliveira. 2011 (Comunicacao)
    • ROVAI, M. L. . O que tem ?passado? na rede. Imagem, arte e novas tecnologias. 2011 (Comunicacao)
    • ROVAI, M. L. . Civilização e natureza em La caza e A caça. 2011 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Arte e política nos filmes A Revolução de Maio e Rojo y Negro.. 2011 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . As representações do movimento em Riefenstahl, Oliveira e Antonioni. Um estudo de sociologia e cinema. 2005 (Seminário)
    • ROVAI, M. L. . Universidade em crise e 15 filhos. 2006 (Seminário)
    • ROVAI, M. L. . Memória e Tempo em Álvaro de Campos. 1991 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . A imagem como produto cultural. 1995 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Os saberes de si. Memória, Violência e Identidade. 1995 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Contribuição à discussão sobre a realidade virtual. 1998 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Imagens do Brasil: O arcaico e o moderno. 1999 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . A cidade e suas questões. 2000 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . O "ser" brasileiro no registro dos intelectuais. 2000 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . O filme O Triunfo da Vontade da Vontade de Leni Riefenstahl. 2001 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . A concepção estética do fascismo. 2001 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . A visão de Dieter Prokop sobre o produto cultural. 2001 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . A concepção estética do fascismo. 2002 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Democracia e Segurança na América Latina. 2002 (Outra)
    • ROVAI, M. L. . Conhecimento e Barbárie. 2002 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Imagem e informação no conflito civilizacional entre o ocidente e o mundo islâmico. 2002 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Arte, Técnica e Política: o Cinema nos anos 30. 2002 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Sonho de felicidade e barbárie no III Reich. 2003 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Imagem e relações internacionais. 2003 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Metodologia da análise de imagens em movimento. 2003 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . A política como espetáculo. 2003 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Informação e entretenimento. 2003 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Ciência e ficção. Breve relato sociológico sobre a objetividade da imagem. 2004 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Burocracia, política e o desencantamento do mundo. 2004 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Racionalização econômica e ética religiosa. 2005 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . As imagens e a construção do fato no mundo contemporâneo. 2005 (Conferência)
    • ROVAI, M. L. . Riefenstahl a Oliveira: Do Inferno das Imagens às Imagens do Degredo. 2002 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . O adiamento e o movimento desconforme em Álvaro de Campos, ?poeta sociólogo? e ?theorista social?. 2003 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Tempo e movimento. O corpo no cinema de Leni Riefenstahl. 2004 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . A memória na era da mistura imagem, informação, entretenimento - ou reflexões após 60 anos de Auschwitz.. 2005 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. . Sociologia e Cinema: reflexões sobre o gesto e o rosto na tela.. 2005 (Congresso)
    • ROVAI, M. L. ; MENEZES, P. R. A. ; Peixote, Clarice ; ROCHA, A. L. ; CHAIA, Miguel . Sessão de vídeo - Cinema e Revolução. 2007 (ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais)
    • ROVAI, M. L. ; Ferreira, C. O. ; Sales, M. . Cinemas em português. Relações, aproximações. 2010 (SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual)
    • ROVAI, M. L. . III Colóquio de Humanas. 2011 (UNIFESP)
    • ROVAI, M. L. ; SILVA, A. J. ; ALTMANN, E. ; Villas Bôas, Glaucia . Sessões de vídeo do XV Congresso Brasileiro de Sociologia. 2011 (Sociedade Brasileira de Sociologia)
    • ROVAI, M. L. ; SILVA, A. J. . GT Sociologia e Imagem (XV Congresso Brasileiro de Sociologia). 2011 (SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia)
    • ROVAI, M. L. ; NEMI, A. L. L. ; RUIZ, R. . III Sonho e Razão no Mundo Ibérico. 2011 (Universidade Federal de São Paulo e Instituto Cervantes)
    • ROVAI, M. L. ; Sarti, C. A. . Mesa 4 - Configuraciones del Dolor (no âmbito do V Seminario Políticas de la Memoria. Arte y Memoria, Miradas sobre el Pasado Reciente). 2012 (Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti)
    • MATOS, Y. A. F. ; MATOS, O. C. F. ; ROVAI, M. L. . Imagem e exílio no cinema da América Latina. 2013 (Unifesp - Universidade federal de São Paulo)
    • ROVAI, M. L. ; SILVA, A. J. . GT Sociologia e Imagem - XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. 2013 (SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia)
    • SILVA, A. J. ; ROVAI, M. L. . GT - Sociologia e Imagem XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. 2015 (Congresso da SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia)
    • MENEZES, P. R. A. ; DUMARESQ, D. ; ROVAI, M. L. . ST - Cinema e Ciências Sociais: aportes metodológicos (XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). 2014 (XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE)
    • MENEZES, P. R. A. ; DUMARESQ, D. ; ROVAI, M. L. . ST - Cinema e Ciências Sociais: aportes metodológicos (XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). 2015 (XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE)
    • ROVAI, M. L. ; FREIRE, M. C. S. ; REYNA, C. F. P. . Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos. 2017 (XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual SOCINE)
    • ROVAI, M. L. ; FREIRE, M. C. S. ; REYNA, C. F. P. . Seminário Temático Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológico. 2016 (XX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual SOCINE.)
    • MENEZES, P. R. A. ; ROSSI, T. C. ; ROVAI, M. L. . Fórum FR3 Questões de método: problemas e desafios do trabalho com imagem nas Ciências Sociais. 2017 (41º Encontro Anual da ANPOCS)
    • ROVAI, M. L. . Mesa Redonda Sociologia da cultura em tempos incertos. 2022 (Anpocs - 46o Encontro)
    • ROVAI, M. L. ; ROSSI, T. C. . Comitê de Pesquisa 05 (CP 05) Sociologia e Imagem. 2023 (SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia)
    • SANCHEZ-BIOSCA, V. ; TRANCHE, R. R. ; ROVAI, M. L. . Conferência Espacios sagrados, usos profanos. 2023 (Unifesp)
    • SANCHEZ-BIOSCA, V. ; TRANCHE, R. R. ; ROVAI, M. L. . Workshop sobre o filme España heroica (1938).. 2023 (Unifesp)
    • ROVAI, M. L. ; CARVALHO, N. S. ; HIRANO, L. F. K. ; SILVA, C. M. . Ciências Sociais e Cinema. Perspectivas teóricas e metodológicas no estudo de filmes e de trajetórias. 2023 (Anpocs - 47o Encontro)
    • ROVAI, M. L. ; NEMI, A. L. L. ; RUIZ, R. . IV Colóquio Sonho e Razão no Mundo Ibérico. 2012 (Núcleo de Estudos Ibéricos da Unifesp e Instituto Cervantes)
    • ROVAI, M. L. . Filosofia e Arte, Sociologia e Cinema. Considerações sobre o Trágico. 2008 (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)
    • ROVAI, M. L. . Sociologia e Cinema I. O cinema italiano do pós-guerra. 2008 (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)
    • ROVAI, M. L. ; NASCIMENTO, N. B. . Sociologia e Amor. 2013 (Unifesp - Universidade federal de São Paulo)
    • ROVAI, M. L. . Estudos de Sociologia e Cinema: questões metodológicas. 2015 (Unifesp)
    • ROVAI, M. L. ; PAIVA, R. ; FAR, A. E. ; TEIXEIRA, A. L. F. . Diálogos entre Ciências Humanas e Literatura. 2018 (Unifesp - Universidade Federal de São Paulo)
    • ROVAI, M. L. . Introdução à linguagem cinematográfica. 1994 (Faculdades Integradas Senador Fláquer de Santo André)
    • ROVAI, M. L. . Ética, Cidadania e Sociedade.. 2001 (Metropolitano de São Paulo e Escola Superior de Administração e Negócios)
    • ROVAI, M. L. . Ética, Cidadania e Sociedade.. 2001 (Escola Superior de Administração e Negócios)
    • ROVAI, M. L. ; PAIVA, R. ; FAR, A. E. ; TEIXEIRA, A. L. F. ; PAIXAO, A. ; JARDIM, F. ; SILVA, P. . Diálogos entre Literatura e Ciências Humanas: Literatura e exílio. 2021 (Cátedra Edward Said - Unifesp)
    • ROVAI, M. L. ; Sarti, C. A. ; Baumgarten, J. M. . Jornada Sociologia e imagem 2021. 2021 (Unifesp)
    • ROVAI, M. L. ; PAIVA, R. ; FAR, A. E. ; TEIXEIRA, A. L. F. ; PAIXAO, A. ; JARDIM, F. ; SILVA, P. . Diálogos entre Literatura e Ciências Humanas: Literatura e exílio. 2021 (Cátedra Edward Said - Unifesp)
    • ROVAI, M. L. . Programa de movilidade de profesores - Universidad de Valencia. 2010
    • ROVAI, M. L. . Relatório de Pesquisa - Bolsa no Exterior. 2012
    • ROVAI, M. L. . Afastamento internacional. 2018
    • ROVAI, M. L. . XIX ISA World Congress of Sociology. 2018
    • ROVAI, M. L. . Relatório de Pesquisa - Bolsa no Exterior. 2015
    • Nome do projeto: As Representações do Movimento nos Filmes de Riefenstahl, Oliveira e Antonioni. Um Estudo de Sociologia e Cinema. (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
      Descrição: Este projeto pretende investigar a relação entre imagem, cinema e guerra, arte e tecnologia, informação e entretenimento, tomando, para isso, três filmes que, desdobrados como ?objetos privilegiados? de análise, possam oferecer subsídios para a compreensão de algumas conseqüências de se viver numa sociedade em que o ?universo artificial?, visível, caracterizado pela imagem (Jameson, 1995), tornou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea. Esses filmes são as duas partes de OLYMPIA (1938), da cineasta Leni Riefenstahl, O DESERTO vermelho (1964) de Michelangelo Antonioni e VIAGEM ao princípio do mundo (2000) de Manoel de Oliveira. O intuito é perscrutar, no campo da análise sociológica, a maneira de filmar de Riefenstahl, cineasta afeita aos planos grandiosos e à transformação de objetos, construções e atos cotidianos em acontecimentos espetaculares, para, em seguida, contrapô-la à maneira de lidar com a linguagem cinematográfica de Antonioni e Oliveira, cineastas que apostaram na quebra das ligações sensório-motoras da imagem-movimento, comprometendo, assim, a vocação para a estetização do acontecimento, cujo ápice se dá com a diretora alemã, a predileta de Hitler.
    • Nome do projeto: As representações do movimento em Oliveira e Antonioni. (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
      Descrição: Projeto apresentado como parte dos requisitos necessários para aprovação em Concurso Público na Unifesp, para o cargo de Professor Adjunto. Este projeto pretende investigar a relação entre imagem, cinema e guerra, arte e tecnologia, informação e entretenimento, tomando, para isso, os filmes dos cineastas Manoel de Oliveira e Michelangelo Antonioni como ?objetos privilegiados? de análise. Pretende-se, a partir dos filmes, apontar algumas das conseqüências de se viver em uma sociedade em que o ?universo artificial?, visível, caracterizado pela imagem, tornou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea. Esta pesquisa desdobra investigação anterior, que incluía o filme OLYMPIA (1938), da cineasta Leni Riefenstahl, e que deverá ser concluída no primeiro semestre de 2009.
    • Nome do projeto: Da revolução e dos costumes. Imagens sobre o 25 de Abril em Portugal (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
    • Nome do projeto: Arte, Técnica e Política. As relações entre cinema e sociedade. (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
      Descrição: Levantamento de material bibliográfico e filmográfico sobre dois períodos do Cinema Espanhol: produção cinematográfica dos "dois lados" durante a Guerra civil Espanhola (1936 - 1939); 2. produção dos Noticiários-Documentários (No-Do's) até 1946.
    • Nome do projeto: Corpo e Violência. Formas de expressão da dor (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. , Baumgarten, J. M. , Sarti, C. A. .
      Descrição: Projeto financiado pelo Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Processo nº 400401/2010-0. Tem como objetivo principal estudar a dor associada à violência, por meio da análise de suas formas de expressão. Pensa-se o corpo, a dor e o sofrimento inscritos numa eordem social e cultural, o que remete à reflexão sobre o lugar do sujeito no mundo, problematizando como se fala e se representa a dor, em suas diversas linguagens. Discute-se o lugar da vítima e as linguagens pelas quais as experiências de dor se expressam, articulando subjetividade e contexto social, de modo a buscar o que permite falar ou o que faz silenciar; o que se torna visível e o que fica na sombra. Procura-se compreender o que as diferentes formas de expressão da dor da violência nos permitem dizer das formas contemporâneas da sociabilidade. Tendo em vista que o fenômeno estudado, a dor da violência, configura uma experiência de trauma, que não pode ser inteiramente assimilada no momento em que ocorreu, focaliza-se a análise nas linguagens pelas quais essa experiência pode se expressar. Como referência social e histórica, considera-se o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), articulando estratégias metodológicas, a saber: a) análise de textos literários que relatam esta experiência, aliada a entrevistas com os autores, discutindo o sentido do testemunho e da escritura como linguagem que permite falar da dor da violência; b) análise de filmes sobre o período, destacando as especificidades das formas de expressão cinematográfica; c) análise das representações visuais das vítimas da ditadura militar no Brasil, sobretudo na fotografia brasileira, considerando formas específicas da memória visual. Este estudo alia-se, assim, ao esforço coletivo de memória, compreensão e elaboração do período da ditadura militar no país, em curso na sociedade brasileira atual.
    • Nome do projeto: As representações do movimento em Manoel de Oliveira (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
    • Nome do projeto: FAP-UNIFESP-CINEMATECA BRASILEIRA (Univercine) (2010 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
      Descrição: Desde março de 2010 a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Cinemateca Brasileira realizam uma sessão fixa, no terceiro sábado de cada mês, às 14h00, que privilegia a exibição de filmes brasileiros constantes do acervo da Cinemateca. Todas as sessões contam com o apoio da Fundação de Apoio à UNIFESP (FAP) e são seguidas de debate. Os debatedores são professores dos cursos de Ciências Humanas da universidade ou convidados. O projeto teve duas bolsas de Iniciação científica em 2010 e três em 2012.
    • Nome do projeto: Da ordem civilizacional na obra de Manoel de Oliveira. Estudos de Sociologia e Cinema (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
      Descrição: O objetivo desta investigação é construir uma temática de fundo sociológico na obra do cineasta português Manoel de Oliveira por meio da articulação entre alguns elementos estéticos do cinema, como o uso da câmera (planos fixos, enquadramentos), a presença da música, de sons e dos diálogos, da luz etc. e determinadas cenas, recorrentes em muitos de seus filmes, que envolvem os encontros e diálogos que ocorrem durante 1. as refeições ou em situações relacionadas com a mesa ou com a sociabilidade às refeições (à mesa ou não) ou 2. os deslocamentos em diferentes meios de transporte. Pretende-se mostrar ?como? tais elementos estéticos elaboram, em certo recorte da obra de Oliveira, uma perspectiva sobre a ordem civilizacional, muito particularmente, a europeia. O principal cuidado metodológico é a análise dos filmes, destacando, sempre que possível, as sequências em que há pronunciada suspensão temporal no correr da trama, como as acima mencionadas.
    • Nome do projeto: Do devir inumano do humano. Uma sociologia do ?inatual? na obra de Alain Resnais (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
      Descrição: O objetivo desta investigação é construir uma temática de fundo sociológico na obra do cineasta francês Alain Resnais (1922 - 2014), de modo a estabelecer, por meio de três de seus filmes - Noite e neblina (1955), Hiroshima mon amour (1959) e A guerra acabou (1965) - uma interconexão entre, de um lado, os aspectos normalmente vistos como mais afeitos à discussão social e política nos filmes do diretor e, de outro, os processos de subjetivação, que serão caracterizados, durante a pesquisa, pelo modo como as personagens (sobre)vivem em um mundo que passou pela experiência de ?aniquilação". A abordagem metodológica principal é a análise "interna" dos filmes, dando especial ênfase aos elementos expressivos do cinema, como o uso da câmera, a presença de música, diálogos e vozes, gestos etc. A hipótese de fundo é que as obras selecionadas podem nos oferecer, ao final da pesquisa, a possibilidade de construirmos uma espécie de tríptico no qual estejam esboçados traços, marcas e sinais da subjetividade contemporânea.
    • Nome do projeto: Análise sociológica do filme La loi du marché - O valor de um homem (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
      Descrição: O estudo tem por foco analisar o filme La loi du marché (França, 2015, dirigido por Stéphane Brizet), lançado no Brasil em 2016 com o título O Valor de um Homem. Pretende-se apontar como no filme estão construídas ? encenadas ? as relações sociais que envolvem a personagem principal e a especificidade que a expressão lei do mercado ? presente no título original ? ganha no filme.
    • Nome do projeto: Sonhos de guerra e de paz em España heroica. Estudos de sociologia e cinema (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
      Descrição: A proposta deste texto é analisar o filme España heroica (1938). Pretende-se explorar o filme e, ao longo da pesquisa, produzir três artigos. O primeiro, discutindo alguns aspectos que a noção de sagrado assume na trama, dentre eles, aqueles relacionados à exclusão de parte da população da participação política. O segundo, problematizando a maneira como aparecem construídas a importância da disciplina e a figura da mulher (tais elementos, no universo do filme, ajudam a mostrar uma Espanha ideal). O terceiro, abordando o sonho de uma Espanha harmônica e unida por meio do estudo de como aparece encenada a noção de trabalho no bloco final do filme. Em termos metodológicos, as principais referências serão Pierre Francastel e Pierre Sorlin, autores que, embora orientados por diferentes registros teóricos, convergem em um ponto fundamental, a preocupação de fundo, presente na obra de ambos, com a forma como a obra está organizada internamente, tomando a construção fílmica como produtor de um conjunto de informações próprias sobre a sociedade, às quais o sociólogo busca compreender.
    • Nome do projeto: O filme como "dispositivo de alerta" (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
      Descrição: Esta investigação discute a ideia do filme como dispositivo de alerta (expressão utilizada por Jean Cayrol a respeito de Noite e Neblina, 1956, e que no projeto será trabalhada como traço característico possível de ser problematizado em várias outras produções). As análises são realizadas a partir de uma dupla exigência: teórica, mobilizando autores e conceitos; e estética, dando atenção aos elementos expressivos presentes nos filmes. O objetivo é investigar como estão construídos, nos filmes analisados, os aspectos sociais e políticos a eles associados. A hipótese geral é a de que é possível discutir aspectos do mundo contemporâneo por meio da ênfase, muito particular, na maneira como as lembranças e as formas de lidar com o passado estão construídas nos filmes ? e, para tanto, estes serão tomados como ?dispositivos de alerta?. A abordagem metodológica privilegiada é a que trabalha com o visionamento dos filmes, valorizando, consequentemente, seus elementos expressivos. O projeto foi concebido para ter duração alargada, contemplando a análise de séries distintas de produtos audiovisuais (sobretudo, filmes e séries).
    • Nome do projeto: Arte, técnica y política: Las Relaciones entre el Cine y la Sociedad (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. .
      Descrição: Bolsa de 1 mês na Espanha, Universidade de Valencia, para levantamento de material sobre cinema espanhol (particularmente durante o período entre 1936 - 1939).
    • Nome do projeto: Dos ?movimentos? do tempo em Antonioni, Zurlini e Visconti (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROVAI, M. L. , MATOS, O. C. F. .
      Descrição: A presente investigação faz parte do projeto desenvolvido no âmbito do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Humanidades e Artes (IEA ? USP), intitulado Aceleração do Tempo e Pós-Democracia: Violência e Comunicação, coordenado pela Profa. Dra. Olgária Matos. Pretende-se aprofundar a temática relacionada ao tempo e ao movimento, investigada em projetos anteriores, destacando três filmes de três cineastas italianos: Deserto vermelho de Michelangelo Antonioni (Il deserto rosso, 1965); A primeira noite de tranqüilidade de Valerio Zurlini (La prima notte di quiete, 1972) e Violência e paixão de Luchino Visconti (Gruppo di famiglia in un interno,1974). A seleção de filmes e diretores não tem o intuito de delimitar historicamente um período, mas de servir de base para a discussão sobre a ?aceleração do tempo?, motivo precípuo desse projeto. O aspecto norteador para a escolha dos filmes foi, justamente, o aspecto peculiar como neles aparece instaurada a dimensão temporal para se aproximar do problema do ?desajuste? ante as exigências do mundo moderno. A importância da escolha de tais filmes se justifica precisamente pela abordagem referida ao desajuste. Em o Deserto vermelho, por exemplo, ele é visto pelo prisma da inadequação da personagem principal; em A primeira noite de tranqüilidade, o desajuste é tomado como ?condição?, o não-adequado como ?estilo?; em Violência e paixão, ele, o desajuste, aparece como a lente pela qual personagem percebe a separação entre ?estilo de vida? e o ?dinheiro?. Assim, não é o ano de produção ou o cineasta que pode nos dar a pista desta investigação, mas a temática do ?desajuste?, pois é por ela que é possível não apenas identificar, mas também relacionar as peculiaridades de como em cada obra a dimensão do tempo e do movimento é construída. Ao fim e ao cabo, o objetivo desta pesquisa será construir uma temática de fundo sociológico por meio das obras dos três cineastas articulando três dimensões: a teórica, sobre a noção de tempo; a estética, dando atenção a alguns elementos estéticos do cinema; e a epistemológica, observando, com cuidado, como trabalhar com a imagem (ou as imagens do cinema) na pesquisa social. Nossa hipótese é que os filmes em tela, em conjunto, elaboram uma perspectiva diferente a respeito do tempo e do movimento, e configuram uma espécie de prisma pelo qual se pode observar a ?ordem civilizacional? na qual estamos inseridos, que parece baseada, cada vez mais, na pressa e no desenvolvimento de técnicas de aceleração (e de apagamento) do tempo.
  • Outras produções técnicas: 1
    • ROVAI, M. L. . Seminários Castoriadis. 2020 - Seminário
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1987
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Centre National de la Recherche Scientifique
        Ano de conclusão: 2012
      • Nome da Instituição: Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
        Ano de conclusão: 2006
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2006
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2006 ).
        Outras informações: Pesquisador Colaborador Voluntário com bolsa de Pós-doutorado da FAPESP.
        Outras informações: Pesquisador Pós-doutorado
    • FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2006 ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Faculdades Tancredo Neves (Sociedade interativa de educação e cultura):
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2006 ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - Atual ).
        Outras informações: Professor Titular desde 13 de agosto de 2023.
    • Fundación Carolina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Programa Movilidad de Profesores Brasileños
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador Colaborador IEA
    • Doc On-Line: revista digital de cinema documentario:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).