Não autenticado |

André Luiz Ming Garcia

    • Possui os títulos de doutor, mestre, licenciado e bacharel em Letras (Língua e Literatura Alemã), bem como pós-doutorado em Letras (Literatura e Outras Formas de Saber), todos pela Universidade de São Paulo, onde atuou profissionalmente como professor colaborador doutor junto ao curso de Letras (2020-2022), tendo ministrado, na graduação, Literatura Infantil e Juvenil I, II, III e IV. É especialista em Docência no Ensino Superior e Moderna Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Suas pesquisas e áreas de interesses, nos quais confluem suas publicações, incluem: literatura comparada, semiótica, livros ilustrados, literatura infantil (poesia e prosa), literatura e outras artes, literatura conhecimento e cognição, metaficcionalidade, Monteiro Lobato, irmãos Grimm e contos de fadas dos mais diversos tipos, formas e épocas. Membro do Grupo de Pesquisa, Trabalho e Estudo Observatório Lobato (ObLob). https://orcid.org/0000-0002-4624-0558.

       

      Links:    

    • Literatura e Outras Formas de Saber
    • CUNHA, M. Z. ; MING, André . Imagens em Migrações Poéticas: Miradas Potenciais. São Paulo : Editora da FFLCH, 2021 . 213p. ISBN: 9786587621838.
    • MING, André ; CUNHA, M. Z. . Linguagens Verbovisuais e do Design em Urdiduras Poéticas. São Paulo : Ed. da FFLCH-USP, 2022 . 315p. ISBN: 9788575064184.
    • MING, André . O Livro Ilustrado de Conto de Fadas: História, Teoria e Análise da Tradição à Contemporaneidade. Curitiba : Appris, 2020 . 363p. ISBN: 9786555237030.
    • MING, André . O Que É (ou o que pode ser) Ensino-Aprendizagem de Literatura Infantil. Curutiba : CRV, 2021 . 84p. ISBN: 9786525101088.
    • MING, André . A suposta busca da versão verdadeira de um conto de fadas como provocação reflexiva metaficcional na esteira do possível Todas as Letras , v. 25 , p. 1 - 15 , 2023. ISSN: 19806414.
    • GARCIA, A. L. M. . O signo estético verbovisual e a questão dos interpretantes Philologus , v. 67 , p. 1012 - 1041 , 2017. ISSN: 26756846.
    • GARCIA, A. L. M. . Emoção e razão na fruição das artes visuais e verbovisuais de tradição e contemporâneas LUMEN ET VIRTUS , v. VIII , p. 145 - 170 , 2017. ISSN: 21772789.
    • GARCIA, A. L. M. . A natureza lógica e semiótica dos signos de primeiridade ACTA SEMIÓTICA ET LINGUÍSTICA , v. 22 , p. 49 - 62 , 2017. ISSN: 01024264.
    • GARCIA, A. L. M. ; FREITAS, E. S. S. . Do 'fazer' ao 'saber' e ao 'saber fazer': dialogicidade entre os agentes do ensino-aprendizagem REVISTA PHILOLOGUS , v. 10 , p. 74 - 88 , 2014. ISSN: 14136457.
    • MING, André ; PRADO, L. A. . Estímulo à formulação de hipóteses e discussão de regras em conjunto: Eu, o outro e a construção dos saberes PROJEKT (CURITIBA) , v. 49 , p. 44 - 49 , 2011. ISSN: 15179281.
    • GARCIA, A. L. M. . A gramática ?em exclusivo?: Por que e para quê? Um estudo de crenças e expectativas discentes. PROJEKT (CURITIBA) , v. 49 , p. 30 - 34 , 2011. ISSN: 15179281.
    • GARCIA, A. L. M. . A educação à distância por meio das tecnologias da informação e comunicação em ambientes virtuais de aprendizagem: do pré-conceito à construção de conceitos TRAVESSIAS , v. 6 , p. 287 - 294 , 2012. ISSN: 19825935.
    • GARCIA, A. L. M. ; FREITAS, E. S. S. . A Bahia de Jorge Amado e as dos Tradutores Literários: Encontros e Desencontros CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO) , v. 18 , p. 8 - 28 , 2013. ISSN: 18069142.
    • GARCIA, A. L. M. . Sendo-para-outros: ação e interação como gatilhos da construção de conhecimento na aula de língua estrangeira Revista Práticas de Linguagem , v. 3 , p. 45 - 56 , 2013. ISSN: 22367268.
    • GARCIA, A. L. M. . A Discussão Contemporânea sobre o Uso do Livro Didático de DaF PROJEKT (CURITIBA) , v. 52 , p. 29 - 33 , 2014. ISSN: 15179281.
    • GARCIA, A. L. M. . Implicações de primeiridade na fruição da arte literária e de outras artes: degraus da possibilidade Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais , v. 24 , p. 112 - 123 , 2017. ISSN: 19842406.
    • MING, André . Aspectos da discussão hodierna internacional sobre a história e as origens dos contos de fadas literários: a autoria distribuída. LITERARTES , v. 11 , p. 113 - 131 , 2019. ISSN: 23169826.
    • MING, André . Gramática Tradicional ou Normativa? Um enredamento de língua, política, educação e ciência Revista de Estudos da Linguagem , v. 1 , p. 219 - 245 , 2011. ISSN: 22372083.
    • GARCIA, A. M. . Viagem em Norma e Estilo: Conjugação de -opostos- em Monteiro Lobato LINHA D'AGUA , v. 1 , p. 71 - 94 , 2011. ISSN: 01033638.
    • MING, André . A aprendizagem de vocabulário e a alteridade: ensino de aspectos da cultura estrangeira como resolução das implicações advindas da parassinonímia interlinguística CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 1 , p. 29 - 45 , 2014. ISSN: 21768625.
    • MING, André . Objeto ou Referente dos Signos Estéticos: Reflexões e Discussões a Partir da Lógica de C. S. Peirce ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 1 , p. 89 - 94 , 2017. ISSN: 19804016.
    • MING, André . Interpretantes emocionais gerados pelo ato de fruição do livro ilustrado de conto de fadas alemão Revista Trama (UNIOESTE. Online) , v. 1 , p. 96 - , 2020. ISSN: 19814673.
    • MING, André . Os Signos do Outro: A Experiência Linguístico-Cultural da Alteridade TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 1 , p. 95 - 106 , 2003. ISSN: 2175764X.
    • MING, André . 'Was hast du heute gelernt? ', ou o que você aprendeu hoje? crenças discentes acerca do conteúdo programático de aulas comunicativas de alemão como língua estrangeira TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 2 , p. 341 - 359 , 2012. ISSN: 2175764X.
    • MING, André . A narrativa de processos de formação e os ritos de passagem na literatura infantil e juvenil brasileira: o exemplo de O homem do violão quebrado LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 1 , p. 49 - 54 , 2012. ISSN: 23170972.
    • GARCIA, ANDRÉ LUIZ MING . A leitura a partir da fenomenologia e semiótica de C. S. Peirce Leitura. Teoria & Prática (Campinas) , v. 35 , p. 133 - 145 , 2017. ISSN: 0102387X.
    • GARCIA, ANDRÉ LUIZ MING . Abordagens sintética e analítica na progressão gramatical em cursos de alemão como língua estrangeira Calidoscópio , v. 16 , p. 75 - 86 , 2018. ISSN: 21776202.
    • GARCIA, ANDRÉ LUIZ MING . La ubicación de la gramática (explícita) en el seno de los métodos y enfoques de enseñanza de lenguas extranjeras: ¿al norte, en el centro o en las afueras? Onomazein , v. 25 , p. 107 - 124 , 2012. ISSN: 07171285.
    • GARCÍA, André Luis Ming ; REDE, ELISÂNGELA ; MARTINY, FRANCIELE MARIA ; VOERKEL, PAUL . Letters Portuguese/German students? beliefs:challenges, perspectives and opportunities PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 20 , p. 30 - , 2017. ISSN: 19828837.
    • GARCIA, ANDRÉ LUIZ MING ; REDEL, ELISÂNGELA ; MARTINY, FRANCIELE MARIA . Modelo de ensino-aprendizagem híbrido de alemão no Brasil: uma tendência contemporânea desafiadora? PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 24 , p. 137 - 164 , 2021. ISSN: 19828837.
    • GARCÍA, ANDRÉ LUIZ MING . O livro ilustrado de conto de fadas metatextual e metaficcional como reinvenção do conto Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 23 , p. 63 - 89 , 2020. ISSN: 19828837.
    • GARCIA, ANDRÉ LUIZ MING ; BERNHEIMER, KATE . Reflexões acerca do lugar dos estudos de vertente formal do conto de fadas no contexto do sistema literário e face aos desenvolvimentos atuais da área de LIJ LITERARTES , v. 1 , p. 258 - 287 , 2021. ISSN: 23169826.
  • Capítulos publicados: 7
    • MING, André . Contexturas de palavra, imagem, design e afetos em Contando a semana, de Renato Moriconi. Diálogos Científicos: Literatura, Linguística, Educação e Interartes, v. 1, p. 130 - 143, 2023.
    • MING, André . Redimensionamentos da autoimagem de Alice na passagem e nos contrapontos entre infância, pré-puberdade e adultez: educação e política no País das Maravilhas. Imagens em Migrações Poéticas: Miradas Potenciais, v. 1, p. 168 - 187, 2021.
    • MING, André ; CUNHA, M. Z. . Ou Isto ou Aquilo, de Meireles-Moraes: A Ênfase na Indexicalidade e na Iconicidade de Semioses Poéticas em Contexto Verbovisual. 120 Anos de Cecília Meireles, v. 1, p. 218 - 237, 2021.
    • MING, André . As Estratégias de (Des/Re)construção Imagética e Discursiva na Tradução Literária. Linguagem, Estratégia e (Re)Construção, v. 1, p. 95 - 106, 2014.
    • MING, André ; PRADO, L. A. . Representações cartográficas de um Anderswelt em um livro com ilustrações alemão do gênero Fantasy. Linguagens Verbovisuais e do Design em Urdiduras Poéticas, v. 1, p. 62 - 94, 2022.
    • MING, André . Avaliação metaficcional explícita de motivos truncados e outros aspectos formais em contos populares de Histórias de Tia Nastácia, de Monteiro Lobato. Literatura(s), Infância(s), Juventude(s), no Antes e no Hoje, Cerzidas pela Leitura, v. 1, p. 40 - 55, 2021.
    • MING, André . Metapoesia: Reflexividade e Metarreflexão na Poesia Direcionada ou Apropriada a Crianças e Jovens. Literaturas de Recepção Infantil e Juvenil e Linguagens do Imaginário, v. 1, p. 22 - 50, 2020.
    • MING, André ; VILELA, M. . Entre contos e recontos nos recantos da arte literária: Entrevista com Ricardo Azevedo. (LITERARTES , v. 13, p. 14-30). : , 2020 (Entrevista)
    • MING, André . Uma vida dedicada ao estudo de excelência do conto de fadas, do livro ilustrado e da literatura infantil - Entrevista com a Profa. Dra. Bettina Kümmerling-Meibauer, da Universidade de Tübingen (LITERARTES , v. 12, p. 16-31). : USP , 2020 (Entrevista)
    • MING, André ; BERNHEIMER, KATE . O Conto de Fadas é Forma, Forma é Conto de Fadas. São Paulo : Editora da FFLCH , 2022 (Tradução)
    • GARCIA, A. L. M. ; CUNHA, M. Z. . Livros de ver-tocar-ler-sentir-pensar na tateável escuridão profícua do contemporâneo. São Paulo : Editora da FFLCH , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GARCIA, A. L. M. . Migrações poéticas --> olhares em migração. São Paulo : USP , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GARCIA, A. L. M. . SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado; a arte da narrativa visual. Trad. Marcos Capano. 1ª ed. São Paulo: Rosari, 2013. 192p. (FronteiraZ n. 13 - p. 120-125). São Paulo : PUC-SP , 2014 (Resenha)
    • GARCIA, A. L. M. . SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Semeiosis. Semiótica e transdisciplinaridade em revista, n°6, p. 1-3). São Paulo : ECA-USP , 2014 (Resenha)
    • MING, André ; PRADO, L. A. . Workshop: Literatura em livros didáticos e nas aulas de alemão língua estrangeira. 2023 (Outra)
    • GARCIA, A. L. M. . Caminhos da intertextualidade e da metaficção em reinvenções contemporâneas de contos de fadas tradicionais. 2021 (Congresso)
    • GARCIA, A. L. M. . O oferecimento de uma sequência de cursos de extensão visando à capacitação da comunidade para a compreensão das vicissitudes da Literatura Infantil e Juvenil durante vínculo docente temporário. 2021 (Congresso)
    • GARCIA, A. L. M. . Três exemplos de reinvenções de contos de fadas: rumo a uma tipologia da reinvenção. 2021 (Comunicacao)
    • GARCIA, A. L. M. . Palestra: Os contos de fadas da tradição à contemporaneidade (PUC-SP). 2021 (Comunicacao)
    • GARCIA, A. L. M. . Palestra: Ensino-aprendizagem híbrido na mira de pesquisas focalizando crenças discentes (UFRJ). 2021 (Comunicacao)
    • GARCIA, A. L. M. . O livro ilustrado de conto de fadas metatextual e metaficcional. 2019 (Comunicacao)
    • GARCIA, A. L. M. . A contrução verbovisual das personagens e ambientes no livro ilustrado de conto de fadas. 2018 (Conferência)
    • GARCIA, A. L. M. ; REDEL, E. . Horizontes e perspectivas de graduados em Letras/Alemão: a Unioeste em foco. 2016 (Comunicacao)
    • GARCIA, A. L. M. . Leituras peircianas do livro ilustrado. 2016 (Comunicacao)
    • GARCIA, A. L. M. . Os discursos no objeto multissemiótico livro infantil ilustrado e as leituras da diversidade. 2014 (Comunicacao)
    • GARCIA, A. L. M. . A responsabilidade social do tradutor enquanto mediador inter e transcultural. 2013 (Congresso)
    • GARCIA, A. L. M. . Ensino de língua estrangeira, entre as crenças de alunos e de professores e as prescrições institucionais. 2013 (Simposio)
    • GARCIA, A. L. M. . As quatro habilidades, a gramática, o léxico e a interculturalidade na experiência de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 2013 (Seminário)
    • GARCIA, A. L. M. . Tópicos de linguística geral para crianças. 2013 (Congresso)
    • GARCIA, A. L. M. . Visões e recriações do estranho na tradução. 2013 (Outra)
    • GARCIA, A. L. M. . Progressão de tópicos gramaticais em cursos de alemão língua estrangeira para adultos: estudo comparativo de produções de alunos. 2013 (Comunicacao)
    • GARCIA, A. L. M. ; FREITAS, Érica de . A manutenção da cor local da cultura-origem na tradução exotizante: A construção do vórtex (inter/trans)cultural. 2013 (Simposio)
    • GARCIA, A. L. M. . Crenças discentes acerca do conteúdo programático de aulas de língua estrangeira: pesos, valores e focos. 2012 (Outra)
    • GARCIA, A. L. M. ; FREITAS, Érica de . A Bahia de Jorge Amado e as dos tradutores literários: encontros e desencontros. 2012 (Comunicacao)
    • FREITAS, Érica de ; GARCIA, A. L. M. . Proposta para uma definição de Filologia. 2012 (Comunicacao)
    • GARCIA, A. L. M. ; PRADO, L. A. . Estudar gramática em vez de valorizar a comunicação ou para possibilitá-la? Um estudo de crenças e pré-concepções de aprendizes acerca do tema. 2011 (Congresso)
    • GARCIA, A. L. M. ; PRADO, L. A. . Cursos especiais de gramática - Wieso? Weshalb? Weswegen? Um estudo de crenças e expectativas discentes. 2011 (Comunicacao)
    • GARCIA, A. L. M. . IV EPED (Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP). 2012 (FFLCH/USP)
    • GARCIA, A. L. M. . VIII Jornada de Língua Alemã. 2012 (DLM-FFLCH-USP)
    • MING, André . Contos de fadas, intertextualidade e metaficção: reinvenções de contos de fadas (USP). 2021 (Universidade de São Paulo)
    • MING, André . Introdução à reflexão acadêmica e à metarreflexão sobre literatura infantil e juvenil como linguagens poéticas (USP). 2020 (Universidade de São Paulo)
    • MING, André . Deixando a obra falar por si: leitura e análise de textos selecionados da obra infantil de Monteiro Lobato (USP). 2020 (Universidade de São Paulo)
    • MING, André . Metaficção em Monteiro Lobato: personagens do 'mundo da fábula' ambientados no Sítio (USP). 2021 (Universidade de São Paulo)
    • MING, André . Os Contos de Grimm em Palavra e Imagem (USP). 2018 (Universidade de São Paulo)
    • GARCIA, A. L. M. . Chapeuzinho Vermelho e suas variantes discursivas (PUC-SP). 2019 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • GARCIA, A. L. M. . A simplicidade do livro infantil como obscurecimento de forma e causação de estranhamento (UEMS). 2022 (CineFórum UEMS)
    • MING, André . Literatura Infantojuvenil: Livros Ilustrados e o Ensino de Alemão (APPA). 2023 (APPA)
    • GARCIA, A. L. M. . Os contos de fadas da tradição à contemporaneidade (PUC-SP). 2021 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras: Alemão (Licenciatura)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Os Signos do Outro: As Conversões Semióticas na Experiência Linguístico-Cultural da Alteridade
        Ano de conclusão: 2001
      • Curso: Letras: Alemão/Português (Bacharelado)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O Livro Ilustrado de Conto de Fadas: Forma(s) e Natureza
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: Traducció i Estudis Interculturals
        Nome da Instituição: Universitat Autònoma de Barcelona
        Título: Anàlisi de culturemes en traduccions de l'anglès a l'espanyol peninsular i a l'alemany de The Sandman
        Ano de conclusão: 2007
        Status do curso: Incompleto
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - 2022 ).
        Outras informações: Professor Doutor MS3.1
    • Instituto Goethe São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Professor Instrutor de Língua Alemã
    • Instituto Cervantes São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Instrutor de Língua Espanhola
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professor
    • Teuto Cursos de Alemão:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Língua Alemã
    • PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • LITERARTES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2022 ).
    • VIA ATLÂNTICA (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • TRAVESSIAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Trama (UNIOESTE. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).