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André Curiati de Paula Bueno

    • Pesquisador associado do Projeto Temático FAPESP "O Musicar Local", tem experiência em tradução e ensino de línguas e literaturas, além de Etnomusicologia, Literatura Oral, Folclore e Canção, com ênfase em dados africanos do Português Brasileiro. Graduado em Inglês e Português, possui mestrado em Semiótica e Linguística (1999) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2005). Concluiu em 2009 pós-doutorado em convênio da USP e CNRS francês (LLACAN UMR 7594 Langage, Langues et Cultures d'Afrique Noire). Como professor já ministrou na FFLCH-USP o curso de Pós-graduação Elementos de Etnolinguística (coord. M. Petter, D.L., 2012) e no MAE-USP o curso de extensão África e Brasil em língua, literatura Oral e Música (coord. L. Salum, 2010). Vem ministrando na FFLCH-USP a aula "Resistência e resgate nas danças dramáticas" no curso Aspectos da cultura e história do negro brasileiro (coord. Kabengele Munanga), de 2012 a 2017 e desenvolveu a Oficina de Escrita "Criação de Personagens Afro-brasileiros" (CEA-USP). E como cursos livres, desenvolveu na Casa das Rosas (SP) e na Biblioteca SP - Pq. Juventude/Carandiru três ciclos: Ritmo e Poesia, Os RAPs nas línguas e PA no PB: palavras africanas no Português Brasileiro. Livros publicados: Bumba-boi Maranhense em Sao Paulo (Livro-CD Ed. Nankin/Fapesp 2001) e Palhaços da Cara Preta: Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaima no boi, cavalo-marinho e folia-de-reis - MA, PE, MG (Ed. EDUSP/Nankin 2014). Livro organizado (com DIAS, P e TRONCARELLI, C: Batuque de umbigada: Tiete, Piracicaba e Capivari-SP (EAC/Petrobras 2016)/ // // ENGLISH: Associate Researcher in FAPESP Thematic Project "Musicar Local", with experience in Language and Literature teaching, Ethnomusicology, Oral Literature, Folklore and Song, with emphasis on African languages' data inside Brazilian Portuguese. MA in English and Portuguese. Master's in Semiotics and Linguistics (1999) and Ph.D. in Brazilian Literature from Universidade de São Paulo (2005). Post-doctoral researcher at Universidade de São Paulo and LLACAN/CNRS (France) (2005-2009). As lecturer and teacher, taught Ethnolinguistics as a post-graduation course at FFLCH-USP (coord. M. Petter, D.L., 2012) and developed at MAE-USP (Archaelogy an Ethnology Museum) the cycle Africa and Brazil in language, literature and music, an Extension Course (coord. L. Salum, 2010). Also at FFLCH-USP, developed the class 'Resistance and memory in dance dramas' for the course Aspects of History and Culture of black Brazilians (coord. K. Munanga), from 2012 to 2017, and the new Workshop Creative writing on Afro-Brazilian characters (CEA-USP Aug/Sep 2013). And as free courses, developed three cycles at Casa das Rosas (SP) and Biblioteca SP: Rhythm and Poetry, Raps in the languages and P.A. in P.B., African words in Brazilian Portuguese. Books published: Bumba-boi Maranhense em Sao Paulo (Ed. Nankin/Fapesp 2001) and Palhaços da Cara Preta: Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaima no boi, cavalo-marinho e folia-de-reis - MA, PE, MG (Ed. EDUSP/Nankin 2014). Organizator (with DIAS, P. and TRONCARELLI, C.) for the book Batuque de umbigada: Tiete, Piracicaba e Capivari-SP (EAC/Petrobras 2016).

       

      Links:    

    • lingüística africana e português brasileiro
    • etnomusicologia
    • literatura oral
    • DIAS, P. ; TRONCARELLI, Maria Cristina ; BUENO, A. P. . Batuque de Umbigada: Tiete, Piracicaba e Capivari-SP. Sao Paulo : EAC Edicoes Acervo Cachuera / Petrobras, 2015 . p. ISBN: 9788589462044.
    • BUENO, A. P. ; BUENO, A. P. . Palhaços da cara preta: Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaima no boi, cavalo-marinho e folia-de-reis - MA PE, MG. Sao Paulo : EDUSP / Nankin, 2014 . 252p. ISBN: 9788531414596.
    • CUNHA, Ana Stela ; BUENO, A. P. . Falando em Quilombo - a implementação da Lei 10639 na sala de aula. São Luis- MA : Grafica Socingra, 2005 . 165p. ISBN: 8590574415.
    • IKEDA, A. T. ; BUENO, A. P. . Brasil: sons e instrumentos populares. São Paulo : Instituto Cultural Itau, 1997 . 58p. ISBN: CDD784.19.
    • BUENO, A. P. . Bumba-boi maranhense em São Paulo. São Paulo : Nankin, 2001 . 256p. ISBN: 8586372307.
    • BUENO, A. C. P. . Cantos de Máscaras no Nordeste brasileiro e na África Central e do Oeste: pistas para uma análise comparativa Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia , v. 10 , p. 381 - 392 , 2010. ISSN: 01039709.
    • BUENO, A. P. ; DIAS, P. . A moda e seus modos de cantar, de brincar e criticar. Batuque de umbigada: Tietê, Piracicaba e Capivari, SP, v. , p. 70 - , 2015.
    • BUENO, A. P. . Boi de Guimarães-MA e comunidade Damasio remanescente de quilombo. Boi de zabumba é a nossa tradição, v. , p. 45 - 54, 2011.
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    • BUENO, A. P. . Bumba-boi maranhense em São Paulo. In: Músicas africanas e indígenas em 500 anos de Brasil - Encontro Internacional de Etnomusicologia , 2000 , Belo Horizonte - MG. Músicas africanas e indígenas em 500 anos de Brasil - Encontro Internacional de Etnomusicologia. Belo Horizonte - MG : UFMG, 2000.
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    • BUENO, A. P. ; GUERREIRO, J. . Toque de Samba de Viola. Sao Paulo : , 2011 (Partitura Musical)
    • PUCCI, Magda D. ; ALMEIDA, M. Berenice ; BUENO, A. P. . Outras terras, outros sons. São Paulo : Callis , 2003 (Livro CD)
    • ROULON-DOKO, Paulette ; BUENO, A. P. . Métodos em Linguistica de Campo e Literatura Oral. : , 2007 (Tradução)
    • PETTER, Margarida M. T. ; Fiorin, J. L. ; BUENO, A. P. . Africa no Brasil - a formação da língua portuguesa. São Paulo : Contexto , 2008 (Livro (colaboração))
    • BUENO, A. C. P. . O Bumba-boi maranhense em São Paulo. Recife : Fundação Joaquim Nabuco , 2003 (micromonografia)
    • Tatit, Paulo ; PERES, S. ; BUENO, A. ; DIAS, P. . Canções do Brasil - o Brasil cantado por suas crianças. São Paulo : Palavra Cantada , 2001 (Livro CD)
    • MURPHY, J. P. ; BUENO, A. P. . ?O Mangue Beat e a cultura popular?. : , 2003 (Tradução)
    • BUENO, A. C. P. . Cavalo-Marinho pernambucano. Belo Horizonte : EDUFMG , 2008 (Tradução)
    • BUENO, A. P. ; AYALA, M. I. N. ; AYALA, M. . Transcrição de gravações do 1o Encontro de Cocos do Nordeste (IPHAN/Meio do Mundo). 2010 (Relatorio_tecnico)
    • BUENO, A. P. ; AYALA, M. I. N. ; AYALA, M. . Pesquisador-fotógrafo no 1o Encontro de Cocos do Nordeste (IPHAN. 2009 (Assessoria)
    • BUENO, A. . Expedição S. Paulo 450, Prefeitura Municipal e Petrobrás. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • BUENO, A. P. . Afro-Brazilian Clown Traditions in three regions: 200 years breaking stereotypes in a non-white majority country. 2017 (Comunicacao)
    • BUENO, A. P. . Afro-Brazilian Clown Traditions in three regions: 200 years breaking stereotypes in a non-white majority country. 2016 (Conferência)
    • BUENO, A. P. ; BUENO, A. P. . Personagens de máscara brasileiros e aproveitamentos em Artes integradas. 2014 (Conferência)
    • BUENO, A. P. ; BUENO, A. P. . Palhaços que brincam e cantam contra o racismo: o que Mario de Andrade viu e o que ele não viu. 2014 (Conferência)
    • BUENO, A. P. . Cantos da dança bumba-boi entre afro-brasileiros do Maranhão. 2007 (Comunicacao)
    • BUENO, A. P. . Mateus pernambucano, Pai Francisco maranhense e Bastião mineiro: palhaços da cara preta, parentes de Macunaíma. 2009 (Conferência)
    • BUENO, A. P. . Parente Cazumba: máscaras e versos entre Maranhão, Angola e África do Oeste. 2006 (Comunicacao)
    • BUENO, A. P. . O bumba-meu-boi maranhense e sua africanidade: idéias sobre 'sotaque' e 'toadas'. 2005 (Comunicacao)
    • BUENO, A. P. . Cultura Popular Maranhense. 2004 (Conferência)
    • CUNHA, Ana Stela ; BUENO, A. P. . Lingüística e antropologia na inserção de políticas públicas adequadas às terras de preto - o projeto educacional Falando em Quilombo. 2004 (Comunicacao)
    • BUENO, A. C. P. . Mask chants in Northeastern Brazil and in West Africa: traces for comparative analysis. 2008 (Comunicacao)
    • BUENO, A. C. P. . A noção de pseudo-lingua (Y. Moñino 1991) para a cupopia de Cafundo (Salto de Pirapora-SP) e para os cantos de mascara do Boi maranhense. 2008 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 1
    • BUENO, A. P. . gravaçao de depoimento - história pessoal de vida. 2017
    • PETTER, Margarida M. T. ; BUENO, A. P. . 6 Special WOCAL Brazil World Congress of African Linguistics. 2008 (USP)
    • BUENO, A. P. . Ritmo e Poesia. 2010 (Associação Amigos Casa das Rosas)
    • BUENO, A. P. . Rimas do Mundo - os RAPS nas línguas (port, ing, fra, esp, afric). 2010 (Biblioteca de São Paulo)
    • BUENO, A. P. . PA no PB: palavras africanas no Português Brasileiro. 2010 (Casa das Rosas Haroldo de Campos)
    • BUENO, A. P. ; Lisy SALUM . África e Brasil em Língua, Literatura Oral e Música. 2010 (Museu de Arqueologia e Etnologia MAE-USP)
    • BUENO, A. P. ; ROSA, A. . Mateus pernambucano, Pai Francisco maranhense e Bastião mineiro: palhaços da cara preta, parentes de Macunaima. 2012 (Teatro Clariô e Edições Toro (ciclo Pretices em Cena))
    • BUENO, A. P. ; MUNANGA, K. . Resistência e resgate nas danças populares (congadas, bois, maracatus, jongos, cavalo-marinhos, sambas-de-viola). 2012 (Centro de Estudos Africanos da FFLCH-USP)
    • BUENO, A. P. . Oficina Escrita Criaçao de Personagens Afro-brasileiros. 2013 (CEA-USP Centro de Estudos Africanos da FFLCH-USP)
    • BUENO, A. P. ; BUENO, A. P. ; MUNANGA, K. . Resistência e resgate nas danças populares (congadas, bois, maracatus, jongos, cavalo-marinhos, sambas-de-viola). 2014 (FFLCH-USP)
    • DIAS, P. ; KISHIMOTO, Alexandre ; TRONCARELLI, Maria Cristina ; BUENO, A. P. . 'Presença das Culturas Afrobrasileiras no Sudeste: Jongo, Batuque de Umbigada e Reinado'. 2016 (UNIFESP - Reitoria)
    • BUENO, A. P. . Representações dos negros e indígenas em produções culturais e nos discursos hegemônicos. 2016 (CASA TOMBADA ? FACON (Faculdade de Conchas))
    • BUENO, A. P. ; MUNANGA, K. . Resistência e resgate nas danças populares (congadas, bois, maracatus, jongos, cavalo-marinhos, sambas-de-viola). 2013 (FFLCH-USP)
    • BUENO, A. C. P. . Chants de Masques au Nord-est du Brésil et en Afrique de l'Ouest: pistes pour une analyse comparative. 2007
    • ROULON-DOKO, Paulette ; BUENO, A. P. ; PETTER, Margarida M. T. . Métodos em Linguistica de campo e Literatura Oral. 2007
    • MONTES, M. L. ; BUENO, A. P. . Jardim Paraná e personagens da Vila Brasilândia em fev, mar e abr 2005.. 2005
    • BUENO, A. P. . Coordenação Literatura Oral GELA-USP. 2006
    • BUENO, A. P. ; IKEDA, A. T. . Bumba-meu-boi (verbete). 2010 (Divulgação científica e educacional)
    • BUENO, A. P. ; BUENO, A. P. . Festival do Folclore de Olímpia no Circuito SESC. 2010 (Divulgação científica e educacional)
    • BUENO, A. P. . Textos de mediação com público SESC Festival Folclore Olímpia-SP. 2011 (Divulgação científica e educacional)
    • BUENO, A. P. . Chants de la danse bumba-boi des afro-brésiliens du Maranhão (Brésil). 2007 (Divulgação científica e educacional)
    • Nome do projeto: A participação das linguas africanas na constituição do Português Brasileiro (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BUENO, A. C. P. , ROULON-DOKO, Paulette , PETTER, Margarida M. T. , ALKMIN, T. M. .
      Descrição: Projeto CAPES-COFECUB coordenado por Margarida Petter, minha supervisora de Pos-doutorado. Colaborei em pesquisas de litertura oral de afro-brasileiros.
    • Nome do projeto: África e Brasil em narrativas e perfórmances com máscaras (2005 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BUENO, A. C. P. .
      Descrição: Pós-doutoral
    • Nome do projeto: África e Brasil em língua, literatura e música (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BUENO, A. C. P. , SALUM, M. H. L. .
      Descrição: Curso de Extensão Universitária
    • Graduacao:
      • Curso: Letras: Ingles e Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Iniciação Cientifica Mario de Andrade Pesquisa Musical Nordestina
        Ano de conclusão: 1993
      • Curso: Arquitetura e Urbanismo
        Nome da Instituição: Faculdade de Arquiteura e Urbanismo USP
        Ano de conclusão: 1988
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
      • Nome da Instituição: CNRS Langage, Langues et Cultures d'Afrique Noire UMR7594
        Ano de conclusão: 2007
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2009 ).
        Outras informações: Pesquisador Pos-doutorado
    • Faculdade Paulista de Artes:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Docente
    • Centro Eletronico de Linguas:
      • Tipo de vínculo: Livre (1990 - 1990 ).
        Outras informações: Laboratorio lingua inglesa
    • MKS-DHL Courier:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1994 ).
        Outras informações: atendimento bi-língüe customer service
    • Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1992 ).
        Outras informações: Estágio de I. C. com os manuscritos Mário de Andrade, orientação de Telê Ancona Lopes Desenhos Infantis, Pesquisa Musical Nordestina, Os Cocos).
        Outras informações: bolsista
    • ECA-USP Ribeirão Preto:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Aulas em ciclo: Etnomusicologia, Folclore e repertorios afro-brasileiros
        Outras informações: Palestrante
    • CNRS Langage, Langues et Cultures d'Afrique Noire UMR7594:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Bolsa no Exterior FAPESP com o projeto individual "Africa e Brasil em narrativas e performances com máscaras". Artigo desenvolvido "Chants de masques au nord-est du Brésil et en Afrique de l'Ouest: pistes pour une analyse comparative" ("Cantos de máscaras no nordeste do Brasil e na África do Oeste: pistas para uma análise comparativa" - "Mask chants in Northeastern Brazil and in West Africa: traces for a comparative analysis") com colaboração de Yves Moñino e Paulette Roulon-Doko, respectivamente diretores de pesquisa de Contato de Línguas e de Etnolingüística e Literatura Oral (LLACAN/CNRS)
        Outras informações: Pesquisador visitante