Não autenticado |

Eliete Sampaio Farneda

    • Doutoranda em Linguística Aplicada, pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade de São Paulo (USP). Investiga A Língua Portuguesa de Herança: a paisagem linguística na superdiversidade de Trinidad e Tobago. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição (LinC-USP). Membro do grupo de pesquisa TOTHCRIARCOM (ECA-USP). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociolinguística (UNILA). Doutora em Filosofia pela Atlantic International University (USA)*. Mestre Língua Portuguesa pela Faculdade de Filologia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Especialista em Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira pela Uni Sant' Anna. Graduada em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas Campos Salles e Graduada em Língua e Literatura Portuguesa e Francesa pela Faculdade Oswaldo Cruz. Interessa-se pelo Ensino de Português como Língua não Materna, pelo Estudo de Português como Língua de Herança e pela Formação de Professores. Atuou como professora de português para pessoas em situação de refúgio, na Missão Paz, SP. Tem atuado profissionalmente com o ensino de Língua e Cultura brasileiras para o Foreign Service Institute - United States of Department of State, VA, nos Estados Unidos.

       

      Links:    

    • Linguística e Formação de Professores
    • Brazilian Portuguese for speakers of other languages: studies about the interaction implications in learning/acquisition process.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . As implicações das Políticas Públicas na transmissão da Língua de Herança Lusófona. Cognição, Língua, Cultura e Tradução - um diálogo sem fronteiras e interdisciplinar, v. 1, p. 1 - 483, 2022.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Argumentação: marcas da argumentação crítica no debate em sala de aula de PLE. Faces da Leitura e da Escrita: teorias & práticas, v. 3, p. 140 - 158, 2022.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Português língua de acolhimento- curso de extensão e capacitação para professores de Português Língua Materna: abordagens e práticas. Ensino e Aprendizagem de línguas adicionais em foco, v. 1, p. 53 - 64, 2019.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; NEDIO, M. . A abordagem comunicativa através de gêneros textuais no processo de ensino de Português Língua Estrangeira. Pelos Mares da Língua Portuguesa IV, v. 1, p. 225 - 234, 2019.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; HIRAE, F. . Português Lingua de Acolhimento: o ensino de aspectos culturais de segunda língua para imigrantes refugiados de diferentes níveis. Português como Língua Estrangeira, de Herança e Materna: abordagens, contextos e práticas, v. 1, p. 65 - 84, 2017.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; FERREIRA, J. . Português Língua de Herança: Um estudo da tentativa de manutenção de uma língua praticamente extinta, em Trinidad e Tobago. O Mundo do Português e o Português no mundo afora, v. 1, p. 137 - 156, 2016.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; FUTER, M. K . Tarefa Comunicativa em Sala de aula de Português como Língua Estrangeira.. Fundamentos do Ensino de Português como Língua Estrangeira, v. 1, p. 93 - 107, 2016.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; NEDIO, M. . O Projeto Cultural de PLE como agente da Interculturalidade num contexto de não imersão . Letras & Letras (Online) , UFU , . .
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Book review - Lingua e Cultura no contexto do Portugues Lingua Estrangeira. . Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , Rio de Janeiro , 10 abr. 2012.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Brasil ao vivo: conhecimento de valor inestimável . Gazeta Brazilian News , Miami , 12 jan. 2012.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Book review of My Troublee is my English . Revista Línha D'Ägua , São Paulo , 20 abr. 2011.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; PALUMBO, R. . O uso do exemplo, como estratégia argumentativa . Revista de Divulgação Científica Letra Magna , São Paulo , 30 mar. 2008.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; PALUMBO, R. . Estratégias argumentativas nos debates televisivos: o uso do exemplo . Revista Eletrônica Letra Magna , , . .
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Estratégias Argumentativas no Discurso Feminino:um estudo da interação no programa Saia Justa . Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura , São Paulo , . .
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Estratégias Argumentativas no Discurso Feminino Televisivo . XXXVI Revista de Estudos Lingüísticos , São Paulo , . .
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Perguntas e Respostas na Entrevista Radiofônica . Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura , www.letramagna.com , 02 jan. 2007.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; NEDIO, M. . O ENSINO ATRAVÉS DE TAREFAS: UM ESTUDO DE NOVAS ABORDAGENS NAS AULAS DE PLE PARA NEGÓCIOS. In: V SIMELP , 2015 , Lecce. Caderno de Resumos do V SIMELP 2015. : , 2015.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; PALUMBO, R. . Argumentação e Construção de sentido nos debates midiáticos. In: XI SILEL e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2006 , Uberlândia. Caderno de Resumos. : , 2006.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; PALUMBO, R. . Argumento de autoridade: um estudo da. In: 11° Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. , 2006 , São Paulo. In: Anais do 11° Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, 2006.. : , 2006. p. 55 - 55.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . As Coalizões na Entrevista Televisiva. In: 53° GEL - São Carlos , 2005 , São Carlos - SP. In: GEL - Grupo de estudos lingüísticos, 2005, Sao Carlos. Cadernos de Resumos. : , 2005. p. 172 - 172.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Os Pressupostos e Subentendidos em Manuel Bandeira. In: 52° Seminário do GEL 2004 , 2004 , Campinas SP. In: GEL - Grupo de estudos lingüísticos, 2004, Campinas. Cadernos de resumos. : , 2004. p. 419 - 419.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . ENCCEJA. 2017 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Revisor Especialista do Curriculo e Exames de Português para o Concelho Caribenho. 2015 (Relatorio_tecnico)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Comissão Científica - IV EMEP. 2015 (Parecer)
    • FARNEDA, E. S. ; FARNEDA, Eliete Sampaio . National Portuguese Examination. 2013 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Colaborador do INEP. 2012 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Corretor da Prova São Paulo. 2007 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Serviços Técnicos especializados em Correção de provas do EFI aplicadas no Município de Limeira- SP- Projeto CEAC. 2007 (Assessoria)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Elaboração de Questões para o SAEB. 2006 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Correção do ENEM. 2006 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Vestibular UNISANT'ANNA. 2006 (Assessoria)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Correção de Provas de Vestibular. 2006 (Assessoria)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Elaboração de Provas de Redação para Simulados. 2002 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Língua de Herança em extinção no Caribe anglófono. 2021 (Outra)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Língua Portuguesa: evidências da herança linguística lusófona em comunidades do Caribe anglófono. 2021 (Conferência)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Português Língua de Acolhimento-cursos de extensão e capacitação para professores de Português Língua de Acolhimento: abordagens e práticas. 2018 (Congresso)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Tópico e Turno. 2017 (Comunicacao)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; HIRAE, F. . Português língua de Acolhimento: o ensino de aspectos culturais de segunda língua para imigrantes refugiados de diferentes níveis. 2016 (Congresso)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Desenvolvimento de projeto cultural:um estudo sobre o engajamento de estudantes de diferentes níveis no processo de ensino aprendizagem de PLE. 2014 (Conferência)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; FUTER, M. K. . Tarefa comunicativa - desestrangeirizando língua e cultura pra obter autonomia na aprendizagem de PLE.. 2013 (Conferência)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Português do Brasil: implementando a diversidade cultural brasileira, como ferramenta para o ensino/aprendizagem do português do Brasil língua de herança.. 2011 (Simposio)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Estratégias Argumentativas no Discurso Feminino Televisivo: um estudo da interação no programa Saia Justa. 2007 (Simposio)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Estratégias Argumentativas no Discurso Feminino Televisivo. 2006 (Seminário)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . As Coalisões na Entrevista Televisiva. 2005 (Seminário)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Os Pressupostos e Subentendidos em Manuel Bandeira. 2004 (Seminário)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; FUTER, M. K. . Implicações do Ensino de Língua Adicional em um Centro de Línguas de país Caribenho anglófono. 2013 (Conferência)
    • FUTER, M. K ; FARNEDA, Eliete Sampaio . Holistic assessment in Portuguese as a Foreign Language at UWI St. Augustine: A case study of the introduction of CELPE-BRAS correction grid. 2013 (Conferência)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Ciclo de Palestras em Língua e Literatura. 2006 (Associação dos Professores de Língua e Literatura da FFLCH - USP)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . II Simpósio de Análise Crítica do Discurso e VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; HERNANDES, M. C. L. . I Colóquio de Língua de Herança. 2021 (Universidade de São Paulo - USP)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . VIII SIMELP / III SINTEL. 2022 (Universidade de São Paulo - USP)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . VIII SIMELP / III SINTEL. 2022 (Universidade de São Paulo - USP)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Projeto Piloto do Curso de Português Língua não Materna para Professores de Português Língua Materna. 2018 (CET Programas Acadêmicos-Brasil/ Missão Paz)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Reflexões e Práticas: diferentes olhares sobre o ensino em contexto multicultural. 2019 (Diretoria de Ensino da Região de Osasco)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Curso de Conversacao em lingua Portuguesa. 2009 ()
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Curso de Conversacao em lingua Portuguesa. 2010 ()
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Argumentação Feminina. 2007 (Uni Sant'Anna)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . O Ensino de Português Língua Adicional em Trinidad e Tobago. 2016 (Universidade de São Paulo - USP)
    • FARNEDA, Eliete Sampaio ; SCAGLIONI, S. . Apostilas de Técnica Redacional. 2001 (Apostilas)
    • Nome do projeto: GRUPO DE PESQUISA (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARNEDA, Eliete Sampaio , SARTIN, E. G. , RIBEIRO, M. , ARACAJU, M. , JULIAO, S. D. , SPAZIANI, L. , VICENTE, R. , JAMILK, P. , GOMES, T. R. , DEFENDI, C. L. , KULHMANN, M. , KOMATSU, P. K. , BARRETO, T. , MAGALHAES, V. , THOMAZINI, B. , FLAUSINO, T. , OLIVEIRA, A. K. , SILVA, G. , SASSI, K. , LIMA-HERNANDES, M. C. P. , ORSELLI, R. , GOMES, T. R. , CONRADO, R. S. , ZHANG, X. , CARBONEL, T. D. , GOLFETTI, V. , BARBOSA, G. R. , SOUZA, A. L. A. , ORTIZ, F. C. - Coorientador , MANO, A. H. , CUNHA, A. , REIS, A. K. O. , TANAKA, L. , MARCALO, M. J. , SILVA, S. C. P. E. , RIBEIRO, H. , GUERRA, A. Y. R. .
      Descrição: Discussão e produção no estudo das relações entre usos linguísticos e processos cognitivos. Website: http://linc.fflch.usp.br/ Coordenado pela Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes (Universidade de São Paulo).
    • Nome do projeto: GRUPO DE PESQUISA (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARNEDA, Eliete Sampaio , FIGUEIREDO, C. , TORRES, W. , MOREIRA, V. P. , SIMOND, R. L. , CARRASCO, S. , MAYER, D. , BORGES, A. M. , MACENA, H. R. , COPOLLA, M. , SOUZA, V. F. , BIJOS, L. , FREITAS, M. E. , ORTIZ, F. C. , LAMAR, A. R. , ROEDIGER, M. , NASCIMENTO, M. L. , GUILLEN, M. I. C. , NAVACINSKY, S. G. , AYRES, C. , PANTALEON, E. , SOARES, R. , MATOS, H. , YANAZE, M. , BARROSO, J. A. .
      Descrição: Grupo de Pesquisa Diversidades Cidade MIL USP. Coordenador Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz Coordenador Prof. Dr. Mitsuru Yanaze
    • Nome do projeto: Programa de Formação Continuada Português Língua não Materna para Professores de Português Língua Materna. (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARNEDA, Eliete Sampaio , AMADO, R. S. , PEREIRA, G. F. , Simões, Josefina Lopes , KERBAUY, A. C. .
      Descrição: Este Programa é destinado a professores das redes públicas de ensino Municipal e Estadual, pesquisadors, estagiários e educadores em geral quw pretendam aprimorar seus conhecimentos no ensino de Língua Portuguesa para estudantes deste novo cenário que se apresenta atualmente em todo o Brasil. O programa abordará não somente o ensino de PLE, de PL2, de PLA e PLAc para imigrantes e pessoas em situação de refúgio, no Brasil, mas também integrará as melhores práticas baseadas em pesquisa com base na reflexão crítica sobre o seu próprio desempenho
    • Nome do projeto: Português Língua Adicional: estudo das implicações no processo de ensino/aprendizagem em Trinidad e Tobago (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARNEDA, Eliete Sampaio .
      Descrição: Esta pesquisa busca investigar as implicações do ensino de Português Língua Adicional (PLA) no processo de aprendizagem envolvendo estudantes universitários plurilíngues, Busca-se destrangeirizar a Língua Portuguesa (LP) através de atividades comunicativas com a finalidade de realização de uma tarefa e a aproximação cultural que promova a interculturalidade.
    • Nome do projeto: Português Língua de Acolhimento (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FARNEDA, Eliete Sampaio .
      Descrição: Este projeto está focado no processo de ensino e aprendizagem de Português Língua de Acolhimento para refugiados, no Brasil, especificamente em São Paulo. Visa também a resgatar a identidade dos estudantes envolvidos através de realização de tarefas comunicativas e práticas sociais.
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . Placement Test. 2008 - Teste de nivel em lingua portuguesa do brasil
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . 391 - Modular Course. 2008 - Curso
    • FARNEDA, Eliete Sampaio . 345 - Brazilian Language, History and Culture. 2008 - Curso
  • Formação Acadêmica: 5
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Faculdades Integradas Campos Sales
        Ano de conclusão: 1993
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade Osvaldo Cruz
        Ano de conclusão: 1984
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Atlantic International University
        Título: Português Língua Adicional: estudo das implicações no processo de ensino/aprendizagem em Trinidad e Tobago
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Doutorado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A Língua Portuguesa de Herança: a paisagem sociolinguística na superdiversidade de Trinidad e Tobago
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Sant'Anna
        Ano de conclusão: 2005
    • Instituto Presbiteriano Mackenzie - Tambore:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de Língua e Literatura Portuguesa para o E.M. Professora de Língua Portuguesa e Técnica de Redação para o E.F.II Professora de Redação para o E.M.
        Outras informações: Professor
    • Colegio Objetivo- Alphaville:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1991 - 1991 ).
        Outras informações: Professor
    • Isntituto São Pio X:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1986 - 1991 ).
        Outras informações: Professor
    • Secretaria da Educação do Estado de SP:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1982 - 2004 ).
        Outras informações: PEBII
    • Colegio Magnus LTDA ME:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 2005 ).
        Outras informações: Coordenador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Monitor
    • Faculdade Uni Sant'Anna:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de Comunicação e Expressão para os cursos de Graduação em História, Geografia e Pedagogia.
        Outras informações: Professor
    • Virginia Commonwealth University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa do Brasil para falantes de outras linguas, na School of Humanities and Sciences, da Virginia Commonwealth University - Richmond, VA.
        Outras informações: Contrato
    • American Organization of Teachers of Portuguese:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Caribbean Examination Council:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Convidada como Revisora Especialista para Português para oo CXC. Função: Revisar o Programa e os Exames do CCSLC (Certificado Caribenho de Competência do Nível Secundário) e dos níveis do CSEC (Caribbean Examination Council, 2015)
    • American Association of Teacher os Spanish and Portuguese:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Desenvolvimento de Questões para o Nível II e III do Exame Nacional de Português. (NPE)- USA), 2013
    • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria Municipal de Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
    • The University Of The West Indies:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2012 - 2015 ).
        Outras informações: Leitor
    • CET Academic Programs:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2022 ).
        Outras informações: Ensino de Português para estudantes estrangeiros.
        Outras informações: Contrato
    • Missão Paz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
    • University of Minnesota:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Docente credenciado pela University of Minnesota para atuação no Brasil. Disciplina: Língua-Cultura e Literatura brasileira
        Outras informações: Docente credenciado no Brasil
    • Foreign Service Institute:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Contratado