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Iolanda Dias Borá

    • Mestre em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É integrante do Laboratório de Estudos em Aquisição da Linguagem (LEAL) da Universidade de São Paulo, tendo como interesse de pesquisa o processamento incremental de sentenças envolvendo construções alternantes no Português Brasileiro Infantil. Atua na área de Sintaxe Gerativa e Psicolinguística.

       

      Links:    

    • GÓES, I. D. ; GROLLA, E. B. . Parser immaturity and the processing of ambiguous relative clauses in Brazilian Portuguese. 2020 (Conferência)
    • GÓES, I. D. . Relativas ambíguas: dados de interpretação do PB infantil e adulto. 2019 (Comunicacao)
    • GÓES, I. D. . Relativas que podem ser ambíguas: dados de interpretação de adultos e crianças. 2018 (Comunicacao)
    • GÓES, I. D. . Interpretação de orações relativas com estrutura absoluta: análise de dados do Português Brasileiro Infantil. 2017 (Congresso)
    • GÓES, I. D. . INTERPRETAÇÕES ATRIBUÍDAS A ORAÇÕES RELATIVAS COM ESTRUTURA ABSOLUTA EM PORTUGUÊS BRASILEIRO INFANTIL. 2016 (Simposio)
    • GÓES, I. D. . Estratégias de relativização em Português Brasileiro Infantil. 2015 (Simposio)
    • GÓES, I. D. . Emprego de formas pronominais em posição de objeto direto: Estudo realizado com crianças adquirindo o Português Brasileiro. 2014 (Simposio)
  • Organização de eventos: 2
    • GÓES, I. D. . Tardes de Linguística da USP. 2017 ()
    • GÓES, I. D. . Enapol - USP. 2018 ()
    • GÓES, I. D. . Curso de verão - Aquisição de sintaxe. 2020 (FFLCH)
    • GÓES, I. D. . A gramática e a linguística na sala de aula. 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • Nome do projeto: A interpretação de orações relativas ambíguas no PB infantil (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GÓES, I. D. .
      Descrição: Projeto de mestrado que pretende investigar a interpretação atribuída por crianças falantes de PB infantil a sentenças com orações relativas potencialmente ambíguas, dada a presença de uma estrutura de alternância verbal, a estrutura absoluta. O projeto tem como objetivo principal contribuir para o conhecimento da estrutura em questão.
    • Nome do projeto: Aquisição de Dependências Sintáticas em Português Brasileiro (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GÓES, I. D. , GROLLA, E. B. .
      Descrição: Nesse estudo, investiga-se a aquisição de relações de dependência sintática em diversas construções (como perguntas-QU, antecedente-pronome, orações relativas e sujeitos e objetos nulos). Crianças adquirindo português brasileiro como língua materna entre 3 e 6 anos de idade são entrevistadas por meio de técnicas experimentais.
    • Nome do projeto: Interpretação de orações relativas com estrutura absoluta em Português Brasileiro Infantil (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GÓES, I. D. , GROLLA, E. B. .
    • Nome do projeto: Aquisição de orações relativas em Português Brasileiro (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GÓES, I. D. , GROLLA, E. B. .
      Descrição: Nesse estudo, investiga-se as diferentes estratégias utilizadas na produção de orações relativas de objeto e de posse por crianças adquirindo o Português Brasileiro como língua materna. São entrevistadas crianças entre 4 e 6 anos de idade por meio de técnicas experimentais.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).