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Evani de Carvalho Viotti

    • tem graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1978), graduação em Linguística pela Universidade de São Paulo (1986), e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999), feito com bolsa do CNPq. Fez estágios de pós-doutoramento em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (2000-2001) e na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos (2019), ambos com bolsa da FAPESP. Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Em 2015, foi professora convidada do Centro de Estudos Latino-Americanos e do Departamento de Linguística da Universidade de Chicago, para uma residência Tinker durante a primavera. Tem experiência na área de Teoria e Análise Linguística. Seu interesse principal no momento se insere na área de Epistemologia da Linguística e tem por foco a investigação de fenômenos que emergem do processo semiótico em interações face-a-face. Em especial, destacam-se a multimodalidade nas interações feitas em línguas de sinais e em línguas orais, e as relações sócio-históricas que constituem a ecologia de contacto em que se forma o português brasileiro.

       

      Links:    

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    • KATO, M. A. ; PERES, J. A. ; VIOTTI, E. C. . II Colóquio Português Europeu-Português Brasileiro: Unidade e Diversidade na Passagem do Milênio. 2001 (ABRALIN)
    • NEGRÃO, E. V. ; VIOTTI, E. C. . Conferência de Professor Visitante:Prof. Adriana Belletti- Aspects of the low IP area. 2001 (FAPESP)
    • VIOTTI, E. C. ; NEGRÃO, E. V. ; MÜLLER, A.L.P. ; SCHER, A. P. . Seminários em Teoria Gramatical. 2001 (Universidade de São Paulo, Departamento de Lingüística)
    • VIOTTI, E. C. ; NEGRÃO, E. V. ; MÜLLER, A.L.P. ; SCHER, A. P. . Seminários em Teoria Gramatical. 2000 (Universidade de São Paulo, Departamento de Lingüística)
    • NEGRÃO, E. V. ; VIOTTI, E. C. . Conferência de Professor Visitante: Prof. Luigi Rizzi- Locality and the Left Periphery. 2001 (FAPESP)
    • NEGRÃO, E. V. ; SCHER, A. P. ; VIOTTI, E. C. . Encontro do GT de Teoria da Gramática da ANPOLL. 1999 (ANPOLL)
    • NEGRÃO, E. V. ; SCHER, A. P. ; VIOTTI, E. C. . Encontro do GT de Teoria da Gramática da ANPOLL. 2000 (ANPOLL)
    • VIOTTI, E. C. . Grupo de Estudos do texto 'Derivation by Phase'(Chomsky 1999). 2000 (Universidade Estadual de Campinas)
    • VIOTTI, E. C. . Conferência de Prof. Visitante:Prof. Leo Wetzels, da Universidade Livre de Amsterdam. 2002 (Universidade de São Paulo, Departamento de Lingüística)
    • VIOTTI, E. C. . Conferência de Prof. Visitante: Prof. Leo Wetzels, da Universidade Livre de Amsterdam. 2002 (Universidade de São Paulo, Departamento de Lingüística)
    • VIOTTI, E. C. . Conferência de Prof. Visitante: Prof. Zeljko Boskovic, da Universidade de Connecticut. 2002 (Universidade de São Paulo, Departamento de Lingüística)
    • VIOTTI, E. C. . Seminários Carlos Franchi em Teoria Gramatical. 2002 (Universidade de São Paulo, Departamento de Lingüística)
    • VIOTTI, E. C. . Conferência de Prof. Visitante Prof. Telmo L. Móia, da Universidade de Lisboa. 2002 (Departamento de Lingüística, Universidade de São Paulo)
    • VIOTTI, E. C. . Conferência de Professor Visitante: Jairo Morais Nunes, da Universidade Estadual de Campinas. 2002 (Universiade de São Paulo)
    • VIOTTI, E. C. . Conferência de Prof. Visitante Eduardo Paiva Raposo, da Universidade da Califórnia, Santa Barbara. 2003 (Universidade de São Paulo)
    • VIOTTI, E. C. . Conferência de Prof. Visitante Mary Aizawa Kato, da Universidade Estadual de Campinas. 2003 (Universidade de São Paulo)
    • VIOTTI, E. C. ; NEGRÃO, E. V. ; LEMOS, C.T.G. . Seminários Carlos Franchi em Teoria Gramatica. 2003 (Universidade de São Paulo)
    • VIOTTI, E. C. . Encontro anual do GT de Teoria da Gramática da ANPOLL. 2003 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • VIOTTI, E. C. . Encontro do GT de Teoria da Gramática no XIX Encontro Nacional da ANPOLL. 2004 (ANPOLL)
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L.E. . Ciclo de palestras do professor visitante, Sherman Wilcox: Cognitive Iconicity: Conceptual Spaces and Embodied Actions. 2005 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • VIOTTI, E. C. . Conferência de professor visitante Kanavillil Rajagopalan, da Universiade Estadual de Campinas. 2005 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Lingüística)
    • FIORIN, J. L. ; VIOTTI, E. C. . Conferência do Prof. J.F. Fiorin: Hjelmslev-a fundação de uma lingüística do discurso. 2007 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-Departamento de Lingüística)
    • MATHUR, G. ; RATHMANN, C. ; NICODEMUS, B. ; VIOTTI, E. C. . Ciclo de palestras sobre línguas de sinais, com os profs. visitantes Gaurav Mathur, Christiann Rathman e Brenda Nicodemus. 2007 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-Departamento de Lingüística)
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L.E. . Conferência do professor visitante Mark Turner, da Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio). 2007 (Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo)
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L.E. . Conferência do professor visitante Chris Sinha, da Universidade de Portsmouth. 2007 (Programa de pós-graduação em lingüística)
    • LOPES, I. C. ; VIOTTI, E. C. . Ciclo de Palestras de Per Aage Brandt: "Linguagem e Pensamento: Cinco Temas de Semiótica Cognitiva". 2008 (Universidade de São Paulo-Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Lingüística Geral)
    • FIORIN, J. L. ; BARROS, D.L.P. ; NEGRÃO, E. V. ; BELINE, R. ; VIOTTI, E. C. ; OLIVEIRA, M. . Special WOCAL 6: World Congress of African Linguistics. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • MONTERO, P. ; VIOTTI, E. C. . III EPOG-Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2008 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • VIOTTI, E. C. . Curso "Voz sintática-uma abordagem da gramática cognitiva" (Ricardo Maldonado, UNAM). 2009 (Universidade de São Paulo)
    • MUFWENE, S. ; VIOTTI, E. C. . Curso "The Ecology of Language Evolution" (Salikoko Mufewene). 2009 (Universidade de São Paulo)
    • MARTEN, L. ; VIOTTI, E. C. . Curso "Topics of the grammar of the Bantu languages" (Lutz Marten). 2009 (Universidade de São Paulo)
    • SINHA, C. ; VIOTTI, E. C. . Curso "Language, cognition and culture: A socio-naturalistic perspective" (Chris Sinha). 2009 (Universidade de São Paulo)
    • CARMO JR., J.R. ; VIOTTI, E. C. . Simpósio de linguística e semiótica: Em torno da prosódia. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • FERLANI, V.L.A. ; VIOTTI, E. C. . IV EPOG-Encontro dos Alunos de Pós-Graduação da FFLCH-USP. 2009 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • GRIES, S.Th. ; VIOTTI, E. C. . Oficina Estatítica para linguística com R (Stefan Gries)`. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • VIOTTI, E. C. . Mesa-redonda: Bilinguismo dos surdos-a aquisição e o aprendizado da modalidade escrita de uma língua oral sem o apoio da oralidade. 2011 (Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN)
    • ALBANO, E.C. ; BRESSEM, J. ; TEIXEIRA, L. ; BARROS, D.L.P. ; VIOTTI, E. C. . Ciclo de palestras: Os sentidos da gestualidade. 2011 (Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da USP)
    • WILCOX, S. ; VIOTTI, E. C. . Curso "Setting language in motion" (Sherman Wilcox). 2011 (Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da USP)
    • FLEISCH, A. ; VIOTTI, E. C. . Curso "Space, spatial patterns and language" (Axel Fleish). 2011 (Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da USP)
    • CORNEJO, C. ; VIOTTI, E. C. . Curso "Tópicos da interface entre linguística e psicologia" (Carlos Cornejo). 2010 (Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da USP)
    • JOHNSON, R.E. ; VIOTTI, E. C. . Curso "Phonetics of signed languages" (Robert E. Johnson). 2010 (Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da USP)
    • FIORIN, J. L. ; VIOTTI, E. C. . Curso "Enunciação, tempo e temporalização" (José Luiz Fiorin). 2011 (Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da USP)
    • BONVINI, E. ; CHAUDENSON, R. ; MUFWENE, S. ; NEGRÃO, E. V. ; PETTER, M.M.T. ; VIOTTI, E. C. . Ciclo de Palestras: Colonização e contacto de línguas. 2011 (Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da USP)
    • MITTELBERG, I. ; VIOTTI, E. C. . Ciclo de palestras: Peirce, Jakobson and the cognitive semiotics of multimodal communication. 2012 (Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da USP)
    • LIDDELL, S. K. ; VIOTTI, E. C. . Curso - The productive use of space in sign languages - Scott Liddell. 2013 (Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da USP)
    • VIOTTI, E. C. ; BOLGUERONI, T. ; SILVA, J. P. ; LIMA, C. V. . I Workshop de Documentação Linguística e Transcrição de Dados. 2013 (LLIC-Laboratório Linguagem, Interação, Cognição, da FFLCH/USP)
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L.E. ; LEITE, T.A. ; BOLGUERONI, T. ; SILVA, J. P. . II Workshop de Documentação Linguística e Transcrição de Dados. 2013 (LLIC-Laboratório Linguagem, Interação, Cognição, da FFLCH/USP)
    • CORNEJO, C. ; VIOTTI, E. C. . Palestra - As abordagens geométrica e fisionômica das metáforas - Carlos Cornejo. 2014 (Departamento de Linguística/Programa de pós-graduação em semiótica e linguística geral)
    • VIOTTI, E. C. ; BOLGUERONI, T. . III Workshop de Documentação Linguística e Transcrição de Dados. 2014 (Departamento de Linguística)
    • CUMMINS, F. ; MEDEIROS, B. R. ; VIOTTI, E. C. . Curso - Dynamics and speech coordination-Fred Cummins. 2013 (Programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH/USP)
    • VIOTTI, E. C. . Palestra pelo Prof. David Quinto-Pozos (Univ. Texas Austin): Literacy development of deaf children who sign: Considering cross-modal connections for the developing bilingual. 2018 (Departamento de Linguística - FFLCH/USP)
    • VIOTTI, E. C. . Palestra pelo Prof. David Quinto-Pozos (U. Texas em Austin): Desenvolvimento de alfabetização de crianças surdas sinalizantes: Considerando conexões intermodais para o bilíngue em desenvolvimento. 2018 (Departamento de Linguística - FFLCH/USP)
    • VIOTTI, E. C. . Palestra da Profa. Kristine Stenzel (UFRJ): Insights de interação: expandindo as fronteiras de documentação de línguas indígenas. 2018 (Departamento de Linguística - FFLCH/USP)
    • VIOTTI, E. C. ; CESARINO, P. N. . Mini-curso da Profa. Bruna Franchetto (UFRJ/Museu Nacional) "Nas fronteiras: exercícios de tradução de línguas ameríndias". 2018 (Departamentos de Linguística e Antropologia - FFLCH/USP)
    • VIOTTI, E. C. ; NEGRÃO, E. V. ; COBBINAH, A. Y. . Encontro "The Africa-Brazil Continuum: Lectures in Honor of Margarida Petter". 2018 (Departamento de Linguística e Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral - FFLCH/USP)
    • VIOTTI, E. C. . Palestra da Prof. Cristina Altman (USP): Diálogo entre linguistas e antropólogos - Boas, Sapir e Bloomfield. 2018 (Departamento de Linguística FFLCH/USP)
    • ANDRELLO, G. ; VIOTTI, E. C. . Palestra do Prof. Geraldo Andrello (UFSCar) - Por que os Tukano escrevem?. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • FRANCO, J. B. ; VIOTTI, E. C. . Palestra do Prof. Florian Franken Figueiredo - Universidade Nova de Lisboa. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • ANGEL-OSORNO, J. ; VIOTTI, E. C. . Palestra da curadora do MoMa, Anna Burckhardt. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • VIOTTI, E. C. ; ANGEL-OSORNO, J. . Palestra do Prof. João Queiroz, da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • VIOTTI, E. C. . Conferência da profa. visitante Márcia Cançado, da Universidade Federal de Minas Gerais. 2005 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • VIOTTI, E. C. . Fundamentos do Modelo do Léxico Gerativo de James Pustejovsky. 2004 (Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos)
    • VIOTTI, E. C. . A Lingüística das Línguas de Sinais. 2004 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • VIOTTI, E. C. ; SCHER, A. P. ; PIETROFORTE, A. V. ; BARROS, D.L.P. ; NEGRÃO, E. V. ; LOPES, I. C. ; TATIT, L.A.M. ; PETTER, M.M.T. ; CHAGAS DE SOUZA, P. ; SANTOS, R.S. ; BELINE, R. . Introdução à Lingüística Teórica. 2003 (Departamento de Lingüística-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP)
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L.E. ; MAGNANI, J. G. ; WILCOX, S. ; LEITE, T.A. . Introdução aos Estudos Surdos. 2005 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • VIOTTI, E. C. . Introdução aos Estudos Lingüísticos. 2007 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • MCCLEARY, L.E. ; VIOTTI, E. C. . Semântica e Pragmática. 2009 (Universidade Federal de Santa Catarina-Curso de Licenciatura em Letras-Libras)
    • VIOTTI, E. C. . Tópicos da linguísticas revistos à luz das línguas de sinais. 2011 (Universidade Federal da Paraíba)
    • FIORIN, J. L. ; NEGRÃO, E. V. ; BELINE, R. ; VIOTTI, E. C. ; DISCINI, N. . A linguagem humana: do mito à ciência. 2012 (Centro Maria Antonia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • FRANCO, J. B. ; ANGEL-OSORNO, J. ; SOUZA, C. F. ; VIOTTI, E. C. . Linguagem, interação, cultura e cognição: diálogos interdisciplinares. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • ANGEL-OSORNO, J. ; VIOTTI, E. C. . Linguística para escritores: explorando suas narrativas em seus detalhes. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • VIOTTI, E. C. ; AZEVEDO, D. S. R. . Por uma linguística descolonial ? fundamentos e estudo de caso. 2023 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • VIOTTI, E. C. . Estudos da comunidade surda: formação de corpus da língua de sinais brasileira. 2007
    • VIOTTI, E. C. . Relatório final de estágio de pós-doutoramento no exterior. 2019
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 2
    • MCCLEARY, L.E. ; VIOTTI, E. C. . Semântica e pragmática. 2008 (Material didático)
    • VIOTTI, E. C. . Introdução aos estudos lingüísticos. 2007 (Material didático)
    • Nome do projeto: Alternâncias de diátese em português brasileiro: possíveis influências do contacto com povos africanos (2002 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIOTTI, E. C. , NEGRÃO, E. V. .
      Descrição: O projeto tem o objetivo de analisar algumas caraterísticas da inferface sintaxe-semântica do português brasileiro, que o diferenciam do português europeu. Essas características estão associadas ao comportamento de certos verbos que apresentam uma alternância de diátese particular. A hipótese a ser explorada é a de que esse comportamento pode estar associado ao contacto do português com certas línguas africanas.
    • Nome do projeto: Formação de corpora de línguas orais e sinalizadas: sistemas de transcrição e análise dos dados (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIOTTI, E. C. , MOREIRA, R. L. , LEITE, T.A. , MCCLEARY, L.E. , CARLOS, D. , BARBOSA, T.B. , BARGUIL, A.L.M. .
      Descrição: O objetivo desse projeto é criar um corpus de língua de sinais brasileira e desenvolver um sistema de transcrição para essa língua. Além disso, para fazer um contraste com os achados da língua de sinais brasileira, o projeto tem o objetivo de dar início à formação de corpus de línguas orais. A análise dos dados começa por estudos fonético-fonológicos, estudos de narrativas, estudos da dêixis de pessoa e tempo, estudos da conversação em língua de sinais brasileira; no que diz respeito às línguas orais, os estudos incluem a representação do espaço e do movimento. O projeto envolve também a investigação da gestualidade e do corporeamento dos sistemas semióticos.
    • Nome do projeto: A conceitualização do evento e a organização da informação em português brasileiro (2007 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIOTTI, E. C. , NASSER, J. A. , CANEVER, F. , TORELLI, L. R. T. , ZANNI, I.P. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa a investigar fenômenos da interface entre a gramática, a cognição e a interação. Seu objetivo é estudar a relação que existe entre a conceitualização cognitiva dos eventos e sua codificação em português brasileiro. São dois os interesses específicos do projeto: um é analisar as relações que existem entre as sentenças passivas, as senteças médias e as sentenças ergativas, para levantar hipóteses que expliquem o aumento da ergativização em português brasileiro; o outro é ver como essas construções se comportam no discurso e qual sua função em termos de organização de informação. Nos dois casos, as ciências da cognição e da interação entram em jogo como explicadores da motivação de construções sintáticas e discursivas.
    • Nome do projeto: Formação de corpus de narrativas e conversações na língua de sinais brasileira (2007 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIOTTI, E. C. , MOREIRA, R. L. , LEITE, T.A. , MCCLEARY, L.E. , BARBOSA, T.B. .
      Descrição: O objetivo do projeto é constituir um corpus de narrativas e de conversas semi-espontâneas por surdos fluentes em língua de sinais brasileira. Esse trabalho envolve o desenvolvimento de técnicas de gravações apropriadas para fins de análise linguística, o desenvolvimento de um sistema de notação dos sinais manuais e não-manuais, discussões sobre a informatização e padronização da documentação, de modo a que o corpus se torne compatível com corpora de outras lĩnguas de sinais, elaborados em instituições de pesquisa internacionais.
    • Nome do projeto: A linguística da intersubjetividade: que tipo de sistema é a língua quando vista a partir da interação (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIOTTI, E. C. , MOREIRA, R. L. , BOLGUERONI, T. , SILVA, J. P. , SEELAENDER, A. L. , MADRID, R. L. , FRANCO, J. B. , SOUZA, C. F. , ZANNI, I. P. , ANGEL-OSORNO, J. , PATEO, J. F. .
      Descrição: O projeto busca levantar questões cognitivas e filosóficas que emergem do contacto e da interação entre diferentes _sistemas_ simbólicos em situações de uso. Em especial, destacam-se as relações entre língua e gesto nas interações em línguas de sinais - mas também naquelas feitas em línguas orais - e a evolução da gramática do português brasileiro em contacto com línguas africanas e indígenas.
    • Nome do projeto: A história social do contato entre africanos e europeus e a emergência do português brasileiro (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIOTTI, E. C. , NEGRÃO, E. V. , PETTER, M.M.T. , MADRID, R. L. .
      Descrição: Sem dúvida nenhuma, o estudo do processo de colonização do Brasil foi e é alvo de interesse de inúmeras pesquisas de historiadores e antropólogos, não só do Brasil, mas também de Portugal e de outros países. No entanto, nesses trabalhos, a discussão das questões lingüísticas envolvidas em tal processo é bastante periférica. O objetivo deste projeto de pesquisa é buscar a integração entre os trabalhos sócio-históricos da colonização do Brasil e uma linha de pesquisa recente que investiga a participação das línguas africanas na constituição do português brasileiro. Seguindo Chaudenson (2001) e Mufwene (2008), adotamos a perspectiva teórica de que o estudo do contato linguístico não pode ser dissociado do conhecimento das condições socio-históricas desse contato.
    • Nome do projeto: Contato e mudança linguística no Alto Rio Negro (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIOTTI, E. C. , STORTO, L. , RAMOS, D. P. , EPPS, P. , AZEVEDO, D. S. R. , OBERT, K. .
      Descrição: O projeto pretende descrever, entender e explicar os diversos resultados do contato de algumas das diferentes línguas e domínios linguísticos que caracterizam a região de São Gabriel da Cachoeira (AM) e do Alto Rio Negro. Ênfase vai ser dada a processos de mudança resultantes de contato e o contexto cultural, social e histórico dos falantes.
    • Nome do projeto: Intercorporealidade e língua (2018 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIOTTI, E. C. , SILVA, J. P. , FRANCO, J. B. , ANGEL-OSORNO, J. , ROSARIO, T. B. M. , WHITAKER, J. S. .
      Descrição: O projeto visa a abordar questões relacionadas ao uso linguístico em interações, especialmente naquelas que ocorrem face-a-face, a partir de diferentes pontos-de-vista: o filosófico e o cognitivo-antropológico, . Em especial, destaca-se o processo dinâmico de construção de significação nas interações e o papel que o corpo em ação desempenha nesse processo.
    • Nome do projeto: Multilinguismo e descolonização (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIOTTI, E. C. , SOUZA, C. F. , AZEVEDO, D. S. R. .
      Descrição: Com o intuito de avançar a discussão teórica que envolve situações de contato linguístico já desenvolvida em projetos anteriores, este projeto pretende descrever diferentes ecologias de prática comunicativa que se caracterizam por ser multilíngues de uma perspectiva crítica conhecida como 'descolonialismo'. Essa perspectiva aponta os problemas causados pelo viés eminentemente colonial que a linguística assumiu ao descrever línguas de famílias diferentes a partir das categorias válidas para línguas indo-europeias. A ideia não é substituir um viés por outro, mas buscar seguir os ensinamentos de Franz Boas, analisando cada língua em seus próprios termos, a partir de suas próprias categorias, realçando a diversidade. Questões de política linguística e de transcrição de dados também se constituem como objetos do projeto.
    • Nome do projeto: Língua e gesto (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIOTTI, E. C. , MOREIRA, R. L. , LEITE, T.A. , MCCLEARY, L.E. , BOLGUERONI, T. , SILVA, J. P. , LIMA, C. V. , SEELAENDER, A. L. , GUIMARAES, A. F. , MADRID, R. L. , VELOSO, R. C. .
      Descrição: Este projeto se propõe a constituir, a partir de gravações em vídeo, um corpus de falas espontâneas ou semi-espontâneas de falantes nativos de português brasileiro e de língua de sinais brasileira (libras), em diferentes gêneros, com vistas ao estudo da relação entre língua e gesto. A formação desse corpus envolve, além da coleta dos dados, a criação específica de um sistema de transcrição de gestos, para além do aperfeiçoamento de um sistema de transcrição dos dados de línguas sinalizadas, já em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa de que participa a proponente. Esses sistemas de transcrição se orientam a uma padronização e à futura informatização do corpus, com vistas a sua disponibilização para a comunidade de pesquisadores interessados no assunto, tanto no Brasil quanto no exterior.
    • VIOTTI, E. C. . Contatos linguísticos e a emergência do português brasileiro. 2016 - Aula
    • VIOTTI, E. C. . A ecologia de prática linguística no Alto Rio Negro. 2017 - Aula
    • Graduacao:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1986
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1978
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de Chicago
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2001
    • Associação Alumni:
      • Tipo de vínculo: Livre (1979 - 1985 ).
        Outras informações: Assistente Administrativa do Departamento de
    • Network Cultura e Ensino:
      • Tipo de vínculo: Outro (1986 - 1994 ).
        Outras informações: Supervisor de Curso
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
        Outras informações: Professor doutor
    • Revista do GEL (Araraquara):
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - Atual ).
    • Revista Estudos Lingüísticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2007 ).
        Outras informações: Membro da comissão editorial.
    • Série 'Estudos' do Projeto para a História do Português Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • University of Chicago:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Entre março e junho de 2015, atuei como professora visitante do Departamento de Linguística e do Centro de Estudos da América Latina da Universidade de Chicago, ministrando o curso intitulado 'Aspects of Brazilian Portuguese Grammar'. As aulas tinham a duração de 3 horas, e eram frequentadas por alunos de graduação e de pós-graduação. Além disso, eu dava plantão de atendimento por mais três horas todas as semanas. Minha estada em Chicago foi subsidiada por uma bolsa da Tinker Foundation em associação com o Centro de Estudos da América Latina da Universidade de Chicago.
        Outras informações: Professor visitante