Não autenticado |

Marcio Aparecido da Silva de Deus

    • Possui graduação em Letras: Tradutor e Intérprete - Português/Inglês pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2003), graduação em Letras: Português/Alemão pela Universidade de São Paulo (2017), graduação em Letras - Licenciatura - Inglês-Português pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2004), mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2014) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e história, atuando principalmente nos seguintes temas: história, literatura, política, teatro norte-americano e literatura comparada.

       

      Links:    

    • DEUS, M. A. S. . The zoo story, de Edward Albee: quando o Absurdo deve ser lido de forma materialista Dramaturgia em foco , v. 1 , p. 21 - 35 , 2017. ISSN: 25947796.
    • DEUS, M. A. S. . Um ?blues? moçambicano para Billie Holiday Revista Crioula (USP) , v. 18 , p. 215 - 228 , 2016. ISSN: 19817169.
    • DEUS, M. A. S. . Assuntos de gente grande . REVISTA GENI , Sao Paulo , 01 set. 2013.
    • DEUS, M. A. S. . Lou e Leo: Que nada nos defina, que nada nos limite . REVISTA GENI , São Paulo , 01 ago. 2013.
    • DEUS, M. A. S. . Melting Away: quando a dura realidade da morte torna-nos todos iguais . REVISTA GENI , São Paulo , 01 jul. 2013.
    • DEUS, M. A. S. . O verborrágico e visceral guia do homossexual inteligente . REVISTA GENI , São Paulo , 01 jun. 2013.
    • DEUS, M. A. S. . A Tese IX ?sobre o conceito de história?, de Walter Benjamin em ?Angels in America?, de Tony Kushner. In: VII Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH - USP , 2012 , São Paulo. VII EPOG - Estudos Interdisciplinares nas humanidades: Perspectivas e Limites. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2012.
    • DEUS, M. A. S. . 'Angels in America', de Tony Kushner: una lectura materialista de su dramaturgia.. In: V Seminario Internacional. Políticas de la Memoria , 2012 , Buenos Aires. Arte y Memoria Miradas sobre el Pasado Reciente. Buenos Aires : Archivo Nacional de la Memoria, 2012.
    • DEUS, M. A. S. . A forma épica na peça ?Angels in America?, de Tony Kushner: Uma herança estética brechtiana?. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo , 2011 , São Paulo. VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo. : , 2011.
  • Trabalhos técnicos: 1
    • DEUS, M. A. S. . Dramaturgia em foco : 40 anos sem a presença deTennessee Williams. 2023 (Parecer)
    • DEUS, M. A. S. . As indiossincrasias do pós-modernismo nas literaturas e seus diálogos. 2016 (Outra)
    • DEUS, M. A. S. . A forma épica na peça ?Angels in America?, de Tony Kushner: Uma herança estética brechtiana?. 2011 (Comunicacao)
    • DEUS, M. A. S. . Trampolim. 2003 TV Senac
    • DEUS, M. A. S. ; CUNHA, V. Y. ; TOYOTA, L. M. . II Semana de Letras da Faculdade Sumaré. 2015 (Faculdade Sumaré)
    • RUSSO, T. P. ; DEUS, M. A. S. . McCarthy na Broadway: reflexões sobre o teatro político de Arthur Miller. 2016 (Faculdade Sumaré)
    • VISCARDI, F. R. ; DEUS, M. A. S. . Por que ler "O grande Gatsby" hoje?. 2016 (Faculdade Sumaré)
    • DEUS, M. A. S. ; VISCARDI, F. R. . II Encontro de Pós-graduandos de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - USP - EPOGELLI. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • DEUS, M. A. S. ; TOYOTA, L. M. ; CUNHA, V. Y. . III Semana de Letras da Faculdade Sumaré. 2016 (Faculdade Sumaré)
    • DEUS, M. A. S. . Introdução aos estudos pós-modernos e à sua estética na literatura. 2014 (UNIVERSIDADE DO VALE DO SÃO FRANCISCO)
    • DEUS, M. A. S. . Teatro de resistência: algumas formas usadas no Brasil e no mundo. 2014 (UNIVERSIDADE DO VALE DO SÃO FRANCISCO)
    • DEUS, M. A. S. . Um breve mapeamento da representação de cidades na literatura e no cinema da Modernidade à Pós-Modernidade. 2014 (Universidade Federal do Vale do São Francisco)
    • DEUS, M. A. S. . Introdução à dramaturgia de Arthur Miller em quatro peças. 2014 (Universidade Federal do Vale do São Francisco)
    • DEUS, M. A. S. . Lirismo e Ironia em cinco peças de um ato, de Tennessee Williams. 2015 (Universidade Federal do Vale do São Francisco)
    • DEUS, M. A. S. . Violência: Uma breve discussão de sua representação formal na literatura e no cinema. 2015 (Universidade Federal do Vale do São Francisco)
    • DEUS, M. A. S. . Introdução ao teatro de Tennessee Williams. 2015 (Faculdade Sumaré)
    • DEUS, M. A. S. . Introdução à peça de um só ato: Sartre e Strindberg. 2015 (Faculdade Sumaré)
    • DEUS, M. A. S. . O conto como gênero literário. 2016 (Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF)
    • DEUS, M. A. S. . Tennessee Williams contando histórias. 2016 (Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF)
    • DEUS, M. A. S. . Introdução à teoria do conto. 2016 (Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF)
    • DEUS, M. A. S. . Introdução às literaturas étnicas e seus diálogos nos Estados Unidos. 2016 (Universidade do Vale de São Francisco - UNIVASF)
    • DEUS, M. A. S. . A revolucao dos bichos e 1984: Duas representações históricas da realidade?. 2013 (UNIVERSIDADE DO VALE DO SÃO FRANCISCO)
    • Nome do projeto: NARRAVIS (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEUS, M. A. S. , FLORES, F. T. .
      Descrição: Descrição: O grupo pretende investigar as diversas narrativas literárias (dramaturgia, romance, conto, poesia) e também as visualidades (cinema, encenação teatral, televisão, fotografia, HQ), especialmente a partir da interlocução entre essas formas artísticas. Procura-se, dessa forma, estudar o cada vez mais frequente recurso da referencialidade (ou adaptação) presente nos meios visuais que se apoiam nas narrativas literárias para suas composições. Com isso, reflete-se sobre os temas contemporâneos sobre a Literatura e as Artes Visuais essencialmente narrativas. A partir dos estudos desenvolvidos pelos integrantes do grupo pretende-se criar uma rede de pesquisa sobre a interface entre Estudos Literários e Visuais. Tais estudos servirão de base para a oferta de linhas de pesquisa em Narrativas e Visualidades para os TCCs de vários cursos nos quais os participantes atuam, inclusive o de Artes Visuais da UNIVASF. O primeiro resultado dessa conjunção de esforços foi a oferta de oito cursos de extensão (via EaD) de forma intercomunitária. Os cursos iniciais foram oferecidos no primeiro semestre de 2012. Para conhecer o website do grupo, acesse: www.narravis.com.br .
    • Nome do projeto: Estudos histórico-críticos e dialéticos de teatro norte-americano e brasileiro (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEUS, M. A. S. , BETTI, M. S. , RUSSO, T. P. .
      Descrição: APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA A proposta de criação deste grupo nasceu da necessidade de constituir um núcleo de atividades continuadas de pesquisa, debate e reflexão sobre o teatro e a dramaturgia nos contextos estadunidense e brasileiro. Trata-se de uma proposta que articula integrantes ligados tanto ao meio acadêmico da FFLCH-USP e da ECA-USP como a setores do teatro e da prática teatral estreitamente ligados às duas linhas de pesquisa propostas: dramaturgia moderna e contemporânea em contexto norte-americano e brasileiro, e teatro político em contextos norte-americano e brasileiro. A perspectiva histórico crítica adotada tem por objetivo levantar, observar e discutir as formas por meio das quais a dramaturgia (textos teatrais) e o teatro (encenações e linguagens cênicas) norte-americano e brasileiro figuram artisticamente questões e impasses de ordem social,econômica e política característicos de sua sociedade e de sua época. A natureza dialética dessa proposta caracteriza-se pelo objetivo de não se perder de vista em nenhum passo das análises e discussões a relação entre o particular e o geral, ou seja, entre a materialidade específica dos processos artísticos utilizados nas encenações e peças, e a totalidade das forças sociais e históricas em luta e em contínua transformação.
    • DEUS, M. A. S. ; GUIMARAES, D. R. . Coração da Espiral da Presa Noturna. 2004 - Revisão de livro
    • Graduacao:
      • Curso: Letras: Português/Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Letras - Licenciatura - Inglês-Português
        Nome da Instituição: Centro Universitário Ibero-Americano
        Título: Desafios do ensino e aprendizado de inglês em Escolas Públicas no Estado de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Letras: Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
        Nome da Instituição: Centro Universitário Ibero-Americano
        Título: Os furtos linguísticos nas traduções e/ ou adaptações da peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal do Vale do São Francisco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2017 ).
        Outras informações: Membro do Projeto Narrativas e Visualidades - Cursos de Extensão em EaD.
        Outras informações: Tutor de EaD
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Educacional do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2017 ).
        Outras informações: Professor dos cursos: Turismo e Secretariado Executivo Bilíngue.
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Sumaré:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Professor dos cursos: Letras e Pedagogia. Disciplinas ministradas: Língua Inglesa I, Língua Inglesa IV, Língua Inglesa VI, Teoria da Literatura I, Teoria da Literatura II, Literatura Infantil, Literaturas Étnicas de Língua Inglesa, Literatura Inglesa I, Literatura Inglesa III, Literatura Norte-Americana II, Literatura Brasileira II, Literatura Portuguesa I, Análise do Discurso, e Leitura e Produção de Texto, TCC I e TCC II.
        Outras informações: Professor
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa - PEB II
    • Externato Paraíso (Escola Cebolinha de Ensino Fundamental e Médio):
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Professor de língua inglesa - EF e EM
    • Dramaturgia em foco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: (ISSN 2594-7796), revista do Grupo de Pesquisa Narrativas e Visualidades, - membro do corpo de avaliadores.
    • Revista de Literatura História e Memória:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Publicação semestral do Colegiado de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto acolhe artigos originais e inéditos de interesse da comunidade científica. A revista se organiza a partir de um dossiê, conforme chamadas para publicação, e duas seções temáticas intituladas Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano e Literatura, Ensino e Cultura, contemplando as linhas de pesquisa da Graduação e da Pós-Graduação. O periódico foi gestado nas temáticas e pesquisas divulgadas nas primeiras edições do Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, evento permanente no calendário acadêmico das atividades científicas e culturais do Colegiado de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste - Campus de Cascavel. Vinculado ao Grupo de Pesquisa ?Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens? e ao Núcleo de Estudos Comparados e Pesquisas em Literatura, Cultura, História e Memória na América Latina (NuECP), o projeto editorial pretende contribuir para o desenvolvimento acadêmico, motivando a participação de pesquisadores externos, de alunos e egressos em atividades de caráter científico, a fim de propiciar a reflexão sobre leituras que se propõem a desvendar o homem e suas representações em distintos campos do conhecimento.