Não autenticado |

Ana Candida Franceschini de Avelar Fernandes

    • Ana Avelar é professora adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília - UnB. Foi curadora da Casa Niemeyer, UnB, entre 2017 e 2021. É doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo, Mestre em Literatura Brasileira e Bacharel em Letras Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade. Desenvolveu estágio doutoral na School of Fine Arts, da New York University - NYU, em 2011. Como curadora, realizou mostras em diversos espaços -- Casa da Cultura da América Latina - CAL/UnB, Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte - CCBB/BH, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Pauilo - MAC/USP, entre outros. Participa de júris e comissões na área, como Prêmio Pipa e Marcantonio Vilaça, do qual foi finalista na categoria curadoria em 2017. Foi jurada da 61o edição do Prêmio Jabuti de 2019. No mesmo ano, foi selecionada pelo edital Intercâmbio de Curadores, promovido pelo projeto Latitude, da Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT em parceria com o Getty Research Institute, e pela chamada de artigos do Instituto Casa Roberto Marinho. Sua exposição "Triangular: arte deste século", realizada na Casa Niemeyer em 2019, foi eleita melhor coletiva do ano e melhor projeto adaptado ao digital pela enquete pública promovida pela Revista Select.

       

      Links:    

    • AVELAR, Ana. . Contra o cânone - Arte, feminismo(s) e ativismos séculos XVIII a XXI Seminário Internacional. Porto Alegre : Fundação Bienal do Mercosul, 2020 . 561p. ISBN: 9786599272806.
    • AVELAR, Ana. ; FELINTO, R. . Bienal Naifs do Brasil 2020: Ideias para adiar o fim da arte. São Paulo : SESC, 2020 . 324p. ISBN: 9786589239017.
    • AVELAR, Ana. ; MAGALHAES, A. G. ; IMPARATO, M. . Crítica e curadoria dentro e fora do eixo: operação resistência. São Paulo : Intermeios, 2020 . 90p. ISBN: 9788584991846.
    • AVELAR, Ana. ; CALHEIROS, Alex ; IMPARATO, M. . Brasília Extemporânea. Brasília : Editora da Universidade de Brasília, 2019 . 30p. ISBN: 9788523009108.
    • AVELAR, Ana. ; REIS, R. S. ; CALHEIROS, Alex . Quando as Formas se Tornam Relatos. Brasília : Editora da Universidade de Brasília, 2019 . 30p. ISBN: 9788523009086.
    • SOUZA, G. L. ; AVELAR, Ana. . ANAIS DO III COLÓQUIO DE TEORIA, CRÍTICA E HISTÓRIA DA ARTE: A CRÍTICA COMO HISTÓRIA DA ARTE. Brasília : Universidade de Brasília, 2019 . 370p. ISBN: 24479950.
    • CHIARELLI, Tadeu. ; AVELAR, Ana Cândida de. . Acervo: Outras Abordagens (MAC Essencial; 4). São Paulo : MAC USP, 2015 . 92p. ISBN: 9788572290784.
    • CHIARELLI, Tadeu. ; AVELAR, Ana Cândida de. . Acervo: Outras Abordagens (MAC Essencial; 3). São Paulo : MAC USP, 2015 . 92p. ISBN: 9788572290777.
    • CHIARELLI, Tadeu. ; AVELAR, Ana Cândida de. . Acervo: Outras Abordagens (MAC Essencial; 2). São Paulo : MAC USP, 2015 . 140p. ISBN: 9788572290760.
    • CHIARELLI, Tadeu. ; AVELAR, Ana Cândida de. . Acervo: outras abordagens (MAC Essencial; 1). São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC - USP), 2015 . 196p. ISBN: 978-85-7229-0.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . A Raiz Emocional: arte brasileira na crítica de Lourival Gomes Machado. São Paulo : Alameda, 2014 . 392p. ISBN: 9788579392740.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Pintoras e gravadoras expressivas MODOS: Revista de História da Arte , v. 5 , p. 160 - 177 , 2021. ISSN: 25262963.
    • AVELAR, Ana. . Toda forma carrega a marca do artista: gestualidade na crítica de arte brasileira contemporânea ARTCULTURA (UFU) , v. 23 , p. 49 - 64 , 2021. ISSN: 15168603.
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; & Zaiden, V. ; CUNHA, S. C. . Casa Niemeyer Digital: uma jovem coleção universitária de arte contemporânea nas redes sociais REVISTA ARA , v. 10 , p. 191 - 212 , 2021. ISSN: 25258354.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Instalação Inventário: Arte Outra ? itinerário crítico. Sobre o gesto e a falsificação no trabalho de Gustavo von Ha Modos , v. 1 , p. 185 - , 2017. ISSN: 25262963.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . ?Entrevista com Sônia Salzstein?. Novos estudos CEBRAP (Online) , v. 1 , p. 141 - 155 , 2015. ISSN: 19805403.
    • AVELAR, Ana. . Os expressionismos complexos de Segall a Anita e de volta a Segall: para além de uma arte nacional. Modernismo, v. 1, p. 164 - 200, 2020.
    • AVELAR, Ana. . Artistas no cárcere: experiência curatorial no Programa de Residência Artística Internacional da Casa de Cultura da América Latina da Universidade de Brasília ? OCA. Atores, fazeres e políticas culturais na América Latina: comunicação e cultura, v. 1, p. 1 - 25, 2019.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Claudio Cretti. MAC Essencial: doações recentes., v. , p. 15 - , 2014.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Gustavo von Ha. MAC Essencial: doações recentes., v. , p. 1 - , 2014.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Chronology. Mira Schendel, v. , p. 216 - 239, 2013.
    • AVELAR, Ana. . Sem título, Hans Hartung. MAC Essencial, v. 1, p. 21 - 21, 2014.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . O Bizantino. MAC Essencial, v. 1, p. 20 - 20, 2014.
    • AVELAR, Ana. . Alma Ruiz: a curadora guatemalteca fala sobre a situação da arte latino-americana nos Estados Unidos e sobre sua experiência profissional . Select , São Paulo , 03 ago. 2017.
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; MAGALHAES, A. G. . Dos Tupinambá aos Huni Kuin: arte contemporânea brasileira em risco . Select , São Paulo , 25 jan. 2018.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Sobre a verossimilhança: as realidades possíveis de João Castilho . Select , , 01 set. 2017.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Gustavo Von Ha: Vida de artista, cenas de cinema em seu apartamento em São Paulo . Harper's Bazar , Brasil , 01 abr. 2018.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Controversies of a juror: Alfred Barr Jr. at the 4th São Paulo Bienal . Third Text , Londres , 01 mar. 2012.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . 'Querelle' é encenado em palco erótico . Folha de S. Paulo , São Paulo , 25 jan. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Perfil de Lourival Gomes Machado . Jornal Semanal da 28ª Bienal de São Paulo , São Paulo , 21 ago. 2008.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Antonio Saggese e Jac Leirner provocam olhares inusitados . Folha de São Paulo , São Paulo , 01 ago. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Mostra exibe influência britânica . Folha de São Paulo , São Paulo , 31 jul. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . José Bento quer ?domar madeira? em mostra . Folha de São Paulo , São Paulo , 20 jun. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Longman delineia em óleos sua alma expressionista . Folha de São Paulo , Paulo , 26 mai. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Brito Cimino reabre unindo transgressão e utilidade . Folha de São Paulo , São Paulo , 12 mai. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Parade traça panorama da arte ao longo do século 20 . Folha de São Paulo , São Paulo , 11 mai. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Luz e sombra atraem Hildebrando de Castro . Folha de São Paulo , São Paulo , 09 mai. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Exposição ressalta o artista da cor . Folha de São Paulo , São Paulo , 07 mai. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Tucci une labirinto clássico ao mundo virtual . Folha de São Paulo , São Paulo , 01 mai. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Basbaum provoca e seduz com interação . Folha de São Paulo , São Paulo , 23 jun. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Pirelli/MASP é exposta em Roma . Folha de São Paulo , São Paulo , 30 mai. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . MAC em raio-X . Folha de S. Paulo , São Paulo , 14 mai. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Artista revela paisagem que vem da linha . Folha de S. Paulo , São Paulo , 25 jan. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Carla Linhares discute confusão urbana entre público e privado . Folha de S. Paulo , São Paulo , 20 jan. 2001.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Machado de Assis é transportado para o universo dos HQs . Folha de S. Paulo , São Paulo , 01 jan. 2001.
    • AVELAR, Ana. . ?QUANDO AS FORMAS SE TORNAM RELATOS?: CURADORIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. In: 27o Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas , 2018 , São Paulo. Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (27 .: 2018 : São Paulo, SP). Anais do XXVII Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. : , 2018.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Artistas gráficos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). In: 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) , 2003 , São Paulo. 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP). : , 2003.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . As imagens cruzadas de Lourival Gomes Machado: leituras formais, fotografia e gestualidade expressiva.. In: VIII Seminário Arte, Cultura e Fotografia: a imagem e seus suportes , 2014 , São Paulo. Boletim n.7. São Paulo : ECA USP, 2014. p. 87 - 97.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . ?O nosso pensamento sobre Lionello Venturi? e o 2o Congresso Nacional de Críticos de Arte?. In: MODERNIDADE LATINA Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano , 2015 , São Paulo. MODERNIDADE LATINA Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano (anais). São Paulo : MAC-USP, 2014. p. 1 - 10.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Uma fisionomia da Semana de Arte Moderna: o Retrato de Lourival Gomes Machado. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Arte > Obra > Fluxos , 2010 , Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Arte > Obra > Fluxos. Rio de Janeiro : CBHA, 2010. p. 1120 - 1129.
    • FERNANDES, A. C. F. A. . O Informalismo no Brasil: Lourival Gomes Machado e a 5a Bienal Internacional de São Paulo. In: VII Encontro de História da Arte , 2011 , Campinas. VII Encontro de História da Arte - Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: Consolidação e desenvolvimento da disciplina. Campinas : UNICAMP, 2011. p. 31 - 40.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . A controversial juryman: Alfred Barr Jr. at the 4th São Paulo Biennial of 1957. In: Transnational Latin American Art From 1950 to the Present Day. 1st International Research Forum for Graduate Students , 2009 , Austin, Texas. Transnational Latin American Art From 1950 to the Present Day. : , 2009.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado and Brazilian modern art: an art critic?s archive from Modern Art Week to the Bienal. In: ART ⇔ ARCHIVES: Latin America and Beyond from 1920 to present. 2nd International Latin American Art Forum for emerging scholars. , 2010 , Austin, Texas. ART ⇔ ARCHIVES: Latin America and Beyond. From 1920 to Present. : , 2010.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado and the Literary Supplement: a distinct critical view on Brazilian Art of the late 1950s. In: Intersections. 35th Annual Conference. Association of Art Historians. , 2009 , Manchester. Intersections. Manchester : Manchester Metropolitan University, 2009.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado e o Suplemento Literário. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 1808-2008: Mudanças de paradigmas para a História da Arte no Brasil. , 2008 , Rio de Janeiro. XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 1808-2008: Mudanças de paradigmas para a História da Arte no Brasil.. : , 2008.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . As ilustrações do Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo: desenhos e gravuras nas páginas de um caderno de literatura. In: XI Congresso Internacional da Abralic , 2008 , São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Abralic. : , 2008.
    • FERNANDES, A. C. F. A. . Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). In: I Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (EPOG) , 2006 , São Paulo. I Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (EPOG). : , 2006.
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; FONSECA FILHO, A. S. . Lugares de Arte: um roteiro turístico de arte modernista em São Paulo. In: VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local , 2004 , Curitiba. VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local - Anais do evento. : , 2004.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . A fotografia como ilustração no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo. In: Arte, Cultura e Fotografia: metodologias de investigação , 2006 , São Paulo. Boletim n.1 do Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia. São Paulo : MAM-SP, 2006. p. 24 - 29.
    • FERNANDES, A. C. F. A. . Artistas plásticos no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo (1956-1967). In: IV Fórum de Pesquisa Científica em Arte , 2005 , Curitiba. Fórum de Pesquisa Científica em Arte. : , 2005. p. 23 - 31.
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; MACEDO, M. . Prêmio Artist Links - British Council. : , 2009 (Tradução)
    • AVELAR, Ana. . Tridimensionais incontornáveis: geometria e corpo na escultura brasileira atual. : , 2019 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . Lacração, de Cecilia Mori: videoperformances ressoando feminismos. : , 2018 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . Martin Brausewetter: da experiência e da pintura. : , 2018 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . Fronteiriços, de Matias Mesquita: pontos de encontro entre as coisas. : , 2018 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . arpão bengala berimbau cachimbo: a escultura contemporânea de Claudio Cretti. : , 2018 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . A cultura da fuleragem na pintura de Camila Soato. : , 2018 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . Coletivo Lâmina: de realidade e de realismo. : , 2018 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . Diego Castro e a geografia da imagem. : , 2018 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . Nos Tropikos de Chico Amaral: observando as regras do jogo. : , 2017 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . ...quando as formas se tornam relatos: curadoria e resistência. : , 2017 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . O ?1 irreal?, de André Parente: ação silenciosa e objeto permanente. : , 2017 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . Dentro, de Jaime Prades. : , 2016 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . A ilusão do gesto. : , 2016 (Texto de crítica)
    • FERNANDES, A. C. F. A. . Os 1001 Sonhos de Sheila Goloborotko. : , 2012 (Ensaio crítico)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Os achados do Saracvra. : , 2017 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Uma pedra no meio do caminho. : , 2010 (Texto para Catálogo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Martin Brausewetter: entre o vulcão e a mancha. : , 2015 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Sobre materiais e singularidades formais em Edgar Racy. : , 2018 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Paisagens em si. : , 2018 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana. . Tema de longa duração: Monumentos Temporários de Fyodor Pavlov Andreevich. MAC USP : MAC USP , 2017 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Tira-Linhas em três momentos (com intersecções significativas). : , 2015 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . O através da pintura de André Ricardo. : , 2015 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Sergio Camargo. Exposição Superposiciones.. Cidade do México : Museo Tamayo , 2014 (Texto para Catálogo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Arcangelo Ianelli. Exposição Superposiciones.. Cidade do México : Museo Tamayo , 2014 (Texto para Catálogo)
    • AVELAR, Ana. ; BANDEIRA, J. . Lina Gráfica. : , 2014 (Texto para Catálogo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Lucia Mindlin Loeb: Retorno. : , 2012 (Texto para Catálogo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Antonio Bandeira: Cais Noturno. : , 2013 (Texto de crítica)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Eduardo Verderame: Zona Detenção. : , 2013 (Texto para Catálogo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; PIOLA, F. . Possíveis eixos de ativação. São Paulo : Memorial da Resistência , 2013 (Texto para Catálogo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Estratégias para uma ativação de SP. São Paulo : Memorial da Resistência , 2013 (Texto para Catálogo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; BANDEIRA, J. . Mauricio Nogueira Lima: faturas da forma. : , 2009 (Texto para Catálogo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; MACEDO, M. . Presences - Daniel Cruz (catálogo de exposição). : , 2008 (Tradução)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Frases sobre arte conceitual. São Paulo : Apostila do curso: História da Arte no Ocidente II (Do Renascimento à Contracultura) - MAM-SP , 2003 (Tradução)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Parágrafos sobre arte conceitual. São Paulo : Apostila do curso História da Arte no Ocidente II (Do Renascimento à Contracultura) - MAM-SP , 2003 (Tradução)
    • AVELAR, Ana. . Parecer técnico Revista Apotheke, v. 7, n. 1, Ano 7, no ano de 2021,. 2021 (Parecer)
    • FERNANDES, A. C. F. A. . Parecer sobre projeto de doutorado para bolsa. 2021 (Parecer)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Parecer técnico sobre projeto de pós-doc. 2021 (Parecer)
    • AVELAR, Ana. . Confluenze. Revista de estudios Iberoamericanos. 2020 (Parecer)
    • AVELAR, Ana. . Parecer técnico sobre proposta de doação de obras da artista. 2021 (Parecer)
    • AVELAR, Ana. ; CALHEIROS, Alex ; ZAIDEN, V. ; LIMA, G. ; OLIVEIRA, L. . Formação da coleção Museu Triangular - Casa da Cultura da América Latina / Casa Niemeyer. 2019 (Outra)
    • AVELAR, Ana. ; JAREMTCHUCK, D. . Revista Ars. 2017 (Parecer)
    • AVELAR, Ana. ; JAREMTCHUCK, D. . Revista Ars. 2016 (Parecer)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; Ruiz, Alma . Exposição Latin American Abstractions. 2013 (Consultoria)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Sobre como a Bienal Naifs 2020 abriu espaço para que se discutissem as hierarquias entre diferentes sistemas das artes visuais e outras curadorias ativistas. 2021 (Conferência)
    • AVELAR, Ana. . A experiência Casa Niemeyer: criando um museu de arte para a Universidade de Brasília. 2020 (Conferência)
    • AVELAR, Ana. . Artes deste Século: a experiência de formação da Coleção Triangular. 2021 (Conferência)
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; CUNHA, S. C. . Tá me vendo? Tá me ouvindo? Projetos possíveis de exposições digitais para espaços públicos de arte. 2021 (Conferência)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Uma conversa sobre a Casa Niemeyer Digital: ações do museu universitário durante a pandemia. 2020 (Outra)
    • AVELAR, Ana. . Metade carne, metade sonho: Clara Diament Sujo e o mercado de arte latino-americana. 2019 (Conferência)
    • AVELAR, Ana. . Brasília: ambiente artístico atual. 2019 (Conferência)
    • AVELAR, Ana. . Como participar de editais internacionais de pesquisa: a experiência no Getty Research Institute. 2019 (Conferência)
    • AVELAR, Ana. ; ALONSO, I. . Half flesh, half dream: preliminary considerations on Informalism, Neo Figuration and Neoexpressionism in Clara Diament Sujo?s archive. 2019 (Conferência)
    • AVELAR, Ana. . Lourival Gomes Machado and Brazilian modern art: an art critic?s archive from Modern Art Week to the Bienal. 2010 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana. . Curadoria e produção de sentido. 2017 (Conferência)
    • AVELAR, Ana. . Relações entre Samson Flexor e Lasar Segall. 2016 (Conferência)
    • AVELAR, Ana. . Arte e curadoria. 2017 (Conferência)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Barroco mineiro e informalismo: Lourival Gomes Machado e o 'novo expressionismo'. 2011 (Conferência)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Artistas plásticos no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2006 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . A Controversial Juryman: Alfred Barr Jr. at the 4th São Paulo Biennial of 1957. 2009 (Conferência)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Modernismo, barroco, abstração informação: a crítica de arte de Lourival Gomes Machado. 2012 (Conferência)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . 'Quando as formas se tornam relatos': curadoria da universidade pública. 2018 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . As ilustrações do Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo: desenhos e gravuras nas páginas de um caderno de literatura. 2008 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Especificidade dos meios ou gestualidade compartilhada? Lourival Gomes Machado e a fotografia. 2013 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Na contramão da vontade construtiva: lirismo, gesto, subjetividade na arte brasileira. 2016 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Crítica de arte hoje: redirecionamentos, adaptações. 2015 (Conferência)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado and the Literary Supplement: a distinct critical view on Brazilian Art of the late 1950s.. 2009 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Um jurado controverso: Alfred Barr Jr. na 4a Bienal de São Paulo em 1957. 2009 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Sociologia da Arte e Modernismo Paulista: primeiras referências na formação do olhar de Lourival Gomes Machado. 2009 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Lourival Gomes Machado e o Suplemento Literário. 2008 (Comunicacao)
    • FERNANDES, A. C. F. A. . Artistas gráficos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2003 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Artes gráficas no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2004 (Comunicacao)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Artes gráficas e periodismo no século XIX. 2005 (Conferência)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . A ilustração no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo. 2005 (Conferência)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . A caricatura no século XIX ? uma alternativa à Academia. 2006 (Conferência)
    • FERNANDES, A. C. F. A. . Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2006 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 15
    • AVELAR, Ana. ; MAGALHAES, A. G. ; RICARDO, Andre . Conversa - exposição Elemento Vazado, de André Ricardo. 2015 Video
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Série Conexão - Futura Play. 2019 Série Conexão - Futura Play
    • AVELAR, Ana. ; SCARTEZINI, B. . As distâncias entre a capital planejada e a cidade real. 2018 Metrópoles
    • AVELAR, Ana. ; CRUZ, E. P. . Em performance, artista russo busca chamar a atenção sobre escravidão. 2017 Agência Brasil
    • AVELAR, Ana. ; GOBBI, N. . Artista russo fará performance como Lênin nu em São Paulo. 2017 O Globo
    • AVELAR, Ana. ; MACIEL, N. . Grupo EmpreZa faz serão de performances nesta quarta na CAL. 2017 Correio Braziliense
    • AVELAR, Ana. ; KYOMURA, L. . Performance de Fyodor Pavlov alerta para a escravidão contemporânea. 2017 Jornal da USP
    • AVELAR, Ana. ; ALZUGARAY, P. . O artista hoje. 2016 Isto é
    • AVELAR, Ana. ; CORREA, R. ; FABRIS, Y. . Conversa com curadores: Ana Avelar (UnB). 2017 Revista de Artes FAP
    • AVELAR, Ana. . Arte e arquitetura. 2020 Revista Roteiro Brasília
    • AVELAR, Ana. ; ROMAN, A. C. . Por uma coleção pública sem condições. 2019 le Monde Diplomatique Brasil
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; ROMAN, A. C. ; GUEDES, C. ; MAGALHAES, I. ; COBUCI, M. ; GRIZILLI, T. . Imediações 1 - entrevista com Lorenzo Mammì e Tadeu Chiarelli sobre Cildo Meireles. 2014 Site do Centro Universitário Maria Antonia
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; ROMAN, A. C. ; GUEDES, C. ; MAGALHAES, I. ; COBUCI, M. ; GRIZILLI, T. . Imediações 2 - entrevista com Heloisa Espada sobre Mauro Restiffe. 2014 Site do Centro Universitário Maria Antonia
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; ROMAN, A. C. ; GUEDES, C. ; MAGALHAES, I. ; COBUCI, M. ; GRIZILLI, T. . Abordagens: História da Arte no Brasil. Entrevista com Sônia Salzstein. 2014 website
    • AVELAR, Ana. ; ROMAN, A. C. ; GUEDES, C. ; MAGALHAES, I. ; CASARES, L. ; GRIZILLI, T. ; COBUCI, M. . Abordagens: História da Arte no Brasil. Entrevista com Ana Magalhães.. 2013 website
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Arte, Cultura e Fotografia: metodologias de investigação. 2006 (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; ESPADA, H. ; CHIARELLI, Tadeu. . III Seminário Arte, Cultura e Fotografia: metodologias de investigação. Arte como Fotografia ? Fotografia como Arte. 2008 (ECA-USP)
    • BANDEIRA, J. ; AVELAR, Ana Cândida de. . Mauricio Nogueira Lima ? faturas da forma. 2008 (Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA-USP))
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; HOFFMANN, A. M. P. . 1o Encontro de História da Crítica de Arte: temas e arquivos.. 2013 (UNIFESP/ Biblioteca Mário de Andrade)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Eduardo Verderame: Zona Detenção.. 2013 (Centro Universitário Maria Antonia - USP)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; CASARES, L. . O país da desmedida: Camus no Brasil.. 2013 (Centro Universitário Maria Antonia - USP)
    • AVELAR, Ana. ; BANDEIRA, J. . Lina Gráfica. 2014 (SESC)
    • AVELAR, Ana. ; VON HA, G. . Inventário: arte outra. 2016 (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo)
    • AVELAR, Ana. ; PRADES, J. . Dentro - Inside. 2016 (Galeria Mezanino)
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; MACEDO, A. M. C. ; CRUZ, C. M. ; OLIVEIRA, E. D. G. ; SOUZA, G. L. ; ALVIM, P. ; LIMA, P. E. F. ; DINIZ, C. ; FEITOSA, E. ; PEREIRA, J. ; INSUA, J. ; ITABAIANA, M. ; PEREIRA, M. ; RICARDO, N. ; CARVALHO, P. ; CANDIDO, S. . III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte. 2016 (http://3coloquiotcha.wixsite.com/3coloquiotcha)
    • AVELAR, Ana. ; IMPARATO, M. . Brasília Extemporânea. 2018 (Casa Niemeyer / DEX / UnB)
    • AVELAR, Ana. ; LAURENTIS, G. ; MASCARO, J. . Camadas: narratividades visuais da violência. 2018 (Casa da Cultura da América Latina / DEX / UnB)
    • AVELAR, Ana. ; SOATO, C. . Virilha suada, Camila Soato. 2017 (Casa da Cultura da América Latina / DEX / UnB)
    • AVELAR, Ana. ; LAM, E. A. . Detrito Federal. 2017 (Casa da Cultura da América Latina / DEX / UnB)
    • AVELAR, Ana. . Serão Performático. 2017 (Casa da Cultura da América Latina / DEX / UnB)
    • AVELAR, Ana. . Tropikos: Anotações sobre o entorno e a pessoa. 2017 (Centro Cultural Banco do Brasil)
    • AVELAR, Ana. ; LIMA, G. . Quando as formas se tornam relatos. 2017 (Casa da Cultura da América Latina / DEX / UnB)
    • AVELAR, Ana. . Monumentos Temporários, Fyodor Pavlov-Andreevich. 2017 (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo)
    • AVELAR, Ana. . Projeto VLNGO, Gustavo von Ha. 2017 (Saracura)
    • AVELAR, Ana. . Tira-Linhas, Marcia Pastore. 2015 (Biblioteca Mario de Andrade)
    • AVELAR, Ana. ; BANDEIRA, J. . Mauricio Nogueira Lima ? faturas da forma. 2008 (Centro Universitário Maria Antonia ? USP)
    • AVELAR, Ana. ; LIMA, G. . Triangular: arte deste século. Aquisições recentes para o acervo da Casa de Cultura da América Latina.. 2019 (Casa da Cultura da América Latina / DEX / UnB)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; JORDAO, F. ; ROCHA, A. . Webinário museus + curadoria + universidades: práticas desobedientes situadas e em redes. 2020 (Museu de Arte Contemporânea do Paraná)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Ilustrando textos: uma introdução à análise literária e à interpretação gráfica. 2012 (Museu da Imagem e do Som - MIS)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Ilustrando textos: uma introdução à análise literária e à interpretação gráfica. 2010 (Museu de Arte de São Paulo - MASP)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; NUNES, F. V. . Ilustrando textos: uma introdução à análise literária e à interpretação gráfica. 2008 (SESC da Esquina)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Ilustrando textos: uma introdução à análise e à interpretação gráfica. 2008 (Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP))
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . A ilustração de contos de fada e leitura de imagens. 2008 (3a Bienal do Livro de São José do Rio Preto-SP)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Interpretação de textos e soluções gráficas. 2008 (3a Bienal do Livro de São José do Rio Preto)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Ilustrando textos: uma introdução à análise literária e à interpretação gráfica.. 2009 (Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. ; SACCHETTIN, P. . Gravura e Ilustração. 2010 (Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Ilustrando textos: uma introdução à análise literária e à interpretação gráfica. 2009 (Centro Cultural São Paulo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Abstração: debates críticos na arte brasileira da primeira metade do século XX. 2011 (Pinacoteca do Estado)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Ilustrando textos 2: laboratório de livros visuais. 2013 (Museu da Imagem e do Som)
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Pollock, Soulages, Yolanda Mohalyi: a abstração expressiva no segundo pós-guerra. 2013 (Museu de Arte de São Paulo)
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; TOKITAKA, J. . Palavra e Imagem: ilustração de textos. 2009 (SESC Bauru)
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; LOPEZ, T. P. A. . Artistas plásticos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2006
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; LOPEZ, T. P. A. . Artistas gráficos no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo (1956-1967). 2004
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Relatório de Atividades I. 2008
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; MAGALHAES, A. G. . Relatório de atividades parcial pós doutorado. 2016
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Intercâmbio de Curadores 2018/2019. 2019
    • AVELAR, Ana Cândida de. ; MAGALHAES, A. G. . Relatório de atividades final pós doutorado. 2018
    • Nome do projeto: Arte contemporânea brasileira: outras leituras (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. , FERNANDES, A. C. F. A. .
      Descrição: Compreendendo que parâmetros construtivistas orientaram grande parte das interpretações sobre a produção brasileira a partir de meados do século XX, propõe-se um estudo de obras e artistas, entre os anos 1950 e 2000, que não se encaixam nessa abordagem. As obras escolhidas devem dialogar com pressupostos relacionados a poéticas gestuais, como o informalismo, o neoexpressionismo e seus desdobramentos, ao mesmo tempo que apontar para questões que extravasam uma noção mais corrente de gestualidade. Propõe-se ainda investigar o pensamento crítico brasileiro a partir da mesma perspectiva, refletindo sobre a produção de Antonio Bento, José Geraldo Vieira, Lourival Gomes Machado, Mário Pedrosa, Lorenzo Mammì, Rodrigo Naves, Ronaldo Brito, Tadeu Chiarelli, entre outros.
    • Nome do projeto: Abordagens: História da Arte no Brasil. (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. , AVELAR, Ana Cândida de. , ROMAN, A. C. , GUEDES, C. .
      Descrição: O projeto visa mapear perspectivas teóricas formadoras dos nossos intérpretes contemporâneos da produção brasileira, realizando uma série de entrevistas com docentes e críticos ligados às artes visuais em forma de depoimentos em vídeo. Em parceria com o Centro Universitário Maria Antonia da USP.
    • Nome do projeto: Curadoria em Museus e Centros Culturais Universitários (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. , CALHEIROS, Alex .
      Descrição: Neste projeto, propõe-se refletir acerca das especificidades dos museus e centros culturais universitários, cuja atuação está associada aos objetivos do ensino e da pesquisa acadêmicos. Para tanto, na Casa da Cultura da América Latina - CAl/ UnB / Casa Niemeyer desenvolvemos uma estrutura de formação em curadoria, montagem e produção de exposições que permite aos estudantes participar desses projetos, ao mesmo tempo que realizar discussões em grupos de estudos e coletivos estabelecidos no mesmo espaço.
    • Nome do projeto: Para além da arte nacional: expressionismos particulares de Anita Malfatti e Lasar Segall (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. .
      Descrição: Neste projeto, propõe-se investigar a obra de Anita Malfatti e Lasar Segall, a partir da coleção Casa Roberto Marinho, entendendo como esses artistas se relacionaram a aspectos dos Expressionismos de maneira particular, cada um trazendo elementos teóricos e formais provindos de outras fontes ao longo de suas trajetórias. Indicam-se principalmente os casos de Segall e Malfatti justamente por se tratarem se figuras ímpares na discussão sobre os Expressionismos no âmbito modernista. Saliente-se que, segundo a narrativa canônica do modernismo, são duas individuais expressionistas que inauguram o movimento: Segall em 1913, em São Paulo e Campinas, sem grande repercussão e, aparentemente, composta de obras menos radicais em termos formais, e Malfatti em São Paulo, em 1917, considerada ?estopim? que teria deflagrado o movimento. Esta proposta deriva de estudos recentes da história da arte brasileira e internacional, bem como da crítica e de contribuições dos estudos curatoriais. Diante desse quadro, examinar a produção de Malfatti e Segall poderá contribuir para conhecer melhor esses influxos expressionistas no cenário brasileiro, presentes entre a primeira e a quarta décadas do século XX, a partir de diferentes matrizes, mas constantemente em sintonia com períodos de preocupação social por parte do cenário artístico. Nesse sentido, até mesmo o Informalismo produzido no Brasil, na segunda metade do século XX, deve a esses influxos, pensando-se, por exemplo, no caso de Iberê Camargo considerado popularmente como um ?expressionista? mesmo que sua produção abstrata estivesse descolada historicamente dessa produção. Ademais, essa investigação revisaria a importância da produção de Segall e Malfatti não como artistas que responderam a demandas modernistas locais, mas poderia indicar como dialogaram de maneira sofisticada com debates artísticos contemporâneos internacionais, mesclando aspectos diversos provindos de outras fontes, entre a vanguarda e movimentos mais conservadores.
    • Nome do projeto: CUCs: Casas Universitárias de Cultura (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. , CALHEIROS, Alex , OLIVEIRA, G. S. R. , MOTA, E. D. H. .
      Descrição: Diretoria de Difusão Cultural lança o PROGRAMA CUCs: Casas Universitárias de Cultura que tem como missão desenvolver o intercâmbio e formação cultural entre os países latinos americanos e demais países, e abarca projetos de diferentes linguagens como artes visuais, dança, cinema e literatura. O Programa terá suas atividades realizadas em três espaços: Casa da Cultura da América Latina, Memorial Darcy Ribeiro e Casa do Oscar Niemeyer, ampliando a difusão e promoção da arte e cultura..
    • Nome do projeto: Residências Artísticas Local e Internacional - OCA (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. , CALHEIROS, Alex , OLIVEIRA, G. S. R. , MOTA, E. D. H. .
      Descrição: A Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão, engajada na sua missão primeira de desenvolver o intercâmbio cultural entre os países latinos americanos, e expandindo seus horizontes para os demais países, abre sua primeira experiência com Residências artísticas voltadas para as mais diversas linguagens artísticas, de ciências humanas e sociais. Serão recebidos residentes nacionais e internacionais para realizarem suas pesquisas em regime de imersão, de maneira colaborativa.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Academia de curadoria - laboratório de práticas curatoriais e crítica de arte (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. , AVELAR, Ana Cândida de. , ROMAN, A. C. , GRIZILLI, T. , REIS, R. S. , CUNHA, S. C. , MIRANDA, M. , AMBROSIO, A. A. , ROMANO, M. P. , RODRIGUES, R. V. , BORYSOW, V. C. , TAKAESU, E. M. S. , GUIMARAES, I. A. , OLIVEIRA, L. A. , BARBOSA, S. S. , CRUZ, C. J. F. .
      Descrição: Este Grupo de Pesquisa CNPq/UnB desenvolve projetos pedagógico-curatoriais para instituições, oferecendo assim suporte em curadoria, comunicação e educação em arte. Sendo assim, dedicamo-nos a refletir e produzir conhecimento sobre curadoria de exposições, ao mesmo tempo que realizar discussões sobre temas que dizem respeito à curadoria hoje.
    • Nome do projeto: Triangular: arte deste século (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. , AVELAR, Ana Cândida de. , CALHEIROS, Alex , LIMA, G. , ZAIDEN, V. , OLIVEIRA, L. , REIS, R. S. , CUNHA, S. C. , MIRANDA, M. , CARVALHO, L. .
      Descrição: Formação da coleção de arte contemporânea brasileira e exposição na Casa Niemeyer, visando servir de contribuição à formação de estudantes e expandir o rol de elementos para a pesquisa em arte contemporânea e estudos curatoriais no Brasil. A dimensão e o valor agregado do conjunto de 165 obras doadas por 111 artistas de todas as regiões do Brasil e das mais diversas origens sociais atuando na expansão do lugar do museu universitário na Universidade de Brasília.
    • Nome do projeto: A Residência Artística Internacional OCA - Transmetatlanticus (2020 - 2020
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. , AVELAR, Ana Cândida de. , CALHEIROS, Alex , CUNHA, S. C. , VIVANCO, H. , REIS, J. , AMBROSIO, D. .
      Descrição: Transmetatlanticus é uma residência artistica entre Brasil e Portugal que resultou numa ação coletiva digital com artistas portugueses e brasileiros. O digital serviu como ponto de partida da noção modular configurada pela plataforma streaming. Assumindo esta plataforma como a ferramenta de criação, os artistas envolvidos nesta ação articularam entre si conceitos de transferência a partir das diferenças que ao mesmo tempo os afastam e aproximam. O espaço online foi explorado como campo expandido para a prática artística, desafiando as questões de tempo nas suas mais diversas dimensões. Artistas selecionados: portugueses: Carolina Grilo Santos, Francisco Vidal, Inês Norton, Ludmila Queirós, Sónia Carvalho. Do lado do Brasil estão: Carlos Monroy, Cecilia Lima, Gustavo Von Ha, Renata Felinto, Sol Casal.
    • Nome do projeto: Casa Niemeyer Digital: ações educativas (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. , FERNANDES, A. C. F. A. .
      Descrição: O projeto visa criar um educativo digital para a Casa Niemeyer, da Diretoria de Difusão Cultural da Universidade de Brasília, durante o período de isolamento social.
    • Nome do projeto: Gestos Instáveis: considerações sobre a gestualidade na arte brasileira (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, A. C. F. A. , FERNANDES, A. C. F. A. , MAGALHAES, A. G. .
      Descrição: A proposta deste projeto de pesquisa foi estudar casos específicos de artistas e obras que trazem referências formais e teóricas pautadas por noções como ?expressividade?, ?gesto? e ?gestualidade?, produzidas entre os anos 1950 e 2000, a partir coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo ? MAC USP.
    • AVELAR, Ana Cândida de. . Documents of 20th-century Latin American and Latino Art Project. Arte no Brasil: textos críticos do século XX. 2008 - Pesquisa
    • FERNANDES, A. C. F. A. . 1922: a semana que não terminou. 2012 - Pesquisa
    • FERNANDES, A. C. F. A. . O Outro Trans-Atlântico. 2018 - Pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (português)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: ARTISTAS GRÁFICOS NO SUPLEMENTO LITERÁRIO DE O ESTADO DE S. PAULO: 1956-1967
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Artes Visuais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Escola da Vila:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professora substituta e assistente pedagógica. Área: Códigos de linguagem (Português e História da Arte). Atividades: substituição de professores de Redação e História da Arte; aula-oficina sobre ilustração; acompanhamento de aulas.
        Outras informações: Professora substituta de redação
    • Boletim do Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Empresa Folha da Manhã:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Repórter e redatora
    • Boletim do Grupo de Estudos do Centro de Pesquisa Arte&Fotografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
    • Instituto Itaú Cultural:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Centro Universitário Maria Antonia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Curso Tópicos Avançados em Design de Sistemas de Produção e Utilização: Design e Arte Contemporânea. Programa de Pós-Graduação em Design com Prof. Ronaldo de Oliveira Corrêa
        Outras informações: colaborador
    • REVISTA APOTHEKE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
    • Confluenze. Revista de estudios Iberoamericanos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • ARS (SÃO PAULO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).