Não autenticado |

Erika Suellem Castro da Silva

    • Possui Graduação em Letras - Língua Inglesa e Língua Portuguesa (UFPA), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês como LE (UFPA) e Mestrado em Linguística - com ênfase em estudos interacionais e de polidez linguística (UFPA). É doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP), trabalhando com pesquisa sobre Competência Interacional, Objetos de Aprendizagem (OAs) de websites e Português Língua Adicional (PLA). Atuou como professora do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) no curso de Letras - Língua Inglesa da UFPA e da UEPA. Atuou como professora da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) entre 2007 e 2016. Ministrou aulas no curso de graduação Bacharelado em Letras - Inglês da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) e no curso de pós-graduação Letras - Inglês da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), ambas em Belém do Pará. Integra o Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA/UEPA), situando suas pesquisas na linha Práticas educacionais e sociais inclusivas na Amazônia. Tem ampla experiência de ensino em cursos livres de inglês (Minds, CCAA, CNA, PBF, Fisk) em Belém e em Fortaleza. Dentre suas principais áreas de interesse, destaca: Linguística Aplicada Crítica, Pedagogia Crítica, Estudos Decoloniais, Português como Língua Adicional, Tecnologia Educacional, Estudos Pragmáticos e Formação de Professores. Atualmente é professora Assistente II do Curso de Letras - Língua Inglesa da UEPA..

       

      Links:    

    • Estudos em PLE/PLA (Português Língua Estrangeira/Língua Adicional)
    • Práticas educacionais e sociais inclusivas na Amazônia
    • DA SILVA, ERIKA SUELLEM CASTRO . Interlíngua no processo de aprendizagem do português brasileiro na modalidade em Tandem utilizando o aplicativo Hello Talk BRAZILIAN ENGLISH LANGUAGE TEACHING JOURNAL , v. 9 , p. 207 - , 2018. ISSN: 21783640.
    • SILVA, E. S. C. . Leitura e escrita no ciberspaço: desafios ao professor de língua HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL , v. 04 , p. 02 - , 2010. ISSN: 19816081.
    • SILVA, E. S. C. ; SOUZA, A. L. C. . A criação de programas de rádio em aulas de EFL CONTEXTURAS , v. 24 , p. 171 - 190 , 2015. ISSN: 01047485.
    • SILVA, ERIKA . FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA OTIMIZAÇÃO DA VIDA ACADÊMICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA). TECNOLOGIAS DIGITAIS METODOLOGIAS ATIVAS e EM CONTEXTOS DIVERSOS, v. 1, p. 29 - 276, 2020.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 3
    • SILVA, ERIKA . Usando podcasts para melhorar a aprendizagem de inglês . Blog Sílabe , , 27 jun. 2019.
    • SILVA, E. S. C. ; DINIZ, A. M. . Revista Digital de Ensino de PLE da ENS Sofía Spangenberg . TIC em atividades de ensino e aprendizagem de PLE: algumas ações desenvolvidas com alunos da graduação em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade do Estado do Pará (UEPA) , , 26 ago. 2018.
    • SILVA, E. S. C. . Motivação e autonomia do professor de LE a partir de uma experiência de intercâmbio . New Routes in ELT , , . .
    • SILVA, E. S. C. . Objetos de Aprendizagem (OAs) no contexto de Português Língua Adicional (PLA) – comunicar é prioridade?. In: II International Symposium on Teaching Portuguese as an Additional Language , 2018 , London. SINEPLA BOOK OF ABSTRACTS. London : , 2018.
    • SILVA, E. S. C. . Interculturalidade e contexto de aprendizagem em tandem via aplicativo Hello Talk: experiências com discentes da Universidade do Estado do Pará (UEPA).. In: 66º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). , 2018 , São José do Rio Preto. 66º Seminário do GEL Caderno de Resumo. Araraquara : Letraria, 2018.
    • SILVA, ERIKA . A CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS (OALS) NO CONTEXTO DO PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL (PLA): UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA). Londrina : SIPLE , 2019 (E-book)
    • SILVA, E. S. C. ; DINIZ, A. M. . Experiências de ensino e aprendizagem colaborativa de línguas na Universidade do Estado do Pará.. : , 2016 (E-book)
    • SILVA, E. S. C. . O desenvolvimento de um aplicativo de expressões paraenses para aprendentes de PLE na disciplina Recursos Tecnológicos do curso de Licenciatura em Língua Inglesa da UEPA. Salvador : , 2017 (E-book)
    • SILVA, E. S. C. . Aspectos interacionais na conversação digital entre professora e alunos no aplicativo de mensagens instantâneas 'Whatsapp Messenger'. Belém : UFPA , 2017 (E-book)
    • SILVA, ERIKA . OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS EM PLA: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE INGLÊS DA UEPA. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, ERIKA ; ALMEIDA, ÍCARO . “Desbravando a profissão do professor de inglês - experiências de mercado'. 2019 (Conferência)
    • SILVA, ERIKA . A CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS (OALS) NO CONTEXTO DO PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL (PLA): UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA). 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, E. S. C. . Ferramentas tecnológicas para otimização da vida acadêmica – alguns resultados obtidos com alunos do curso de Letras – Língua Inglesa da Universidade do Estado do Pará (UEPA) - VI CIELLA. UFPA. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, E. S. C. . Ferramentas Acadêmicas - Workshop de tecnologias educacionais para alunos da UEPA.. 2018 (Outra)
    • SILVA, ERIKA . Palestra - Linguística de Corpus e Ensino de Línguas Estrangeiras - UFPA. 2019 (Outra)
    • SILVA, ERIKA . Workshop Linguística de Corpus e Ensino de Línguas Estrangeiras - UEPA. 2019 (Outra)
    • SILVA, E. S. C. . Interculturalidade e contexto de aprendizagem em tandem via aplicativo Hello Talk: experiências com discentes da Universidade do Estado do Pará (UEPA). 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, E. S. C. . Objetos de Aprendizagem (OAs) no contexto de Português Língua Adicional (PLA) – comunicar é prioridade? (King's College. Londres, Inglaterra).. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, E. S. C. . Objetos de aprendizagem de Português como Língua Estrangeira. 2017 (Outra)
    • SILVA, E. S. C. . Technology and EFL classes – is it a good combination?. 2018 (Outra)
    • SILVA, E. S. C. . O desenvolvimento de um aplicativo de expressões paraenses para aprendentes de PLE na disciplina Recursos Tecnológicos do curso de Licenciatura em Língua Inglesa da UEPA. 2016 (Congresso)
    • SILVA, E. S. C. . O desenvolvimento de uma consciência intercultural de parceiros na modalidade em tandem a partir de experiências no aplicativo Hello Talk.. 2016 (Outra)
    • SILVA, E. S. C. . Aspectos Interacionais na conversação digital entre professora e alunos no aplicativo de mensagens instantâneas “Whatsapp Messenger”. 2016 (Congresso)
    • EIRO, J. G. ; NEGRAO, A. Z. S. ; DINIZ, A. M. ; SILVA, E. S. C. . Português, Língua Estrangeira/Português Segunda Língua - mesa redonda. 2016 (Outra)
    • SILVA, E. S. C. . O ensino do inglês na escola pública. 2014 (Conferência)
    • SILVA, E. S. C. . A avaliação de materiais didáticos. 2014 (Outra)
    • SILVA, E. S. C. . Bilinguísmo: Línguas em Contato. 2009 (Seminário)
    • SILVA, E. S. C. . Projeto Future Youth Ambassadors. 2010 (Congresso)
    • SILVA, E. S. C. . A (im)polidez na Interação das Comunidades do Orkut. 2010 (Seminário)
    • SILVA, E. S. C. . Projeto Future Youth Ambassadors. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, E. S. C. . Diversidade Cultural na Escola. 2011 (Seminário)
    • SILVA, E. S. C. . A Polidez na Interação das Comunidades do Orkut. 2009 (Seminário)
    • SILVA, E. S. C. . Teaching and Technology – English through Video Games. 2009 (Seminário)
    • FAIRCHILD, T. M. ; PINTO, J. D. F. ; SILVA, E. S. C. . A Formação de Professores de Língua Estrangeira. 2015 (Universidade do Estado do Pará)
    • SILVA, E. S. C. ; PINTO, J. D. F. . I Seminário de Linguística Aplicada Crítica do Curso de Letras Língua Inglesa da UEPA. 2017 (Universidade do Estado do Pará)
    • SILVA, E. S. C. ; GODINHO, B. C. G. . Workshop Ferramentas Acadêmicas. 2018 (Universidade do Estado do Pará)
    • DIAS DE CASTRO, P. H. ; SILVA LOBATO, L. W. ; PORTAL, R. P. ; SILVA, E. S. C. . Rodas de Conversa em Linguística Aplicada – Conscientização sobre Depressão no Ambiente Acadêmico e o jogo de video game ELUDE. 2018 (Universidade do Estado do Pará)
    • CORRÊA, L. S. ; NUNES, L. ; SILVA, E. S. C. . Rodas de Conversa em Linguística Aplicada – Transexualidade e Educação. 2018 (Universidade do Estado do Pará)
    • SILVA, E. S. C. ; LIMA, A. L. P ; MAIA, J. A. M. ; MOREIRA JR., L. G. G. . Rodas de Conversa em Linguística Aplicada – professores em formação do curso de Letras/Inglês da UEPA e professores da rede municipal de Ananindeua/PA. 2018 (Universidade do Estado do Pará)
    • SILVA, E. S. C. . Workshop Linguística de Corpus e Ensino de Língua Estrangeira - UEPA. 2019 (Universidade do Estado do Pará)
    • SILVA, E. S. C. ; DINIZ, A. M. ; MOURA, BRENA . I JORNADA ACADÊMICA DE LETRAS INGLÊS UEPA. 2019 (UEPA)
    • NUNES, L. ; SILVA, E. S. C. . Relato de experiência sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais. 2017 (Universidade do Estado do Pará - UEPA)
    • SILVA, E. S. C. . Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa por meio de Apps e Games. 2015 (Universidade do Estado do Pará)
    • Nome do projeto: Aplicativo de expressões paraenses para estrangeiros - App Pará2U (2016 - 2016
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SILVA, E. S. C. , DINIZ, A. M. .
      Descrição: A disciplina Recursos Tecnólogicos, com carga horária de 80h no curso de Licenciatura em Letras- Língua Inglesa da Universidade do Estado do Pará (UEPA) visa discutir a importância do uso das novas tecnologias no ensino e aprendizagem de língua, além de apresentar possibilidades de uso dessas tecnologias aos professores em formação. Um dos tópicos abordados na disciplina é o mobile learning (SHARMA; KITCHENS, 2006; BROWN, 2010; KULKUSKA-HOLME; SHIELD, 2008) e a proposta da criação de um aplicativo, enquanto projeto disciplinar, foi apresentada à turma dentro desta linha. Compreendemos que poderia ser producente aos alunos da disciplina de Recursos Tecnológicos, como também à nossa pesquisa de Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolver um aplicativo de celular de expressões da Língua Portuguesa para estrangeiros. Acreditamos que o desenvolvimento do referido App promoveria ao docente em formação uma experiência inovadora que sistematiza e amplia seus conhecimentos linguísticos e tecnológicos, bem como contribuiria aos estudos na área de Língua Portuguesa e Tecnologia. Após uma experiência de ensino e aprendizagem de PLE na Universidade Federal do Pará (UFPA), consolidamos o projeto de desenvolvimento do App, estreitando ainda mais nossos objetivos. Utilizamos a plataforma do MIT App Inventor, com base na teoria da “Semântica de Frames” (FILLMORE, 1977, 1982, 1985 apud PERON, 2014), vinculada à Linguística Cognitiva e à Linguística de Corpus. O App “Pará2u” procura contextualizar os vocábulos de acordo com o uso real destes, organizados como unidades lexicais (ULs), estruturadas em termos de um frame (PERON, 2013), possibilitando ao usuário aprendente de PLE uma visão enciclopédica dos vocábulos. As expressões paraenses selecionadas para o projeto foram sugeridas pelos discentes da UEPA, a partir da análise das possíveis necessidades de estudantes estrangeiros do PEC-G da UFPA. Também tomamos por base dois corpora linguísticos populares: o dicionário “Papa-Chibé” e o site “Portal das Gírias”. A intenção era promover o insumo linguístico e cultural de um vocabulário ao qual os aprendentes estrangeiros possivelmente seriam expostos, com a preocupação de pontuar que o uso das expressões apresentadas seria determinado pelo contexto da interação, no intuito de promover uma experiência de “domínio de redes associativas” de carácter cognitivo e sociocultural (FIGUEIREDO; FIGUEIREDO, 2010).
    • Nome do projeto: Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Online para aprendentes de PLE/PLA (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, E. S. C. , GODINHO, B. C. G. , PINTO, L. M. S. , FARIAS, J. Y. L. , CARVALHO, E. F. A. , VIEIRA, D. R. .
      Descrição: O projeto, parte da pesquisa de doutorado da professora Me. Erika Silva, tem por objetivo a criação de um protótipo de website educacional/instrucional (ARAÚJO, 2009; CARVALHO, 2006; MARTINS, 2000 apud LUVIZOTTO, FUSCO & SCANAVACCA, 2010), para aprendentes de PLE/PLA. A ideia é que o site disponibilize Objetos de Aprendizagem (LEFFA, 2006; VETROMILLE CASTRO et al., 2012 apud LEBEDEFF & SANTOS, 2014) no formato de vídeos, podcasts e atividades que tenham por foco a competência interacional do aprendente (YOUNG, 2000; NIEDERAUER, 2014), promovendo a aquisição da língua-alvo fora de uma perspectiva fragmentada da língua, como tem sido observado em muitos ambientes virtuais dos dias atuais (PAIVA, 2017; LEFFA, 2014).
O projeto contempla também as noções de arquitetura da informação e de usabilidade (CUSIN; VIDOTTI, 2009) para sites educacionais, buscando ferramentas que colaborem de modo funcional na logística do espaço digital para o aprendente de PLE/PLA (ex.: evitando links quebrados, poluição visual, explicações muito longas, no formato da web 1.0 etc.). 
Os softwares específicos a serem utilizados são os seguintes: Adobe XD (criador de aplicativos e sites), para organização do protótipo; Sony Vegas ou FilmoraGo, para edição de áudio e vídeos e, por fim, o Appear.In (ferramenta prática, criadora de “salas de bate-papo”, sem necessidade de registro), como opção de chat no formato de texto, áudio e vídeo para os usuários do website.
A proposta foi levada aos alunos do terceiro ano do curso de Letras/Licenciatura em Língua Inglesa, considerando sua experiência na disciplina Recursos Tecnológicos para o ensino do inglês como LE e sua experiência atual na disciplina Linguística Aplicada, com a mentora do projeto, professora Erika Silva.
    • Nome do projeto: Minicurso: O ensino de Língua Inglesa por meio de Apps e Games (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, E. S. C. , SOUZA, A. L. C. P. , BEZERRA, L. H. S. , OLIVEIRA, W. R. C. .
      Descrição: Minicurso realizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) por intermédio da Coordenação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (COAD).
    • Nome do projeto: Thinking outside the box Ensino de Língua Inglesa na perspectiva dos estudos decoloniais (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, E. S. C. , CORREA, W. R. , AVELAR, G. B. .
      Descrição: O projeto Thinking outside the box, desenvolvido e coordenado pela Professora Dra. Erika
Suellem Silva, atuante no curso de Letras Língua Inglesa da UEPA, coaduna com a linha de
pesquisa Práticas educacionais e sociais inclusivas na Amazônia do Grupo de Estudos em
Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA/UEPA), no intuito de contribuir com as
pesquisas sobre aceitação das diferenças nos ambientes públicos e de propor práticas de
formação de professores pautadas em uma perspectiva crítico-reflexiva.
Nesse sentido, a proposta é realizar três lives com transmissão ao vivo pelo YouTube, sobre os
desafios de professores de língua inglesa que estejam inclinados a lutar contra as forças da
colonialidade, do eurocentrismo e das hegemonias de ensino (MIGNOLO, 2010;
KUMARAVADIVELU, 2008; MOITA-LOPES, 1999) da língua-alvo, considerando, especialmente,
as diversas desigualdades sociais deste mundo globalizado e complexo, as questões sobre
diferenças de raça e de gênero e a diversidade de saberes locais.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Título: Teaching English through songs
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Ano de conclusão: 2006
    • Secretaria de Estado de Educação do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2015 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
        Outras informações: PROFESSOR AD 4
    • Wzup Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Centro Cultural Brasil Estados Unidos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Monitora de Laboratório de Linguagem - SALC
    • CCAA - Curso de Inglês:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Memphis - Curso de inglês:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • British And American Institute:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • New York School:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Prefeitura Muncipal de Ananindeua:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Fisk - Curso de inglês:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • EEEFM DR.MÁRIO CHERMONT:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Professora e Coordenadora do projeto
    • Escola Superior Madre Celeste:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Ministrante das disciplinas "Oralidade, Escrita e Ensino de Língua Inglesa" e "Conversação" no curso de pós-graduação em Letras da instituição.
        Outras informações: Professor
    • CNA - Curso de Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • PBF - Centro de Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Maple Bear Canadian School:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professora Assistente de Língua Inglesa
    • Minds Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • FACULDADE DE CASTANHAL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de Inglês Instrumental para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Redes de Computadores.
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Faculdades Integradas Brasil Amazônia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Professora do curso de Tradutor e Intérprete da FIBRA.
        Outras informações: Professor
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).