Não autenticado |

Thiago de Paula Cruz

    • Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). É mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo com a dissertação "Jogando Phantasy Star: trajetória compreensiva ao sentido de jogar videogame" (2010), com a mesma fundamentação teórica e metodológica da fenomenologia que norteia seus trabalhos. Atua com temas fenomenológicos fundamentais tais como angústia, percepção, imaginação, intencionalidade e mundo. Suas áreas de estudo têm sido: jogos (videogames) e recepção estética (arte e literatura).

       

      Links:    

    • CRUZ, T. P. . Jehanne. Salto-SP : Schoba, 2015 . 215p. ISBN: 9788580133769.
    • CRUZ, T. P. . Encontros Angelicais. Salto-SP : Schoba, 2013 . 134p. ISBN: 9788580132908.
    • CRUZ, T. P. . O jogo da obra de arte: uma compreensão fenomenológica Páginas de Filosofia (São Bernardo do Campo) , v. 4 , p. 3 - 16 , 2012. ISSN: 21757747.
    • CRUZ, T. P. ; FEITOSA, L. D. ; CASTRO, D. S. P. ; PIZA, S. O. . Linguagem do pensamento e pensamento na linguagem: o ato de significação em Merleau-Ponty Psicólogo inFormação (São Bernardo do Campo) , v. 11 , p. 81 - 98 , 2007. ISSN: 14158809.
    • CRUZ, T. P. . O sentido de psicologia para Haufniensis: idéias psicológicas em O Conceito de Angústia de Kierkegaard Memorandum (Belo Horizonte) , v. 18 , p. 56 - 67 , 2010. ISSN: 16761669.
    • CRUZ, T. P. . A descrição da experiência de leitura segundo C. S. Lewis. In: 2° Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5° Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários , 2012 , Maringá. 2° Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5° Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. : , 2012.
    • CRUZ, T. P. . A experiência de ler segundo C. S. Lewis: caminhos para uma fenomenologia hermenêutica da literatura. In: VI Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir , 2012 , . VI Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. : , 2012.
    • CRUZ, T. P. . Sobre os quatro momentos do jogar: uma reflexão fenomenológica. In: VI Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir , 2012 , São Bernardo do Campo. VI Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. : , 2012.
    • CRUZ, T. P. . Sobre técnica e jogo: uma reflexão fenomenológica. In: IV Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste , 2011 , Goiânia. Anais - IV Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste. : , 2011.
    • CRUZ, T. P. ; Morato, H. T. P. . Jogando Phantasy Star: trajetória compreensiva ao sentido de jogar videogame. In: III Seminário de Pesquisa e Comemoração de 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano , 2010 , São Paulo. III Seminário de Pesquisa e Comemoração de 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. : , 2010.
    • CRUZ, T. P. . Jogadores de videogame e o sentido de sua experiência. In: II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano , 2008 , São Paulo. II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. : , 2008.
    • CRUZ, T. P. . Jogadores de videogame e o sentido de sua experiência. In: VIII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições Atenção Psicológica: experiência, intervenção e pesquisa , 2008 , São Paulo. VIII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituições Atenção Psicológica: experiência, intervenção e pesquisa. : , 2008.
    • CRUZ, T. P. . Cotidiano, expeiência e memória: o que dizem os jovens acerca do parque Cidade São Bernardo. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO - Diálogos em Psicologia Social , 2007 , Rio de Janeiro. XIV Encontro Nacional da ABRAPSO - Diálogos em Psicologia Social. : , 2007.
    • CRUZ, T. P. . Crítica kierkegaardiana da multidão: a importância do retorno à categoria do indivíduo. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO - Diálogos em Psicologia Social , 2007 , Rio de Janeiro. XIV Encontro Nacional da ABRAPSO - Diálogos em Psicologia Social. : , 2007.
    • CRUZ, T. P. . A psicologia em. In: X Congresso de Iniciação e Produção Científica , 2007 , São Bernardo do Campo. X Congresso de Iniciação e Produção Científica. : , 2007.
    • CRUZ, T. P. ; FEITOSA, L. D. . A linguagem do pensamento e o pensamento na linguagem: reflexão fenomenológica sobre o ato de significar. In: X Congresso de Iniciação e Produção Científica , 2007 , São Bernardo do Campo. X Congresso de Iniciação e Produção Científica. : , 2007.
    • CRUZ, T. P. ; FEITOSA, L. D. . A busca do sentido de angústia: o que dizem os alunos do primeiro semestre de psicologia. In: X Congresso de Iniciação e Produção Científica , 2007 , São Bernardo do Campo. X Congresso de Iniciação e Produção Científica. : , 2007.
    • CRUZ, T. P. . Cotidiano, experiência e memória: o que dizem os jovens acerca do parque cidade de São Bernardo. In: 9º Congresso de História do Grande ABC , 2007 , São Bernardo do Campo. 9º Congresso de História do Grande ABC. : , 2007.
    • CRUZ, T. P. . Cotidiano, experiência e memória: o que dizem os jovens acerca do parque Cidade de São Bernardo. In: VI Seminário Integrado da Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades , 2006 , São Bernardo do Campo. VI Seminário Integrado da Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades. : , 2006.
    • CRUZ, T. P. . Cotidiano, experiência e memória: o que dizem os jovens acerca do Parque Cidade de São Bernardo. In: 9º Congresso de Iniciação e Produção Científica, III Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa , 2006 , São Bernardo do Campo. 9º Congresso de Iniciação e Produção Científica. : , 2006.
    • CRUZ, T. P. ; FEITOSA, L. D. ; FLAUZIN, C. ; GRECCHI, D. . Busca do sentido do ser e do fazer em Psicologia: o que dizem os bacharéis da Metodista. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir , 2006 , São Bernardo do Campo. III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. : , 2006.
    • CRUZ, T. P. ; FEITOSA, L. D. ; FLAUZIN, C. ; GRECCHI, D. . Busca do sentido do sentido do ser e do fazer em psicologia: o que dizem os bacharéis da UMESP. In: XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Os múltiplos lugares de produção e ação da Psicologia Social , 2005 , Belo Horizonte. XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Os múltiplos lugares de produção e ação da Psicologia Social. : , 2005.
    • ASSIS, J. L. ; CRUZ, T. P. ; FEITOSA, L. D. ; GRECCHI, D. . Busca do sentido do ser e do fazer em psicologia: o que dizem os bacharéis da Metodista. In: 8º Congresso de Iniciação e Produção Científica & 7º Seminário de Extensão , 2005 , São Bernardo do Campo. 8º Congresso de Iniciação e Produção Científica & 7º Seminário de Extensão. : , 2005.
    • ASSIS, J. L. ; CRUZ, T. P. ; FEITOSA, L. D. ; FLAUZIN, C. ; GRECCHI, D. ; MORAES, A. ; PESTANA, J. G. ; SANTANA, F. A. . Busca do sentido do ser e do fazer psicologia: o que dizem os bacharéis da UMESP?. In: IV Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir - Entrelaços urbanos: Vida social e destino humano , 2004 , São Bernardo do Campo. Entrelaços urbanos. São Bernardo do Campo : UMESP, 2004.
    • CRUZ, T. P. . Arte e videogames: experiências estéticas e mundos de jogo. 2017 (Conferência)
    • CRUZ, T. P. . O elemento lúdico na competição poética do período Heian: uta-awase em uma compreensão fenomenológica. 2017 (Comunicacao)
    • CRUZ, T. P. . Originalidade e tradição. 2016 (Conferência)
    • CRUZ, T. P. . Diálogos entre Psicologia e Filosofia. 2007 (Conferência)
    • CRUZ, T. P. . Sobre técnica e jogo: uma reflexão fenomenológica. 2011 (Comunicacao)
    • CRUZ, T. P. . O conceito de jogo para Buytendijk e Gadamer: uma compreensão fenomenológica. 2011 (Congresso)
    • CRUZ, T. P. ; Morato, H. T. P. . Jogando Phantasy Star: trajetória compreensiva ao sentido de jogar videogame. 2011 (Congresso)
    • CRUZ, T. P. . Alfabetização, cognição e emoção. 2012 (Faculdade São Paulo)
    • CRUZ, T. P. . Jogo e aprendizagem. 2012 (Faculdade São Paulo)
    • CRUZ, T. P. . Cotidiano, experiência e memória: o que dizem os jovens acerca do parque cidade de São Bernardo?. 2006
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Japonês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Miura Ayako e a escrita de um romance: posfácio à Garganta Shiokari
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Bacharel em Psicologia
        Nome da Instituição: Universidade Metodista de São Paulo
        Título: A linguagem do pensamento e o pensamento na linguagem: reflexão fenomenológica sobre o ato de significar
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Licenciatura em Psicologia
        Nome da Instituição: Universidade Metodista de São Paulo
        Título: A busca do sentido de angústia: o que dizem os alunos do primeiro semestre de psicologia
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estácio de Sá
        Ano de conclusão: 2018
    • Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Lecionei as seguintes disciplinas no curso de Psicologia: - História da Psicologia; - Bases Filosóficas da Psicologia; - Psicologia da Personalidade III (fenomenologia); - Teorias e Técnicas Existenciais e Humanistas; - Trabalho de Conclusão de Curso I; - Trabalho de Conclusão de Curso II; - Psicologia, Arte e Processos Criativos. No curso de Enfermagem: - Psicologia Aplicada à Enfermagem. No curso de Farmácia: - Psicologia Aplicada ao Contexto Farmacêutico.
        Outras informações: Docente
    • ASSOCIACAO EDUCATIVA CAMPOS SALLES:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2020 ).
        Outras informações: Disciplinas lecionadas: "Psicologia Geral"; "Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem"; "Leitura e Produção de Textos"; "Literatura Infanto-Juvenil"; "Linguagens Artísticas na Educação Infantil"; "Metodologia de Estudo e Trabalho Acadêmico".
        Outras informações: Docente de Psicologia
    • Centro Universitário Fundação Santo André:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Disciplina lecionada: "Teorias do Desenvolvimento II".
        Outras informações: Professor Substituto