Não autenticado |

Regina Cândida Ellero Gualtieri

    • Possui Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da USP e doutorado em História Social pelo Departamento de História da USP. É docente no Departamento de Educação na Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi coeditora da Revista Olhares do Departamento de Educação da EFLCH da Unifesp. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas sobre Escola e Docência - GEPHED. Tem experiência na área de educação com ênfase em história da educação, currículo, avaliação e formação de professores. Tem como temas de pesquisa eugenia, darwinismo, exclusão e fracasso escolar.

       

      Links:    

    • Elaboração e reelaboração de projetos curriculares da escola básica
    • Formação continuada de professores
    • História da escola e produção do modelo escolar: atores, saberes, práticas
    • História das ciências que estudam a criança
    • Arquitetura escolar e práticas pedagógicas
    • Cientificismo na educação
    • História de instituições e da educação em saúde
    • Aprendizagem e permanência na escola
    • História da Educação: sujeitos, objetos e práticas
    • Educação, Linguagens e Processos Formativos
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; ALVIM, M. ; MARINHO, M. G. S. C. ; SILVA, M. R. B. ; HADDAD, T. A. S. . 13º Seminário Nacional de História da ciência e da Tecnologia: Caderno de Resumos. São Paulo : EACH/USP, 2012 . 300p. ISBN: 9788564842038.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; LUGLI, R. G. . A escola e o fracasso escolar. São Paulo : Cortez Editora, 2012 . 125p. ISBN: 9788524919145.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Evolucionismo no Brasil: Ciência e Educação nos Museus (1870-1915). São Paulo : LF Editorial, 2008 . 272p. ISBN: 8588325551.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PUCCI, Luís Fábio Simões . O currículo na escola média: Desafio e perspectivas. São Paulo/Brasília : SE/CENP; MEC/SEMTEC/BID, 2004 . 172p. ISBN: .
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PANIZZOLO, C. ; WARDE, M.J. . ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX REVISTA OLHARES , v. 11 , p. 1-5 - 5 , 2023. ISSN: 21763291.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; DUMONT, S.G. . CICLOS E PROGRESSÃO CONTINUADA: O LEGAL E O REAL ESTUDO COM PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E GESTORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO Revista Brasileira de Alfabetização , v. V.1 , p. 1 - 19 , 2023. ISSN: 24468576.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Métodos de ensino para a inovação pedagógica nas décadas de 1930 a 1950. O que a «Revista de Educação» de São Paulo divulga? HISTORY OF EDUCATION & CHILDREN'S LITERATURE (ONLINE) , v. XVI/2 , p. 269 - 291 , 2021. ISSN: 19711131.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Dificuldades de aprendizagem e de disciplina como constitutivas da escola moderna. Anotações da Revista de Educação nos anos 1930 REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 21 , p. e178 - e178 , 2021. ISSN: 22380094.
    • PESCE, Lucila ; MARTINS, Edna ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS E DESAFIOS REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 18 , p. 1140 - 1159 , 2020. ISSN: 18093876.
    • GONÇALVES, MARIA ROZINETI ; GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Encaminhamentos escolares na rede de representações de educadores e profissionais da saúde REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL , v. 23 , p. e189064 - , 2019. ISSN: 21753539.
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Da regeneração social ao direito biológico: um ponto de inflexão nas propostas educacionais de Fernando de Azevedo REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 12 , p. 483 - 500 , 2018. ISSN: 19827199.
    • SILVEIRA, A. T. C. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Alunos em recuperação: um estudo sobre mecanismos de superação de defasagens e expectativas da escola Educação e Cultura Contemporânea (Online) , v. 13 , p. 256 - 284 , 2016. ISSN: 22381279.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Liberdade esclarecida: a formação de professores nos anos 1930 Revista HISTEDBR On-line , v. 13 , p. 198 - 214 , 2013. ISSN: 16762584.
    • MARQUES, IVAN DA COSTA ; BARCELLOS, VITOR ANDRADE ; ARELLANO HERNÁNDEZ, ANTONIO ; BRAMAN, SANDRA ; COCCO, GIUSEPPE ; PÁDUA, JOSÉ AUGUSTO ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Sheila Jasanoff: localizando o global História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 19 , p. 993 - 1040 , 2012. ISSN: 01045970.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Leituras de formação: raça, corpo e higiene em publicação pedagógica do início do século XX REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 18 , p. 49 - 67 , 2008. ISSN: 15195902.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Educar para Regenerar e Selecionar. Convergências entre os Ideários Eugênico e Educacional no Brasil Estudos de Sociologia (São Paulo) , v. no. 25 , p. 91 - 110 , 2008. ISSN: 14140144.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Uma historiadora das ciências no e do Brasil. Rompendo Barreiras. Abrindo caminhos para a História das Ciências no Brasil, v. 1, p. 77 - 79, 2023.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Testemunhas arquivadas: notas de pesquisa com revistas educacionais da primeira metade do século XX.. Memórias arquivadas e o patrimônio da rede municipal de São Paulo: desafios e possibilidades das pesquisas em História da Educação, v. 8, p. 47 - 66, 2022.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Falar para ou falar com os professores: o discurso dos colaboradores da Revista de Educação de São Paulo (1930-1960). História da Educação: sujeitos, objetos e práticas, v. 6, p. 49 - 72, 2022.
    • SILVA, Fernanda Marques ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . A formação do professorado como antídoto para o baixo rendimento escolar. Representações veiculadas na RBEP (1952-1961).. História da Educação: sujeitos, objetos e práticas, v. 6, p. 121 - 148, 2022.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Ciências da Educação versus Didáticas das disciplinas: elementos de um debate. Ciências da Educação, Campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores, v. , p. 77 - 104, 2020.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Dificuldades escolares nos anos 1930 no Brasil: visões de educadores em uma revista da administração pública de São Paulo.. La prensa pedagógica de los profesores, v. 1, p. 459 - 471, 2018.
    • MENEZES, Luis Carlos de ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . BRAZIL- Upper Secondary Science Education. Issues in Upper Secondary Science Education. Comparative Perspectives, v. 1, p. 33 - 46, 2014.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Regenerar pela educação do corpo e selecionar pelas aptidões naturais: duas concepções em práticas educacionais no Brasil (1910-1930). «YAMMERSCHUNER». Darwin y la darwinización en Europa y América Latina, v. 1, p. 309 - 326, 2014.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Fernando de Azevedo e a renovação cultural dos anos 1930 e 1940. Os intelectuais e a nação. Educação, Saúde e a Construção de um Brasil Moderno, v. , p. 141 - 176, 2013.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . A seleção controlada na educação: eugenia e políticas educacionais. Darwinismo, biología y sociedad, v. 1, p. 269 - 286, 2013.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . A exclusão escolar de crianças: uma construção histórica. Pediatria. Diagnóstico e Tratamento, v. , p. 1770 - 1774, 2013.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Preservar a nação, o indivíduo e a espécie como princípios para a prática e a educação médica. Arnaldo Vieira de Carvalho e a história da medicina paulista (1867-1920), v. , p. 172 - 199, 2011.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Eugenia e pensamento social no Brasil: tendências e nuances. Darwinismo, meio ambiente, sociedade, v. , p. 313 - 332, 2009.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Caminhos do evolucionismo no Brasil. Evolucionismo y cultura. Darwinismo en Europa e Iberoamérica, v. , p. 367 - 390, 2002.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . O evolucionismo na produção científica do Museu Nacional do Rio de Janeiro (1876-1915). A recepção do darwinismo no Brasil - Coleção História e Saúde, v. , p. 45 - 96, 2003.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . A Amazônia sob olhares evolucionistas. Múltiplas faces da história das ciências na Amazônia, v. , p. 103 - 134, 2005.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . História da ciência e ensino . Revista Ciência Online , , 20 mar. 2006.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Dificuldades Escolares: Quem se responsabiliza? Visões de educadores difundidas em uma revista paulista (1930-1940),. In: Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural , 2019 , Belém. Anais Eletrônicos do X Congresso Brasileiro de História da Educação. Belém (Pará) : SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação), 2019. p. 54 - 54.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; CANDIDO, R. M. . School difficulties according to Brazilian educators in the 1930s: a study based on the ?Revista de Educação?. In: International Standing Conference for the History of Education , 2017 , Buenos Aires. Book of Abstracts - ISCHE39. Buenos Aires : , 2017. p. 1 - 594.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; CARVALHO, V.A.K.F. de . Dificuldades, Diagnósticos e Encaminhamentos escolares: (des)encontros entre saúde e educação. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - ?Cotidiano Escolar: (in)quietudes e fronteiras em conhecimentos e práticas educacionais? , 2017 , Sorocaba. Anais do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - ?Cotidiano Escolar: (in)quietudes e fronteiras em conhecimentos e práticas educacionais?. Sorocaba : Universidade de Sorocaba, 2017. p. 745 - 742.
    • SANTOS, J. G. R. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Entre o que se lê, fala e vê de criança em situação de fracasso escolar. In: IV Seminário Internacional ?A Educação Medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos?. , 2015 , Salvador. ANAIS SEMINÁRIO INTERNACIONAL A EDUCAÇÃO MEDICALIZADA. São Paulo : FÓRUM SOBRE MEDICALIZACAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE, 2015. p. 60 - 60.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Seleção e Segregação na Escola Pública Brasileira: razões e intenções. In: XXVI Simpósio Nacional de História , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo : ANPUH-SP, 2011. p. 01 - 08.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Um Programa em Revista ? a seleção na escola nos anos 1930.. In: 17 Congresso de Leitura do Brasil Cole , 2009 , Campinas. Caderno de Atividades e Resumos. Campinas : UNICAMP/FE; ALB, 2009. p. 294 - 295.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Um Programa em Revista ? a seleção na escola nos anos 1930.. In: 17 Congresso de Leitura do Brasil (COLE) , 2009 , Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas : UNICAMP/FE/ALB, 2009.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Eugenia e políticas educacionais (Brasil, 1920-1940). In: XIX Encontro Regional de História , 2008 , São Paulo. Poder, Violência e exclusão. São Paulo : ANPUH - SP, 2008. p. 274 - 275.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . A educação do homem-espécie: eugenia e pensamento pedagógico no Brasil 1920-1940. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , 2008 , Porto. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Livro de Resumos. Porto; São Paulo : SPCE; ANPEd; SBHE, 2008. p. 234 - 235.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . A educação do ? homem-espécie? - Eugenia e pensamento pedagógico no Brasil 1920 a 1940. In: VII Congresso Luso-Nrasileiro de História da Educação , 2008 , Porto. Acta do VII Congresso Luso-Nrasileiro de História da Educação. Porto : Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Universidade do Porto), 2008. p. 01 - 10.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Eugenia e Educação no Brasil (1920-1930). In: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana , 2007 , Buenos Aires. Libro de Resúmenes. Buenos Aires : Sociedad Argentina de Historia de la Educación, 2007. p. 212 - 212.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Eugenia e Educação no Brasil (1920-1930). In: VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana , 2007 , Buenos Aires. VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Buenos Aires : , 2007.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Leituras pedagógicas: raça, corpo e higiene na literatura escolar do início do século 20. In: 16º Cole: III Seminário ?Leitura, Escola, História? , 2007 , Campinas. Caderno de Atividades - Resumos. Campinas : ALB/Unicamp, 2007. p. 217 - 217.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Leituras pedagógicas: raça, corpo e higiene na literatura escolar do início do século 20. In: 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil: III Seminário ?Leitura, Escola, História? , 2007 , Campinas. Anais do 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. : , 2007.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . História das Ciências no Brasil - Evolução & Eugenia. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia , 2005 , Rio de Janeiro. Anais do I ENEBIO Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, . p. 894 - 894.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . As ciências naturais e o darwinismo no Brasil: A influência do evolucionismo na produção científica do Museu Nacional do Rio de Janeiro (1876-1915). In: V Congresso Latinoamericano de História das Ciências e da Tecnologia. Gênero, Ciência & Tecnologia na História Latinoamericana , 1998 , Rio de Janeiro. V Congresso Latinoamericano de História das Ciências e da Tecnologia. Gênero, Ciência & Tecnologia na História Latinoamericana - Resumos. Campinas : Unicamp, 1998. p. 118 - 120.
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . As idéias darwinistas na produção científica do Museu Paulista (1895-1914). In: VI Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia , 1997 , Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de História da Ciência, 1997. p. 261 - 266.
    • DIAS, M. A. L. E. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; LOURENÇO, Erica Aparecida Garruti de . Editorial. GUARULHOS : Universidade Federal de São Paulo , 2018 (Editorial de Revista científica)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; MARTINS, E. . Dossiê Ensino Médio: temas e dilemas. : , 2017 (Editorial de Revista Científica)
    • GRACIANO, M. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; LOURENCO, E. A. G. . Editorial. Guarulhos : Revista Eletrônica , 2016 (Editorial de Revista Científica)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; BARBOSA, L. M. ; NOBREGA, M. L. S. ; BARBOSA, J. P. ; CHRISTOV, L. . Revendo rumos. São Paulo : Governo do Estado de São Paulo , 2006 (Texto de orientação didático pedagógica)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; MENEZES, Luis Carlos de ; GUIMARÃES, Raul Borges ; LISBOA, Julio Cesar Foschini ; KAWAMURA, Maria Regina Dubeaux . ENEM - Fundamentação Teórico-Metodológica (As competências do ENEM). Brasília : Inep , 2005 (Texto de orientação didático pedagógica)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; MENEZES, Luis Carlos de ; LISBOA, Julio César Foschini ; PITOMBO, Luiz Roberto Moraes ; PEREIRA, Maria Augusta Querubim Rodrigues ; SALEM, Sonia ; HOSOUME, Yassuko . Referencial Curricular. Osasco : Fundação Bradesco , 2004 (Texto de orientação didático pedagógica)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PIRES, Celia Maria Carolino ; BONGIOVAI, Conceição Aparecida Tavares ; BORRELLI, Joanna ; IVAMOTO, Regina Maria Ferraz Elero ; FRANCO, Maria Laura P Barbosa . Escola e Proposta Educacional. Currículo e Avaliação (Argumento). São Paulo : SE/CENP , 1994 (Texto didático pedagógico)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PIRES, Celia Maria Carolino ; SILVEIRA, Ghisleine Trigo . Escola em Movimento. (Argumento). São Paulo : SE/CENP , 1997 (Texto didático pedagógico)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; IVAMOTO, Regina Maria Ferraz Elero . Série Prática Pedagógica 09 Volumes. São Paulo : SE/CENP , 1997 (Texto de orientação didático pedagógica)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; MENEZES, Luís Carlos de . Ofício do Professor Impactos da Ciência e da Tecnologia na Sociedade Atual volume 4. São Paulo : Fundação Victor Civita , 2004 (Texto de orientação didático pedagógica)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PEREIRA, Maria Augusta Queruim Rodrigues ; KAWAMURA, Maria Regina ; HOSOUME, Yassuko ; PITOMBO, Luis Roberto Moraes ; MARCONDES, Narua Eunice Ribeiro ; SMOLE, Katia Cristina ; DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira . PCN+ Orientações Curriculares Educacionais Complementares aos Parâmetros Nacionais. Brasília : MEC/SEMTEC , 2002 (Texto didático pedagógico)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PANIZZOLO, C. ; WARDE, M.J. . Dossiê temático Revista Olhares. 2023 (Outra)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (REVPEMO). 2023 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação & Linguagem. 2023 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Olhares. 2023 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Hydra. 2023 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação em Debate. 2023 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação Teoria e Prática. 2023 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Tempo. 2022 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação (UFSM). 2022 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação e Pesquisa. 2022 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação & Formação. 2022 (Parecer)
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Revista Educação Online. 2022 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . PIBEX Programa Institucional de Bolsas de Extensão. 2022 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer técnico FAPESP. 2022 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação (UFSM). 2021 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Tempo. 2021 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação e Pesquisa. 2021 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Brasileira de Alfabetização - ABALF. 2021 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Eletrônica de Educação - Reveduc. 2021 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Brasileira de História da Ciência. 2021 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação Online. 2020 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação & Formação. 2020 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . FAPESP. 2020 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Pró-Posições. 2020 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Pró-Posições. 2020 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) ? Reveduc. 2020 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) ? Reveduc. 2020 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Tempo. 2020 (Parecer)
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Revista Educação e Pesquisa. 2019 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . XIV Congresso Nacional de Educação ? PUCPR, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD (Cátedra Unesco),. 2019 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Olhares. 2019 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação & Formação. 2019 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação Online. 2019 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação (UFSM). 2019 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação (UFSM). 2019 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação e Pesquisa. 2019 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Pró-Posições. 2019 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Olh@res. 2018 (Parecer)
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Revista Linguagens, Educação e Sociedade - LES. 2018 (Parecer)
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Revista Cocar. 2018 (Parecer)
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Revista Educação Online. 2018 (Parecer)
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Revista Educação e Debate. 2018 (Parecer)
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Revista Eletrônica de Educação (Reveduc). 2018 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Cadernos de Educação. 2017 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Cocar. 2017 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Cocar. 2017 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Educação em Debate. 2017 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Intellèctus. 2017 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . PIBIC. 2017 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Pró-posições. 2017 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista Pró-posições. 2017 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista de Historia Iberoamericana. 2017 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer técnico de avaliação de desempenho. 2016 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer Projeto Pós-Doutorado Unifesp. 2016 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer Editorial Revista Cocar. 2016 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer Editorial Revista Pró-Posições. 2016 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer Editorial Revista Eletronica de Educação REVEDUC. 2016 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Revista Olh@res. 2015 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Revista Olh@res. 2015 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Revista História, Ciências, Saúde ? Manguinhos. 2015 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Revista Olh@res. 2014 (Parecer)
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Parecer editorial Revista Olh@res. 2014 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Revista Asclepio. Revista de Historia de la Medicina e de la Ciencia. 2014 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Revista Olh@res. 2013 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Revista Olh@res. 2012 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Revista Anfora. 2011 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. 2011 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Programa Leia Mais - implantação de bibliotecas escolares. 2002 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Atualização das bibliotecas escolares das escolas de ensino médio do Estado de São Paulo. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Pareceres técnicos para a seleção de livros da área de Ciências Biológicas, Saúde e Meio Ambiente. 2008 (Parecer)
    • SILVA, J.Th ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; Russo, M. ; CASTRO, M. A. ; VENTURA, S. R. ; Andradre, C.M. M. de S. ; Covic, A. . Relatório Final da Comissão Especial de Normatização da F. Biblioteca Nacional. 2008 (Relatorio_tecnico)
    • SILVA, J.Th ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; Russo, M. ; Rezende, B. ; Pereira, P. . Relatório Final da Comissão Especial de Normatização da F.Biblioteca Nacional. 2007 (Relatorio_tecnico)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Concepção e implantação das Orientações Curriculares do Estado de São Paulo (leitura crítica). 2007 (Consultoria)
    • ROJO, R. ; BARBOSA, J. P. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Gêneros de Divulgação Científica. 2006 (Consultoria)
    • AMARAL, H. ; GARCIA, A. L. M. ; BARBOSA, J. P. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PIRES JR., J. R. . Ensaio e pesquisa na escola. 2006 (Consultoria)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Ciências Naturais. 2003 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Coleção Projeto Escola Cidadania. 2000 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Cadernos de Pesquisa FCC. 2005 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Parecer editorial Cadernos de Pesquisa FCC. 2004 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Revista da Sociedade Brasileira de Histórica da Ciência. 2005 (Parecer)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Ciências da Natureza - Livro do aluno EM. 2002 (Consultoria)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Ciências: Livro do Estudante. 2002 (Consultoria)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; FINI, Maria Inês ; ANDRADE, Dalton Francisco de ; SEBASTIANI, Eduardo ; CARVALHO, José Sérgio Fonseca ; TEIXEIRA, Leni Rodrigues ; MACEDO, Lino de ; MENEZES, Luis Carlos de ; KOSHIBA, Luiz ; PITOMBO, Luiz Roberto Moraes ; MARTINO, Marcio Constantino ; CONDEIXA, Maria Cecilia Guedes ; DIAS, Maria da Graça Bompator ; FONTANIVE, Nilma ; MACHADO, Nilson José ; GUIMARÃES, Raul ; KLEIN, Ruben ; MURRIE, Zuleika de Felice . Matriz Curricular para o Exame Nacional do Ensino Médio. 1998 (Consultoria)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; BAEDER, Angela Martins ; GOMES JUNIOR, Valdir Quintana . Matrizes Curriculares de Referência. 1999 (Consultoria)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; MACEDO, Lino de ; MACHADO, Nilson José ; MENEZES, Luis Carlos de ; MURRIE, Zuleika de Felice ; FERREIRA, Eduardo Sebastiani . Relatório Pedagógico. 2001 (Relatorio_tecnico)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; MACEDO, Lino de ; MENEZES, Luis Carlos de ; MACHADO, Nilson José ; KOSHIBA, Luiz ; FERREIRA, Eduardo Sebastiani ; ANDRADE, Dalton Francisco de ; GUIMARÃES, Raul Borges . Relatório Final do Exame Nacional do Ensino Médio. 2000 (Relatorio_tecnico)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Dificuldades Escolares: Quem se responsabiliza? Visões de educadores difundidas em uma revista paulista (1930-1940),. 2019 (Comunicacao)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Transformação da raça e seleção das elites: o ideário evolucionista na educação brasileira (1910-1930). 2019 (Conferência)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Dificuldades escolares nos anos 1930: visões de educadores em uma revista da administração pública de São Paulo. 2018 (Comunicacao)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Visão de educadores sobre dificuldades escolares nos anos 1930 no Brasil. 2018 (Congresso)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Ciências da Educação versus Didática: história de um debate. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, J. G. R. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Estigma e representações sociais: o aluno entre diferentes relatos.. 2017 (Comunicacao)
    • CARVALHO, V.A.K.F. de ; GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Dificuldades, diagnósticos e encaminhamentos escolares: (des)encontros entre saúde e educação. 2016 (Congresso)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Os desafios do Departamento de Educação para os próximos dez anos: a formação discente, o trabalho docente, a inserção em debates estratégicos. 2016 (Conferência)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Dificuldades de aprendizagem ou de ensino: um falso dilema?. 2016 (Conferência)
    • SANTOS, J. G. R. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Entre o que se lê, fala e vê de criança em situação de fracasso escolar. 2015 (Seminário)
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Regenerar pela educação do corpo ou selecionar pelas aptidões naturais: evolucionismo e práticas educacionais no Brasil (1910-1930). 2013 (Congresso)
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO . Escolaridade pública de crianças e jovens: alcances e limites. 2013 (Conferência)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Fernando de Azevedo e a renovação cultural. 2012 (Comunicacao)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Seleção e segregação na escola pública brasileira: razões e intenções. 2011 (Comunicacao)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Um Programa em Revista ? a seleção na escola nos anos 1930.. 2009 (Comunicacao)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Saúde e educação na história. 2007 (Conferência)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Eugenia e Educação no Brasil. 2007 (Comunicacao)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Eugenia e políticas educacionais. 2008 (Comunicacao)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . História da ciência no Brasil - evolução & eugenia. 2005 (Conferência)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . A educação do homem-espécie: eugenia e pensamento pedagógico no Brasil das décadas de 1920 a 1940. 2008 (Comunicacao)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Leituras pedagógicas: raça, corpo e higiene na literartura escolar do início do século 20. 2007 (Comunicacao)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . A seleção controlada na educação: eugenia e políticas educacionais no Brasil (1920-1940). 2009 (Conferência)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Um programa em Revista. A seleção na escola nos anos 1930. 2009 (Comunicacao)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Eugenia e políticas educacionais no Brasil (1920-1940). 2008 (Seminário)
    • SILVA, M. R. B. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; DANTES, Maria Amélia M . Seminário Temático Ciências e Tecnologia e suas interfaces com a história: educação, produção de conhecimento e institucionalização de atividades científicas na sociedade brasileira. 2008 (Associação Nacional de História Seção são Paulo)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; SILVA, Marcia Barros da . Seminário Temático Ciência e Tecnologia: História, Educação e Institucionalização. 2010 (ANPUH São Paulo)
    • GIGLIO, C. M. B. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; REVAH, D. ; VÓVIO, C.L. ; TAVARES, J. . Semana de Educação. Educação, Escola e Formação: A Pedagogia em questão. 2011 (Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; SILVA, Marcia Barros da . Simpósio Temático História das Ciências e da Tecnologia: história, educação e institucionalização. 2011 (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; BUNZEN, Clecio dos Santos Junior ; ROVAI, Mauro . III Colóquio de Humanas. 2011 (UNIFESP campus Guarulhos)
    • SILVA, M. R. B. ; HADDAD, T. A. S. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; FORATO, T. C. M. ; MARINHO, M. G. S. C. ; PATACA, E. ; ALVIM, M. ; OLIVIER, G. S. ; GORDON, A. M. L. . 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2012 (Sociedade Brasileira de História da ciência)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; BUZEN JUNIOR, C. S. ; SILVESTRE, Magali Aparecida ; FINCO, D. ; BRAGA, A. R. . I Encontro da Revista Olh@res Sucesso e fracasso escolar no âmbito da formação de professores e gestores educacionais. 2012 (Departamento de Educação da Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (UNIFESP))
    • MICHELI, D. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . 3rd. International Symposium on Adolescence(s): Vulnerabilities, Protagonisms and Challenges & 1st. Fórum (Re)Pensando a Educação. 2017 (Universidade Federal de São Paulo)
    • OLIVEIRA, F. R. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PANIZZOLO, C. ; WARDE, M.J. ; CANDIDO, R. M. . II Jornada de Estudos em História da Educação - A obrigatoriedade escolar no Império e na República. 2018 (Universidade Federal de São Paulo - Grupo de Pesquisa de História da Educação)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PANIZZOLO, C. ; WARDE, M.J. ; OLIVEIRA, F. R. ; CANDIDO, R. M. . II Jornada de Estudos em História da Educação - Fontes para a história do livro. 2018 (Universidade Federal de São Paulo - Grupo de Pesquisa de História da Educação)
    • CANDIDO, R. M. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PANIZZOLO, C. ; WARDE, M.J. ; OLIVEIRA, F. R. . A implantação e Difusão de Instituições Educativo Assistenciais no Brasil 1920-1950. 2018 (Departamento de Educação Grupo de História da Educação)
    • PANIZZOLO, C. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; WARDE, M.J. ; CANDIDO, R. M. ; OLIVEIRA, F. R. . Jornada de Estudos de História da Infância. 2017 (Universidade Federal de São Paulo - Grupo de Pesquisa de História da Educação)
    • FERREIRA, E. B. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . ANPED REGIONAL SUDESTE 2018. 2018 (ANPEd Regional Sudeste)
    • PANIZZOLO, C. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; WARDE, M.J. ; OLIVEIRA, F. R. ; CANDIDO, R. M. . III Jornada de Estudos em História da Educação - Livro e leitura. 2019 (Universidade Federal de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Educação)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PANIZZOLO, C. ; WARDE, M.J. ; OLIVEIRA, F. R. ; CANDIDO, R. M. . III Jornada de Estudos em História da Educação - Fracasso Escolar. 2019 (Unifesp - Programa de Pós-Graduação em Educação)
    • FERREIRA, C. O. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PENNA, Marieta Gouveia de Oliveira ; FREITAS, M. C. ; COMPARATO, B. K. ; CANDIDO, R. M. . VI Congresso Acadêmico da Unifesp. 2020 (Universidade Federal de São Paulo)
    • FERREIRA, C. O. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; VASQUEZ, D. A. ; MACEDO, V. de M. ; JARDIM, V.L.G. ; OLIVEIRA, F. R. . VII Congresso Acadêmico da Unifesp. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • COMPARATO, B. K. ; ARANTES, P. ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; HOFFMANN, Ana ; FREITAS, J. ; PULICI, C. ; RIBEIRO, F. ; PINHEIRO, F. ; PORTELLA, W.C. . IX Congresso Acadêmico Unifesp 2023. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • OLIVEIRA, F. R. ; JACOMINI, Marcia Aparecida ; GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; REVAH, D. ; OLIVEIRA, Lucila Maria Pesce de ; CERICATO, I. L. . VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PPGE - UNIFESP. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; OLIVEIRA, F. R. ; JARDIM, V.L.G. . VIII Congresso Acadêmico da Unifesp. 2022 (Universidade Federal de São Paulo)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; CARVALHO, Maria de Fátima ; JARDIM, V.L.G. ; SANCHES, M.C. ; Gonçalves, M.R. ; MELO, F. . Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial na Educação Infantil - encontros/oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças - cuidar-educar-incluir Coordenação: Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Carvalho Departamento de Educação - UNIFESP ? Universidade Federal de São Paulo DOEP-Secretaria de Educação/ Prefeitura de Guarulhos Guarulhos,. 2019 (Universidade Federal de São Paulo e DOEP-Secretaria de Educação/ Prefeitura de Guarulhos)
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Relatório das atividades de pesquisa. 2010
    • GUALTIERI, REGINA CÂNDIDA ELLERO ; CANDIDO, R. M. . Relatório FAPESP nº 2017/06164-6. 2018
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Relatório Fapesp nº 2017/06164-6. 2019
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero . Relatório Fapesp nº 2017/06164-6. 2020
    • GUALTIERI, Regina Cândida Ellero ; PIRES, Celia Maria Carolino ; JORDAO, R. . Ciências da Natureza e Matemática: possibilidades de construção curricular no Ensino Médio. 2006 (Orientação curricular para professores)
  • Projetos de Pesquisa: 21
    • Nome do projeto: Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (2001 - 2002
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , SILVEIRA, Ghisleine Trigo da .
      Descrição: Programa voltado para: - expansão do número de escolas do Ensino Médio; - a organização e ampliação dos espaços pedagógicos das Escolas Públicas do Ensino Médio; - aquisição de material pedagógico, de laboratório, livros para biblioteca de acordo com o projeto pedagógico de cada escola; - formação da equipe pedagógica das escolas por meio de encontros sistemáticos ao longo da vigência do programa.
    • Nome do projeto: Elaboração de material de apoio ao trabalho docente da escola básica - Série Prática Pedagógica (1993 - 1993
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , IVAMOTO, Regina Maria Ferraz Elero .
      Descrição: A Série Prática Pedagógica é constituída por textos de apoio teórico e atividades para serem desenvolvidas na sala de aula e com orientações para o desenvolvimento de novas atividades de acordo com o Plano Pedagógico Específico dos Professores e das Respectivas Escolas. O material está organizado por área de conhecimento e por série no caso do segundo segmento do ensino fundamental e médio. Para os anos inciais do Ensino Fundamental as atividades estão organizadas por ciclos (correspondentes às 1ª e 2ª séries e 3ª e 4ª séries)
    • Nome do projeto: Ensino Médio em Rede (2004 - 2006
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , SCAVAZZA, Beatriz , SPRENGER, Angela , BARBOSA, Jacqueline .
      Descrição: Programa de formação continuada para educadores que atuam no ensino médio das escolas públicas estaduais. Voltadas para o desenvolvimento de metodologias de formação e projetos curriculares, as atividades do programa combinam ações presenciais e a distância utilizando tecnologias de informação. Estão envolvidos 80.000 educadores (professores de todas as áreas do conhecimento, coordenadores pedagógicos, assistentes técnicos pedagógicos e supervisores de ensino) pertencentes a cerca de 3.500 escolas de Ensino Médio.
    • Nome do projeto: Reelaboração das Propostas Curriculares de Ensino da Escola Básica Pública Estadual (1992 - 1992
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero .
      Descrição: O projeto envolvia a elaboração, impressão e distribuição de documentos contendo as propostas curriculares de todas as disciplinas para as escolas do ensino fundamental e médio. Esse projeto teve por finalidade orientar o trabalho pedagógico das escolas em uma nova proposta que viesse substituir os referenciais contidos nos Guias Curriculares.
    • Nome do projeto: Educação e Eugenia (2007 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero .
      Descrição: Estudar a influência das concepções eugênicas na educação brasileira nas primeiras décadas do século 20 mediante análise das reformas escolares.
    • Nome do projeto: Arquitetura e modernização pedagógica (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , CARVALHO, E.da R. , TAVARES, J. , CAVALCANTI, A.C. .
      Descrição: A pesquisa visa buscar elementos para corroborar ou refutar a expectativa de arquitetos modernistas, como Vilanova Artigas - responsável por vários projetos escolares em São Paulo, na década de 1960 - de que as construções escolares poderiam ser relevantes para a transformação do ensino.
    • Nome do projeto: Aprendizagem e permanência na escola: o impacto de políticas educacionais (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , SANTOS, J. G. R. , SILVEIRA, A. T. C. , Gonçalves, M.R. , MACIEL, A.P.S. , SANTANA, l.C. , SILVA, P.F. .
      Descrição: Neste projeto, estudamos os efeitos de determinadas políticas educacionais na aprendizagem de crianças e jovens e na sua permanência na escola. Assim, políticas curriculares, de formação docente, de avaliação externa e de organização escolar são estudadas com o intuito de verificar as apropriações que delas são feitas em instituições escolares, situadas em contexto urbano de grandes metrópoles. Nesses espaços, verificamos como essas políticas têm sido apropriadas e como se traduzem em práticas educacionais voltadas para a melhoria da aprendizagem e da permanência dos alunos.
    • Nome do projeto: Aprendizagem e permanência na escola: políticas e práticas (2015 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , DEFENDI, S. G. D. , SANTOS, J. G. R. , SILVEIRA, A. T. C. , CARVALHO, V.A.K.F. de , TORINI, N. A. B. , BEZERRA, S.I. .
      Descrição: As pesquisas vinculadas a este projeto estão voltadas para investigar os fatores que facilitam e dificultam tanto a aprendizagem quanto a permanência de crianças e jovens na escola. O foco está em analisar práticas escolares que derivem (ou não) de políticas educacionais e verificar, no contexto urbano das grandes metrópoles, de que modo tais práticas reforçam ou desestimulam as expectativas de aprender e a permanência na escola de jovens de diferentes estratos sociais.
    • Nome do projeto: Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças. (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , NOVAES, L.C. , CARVALHO, M. F. , LOURENÇO, Erica Aparecida Garruti de , JARDIM, V.L.G. , ARAUJO, B.L.D. de , MELO, F. , BRAUNSTEIN, V. C. .
      Descrição: Trata-se de um projeto que concentra suas atividades no atendimento à demandas de professores frente aos processos de inclusão escolar de crianças com deficiência em escolas de Educação Infantil da rede pública de Guarulhos(SP). No enfrentamento das necessidades suscitadas pelo processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a questão da formação de professores, continuada e inicial, assume um papel preponderante. O educador em serviço depara-se com a necessidade de situar-se frente às diferenças das crianças reconhecendo o papel mediador que desempenha na construção de possibilidades de inclusão escolar, de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças e, mais especificamente, daquelas que apresentam alguma forma de deficiência e, concomitantemente, os cursos de graduação em Pedagogia, são desafiados a oferecer aos estudantes uma formação teórico-prática que os habilite ao trabalho com todas as crianças. Neste contexto de demandas, tendo como pressuposto a compreensão de que os processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adultos têm lugar nas relações sociais e demandam a ação reflexiva, este projeto destaca a importância de acesso a conhecimentos no âmbito da elaboração de dispositivos didáticos e pedagógicos que sem desconsiderar as especificidades que caracterizam o desenvolvimento de crianças com deficiência, privilegiem as características da Educação Infantil, relevem todas as crianças em sua condição de sujeito de direito à educação e capaz de participação e destaquem a função mediadora do professor de crianças pequenas. Assim propõe-se apresentar aos educadores (professores e gestores de escolas de Educação infantil) elementos teóricos e práticos que concorram para a instauração de processos educacionais inclusivos vivenciados por todas as crianças, através da oferta de oficinas que fundamentem e explorem atividades que tenham como foco o brincar, a literatura infantil e a música para as crianças de 0 a 5 anos. As ações do projeto integram: (1) encontros regulares presenciais, quinzenais, em escolas parceiras do Departamento de Educação UNIFESP no projeto de Residência Pedagógica e (2) as atividades propostas no projeto serão oferecidas aos professores como curso de extensão oferecido de agosto à dezembro de 2018, promovido pela Secretaria de Educação (DOEPE) como parte de atividades anuais de formação organizadas pelo município para os professores da rede. A realização do curso terá local e agenda definidos conjuntamente com a Secretaria de Educação do Município. Para realização das atividades nas escolas o cronograma de trabalho será construído com o grupo de professores participantes, respeitando a sua disponibilidade de tempo e espaço, mas garantindo a frequência e a carga horária prevista das atividades envolvidas. Os encontros serão organizados e conduzidos pela responsável pelo projeto e colaboradores, juntamente com os alunos do curso de graduação em Pedagogia e serão dirigidos aos educadores de escolas públicas de Educação Infantil de Guarulhos(SP), os quais, na continuidade do projeto, deverão participar da (re)formulação dos encontros/oficinas.
    • Nome do projeto: Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças. (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , CARVALHO, Maria de Fátima , JARDIM, V.L.G. , LOURENCO, E. A. G. , ARAUJO, B.L.D. de .
      Descrição: Conjunto de oficinas oferecidas para professores da educação infantil, visando à inclusão escolar de crianças com deficiência no contexto da educação regular. Foi desenvolvido em uma única escola pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Espécie de piloto, este projeto serviu para estruturar outro projeto oferecido para toda a rede municipal de Guarulhos.
    • Nome do projeto: Inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial(Guarulhos ? SP) na Educação Infantil: oficinas de formação de professores para o trabalho com todas as crianças. (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , CARVALHO, Maria de Fátima , JARDIM, V.L.G. , LOURENCO, E. A. G. , ARAUJO, B.L.D. de .
      Descrição: Conjunto de oficinas oferecidas para professores da educação infantil, visando à inclusão escolar de crianças com deficiência no contexto da educação regular. Foi desenvolvido em uma única escola pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Espécie de piloto, este projeto serviu para estruturar outro projeto oferecido para toda a rede municipal de Guarulhos.
    • Nome do projeto: O doutrinário e o formativo em impressos pedagógicos no Brasil (1890-1960) (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , PINHEIRO, R. , SALES, R. R. , RODRIGUES, Keila da Silva Santos , CIRIACO, A.B.C. , PACHELE, A.M. , DUMONT, S. G. .
      Descrição: As pesquisas desenvolvidas neste projeto têm entre suas finalidades identificar de que forma os impressos pedagógicos que circularam no Brasil entre 1890 até meados do século XX colaboraram para a constituição de uma cultura escolar que, ao mesmo tempo em que preconizava a modernidade em termos pedagógicos, era seletiva e excludente, seja por praticar processos avaliativos inadequados para o público escolar em geral, e ou, seja por discriminar certos agrupamentos sociais e étnicos.
    • Nome do projeto: Diálogos Pertinentes II - proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2014 - 2017
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , PINTO, U. de A. , VÓVIO, C.L. , ABREU, C.B de M. , BUNZEN, Clecio dos Santos Junior , GOMES, Marineide de Oliveira , MINHOTO, Maria Angélica Pedra , JACOMINI, Marcia Aparecida , KLUTH, Verilda Speridião , LUGLI, R. S. G. , TOLEDO, M. R. A. , GIGLIO, C. M. B. , GODOY, A.P. , RANGEL, F.de O. , ROSALEN, M. A. S. .
      Descrição: Trata-se de Projeto de Desenvolvimento. Edital Prodocência-Capes 2013; nele a UNIFESP apresenta quatro objetivos gerais básicos: 1) Dar continuidade ao desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia; 2) Apoiar e consolidar as experiências de formação prática de todas as Licenciaturas da UNIFESP; 3) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação instância que articule projetos e programas institucionais de formação inicial e continuada de docentes para a educação básica na UNIFESP, estabelecendo interface com projetos das Pró-Reitorias de Extensão e de Pós Graduação e Pesquisa voltados para o mesmo fim e 4) Instituir na Pró-Reitoria de Graduação núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores e fundar uma instância universitária orgânica, qualificada técnica e politicamente, que tenha por meta a excelência na formação inicial de professores e a produção coletiva de diretrizes para o projeto institucional de formação de professores na UNIFESP. Desse modo, as ações e produtos que serão gerados no projeto foram organizados em dois blocos: I - Formação de Professores para a educação básica. A dimensão da formação prática nas licenciaturas da UNIFESP e. II - Licenciaturas em Foco: estudos e proposições. Como produtos a serem gerados a partir das ações propostas (ver anexo) seguem aqui sumariadas: Objetivo 1: Pesquisa qualitativa e análise crítica da metodologia do Programa de Residência Pedagógica (continuidade); Publicações: Cadernos de Residência Pedagógica: continuação da publicação impressa e em e-books do conjunto da coleção; Cadernos de Formação. Subsídios aos professores e gestores formadores do PRP; e Publicação resultante de Concurso de Monografias que tenham por objeto a Formação de Professores; Colóquio de Residência Pedagógica. Objetivo 2 Evento anual: Licenciaturas da UNIFESP, Evento anual: Encontro Escola-Universidade em Parceria; Publicações: Cadernos Interdisciplinares de Licenciatura, Cadernos de Licenciatura e Licenciaturas da UNIFESP em Foco; Acompanhamento de Ingressantes e Egressos (organização de Banco de Dados); Organização de Núcleos de Estudos para agregar licenciados egressos dos cursos da UNIFESP; Continuidade da montagem de Laboratórios de Ensino e Pesquisa das Licenciaturas. Objetivo 3: Colóquios semestrais de Gestão institucional das Licenciaturas da UNIFESP; Grupo de Trabalho Institucional ? Responsável por sistematizar os debates, demandas e estudos sobre estruturas de gestão pedagógica das Licenciaturas para a UNIFESP e organizar proposta de criação de instância universitária a ser apresentada ao Conselho de Graduação Objetivo 4: Colóquios internos quadrimestrais sobre Formação de Professores da E.B.; Colóquios anuais de caráter nacional e ou internacional que congreguem pesquisadores do campo e articulem uma rede internacional de colaboração no âmbito da formação de professores; Seminários viajantes para a formação de rede de colaboração e Web conferências; Participação em eventos científicos para divulgação dos estudos, proposições e experiências desenvolvidas no Prodocência 2010 e 2013.
    • Nome do projeto: Eugenia e educação - um estudo comparativo Brasil Espanha (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero .
      Descrição: A pesquisa procurou identificar a influência do ideário eugenista na educação, em especial na educação escolar em Espanha, nas primeiras décadas do século 20, e comparar os achados com o ocorrido no Brasil, na mesma época. O trabalho inseriu-se na linha de pesquisa "História das ciências que estudam a criança" cujo objetivo é "investigar a construção social da autoridade argumentativa e científica sobre a criança e suas repercussões no tempo social infância".
    • Nome do projeto: Projeto de Cursos de Formação Continuada da UNIFESP- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (2010 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , PINTO, U. de A. , GOMES, Marineide de Oliveira , GIGLIO, Célia Maria Benedicto , MINHOTO, Maria Angélica Pedra , SILVESTRE, Magali Aparecida , JACOMINI, Marcia Aparecida , PENNA, Marieta Gouveia de Oliveira .
      Descrição: O projeto insere-se na proposição da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, prevista no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se da articulação de cinco subprojetos de cursos propostos por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), direcionados aos docentes das redes públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio. O sub-projeto "Avaliação institucional: contribuições para o acompanhamento e o avanço do trabalho escolar" tem a finalidade de discutir a avaliação institucional como componente estruturante de um projeto de escola que vise a melhoria da qualidade do ensino. Pretende fomentar o debate acerca das dimensões a serem avaliadas e das formas de organização da avaliação institucional.
    • Nome do projeto: Diálogos Pertinentes : proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica (2010 - 2013
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , JACOMINI, Marcia Aparecida , OLIVEIRA, Lucila Maria Pesce de , TOLEDO, Maria Rita de Almeida , PARRA, Henrique Zoqui Martins , KLUTH, Verilda Speridião , MENDONÇA, Marcia Rodrigues de Souza , JOHANSON, Izilda Cristina , PENNA, Marieta Gouveia de Oliveira , SILVESTRE, Magali Aparecida , REVAH, D. , MINHOTO, Maria Angélica Pedra , GIGLIO, Célia Maria Benedicto , GOMES, Marineide de Oliveira , LOPES, Marcia Cristina Romero , BUNZEN, Clecio dos Santos Junior , ABREU, C.B de M. , VÓVIO, C.L. , PINTO, U. de A. , GODOY, Alexandre Pianelli .
      Descrição: O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores.
    • Nome do projeto: Aprendizagem e Permanência na Escola : correlações e dissociações (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero .
      Descrição: Este projeto busca Investigar as raízes escolares das dificuldades no ensino e na aprendizagem em associação com influências sociopolíticas e biopsicossociais que levam ao insucesso do aluno e ao mal-estar no trabalho docente. Busca também estudar, em contexto urbano de grandes metrópoles, razões que reforçam ou desestimulam as expectativas de aprender e a permanência na escola de jovens de diferentes estratos sociais.
    • Nome do projeto: Cientificismo na educação (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , FAVERO, B. A. .
      Descrição: Buscamos identificar a influência do pensamento biológico e eugênico nas políticas educacionais, nas práticas pedagógicas e na produção dos repertórios analíticos sobre o desempenho escolar, no início do século 20. Estudamos também o impacto de determinadas concepções científicas na formação e nas práticas de professores nas primeiras décadas do século XX.
    • Nome do projeto: A Educação de Adultos como função supletiva: remediando insuficiências da organização escolar ? (2020 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , ESPOSITO, A. C. , DANUNCIACAO, V. M. .
      Descrição: A reprovação seguida da repetência e ou do abandono escolar são problemas historicamente presentes na educação escolar moderna. Esta pesquisa e os pesquisadores a ela associados buscam compreender se e como a educação de jovens e adultos que não realizaram sua escolarização na idade certa tentam remediar as insuficiências da escola regular nos anos 1940 a 1960
    • Nome do projeto: O ethos da escola seletiva numa perspectiva histórica (1930-1960) (2017 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , DEFENDI, S. G. D. , CANDIDO, R. M. , CRESPILHO, B. A. V. P. , SILVA, F. M. , PINHEIRO, R. .
      Descrição: Análise de publicações voltadas para organização escolar e formação docente entre os anos 1930 e 1960, período em que diferentes teorias explicativas e com fundamentos variados (biológicos, psicológicos, psicanalíticos e sociológicos) para o insucesso escolar ganharam nitidez e contribuíram para consolidar determinado ethos. Especificamente, a fonte documental é a Revista de Educação, editada desde o final dos anos 1920, no Estado de São Paulo, sob título Educação que, com algumas interrupções e mudanças de nome, se manteve até 1961.
    • Nome do projeto: Coleção Memória do Saber (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUALTIERI, Regina Cândida Ellero , DANTES, Maria Amélia M , SILVA, M. R. B. , SILVA, James Roberto , MARINHO, Maria Gabriela S.M.C , TEIXEIRA, Luiz Antonio , LANA, Vanessa , MOTA, Andre .
      Descrição: Trata-se de uma iniciativa do CNPq e da Fundação Biblioteca Nacional que visa contribuir para a construção da memória científica brasileira por meio de uma coleção de volumes, cada um, resultado de projetos específicos elaborados e desenvolvidos por diferentes pesquisadores. O projeto específico em questão se destina a traçar aspectos da história da saúde em São Paulo a partir da atuação de Arnaldo Vieira de Carvalho, médico e pesquisador vinculado à criação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os estudos deverão resultar na produção do volume "Arnaldo Vieira de Carvalho e a história da medicina paulista (1867-1920)".
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 1980
      • Curso: Ciências Biológicas
        Nome da Instituição: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1975
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Usp
        Ano de conclusão: 1994
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Secretaria de Estado da Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Núcleo José Reis da Escola de Comunicações e Arte:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2006 ).
        Outras informações: Professor convidado
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professora visitante
    • Instituto de Psicologia da Faculdade São Marcos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1987 - 1989 ).
    • Colégio Palmares:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1977 - 1987 ).
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1997 - 2004 ).
        Outras informações: Colaborador
    • Fundação Carlos Chagas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1992 - 2006 ).
        Outras informações: Consultoria para elaboração de avaliação da aprendizagem e institucional.
        Outras informações: Colaborador
    • Fundação Carlos Alberto Vanzolini:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Serviço de consultoria técnica relacionada a concepção e desenvolvimento de projetos de formação continuada de professores do ensino médio e de projetos de desenvolvimento curricular.
        Outras informações: contrato temporário de trabalho
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2009 ).
        Outras informações: O grupo reúne professores e alunos de diversas universidades e se articula a partir de duas linhas de investigação que gravitam em torno de uma problemática comum, circusncrita por questões relativas a práticas de produção, circulação e apropriação de modelos culturais relacionadas ao processo de institucionalização da escola no Brasil. A equipe vem tomando iniciativas de redação de trabalhos em co-autoria, organização e participação em Seminários e Mesas Redondas.
        Outras informações: Colaborador em grupo de pesquisa
    • Consejo Superior de Investigaciones Científicas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: bolsista
    • Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Professor Associado
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Revista Olhares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2019 ).
        Outras informações: A Revista Olh@res é um periódico de publicação semestral, exclusivamente eletrônica, de circulação nacional e internacional, do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Visa constituir-se como espaço especializado de divulgação e discussão crítica de produções científicas interinstitucionais que tenham como foco central a formação de professores e gestores educacionais, sob diferentes perspectivas teóricas e áreas do conhecimento.
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).