Não autenticado |

Rita de Cássia Nonato Melo

    • Possui graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é aluna do curso de Doutorado em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, tendo lecionado para os cursos superiores de Geografia e Pedagogia. Atualmente é professora concursada do IFF - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Macaé.

       

      Links:    

    • MELO, R. C. N. . Reestruturação produtiva e adensamento industrial no interior paulista: conformação das condições gerais de produção necessárias ao surgimento dos parques tecnológicos do estado de São Paulo Revista Formação Online , v. 1 , p. 99 - 123 , 2012. ISSN: 21787298.
    • AVANZI, Maria Rita ; Costa Pinto, Alessandra Buonavoglia ; MELO, R. C. N. ; Oliveira, Vivian Glayds ; Oliveira, Caroline ; Speglich, Erica ; Wunder, Alik . Reflexões metodológicas sobre a construção coletiva de conhecimento e educação ambiental. Educação Ambiental: Projetivas do Século, v. , p. 7 - 13, 2001.
    • MELO, R. C. N. ; AVANZI, Maria Rita ; BORTOLOZZI, Arleude . A Educação Ambiental no PETAR e EEJI. Educação Ambiental: Projetivas do século, v. , p. 63 - 68, 2001.
    • MELO, R. C. N. . Estruturas Territoriais para a Inovação: a constituição dos parques tecnológicos no estado de São Paulo/Brasil. In: XII Seminário da Rede Iberoamericana de Pesquisadores sobre Globalização e Território (RII) , 2012 , Belo Horizonte. XII Seminário da Rede Iberoamericana de Pesquisadores sobre Globalização e Território (RII). : , .
    • MELO, R. C. N. ; Cataia, M. . A instituição de fronteiras como 'garatina de desenvolvimento': a criação de novos estados e territórios federais no Brasil. In: XIX Semana de Geografia , 2003 , Londrina. XIX Semana de Geografia. : , 2003.
    • MELO, R. C. N. ; Cataia, M. . Manifestações territoriais da crise da Federação Brasileira: propostas de criação de novos estados. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos Setenta anos da AGB: as transformações do espaço e a Geografia no século XXI , 2004 , Goiânia. Manifestações territoriais da crise da Federação Brasileira: propostas de criação de novos estados. : , 2004.
    • MELO, R. C. N. ; Cataia, M. . A redivisão Político-Administrativa do Território Brasileiro. In: Encontro Nacional de Geógrafos , 2002 , João Pessoa. XIII Encontro Nacional de Geógrafos. : , 2002.
    • MELO, R. C. N. ; Cataia, M. . A instituição de fronteiras como garantia de desenvolvimento : a criação de novos estados e territórios federais no Brasil. In: ANPEGE , 2003 , Florianópolis. V Encontro Nacional da ANPEGE, caderno de trabalhos. : , 2003.
    • MELO, R. C. N. . Articulações para a inovação no Brasil: a dinâmica dos parques tecnológicos. 2014 (Congresso)
    • MELO, R. C. N. . Territorio e innovación en la construcción de los parques tecnológicos en el estado de São Paulo. 2012 (Seminário)
    • MELO, R. C. N. . Estruturas Territoriais para a Inovação: a constituição dos parques tecnológicos no estado de São Paulo/Brasil. 2012 (Seminário)
    • Costa Pinto, Alessandra Buonavoglia ; Wunder, Alik ; Speglich, Erica ; Junqueira, Kellen ; Maria Rita ; MELO, R. C. N. ; Sampaio, Shaula ; Oliveira, Vivian Glayds . Partilhando Saberes: reflexões sobre Educação Ambiental no Vale do Ribeira. 2001 (Comunicacao)
    • MELO, R. C. N. ; AVANZI, Maria Rita . A Educação Ambiental no Petar e EEJI. 2001 (Comunicacao)
    • MELO, R. C. N. ; Cataia, M. . Manifestações territoriais da crise da federação brasileira: propostas de criação de novos estados. 2004 (Comunicacao)
    • MELO, R. C. N. ; Cataia, M. . A redivisão político-administrativa do território brasileiro. 2002 (Comunicacao)
    • MELO, R. C. N. ; BORTOLOZZI, Arleude . Concepção da Educação Ambiental nos órgãos públicosresponsáveis pelos programas nas unidades de conservação: Parque Estadual do Alto Ribeira (Petar) e Estação Ecológica da Juréia-Itatins (EEJI). 2001 (Outra)
    • MELO, R. C. N. ; Cataia, M. . A redivisão político-administrativa do território brasileiro. 2002 (Outra)
    • MELO, R. C. N. ; Cataia, M. . A instituição de fronteiras como 'garantia de desenvolvimento': a criação denovos estados e territórios federais no Brasil. 2003 (Outra)
    • MELO, R. C. N. ; Cataia, M. . A instituição de fronteiras como garantia de desenvolvimento: a criação de novos estados e territórios federais no Brasil. 2003 (Outra)
    • MELO, R. C. N. . A ideologia do desenvolvimento nas propostas de criação de novos estados no Brasil. 2005 (Comunicacao)
    • MELO, R. C. N. ; Cataia, M. . I Seminário Território e Cidades. 2005 (Geoplan- Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial)
    • AVANZI, Maria Rita ; MELO, R. C. N. ; Costa Pinto, Alessandra Buonavoglia ; Oliveira, Vivian Glayds ; Sampaio, Shaula ; Speglich, Erica ; Wunder, Alik . Metodologias Participativas em Educação Ambiental. 2001 (Programa Biota/ Fapesp)
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Instituto Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Participação no PAD (Programa de Auxílio Docente) nas disciplinas: Geografia Política e Geografia Regional. As atividades desenvolvidas durante a participação no programa PAD foram: escolha da bibliografia a ser utilizada no curso; auxílio aos alunos na preparação dos seminários; auxílio ao professor na elaboração dos exercícios e das provas; correção conjunta, com o professor responsável, dos exercícios e das provas; apoio aos alunos na resolução de dúvidas relacionadas ao conteúdo da disciplina; pesquisa bibliográfica para orientação aos seminários de tema e de texto; elaboração de quadro sinóptico com autores e respectivas idéias desenvolvidas ao longo do curso
        Outras informações: Auxílio docente
    • Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Atuação na disciplina de Metodologia de Ensino de História e Geografia
        Outras informações: Professor assistente