Não autenticado |

Viviane Souza Madeira

    • Doutora (2021) e Mestre (2016) em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, realizou estágio de Doutorado Sanduíche no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiada pela CAPES por meio do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) entre 2019 e 2020. É bacharel em Letras Português - Inglês também pela Universidade de São Paulo (2011). Durante o mestrado, desenvolveu pesquisa acerca da representação da comunidade goesa em romances de língua portuguesa e inglesa e, no doutorado, desenvolve pesquisa acerca da reivindicação dos direitos da mulher na literatura feminina no Brasil, em Portugal e em Goa na virada do século XIX para o século XX. No doutorado, desenvolveu pesquisa acerca das relações entre os feminismos das intelectuais goesas Propércia Correia Afonso de Figueiredo e Maria Ermelinda dos Stuarts Gomes; da portuguesa Ana de Castro Osório e da brasileira Maria Lacerda de Moura. É pesquisadora associada ao projeto temático "Pensando Goa: uma peculiar biblioteca em língua portuguesa" e participou de três viagens de pesquisa em Goa (2018, 2019 e 2020), tendo recebido financiamento para tal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (processo 2014/15657-8) no âmbito do mesmo projeto temático. Contribui também com o projeto "Escritoras Portuguesas no Tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo", envolvendo o IELT, o CICS.NOVA/FACES DE EVA, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e o CRILUS/EA Études Romanes, da Universidade Paris Nanterre.

       

      Links:    

    • MADEIRA, VIVIANE . Associativismo, correspondência e periodismo: tecendo uma rede de intelectuais feministas de língua portuguesa/ Associations, Letters and the Periodic Press: Weaving a Network of Portuguese-Speaking Feminist Intellectuals Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG) , v. 42 , p. 161 - , 2022. ISSN: 1676515X.
    • MADEIRA, V. S. . A escrita de mulheres e a escrita sobre mulheres na revista goesa 'O Acadêmico' (1940 ? 1943) VIA ATLÂNTICA , v. 36 , p. 142 - 166 , 2019. ISSN: 23178086.
    • MADEIRA, V. S. . Não somos ?portugueses de segunda?: o estabelecimento de identidades mediadas pela memória e pelo esquecimento da colônia REVISTA CRIOULA (USP) , v. 1 , p. 77 - 89 , 2018. ISSN: 19817169.
    • MADEIRA, V. S. . Resenha de 'Into the Diaspora Wilderness: Goa?s untold migration stories from the British Empire to the New World.' e 'A Railway Runs Through: Goans of British East Africa, 1865?1980', de Selma Carvalho INTERDISCIPLINARY JOURNAL OF PORTUGUESE DIASPORA STUDIES , v. 7 , p. 355 - 362 , 2018. ISSN: 21652694.
    • MADEIRA, V. S. . Sem Flores e nem coroas, de Orlando da Costa Muse India , v. 70 , p. 323 - 328 , 2016. ISSN: 09751815.
    • MADEIRA, V. S. . Sem flores nem coroas. A House of Manu Mansions: Goan Literature in Portuguese, v. 1, p. 323 - 328, 2017.
    • MADEIRA, V. S. . Propércia Correia Afonso de Figueiredo. : , 2022 (Ficha bibliográfica)
    • Costa, Orlando da ; VAS, I. S. R. ; MADEIRA, V. S. . No Flowers. No Wreaths. Saligão : Goa 1556 , 2017 (Contracapa de "'No Flowers. No Wreaths", de Orlando da Costa)
    • MADEIRA, V. S. . A cama. : , 2018 (Tradução)
    • MADEIRA, V. S. . Seis meses de inverno. : , 2018 (Tradução)
    • MADEIRA, V. S. . A Network of Women Writers Articulated through Letters and The Periodical Press in Goa, Brazil, and Portugal. 2021 (Comunicacao)
    • GARMES, H. ; MADEIRA, V. S. . Literatura de língua portuguesa na Índia. 2022 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . The Articulation of Portuguese-Speaking Feminism: Connections between Goan, Brazilian, and Portuguese Women Writers. 2022 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . A representação literária do espaço social do Jockey Club na obra de Eça de Queirós e na de escritores co. 2011 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . Identidades, diáspora e representação da comunidade indo-portuguesa em romances na primeira década do século XXI.. 2013 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . Propércia Correia Afonso de Figueiredo e a reivindicação de direitos das mulheres goesas.. 2018 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . Uma reescrita hindu d´Os Lusíadas: O vaticínio dos swarga (ou o que 'Os Lusíadas' não canta). 2018 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . Women writing and writings on women in Goa?s O Académico (1940 ? 1943). 2019 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . A escrita de autoria feminina em Goa e a reivindicação de direitos. 2018 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . Não somos ?portugueses de segunda?: o estabelecimento de identidades mediadas pela memória e pelo esquecimento da colônia. 2018 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . Uma escrita feminina goesa: o olhar de Vimala Devi e de Helena Floripes da Fonseca Costa sobre a mulher em Goa. 2017 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . A cor da pele e a nacionalidade como narrativas de identidade na construção de duas famílias indo-portuguesas. 2015 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . A representação da identidade portuguesa a partir da família nos romances 'Skin' e 'A casa-comboio'. 2015 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . A construção das alteridades de duas famílias indo-portuguesas em 'A casa-comboio' e 'Skin'. 2014 (Comunicacao)
    • MADEIRA, V. S. . A representação literária do espaço social do Jockey Club na obra de Eça de Queirós e na de escritores coevos.. 2009 (Comunicacao)
    • GARMES, H. ; FESTINO, C. G. ; ALDROVANDI, C. E. V. ; BRAGA, D. D. ; ASSUNCAO, M. F. M. ; FARIA, A. S. ; MACHADO, A. V. ; SILVA, D. C. ; MADEIRA, V. S. ; SILVA, R. C. C. P. ; LOBO, S. A. . III SIMPÓSIO INTERNACIONAL​ GOA: LÍNGUAS, LITERATURAS E CULTURAS. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Pensando Goa: (2015 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MADEIRA, V. S. , GARMES, H. , FESTINO, C. G. .
      Descrição: O presente projeto tem por foco reescrever a história da literatura de língua portuguesa de Goa, antiga colônia do império português na Índia, privilegiando, por um lado, suas relações com as demais manifestações culturais, intelectuais e artísticas daquela sociedade e, por outro, as relações que hoje podemos estabelecer entre essa literatura e outras (aquelas de língua portuguesa ou mesmo a literatura indiana de língua inglesa, entre outras), assim como entre o contexto cultural em que se forjou e outros contextos culturais correlatos. Se alguns importantes trabalhos já se dedicaram à tarefa de escrever um esboço da história da literatura de Goa, ainda não se investigou sua efetiva extensão e não foram realizadas análises mais detidas das obras que hoje a constituem, sobretudo em sua relação com a realidade daquela antiga colônia. Também existem pouquíssimos trabalhos comparativos, relacionando a literatura e o contexto histórico e cultural goês com outras literaturas e outros contextos culturais e intelectuais. Em termos pragmáticos, o projeto objetiva: 1) a catalogação e reprodução exaustivas (sempre que possível) da literatura e da produção da imprensa goesa de língua portuguesa, assim como a complementação do inventário do patrimônio artístico goês de matriz indo-portuguesa já existente; 2) a redação de uma história da literatura goesa de língua portuguesa que atribua sentido àquela produção artística no âmbito do cotidiano intelectual daquela comunidade, assim como explore os diversos sentidos que hoje essa produção literária e seu contexto cultural podem ganhar em sua relação com outras literaturas e outras culturas, dando preferência àquelas dos países de língua oficial portuguesa; 3) o estreitamento e o fortalecimento das relações acadêmicas entre Índia e Brasil na área de Letras, em particular as relações entre a Goa University e a Universidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: Mulher e Literatura (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MADEIRA, V. S. , GARMES, H. , FESTINO, C. G. , ALDROVANDI, C. E. V. , BRIDI, M. V. .
      Descrição: Oferecer às/aos participantes do curso uma discussão detida e complexa acerca da presença da mulher na literatura, quer como autora, quer como personagem, de forma a levá-las/los a refletir sobre as contradições implicadas nesse lugar e as possíveis formas de superá-las. A título de exemplo, é possível lembrar o quanto é contraditório uma escritora como Florbela Espanca lutar por seu lugar social na sociedade portuguesa do início do século XX sem se alinhar aos movimentos feministas que ali se constituíam naquele momento. Como compreender tal contradição? Qual foi o caminho para sua superação? Eça de Queirós seria um escritor misógino, que relega a mulher a segundo plano em suas obras, ou procurou denunciar o lugar secundário e subordinado ocupado pela mulher no século XIX em Portugal? O objetivo do curso é, portanto, fazer o público alvo efetivamente debater aspectos complexos da relação entre mulher e literatura sobretudo no âmbito das literaturas portuguesa e de outras literaturas de língua portuguesa. O curso, a ser realizado na plataforma Google Meet, tem por finalidade explorar o lugar da mulher na literatura, quer como escritora, quer como personagem, contemplando, em sua grande maioria, autoras e autores de língua portuguesa. O curso privilegiará a Literatura Portuguesa, mas também contemplará textos da literatura de língua portuguesa produzida na Índia, em Goa, ainda pouquíssimo conhecida do grande público, entre outras literaturas..
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A representação literária do espaço social do jockey club na obra de Eça de Queirós e na de escritores coevos
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • CAVC Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2018 ).
        Outras informações: Autônomo
    • Of Course Consultoria em Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2011 ).
        Outras informações: Coordenadora pedagógica
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Estagiária da disciplina "Literatura Portuguesa III"
        Outras informações: Estagiária PAE