Não autenticado |

Heitor Coelho Franca de Oliveira

    • Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é coordenador de tutoria da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia Pop e outras Epistemologias (NEPOPE - UERJ), do grupo de pesquisa Giro cosmopolitico: o corpo na filosofia da formação humana (UERJ) Tem experiência nas áreas de Filosofia da Educação e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ideologia e alienação, teorias da ação, automação e educação, tecnologias educacionais, filosofia pop.

       

      Links:    

    • Filosofia da Educação
    • Filosofia Política e Educação
    • Filosofia Pop
    • Para além o sujeito isolado - modos antigos e contemporâneos de presença e ação
    • COELHO, HEITOR ; SANTANA, Larissa H. . Neoliberalismo e adoecimento psíquico: um estudo sobre a influência da racionalidade neoliberal na educação superior REVISTA APROXIMANDO , v. 7 , p. 13 - , 2023. ISSN: 24473618.
    • COELHO, HEITOR ; FRAMBACH, D. B. . Serious game ético: a 'Máquina Moral' do MIT como educadora REVISTA SÍSIFO , v. 1 , p. 33 - 52 , 2023. ISSN: 23593121.
    • CASTRO, V. C. B. ; COELHO, H. ; FRAMBACH, D. B. . Mistification Coolabah , v. , p. 91 - 111 , 2023. ISSN: 19885946.
    • COELHO, HEITOR . ENTRE O BEM E A GLÓRIA: SUPER-HERÓIS COMO MODELO ÉTICO E POLÍTICO Aprender (Vitória da Conquista) , v. XIV , p. 15 - 25 , 2020. ISSN: 2359246X.
    • COELHO, H. . Algumas reflexões sobre -Inteligência Artificial- e o sentido da automação na educação REVISTA FERMENTARIO , v. 13 , p. 50 - 64 , 2019. ISSN: 16886151.
    • COELHO, HEITOR . The robot take-over: Reflections on the meaning of automated education ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 26 , p. 115 - , 2018. ISSN: 10682341.
    • COELHO, H. . Pela participação política: democracia e crítica do sistema representativo contemporâneo em Cornelius Castoriadis REVISTA SOFIA - VERSÃO ELETRÔNICA , v. 3 , p. 61 - 72 , 2014. ISSN: 23172339.
    • COELHO, H. . CONCEITUAÇÃO DO TRABALHO NOS MUNDOS DA NECESSIDADE E LIBERDADE, DIREITO E DEVER TRABALHO NECESSÁRIO , v. 5 , p. 5 - , 2018. ISSN: 1808799X.
    • COELHO, HEITOR ; FRAMBACH, D. B. . Um sonho de mil gatos e a naturalização da história. História em quadrinhos em perspectiva para o ensino da história, v. , p. 189 - 214, 2020.
    • COELHO, H. . O entrelaçamento entre dialética e crítica na introdução à dialética negativa de Theodor Adorno. Teoria crítica, v. , p. 107 - 119, 2015.
    • COELHO, H. ; BARCANTE, D. ; FERNANDES, A. ; FERREIRA, M. . MoveMente ? Erfahrungen mit Selbstverwaltung in einer Bildungskooperative. Solidarische Räume & kooperative Perspektiven Praxis und Theorie in Lateinamerika und Europa, v. , p. 109 - 114, 2010.
    • COELHO, H. . O Primado Da Prática: Algumas Reflexões Sobre O Papel Da Filosofia A Partir De Marx. In: 38ª Reunião Nacional da ANPEd , 2017 , São Luís, MA. Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd. Rio de Janeiro : ANPEd, 2017.
    • COELHO, H. . Concepções de Direitos e Dever ao Trabalho Vigentes e em Disputa no Sistema Brasileiro. In: II Seminário de Pesquisa do grupo de pesquisa Trabalho, Formação Humana e Políticas Públicas , 2008 , Rio de Janeiro. II Seminário de Pesquisa Novas Faces do Trabalho e da Educação. Rio de Janeiro : EPSJV, 2008. p. 103 - 115.
    • COELHO, H. ; FRIGOTTO, G. . O Trabalho Como Direito E Como Dever No Brasil Capitalista. In: IV Simpósio Trabalho e Educação - Gramsci, Política e Educação , 2007 , Belo Horizonte. IV Simpósio Trabalho e Educação - Gramsci, Política e Educação. Belo Horizonte : Faculdade de Educação da UFMG, Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação, 2007.
    • COELHO, H. . Trabalho como Direito e como Dever na Sociedade Capitalista. In: Seminário de Pesquisa Trabalho e Políticas Públicas da Educação , 2006 , Rio de Janeiro e Niterói. Seminário de Pesquisa: Trabalho e Políticas Públicas da Educação: Projetos em disputa na sociedade brasileira. Rio de Janeiro : UFF, UERJ e EPSJV, 2006. p. 95 - 107.
    • COELHO, HEITOR ; FRAMBACH, D. B. ; SANTANA, Larissa Hagler de ; SOUZA, M. L. D. . Filosofia Pop: Capitalismo Lúdico. 2022 (Conferência)
    • COELHO, H. ; FRAMBACH, D. B. . Serious Game Ético: A ?Máquina Moral? Do Mit Como Educadora. 2021 (Congresso)
    • COELHO, H. . Trilhos Invisíveis da ?Máquina Moral?: um serious game a serviço do reducionismo da sociedade e da ação humana. 2021 (Comunicacao)
    • COELHO, H. ; FRAMBACH, D. B. ; CASTRO, V. C. B. . Do I look like the man with the plan? - A mainstream movie as an incidental learning resource. 2021 (Conferência)
    • COELHO, H. . Entre o bem e a glória: super-heróis como modelo ético e político. 2020 (Comunicacao)
    • COELHO, H. ; DORIA, N. G. ; FRAMBACH, D. B. . Videogames e formação humana: algumas considerações. 2021 (Conferência)
    • COELHO, H. . Reflexões sobre o sentido da automação na educação. 2018 (Comunicacao)
    • COELHO, H. . O Primado Da Prática: Algumas Reflexões Sobre O Papel Da Filosofia A Partir De Marx. 2017 (Conferência)
    • COELHO, H. . O Entrelaçamento entre Dialética e Crítica na Introdução à Dialética Negativa de Theodor Adorno. 2014 (Comunicacao)
    • COELHO, H. . Ação Política e os Limites da Teoria: uma reflexão a partir de Marx. 2012 (Comunicacao)
    • COELHO, H. . Notas preliminares sobre a relação teoria e práxis em Theodor Adorno. 2013 (Comunicacao)
    • COELHO, H. . Marx: apresentações da história e determinismo. 2013 (Comunicacao)
    • COELHO, H. . Relações entre trabalho alienado e "trabalho voluntário": formulação de uma hipótese preliminar. 2008 (Seminário)
    • COELHO, H. . Concepções de Direitos e Dever ao Trabalho Vigentes e em Disputa no Sistema Brasileiro. 2007 (Seminário)
    • COELHO, H. ; FRIGOTTO, G. . O Trabalho como Direito e como Dever no Brasil Capitalista. 2007 (Simposio)
    • COELHO, H. . O Trabalho como Direito e como Dever na Sociedade Capitalista. 2006 (Simposio)
    • BALBI, R. ; COELHO, HEITOR ; FRAMBACH, D. B. . Café com Dungeon #900 - O apelo da felicidade. 2021
    • BALBI, R. ; COELHO, H. . Café com Dungeon #712 - Cyberpunk e Neoliberalismo. 2021
    • BALBI, R. ; COELHO, H. . Café com Dungeon #698 - Mago e a Narrativa da Realidade. 2021
    • COELHO, H. ; BALBI, R. . Café com Dungeon #192 - RPG e utilitarismo. 2018
    • COELHO, H. ; BALBI, R. ; SILVA, C. . Café com Dungeon #38 - Contrato social no RPG. 2018
    • COELHO, HEITOR ; FRAMBACH, D. B. ; HOLANDA, E. do N. de . XIV Jornada sobre Ensino de Filosofia: Filosofia Pop. 2022 (Laboratório de Licenciatura e Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia - LLPEFIL; Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia Pop e Outras Epistemologias - NEPOPE)
  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: Ação, ação e formação política (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COELHO, H. , SANTANA, Larissa Hagler de , ANGELO Jr., Marco Aurelio Ayres , MOSCOVICI, Nathalia , SILVA, W. A. N. da , DAMASCENO, J. de S. .
      Descrição: O projeto propõe agir em três frentes. Na primeira, uma investigação teórica conceitual visando principalmente os conceitos de ação, automação e formação política, com a elaboração e/ou apropriação de conceitos que possam ser melhor usados para se analisar criticamente processos de dominação com base na "automação de humanos", assim como as formas pelas quais a cultura atual, notadamente a pop, retrata tais fenômenos, a partir de concepções teóricas diversas. Na segunda, contribuir para a formação discente, visando preparar participantes do projeto e outros educandos em formação para a pesquisa e a prática pedagógicas a partir de ações de divulgação científica, organização de cursos e eventos. Por fim, na terceira, atualização e eventual reformulação da disciplina Filosofia Política e Educação, oferecida no curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ, de modo a contemplar a questão da automação tanto como tema, quanto como um recurso que, usado de maneira crítica, pode permitir uma ?automação? da disciplina que signifique maior autonomia intelectual do aluno, em vez de sujeição deste à visão docente ou, ainda, à regulação algorítmica.
    • Nome do projeto: Ação, automação e automatismos na formação humana (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, H. , NASCIMENTO, Guinguiola Severiano do , SANTANA, Larissa Hagler de , ANGELO Jr., Marco Aurelio Ayres , MOSCOVICI, Nathalia .
      Descrição: A pesquisa propõe uma investigação teórica e conceitual sobre a ação, a automação e os automatismos em múltiplas acepções, tendo em vista os processos de subjetivação e os tipos antropológicos que são, tanto a pré-condição para a chamada "automação de humanos", quanto o resultado da crescente automação de tarefas antes reservadas aos humanos, num circuito que se retroalimenta. Para tanto, toma duas frentes: 1. Por um lado, investiga a automação de atividades humanas: o que significou, significa e pode vir a significar; quais reducionismos e avanços tenderam a acompanhá-la; qual ou quais tipos antropológicos tendem a associar-se a ela. 2. O papel da automação e dos automatismos a partir de concepções diversas da ação política, da ética e da inteligência humana, com especial atenção para aquelas surgidas da cultura pop, vistas como especialmente próximos aos valores do capitalismo digital e dos "sentimentos das massas".
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Jurídicas e Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Título: Redução da Jornada de Trabalho
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Políticas Públicas e Formação Humana
        Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Movemente - Cooperativa Internacional de Educação Popular:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Educador Social
    • CADERNOS DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. ON LINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).