Não autenticado |

Andrea Geroldo dos Santos

    • Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), possui graduação em Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP) (1993) e mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP) (2011). Atualmente é Professora Convidada no curso de Pós-Graduação em Educação Bilíngue do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE - Unità), ministrando as disciplinas: Communicative Approach, CLIL e PBL; Educação Bilíngue no Ensino Médio; Planejamento e Avaliação em Educação Bilíngue. Foi Professora Adjunta I da Universidade São Judas Tadeu, onde ministrou Linguagens Midiáticas, Língua Inglesa, Inglês Instrumental, Literatura Inglesa e Norte-Americana, Tradução de Textos Literários, Gestão Educacional, na Graduação; e na Pós-Graduação: Linguagem, mediação e o uso das novas tecnologias, Produção coletiva de texto impresso e digital. Foi Professora Convidada da UATU - Univ. Mackenzie, onde ministrou cursos de Inglês para alunos sêniores. É Editora/Autora Freelance de ELT e Educação Bilíngue, atuando em empresas como Troika, Somos, Red Balloon Camino Education (Educação Bilíngue) e Sistema Mackenzie de Ensino. É colaboradora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), no Projeto COMET.. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua, Literatura, Metodologia de Ensino, Produção de Conteúdo e Elaboração de Material Didático (impresso e digital), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês, literatura inglesa e norte-americana, linguística de corpus, convencionalidade, colocações e métodos, livro didático, tradução e interpretação.

       

      Links:    

    • Ensino de língua inglesa com uso de ferramentas on-line
    • Jane Austen e a Literatura Brasileira
    • Tradução Comentada de contos de M.R. James
    • Elaboração de Glossários Técnicos para as áreas de Direito, Administração e Marketing
    • Elaboração de Material Didático para o Ensino Fundamental II e para o Ensino Médio (Inglês e Português)
    • SANTOS, A. G. ; RASSOUL, A. ; MOLINA, C. A. ; LIMA, R. P. . Escolher com sabedoria : Ensino Médio : Inglês, livro 1 : caderno de atividades : 1º semestre :. São Paulo : Ed. Mackenzie, 2014 . 56p. ISBN: 9788582932124.
    • SANTOS, A. G. ; RASSOUL, A. ; MOLINA, C. A. ; LIMA, R. P. . Escolher com sabedoria : Ensino Médio : Inglês, livro 1 : livro didático : 1º semestre. São Paulo : Ed. Mackenzie, 2014 . 272p. ISBN: 9788582932131.
    • ELUF, C. A. ; SANTOS, A. G. . Inglês 9º Ano - Livro 2. São Paulo : Ed. Mackenzie, 2013 . 128p. ISBN: 9788566167740.
    • SILVA, B. F. ; SANTOS, A. G. . Inglês 8º Ano - Livro 2. São Paulo : Ed. Mackenzie, 2013 . 148p. ISBN: 9788566167924.
    • ELUF, C. A. ; SANTOS, A. G. . Inglês 9º Ano - Livro 1. São Paulo : Ed. Mackenzie, 2012 . 136p. ISBN: 9788566167221.
    • SILVA, B. F. ; SANTOS, A. G. . Inglês 8º Ano - Livro 1. São Paulo : Ed. Mackenzie, 2012 . 187p. ISBN: 9788566167207.
    • SCHIMENES, L. F. ; SANTOS, A. G. . Inglês 7º Ano - Col. Crescer em Sabedoria. São Paulo : Sistema Mackenzie de Ensino, 2011 . 281p. ISBN: 9788579161179.
    • BRITO, B. P. ; SANTOS, A. G. . Inglês 6º Ano - Col. Crescer em Sabedoria. São Paulo : Sistema Mackenzie de Ensino, 2011 . 229p. ISBN: 9788579160936.
    • SANTOS, A. S. ; SANTOS, A. G. . Espanhol 7º Ano - Col. Crescer em Sabedoria. São Paulo : Sistema Mackenzie de Ensino, 2011 . 287p. ISBN: 9788579160912.
    • LEITE, C. V. L. ; JUKNEVICIUS, L. F. R. ; SANTOS, A. G. . Espanhol 6º ano - Col. Crescer em Sabedoria. São Paulo : Sistema Mackenzie de Ensino, 2011 . 192p. ISBN: 9788579160943.
    • SANTOS, A. G. . Análise da tradução de colocações adverbiais de The Bad Beginning (Mau Começo), de Lemony Snicket, para o português, sob a luz da Linguística de Corpus. Tradterm , v. 16 , p. 257 - 280 , 2010. ISSN: 0104639X.
    • SANTOS, A. G. . Working closely with corpus: análise de colocações adverbiais em inglês para negócios. Corpora no ensino de línguas estrangeiras, v. , p. 97 - 136, 2010.
    • SANTOS, A. G. . SEQ-CORP: Proposta de sequência didática para o ensino da convencionalidade. In: V EPOGELLI , 2020 , São Paulo. V Encontro dos Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Universidade de São Paulo. São Paulo : Andréa Geroldo, 2020.
    • SANTOS, A. G. . Aos Professores, As Colocações. In: XVI Encontro de Linguística de Corpus (ELC 2017) e IX Escola Brasileira de Linguística Computacional (EBRALC 2017) , 2018 , São Leopoldo. Linguística de corpus : perspectivas. Porto Alegre : Instituto de Letras - UFRGS, 2017.
    • PEREIRA, S. ; SANTOS, A. G. . Tradução do Prefácio. São Paulo : Ed. do Autor , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SANTOS, A. G. . Autoria de Livros Didáticos Digitais de Inglês para o Ensino Médio. 2021 (Assessoria)
    • SANTOS, A. G. . O Profissional de Letras no Mercado Editorial. 2021 (Conferência)
    • SANTOS, A. G. . A Tradução dos Contos de M.R. James. 2021 (Conferência)
    • SANTOS, A. G. . Proposta de sequência didática para o ensino da convencionalidade com base na Linguística de Corpus. 2021 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. G. . Adapting existing materials using corpora available on-line. 2021 (Congresso)
    • SANTOS, A. G. . Linguística de Corpus como ferramenta para o Ensino de Línguas, a Tradução e a Interpretação. 2021 (Conferência)
    • SANTOS, A. G. . Como escrever trabalhos acadêmicos usando a ABNT. 2021 (Conferência)
    • SANTOS, A. G. . Corpus and CLIL: a possible integration?. 2019 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. G. . CLIL e Corpus: uma integração possível?. 2018 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. G. . Aos Professores, As Colocações. 2017 (Outra)
    • SANTOS, A. G. . A Linguística de Corpus no ensino de línguas - materna ou estrangeira. 2017 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. G. . Uso de corpus para elaboração de livro didático. 2016 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. G. . Developing ELT coursebooks with corpora: the case of ?Sistema Mackenzie de Ensino?. 2015 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. G. . O Uso de Texto Autêntico na Aula de Língua Estrangeira. 2015 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. G. . A produção de livro didática baseada em Linguística de Corpus: a experiência do Sistema Mackenzie de Ensino. 2013 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. G. . Internet e 'corpora': Ferramentas para o ensino de línguas (materna e estrangeira). 2013 (Conferência)
    • SANTOS, A. G. . Do corpus à sala de aula: uma proposta de ensino de colocações adverbiais em inglês para negócios. 2010 (Congresso)
    • SANTOS, A. G. . Breve estudo sobre as colocações adverbiais presentes nos livros-texto de inglês para negócios: seriam mesmo as mais freqüentes?. 2009 (Congresso)
    • SANTOS, A. G. . Colocações adverbiais em inglês para negócios: uma proposta à luz da Lingüística de Corpus. 2008 (Congresso)
    • SANTOS, A. G. . Capacitação Pedagógica: Inglês. 2011 (Sistema Mackenzie de Ensino - Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • SANTOS, A. G. . Capacitação Pedagógica: Inglês. 2012 (Sistema Mackenzie de Ensino - Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • SANTOS, A. G. . Como usar 'corpus' para o ensino de línguas. 2012 (Sistema Mackenzie de Ensino - Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • SANTOS, A. G. . Capacitação pedagógica: inglês. 2014 (Sistema Mackenzie de Ensino)
    • SANTOS, A. G. . Elaboração de material didático com corpus disponível on-line. 2019 (Centro Interdepartamental de Línguas)
    • SANTOS, A. G. . Curso de Inverno FFLCH: Elaboração de material didático com corpus disponível on-line. 2019 (FFLCH)
    • SANTOS, A. G. . X Escola Brasileira de Linguística Computacional - Elaboração de material didático com corpus disponível on-line. 2020 (Universidade Estadual Paulista (UNESP-BAURU) e a Universidade de São Paulo (USP))
    • SANTOS, A. G. . Curso de Verão FFLCH: Elaboração de material didático com corpus disponível on-line. 2020 (FFLCH-USP)
    • SANTOS, A. G. . Capacitação Pedagógica: Inglês. 2013 (Sistema Mackenzie de Ensino - Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • COSTA, A. R. ; SANTOS, A. G. ; REZENDE, D. C. M. ; AGUIAR, F. A. . Being Wise: English, 1st grade, 1st semester Student's Book. 2019 (Livro didático de inglês)
    • COSTA, A. R. ; SANTOS, A. G. ; REZENDE, D. C. M. ; AGUIAR, F. A. . Being Wise: English, 1st grade, 1st semester Teacher's Book. 2019 (Livro didático de inglês)
    • SANTOS, A. G. ; COSTA, A. R. ; AGUIAR, F. A. ; AMORIM, B. . Being Wise: English, 1st grade, 2nd semester Student's Book. 2020 (Livro didático de inglês)
    • SANTOS, A. G. ; ROMANO, B. L. ; GUABIRABA, D. M. D. . Being Wise: English, 2nd grade, 1st semester Teacher's Book. 2019 (Livro didático de inglês)
    • SANTOS, A. G. ; ROMANO, B. L. ; GUABIRABA, D. M. D. . Being Wise: English, 2nd grade, 1st semester Student's Book. 2019 (Livro didático de inglês)
    • SANTOS, A. G. ; LIMA, R. P. . Being Wise: English, 2nd grade, 2nd semester Teacher's Book. 2020 (Livro didático de inglês)
    • SANTOS, A. G. ; LIMA, R. P. . Being Wise: English, 2nd grade, 2nd semester Student's Book. 2020 (Livro didático de inglês)
    • SANTOS, A. G. ; COSTA, A. R. ; AGUIAR, F. A. ; AMORIM, B. . Being Wise: English, 1st grade, 2nd semester Teacher's Book. 2020 (Livro didático de inglês)
    • Nome do projeto: Projeto COMET - Corpus Multilíngue para Ensino e Tradução (1999 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, A. G. , Tagnin, Stella E. O. .
      Descrição: O projeto COMET Corpus Multilíngüe para Ensino e Tradução visa à criação de um corpus eletrônico multilíngüe no âmbito do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Entende-se por corpus um conjunto grande de textos disponíveis eletronicamente para fins de pesquisas lingüísticas, principalmente nas áreas de tradução, terminologia e ensino de línguas. O COMET é composto por três corpora: o CorTec um Corpus Técnico-Científico, o CorTrad um Corpus de Traduções e o CoMAprend - um Corpus Multilíngüe de Aprendizes. O CorTec já conta com corpora em inglês e em português, com aproximadamente 200 mil palavras em cada um deles, em cinco grandes áreas, que foram identificadas como mais carentes de fontes terminológicas a partir de pesquisa junto a tradutores: Meio Ambiente Direito Comercial Informática Ortodontia Culinária Está em fase de implantação, devendo estar concluída até o final de 2008, o acréscimo de outros nove corpora técnicos, assim como a atualização dos que já constam do CorTec. O CorTrad é composto por traduções literárias de contos que, juntamente com seus originais, compõem um corpus paralelo. Está em fase de teste. O CoMAprend é composto por redações dos alunos de graduação das cinco áreas que constituem o Departamento de Letras Modernas, além dos trabalhos dos alunos dos cursos de extensão no Campus das mesmas línguas. .
    • Graduacao:
      • Curso: Português
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP)
        Título: Atlas Toponímico do Estado de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP)
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 2020
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP)
        Ano de conclusão: 2005
    • Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2011 ).
        Outras informações: contratado
    • Mastery Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
        Outras informações: Sócio
    • Instituto de Idiomas Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2000 ).
        Outras informações: contratado
    • Principium Ensino de Línguas:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1997 ).
        Outras informações: autônomo
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1994 ).
        Outras informações: Pesquisadora do Projeto "Atlas Toponímico do Estado de São Paulo", sob orientação da Profª Dra. Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick (FFLCH - USP)
        Outras informações: bolsista
    • Instituto Credicard:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1993 ).
        Outras informações: contratada
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP):
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1999 - Atual ).
        Outras informações: colaborador
    • Sistema Mackenzie de Ensino:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2018 ).
        Outras informações: Contratado
    • International School:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Editor de Conteúdo Bilíngue
    • Editora FTD:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Autoria de material didático, Inglês - Ensino Médio: "Evolution Program" (título provisório)
        Outras informações: Autor de Conteúdo em Inglês
    • Editora Richmond:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Freelance ELT Editor
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - Atual ).
        Outras informações: Aulas presenciais e remotas de Inglês para grupos da Terceira Idade. Elaboração de material didático impresso e digital. Aulas remotas ministradas via plataforma Zoom.
        Outras informações: Professora de Inglês: UATU
    • Universidade São Judas Tadeu:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - Atual ).
        Outras informações: Aulas de Língua e Literatura Inglesa e Norte-Americana, Tradução e Interpretação. Oirentação de Iniciação Científica.
        Outras informações: Professora Adjunta II
    • TRADTERM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista de Estudos da Linguagem UFMG:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Camino Education:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - Atual ).
        Outras informações: Autoria de livro didático digital de Inglês - Novo Ensino Médio
        Outras informações: Autora de Língua Inglesa
    • Instituto Brasileiro de Formação de Educadores São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2023 - Atual ).
        Outras informações: Autônomo