Não autenticado |

Rafael Loche Barbosa

    • Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pelo DTLLC - FFLCH/ USP. Atualmente se prepara para a defesa de sua tese - De origens a ocasos: a crítica literária de Sérgio Buarque de Holanda na década de 1920, orientada pela professora Drª Ivone Daré Rabello.

       

      Links:    

    • BARBOSA, R. L . Nel Mezzo delle Veredas: uma investigação comparada entre A Divina Comédia e Grande Sertão: Veredas. Destaques 2010 - Iniciação Científica, v. , p. 467 - 482, 2011.
    • BARBOSA, R. L . Entre Pronomes - a recepção crítica da obra 'Eu', de Augusto dos Anjos . Revista sobre a história de Leopoldina - CEFET - Leopoldina - MG , , . .
    • BARBOSA, R. L . Centenário da obra 'Eu', de Augusto dos Anjos . Caderno de Cultura - Jornal Estado de Minas , , 01 ago. 2012.
    • BARBOSA, R. L . Janela do Amanhã (ou Flores na Janela) . Soletrar , , 26 mai. 2009.
    • BARBOSA, R. L . Nel Mezzo delle Veredas. In: 18º Seminário de Iniciação Científica , 2010 , Belo Horizonte. Nel Mezzo delle Veredas: uma investigação comparada entre A Diviva Comédia e o Grande Sertão: Veredas. Belo Horizonte : Editora Puc Minas, 2010.
    • BARBOSA, R. L . 22º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos - Membro do corpo de jurados. 2013 (Consultoria)
    • BARBOSA, R. L . Montagem do Museu Espaço dos Anjos. 2012 (Consultoria)
    • BARBOSA, R. L . Augusto dos Anjos - considerações estéticas. 2013 (Conferência)
    • BARBOSA, R. L . Elogio a Júlio Ferreira Caboclo. 2012 (Conferência)
    • BARBOSA, R. L . Revisitando Augusto dos Anjos - de Paraíba a Leopoldina. 2012 (Conferência)
    • BARBOSA, R. L ; HELEN, M. . Ensinando e Aprendendo o Prazer da Leitura?. 2009 (Conferência)
    • BARBOSA, R. L . Relato de experiência acadêmica - puc aberta.. 2011 (Outra)
    • BARBOSA, R. L . Nel Mezzo delle Veredas: uma investigação comparada entre A Divina Comédia e o Grande Sertão: Veredas. 2011 (Outra)
    • BARBOSA, R. L . Nel Mezzo delle Veredas: uma investigação comparada entre A Divina Comédia e o Grande Sertão: Veredas. 2010 (Seminário)
    • BARBOSA, R. L . Leitura para Sempre - Drops de Leitura. 2010 TV PUC
    • BARBOSA, R. L . MGTV - Diversão e Arte: A poesia que da a vida à cultura na Zona da Mata e Vertentes. 2012 Televisão
    • BARBOSA, R. L ; SILVA, J.Q.G ; MORAIS, M.M ; SALVADORI, J. C. ; MORAES, I. L. . I Seminário A Educação Estética: artes e saberes. 2011. (Congresso).. 2011 ()
    • BARBOSA, R. L ; BARBOSA, J. G . Saber com Sabor. 2012 (OSCIP Felizcidade)
    • BARBOSA, R. L . O Concílio - 1º encontro de RPG e Cultura Nerd de Leopoldina e regiões. 2014 ()
    • BARBOSA, R. L . O Concílio - 2º encontro de RPG e Cultura Nerd de Leopoldina e regiões. 2015 ()
    • BARBOSA, R. L . Roteiro de Morte e Vida - Augusto dos Anjos. 2013 (Museu Espaço dos Anjos)
    • Nome do projeto: A EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO HOMEM: o texto literário na formação humanística (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, R. L , Audemaro Taranto Goulart .
      Descrição: O projeto de pesquisa coloca no centro de suas reflexões a temática do humanismo, buscando destacar a pertinência de sua ligação com a literatura. Essa reflexão objetiva resgatar uma dimensão indesviável, no sentido de enfatizar nas escolas e nas salas de aula, enfim, no locus da formação do estudante, a preocupação com o ser humano enquanto sujeito que trabalha um espírito crítico contornado pela dimensão racionalista e também pela dimensão da sensibilidade. Desse modo, razão e emoção são instâncias que devem presidir as ações humanas, num vértice que tem como finalidade impedir que o homem sucumba diante da tecnologia, desencontrando-se de si mesmo e de suas origens. É nesse aspecto que se vão eleger as considerações de Friedrich Schiller como princípio norteador e deflagrador do processo reflexivo que estabelecerá a vinculação do humanismo com a literatura, uma vez que Schiller vê os postulados da estética como elementos possibilitadores da articulação e do equilíbrio entre homem e natureza, entre razão e emoção. Se a estética pode desempenhar esse papel ? como preconiza Schiller ? fica patente que a literatura, que se inscreve como das mais representativas modalidades da arte, há de ter fundamental importância na formação do estudante, nos mais diferentes níveis, e do leitor de modo geral. Resta, pois, fazer a reflexão teórica sobre o tema, buscando textos literários que possam ilustrar a tese, do que se espera produzir material didático que possa ser utilizado nos diferentes níveis da educação escolar.
    • Nome do projeto: LEITURA PARA SEMPRE: AMPLIANDO REDES DE LEITORES (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, R. L , SILVA, J.Q.G , ASSIS, J. A. .
      Descrição: Com uma proposta investigativa e de caráter intervencionista sobre a problemática da leitura e da formação de leitores, o interesse do grupo é compreender sistematicamente as práticas de leitura em diferentes esferas sociais bem como contribuir para a formação de leitores e de agentes de leitura. Nessa sequência, destacam-se outras tarefas importantes que este projeto toma, na agenda de suas ações investigativas: a formação de professores para a prática de ensino de leitura, a construção de material didático e de divulgação científica, a fim de contribuir para práticas de ensino de leitura. Apostando nesse propósito, ao grupo advoga a concepção de que a leitura, numa sociedade letrada e tecnologicamente complexa como a nossa, é uma ação política que, entre outros impactos, concorre para gerar mobilidade dos grupos sociais, promover a formação crítica do indivíduo e abrir amplas possibilidades para ele compreender e transformar o mundo que o envolve. No âmbito das ações do grupo, estão sendo desenvolvidas pesquisas de doutorado, de mestrado e de iniciação científica. O grupo se dedica, ainda, à divulgação de seus resultados em encontros acadêmicos da área bem como e através da publicação de artigos, livros e capítulos de livros.
    • Nome do projeto: SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA - LEITURAS (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, R. L .
      Descrição: Pretende-se, com este projeto, analisar os escritos de Sérgio Buarque de Holanda sobre/ sob o então emergente modernismo brasileiro, buscando leituras para melhor compreendê-lo principalmente na chave das transformações radicais que marcaram a fisionomia da época, tais como nos contrastes existentes entre a tradição e ruptura, academicismo e modernismo etc. Para tanto, pretende-se analisar os escritos do chamado "jovem Sérgio", iniciados no ano 20 do século passado, há dois anos da revolução cultural que se daria com a Semana de Arte Moderna. O intento é a identificação de Sérgio como "radar" crucial das teorias que emergiram com os "futuristas de São Paulo" e demonstrar como seus escritos serviram de plataforma de trabalho aos jovens modernistas.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
        Título: Nel Mezzo delle Veredas: uma investigação comparada entre A Divina Comédia e o Grande Sertão: Veredas
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Literaturas de Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Teoria Literária e Literatura Comparada
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal de Viçosa:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Atividades: Professor de Língua Portuguesa, Literatura, Expressão Oral, Redação Técnica e Científica. 2º e 3º anos do Ensino Médio - Ensino Técnico - Ensino Superior -
        Outras informações: Professor substituto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador em doutoramento