Não autenticado |

Camila Alderete Capitani

    • É Doutora em Letras pela USP, Mestra em Letras pela USP; Graduada em Língua Portuguesa/ Inglesa pela Universidade Paulista e em Pedagogia pela Universidade São Camilo. Dedica-se aos estudos do discurso pedagógico sob a perspectiva das teorias da argumentação. Em 2016 publicou o livro "Situações argumentativas em sala de aula: uma operacionalização das teorias de Perelman e Grácio no ciclo da pesquisa-ação", pela Grácio editor em Coimbra. Em 2019, publicou o artigo "A aplicação das teorias de Perelman e Grácio no ciclo da pesquisa-ação: uma possibilidade de análise das situações argumentativas no âmbito escolar", no livro Retórica e Discurso da editora Pontes e em 2021 o artigo "As imagens de João Grilo em sua peleja argumentativa pelas veredas do Sertão: uma proposta de ensino-aprendizagem retórico-interacionista a partir da obra Auto da Compadecida" na revista Linha D'Água. Tem larga experiência no ensino de línguas portuguesa e inglesa em colégios e universidades.

       

      Links:    

    • CAPITANI, C. A. . Situações argumentativas em sala de aula: uma operacionalização das teorias de Perelman e de Grácio no ciclo da pesquisa-ação.. Coimbra : Grácio Editor, 2016 . 128p. ISBN: 9789898377883.
    • CAPITANI, CAMILA ALDERETE . As imagens de João Grilo em sua peleja argumentativa pelas veredas do Sertão: uma proposta de ensino-aprendizagem retórico-interacionista a partir da obra Auto da Compadecida Revista Linha D´Água , v. 34 , p. 186 - 207 , 2021. ISSN: 22364242.
    • CAPITANI, C. A. . A aplicação das teorias de Perelman e Grácio no ciclo da pesquisa-ação: uma possibilidade de análise das situações argumentativas no âmbito educacional. Retórica e Discurso fronteiras e interfaces: das origens aos desdobramentos atuais, v. I, p. 749 - 779, 2019.
    • CAPITANI, C. A. ; ALBARELLI, A. P. ; ALVES, G. O. ; BACHESCHI, C. A. . A argumentação e sua prática no ambiente escolar:uma análise de textos dissertativos. A argumentação e sua prática no ambiente escolar:uma análise de textos dissertativos, v. 1, p. 1 - 293, 2013.
    • CAPITANI, C. A. . A aplicação das teorias de Perelman e de Grácio no ciclo da pesquisa-ação: uma possibilidade de análise das situações argumentativas no âmbito educacional. In: VII Jornada do GERAR , 2016 , São Paulo. Retórica e educação: a argumentação como instrumento do pensar e do agir. : , 2016.
    • CAPITANI, C. A. . Argumentação: um processo da Inventio à Actio em sala de aula. In: III Congresso Brasileiro de Retórica , 2014 , São Paulo. Congresso Brasileiro de Retórica. : , 2014.
    • CAPITANI, C. A. ; AZEVEDO, I. C. M. ; MARIANO, M. . A prática da argumentação em uma proposta pedagógica: um construir e (re)construir constante. In: 61º Seminário do GEL , 2013 , São Paulo. Simpósio. : , 2013.
    • CAPITANI, C. A. . A argumentação na construção e (re)construção da prática pedagógica. In: V EPED USP , 2013 , São Paulo. Linguagem, Estratégia e (Re)construção. : , 2013.
    • CAPITANI, C. A. . A arte de escrever e persuadir: uma análise da argumentação nas redações escolares. In: IV EPED USP , 2012 , São Paulo. Discurso em suas pluralidades teóricas. : , 2012.
    • CAPITANI, C. A. . A difícil arte de escrever e persuadir: uma análise da argumentação nas redações escolares. In: X Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC SEMESP , 2010 , São Paulo. X Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC SEMESP 2010. : , 2010.
    • CAPITANI, C. A. . A difícil arte de escrever e persuadir: uma análise da argumentação nas redações escolares. In: XII Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq , 2010 , São Paulo. XII Encontro de Iniciação Científica UNIP/ PIBIC-CNPq. : , 2010.
    • CAPITANI, C. A. . Parecer para avaliação de artigo no v.35 n.3 da Revista Linha D´Água. 2022 (Parecer)
    • CAPITANI, C. A. . Parecer para avaliação de artigo no v.35 n. 1 da Revista Linha D'Água. 2022 (Parecer)
    • CAPITANI, C. A. . Estudo retórico-argumentativo do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. 2018 (Comunicacao)
    • CAPITANI, C. A. . O éthos projetivo e efetivo de João Grilo em Auto da Compadecida de Ariano Suassuna: uma análise retórico-argumentativa. 2019 (Comunicacao)
    • CAPITANI, C. A. . Situações argumentativas em sala de aula: uma operacionalização das teorias de Perelman e de Grácio no ciclo da pesquisa-ação. 2016 (Comunicacao)
    • CAPITANI, C. A. . A aplicação das teorias de Perelman e de Grácio no ciclo da pesquisa-ação: uma possibilidade de análise das situações argumentativas no âmbito educacional. 2016 (Outra)
    • CAPITANI, C. A. . A prática da argumentação em uma proposta pedagógica: um construir e (re)construir constante. 2013 (Simposio)
    • CAPITANI, C. A. . Argumentação: um processo da Inventio à Áctio em sala de aula. 2014 (Comunicacao)
    • CAPITANI, C. A. . Retórica através dos tempos. 2016 (Conferência)
    • CAPITANI, C. A. . A dificil arte de escrever e persuadir: uma análise da argumentação nas rdações escolares. 2010 (Outra)
    • CAPITANI, C. A. . A dificil arte de escrever e persuadir: uma análise da argumentação nas redações escolares. 2010 (Congresso)
    • CAPITANI, C. A. . A arte de escrever e persuadir: uma análise da argumentação nas redações escolares. 2012 (Outra)
    • CAPITANI, C. A. . A difícil arte de escrever e persuadir: uma análise da argumentação nas redações escolares. 2010 (Conferência)
    • CAPITANI, C. A. . A religião às avessas: uma análise da crítica machadiana à instituição religiosa e seus valores em. 2009 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 1
    • CAPITANI, C. A. . Entrevista com autora Sandra Branco sobre literatura infantil. 2018 Plataforma Laureate Digital
    • MOSCA, L. L. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; BENTO, E. J. ; SELIVON, M. ; OLIVEIRA, A. D. ; CAPITANI, C. A. . Jornada Comemorativa dos 20 anos do GERAR: Percorrendo a História da Retórica: dos gregos e romanos aos nossos dias ( 21 de agosto). 2014 (USP)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. ; OLIVEIRA, M. A. ; OLIVEIRA, A. D. ; SELIVON, M. . 55 Anos do Tratado da Argumentação: A Nova Retórica Repercussões nos Estudos do Discurso e Ciências Afins (24 de maio). 2013 (USP)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. ; OLIVEIRA, M. A. ; BENTO, E. J. ; FRANCA, M. M. ; HUBERT, E. E. . Jornada - Retórica e Argumentação: uma abordagem multidisciplinar (27 de setembro). 2013 (USP)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. ; OLIVEIRA, M. A. ; BENTO, E. J. ; FRANCA, M. M. . Seminário de Pesquisa: Discurso Político e Argumentação (20 de outubro). 2012 (USP)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. ; Selivon, Marcia ; OLIVEIRA, M. A. ; BENTO, E. J. ; OLIVEIRA, A. D. ; FRANCA, M. M. ; HUBERT, E. E. . Jornada: Discurso, Argumentação Interativa e confluências com outras Ciências Humanas ( 10 de novembro). 2014 (USP)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. . X Jornada do GERAR: Diálogos e Interações: a função da retórica e da argumentação. 2017 (Universidade de São Paulo - GERAR)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. . IX Jornada do GERAR: Retórica e Argumentação: perspectivas interdisciplinares. 2017 (Universidade de São Paulo - GERAR)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. . VII Jornada do GERAR - Retórica e Educação: a argumentação como instrumento do pensar e do agir. 2016 (Universidade de São Paulo - GERAR)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. . VIII Jornada do GERAR - Relações da retórica com os meios de comunicação: o discurso da mídia. 2016 (Universidade de São Paulo - GERAR)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. . V Jornada do GERAR - Discurso religioso: possibilidades retórico-argumentativas. 2015 (Universidade de São Paulo - GERAR)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. . IV Jornada do GERAR - Discurso, argumentação interativa e confluências com outras ciências humanas. 2014 (Universidade de São Paulo - GERAR)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. . III Jornada do GERAR - Percorrendo a história da retórica: dos gregos e romanos aos nossos dias. 2014 (Universidade de São Paulo - GERAR)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. . II Jornada do GERAR - Retórica e Argumentação: uma abordagem multidisciplinar. 2013 (Universidade de São Paulo - GERAR)
    • CAPITANI, C. A. . X Jornada do GERAR: Diálogos e Interações a função da retórica e da argumentação. 2018 (USP)
    • CAPITANI, C. A. . XI Jornada do GERAR: Comunidade argumentativa, interações sociais e relações intersubjetivas. 2018 (Faculdade de Direito - USP)
    • CAPITANI, C. A. . XII Jornada do GERAR: Retórica e Democracia: das origens às perspectivas atuais. 2019 (Faculdade de Direito - USP)
    • MOSCA, L. L. S. ; CAPITANI, C. A. ; HUBERT, E. E. ; BENTO, E. J. ; LEITE, F. ; OLIVEIRA, M. A. ; FRANCA, M. M. . Jornada: Discurso Religioso: possibilidades retórico-argumentativas ( 14 de maio). 2015 (USP)
    • CAPITANI, C. A. . Introdução à argumentação/retórica. 2013 (EDUCAFRO)
    • CAPITANI, C. A. . Apostila do curso de literatura infantojuvenil. 2022 (Apostila para curso de graduação)
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia Interdisciplinar
        Nome da Instituição: Universidade São Camilo
        Título: O Ensino Domiciliar no Brasil: uma apreciação crítica
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa
        Nome da Instituição: Universidade Paulista
        Título: A religião às avessas: uma análise da crítica machadiana à instituição religiosa e seus valores
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Letras ( Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Escola Estadual Profª Heloísa Carneiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Ministrei aulas como professora eventual nesta escola.
        Outras informações: Professora Eventual
    • Wizard Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2012 ).
        Outras informações: Nesta rede de escolas eu lecionava para crianças, adolescentes e adultos nas modalidades flex, class e vip em níveis básicos, intermediários e avançados.
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Colégio de São Bento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2016 ).
        Outras informações: Periodicamente prestava serviços para esse colégio, isto é, lecionava português para alunos chineses em cursos de férias ( janeiro e julho)
        Outras informações: Professora de Português no Depto de Chinês
    • Yázigi Internexus:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Ministrei aulas de inglês para alunos de básico a avançado.
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Escola Monteiro Lobato:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Nessa escola ministrei aulas de literatura, gramática e redação para alunos dos ensinos fundamental II e médio.
        Outras informações: Professor de Português
    • Prima Escola Montessori de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Ministrei aulas de inglês seguindo a metodologia montessoriana para alunos do fundamental II.
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Colégio Videira Filho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Neste colégio ministrei aulas de língua portuguesa para alunos de fundamental II.
        Outras informações: Professora de Português
    • Cursinho Profitec:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Ministrava aulas de língua portuguesa para alunos que iriam prestar exames de vestibulinho.
        Outras informações: Professora de Português
    • EAD Laureate:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Trabalhei na graduação na UNP por 1 ano, neste período eu ministrei aulas para os cursos de Letras ( disciplinas relacionadas à linguística, produção textual e literatura) e Pedagogia, as atividades desenvolvidas diariamente eram: gravar aulas, esclarecer as dúvidas dos alunos, desenvolver questões, corrigir atividades e provas e atribuir notas. Em seguida fui convidada para trabalhar na pós-graduação da FMU nas disciplinas relacionadas à língua inglesa, ao ensino e metodologia do trabalho acadêmico em que orientava trabalhos de conclusão. Nesta função desenvolvia diariamente as seguintes atividades: gravava aulas de orientação, construía banco de questões dissertativas e fóruns acadêmicos, corrigia atividades e provas, bem como participava de reuniões com a coordenação acadêmica. Em abril fui demitida devido à reestruturação do quadro docente e contratação de professores no regime de MEI.
        Outras informações: Professora universitária
    • Instituto Sagrada Família:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Cobri licença médica da professora efetiva e ministrei aulas de língua portuguesa para o fundamental II.
        Outras informações: Professora de Português
    • NOC Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2021 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Faculdade Álvares Penteado:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Escola Técnica Estadual de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - 2022 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Colégio Stocco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2022 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Colégio São Francisco Xavier:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Faculdade Belas Artes:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professora de pós-grajduação