Não autenticado |

Juliana Chaves Farias Ferreira

    • Doutoranda em Educação da linha de pesquisa de linguagem e psicologia pela Faculdade de Educação-FE/USP.Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - FFLCH/ USP (2008), Licenciada em Letras pela Faculdade de Educação - FE/USP (2009) e Mestra em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela FFLCH/USP (2011). Atualmente é professora de língua inglesa da Prefeitura do Município de Louveira e professor da UNIFACCAMP - Centro Universitário Campo Limpo Paulista onde ministra as disciplinas: Língua Portuguesa,Linguagem Jurídica, Lingüística,Fonologia, Interpretação textual, Redação acadêmica, Sintaxe Normativa, Morfossintaxe, Escrita científica TCC, Inglês Instrumental.Integrante do grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP. Atuou como professora de Português para estrangeiros junto ao Centro de Línguas da FFLCH- USP e participou de correção de provas de vestibulares.

       

      Links:    

    • SOUZA, J. C. ; REZZAGHI, Katia Cristina ; ARAUJO, Renata Rebouças ; CORANI, Sue Ellen . PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UM FENÔMENO NATURAL OU SOCIAL? XVIII Workshop Multidisciplinar sobre Ensino e Aprendizagem , v. 18 , p. 01 - 192 , 2022. ISSN: 21769621.
    • LIMA, A. V. ; BALLILA, C. ; SILVA, M. A. ; FERREIRA, P. ; SOUZA, J. C. . Acessibilidade da Linguagem Jurídica XV Workshop Multidisciplnar sobre ensino e aprendizagem , v. XV , p. 2 - , 2019. ISSN: 21769221.
    • VITORIA, H. ; SOUZA, J. C. . A Quarentena e as doenças e sintomas psicossomáticos XVI Workshop Multidisciplinar sobre ensino e aprendizagem , v. XVI , p. 2 - , 2020. ISSN: 21769621.
    • SOUZA, J. C. ; MONIZ, S. S. . Isolamento social: Conflitos na educação escolar dos filhos XVI Workshop Multidisciplinar sobre ensino e aprendizagem , v. XVI , p. 2 - , 2020. ISSN: 21769221.
    • SOUZA, J. C. . Princípios da educação escolar indígena e a comunidade Timbira XIV Workshop Multidisciplinar sobre ensino Aprendizagem - UNIFACCAMP , v. 14 , p. 2 - , 2018. ISSN: 21769621.
    • SOUZA, J. C. ; AMADO, R. S. . Português como segunda língua entre os indios timbira: elementos dificultadores na aquisição verbal Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 40 , p. 595 - 602 , 2011. ISSN: 14130939.
    • Koga, Angélica S ; SOUZA, J. C. ; AMADO, R. S. . Aquisição do português segunda língua pelas comunidades Timbira: descrição e comparação. Estudos em línguas e Culturas Macro-Jê, v. , p. 205 - 229, 2010.
    • SOUZA, J. C. . Aquisição dos tempos verbais do português no ensino de PLE. Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas, v. 1, p. 1 - 124, 2012.
    • SOUZA, J. C. . Ensino e Aprendizagem em tempos de pandemia . Revista Futuro do Pretérito , São Paulo , 01 ago. 2020.
  • Trabalhos em Anais: 12
    • SOUZA, J. C. . As variedades linguísticas e a constituição de identidades nas aulas de língua portuguesa. In: XXI Seminário de Metodologia de ensino de Língua Portuguesa , 2022 , São Paulo. XXI Seminário de Metodologia de ensino de Língua portuguesa. : , 2022.
    • SOUZA, J. C. . REFLEXÕES ACERCA DA ESCRITA ACADÊMICA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE. In: XIII Seminário Internacional sobre leitura e produção no ensino superior- SLEPES , 2021 , . XIII Seminário Internacional sobre leitura e produção no ensino superior- SLEPES. : , 2021.
    • SOUZA, J. C. . Leitura de textos acadêmicos na pandemia COVID-19. In: Congresso Brasileiro Ciência da mente cérebro e educação-Forum de empreendedorismo e inovação em saúde , 2021 , Cuiabá. Congresso Brasileiro Ciência da mente cérebro e educação. : , 2021.
    • SOUZA, J. C. . Português L2 entre as comunidades Timbira: a aquisição peculiar de estruturas verbais. In: VI Encontro de Pós Graduandos da FFLCH-USP , 2011 , São Paulo. Anais do VI EPOG. São Paulo : FFLCH-USP, 2011.
    • SOUZA, J. C. . Dificuldades de aquisição da flexão verbal do português po falantes timbira. In: VII Macro-Jê , 2010 , Brasília. VII Macro-Jê. : , 2010.
    • SOUZA, J. C. . Aspectos da fonologia da interlíngua entre a língua timbira e o português. In: Seminário Internacional do GELIC - USP , 2010 , São Paulo. Aspectos da fonologia da interlíngua entre a lingua timbira e o português. São Paulo : , 2010.
    • SOUZA, J. C. . Aquisição do Português (L2) entre índios:desafios na pesquisa acadêmica. In: V Encontro de Pós- Graduandos da FFLCH-USP , 2010 , . V Encontro de Pós-graduandos da Faculdade de Filosofia Letras e Ciencias Humanas. São Paulo : FFLCH-USP, 2010.
    • SOUZA, J. C. . Aquisição dos tempos verbais do português no ensino de PLE. In: I° Encontro de Estudos de Português para falantes de Outras Línguas , 2010 , São Paulo. Encontro de Estudos de Português para falantes de Outras Linguas. São Paulo : FFLCH-USP, 2010. p. 01 - 48.
    • SOUZA, J. C. ; AMADO, R. S. . Panorama contrastivo de dificuldades na escrita do português L2 produzida por falantes de língua Timbira e da escrita do português L1. In: 13 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2005 , São Paulo/SP. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2005.
    • SOUZA, J. C. . Aquisição da escrita do Português(L2) pelo povo Timbira: Tempo e Aspectos Verbais. In: 58° SEMINÁRIO DO GEL , 2010 , São Carlos/SP. 58° seminário GEL. : , 2010.
    • SOUZA, J. C. . Aquisição do Português (L2) pelo povo Timbira: descrição e Comparação. In: V Encontro de línguas e Culturas Macro Jê , 2007 , São Paulo. V Encontro de Línguas e Culturas Macro Jê. : , 2007. p. 27 - 28.
    • SOUZA, J. C. . Aquisição do Português como segunda língua pelos povos Timbira. In: Simposio Internacional de Iniciação Científica USP , 2006 , São Paulo. 14º Simposio Internacional de Iniciação Científica. : , 2006.
    • SOUZA, J. C. . Povos e Culturas de Língua Inglesa: Discurso e Poder. Campo Limpo Paulista/SP : Unifaccamp Centro Universitário Campo Limpo Paulista , 2023 (Ebook)
    • SOUZA, J. C. . Ebook Povos e Culturas de Língua Inglesa: Discurso e Poder. 2023 (Elaboracao_de_projeto)
    • SOUZA, J. C. . A função autor de textos na graduação: análise de um percurso de escrita de trabalhos de conclusão de curso- TCC. 2023 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . Escrever para publicar: entre virtualidades dissonâncias e ausências de marcas de autoria. 2023 (Conferência)
    • SOUZA, J. C. . Perspectivas sobre a autoria na comunidade discursiva universitária. 2023 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . Os trabalhos finais acadêmicos e sua relação com a produção de conhecimento na universidade.. 2023 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . Virtualidad y Virtualización en la producción de conocimiento. 2023 (Conferência)
    • SOUZA, J. C. . Oficina de produção de projeto final de curso considerando a abordagem etnográfica como metodologia de pesquisa na graduação.. 2023 (Outra)
    • SOUZA, J. C. ; ANDRADE, N. P. . Minicurso: Pesquisa e Produção Textual. 2023 (Outra)
    • SOUZA, J. C. . As variedades linguísticas e a constituição de identidades nas aulas de língua portuguesa. 2022 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . A mobilização do discurso do outro em artigos científicos por alunos de graduação. 2022 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . Interpretando as questões da prova de formação geral do ENADE. 2022 (Conferência)
    • SOUZA, J. C. . Destravando a escrita nas questões discursivas do ENADE. 2022 (Conferência)
    • SOUZA, J. C. . Leitura de textos acadêmicos na pandemia COVID-19 - Informação e Transformação. 2021 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . CARTA AOS CALOUROS DO ENSINO SUPERIOR. 2020 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . Leitura de textos acadêmicos na pandemia COVID/19. 2021 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . Reflexões acerca da escrita acadêmica e da produção de conhecimento na universidade. 2021 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . Princípio da educação escolar indígena e a comunidade Timbira. 2018 (Outra)
    • SOUZA, J. C. . O professor mediador e o ensino de sintaxe normativa do Português língua materna. 2018 (Seminário)
    • SOUZA, J. C. . Redação Acadêmica. 2018 (Conferência)
    • SOUZA, J. C. . Aspectos da fonologia da interlíngua entre a lingua timbira e o português. 2010 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . Aquisição do Português como segunda língua por falantes de línguas Timbira. 2012 (Congresso)
    • SOUZA, J. C. . Peculiaridades acerca da aquisição do português como segunda língua por grupos indígenas. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . Aquisição do português como segunda língua por falantes de língua Timbira. 2012 (Congresso)
    • SOUZA, J. C. . Português L2 entre os Indígenas timbira: a aquisição peculiar de estruturas verbais. 2011 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . AQUISIÇÃO DA ESCRITA DO PORTUGUÊS(L2) PELO POVO TIMBIRA:TEMPO E ASPECTOS VERBAIS. 2010 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. C. . V Encontro de Línguas e Culturas Macro Jê. 2007 (Congresso)
    • SOUZA, J. C. . Ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. 2020 Revista Futuro do pretérito
    • SOUZA, J. C. . PODCAST Unifaccamp extras #3. 2022 Youtube,
    • SOUZA, J. C. . V Encontro de Línguas e Culturas Macro Jê. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • SOUZA, J. C. . Povos e Culturas de Língua Inglesa em países periféricos: A beleza da diversidade humana. 2021 (UNIFACCAMP - Centro Universitário Campo Limpo Paulista)
    • SOUZA, J. C. . I° EEPFOL - USP. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • SOUZA, J. C. . Minicurso de Inglês. 2008 (Faculdade de Educaçao- USP)
    • SOUZA, J. C. . Redação Acadêmica. 2018 (UNIFACCAMP - Centro Universitário Campo Limpo Paulista)
    • SOUZA, J. C. . Aquisição do Português como segunda língua pelo povo Timbira: descrição e comparação. 2006
    • Nome do projeto: Universidade, conhecimento e sociedade: entre virtualidades, dissonâncias e ausências (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, J. C. , BARZOTTO, V. H. , RIOLFI, C. R. .
      Descrição: Visando a investigar que papéis as virtualidades, dissonâncias e ausências desempenham no acesso ao conhecimento, o projeto volta-se à identificação e à percepção de como diferentes segmentos da sociedade (estudantes da educação básica, usuários dos serviços de saúde pública, leitores de diferentes formas de divulgação, entre outros) incorporam ou reelaboram, no seu cotidiano, a produção científica universitária. Dá especial atenção às questões de leitura, escrita e de seu ensino envolvidas na produção e disseminação do conhecimento.
    • Nome do projeto: Inglês nível Básico/ intermediário (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, J. C. .
      Descrição: Aulas de inglês para alunos e comunidade externa
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação (USP)
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Educação, Linguagem e Psicologia
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação (USP)
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: não
    • Prefeitura do Município de Louveira:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língla Inglesa
    • Prefeitura do Município de Vinhedo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • UNIFACCAMP - Centro Universitário Campo Limpo Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professor
    • Workshop Multidisciplinar sobre Ensino e Aprendizagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).