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Mayke Suênio Soares Matias

    • Mestrando na área de Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Educação, Língua Portuguesa, Linguística e Literatura. Atualmente vem estudando a obra do autor contemporâneo estadunidense Chuck Palahniuk e sua Ficção Transgressiva tendo como aporte teórico a Estilística Sociológica (ou Poética Sociológica) desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin. É membro do Grupo de Estudos de Literatura e Estética para uma Interpretação Axiológica (GELEIA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e do grupo Estudos do Léxico no Discurso Literário da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • MATIAS, Mayke Suênio S. . QUANDO A VIDA É INSANA DEMAIS PARA SE TORNAR FICÇÃO: ALMAS EM PROCESSAMENTO ? UMA RESENHA DE ASSOMBRO, DE PALAHNIUK REGRASP - Revista para Graduandos / IFSP-Campus São Paulo , v. 3 , p. 114 - 120 , 2018. ISSN: 25261045.
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . A DIABÓLICA COMÉDIA DE CHUCK PALAHNIUK: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE 'CONDENADA' REGRASP - Revista para Graduandos / IFSP-Campus São Paulo , v. 2 , p. 20 - 45 , 2017. ISSN: 25261045.
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . Língua porca: o léxico sujo de Chuck Palahniuk - uma análise estilística sociológica. Pesquisas em Filologia e Língua Portuguesa: Vol. 1, v. 1, p. 83 - 95, 2021.
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . PALAHNIUK E SEU DIAGNÓSTICO DO MAL. Discurso e literatura em múltiplos olhares: um espaço de discussões para os estudos de linguagem, v. 1, p. 1 - 126, 2020.
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . A importância do léxico grotesco para a poética de Chuck Palahniuk. 2021 (Comunicacao)
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . o A importância do léxico grotesco para a poética de Chuck Palahniuk. 2021 (Comunicacao)
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . Políticas Linguísticas ? reflexões sobre a língua: o caso do gênero neutro. 2021 (Conferência)
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . O LÉXICO GROTESCO, ESCATOLÓGICO E SEXUAL/PORNOGRÁFICO NA POÉTICA DE CHUCK PALAHNIUK: UMA PERSPECTIVA DA ESTILÍSTICA SOCIOLÓGICA. 2021 (Simposio)
    • MATIAS, Mayke Suênio S. ; SANTOS, I. N. . Crime e castigo sob um olhar polifônico e dialógico. 2021 (Seminário)
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . Palahniuk e seu diagnóstico do mal. 2020 (Outra)
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . Palahniuk e seu diagnóstico do mal: por uma estilística sociológica de 'Assombro'. 2020 (Simposio)
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . Analises de obras literárias sob a perspectiva dialógica do discurso. 2017 (Seminário)
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . O estágio na Licenciatura: Reflexões Sobre a Práxis Docente. 2016 (Congresso)
    • MATIAS, Mayke Suênio S. . O que os jovens preferem: clássico ou best-seller?. 2015 (Congresso)
    • Nome do projeto: ANÁLISE DE UMA OBRA LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DO HUMOR E DA TEORIA DIALÓGICA DO DISCURSO (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATIAS, Mayke Suênio S. , PINTO, M , XAVIER, Beatriz .
      Descrição: A fim de contribuir para que os professores formados pelo curso de Letras do IFSP não venham a sofrer de um tipo de insegurança, comum entre os professores de língua portuguesa e literatura do Ensino Básico, este projeto propõe analisar obras literárias (entende-se como produção literária, além dos clássicos pertencentes ao cânone, também os gêneros híbridos como canções e produções verbo-visuais, como as histórias em quadrinhos), sob a perspectiva da Teoria dialógica do discurso, partindo dos conceitos bakhtinianos de dialogismo, enunciado, vozes discursivas, dentre outros. A compreensão desses conceitos pode contribuir para que o futuro professor perceba a questão da ideologia sob o ponto de vista bakhtiniano ? tudo o que envolve a visão de mundo e sua escala de valor. Compreender esse processo é uma oportunidade para que o professor não caia nas armadilhas de visões ingênuas que pregam, por exemplo, a ?neutralidade? de determinados discursos. Com domínio sobre a questão ideológica, como parte intrínseca de qualquer discurso, o professor vai poder contribuir para criar um leitor crítico, que não caia no enredamento de leituras superficiais do texto literário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: PIBID (2014 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: MATIAS, Mayke Suênio S. , DEFENDI, C. L. , BIANCHINI, M. .
      Descrição: Projeto de iniciação à docência no âmbito do programa da DEB-CAPES/PIBID
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos de Linguagem e Ética em Interação com as Artes (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATIAS, Mayke Suênio S. , PINTO, M , OLIVEIRA, F. C. , SANTOS, R. S. , SANTOS, I. N. , ALMEIDA, S. P. , Ferreira, Beatriz s. .
      Descrição: Descrição: Este grupo visa estudar as obras teóricas do Círculo de Bakhtin em que a intersecção entre questões éticas e estéticas sejam discutidas prioritariamente. Com base nesses estudos, são analisadas produções artísticas de diferentes áreas. A finalidade dos estudos é contribuir para a formação dos estudos estéticos dos alunos do Curso de Licenciatura em Letras do IFSP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Jurado do 2º concurso do projeto "Abrace um autor" (2018 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: MATIAS, Mayke Suênio S. , VENEZIANI, C. V. .
    • Nome do projeto: Literatura Ocidental: articulação entre pesquisa e formação do futuro professor (2013 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: MATIAS, Mayke Suênio S. , PUSCHEL, R. S. , SOUTO, C. C. F. .
    • Nome do projeto: Estudos do léxico no discurso literário (Parte 2) (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATIAS, Mayke Suênio S. , CARDOSO, Elis de Almeida , FERREIRA, Alessandra , FERREIRA, Eliana M. Azevedo Roda , ALONSO, WENCESLAU , TAKAKURA, Sandra Mina , MELO, Pedro da S. de , FERREIRA, Rodrigo Schulz , SILVA. Daniel Nunes da Silva .
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo verificar de que forma se obtém expressividade com as escolhas e criações lexicais no discurso literário. Analisando-se textos literários brasileiros, pretende-se não só verificar os efeitos de sentido obtidos com os neologismos literários como também com a escolha lexical. O projeto apoia-se na Lexicologia, na Estilística e na Morfologia Lexical..
    • Nome do projeto: Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATIAS, Mayke Suênio S. , CAMPOS, Maria Inês B. .
      Descrição: Descrição: O projeto, que se inscreve na linha de pesquisa Linguística Aplicada aos Estudos do Português, toma como objeto de investigação a argumentação nos manuais didáticos e em periódicos de ensino, sobretudo no que se refere às questões de dissertação escolar, problemas de redação, gêneros do discurso, particularmente, redações do vestibular, do Enem, em que se encontra uma tensa problematização com a palavra do outro, isto é, com o discurso alheio, um dos conceitos centrais na concepção de linguagem de Bakhtin (1934-35), Medviédev (1928) e Volóchinov (1929. Trata-se, nessa medida, de colocar em foco os manuais didáticos produzidos a partir da década de 1960, buscando as orientações e métodos que conduzem os alunos às noções de texto dissertativo, argumentativo, discurso alheio no discurso próprio, formas de citação, formas de introdução, formas de argumentação por causa, consequência, contraposição, conflitos etc. Tendo em vista o estudo desses fenômenos linguísticos e discursivos, principalmente, nos manuais escolares e nos comentários em fóruns de discussão que circulam nas redes digitais com temas relacionados a aspectos sociais e culturais, por exemplo, vamos tomar como base o conceito bakhtiniano de estilística do gênero ([1934-35] 2015:21). Para Bakhtin, o enunciado concreto não é um sistema abstrato da língua, mas ele o entende como um acontecimento único, histórico, em que está situado em um tempo e espaço real com sujeitos que interagem socialmente com um propósito discursivo. Essa estilística do gênero parte de um estudo amplo em torno da estilística do romance soviético em que Bakhtin busca superar a divisão entre forma e conteúdo. Na verdade, esse texto surpreende pelas análises linguístico-discursivas do gênero do discurso e da estilística sociológica, fundamental para as análises dos estudos argumentativos nos manuais, uma vez que que as propostas didáticas contem gêneros intercalados, híbridos como também diversas linguagens, gêneros e estilos. Essa fundamentação teórica tem como finalidade (i) servir de base para análises linguístico-discursivas da produções escritas, visando as atividades didáticas relacionadas à argumentação/ dissertação e os comentários nos fóruns de discussão; (ii) aprofundar o conceito de argumentação na concepção bakhtiniana e em teorias linguísticas da argumentação; (iii) elucidar a presença da função argumentativa e da crítica como atividade humana que coordena múltiplos e heterogêneos saberes nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação a partir de 1964, início da ditadura brasileira. Metodologicamente, prevê-se um trabalho a partir de uma base documental coletada nos acervos do livro didático de várias universidades (FEUSP, UFRN, Bibliothèque Diderot de Lyon [documentation életronique]), para implantar uma análise pela aplicação do método dialógico, contemplando três etapas: (a) a dimensão alteritária, em o pesquisador participa responsavelmente da coleta dos dados; (b) a tensão dialética instaurada entre pesquisador e materiais coletados; (c) a responsividade observável entre vários materiais de mesmo período histórico e de outros períodos. O objetivo principal é aprofundar a concepção de argumentação, na medida em que ela pode elucidar a atividade dupla da linguagem na qual há uma tensão entre o monólogo e o diálogo, entre o trabalho enunciativo e o trabalho interacional presente nos manuais escolares de língua portuguesa em circulação no ensino médio brasileiro. Quanto às contribuições cientificas e sociais do projeto, ressaltam-se: (i) a continuidade nas investigações em desenvolvimento ou desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Linguagens, discurso e ensino a saber, a análise dialógica dos discursos, construindo uma arquitetônica da produção escrita; (ii) socialização da produção, por meio de publicações.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Instituto Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 1
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).