Não autenticado |

Natacha Soares Ribeiro

    • É Bacharel e Licenciada em Geografia (2016) pela Universidade de São Paulo. É mestranda do Programa de Pos-Graduação em Geografia Humana. Participou como estagiária do Programa Ensinar com Pesquisa da USP sob orientação da Professora Dra. Maria Eliza Miranda. Foi estagiária do Programa de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica voltado para professores de Geografia da Educação Básica, sob orientação da Professora Dra Maria Eliza Miranda. É pesquisadora graduada do Grupo de Pesquisa "Ciências Humanas na Era da Informação e da Conectividade" que tem como líder a Professora Dra. Maria Eliza Miranda do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

       

      Links:    

    • Geografia, Educação, Ensino
    • Miranda, M. E. ; RIBEIRO, N. S. ; IMENES, P. L. ; CANHADAS, C. ; ESTEVES, M. G. ; LIBERATO, D. G. ; OLIVEIRA, C. A. ; PRADO, C. A. G. . Cultura de Educação, Clima e Organização da Sociedade na Finlândia. Olhares de Jovens Geógrafos para o Estado, a Cidade e a Educação, v. , p. 1 - 285, 2019.
    • Miranda, M. E. ; RIBEIRO, N. S. ; FERES, L. G. . The time-space articulation, interdisciplinarity and complex thinking in the Human Sciences: the case of Geography. In: XI INTERNATIONAL BRAZILIAN MEETING ON COGNITIVE SCIENCE , 2017 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2017. p. 47 - 47.
    • Miranda, M. E. ; RIBEIRO, N. S. ; FERES, L. G. . The time-space articulation, interdisciplinarity and complex thinking in Human Science: the case of Geography. 2017 (Seminário)
    • RIBEIRO, N. S. . Análise de Elaborações Textuais de uma Sequência Didática de Geografia. 2013 (Simposio)
    • RIBEIRO, N. S. ; SUZUKI, J. C. . A Marvada Carne: uma leitura de Geografia Agrária. 2011 (Simposio)
  • Organização de eventos: 4
    • RIBEIRO, N. S. . Exposição de Fotografias Paisagens de Campo. 2012 ()
    • RIBEIRO, N. S. . III Paisagens Pelo Mundo. 2013 ()
    • RIBEIRO, N. S. . VI Semana de Pesquisa em Graduação da Geografia. 2013 ()
    • RIBEIRO, N. S. . V Semana de Pesquisa em Graduação da Geografia. 2012 ()
    • Nome do projeto: Vinculações essenciais entre a Geografia como conhecimento acadêmico e como disciplina escolar (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, N. S. , Miranda, M. E. , ALMEIDA, G. H. M. , OLIVEIRA, L. G. A. , FERES, L. G. , CAVALCANTI, L. V. .
      Descrição: Descrição: A Pesquisa é de cunho comparativo quanto às abordagens didático-pedagógicas que se vinculam ao ensino superior de formação de professores e aquelas que se pode encontrar nas práticas docentes da educação básica. Procura-se dar prospectar o conhecimento pedagógico no próprio processo de formação de nível de Graduação em Geografia devido também a necessidade de se repensar o modelo didático do ensino de Geografia. O Projeto visa contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à formação do professor-pesquisador com ênfase na valorização do conhecimento didático-pedagógico necessário ao futuro exercício do magistério para desenvolver a capacidade de análise do contexto de sua formação e do ambiente profissional em que atuará como professor; a habilidade de leitura das políticas educacionais no ambiente de aprendizagem acadêmica e escolar; independência intelectual e ética na abordagem dos temas e conteúdos de Geografia no ensino superior e na educação básica; domínio e conhecimento das tendências contemporâneas de Geografia e de Educação; o domínio das temáticas de códigos e linguagens nos currículos de Geografia e o desenvolvimento da prática de um trabalho autoral e de produção de conhecimentos específicos no campo do ensino de Geografia
    • Nome do projeto: A Contribuição das "figuras de Wolff" e das concepções de mediação para o ensino de Geografia na Era da Conectividade e da Informação (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, N. S. , LUCENA, L. V. de , TEODORO, S. dos S. , LOVADINI, M. , LIMA, M. de J. , REIS, J. M. S. dos , GAMBÊRA, J. L. H. de M. , PEREIRA, D. D. , OLIVEIRA, A. C. B. , LOPES, T. de O. , MOTA, I. Z. , Miranda, M. E. , RAMOS, M. M.B. , FELÍCIO, L. H. P. , REIS, M. O. S. , Rahal, C. de C. , BATISTA, A. J. , MACEDO, F. G. , PRADO, S. M. , FERES, L. G. , BRUZATI, V. .
      Descrição: Este Projeto visa explorar as diversas concepções de Homem que permeiam as tendências teóricas da Geografia Moderna tendo como base as 'figuras de Wolff", recolocando o valor formativo que o ensino de Geografia possui na Educação Básica. Além disso, investiga as concepções de mediação segundo Vigotski e Feuerstein aplicadas ao ensino de Geografia na Educação Básica por 11 professores de geografia participantes desta pesquisa. Também, o projeto se desenvolve a partir de 2015 em nível de graduação do Curso de Geografia da USP com as turmas da disciplina "Ensino de Geografia na Educação Básica"
    • Nome do projeto: A Prioridade da Leitura e da Escrita no ensino de Geografia do Ensino Fundamental I e II (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, N. S. , LEMES, M. M. , CALDAS, E. C. de S. , IZIDORO, K. A. , RIZZO, M. B. , SILVA, K. M. H. de B. , CANHADAS, C. , FIOCCO, K,. E. T. W. , KANAWATI, L. M. , RODRIGUES, A. C. R. , Miranda, M. E. , BULGARELLI, M. , GAMBÊRA, J. L. H. de M. , MOTA, I. Z. , Rahal, C. de C. , BATISTA, A. J. , MACEDO, F. G. , PRADO, S. M. , FERES, L. G. , ESTEVES, M. G. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar os resultados obtidos na elaboração e aplicação de sequências didáticas por gêneros discursivos textuais no ensino de Geografia com enfoque na aprendizagem da argumentação enquanto uma capacidade de linguagem, no contexto recente de priorização da leitura e da escrita na política curricular do ensino fundamental em escolas municipais de São Paulo. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa envolve um grupo de 07 professores de Geografia e seus alunos do Ensino Fundamental II no contexto do processo de elaboração e aplicação, pelos professores, de diferentes sequências didáticas de geografia, em condições cotidianas de vida escolar. Reconhecemos, de imediato, que a questão da leitura e da escrita tem muitas implicações já que o desempenho linguístico perpassa diversas dimensões da organização curricular, sendo necessário identificar e analisar as concepções que tem predominado nas políticas educacionais, e também prospectar as concepções que professores de Geografia do ensino público, individualmente e coletivamente, tem em relação à leitura e a escrita especialmente no Ensino Fundamental II. Assim os problemas que norteiam a pesquisa podem ser sintetizados: - quais os impactos que a adoção da leitura e da escrita como princípio norteador do currículo escolar promove no âmbito do ensino e aprendizagem de Geografia e nas práticas docentes de professores de Geografia no Ensino Fundamental II da Educação Pública? - quais são as possibilidades da adoção da prioridade da leitura e da escrita para as práticas didáticas do ensino de Geografia? - qual a contribuição que o ensino de Geografia pode dar para o desempenho da leitura e da escrita? As sequências didáticas se estruturam a partir de determinados princípios pedagógicos que respeitam os processos intelectuais de pré-adolescentes e adolescentes, observando-se o papel de mediador do professor, que assegura ao aluno de modo progressivo e continuado, a partir da leitura e da escrita, que elaborem dissertações com enfoque na aprendizagem de resolução de problemas e elaboração de argumentos de maneira progressiva e continuada. Este Projeto possibilitou a estruturação do Banco de Dados: ?Situação do ensino de Geografia na educação básica pública de São Paulo? cujos dados serão analisados a partir de 2014 para futuras publicações
    • Nome do projeto: Elaboração e Aplicação de Sequências Didáticas por Gêneros Discursivos Textuais no Ensino de Geografia e Outras Áreas do Currículo Escolar (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, N. S. , KANAWATI, L. M. , OLIVEIRA, C. A. , SEMINATTI, R. , MANGABEIRA, F. , VIDAL, M. R. , CALDAS, E. C. de S. , IZIDORO, K. A. , RIZZO, M. B. , SILVA, K. M. H. de B. , CANHADAS, C. , FIOCCO, K,. E. T. W. , LEMES, M. M. , Miranda, M. E. , RODRIGUES, A. C. R. , BULGARELLI, M. , MOTA, I. Z. , BATISTA, A. J. , MACEDO, F. G. , PRADO, S. M. , CAVALCANTI, L. V. , FERES, L. G. , OLIVEIRA, L. G. A. , ALMEIDA, G. H. M. , PRADO, C. A. G. .
      Descrição: Este Projeto tem como referência a concepção de Linguagem, segundo a Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin, a concepção de Mediação segundo a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein; as concepções de Pensamento e Linguagem do Círculo de Vigotski; e a questão da Complexidade segundo Edgar Morin. Estas concepções foram sendo assimiladas no processo da própria pesquisa pelos participantes, o que favoreceu o desenvolvimento inicial do modelo teórico-prático que foi elaborado e aplicado ao ensino de Geografia. O que se pretende é desenvolver uma mudança na prática de planejar dos professores e ao mesmo tempo aplicar e avaliar como proposta no trabalho do professor, considerando os textos elaborados pelos alunos envolvidos.Este Projeto teve uma etapa preliminar em que se prospectou junto aos professores envolvidos quais os aspectos possíveis de se modificar em suas práticas. A 1ª etapa se realizou no 2º semestre de 2010/2011 com a participação de 05 professores; a 2ª etapa em 2011/2012 com a participação de 14 ; e a 3ª etapa se realizou em 2012/2013 com a participação de 7 professores. A metodologia da Pesquisa conta com o registro audio visual do processo de desenvolvimento da própria pesquisa, além do tratamento estatístico qualitativo dos resultados obtidos tanto na prática dos professores envolvidos como no desempenho e aproveitamento dos alunos envolvidos. Também contou com a organização e realização em 2012 do 1º Seminário Interno de Leitura Crítica das pesquisas sobre formação de professores para o Ensino de Geografia e outras áreas do currículo escolar com apoio do Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana da USP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Geografia e Cinema (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, N. S. , SUZUKI, J. C. .
      Descrição: Descrição: A proposta relaciona-se à busca pelo aprofundamento de leituras interpretativas da realidade brasileira, tomando como foco os filmes que tomaram como locus do desenvolvimento do enredo o campo, bem como os contextos histórico, social, cultural e espacial em que se inserem. A finalidade da proposta está posta na criação de novos percursos na compreensão dos processos e das dinâmicas espaciais a partir da relação entre Geografia e cinema. Assim, o projeto se põe como relevante ao permitir novos instrumentais para a leitura acadêmica do geógrafo em formação, sobretudo em sua atuação como professor nos vários níveis de ensino, desde o fundamental até o superior e a pós-graduação. Como objetivo geral, pretende-se contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação em Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP, incentivando a construção de novos instrumentais de leitura das dinâmicas e dos processos espaciais, particularmente os relativos à realidade rural brasileira, tendo como foco os filmes tomaram como locus de desenvolvimento do enredo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Camila dos Santos Paulo - Integrante / Natacha Soares Ribeiro - Integrante / Danatiele Rodrigues Silva - Integrante / Fernando Pereira dos Santos e Silva - Integrante / Eduardo Baider Stefani - Integrante / Julio Cesar Suzuki - Coordenador. Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação/USP
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O Clima e suas implicações na organização da sociedade: a Educação na Finlândia
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Paisagens (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: A Revista Paisagens, é um periódico organizado pelos alunos da graduação em Geografia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atuei como membro do corpo editorial e na diagramação da Revista.
    • Cursinho Henfil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Atuou sanando dúvidas relacionadas a Geografia, de estudantes pré-universitários.
        Outras informações: Plantonista de Geografia
    • Cursinho do XI:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Atuou sanando dúvidas relacionadas a Geografia, de estudantes pré-universitários.
        Outras informações: Plantonista de Geografia
    • Colégio Joana D'arc:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professora de Geografia
    • Escola Antonietta e Leon Feffer:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - Atual ).
        Outras informações: Monitora do Ensino Fundamental II e Médio de Geografia. Aplico exercícios de revisão e provas para alunos dos dois seguimentos.
        Outras informações: Monitora