Não autenticado |

Vera Lucia Marinelli

    • VERA LUCIA MARINELLI concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, em 1999. Participou de vários estágios de aperfeiçoamento na França e no Canadá. Atua nas áreas de Educação e Letras com ênfase no ensino e aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE). É professora-doutora - MS3 da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, responsável pelas disciplinas Metodologia do Ensino de Francês I e II e Metodologia do Ensino de Italiano I e II. Atuou como docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) entre 1986 e 2021, onde ocupou o cargo de Coordenadora do Curso de Letras: Licenciatura em Língua Francesa e Língua Portuguesa (1989-1995 e 2010 a 2015), além de coordenar o projeto PIBID - Letras:Francês. Publicou 16 artigos em periódicos especializados e 13 trabalhos em anais de eventos. Participou, com apresentação de trabalho, de mais de 5 eventos no exterior. Orientou 2 dissertações de mestrado, 7 pesquisas de iniciação científica e 18 trabalhos de conclusão de curso. Em 28 de julho de 2006, recebeu, do governo francês, a condecoração "Chevalier dans l'ordre des Palmes Académiques" pelos serviços prestados à cultura francesa no Brasil. Em suas atividades profissionais interagiu com 21 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

       

      Links:    

    • Ensino de Francês para fins Específicos
    • Mídia e Ensino Aprendizagem de Francês
    • Ensino Aprendizagem de Francês Lingua Estrangeira
    • Televisão e Ensino Aprendizagem de Francês Língua Estrangeira
    • Televisão e Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
    • Educação midiática , vídeo e formação de professores
    • MARINELLI, V. L. ; CERCHIARI, C. M. . Deficiência visual e formação inicial de professores de língua Estrangeira Intercâmbio , v. 23 , p. 64 - 87 , 2011. ISSN: 2237759X.
    • COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque ; MARINELLI, V. L. . Formação Inicial de Professores de Língua Estrangeira: O Ensino e a Pesquisa no Curso de Letras Francês da PUC-SP Intercâmbio (CD-ROM) , v. XXVIII , p. 94 - 106 , 2008. ISSN: 1806275X.
    • CARVALHO, Patrícia Costa de ; MARINELLI, V. L. . Telejornais e o ensino e aprendizagem de italiano língua estrangeira Série Inciação Científica - FEUSP , v. 1 , p. 1 - 42 , 2005. ISSN: 19806515.
    • MARINELLI, V. L. . Telejornais e elaboração de atividades didáticas para o ensino/aprendizagem do FLE Rencontres (PUCSP) , v. 9 , p. 89 - 100 , 2004. ISSN: 14145898.
    • MARINELLI, V. L. . O Projeto Vif@x e o Ensino/Aprendizagem de Francês Língua Estrangeira Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 32 , p. - , 2004. ISSN: 14130939.
    • MARINELLI, V. L. . Les Journaux télévisés de 20h00 sur TV 5 Synergies Brésil , v. , p. 83 - 87 , 2001. ISSN: 15188779.
    • MARINELLI, V. L. . Promenade à Paris: utilisation d'une cassette vidéo en classe de FLE Rencontres (PUCSP) , v. , p. 181 - 193 , 1996. ISSN: 14145898.
    • MARINELLI, V. L. . Correspondência entre as Unidades do Livro Libre Échange I e do Curso em Vídeo Bienvenue en France - 1ère partie Bulletin de Français Instrumental , v. , p. - , 1996. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. . Popeye est en danger Dossiers Français de Spécialité , v. IV , p. 19 - 21 , 1994. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. . A Presença do Enunciador nos Boletins Radiofônicos Informativos Rencontres , v. 4 , p. 125 - 128 , 1993. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. . Boletins Informativos Radiofônicos e Compreensão Oral Rencontres , v. 4 , p. 111 - 116 , 1993. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. . Les documents sonores authentiques: de la compréhension à l'expression orale Rencontres , v. 3 , p. 26 - 37 , 1992. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. . Le Monde e Libération: Duas Imagens do Brasilt Bulletin de Français Instrumental , v. 15 , p. 18 - 29 , 1991. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. . L'emploi du passé simple et du passé composé dans le récit sportif Bulletin de Français Instrumental , v. 11 , p. 14 - 17 , 1990. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. . Une réflexion sur la pratique de la grammaire en salle de classe Bulletin de Français Instrumental , v. 10 , p. 12 - 24 , 1990. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. . Le rôle du Français Instrumental dans un cours de SEB Bulletin de Français Instrumental , v. 7 , p. 43 - 57 , 1989. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; FAURY, M. L. . Avec une bande dessinée en classe de FLE Bulletin de Français Instrumental , v. 2 , p. 19 - 21 , 1988. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. ; CORACINII, M. J. R. F. ; FAURY, M. L. ; AVOLIO, J. C. . Variations sur le même texte: expériences en cours de françias instrumental Bulletin de Français Instrumental , v. 1 , p. 9 - 15 , 1988. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; CORACINI, M. J. R. F. . Les débutants: meiux lire pour mieux écrire Reflets , v. 7 , p. 6 - 9 , 1983. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. ; TAKAYANAGI, E. M. ; FORLENZA, I. P. ; AVOLIO, J. C. . Qu'est-ce que les expériences pédagogiques en langue étrangère peuvent apporter à l'enseignement de la langue maternelle ? Dialogues Et Cultures , v. 22 , p. 155 - 157 , 1981. ISSN: .
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; TAKAYNAGI, E. M. ; BIASETTON, C. ; FORLENZA, I. P. . La formation des professeurs du GEFIT/SCOLAIRE Dialogues Et Cultures , v. 22 , p. 163 - 166 , 1981. ISSN: .
    • ROCHA, R. M. ; MARINELLI, V. L. . O PIBID e a Formação de Professores de Francês Língua Estrangeira (FLE). A parceria PUC/SP - Centro de Estudo de Línguas (CEL) da Escola Estadual Prof. Mauro de Oliveira - São Paulo - Capital. PIBID-PUC/SP: a Formação de Professores e Seus Desafios, v. 1, p. 111 - 122, 2018.
    • GERALDINI, A. ; WILLIAMS, A. C. T. ; FAURY, M. L. ; MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. . O papel da televisão no ensino/aprendizagem do FLE. Francês Língua Estrangeira - Novas demandas, novas propostas, v. , p. 113 - 128, 2007.
    • MARINELLI, V. L. . Os telejornais em sala de aula: sugestões para o ensino de português. Espaços da Linguagem na Educação, v. , p. 167 - 175, 2005.
    • MARINELLI, V. L. . La formation initiale de professeurs de FLE au Brésil: le cas de la Faculté d'Education de l'université de São Paulo (FE-USP) et de la Pontificale Université Catholique de São Paulo. In: XIV Congrès Mondial des Professeurs de Français , 2016 , Liège. Programme. : , 2016. p. 195 - 195.
    • MARINELLI, V. L. . desenvolvimento da compreensão oral em francês com finalidades específicas. In: III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos , 2015 , Rio de Janeiro. Caderno de programação e resumos. : , 2015. p. 102 - 103.
    • MARINELLI, V. L. . Comment peut-on artuiculer le CECR et le FOS?. In: XIIème Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française de São Paulo , 2011 , São Paulo. Actes colloque 2011. : , 2011.
    • MARINELLI, V. L. . Os estágios de regência e a formação do professor de línguas estrangeiras. In: I Congresso Latino Americano sobre Formaçao de Professores de Línguas , 2007 , Florianópolis. Anais do I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis : UFSC, 2007. p. 1204 - 1210.
    • MARINELLI, V. L. ; Falcão, S. . Les TICS et l'oral:nouvelles approches dans l' enseignement/apprentissage du fle. In: XVI Congrès Brésilien de Professeurs de Français , 2007 , João Pessoa. Actes du XVI Congrès Brésilien de Professeurs de Français. João Pessoa : Editora Universitária da UFPB, 2007. p. 164 - 172.
    • COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque ; MARINELLI, V. L. . Les défis dans la formation de professionnels de FLE: le cas de la PUC-SP. In: SEDRIFALE XIV , 2006 , Assunção. Caderno de resumos. : , 2006.
    • MARINELLI, V. L. ; VIEIRA, Denise Radanovic ; WILLIAMS, A. C. T. . Les différents genres télévisuels dans des contextes d'enseignement/apprentissage du français langue étrangère. In: XI Congrès mondial de la Fédération internationale de professeurs de français , 2004 , Atlanta. Le français, le défi de la diversité - Congrès mondial des professeurs de Français - Atlanta 2004. : , 2004.
    • MARINELLI, V. L. ; COSTA, Heloisa Brito de A ; PIETRAROIA, Cristina Moerbeck Casadei . Br@nché, France Feelings et FOS : quelles activités pour quels objectifs ?. In: Br@nché - Premier Séminaire National , 2005 , Rio de Janeiro. Actes du Séminaire National Br@nché. : , 2005.
    • MARINELLI, V. L. . Telejornais e ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras (Francês, Espanhol, Italiano). In: Semana de Educação 2003 , 2003 , São Paulo. Anais da Semana de Educação 2003. : , 2003.
    • MARINELLI, V. L. ; JORGE, Marilei . Vamos falar francês com o Vif@x ?. In: II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens , 2003 , São Paulo. Caderno de Resumos - Programa. : , 2003. p. 21 - 21.
    • MARINELLI, V. L. ; COSTA, Heloisa . Vifax : des séquences pédagogiques dans les cours de Lettres et de FOS (Français sur Objectifs Spécifiques). In: XIVe Congrès Brésilein des Professeurs de Français , 2003 , Belém. XIVe Congrès Brésilien des Professeurs de Français - Le Français en Amazonie, le Français au Brésil: passé, présent et avenir - Programme. : , 2003. p. 41 - 41.
    • MARINELLI, V. L. . Televisão e formação de Professores de Francês como Língua Estrangeira. In: II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens , 2003 , São Paulo. Caderno de Resumos - Programa. : , 2003. p. 170 - 170.
    • MARINELLI, V. L. . O Projeto Vifax e o Ensino/Aprendizagem de Francês como Língua Estrangeira. In: 51º Seminário do GEL , 2003 , Taubaté. 51º Seminário do GEL - Programação Geral e Caderno de Resumos. : , 2003. p. 400 - 400.
    • MARINELLI, V. L. . A Importância da Pesquisa na Língua Estrangeira. In: I Encontro A Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Ensino, Aprendizagem e Pesquisa , 2002 , São Paulo. Anais I Encontro a Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Ensino, Aprendizagem e Pesquisa. : , 2002. p. 23 - 24.
    • MARINELLI, V. L. . Boletins Radiofônicos e Ensino do Francês como Língua Estrangeira. In: 48º Reunião Anual da SBPC , 1996 , São Paulo. Anais da 48º Reunião Anual da SBPC. : , 1996. p. 282 - 283.
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; FAURY, M. L. . Os Módulos de Língua Francesa no Currículo de Letras da PUC-SP. In: II EPLE , 1991 , Assis. Anais do II Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras. : , 1991. p. 56 - 59.
    • MARINELLI, V. L. . Telejornais em Língua Francesa na Sala de Aula. In: 50º Seminário do Gel , 2002 , São Paulo. Caderno de Resumos do 50º Seminário do Gel. Campinas : Contexto, 2002. p. 203 - .
    • MARINELLI, V. L. ; SÁ, M. B. F. . Français en Ligne: Desafio de um curso de FLE pela Rede. In: XLV Seminário do GEL , 1997 , São Paulo. Programação e Resumo do XLV Seminário do GEL. : , 1997. p. 129 - .
    • MARINELLI, V. L. . Apprendre le français avec TV5: expériences et réflexions. In: XIX Congresso FIPLV , 1997 , Recife. Livro de Resumos do XIX Congresso FIPLV. : , 1997. p. 199 - 200.
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; BIASETTON, C. ; TAKAYANAGI, E. M. ; FORLENZA, I. P. . Que faire en Français à l'école ?. In: Simpósio Nacional sobre as Culturas e Literaturas de Expressão Francesa e Implantação dos Centros de Línguas nas Escolas de 1º e 2º graus - Faculdade de Letras da UFMG , 1981 , São Paulo. Anais do Simpósio Nacional sobre as Culturas e Literaturas de Expressão Francesa e Implantação dos Centros de Línguas nas Escolas de 1º e 2º graus - Faculdade de Letras da UFMG. Belo Horizonte : Imprensa Universitária, 1981. p. 74 - 77.
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; FAURY, M. L. . Les Documents Sonoros Authentiques en Classe de FLE: quelle approche? Quels résultats ?. In: X Congresso Nacional de Professores de Francês , 1991 , Florianópolis. Anais do X Congresso Nacional de Professores de Francês. Florianópolis : ABPF/UFSC, 1991. p. 238 - 246.
    • MARINELLI, V. L. . Incidente em Antares: o Livro e a minissérie. In: 6º Congresso de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP , 1996 , São Paulo. Anais do 6º Congresso de Língua Portuguesa. : , 1996. p. 149 - 156.
    • MARINELLI, V. L. . O hip-hop e a ancestralidade afro-diaspórica. : , 2019 (Tradução)
    • MARINELLI, V. L. . A la recherche du gros perdu. : , 2019 (Tradução)
    • MARINELLI, V. L. . Catástrofes Biológicas Naturais. São Paulo : EDUSP/EPU , 1979 (Tradução)
    • MARINELLI, V. L. . Parecer Revista Synergies. 2021 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Parecer Revista Inventário. 2020 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Parecerista ad hoc volume XXXV, ano 2017, revista de Italianistica FFLCH-USP. 2017 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Parecerista como membro do Conselho da Faculdade de de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes e do Departamento de Francês da PUC-SP. 2014 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Parecerista como membro do Conselho da Faculdade de Filososfia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP. 2013 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Parecerista como membro do Conselho da Faculdade de Filososfia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP. 2012 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Parecerista como membro do Conselho da Faculdade de Filososfia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP. 2011 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Parecerista como membro do Conselho da FAFICLA - PUC-SP. 2010 (Parecer)
    • BOISSON, M. ; MASSARO, P. ; CLARO, L. ; MARINELLI, V. L. . 'Membro do Comitê Científico do XIV Colloque Pédagogique Annuel de l'Aliance Française de São Paulo'. 2014 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Membro do Comitê Técnico Científico do II Congresso Nacional das Licenciaturas. 2009 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Membro do Comitê Técnico-Científico do I Congresso Nacional das Licenciaturas. 2007 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Parecerista da Revista Intercâmbio. 2005 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados para a 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. 1997 (Parecer)
    • MARINELLI, V. L. . La formation initiale des professeurs de Français langue étrangère et les stages d?intervention: nouvelles modalités, nouveaux défis. 2021 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . ?La formation initiale des professeurs de FLE (Français langue étrangère) à l?USP: du stage en présentiel au stage à distance?. 2020 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . L'enseignement/apprentissage du FLE (FRANÇAIS LANGUE ÉTRANGÈRE) dans un contexte des langues en contact: le Clubinho Plurilingue du CEPEL/FEUSP. 2019 (Comunicacao)
    • ROCHA, R. M. ; MARINELLI, V. L. . Présentation du Projet PIBID-PUC-SP. 2016 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . A construção de ações para o ensino de Francês língua estrangeira (FLE) nas escolas estaduais de São Paulo: contribuições ao projeto CEL - Centro de Estudo de Línguas das Escolas Estaduais de São Paulo - CEL - E. E. Prof. Mauro de Oliveira. 2017 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . La Formation Initiale de professeurs de FLE au Brésil: le cas de la Faculté d'Education de l'Université de São Paulo (FEUSP) et de Pontificale Université Catholique de São Paulo. 2016 (Congresso)
    • MARINELLI, V. L. ; VIGNERON, C. L. G. . Bonsoir! Voici les titres du Journal du Bain..... 2015 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . La formation initiale des professeurs de FLE dans le cadre du projet PIBID de la PUC-SP. 2015 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . O desenvolvimento da compreensão oral em francês com finalidade específica em cursos de graduação. 2015 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Pratiques dans la formation initiale de professeurs de FLE (Français Langue Étrangère) au. 2014 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. ; CERCHIARI, C. M. . A língua Francesa em foco. 2014 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Professeur de FLE: défis et perspectives. 2014 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Estratégias para o ensino de francês língua estrangeira em turmas multisseriadas nos CEL da rede pública de São Paulo. 2012 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Les nouvelles technologies dans l'enseignement/apprentissage du FLE. 2011 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. ; MAGALHAES, P. A. A. ; CARPI, A. . Les enjeux du FOS et du FOU. 2011 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Le CECREL et les 'PCNs - Língua Estrangeira: Ensino Fundamental II et Ensiino Médio': peut-on harmoniser ces documents dans l'enseignement/apprentissage du FLE en Contextes scolaires?:. 2011 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Formação e Prática Docente. 2011 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Comment peut-on articuler le CECR et le FOS?. 2011 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Le français instrumental et la mobilité scientifique et universitaire. 2009 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Television et Internet: deux mots qui vont très bien ensemble. 2009 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . ´Télévision et éducation en langues: des pistes pour la formation des professeurs. 2009 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Algumas contribuições da pesquisa de iniciação cintífica para a implementação do novo curso de letras:francês/português da PUC-SP. 2008 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Br@nché Fos: une proposition Brésilienne de matériel didactique à l'usage télévisuel et multimédia. 2008 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. ; Falcão, S. . Les TICS et l'oral: nouvelles approches dans l'enseignement/apprentissage du FLE. 2007 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Minicurso "Técnicas de Adaptação de programas de TV no Ensino de Italiano". 2007 (Outra)
    • Falcão, S. ; MARINELLI, V. L. . Les TICs et l'oral: nouvelles approches dans l' enseignement/apprentissage du FLE. 2007 (Comunicacao)
    • COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque ; MARINELLI, V. L. . Formação Inicial de Professores de Língua Estrangeira: Contribuições para o Ensino e a Pesquisa no curso de Letras-Francês da PUC-SP. 2007 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Les contributions du CECR en milieu universitaire brésilien. 2007 (Comunicacao)
    • COSTA, Heloisa B de A ; MARINELLI, V. L. . Les défis dans la formation de professionnels de FLE: le cas de la PUC-SP. 2006 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. ; FRAGA, K. M. . Souvenirs de Vichy : le groupe Form Brésil et les Nouvelles Technologies. 2005 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . O impacto das novas tecnologias sobre os métodos e abordagens de ensino de FLE. 2005 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Telejornais Italianos e Franceses : duas faces da informação ?. 2005 (Congresso)
    • MARINELLI, V. L. ; COSTA, Heloisa ; PIETRARÓIA, Cristina Casadei . En classe avec Br@anché (Groupe São Paulo). 2005 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Apresentação do projeto Br@nché. 2005 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Telejornais e Ensino de Línguas Estrangeiras. 2004 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Gêneros discursivos em Francês Língua Estrangeira (FLE): a literatura, a imprensa e a TV em sala de aula. 2004 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . O Telejornal e o desenvolvimento da competência cultural em Francês Língua Estrangeira (FLE). 2004 (Simposio)
    • MARINELLI, V. L. ; VIEIRA, Denise Radanovic . Les différents genres télévisuels dans des contextes d'enseignement/apprentissage du français langue étrangère. 2004 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Les fiches pédagogiques de la revue Le Français dans le Monde. 2004 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Les séquences Vif@x en classe de FLE (Français Langue Étrangère). 2004 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Televisão e Formação de Professores de Francês como Língua Estrangeira. 2003 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. ; COSTA, Heloisa . Vif@x: des séquences pédagogiques dans les cours de Lettres et de Fos (Français sur Objectifs Spécifiques). 2003 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Televisão e Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2003 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. ; SETTI, Eunice Ornelas ; CAROLI, Carla Annunciata de ; GARCIA, Michelle Evangelista ; SILVA, Vanessa Lima da . Aprenda a Falar Francês Cantando. 2003 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . A Pesquisa em Francês Língua Estrangeira (FLE) para Fins Específicos: os Trabalhos de Grau no Curso de Automação de Escritórios e Secretariado da Fatec-SP. 2003 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . O projeto Vifax e o ensino/aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE). 2003 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . La télévision en classe de FLE: les journaux télévisés. 2003 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . A Francofonia. 2002 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Telejornais e Ensino-Aprendizagem do Francês: O Projeto Vifax.. 2002 (Congresso)
    • MARINELLI, V. L. . A importância da Pesquisa em Licenciatura em LE. 2002 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Télévision et Enseignement/Apprentissage du FLE. 1998 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Novas Tecnologias e Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira (FLE). 1997 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . O Papel da Pesquisa em Francês na Graduação: USP, Mackenzie e FATEC. 2002 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . O Papel da Pesquisa em Francês na Graduação na PUC-SP. 2002 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . A Iniciação Científica. 2001 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . O francês no Canadá. 2001 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Le Français au Québec. 2001 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Vivre au Québec. 2001 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Les journaux télévisés: nouvelles approches en classe de FLE. 2001 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Ensino/Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira (FLE) e a Importância de Alguns Meios de Comunicação: telejornais Belgas, Suíços e Franceses na sala de aula. 2000 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Les journaux télévisés français, belges et suisses sur TV5: trois visages de l´information dans l´enseignement/aprentissage du FLE. 2000 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Une expérience en Français sur Objectifs Spécifiques (FOS): le cours de Bureutique et Secrétariat à la FATEC-SP. 2000 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Les journaux télévisés de 20h00 sur TV5. 2000 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Novas tecnologias e ensino/aprendizagem de línguas: do gravador à internet. 1999 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Em Francês, na Internet. 1998 (Conferência)
    • MARINELLI, V. L. . Televisão e Ensino/Aprendizagem de Línguas. 1998 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Novas tecnologias: do Laboratório de Línguas ao Centro de Recursos. 1997 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Français en Ligne: desafio de um curso FLE pela internet. 1997 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Apprendre le Français avec TV 5: expériences et réflexions. 1997 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Documentos sonoros e vídeos autênticos: propostas e atividades pedagógicas. 1996 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Boletins Radiofônicos e Ensino do Francês como Língua Estrangeira. 1996 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Incidente em Antares - O livro e a minissérie. 1996 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . O papel do laboratório no ensino de FLE. 1994 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Jornais Radiofônicos e Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira. 1994 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . A presença do enunciador nos Boletins Radiofônicos Informativos. 1993 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . A meteorologia na sala de aula. 1993 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; FAURY, M. L. . La banque de textes écrits du Département de Français de la PUCSP. 1993 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Projet Groupes de Recherches et Réflexions en Français Instrumental. 1992 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Les documents sonores authentiques: de la compréhension à la expression orale. 1992 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. ; FAURY, M. L. ; AVOLIO, J. C. . Os módulos de Língua Francesa no curso de Letras da PUC-SP: novas abordagens. 1991 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; FAURY, M. L. . Les documents sonores authentiques en classe de FLE: quelle approche? Quels résultats?. 1991 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Le Monde et Libération: duas imagens do Brasil. 1991 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. . Habilidades desenvolvidas nos diferentes níveis de língua. 1990 (Outra)
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. . Le français Instrumental dans un cours de SEB, Anglais-Portugais. 1989 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. ; BIASETTON, C. ; TAKAYANAGI, E. M. ; AVOLIO, J. C. ; FORLENZA, I. P. . La formation du GEFIT/SCOLAIRE. 1981 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. . Qu´est-ce les expériences pédagogiques en langue étrangère peuvent apporter à l´enseignement de la langue maternelle?. 1981 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . L´écrit dans la classe de Français Langue Etrangère. 1983 (Comunicacao)
    • MARINELLI, V. L. . Telejornais em Língua Francesa na Sala de Aula. 2002 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 28
    • MARINELLI, V. L. ; JOVANOVIC, Aleksander ; FERNÁNDEZ, I. G. E. ; RODRIGUES, Lívia de Araujo Donnini . I Encontro A Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Ensino, Aprendizagem e Pesquisa. 2002 (Faculdade de Educação da USP)
    • MARINELLI, V. L. ; JOVANOVIC, Aleksander ; FERNANDES, Isabel Gretel Maria Eres ; RODRIGUES, Lívia de Araujo Donnini . II Encontro A Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Plurilingüismo. 2003 (Faculdade de Educação da USP - FE-USP)
    • MARINELLI, V. L. . Segundo Encontro da Disciplina Prática de Ensino do Curso de Letras da PUC-SP. 2003 ()
    • MARINELLI, V. L. . III Encontro A Formação de Professores em Línguas Estrangeiras- O Ensino de Línguas estrangeiras e as Novas Tecnologias. 2005 (FE-USP - CEPEL)
    • MARINELLI, V. L. ; RODRIGUES, Lívia de Araujo Donnini ; JOVANOVIC, Aleksander ; FERNÁNDEZ, Izabel Gretel Maria Eres . I Jornada das Metodologias de Línguas Estrangeiras. 2006 (Centro de Estudos e Pesquisas em Ensino de Línguas da FE-USP)
    • COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque ; MARINELLI, V. L. . Semana da Francofonia. 2007 (Departamento de Francês da PUC-SP)
    • COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque ; ROY, K. C. ; MARINELLI, V. L. . I Forum International de Lettres:Français. 2008 (PUC-SP)
    • MARINELLI, V. L. . II Semana da Francofonia. 2009 (Departamento de Francês da PUC-SP)
    • MARINELLI, V. L. . Avaliação em leitura: língua estrangeira e língua materna. 2008 (Faculdade de Educação da USP)
    • MARINELLI, V. L. ; JOVANOVIC, Aleksander ; FERNÁNDEZ, I. G. E. ; RODRIGUES, Lívia de Araujo Donnini . IV Encontro de formação de Professores de Línguas Estrangeiras. 2008 (CEPEL da FEUSP)
    • ALMEIDA FILHO, J. C. P. ; MARINELLI, V. L. . Ciclo de palestras: "Competência profissional de professores de línguas: constituidores e arredores. 2010 (CEPEL - FEUSP)
    • PUREN, C. ; MARINELLI, V. L. . Ciclo de Palestras: Competências e habilidades necessárioas para a formação de professores autônomos. 2010 (CEPEL - FE-USP)
    • MARINELLI, V. L. . "Apprendre e Enseigner avec TV5MONDE". 2013 (Departamento de Francês da PUC-SP)
    • MARINELLI, V. L. . "Le dispositif Aprendre et Enseigner Avec TV5MONDE". 2013 (FEUSP - Departamento de Metodologia e Educação Comparada)
    • MARINELLI, V. L. . "Apresentação da Editora CLE na PUC-SP". 2011 (PUC-SP - Departamento de Francês)
    • MARINELLI, V. L. . Apresentação "Nouveautés CLE" na PUC-SP. 2013 (PUC-SP - DEpartamento de Francês)
    • MARINELLI, V. L. . Minha pátria é minha língua: a francofonia no mundo. 2014 (Departamento de Francês da PUC-SP)
    • MARINELLI, V. L. . Editora Didier - Apresentação dos materiais didáticos Saison et Monde en VF. 2014 (PUC-SP)
    • FACCHIN, M. ; MARINELLI, V. L. . Virtuosas e Perigosas - As mulheres na Revolução Francesa. 2014 (PUC-SP - Cursos de Letras)
    • MARINELLI, V. L. ; GONÇALVES, E. . "Ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras e inclusão: desafios e perspectivas. 2014 (CEPEL - FEUSP)
    • RODRIGUES, Lívia de Araujo Donnini ; ALVES, F. ; DUBOC, A. P. M. ; MARINELLI, V. L. . Socialização de Experiências Formativas. 2016 (Faculdade de Educação da USP/CEPEL)
    • MARINELLI, V. L. . La ville de Nantes et la Formation en communication et média en France. 2016 (Faculdade de Filososfia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP)
    • DUBOC, A. P. M. ; MARINELLI, V. L. . Ensino de Línguas Estrangeiras: por uma práxis inclusiva. 2017 (Faculdade de Educação da USP)
    • DUBOC, A. P. ; MARINELLI, V. L. . Planejamento Didático no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2016 (FE-USP)
    • MARINELLI, V. L. ; ALVES, F. A. N. ; PUH, M. . III Encontro das Metodologias de Ensino Línguas Estrangeiras|: socialização de experiências formativas. 2020 (Faculdade de Educação da USP)
    • MARINELLI, V. L. ; JOVANOVIC, Aleksander . IV Encontro das Metodologias de Ensino de Línguas Estrangeiras: compartilhando vivêncas formativas em contexto pandêmico. 2020 (Faculdade de Educação da USP)
    • MARINELLI, V. L. ; JOVANOVIC, Aleksander . V Encontro das Metodologias de Ensino de Línguas Estrangeiras da FEUSP - Desafiios e perspectivas: o ensino remoto de línguas estrangeiras. 2021 (CEPEL- FEUSP)
    • MARINELLI, V. L. ; JOVANOVIC, Aleksander . VI Encontro das Metodologias de Ensino de Línguas Estrangeiras - Novos horizontes: do virtual ao presencial. 2021 (CEPEL- FEUSP)
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; FAURY, M. L. . Mini-Stage de Formation de Professeurs de Français Instrumental. 1991 (Projeto Nacional de Francês Instrumental)
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; FAURY, M. L. . Formação de Professores de Francês Instrumental. 1991 (Projeto Nacional de Francês Instrumental)
    • MARINELLI, V. L. . I Curso de Formação dos Educadores do Projeto Classes de Francês. 1991 (Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo)
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; FAURY, M. L. . Stage de Formation de Professeurs de Français. 1992 (Projeto Groupes de Recherches et Réflexions en Français Instrumental - PUCSP)
    • MARINELLI, V. L. . Le français avec TV5. 1997 (Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • MARINELLI, V. L. . Les journaux télévisés: activités pour la classe de FLE. 2000 (Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • MARINELLI, V. L. . La Télévision dans l'Enseignement-Apprentissage du FLE: quelques réflexions. 1998 (Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • MARINELLI, V. L. . Plongez dans les jeux du Bain. 1998 (Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • MARINELLI, V. L. . En Français, à la TV. 1998 (Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • MARINELLI, V. L. . Chantons en Français. 2002 (FATEC-SP)
    • MARINELLI, V. L. ; JORGE, Marilei . Vamos Falar Francês com o Vifax. 2003 (Universidade Prebiteriana Mackenzie)
    • MARINELLI, V. L. . Les journaux télévisés pour les jeunes. 2003 (Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • MARINELLI, V. L. ; COSTA, Heloisa . Travailler autrement avec les méthodes:l'oral. 2003 (Consulado Geral da França em São Paulo)
    • MARINELLI, V. L. . La presse et la télévision: deux visages de l'information. 2004 (Aliança Francesa)
    • MARINELLI, V. L. . Des sites internet pour la classe de FLE. 2005 (Consulado Geral da França em São Paulo)
    • MARINELLI, V. L. . Le tout-en-ligne - « La didactique des langues et les outils numériques ». 2020 (Association des professeurs de français de l'état de São Paulo)
    • MARINELLI, V. L. . Sequências Br@nché - FOS. 2006 (Material didático)
    • MARINELLI, V. L. . Brochuras 1 e 2 - Cassettes Vif@x - 2002. 2002 (Organização de material didático)
    • MARINELLI, V. L. . Brochuras 1 a 4 Vif@x com as atividades didáticas - vídeos Vif@x 2003. 2003 (Material didático)
    • Nome do projeto: Televisão e internet: o desenvolvimento de competências orais no ensino/aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira (FLE) (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINELLI, V. L. , COSTA, Heloisa B de A .
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento de competências orais em francês língua estrangeira a partir de documentos televisuais autênticos e de documentos extraídos da internet.
    • Nome do projeto: Formação de professores: o desenvolvimento de competências orais e escritas no ensino/aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira (FLE) (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINELLI, V. L. , COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque .
      Descrição: O referido projeto de pesquisa, desenvolvido no Departamento de Francês da PUC-SP envolve as áreas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, didática do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) e ensino de línguas e o uso das novas tecnologias. Apresenta também uma interface com a formação de professores de FLE. Atualmente envolve duas pesquisadoras e três bolsistas de Inciação Científica.
    • Nome do projeto: ?Ensino e Aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE) para fins específicos e acadêmicos?. (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINELLI, V. L. .
      Descrição: O referido projeto tem por objetivo subsidiar as atividades desenvolvidas no ensino na graduação ? disciplinas Língua Estrangeira para os cursos de Publicidade, Jornalismo, Arte, Curadoria e Crítica Literária e Língua Francesa para RI (optativa) da PUC-SP, bem como fomentar as atividades pedagógicas do curso de extensão ?Aprenda Francês para estudar na França?. Procura responder às seguintes perguntas: quais as atividades pedagógicas mais adequadas às necessidades de alunos que vão estudar em países de língua francesa? Como trabalhar com ensino de FLE para fins específicos para públicos ainda não especializados, o que corresponde ao perfil da maioria dos alunos da disciplina Língua Estrangeira: Francês oferecida nos cursos de graduação?
    • Nome do projeto: O Projeto Institucional PIBID e a construção de ações para o ensino de Francês língua estrangeira nas escolas estaduais de São Paulo: contribuições ao Projeto CEL ? Centros de Estudos de Línguas das Escolas Estaduais de São Paulo. (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINELLI, V. L. , ROCHA, R. M. .
      Descrição: O Francês neste momento se apresenta como uma alternativa entre as línguas estrangeiras oferecidas pelo CEL ? Centros de Estudos de Línguas das Escolas Estaduais de São Paulo. Este subprojeto se propõe a analisar esta alternativa ampliando a oportunidade cultural envolvendo as possibilidades de internacionalização de nossos alunos da Escola Básica. Projeto institucional financiado pela CAPES, sob a coordenação Geral da Profª Drª Neide de Aquino Noffs Este subprojeto se desenvolverá a partir das cinco fases previstas no Projeto Institucional referente à inserção dos bolsistas nas escolas, a saber: Fase 1. Conhecer a escola. Fase2. Elaborar projetos de intervenção. Fase3. Atuar diretamente nos processos de ensino e processo de aprendizagem. Fase 4. Sistematizar os processos de intervenção. Fase5. Avaliar continuadamente as atividades.
    • Nome do projeto: Ensino e aprendizagem de Francês para fins específicos: competências e habilidades orais a partir de gêneros televisuais (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINELLI, V. L. .
      Descrição: Apesar de nos dias atuais podermos contar com atividades propostas para introdução da tv no ensino e aprendizagem de francês língua Estrangeira (FLE) no site da emissora internacional francófona, TV5 Monde, as atividades pedagógicas disponibilizadas pelo site nem sempre se adequam ao perfil do público brasileiro. A nossa pesquisa tem como objetivos: fornecer subsídios para a metodologia do ensino do FLE e do Francês para fins específicos, com ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades orais; analisar o funcionamento dos diferentes gêneros televisuais em língua francesa;contribuir para a formação dos alunos dos cursos de graduação da PUC-SP, por intermédio de sua inserção em projetos de Iniciação Científica
    • Nome do projeto: Formação continuada de professores de FLE (Francês Língua Estrangeira) da rede municipal de ensino (RME) da cidade de São Paulo (2009 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARINELLI, V. L. .
      Descrição: O projeto Formação continuada de professores de FLE (Francês Língua Estrangeira) da rede municipal de ensino (RME) da cidade de São Paulo teve como objetivo central aperfeiçoar a prática lingüístico-pedagógica de professores de francês da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, por intermédio de atividades de formação continuada propostas pelo Departamento de Francês da PUC-SP, levando em conta os conhecimentos e projetos já desenvolvidos por esses professores, em contextos de ensino e aprendizagem do francês língua estrangeira (FLE) para crianças e adolescentes. Ao longo de dois semestres foram oferecidos três módulos aos professores: Módulo I - Aperfeiçoamento Linguístico Módulo II - Aperfeiçoamento Linguístico-Pedagógico e Módulo III - Aperfeiçoamento Didático Pedagógico.
    • Nome do projeto: Telejornais e ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINELLI, V. L. .
      Descrição: 1) Natureza do trabalho : pesquisa teórico/prática individual 2) Objeto tratado : telejornais franceses, belgas, suíços, italianos e espanhóis 3) Objetivos visados : fornecer subsídios para as disciplinas de graduação Metodologia do Ensino de Francês e Italianol, bem como para a disciplina de Pós que passamos a oferecer, anualmente, a partir de agosto de 2004, ?Televisão e Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: o telejornal na sala de aula?
    • Nome do projeto: Documentos televisuais e o ensino de francês para fins específicos : as reportagens da série France Feelings e o projeto Br@nché (2005 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINELLI, V. L. , PIETRARÓIA, Cristina Casadei , COSTA, Heloisa B de A .
      Descrição: 1) Natureza do trabalho : pesquisa em grupo Pesquisadoras envolvidas : Vera Lúcia Marinelli (coordenadora), Cristina Casadei Pietraróia (FFLCH/USP) e Heloisa Costa (PUC-SP) 2) Objeto tratado : análise das reportagens da série ?France Feelings?, programa televisual desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores da França com vistas à sua utilização no ensino e aprendizagem de Francês para fins específicos (FOS ? Français sur objectifs spécifiques). Além disso, as atividades em vídeo integram o programma de tv Br@nché, veiculado pela TV Escola, pelo canal Multirio, com o apoio dos serviços franceses no Brasil. 3) Objetivos visados : análise e seleção das reportagens anteriormente mencionadas com vistas à elaboração de atividades pedagógicas a serem introduzidas em contextos de ensino de francês língua estrangeira para fins específicos;
    • Nome do projeto: Televisão e ensino/aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE): subsídios para a formação de professores de FLE, em particular e de línguas estrangeiras, em geral ? A prática em sala de aula (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINELLI, V. L. .
      Descrição: O projeto em tela tem por objetivo: a) propiciar, a pesquisadores, professores ou futuros professores de FLE , em particular e de línguas estrangeiras, em geral, o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a tv em língua estrangeira, bem como uma reflexão sobre as suas contribuições e limitações quando de sua utilização no contexto educacional; Preparar os alunos de graduação (licenciatura em francês e italiano), das licenciaturas em Letras ? Francês e Italiano da FEUSP- para o exercício de sua prática pedagógica, de modo a incluir a tv no cotidiano escolar de forma crítica e com propósitos bem definidos.
    • Nome do projeto: Projeto Línguas Estrangeiras Modernas da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINELLI, V. L. , RODRIGUES, Lívia de Araujo Donnini , FERNANDEZ, I. G. M. E. .
      Descrição: Tendo como princípio norteador o papel formador que as línguas estrangeiras devem ter no currículo acadêmico da educação básica, este projeto visa estabelecer condições para a promoção de ?um ensino de línguas estrangeiras modernas que reforce a independência de pensamento, de juízos críticos e de ação, associada a capacidades sociais e a responsabilidade? (QECR, 2001, p.22). Para tanto, deverá permitir definir e descrever os objetivos do ensino de línguas estrangeiras neste domínio educativo de forma coerente e integradora, levando em consideração as especificidades do ensino de cada idioma para cada etapa da escolarização, bem como as peculiaridades institucionais da Escola de Aplicação.
    • Nome do projeto: Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública: ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação (2019 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARINELLI, V. L. , DELLATORRE, S. K. W. , PAHIM, R. L. , SILVA, W. S. E. , BLOTTA, V. S. L. , SARAIVA, C. V. , VIEIRA, M. F. R. N. .
      Descrição: Este projeto trata da alfabetização midiática através da aprendizagem do vídeo. A proposta se baseia no fato de que saber escolher e avaliar os produtos informacionais, que são disponibilizados pela televisão e pelas mídias digitais, permitirá o êxito em formar cidadãos. O caráter inovador e empreendedor deste projeto deve-se ao fato de que ele vai além das tecnologias (saber gravar e editar): o vídeo mostra-se como um outro modo de ver e ler, de aprender e de conhecer, possibilitando ampliar o aprendizado e o pensamento crítico, sobretudo no momento atual, em que assistimos aos prejuízos causados pelo fenômeno da desordem informacional, tendo como uma das consequências a crescente circulação de notícias falsas. O uso do vídeo como forma de acesso deve-se ao fato de que diariamente são disponibilizadas, tanto na TV quanto nas mídias digitais, produções de múltiplos fins (de informação, de publicidade e de ficção) que gozam de grande audiência de crianças e jovens. Além disso, é preciso considerar a forte influência das imagens no cotidiano deste público. Durante a realização deste projeto considerar-se-á o desenvolvimento cognoscitivo dos alunos e sua relação produtiva com os conteúdos audiovisuais que consome, e serão oferecidos recursos de acesso para que alunos e seus professores selecionem e produzam conteúdos informacionais, de acordo com suas necessidades, no formato audiovisual. Trata-se de uma proposta interdisciplinar com a participação de docentes da ECA/EF/EA e FE, servidores da universidade e alunos de pós-graduação e graduação..
    • Nome do projeto: Educação para as mídias em escolas públicas: jornalismo, cultura, vídeo, ensino e aprendizagem (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARINELLI, V. L. , DELLATORRE, S. K. W. , ALVES, F. A. N. , PAHIM, R. L. , SARAIVA, C. V. , VIEIRA, M. F. R. N. , RAMOS, D. O. , MATIAS, J. S. , CAVALARI, V. A. , CERESO, A. M. , AMARAL, A. B. , SA, O. M. V. N. .
      Descrição: O presente projeto interunidades da USP aborda a educação midiática e informacional através da aprendizagem do vídeo e conta com a participação de docentes do Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Departamento de Metodologia e Educação Comparada da Faculdade de Educação (FE), além de discentes dos cursos de Jornalismo, Educomunicação e das Licenciaturas em Letras, cursando disciplinas da área de Línguas Estrangeiras na FE. Seu objetivo principal: dar continuidade e consolidar as atividades do projeto "Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública: ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação" - edital 2019-2021. Visa também ampliar os conhecimentos sobre temas importantes, voltados ao letramento midiático e informacional, em consonância com os objetivos da ODS constantes no Edital: 1.1.4 Educação de Qualidade, 1.1.10. Redução das Desigualdades e 1.1.16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Isso porque o caráter inovador e inclusivo deste projeto vai além das tecnologias (saber gravar e editar). Envolve também saber escolher e avaliar os produtos informacionais, permitindo o êxito em formar cidadãos. O vídeo mostra-se como um outro modo de ver e ler, de aprender e de conhecer, amplia o pensamento crítico, sobretudo no momento atual, com os prejuízos da desordem informacional e das notícias falsas, impedindo a cultura da paz. Nesta etapa (2021-2022), os esforços se redirecionarão à produção de conteúdos em textos, imagens e séries audiovisuais sobre temas que ampliem o repertório sobre o uso crítico das mídias de alunos e professores da Educação Básica, da Escola de Aplicação EA/FEUSP e da E.E. Pedro Casemiro Leite, da rede pública de ensino do estado de São Paulo. O projeto prevê ainda um curso para professores. O material produzido será publicado no site www.focanasmidias.com.br, no Instagram @focanasmidias e no canal Youtube do projeto, ampliando o alcance dos resultados.
    • Nome do projeto: Televisão e ensino/aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE) : subsídios para a formação de professores de FLE, em particular e de línguas estrangeiras, em geral (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARINELLI, V. L. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo propiciar, a pesquisadores, professores ou futuros professores de FLE, em particular e de línguas estrangeiras, em geral, o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a tv em língua estrangeira, bem como uma reflexão sobre as suas contribuições e limitações quando de sua utilização no contexto educacional.
    • MARINELLI, V. L. . Les Journaux télévisés de 20h00 sur TV5. 2001 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; CORACINI, M. J. R. F. . Écouter France-Info et comprendre la météo? Demander le bureau et chercher le métro? C´est pas trop. 1989 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; CORACINI, M. J. R. F. . L´utilisation des documents sonores authentiques. 1989 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. ; AVOLIO, J. C. ; CORACINI, M. J. R. F. . L´évaluation en Français Instrumental. 1989 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Estratégias da Tradução Comentada - PUC-Francês. 1990 - Oficina
    • MARINELLI, V. L. . Les journaux télévisés de 20h00: analyse et utilisation dans un cours de FLE. 2000 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Vifax: didactisation des journaux télévisés sur TV5. 2001 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Língua Instrumental. 1998 - Mesa-redonda
    • MARINELLI, V. L. . Jornada de Discussão sobre o Ensino Instrumental de Línguas PUC-SP. 1982 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Français Instrumental et Documents Sonores. 1993 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . O Vídeo na Sala de Aula. 2000 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Jouons avec la Télévision. 2000 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Le tarot des mille et un comptes. 2000 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Apprendre et Enseigner avec Vifax. 2002 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . O Projeto Vifax da Universidade de Bordeaux 2. 2002 - Palestra
    • MARINELLI, V. L. . L'utilisation de la Vidéo en Classe de FLE. 2002 - Palestra
    • MARINELLI, V. L. . Jouons à l'hotel - XXI Bain Linguistique. 2003 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Didactique du document télévisuel : les journaux télévisés de 20h00. 2003 - Palestra
    • MARINELLI, V. L. . O Papel das Línguas Estrangeiras na Formação da Secretária. 2003 - Palestra
    • MARINELLI, V. L. . Primeiro Encontro da Disciplina Prática de Ensino do Curso de Letras da Faculdade de Comunicação e Filosofia. 2003 - Mesa-redonda
    • MARINELLI, V. L. . Utilisation de la vidéo en classe de français. 2003 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Telejornais e ensino/aprendizagem de língua estrangeira (Espanhol, Francês e Italiano). 2003 - Oficina
    • MARINELLI, V. L. . Jouons à la téle. 2005 - Oficina
    • MARINELLI, V. L. . La video en classe de langue: pour quoi faire ?. 2005 - Palestra
    • COSTA, Heloisa Brito de Albuquerque ; MARINELLI, V. L. . Branché ! et Français sur objectifs spécifiques. 2006 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . En classe avec Br@nché. 2006 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Auto-apprentissage. 2007 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Didactique du document télévisuel. 2006 - Palestra
    • MARINELLI, V. L. . Vamos aprender francês com as TICS - Tecnologias da Informação e da Comunicação. 2007 - Palestra
    • MARINELLI, V. L. . Relatório CERT - Comissão de Estudos do Regime de Trabalho. 2004 - Relatório para a comissão de estudos do regime de trabalho da usp - biênio 2002-2004
    • MARINELLI, V. L. . Relatório CERT - biênio 2004-2006. 2006 - Relatório para a comissão de estudos do regime de trabalho na usp
    • MARINELLI, V. L. . Branché: apprendre le français autrement. 2006 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . Analyse et choix du matériel didactique. 2009 - Atelier
    • MARINELLI, V. L. . La télé et les ados. 2009 - Oficina
    • MARINELLI, V. L. ; DUBOC, A. P. . Planejamento Didático no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2016 - Oficina
    • MARINELLI, V. L. . Le net et l'enseignement/apprentissage du FLE. 2006 - Oficina
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1979
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1979
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1986 - 2021 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2002 - Atual ).
        Outras informações: professor doutor MS3
    • Faculdade de Tecnologia de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 2003 ).
        Outras informações: Professor Associado
    • Instituto Liceu Pasteur:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1979 - 1988 ).
    • Instituto Roosevelt:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1979 - 1979 ).
    • Aliança Francesa:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1982 - 1997 ).
    • Colégio São Judas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1981 - 1981 ).
    • Serie Enjeu:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).