Não autenticado |

Karina Fasson

    • Mestre em Sociologia na Universidade de São Paulo, tendo desenvolvido pesquisa sobre relações raciais na infância no ambiente escolar. É especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2014), e bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2011). Ex-membro fundador do corpo editorial da Revista Primeiros Estudos, revista de graduação em ciências sociais da Universidade de São Paulo. Seus temas de investigação são: relações raciais, infância, Lei 10.639/03, políticas educacionais.

       

      Links:    

    • FASSON, K. . Falando de Corda em Casa de Enforcado: Discriminação Racial no Brasil Humanidades em Diálogo (Impresso) , v. IV , p. 219 - 233 , 2010. ISSN: 19826931.
    • FASSON, K. ; Talhari, J. . Entrevista com Ana Claudia Marques Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais , v. 1 , p. 193 - 213 , 2011. ISSN: 22372423.
    • FASSON, K. . Etnografia das Eleições 2008 na Periferia Paulistana: A Política sob o Olhar Antropológico Revista Habitus , v. 8 , p. 3 - , 2010. ISSN: 18097065.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 1
    • FASSON, K. . Relações Raciais no Brasil - Como a questão racial pode ser discutida na sala de aula? . Revista Sociologia , , 06 ago. 2014.
    • FASSON, K. . Raça, racismo e identidade no ambiente escolar: um estudo de caso na capital paulista. In: Seminário FESPSP 2016 Cidades Conectadas: os desafios sociais na era das redes , 2016 , São Paulo. (no prelo). : , 2016.
    • FASSON, K. . Relações raciais na infância: o ambiente escolar no contexto das políticas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no Brasil. In: IX Congresso Português de Sociologia , 2016 , Faro. IX Congresso Português de Sociologia. : , 2016.
    • FASSON, K. . Interseccionalidade e Consubstancialidade: Contribuições para o estudo sociológico das relações raciais na infância. In: III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais , 2016 , Campina Grande. III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: igualdade racial no ambiente escolar. : EDUFCG, 2016.
    • FASSON, K. . Shopping Metrô Itaquera: Interação e Consumo na Perspectiva Antropológica. In: XVIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP , 2010 , São Paulo. Shopping Metro Itaquera: Interação e Consumo na Perspectiva Antropológica. : , 2010.
    • FASSON, K. . Falando de Corda em Casa de Enforcado: Discriminação Racial no Brasil. In: IX Graduação em Campo , 2010 , São Paulo. IX Graduação em Campo. : , 2010.
    • FASSON, K. . Eleições 2008: Etnografando a Política na Cidade Tiradentes. In: XVI SIICUSP , 2008 , São Paulo. XVI SIICUSP. : , 2008.
    • FASSON, K. . Contribuições da Sociologia da Infância para o estudo das relações raciais no ambiente escolar. 2015 (Seminário)
    • FASSON, K. . Relações raciais na infância: o ambiente escolar no contexto das políticas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no Brasil. 2016 (Congresso)
    • FASSON, K. . Interseccionalidade e perspectivas holistas: contribuições para o estudo sociológico das relações raciais na infância. 2016 (Congresso)
    • FASSON, K. ; CAMARGO, C. ; BICALHO, R. ; LUPETTI, C. . A Mídia Tradicional nas manifestações de junho de 2013 no Brasil. 2014 (Congresso)
    • FASSON, K. . Shopping Metrô Itaquera: Interação e Consumo na Perspectiva Antropológica. 2010 (Simposio)
    • FASSON, K. . Falando de Corda em Casa de Enforcado: Discriminação Racial no Brasil. 2010 (Simposio)
    • FASSON, K. . Eleições 2008: Etnografando a Política na Periferia de São Paulo. 2008 (Simposio)
    • FASSON, K. . Harvard-Brasil ECE Meeting. 2017 (David Rockfeller Center For Latin American Studies - Harvard University)
    • FASSON, K. . II Seminário Discente do Programa de Pós Graduação Em Sociologia - USP. 2016 (PPGS-USP)
    • FASSON, K. ; FEITOSA, J. ; MARRA, J. ; MOREIRA, N. ; PEREIRA, R. ; OLIVEIRA, T. A. . Pode Entrar. 2015 (Material didático)
    • FASSON, K. . Relações Raciais no Brasil. 2011 (Texto teórico e atividades didáticas para ensino médio)
    • Nome do projeto: Eleições 2008: Etnografando a Política na Cidade Tiradentes (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FASSON, K. , MARQUES, A C D R .
      Descrição: A pesquisa teve como objetivo realizar uma etnografia das eleições municipais de 2008 no município de São Paulo - mais especificamente, no distrito de Cidade Tiradentes, localizado na periferia da Zona Leste da cidade - a fim de estabelecer um diálogo com as produções na área da antropologia da política em outras localidades, verificando em que medida haveria ou não aspectos semelhantes e entre o tempo da política numa metrópole como São Paulo e em municípios interioranos.
    • Nome do projeto: Abordagens etnográficas sobre o bairro da Luz (São Paulo): gentrification em questão na antropologia (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FASSON, K. , FRÚGOLI JR., Heitor , Aderaldo, G. , Spaggiari, E. , Puccinelli, B. , Talhari, J. , Fonseca, I. Z. , RODRIGUES, W. E. , . , Cunha, J. B. , Fazzioni, N. H. .
      Descrição: Pretende-se realizar abordagens etnográficas periódicas e de caráter coletivo sobre o bairro da Luz, situado numa confluência entre processos de preservação patrimonial de instituições culturais, intervenções urbanísticas (que incluem a recente demolição de casas e estabelecimentos tradicionalmente destinados a uma população mais pobre) e um uso histórico por partes das classes populares, incluindo a existência de dezenas de pessoas em situação de rua nos espaços públicos, dependentes do consumo de crack, o que ajuda a criar uma forte esfera de estigmatização local. O principal objetivo desse projeto é contribuir, com base no tipo de etnografia a ser realizada e nas especificidades do caso estudado, para uma reflexão antropológica sistemática sobre questões relacionadas ao alcance do conceito de gentrification. Obs.: Participação na pesquisa a partir de Julho/2009
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fórum Brasileiro de Segurança Pública:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Atuação na área de Segurança Pública. Atuou na elaboração da Revista Brasileira de Segurança Pública e do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, bem como na etapa final do Projeto "Juventude e Prevenção à Violência".
        Outras informações: Estagiária
    • Primeiros Estudos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Revista de Graduação em Ciências Sociais - FFLCH-USP www.fflch.usp.br/primeirosestudos
    • Imagem da Vida:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Atuação em projetos na área de promoção da igualdade racial, direitos humanos e diversidade.
        Outras informações: Estagiária
    • Revista Brasileira de Segurança Pública:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
    • IBOPE Inteligência:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2015 ).
        Outras informações: Atuação na área de opinião pública e política ? projetos de pesquisa quantitativa e qualitativa para diferentes esferas do governo, partidos políticos, organizações do terceiro setor e veículos de comunicação. Planejamento de pesquisas ad hoc, atendimento ao cliente, planejamento de todas as etapas e coordenação junto às demais áreas envolvidas, elaboração de questionários e roteiros, análise dos resultados e elaboração de relatórios de pesquisa e apresentações. Treinamento dos membros mais novos da equipe e coordenação da escrita de releases das pesquisas eleitorais.
        Outras informações: Analista de Pesquisa Pleno