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Rosenilton Silva de Oliveira

    • Docente no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Antropologia Social pela USP e pela Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS,França, 2017). Mestre em Antropologia Social pela USP (2011); especialista em Gestão Escolar pela Universidade Iguaçú/RJ (2007) e graduado (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade de Sorocaba/SP (2005). Coordenador do Fateliku- Grupo de pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e religião, também atua como pesquisador associado no Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura (Lab_Arte - FE/USP) e no Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (Lab/NAU/USP). Integra a comissão editorial da revista Educação e Pesquisa (Feusp). Autor do livro "Orixás a manifestação cultural de deus": uma análise das liturgias católicas inculturadas". Atualmente desenvolve pesquisa sobre educação, identidade, religião e políticas públicas com recorte étnico-racial.

       

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    • SILVA, V. G. ; DAMASCENO, W. ; OLIVEIRA, ROSENILTON SILVA DE ; SILVA NETO, J. P. . Através das águas: os bantu na formação do Brasil. Porto Alegre : Hucitec, 2023 . 474p. ISBN: 9786587047522.
    • SILVA, V. G. ; OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; SILVA NETO, J. P. . Alaiandê Xirê: desafios da cultura religiosa afro-americana no Século XXI. Sáo Paulo : Feusp, 2019 . 380p. ISBN: 9786550130060.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . 'Orixas a manifestação cultural de deus' - um estudo das liturgias católicas inculturadas. Rio de Janeiro : Mar de Ideias, 2016 . 256p. ISBN: 9788560458615.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; VIEIRA, L. S. ; MENDES, J. V. ; WERLANG, G. A. ; PACHECO, M. J. ; TRECCANI, G. D. ; SILVA, J. C. L. ; ARAUJO, J. A. ; REIS, A. A. . A Igreja e as Comunidades Quilombolas. Brasilia : Edições CNBB, 2013 . 103p. ISBN: 8788579722608.
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    • UARINHENGA, B. ; OLIVEIRA, Rosenilton S. . Percepção docente sobre a avaliação interna no ensino geral angolano Argumentos , v. 18 , p. 181 - 201 , 2021. ISSN: 18065627.
    • OLIVEIRA, ROSENILTON SILVA DE . -Hoje eu orei, Ele é negro-: a gêneses do movimento negro evangélico no Brasil RELIGIÃO & SOCIEDADE , v. 41 , p. 169 - 192 , 2021. ISSN: 19840438.
    • OLIVEIRA, ROSENILTON SILVA DE ; NASCIMENTO, LETICIA ABILIO . -Pedagogia do evento-: o dia da consciência negra no contexto escolar Campos - Revista de Antropologia , v. 22 , p. 135 - , 2021. ISSN: 23176830.
    • UARINHENGA, JOÃO ; SILVA DE OLIVEIRA, ROSENILTON . Descentralização da gestão financeira da educação básica REVISTA DESENVOLVIMENTO SOCIAL , v. 26 , p. 142 - 170 , 2020. ISSN: 19828608.
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Educação para a diversidade racial no contexto brasileiro: o contexto das leis 10639/2003 e 11645/2008 Revista Argumentos , v. 15 , p. 341-356 - 356 , 2018. ISSN: 25272551.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; SILVA, V. G. . Do antropólogo, a sua magia: entrevista com Vagner Gonçalves da Silva POLÍTICA & TRABALHO (UFPB. IMPRESSO) , v. 1 , p. 321 - 334 , 2016. ISSN: 15175901.
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    • ABREU, CLETO JÚNIOR P. ; TEIXEIRA, JACQUELINE MORAES ; OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Os usos da rua: apropriações religiosas do espaço público Ponto.Urbe (USP) , v. 1 , p. 3259 - , 2016. ISSN: 19813341.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Orixás: a manifestação cultural de Deus. Um estudo das missas 'inculturadas' com elementos das religiões afro-brasileiras Quaderni di THULE - Rivista italiana di studi americanistici ? atti del XXXIII Convegno Internazionale di Americanistica , v. XXXIII , p. 557 - 565 , 2011. ISSN: 11268611.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Revirando A Virada Ponto.Urbe (USP) , v. , p. 616 - , 2014. ISSN: 19813341.
    • VALVERDE, M. F. ; OLIVEIRA, Rosenilton S. . A arte sacra e sua significação para a religiosidade sorocabana Ciberteologia (São Paulo. Edição em Português) , v. 3 , p. 12 - 27 , 2007. ISSN: 18092888.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Religiões afro-brasileiras. Da degenerescência à herança nacional: lendo Nina Rodrigues Revista Nures , v. 15 , p. 3 - , 2010. ISSN: 1981156X.
    • OLIVEIRA, ROSENILTON SILVA DE . Desafios da ?transposição didática?: o ensino de ?cultura africana? na educação básica. Através das águas: os bantu na formação do Brasil, v. , p. 405 - , 2023.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; SANTOS, P. C. . Intolerância religiosa: um desafio para o ensino de História na Educação Básica. Racismos, Intolerâncias e Ativismos, v. 1, p. 103 - 116, 2022.
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; RABELO, M. P. . Do luto à luta: mulheres negras e o pradoxo da ?mãe guerreira. Necropolítica e as crianças negras: ensaios na pandemia, v. , p. 153 - 170, 2022.
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Imaginando narrativas sobre a presença negra no brasil a partir do contexto afro-religioso. Imaginários intempestivos: arquitetura, design, arte & educação, v. 1, p. 321 - 340, 2019.
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Terreiros de candomblé como comunidades tradicionais africanas. Alaiandê Xirê: desafios da cultura religiosa afro-americana no Século XXI, v. 1, p. 198 - 223, 2019.
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    • TRIPODI, Z. F. ; JANUARIO, E. ; OLIVEIRA, Rosenilton S. ; GOIS, A. . Regulamentação do novo Fundeb: por que o ?R? do VAAR deve ser traduzido como Raça? . O Globo , , 06 out. 2020.
    • TRIPODI, Z. F. ; JANUARIO, E. ; OLIVEIRA, Rosenilton S. . O Novo Fundeb e a questão racial . GGN , , 05 out. 2020.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . A cor da fé: 'identidade negra' e religião. In: XI Reunión de Antropología del MERCOSUR , 2015 , Uruguai. XI Reunión de Antropología del MERCOSUR. : , 2015.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Categorias de classificação e politicas públicas no Brasil: o papel das religiões afro-brasileiras. In: 6th EUROPEAN CONFERENCE ON AFRICAN STUDIES , 2015 , Paris. 6th EUROPEAN CONFERENCE ON AFRICAN STUDIES. : , 2015.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Identidade étnico-racial e religião: o vai-e-vem das categorias. In: 1 Simpósio Regional Sudeste e 1 Simpósio Internacional da ABHR , 2013 , São Paulo. Anais. : , 2013. p. 406 - .
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Identidade étnico-racial e religião: o vai-e-vem das categoria. In: X Reunião de Antropologia do Mercosul , 2013 , Córdoba. X Ram 2013. : , 2013.
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    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . "Orixás a manifestação cultural de deus": um estudo das missas inculturadas com elementos das religiões afro-brasileiras. In: V Encontro de Pós-graduandos da FFLCH , 2010 , São Paulo. Caderno de Resumos do V EPOG. : , 2010. p. 302 - 302.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; SILVA, P. C. ; VALVERDE, M. F. . A arte sacra e a sua significação para a religiosidade popular sorocabana. In: 13 Simpósio Internacional de Iniciação Científica , 2005 , São Paulo. 13 SIICUSP. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2005.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . A liberdade no pensamento kantiano. In: 10 Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica , 2007 , Sorocaba. 10 EEPIC. Sorocaba : Universidade de Sorocaba, 2007.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . A arte sacra e a sua significação para a religiosidade popular sorocabana. In: 8 Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica , 2005 , Sorocaba. 8 EEPIC. Sorocaba : Universidade de Sorocaba, 2005.
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Os novos cínicos?. São Paulo : Feusp , 2020 (Tradução)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; LABANINO, Y. I. M. . A queda do céu: um pas-de-deux entre um xamã e um antropólogo. São Paulo : Revista Ponto Urbe , 2019 (Tradução)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Revista Cadernos de Campo. 2020 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Contemporânea ? Revista de Sociologia UFSCar. 2020 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Revista Educação, Artes & Inclusão. 2020 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . GIS ? Gesto, Imagem, Som ? Revista de Antropologia. 2020 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Revista Educação e Pesquisa. 2020 (Parecer)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Comissão de Bolsas - PPGE/Feusp. 2019 (Parecer)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Revista Livre Acesso. 2019 (Parecer)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Revista Educação E Pesquisa. 2019 (Parecer)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP. 2018 (Parecer)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Revista Argumentos. 2018 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Revista de Antropologia. 2018 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho. 2018 (Parecer)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Cadernos de Campo. 2018 (Parecer)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Revista de Antropologia. 2018 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho. 2018 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Editora Terceiro Nome. 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Mediações ? Revista de Ciências Sociais. 2016 (Parecer)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Revista Plural. 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Revista Cadernos de Campo. 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Revista de Estudios Brasileños. 2015 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Editora Terceiro Nome. 2015 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; WERLANG, G. A. ; MANDELA, L. C. ; VIEIRA, L. S. ; ARAUJO, J. A. ; REIS, A. A. ; MENDES, V. ; TRECCANI, G. D. ; PACHECO, M. J. ; GALAZZI, S. . Documento de estudos sobre os Povos Quilombolas. 2012 (Assessoria)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais. 2012 (Parecer)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; GONCALVES, J. ; CANARIO, L. S. . Racismo e a luta dos negros e negras. 2020 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Reflexões sobre as expectativas de estudantes de Pedagogia sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígenas. 2019 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . ?Hoje eu orei, ele é negro?: a gêneses do movimento negro evangélico no Brasil. 2019 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Oui, je suis noir, comme dieu m?avait fait »: l?eglise Catholique au Brésil et le paradigme de « l?identité noir. 2019 (Conferência)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . A cor da fé: 'identidade negra'e religião. 2019 (Conferência)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Políticas públicas educacionais e diversidade racial no contexto brasileiro. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Políticas públicas educacionais e diversidade racial no contexto brasileiro. 2018 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Herança Cultural Africana no Brasil e agência religiosa: velhos e novos dilemas. 2018 (Conferência)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; PIMENTA, DENISE . Religião e Cidade. 2018 (Conferência)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . A ?inculturação? como exigência à evangelização dos povos. 2010 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Encontros e desencontros na afroreligiosidade latino-americana contemporânea. 2011 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Da racialização à identidade étnico-racial. 2015 (Seminário)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Eu sou negro sim, como deus criou. 2016 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Religião, etnicidade e identidade. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Análise de conjuntura sobre as políticas públicas voltadas para a população negra. 2017 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Etnicidade e identidade étnico-racial na contemporaneidade. 2013 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . A cor da fé: 'identidade negra' e religião. 2016 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Situação atual do negro no Brasil: apontamentos estatísticos. 2015 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Religiões Afro-brasileiras e Patrimônio Cultural: preservação em rede. 2015 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . ?Unidade na diversidade?: religião e o enfrentamento das desigualdade. 2015 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . O lugar do conhecimento nas escolhas paradigmáticas: perspectivas?. 2015 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . A cor da fé: 'identidade negra' e religião. 2015 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Categorias de classificação e politicas públicas no Brasil: o papel das religiões afro-brasileiras. 2015 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . De la « racialisation » à « l?identité ethnique » : les Afriques du Nouveau Monde. 2015 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Representations of Africa in Brazilian Catholicism. 2014 (Outra)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Terreiros como comunidades tradicionais africanas. 2015 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Essai sur le religieux dans l'espace publique: des manifestations afro contre l'intolérance religieuse au Brésil. 2014 (Outra)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Identidade étnico-racial e religião: o vai-e-vem das categorias. 2013 (Seminário)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Identidade étnico-racial e religião: o vai-e-vem das categorias. 2013 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . 'Derrubando muros, construindo paz?': diálogos entre catolicismo e candomblé. 2013 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Religiões afro-brasileiras e patrimônio cultural nacional: preservação em rede. 2012 (Conferência)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Religiões e africanidades no Brasil contemporâne. 2012 (Seminário)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Derrubando muros, construindo paz: diálogos entre o catolicismo e o candomblé. 2012 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Negros militantes católicos ou católicos militantes negros: percurso da pastoral afro-brasileira. 2011 (Seminário)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Orixás: God's cultural manifestation. A study of the 'enculturated' masses with elements of the Afro-Brazilian religions. 2011 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . ?Orixás: a manifestação cultural de Deus? ? um estudo das missas ?inculturadas? afro-brasileiras. 2011 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . ?Orixás: a manifestação cultural de Deus? ? um estudo das missas ?inculturadas? afro-brasileiras. 2011 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Negros católicos militantes ou militantes católicos negros: percurso da pastoral afro-brasileira. 2011 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . A inculturação como exigência à evangelização dos povos. 2010 (Seminário)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Religião afro-brasileira e cultura nacional: uma perspectiva de interpretação. 2010 (Congresso)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . "Orixás: a manifetação cultural de deus" - um estudo das missas 'inculturadas' com elementos das religiões afro-brasileiras. 2010 (Seminário)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Religião afro-brasileira e cultura nacional: uma perspectiva de interpretação. 2010 (Seminário)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Religiões afro-brasileiras. Da degenerescência à herança nacional: lendo Nina Rodrigues. 2009 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . O jovem e a transcedência. 2007 (Conferência)
  • Programa de Rádio ou TV: 9
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; MOREIRA, J. A. . O que distingue Aparecida é que ela é material e negra. 2017 Jornal Diário de Notícias
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Aparecida 300 anos. 2017 TV e internet
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; FERREIRA, I. . Manifestações afro são incorporadas à cultura sem valorização dos negros. 2018 Jornal da USP
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; QUINTO, A. C. ; RE, R. . Poder público culturaliza manifestações de origens africanas. 2018 Radio USP
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Poder público culturaliza manifestações de origens africanas. 2018 Radio
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; FERREIRA, I. . Manifestações afros são incorporadas à cultura sem valorização dos negros. 2018 Jornal da USP
    • PINHO, A. ; OLIVEIRA, Rosenilton S. . Com cotas, aulas da USP começam a perder 'brancocentrismo'. 2019 Folha de São Paulo
    • QUEIROZ, C. ; OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Inclusão de estudantes pretos e pardos no ensino superior reverbera na produção do conhecimento. 2021 Revista Fapesp
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; DUARTE, E. ; FLORES, N. M. . Una de efemérides: Día Nacional de la Consciencia Negra en Brasil. 2013 Radio
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Semana da Juventude. 2004 (Pastoral da Juventude)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; SILVA, V. G. ; BARRETTI FILHO, A. ; NETO, P. ; GRECOV FILHO, I. ; MENDES, M. . XIV Alaiandê Xirê - Seminário e Festival Internacional de Culturas Africanas e Afro-brasileiras. 2013 (Alaiandê Xirê, Ile Afro-brasileiro Ode Loreci, CERNe, Funaculty, Agô Lonâ, Prefeitura de Embu)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; SILVA, V. G. ; TEIXEIRA, J. M. ; DOLGHIE, J. Z. ; SOUZA, S. D. ; SILVA, J. S. ; MANFRINATO, H. M. ; SILVA, J. E. ; SENE, T. ; MARANHAO FILHO, E. M. A. . 1 Simpósio Regional Sudeste. 2013 (Associação Brasileira de História das Religiões)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; SILVA, V. G. ; TEIXEIRA, J. M. ; DOLGHIE, J. Z. ; SILVA, J. S. ; MANFRINATO, H. M. ; SILVA, J. E. ; SENE, T. ; MARANHAO FILHO, E. M. A. . 1 Simpósio Internacional da ABHR. 2013 (Associação Brasileira de Historia das Religiões)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; SANDERS, A. ; BERTHOUD, J. ; MANGA, J. ; BROCO, C. ; AMO, K. . Rencontre avec les Aînés: De l?Africanisme aux Études Africaines. 2015 (École des Hautes Études en Sciences Sociales)
    • MAGNANI, J. G. C. ; OLIVEIRA, Rosenilton S. ; TEIXEIRA, J. M. ; NASCIMENTO, S. S. ; MACHINI, M. ; OLIVEIRA, F. G. C. F. . 1º Urbe Em Foco - Diálogos urbanos em tempos perturbadores. 2016 (Revista Ponto Urbe - DA/FFLCH- USP)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; SILVA, V. G. . 1º Simpósio Internacional Diálogos Brasil-Estados Unidos. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; TEIXEIRA, J. M. ; NASCIMENTO, S. S. ; MAGNANI, J. G. C. . I Seminários do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana. 2013 (Laboratório de Antropologia Urbana)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; TEIXEIRA, J. M. ; NASCIMENTO, S. S. ; MAGNANI, J. G. C. . XII Graduação em Campo ? Seminários de Antropologia Urbana. 2014 (Laboratório de Antropologia Urbana)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; SILVA, A. C. ; SILVA, C. M. S. ; SOUZA, E. F. ; SILVA, M. A. C. ; NASCIMENTO, M. L. . 1ª SEMINÁRIO FATELIKU ? EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: BALANÇO E PERSPECTIVAS. 2018 (Faculdade de Educação - USP)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; TEIXEIRA, J. M. ; CUSTODIO, C. O. ; JARDIM, F. A. A. ; NASCIMENTO, I. S. ; FERRARO, C. C. ; PEREIRA, S. ; QUEIROZ, R. ; SIQUEIRA, J. S. ; ARAUJO, V. . II Encontro de Educação, Negritude e Relações Étnico-Raciais da FEUSP. 2018 (Faculdade de Educação - USP)
    • KRUPPA, S. M. P. ; OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; NASCIMENTO, I. S. ; ARELARO, L. R. G. ; FREIRE, C. A. P. ; USP, D. C. E. . Festival Pela Democracia. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • JARDIM, F. A. A. ; FERRARO, C. C. ; OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Encontro Quadrinhos negros brasileiros e suas possibilidades educacionais,. 2018 (Faculdade de Educação - USP)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; SILVA NETO, J. P. . ?Omodé: Aprendizagem para crianças a partir da cultura negra yorùbá?. 2019 (Fateliku ? Grupo de pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e religião)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Diálogos sobre africanidades. 2019 (Faculdade de Educação - USP)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; SOUZA, E. F. ; SILVA, M. A. C. ; SANTO, D. Q. E. ; SILVA, C. M. S. ; SANTOS, G. . 2 Seminario Fateliku. 2019 (Fateliku - Grupo de Pesquisa em educação, relações étnico-raciais, gênero e religião)
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    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; TEIXEIRA, J. M. ; JARDIM, F. A. A. . Webnário - Ciências Sociais e Educação em tempos de pandemia. 2020 (Faculdade de Educação USP)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; MAGNANI, J. G. C. ; TEIXEIRA, J. M. ; MORAES, L. L. . XI Graduação em Campo: seminários de Antropologia Urbana. 2012 (Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana - Universidade de São Paulo)
    • MAGNANI, J. G. C. ; SPAGGIARI, E. ; MACHADO, G. M. C. ; MORAES, L. L. ; OLIVEIRA, Rosenilton S. . Introdução à Antropologia da Juventude: desafios contemporâneos na metrópole. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . 1º Summer School: Universidade de Tsukuba e FFLCH-USP. 2016 (Universidade de São Paulo e University of Tsukuba (Tsukuba/Japão))
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Religião etnicidade e políticas educacionais. 2018 (Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Etnicidade e Políticas públicas educacionais: o contexto afro-brasileiro. 2018 (Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Etnicidade e políticas públicas educacionais: o contexto afro-brasileiro. 2018 (Faculdade de Educação - USP)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; ABREU, CLETO JÚNIOR P. . Diversidade religiosa em contextos pedagógicos. 2019 (Faculdade de Educação)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; NASCIMENTO, I. S. ; ARELARO, L. R. G. . Educação e Direitos Humanos. 2019 (Faculdade de Educação)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Ciclo de Palestras Educação em Direitos Humanos. 2019 (Instituto Vladimir Herzog)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Etnicidade e políticas públicas educacionais: o contexto afro-brasileiro. 2019 (Faculdade de Educação - USP)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. . Religião, etnicidade e políticas educacionais. 2018 (Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; PIMENTA, DENISE . Etnografias urbanas: práticas culturais na metrópole. 2018 (Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USPologia Urbana da USP)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; ORMENO, G. I. R. . Oficina - Pesquisa Bibliográfica. 2020 (Universidade Lueji A'Nkonde)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; SILVA, R. . Oficina - Normas de Padronização e Formatação do Trabalho Acadêmico. 2020 (Universiade Lueji A'Nkonde)
    • OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; JANUARIO, E. ; VICENTE, H. B. L. ; SANTOS, E. C. ; SILVA, M. T. ; ANGELUCCI, C. B. ; SILVA, V. G. ; CUSTODIO, C. O. ; TEIXEIRA, J. M. ; NASCIMENTO, I. S. . Gestão escolar em contextos multiculturais. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • JANUARIO, E. ; OLIVEIRA, ROSENILTON S. ; VICENTE, H. B. L. ; SILVA, V. G. ; NASCIMENTO, I. S. ; CUSTODIO, C. O. ; ANGELUCCI, C. B. ; BRANCO, J. F. M. . Educação e equidade em contextos escolares. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, V. G. ; OLIVEIRA, Rosenilton S. . Introdução aos Estudos Identitários - Módulo I: Identidade étnico-religiosa. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, V. G. ; OLIVEIRA, Rosenilton S. ; TEIXEIRA, J. M. . Introdução aos estudos identitários - Módulo II - Religiosidades, políticas e identidades culturais. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . 'Qual é o problema?' Diálogos entre Filosofia e Antropologia. 2015 (Universidade de Sorocaba)
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. ; VALVERDE, M. F. . Relatório de Atividades - Iniciação Científica. 2005
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Relatório de Atividade de Pesquisa - Mestrado. 2010
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Relatório de Atividade de Pesquisa - Mestrado. 2011
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Relatório de Atividade de Pesquisa - Mestrado. 2012
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Relatório de Pesquisa Doutorado. 2013
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Relatório de Pesquisa - Doutorado. 2015
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Relatório pesquisa - doutorado. 2017
    • OLIVEIRA, Rosenilton S. . Relatório de Pesquisa - Doutorado. 2016
    • Nome do projeto: "Orixá: a manifestação cultural de Deus" - um estudo das liturgias católicas inculturadas (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Rosenilton S. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é discutir o processo de abertura da Igreja Católica às religiões afro-brasileiras, tendo como foco a liturgia das missas ?inculturadas? (ou missa afro) nas quais elementos das religiões afro-brasileiras (principalmente do candomblé) são adotados. Em São Paulo, por exemplo, o ícone dessas celebrações é a ?missa da mãe negra", ocorrida em torno do terceiro domingo de maio, que aproxima imaginários católicos (como a de Nossa Senhora Aparecida) e heranças da leitura da mãe e da mulher na escravidão (uma leitura do tipo Gilberto Freyre). Afora a problemática em torno desse imaginário, sobre o qual há bastante material disponível, procura-se saber como esse catolicismo faz a aproximação no âmbito dos conceitos teológicos e litúrgicos (tanto do ponto de vista de sacerdotes católicos e afro brasileiros e de adeptos de ambos os sistemas). A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo, especificamente em duas igrejas: Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu e Nossa Senhora Achiropita, na Bela Vista, onde são realizados rituais ?inculturados? (missa, batismo e casamento). Estas igrejas são emblemáticas: a primeira representaria a ?apropriação? do catolicismo pelo negro e a segunda a ?apropriação? das religiões afro-brasileiras pelo catolicismo. Assim, a Igreja Católica estaria dando continuidade no espaço litúrgico e teológico da igreja a um processo de "culturalização" destas religiões, o qual se verifica na sociedade nacional de um modo mais amplo.
    • Nome do projeto: Brasil em Transe - Religiões afro-brasileiras e identidade nacional (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Rosenilton S. , SILVA, V. G. , SILVA, M. B. E. , BORTOLETO, M. , RUSSO JUNIOR, A. , GONCALVES, A. G. B. , CARO, H. , LINS, W. , BARROS, M. L. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo interpretar os modos pelos quais elementos próprios da visão de mundo das religiões afro-brasileiras dialogam com outras esferas da cultura nacional (privilegiando as mais relacionadas com as dimensões lúdica e estética como a música popular, a capoeira, as festas, a literatura, o cinema etc.) gerando uma pauta de consumo e produção de bens simbólicos muitas vezes eleitos como símbolos nacionais de nossa singularidade cultural. Por meio de uma perspectiva antropológica sincrônica, conjugada, quando necessário, a uma abordagem histórica, diacrônica, pretendemos avaliar, a partir de alguns contextos específicos, a participação das religiões afro-brasileiras na formação de um ethos reconhecível em termos de comportamento, estilo de vida e produção simbólica em amplos segmentos da sociedade brasileira. A pesquisa propõe, ainda, representar este intrincado universo relacional por meio dos recursos oferecidos pela hipermídia (articulação de múltiplos textos - hipertextos -, sons, imagens etc.), linguagem cujo caráter dinâmico permite incorporar na etnografia as diferentes dimensões dos fenômenos culturais analisados. Desta forma, pretendemos apontar um dos modos pelos quais as inovações científicas e tecnológicas da hipermídia podem ser utilizadas como instrumentos vantajosos também na geração de novos conhecimentos no campo da antropologia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: A cor da fé: identidade negra" e religião (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Rosenilton S. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar os modos pelos quais, nas duas últimas décadas, os discursos que se utilizam de referenciais étnicos ou raciais vem sendo operacionalizados por alguns segmentos religiosos (protestantismo, catolicismo e candomblé) representados neste trabalho por lideranças engajadas na promoção de atividades que ressaltam diferenças raciais ou étnicas entre os fiéis e articulam, junto às instituições políticas e religiosas, tratamentos diferenciados, com vistas à efetivação de estratégias religiosas e político-sociais. Os agentes religiosos em questão disputam pela autoridade em definir a "identidade negra" a partir de seus pressupostos doutrinários. Dessa forma, busca angariar capital simbólico, para manter sua clientela junto a um segmento específico da sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, ter legitimidade em enunciar um discurso na esfera pública acerca das políticas étnico-raciais, uma vez que seriam as religiões também articuladoras na construção da "negritude". As lideranças religiosas pré-selecionadas fazem parte de instituições que articulam ações políticas e religiosas como a Aliança de Negros e Negras Evangélicos do Brasil (ANNEB), a Pastoral Afro-brasileira, o Núcleo de Diálogo Trilateral Candomblé-Católico-Umbanda (DCCU) e o Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (INTECAB). Categorias como "negritude", "identidade negra" e "cultura negra" serão vistas como ?nativas? e problematizadas ao longo do trabalho. Assim, pretendemos mapear as disputas políticas e religiosas que se dão em torno desse tema, no interior dos seus campos e na relação deles entre si.
    • Nome do projeto: Encontro de nações - diálogos entre religiões afro-brasileiras e identidade nacional (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Rosenilton S. , SILVA, V. G. , Baptista, R .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo interpretar os modos pelos quais elementos próprios da visão de mundo das religiões afro-brasileiras dialogam com outras esferas da cultura nacional (privilegiando as mais relacionadas com as dimensões lúdica e estética como a música popular, a capoeira, as festas, a literatura, o cinema etc.) gerando uma pauta de consumo e produção de bens simbólicos muitas vezes eleitos como símbolos nacionais de nossa singularidade cultural. Por meio de uma perspectiva antropológica sincrônica, conjugada, quando necessário, a uma abordagem histórica, diacrônica, pretendemos avaliar, a partir de alguns contextos específicos, a participação das religiões afro-brasileiras na formação de um ethos reconhecível em termos de comportamento, estilo de vida e produção simbólica em amplos segmentos da sociedade brasileira. A inovação da pesquisa está em propor representar este intrincado universo relacional por meio dos recursos oferecidos pela hipermídia (articulação de múltiplos textos - hipertextos -, sons, imagens etc.), linguagem cujo caráter dinâmico permite incorporar na etnografia as diferentes dimensões dos fenômenos culturais analisados. Desta forma, pretendemos apontar um dos modos pelos quais as inovações científicas e tecnológicas da hipermídia podem ser utilizadas como instrumentos vantajosos também na geração de novos conhecimentos no campo da antropologia.
    • Nome do projeto: Educação para a diversidade: produção e difusão de conhecimentos (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Rosenilton S. , RODRIGUES, N. K. R. , REIS, D. M. E. , LIMA, M. B. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo a inserção de estudantes de graduação, de diferentes áreas, nas atividades do Fateliku: grupo de pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e educação, a fim de capacitá-las/os para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas além de introduzi-las/os na rotina de gestão de um grupo de estudos, tais como: participação na produção e manutenção do site do núcleo, administração dos informações sobre as/os pesquisadores associados, participar da implementação de um banco de banco de dados sobre as linhas de pesquisa do grupo, participar das reuniões de apresentação e discussão de resultados de pesquisas.
    • Nome do projeto: Formação para a diversidade étnica e racial: impactos das leis 10.639/2003 e 11.635/2008 nos cursos de Pedagogia no Brasil (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Rosenilton S. , SILVA, M. C. , MENDONÇA, M. P. , TOBIAS, J. S. , ANJOS, J. O. , MORAES, E. J. , BENTO, L. .
      Descrição: O objetivo dessa pesquisa consiste em analisar as ações institucionais adotadas entre os anos 1988-2017 voltados para a formação de professores da educação básica sobre questões étnicas e raciais. Especificamente, por um lado, pretende-se observar quais os impactos as Leis 10639/2013 e 11645/2008 produziram nos currículos dos cursos de pedagogias e licenciaturas das Instituições Ensino Superior (IES) públicas brasileiras e, por outro, o estabelecimento de grupos de pesquisa e/ou núcleos de estudos cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq cuja linha de pesquisa principal tenha como recorte dessa temática. Se levarmos a sério a proposição de que os dispositivos legais são sínteses de consensos, do ponto de vista jurídico, de disputas ocorridas nos campos da política e do direito, seguindo a inspiração foucautiana, nossa hipótese é a de que tais dispositivos além de normatizar o campo, produzirem novos arranjos e dissensos.
    • Nome do projeto: Marcadores sociais da diferença e promoção de equidade em contextos escolares (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, Rosenilton S. , SILVA, V. G. , JANUARIO, E. , VICENTE, H. B. L. , LIMA, S. J. , COSTA, F. O. , TRANSEUNTE, J. , PEDROSA, G. M. A. , MENDONCA, M. P. , DIAS, C. C. , HURTADO, J. R. J. V. , SOUZA, S. P. .
      Descrição: Neste projeto pretende-se adensar o diálogo entre Universidade e Escola Pública, por meio da realização de um conjunto de ações formativas (cursos de atualização, oficinas, pesquisa de campo) que visam a superar as desigualdades demarcadas nas diferenças de sexo/gênero, cor/raça/etnia, classe, religião e deficiência. Assim, esse projeto, se inscreve no contexto do ODS 4 ? Educação de qualidade, além de responder solidariamente às metas 5.5 (superação das desigualdades), 10 (redução de desigualdades) e 11(proteger e salvaguardar o patrimônio cultural). A partir da atuação em 10 escolas da cidades de São Paulo pretende-se formar cerca de 300 agentes escolares (gestores, docentes e funcionários); constituir uma rede de escolas pólos (com professores-multiplicadores) onde serão realizadas ações contínuas de formação para a comunidade; construir, junto com a comunidade escolar, ferramentas para analisar os indicadores sociais do território e construção de planos de ação com vistas ao combate ao preconceito nas escolas, a melhoria da aprendizagem e valorização da patrimônio cultural nacional.
    • Nome do projeto: Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista (2020 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Rosenilton S. , ANJOS, J. O. , COSTA, F. O. , MALACHIAS, R. , LIMA, E. G. , MORAIS, S. S. , NASCIMENTO, V. R. , SOUZA, Y. S. F. , THAVER, B. M. , DLAMINI, N. P. , MAQHUDE, P. P. C. , BONANI, K. , ANDOYKI, M. , SENA, T. .
      Descrição: Nesta pesquisa supomos que a educação é chave que abre caminho às questões morais, éticas, sociais, filosóficas e ideológicas (KUMARAVADIVELU, B, 2017). Considerando a crítica pós-colonial e decolonial sobre a produção de epistemologias eurocêntricas, como seria possível entender o processo de transformação das diferenças identitárias em desigualdades sociais e sua reprodução nos contextos escolares brasileiros e sul-africano? Para responder e considerando a multidimensionalidade do racismo nos dois contextos, Brasil e África do Sul, foram definidos três eixos temáticos: Eixo 1 - Consciência histórica e política da diferença; Eixo 2 - Fortalecimento de identidades e direitos e Eixo 3 - Princípios estéticos (oralidade, corporalidade e ancestralidade). O material empírico da análise tratará de dois universos complementares: análise documental e entrevistas. A análise documental inclui duas partes: a revisão da literatura e o exame das fontes primárias sobre o estratégias pedagógicas, arcabouço teórico-epstemológico e jurídico sobre educação antirracista o Brasil e na África do Sul.
    • Nome do projeto: Educação antirracista no Brasil: pesquisa e formação de professores (1988-2018) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Rosenilton S. , COSTA, F. O. .
      Descrição: O objetivo dessa pesquisa é analisar o processo de configuração de grupos de pesquisa e/ou núcleos de estudos cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq cuja linha de pesquisa principal dialoga com os pressupostos das Leis 10639/2003 e 11645/2008 que introduziram a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica. Integrando uma pesquisa mais ampla, que investiga as ações institucionais adotadas entre os anos 1988-2018 voltados para a formação de professores da educação básica sobre questões étnicas e raciais, parte-se do pressuposto de que os dispositivos legais são sínteses de consensos, do ponto de vista jurídico, de disputas ocorridas nos campos da política e do direito, seguindo a inspiração foucautiana, nossa hipótese é a de que uma vez que as universidades públicas, por meio de seus núcleos de pesquisas, são espaços privilegiados de produção de saberes sobre a temática étnico-racial, suas atividades impactam no desenvolvimentos de práticas pedagógicas tanto no ensino superior quanto na formação continuada de professores. A pesquisa de cunho documental será realizada utilizando métodos quantitativos e qualitativos.
    • Nome do projeto: Formação para a diversidade étnica e racial: impactos das leis 10.639/2003 e 11.635/2008 nos cursos de Pedagogia no Brasil (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, Rosenilton S. , RODRIGUES, N. K. R. , FERNANDES, T. S. .
      Descrição: O objetivo dessa pesquisa consiste em analisar as ações institucionais adotadas entre os anos 1988-2017 voltados para a formação de professores da educação básica sobre questões étnicas e raciais. Especificamente, por um lado, pretende-se observar quais os impactos as Leis 10239/2013 e 11645/2008 produziram nos currículos dos cursos de pedagogias e licenciaturas das IES públicas brasileiras e, por outro, o estabelecimento de grupos de pesquisa e/ou núcleos de estudos cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq cuja linha de pesquisa principal congregue pesquisas em torno dessa temática.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de Sorocaba
        Título: A liberdade no pensamento kantiano
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Iguaçu
        Ano de conclusão: 2007
    • Escola Estadual Alferes Mário Pedro Vercellino:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Efetivo
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Universidade de Sorocaba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Pesquisador - Iniciação Científica
    • Cadernos de Campo (USP. 1991):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Membro da Comissão Editorial.
    • Ponto Urbe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2021 ).
    • Universidad de Salamanca:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professor convidado do Mestrado Acadêmico em Estudios Brasileños Disciplina: Antropología de Brasil.
        Outras informações: Professor
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: PROFESSOR SUBSTITUTO CH/DEAN - Departamento de Antropologia
        Outras informações: Professor Substituto
    • Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Doutorando
    • CAMPOS (UFPR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
    • Fondation Maison Sciences de l'Homme:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade Lueji A'Nkonde:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Professor convidado do Mestrado em Educação da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte
        Outras informações: Professor visitante
    • EDUCAÇÃO E PESQUISA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).