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Cristina de Souza Agostini

    • Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005), graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, platão, aristófanes, democracia e comédia.

       

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    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Como ler os pré-socráticos. São Paulo : Paulus, 2012 . 64p. ISBN: 9788534933148.
    • AGOSTINI, CRISTINA DE SOUZA . Norberto Bobbio e a democracia nos diálogos platônicos REVISTA VIDERE (ON LINE) , v. 9 , p. 67 - 79 , 2017. ISSN: 21777837.
    • AGOSTINI, CRISTINA DE SOUZA . Hipólito e Teseu enredados nas malhas da decisão indiscutível Letras Clássicas (USP) , v. 18 , p. 38 - 56 , 2014. ISSN: 15164586.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . O discurso de Aristófanes no Symposium e a literalização da metáfora Revista ARCHAI. As origens do pensamento ocidental , v. 9 , p. 7 - 162 , 2012. ISSN: 21794960.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A construção de um Sócrates risível Ítaca (Rio de Janeiro) , v. 9 , p. 43 - 49 , 2008. ISSN: 15199002.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Nuance democrática Primeiros Escritos VI , v. II , p. 1 - 200 , 2003. ISSN: .
  • Capítulos publicados: 2
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . O gozo etílico, sexual e gastronômico requer a paz na comédia de Aristófanes. Reflexões sobre a Paz, v. 2, p. 7 - 256, 2018.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Minha casa é sua casa: a necessária hospitalidade grega na regulação das Relações Internacionais. Cultura e Direitos Humanos nas Relações Internacionais, v. I, p. 7 - 225, 2016.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Platão: A Filosofia ressignificativa . InComunidade , Porto-Portugal , 01 dez. 2016.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Formular problemas e articular soluções . Educatrix , São Paulo , 01 jun. 2014.
    • Cristina Agostini ; AGOSTINI, Cristina de Souza . Conflito de gerações na escola e o papel das novas tecnologias . Educatrix , São Paulo , 07 out. 2013.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza ; Cauê Cardoso Polla . Tempo, uma questão filosófica . Educatrix , São Paulo , 07 out. 2013.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . As razões do desejo . Mente, cérebro e filosofia , São Paulo , 28 mar. 2011.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Os mistérios do amor . Mente, cérebro e filosofia , São Paulo , 28 mar. 2011.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Fora da caverna . Mente, cérebro e filosofia , São Paulo , 28 mar. 2011.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Platão, um aristocrata em plena democracia . Mente, cérebro e filosofia , São Paulo , 28 mar. 2011.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Por que ler Platão e Aristóteles . Mente, cérebro e filosofia , São Paulo , 28 mar. 2011.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . O mundo de Platão e Aristóteles . Mente, cérebro e filosofia , São Paulo , 28 mar. 2011.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Fast terapia ou junk terapia? . Veja na sala de aula , internet , 17 ago. 2009.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Vida que se segue...ou não? . Veja na sala de aula , São Paulo , 21 mai. 2008.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Cartas metafísicas . Veja na sala de aula , São Paulo , 16 abr. 2008.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Diferenciado, porém igual . Veja na sala de aula , São Paulo , 27 jun. 2007.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Entre o bem e o prazer: a visão platônica das luzes e sombras da alma . Mente, cérebro e Filosofia , São Paulo , 14 mar. 2007.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . O amor em Platão: o sentimento que nos faz semelhantes aos deuses . Mente, cérebro e filosofia , São Paulo , 14 mar. 2007.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Conhecer é agir: o conhecimento platônico e a alegoria da caverna . Mente, cérebro e Filosofia , São Paulo , 14 mar. 2007.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Platão: uma pequena biografia incerta . Mente, cérebro e Filosofia , São Paulo , 14 mar. 2007.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A filosofia feminina: Platão e a reformulação dos conceitos de oikos e pólis n'A República. In: XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia , 2010 , Águas de Lindóia. Livro de Atas- Atas do XIV Encontro Nacional de Filosofia. Rio de Janeiro : Imos Gráfica e Editora, 2010. p. 5 - 575.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Quando a apropriação do ridíulo pela filosofia transforma a invectiva em ironia. In: XII Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia , 2008 , Canela. XIII Encontro Nacional de Filosofia Anpof. São Leopoldo : Unisinos, 2008. p. 5 - 707.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A construção de um Sócrates risível. In: XV Seminário do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ , 2007 , Rio de Janeiro. anais do XV seminário dos alunos do programa de pós-graduação em Filosofia da UFRJ. : , 2007.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A desvirilização pela filosofia. In: ANPOF , 2006 , Salvador. XII Encontro nacional de filosofia da ANPOF/livro de atas. Salvador : EDUFBA, 2006. p. 5 - 563.
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . QUANDO A PALAVRA ESCRITA DEFINE O CARÁTER: O CASO DE FEDRA E DE HIPÓLITO. La Plata : , 2018 (Artigo em Actas del Octavo Coloquio Internacional)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Platão e a questão da alma. São Paulo : Paulus , 2017 (Tradução)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . O problema do ser em Aristóteles. Ensaio sobre a problemática aristotélica. São Paulo : Paulus , 2012 (Tradução)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Revista Em Tempo- UNIVEM. 2019 (Parecer)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Revista Em Tempo -UNIVEM. 2019 (Parecer)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Revista Em Curso. 2018 (Parecer)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Revista Archai. 2016 (Parecer)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza ; SALATINI, R. ; DIAS, L. F. ; SALA, J. B. . III Encontro de Reflexões sobre a Paz- 'Paz e tolerância'. 2017 (Assessoria)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Revista Princípios. 2015 (Parecer)
    • AGOSTINI, CRISTINA DE SOUZA . Vegetarianismo, orfismo e pharmaka na tragédia de Eurípides. 2019 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Édipo e a peste em Tebas. 2020 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Ler e não duvidar: a desgraça bate à porta. 2019 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Querefonte: o amigo mais desvairado de Sócrates. 2019 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Diálogo: Filosofia essencial para o filosofar. 2019 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A supressão do diálogo e a catástrofe pedagógica. 2019 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A escrita e sua relação com o orfismo no Fedro e no Hipólito. 2017 (Congresso)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Le Socrate Risible. 2018 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Sócrates e a doença por discursos, no Fedro. 2018 (Simposio)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Entre o oráculo e a esfinge: Édipo decifra enigmas.. 2019 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Postura, movimento e dor no percurso do conhecimento. 2018 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Quando a palavra escrita define o caráter: o caso de Fedra e de Hipólito. 2018 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . O gozo etílico, sexual e gastronômico requer a paz na comédia de Aristófanes. 2017 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . O eikon como expediente necessário no Fédon. 2017 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A reviravolta filosófica das regras do simpósio, no Sumposium, de Platão. 2016 (Congresso)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Felicidade e bem viver em Platão. 2015 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Sócrates: o estereótipo do filósofo para além da filosofia. 2014 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Platão e Aristófanes e o acordo sobre o modo de vida filosófico. 2014 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . O modo de vida socrático na filosofia platônica e na comédia aristofânica. 2013 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Sócrates merece ser ridicularizado. 2013 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Hipólito e Teseu enredados nas malhas da decisão indiscutível. 2012 (Conferência)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A comédia aristofânica na Apologia de Sócrates. 2012 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . The accusation of Orphism in Euripides' Hippolytus. 2011 (Congresso)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . O teatro na Atenas Clássica e a receptividade duvidosa de Platão. 2010 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A filosofia feminina: Platão e a reformulação dos conceitos de oikos e pólis n'A República. 2010 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A phýsis como circunstância da ação no Hipólito de Eurípides. 2010 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Quando a apropriação do ridíulo pela filosofia transforma a invectiva em ironia. 2008 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Platão e Aristófanes: a democracia a serviço das picuinhas. 2004 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A relação entre democracia e demagogia na Política de Aristóteles. 2003 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Uma possível aproximação entre demagogo (Aristóteles, Política V) e sofista (Platão, A República). 2002 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Democracia e o governo filosófico na República de Platão. 2002 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Nuance democrática. 2003 (Comunicacao)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Arteletra. 2016 Canal universitário de São Paulo
    • AGOSTINI, Cristina de Souza ; SALATINI, R. ; DIAS, L. F. . III Encontro de Reflexões sobre a Paz. "Paz e tolerância". 2017 (UNESP)
    • GUTIERREZ, J. L. ; AGOSTINI, Cristina de Souza . Simpósio Internacional do grupo de pesquisa DELPHOS. 2018 (Universidade Mackenzie)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza ; Cauê Cardoso Polla . XIV Semana de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza ; Duarte, A. S . Jornada de Estudos Clássicos e de Filosofia: A narrativa dispersa. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Semana de Filosofia 2015. 2015 (Universidade São Judas Tadeu)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A verdadeira filosofia como modo de vida em Agostinho de Hipona. 2016 (Universidade Federal de São Carlos)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A dor do percurso para o conhecimento: o diálogo platônico e a tragédia Ática. 2018 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . A comédia antiga e a figura do risível Sócrates. 2007 (UEPB-UFPB-UFCG)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . Foi sem querer querendo: por que ao homem é tão difícil assumir-se responsável por seus atos?. 2014 (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
    • AGOSTINI, Cristina de Souza . O que a tragédia grega pode ensinar sobre relações familiares. 2018 (Universidade São Judas Tadeu)
    • DIONIZIO, M. ; AGOSTINI, Cristina de Souza . Filosofia Contemporânea. 2019 (Revisora de material didático)
    • Nome do projeto: Ética e metafísica em Aristóteles (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGOSTINI, Cristina de Souza , ZINGANO, Marco Antônio de Ávila , ANGIONI, Lucas , BOLZANI, Roberto , BARBOSA FILHO, Balthazar , SANTOS, Luiz Henrique Lopes dos , LOPES, Marisa , AGGIO, Juliana , REGO, Julio Lopes .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa ao estudo sistemático da ética e da metafisica de Aristóteles, buscando pôr em evidência as relações conceituais vigentes entre as duas disciplinas. Tal tarefa requer ir ao núcleo das decisões metafísicas de Aristóteles, em particular sobre a posição da razão em seu sistema e sobre os seus diferentes usos (prático, teórico e produtivo). Pretende-se igualmente examinar temas da fisica (ou filosofia segunda) e da lógica, pois também elas estão diretamente envolvidas na grelha conceitual que constitui a armadura do sistema filosófico de Aristóteles. 0 projeto conta com cinco professores, todos diretamente envolvidos com temas da filosofia aristotélica em meio universitário.
    • Nome do projeto: A filosofia na escola (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGOSTINI, Cristina de Souza , Silva, M. A. , Marcolino, B. M. , Almeida, V. R. , Lima, T. P. , Ávila, H. A. L. , Oliveira, P. S. B. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa 'A filosofia na escola' tem como objetivo discutir os pressupostos práticos para o ensino de filosofia em níveis fundamental e médio, levando em consideração as circunstâncias regionais das escolas brasileiras. Fazem parte do cerne das discussões do grupo, tanto a elaboração de dispositivos capazes de introduzir a filosofia na realidade escolar dos jovens, como preparar os alunos de filosofia para a prática docente pautada pelo respeito à vivência e à diversidade dos educandos.
    • Nome do projeto: Ensino e pesquisa sobre Antiguidade: Estudos Interdisciplinares (Parte II) (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: AGOSTINI, Cristina de Souza , CAMPOS, C. E. C. , HECKO , L. , ZARBATO, J. A. M. , GASQUES, L. R. T. B. , LACERDA, L. M. P. , JUNIOR, C. A. O. .
      Descrição: Pensar o Ensino e a Pesquisa em História é um ato reflexivo que exige sensibilidade para o alcance de resultados no campo científico-escolar do Brasil. Assim, urge uma postura docente e social que valorize o saber histórico e os seus profissionais na atualidade. Afinal, as universidades formam um locus de produção do conhecimento histórico, que são capazes de democratizar o saber sobre diversas temporalidades e assim ampliar nossa visão de mundo. Logo, isso serve de motivação para os pesquisadores, professores e sociedade conscientizada em problematizar a importância da História para os estudantes e formar esses grupos para a cidadania e a diversidade, em épocas de obscurantismo e retrocesso social. Cabe mencionar que a Antiguidade intriga, tensiona e gera conflitos entre os pesquisadores justamente por sua dinâmica e possibilidades de análises sociais. O estudo sobre o pensamento político e social antigo figura como um poderoso instrumento de reflexão para os pesquisadores e discentes contemporâneos, por possibilitar o alargamento de visões acerca de aspectos antropológicos do cenário atual. Logo, as pesquisas sobre esse vasto Mundo Antigo nos permitem tecer uma pluralidade de perspectivas no que tange ao próprio papel humano no meio social, tanto da Antiguidade, quanto nos dias de hoje.
    • Nome do projeto: Diálogo: essência filosófica para o ensino de Filosofia Antiga (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGOSTINI, Cristina de Souza , CAMPOS, C. E. C. .
      Descrição: Os termos philosophia e philosophein (filosofia e filosofar) já faziam parte do vocabulário grego muito antes de terem adquirido os significados técnicos que os Diálogos Platônicos lhe atribuem. De fato, a primeira articulação filosófica acerca do vocábulo filosofia remonta à incansável delimitação e distinção que os Diálogos platônicos elaboram sobre a atividade daquele que filosofa em contraposição a uma variedade de personagens da polis ateniense. Por meio da figura de Sócrates, Platão legou o exemplo da ação filosófica como uma atividade específica de relação com o cosmo, com o outro e com a alma, conferindo identidade filosófica a todos que, compartilham com Sócrates o método dialógico como conteúdo e forma da inacabada busca filosofante. Embora, a Filosofia Ocidental tenha construído sua arquitetônica a partir de uma certa apropriação da filosofia platônica, bem como aprofundado o sentido técnico e específico da disciplina enquanto saber acadêmico para o qual existem determinados conteúdos que devem ser ensinados nos diferentes graus de seu estudo, observou-se a paulatina eliminação do Diálogo como essência do filosofar ao longo da História. Nesse sentido, a despeito do ofuscamento tanto da dialogia dos textos filosóficos, quanto da compreensão do processo filosófico como diálogo, autoras e autores tão diversos como Martha Nussbaum e Paulo Freire sustentam a necessária retomada da ?pedagogia socrática?. Desse modo, o projeto de pesquisa propõe, por um lado, elaborar uma investigação acerca da herança dialógica para a filosofia moderna e renascentista enquanto método expositivo e, por outro lado, discutir quais as implicações pedagógicas de uma perspectiva que compreenda como único pressuposto para o filosofar e, portanto, para o ensino da filosofia, o aprendizado e o treinamento dialógico (de acordo com o modelo socrático.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Bolsa de Iniciação Científica em História da Filosofia
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Escola Estadual Prof Joaquim Leme do Prado:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de Filosofia no ensino médio
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Colégio Albert Sabin:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de Filosofia
    • Centro Universitário São Camilo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade São Judas Tadeu:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2019 ).
        Outras informações: Professora
    • Centro Universitário Assunção:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2012 ).
        Outras informações: professora
    • Colégio São Judas Tadeu:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professora de Filosofia
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professora Adjunta