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Suzel Ana Reily

    • Suzel Ana Reily é Professora Titular de Etnomusicologia do Departamento de Música do Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Completou o doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo em 1990 e logo em seguida assumiu posição de ensino e pesquisa na Queen's University Belfast, onde permaneceu até junho de 2015. Seu livro, 'Voices of the Magi: enchanted journeys in southeast Brazil', foi publicado por University of Chicago Press em 2002. Organizou quatro volumes: 'The Musical Human: Rethinking John Blacking´s Ethnomusicology in the 21st Century' (Ashgate, 2006); com Katherine Brucher, 'Brass Bands of the World: Militarism, Colonial Legacies, and Local Music Making' (Ashgate 2013); com Jonathan Dueck, 'The Oxford Handbook of Music in World Christianities' (Oxford University Press, 2016), que foi contemplado com uma menção honrosa do 2018 Ellen Koskoff Edited Volume Prize; 'Routledge Companion to the Study of Local Musicking' (com K Brucher, Routledge, 2018), que foi contemplado com o 2019 Ellen Koskoff Edited Volume Proze; duas edições especiais de revistas internacionais: 'Brazilian Musics, Brazilian Identities' (edição especial do 'British Journal of Ethnomusicology', 2001); 'The Sounds of Processions' (edição temática de 'Yale Journal of Music and Religion', 2016); um dossiê temático: 'Música e Memória' ('Música e Cultura', 2014).

       

      Links:    

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    • REILY, S. A. . Repondant - Special Interdisciplinary Panel.. 2010 (Outra)
    • REILY, S. A. . The 'encontro de bandas': new space for traditional music in southeastern Brazil. 2009 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . The Musical Human: 21st Century Musicology after Colonialism. 2009 (Conferência)
    • REILY, S. A. . Bands: Place and Space. 2009 (Simposio)
    • REILY, S. A. . Local Music Making and the Liturgical Renovation in Minas Gerais. 2007 (Seminário)
    • REILY, S. A. . Bandas de Sopro - um diálogo transcultural. 2008 (Seminário)
    • REILY, S. A. . O estudo da música brasileira no contexto global: um diálogo entre a Irlanda do Norte e o Brasil. 2006 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . Bands and Choirs: Music and Bodily Experience in the Holy Week Processions of Campanha, Minas Gerais. 2007 (Conferência)
    • REILY, S. A. . Folk Music, Art Music, Popular Music: What do these categories mean today?. 2007 (Simposio)
    • REILY, S. A. . Dissonant Catholicisms: The ´Golden Atlantic´and the Emplacement of Soundscapes in Minas Gerais. 2007 (Conferência)
    • REILY, S. A. . Music in the Streets: A Dialogue between Brazil and Northern Ireland. 2007 (Conferência)
    • REILY, S. A. . The Musical Experience of Popular Catholic Religiosity in Southeastern Brazil. 1998 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . The En-chantment of the World: Ritual Music in Southeast Brazil. 1998 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . Venda Girls' Initiation Schools: a CD-Rom of John Blacking's Ethnographic Material. 1999 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . John Blacking's Representation of Venda Music and Music-Making. 2000 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . The 'Music Making in Belfast' Project: hypermedia in the teaching and learning of ethnographic practice. 2001 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . The Tupi's Lute: The Making of a Brazilian National Symbol. 2002 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . When a new priest comes to town: negotiating musical space in the Holy Week celebrations of a small former mining town of southern Minas Gerais. 2002 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . Enchanted Visions in Southeast Brazil. 2002 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . The Baroque Experience: Holy Week in Southern Minas Gerais. 2003 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . Whose Motets are They? Local Myth and Historical Reconstruction in the Trajectory of the Holy Week Repertoire of Campanha, Minas Gerais. 2003 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . Metodologia de pesquisa em música: etnomusicologia. 2000 (Seminário)
    • REILY, S. A. . European and American Ethnographic Methods. 2000 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . Encantamento: perspectivas para o estudo da música no catolicismo popular brasileiro. 2002 (Conferência)
    • REILY, S. A. . Para lembrar do cativeiro: a memória social dos congados de Campanha. 2002 (Conferência)
    • REILY, S. A. . O barroco mineiro. 2002 (Conferência)
    • REILY, S. A. . A Semana Santa campanhense: questões da propriedade cultural da música colonial mineira. 2003 (Conferência)
    • REILY, S. A. . Encantamento e o estudo do catolicismo popular no Brasil. 2004 (Conferência)
    • REILY, S. A. . Remembering the Baroque Era in the Holy Week Celebrations of Campanha. 2005 (Conferência)
    • REILY, S. A. . John Blacking and the Making of Ethnomusicology. 2005 (Comunicacao)
    • REILY, S. A. . Consciência histórica e identidade local nas celebrações da Semana Santa de Campanha. 2005 (Conferência)
    • REILY, S. A. . A etnomusicologia de John Blacking. 2005 (Conferência)
    • REILY, S. A. . A etnomusicologia anglo-americana e os estudos de musica popular. 2003 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 8
    • REILY, S. A. ; O Suilleabhvain, M. . Fieldwork: Music and Ritual in Brazil. 2006 RTE Lyric fm
    • REILY, S. A. . Carnival in Belfast. 2006 BBC Ulster
    • REILY, S. A. . ?Não há música sem dimensão política?: conversa com Suzel Reily sobre música, etnomusicologia e os estudos acerca da cultura popular brasileira. 2012 Proa
    • REILY, S. A. . A etnomusicologia e a produção cultural. 2013
    • IKEDA, A. ; ZAN, J. R. ; REILY, S. A. . Cultura popular e tradições culturais no Brasil. 2016 IX Encontro de Educação Musical
    • REILY, S. A. ; WILLIAMS, S. ; BRIDGE, S. K. ; HARRIS, R. ; BAKAN, M. ; KEEGAN-PHELPS, S. . Closing Plenary Round Table. 2017 Mesa redonda
    • REILY, S. A. . Música de Natal. 2020 Bora SP (Campinas), TV Bandeirantes
    • REILY, S. A. ; TOOLE, J. . Folk Music in the Classical Repertoire. 2014 BBC Radio Ulster
    • REILY, S. A. ; Ramnarine, T. ; Donnan, H. ; Dawe, K. ; Clayton. <. . 16th Annual Meeting of the European Seminar in Ethnomusicology. 2000 (European Seminar for Ethnomusicology)
    • Pettan, Svanibor ; Stock, Jonathan ; REILY, S. A. . Meeting of the ICTM. 2005 (International Council for Traditional Music)
    • REILY, S. A. ; TSIOULAKIS, I. ; LOBLEY, N. ; CASSERLY, R. ; RAMSEY, G. . Joint Annual Meeting of the BFE and ICTM-IE - Ethnomusicology in the Digital Age. 2013 (British Forum for Ethnomusicology / ICTM-Ireland)
    • BARZ, G. ; TSIOULAKIS, I. ; BRUCHER, K. ; MCGEE, K. ; PESTANA, M. R. ; CLAYTON, M. ; DOWLING, M. ; ALCORN, M. ; CASSERLY, R. ; BRAGA, R. ; SATIKO, R. ; REILY, S. A. ; HERBERT, T. . Local Musicking in Cross-Cultural Perspective. 2015 (Queen's University Belfast)
    • REILY, S. A. . XXVI Congresso da ANPPOM. 2015 (ANPPOM)
    • REILY, S. A. ; Brucher, Kate ; Biason, Mary Angela . Wind Bands in Cross Cultural Perspective. 2009 (Queen's University Belfast)
    • REILY, S. A. . Orientacoes Teoricas na Etnomusicologia. 2011 (Unicamp)
    • REILY, S. A. . Teoria e Metodo na etnomusicologia. 2012 (Universidade de Brasilia)
    • REILY, S. A. . Seminario de Musicologia. 2012 (UFRJ)
    • REILY, S. A. ; HIKIJI, R. S. G. ; TONI, F. C. . 1o Relatório - Projeto Temático Fapesp 2016/05318-7. 2017
    • REILY, S. A. ; HIKIJI, R. S. G. ; TONI, F. C. . 2o Relatório Científico - FAPESP. 2018
    • REILY, S. A. ; HIKIJI, R. S. G. ; TONI, F. C. . 3o Relatório Científico - Projeto Temático Fapesp 'O Musicar Local'. 2019
    • REILY, S. A. ; TONI, F. C. ; HIKIJI, R. S. G. . 4o Relatório Científico - Projeto Temático FAPESP 'O Musicar Local'. 2020
    • REILY, S. A. ; HIKIJI, R. S. G. ; TONI, F. C. . 5o Relatório Científico - Projeto Temático Fapesp 'O Musicar Local'. 2021
    • HIKIJI, R. S. G. ; TONI, F. C. ; REILY, S. A. . 7o Relatório Científico - Projeto Temático Fapesp 'O Musicar Local' (Relatório de pesquisa).. 2023
    • REILY, S. A. ; HIKIJI, R. S. G. ; TONI, F. C. . 6o Relatório Científico - Projeto Temático Fapesp 'O Musicar Local'. 2022
    • REILY, S. A. . Using blogs as student learning journals. 2013 (Depoimento de uma expediência didática)
    • REILY, S. A. ; MCINTOSH, J. ; MORRIS, H. ; RAMSEY, G. ; SCHILLER, R. . The Music Making in Belfast Project. 2001 (O uso de hipermídia na educação)
    • WITHEROW, J. ; REILY, S. A. . Video Essays ? Parading Bands in Northrn Ireland. 2006 (Produção de "ensaios" visuais)
    • Nome do projeto: Musicar Local - novas trilhas para a etnomusicologia (2016 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , SATO, E. , ROBONATO, V. H. , CAMARGO, N. V. B. , ROA, C. L. , PATSIAOURA, E. , MURRAGURRIA, L. A. , SANTOS, T. H. , BERTHO, R. M. , BUZZI, P. M. R. , PICCHIA, P. M. , LAPPICY, P. , WERNET, K. , CARVALHO, G. M. L. , MARTINS, G. A. I. , ERMEL, P. B. , GIESBRECHT, E. , SALLES, P. P. , ALMEIDA, M. V. S. R. M. , CASTRO, M. C. , NOGUEIRA, L. W. M. , CHALCRAFT, J. , ROCHA, E. S. E. , REIS, E. A. , MATAREZZIO FILHO, E. T. , RAMOS, D. P. , BUENO, A. C. P. , PINTO, A. M. V. , TONI, F. C. , PIMENTEL, H. , HIKIJI, R. S. G. , RIBEIRO, A. M. .
      Descrição: Este projeto visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical ou do musicar em localidades diversas. Adotamos o termo musicar como tradução da palavra musicking, cunhada por Christopher Small, para descrever qualquer forma de engajamento com música. Assim, a performance musical é uma forma de musicar, mas musica-se também ao ouvir ou falar sobre música, ao fazer o download de uma música ou mesmo ao participar da organização de um show. Com efeito, Small chama atenção para o caráter social do musicar, ocorra ele numa performance em tempo real ou mediado por música gravada. Musicar, enfim, é engajar-se num processo interativo ligado à produção e vivência da música.Ao atrelarmos o musicar ao local, buscamos investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.
    • Nome do projeto: Cultura e Memória Negra: Um Estudo Musical Sob Um Ponto De Vista Etnográfico (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , PAULA, T. P. .
      Descrição: Esse trabalho tem por objetivo registrar a memória negra de Campinas a partir da análise das tradições musicais de descendência africana, reavivadas em alguns dos principais grupos tradicionais na cidade. Como já foi demonstrado por diversos pesquisadores, muitas vezes é somente através de formas performativas que a memória subalterna pode ser transmitida de uma geração a outra. As atividades musicais destes grupos envolvem formas de performance participativas, incluindo tanto o musicar e o dançar. A pesquisa, portanto, envolverá ?observação-participante?, para que a pesquisadora possa assimilar no fazer esta memória e seu significado para as comunidades performativas. Pretende-se concentrar a pesquisa em torno da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e do Grupo Urucungos, Puítas e Quijêngues, que promovem oficinas abertas para o público em geral.
    • Nome do projeto: OS MOÇAMBIQUES NO VALE DO PARAÍBA ? SP: UM ESTUDO ETNOMUSICOLÓGICO DA MEMÓRIA NEGRA NA CULTURA POPULAR BRASILEIRA (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , REMANE, O. S. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo empreender um estudo aprofundado sobre a prática dos moçambiques no Vale do Paraíba. A pesquisa se atentará sobre os aspetos musicais, como repertórios de canções, seus ritmos e variações, vendo como eles contribuem para a formação e manutenção e uma memória entre os praticantes dessa manifestação cultural e relações/conexões que são tecidas relativamente à África, Moçambique, país do Sul de África, em particular. Visa-se, enfim, identificar como os participantes relacionam suas práticas musicais ao conjunto de memórias suscitadas pelas suas práticas performativas do repertório do moçambique.
    • Nome do projeto: A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE SAÚDE APLICADA EM PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , PATREZE, C. .
      Descrição: O trabalho tem como foco, fazer uma pesquisa bibliográfica sobre como a música pode ajudar na recuperação e tratamento para as pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer, oferecendo assim, uma melhora na qualidade de vida de seus portadores. A pesquisa contará com uma revisão bibliográfica sobre como o Alzheimer atua em nosso cérebro, seus sintomas e tratamentos, o funcionamento do nosso cérebro quando ouvimos música e como isso pode ajudar o portador da doença. Também abordará como a musica é usada no Brasil para o tratamento da doença, através da busca de contatos de profissionais da área médica na região de Campinas.
    • Nome do projeto: Extensão: O Musicar Local - novas trilhas para a etnomusicologia (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REILY, S. A. , MAGOWAN, F. , GIESBRECHT, E. , BITHELL, C. .
      Descrição: O projeto temático O Musicar Local - novas trilhas na etnomusicologia possui financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PROCESSO FAPESP 2016/05318-7) e vem sendo desenvolvido no Departamento de Artes da Universidade Estadual de Campinas, sob a direção da professora Suzel Ana Reily, do Departamento de Música. Reunindo uma equipe interdisciplinar, que conta com pesquisadores em música, etnomusicologia, antropologia visual/performance e estudos brasileiros, o projeto conta também com pesquisadores advindos de outras universidades, tais como USP, UNESP, UECE dentre outras. Suas linhas de pesquisa convergem num eixo central que alinha reflexões sobre o fazer musical e a localidade; visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical - ou do musicar - em localidades diversas. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. As perspectivas que norteiam nosso projeto se articulam a abordagens que vêm sendo desenvolvidas ao longo das últimas décadas em diversas disciplinas interessadas em música. Deste modo, a aproximação com expoentes dessas áreas traria profundo impacto, não apenas a nosso grupo de pesquisa, mas a toda a comunidade acadêmica interessada nessas questões. Assim, pretendemos trazer etnomusicólogas britânicas renomadas, Profa. Dra. Caroline Bithell (Universidade de Manchester - UK) e Profa. Dra. Fiona Magowan (Queen's University Belfast - UK), cujo trabalho se relaciona com questões que norteiam as preocupações do Temático. Elas virão para ministrar palestras direcionadas a nosso grupo e abertas à comunidade acadêmica mais ampla da Unicamp, além de desenvolver uma oficina prática.
    • Nome do projeto: Estratégias na Manutenção das Atividades da Corporação Musical Lira de Serra Negra (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , GUARDIA, G. A. D. .
      Descrição: Este projeto de iniciação científica tem como objetivo verificar como a Corporação Musical Lira de Serra Negra tem feito para manter suas atividades nos dias atuais, através de mudanças de repertório, novas formas de apresentação (como a apresentação itinerante, por exemplo), apoio da população/prefeitura do município, ou mesmo com um conjunto de todos esses fatores, tendo em vista a mudança do cenário atual para as "bandas de coreto", e diminuição ou mesmo extinção de suas participações em eventos da cidade. Serão feitas entrevistas com membros da banda, com a população local e será verificado, através de uma análise musaical, como repertórios antigos se comp0aram com os atuais da banda e de como suas formas de apresentações atuais contribuem para a permanência de suas atividades.
    • Nome do projeto: Musicar no Espírito: louvor, comunidade e a produção da localidade entre pentecostais nigerianos na diáspora (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , PATSIAOURA, E. .
      Descrição: Esta pesquisa explora a relação entre música e localidade, enfocando práticas, experiências e percepções do musicar entre diferentes comunidades de pentecostais nigerianos em contextos diaspóricos. Utilizando uma metodologia multi-situada, envolverá pesquisa de campo etnográfica nas cidades de Campinas e São Paulo (Brasil), Manchester (Reino Unido), e Lagos (Nigeria) para compreender como o musicar local informa e reflete a circulação global de movimentos religiosos populares, como o pentecostalismo nigeriano. Seguindo a linha do Projeto Temático 2016/05318-7 O Musicar Local - novas trilhas na etnomusicologia, aborda a localidade como um lugar em construção, refletindo práticas e experiências sócio-musicais compartilhadas. Por enfocar o musicar em comunidades diaspóricas e religiosas, estende a orientação a uma discussão da translocalidade, isto é, um entre-lugar, englobando tanto locais geograficamente distintas quanto estados de ser seculares e espirituais. Neste sentido, ao observar como a prática musical dá forma e é formada pela prática cultural entre localidades geográficas e vivências localizadas, a pesquisa investiga as (trans)localidades do musicar. Uma investigação desta ordem pode proporcionar uma compreensão pertinente não apenas a um relacionamento multi-facetado do musicar e da produção da localidade, mas também do papel desta relação na formação e disseminação global das culturas. Além disto, esta pesquisa aborda uma lacuna significativa num contexto pouco estudado, embora extenso, do movimento do cristianismo pentecostal nigeriano. Além de publicações de alta qualidade, apresentações em congressos e um site etnográfico, esta pesquisa gerará um rico diálogo interdisciplinar e promoverá maior reconhecimento da relevância da Etnomusicologia e da Antropologia da Música a um público amplo.
    • Nome do projeto: Uma Bolívia paulistana: O musicar na Praça Kantuta (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , ROA, C. L. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe-se estudar o musicar da Praça Kantuta, São Paulo (SP), a qual se constituiu historicamente como um espaço de encontro dos mais de 100.000 migrantes bolivianos que moram na cidade de São Paulo. Localizada no centro da cidade, no bairro Canindé, a praça abriga uma feira tradicional nos domingos, onde diversos grupos ensaiam e se apresentam. Faremos um mapeamento das atividades relacionadas com o musicar dos frequentadores da praça pois acreditamos que além de nos ajudar a compreender como as comunidades de prática (Wenger, 1998) se formam e se sustentam nesse contexto, ele pode nos permitir entender como elas se articulam à organização da própria comunidade migrante como um todo. Para isso será realizada pesquisa de campo in situ, com observação participante, entrevistas e grupos focais.
    • Nome do projeto: Pagode da Vó Tiana - linha de frente no samba campineiro (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , CAMARGO, N. V. B. .
      Descrição: Esse projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal descobrir de que maneira o Pagode da Vó Tiana atua em Campinas, em relação ao fortalecimento da comunidade negra da Vila Texeira, tendo em vista o processo histórico de dispersão e repressão que afrodescendentes sofrem na cidade. Também pretende situar esse coletivo dentro dos grupos de resistência negra em Campinas como "Urucungos, Puítas e Quijêngues" e "Casa de Cultura Tainã". Além disso, descobrir se esse Pagode contribuiu para a grande ascensão de grupos e rodas de samba na cidade de Campinas nos últimos catorze anos; e fazer também um levantamento do repertório de canções mais assimilado popularmente pelos frequentadores das rodas na Vila Texeira. Para isso serão feitas pesquisas de campo de Observação Assistemática e Participante (LAKATOS, 1996:79), e Entrevistas Abertas (MINAYO, 1993), priorizando as Histórias de Vida dos entrevistados e buscando as relações afetivas de memória para com os pontos de investigação deste projeto.
    • Nome do projeto: A cena rap de Campinas (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , ROBONATO, V. H. .
      Descrição: Dentro da cultura hip-hop surgida nos Estados Unidos, destacam-se três vertentes formadoras da mesma, o Rap, o Grafite e o Break. No quesito musical, temos o Rap, que se propagou muito pelo território brasileiro, sobretudo em São Paulo, onde assume várias formas e ganha força através de muitas vozes nas periferias. O Rap brasileiro possui muitas singularidades, se comparado ao americano e na cidade de Campinas isto não é diferente. Esta pesquisa visa perceber como esta música se desenvolve e assume formas neste ambiente específico, levando em conta questões de temática e aspectos especificamente musicais. Além disso, observar como os espaços existentes para esse tipo de manifestação musical se configuram e afetam todos os envolvidos nos processos de produção, performance e assimilação da mesma. A pesquisa se dará através da coleta de dados por depoimentos, entrevistas e acompanhamento das apresentações dos grupos da cena local de campinas e região metropolitana. Os dados serão analisados e usados para um maior entendimento de como este local afeta e modifica uma forma de música que num primeiro momento foi colocado como "estrangeiro", voltando-se especificamente para o contexto de Campinas.
    • Nome do projeto: Música na Rua: A Relação Mútua entre Localidade e Musicar na Avenida Paulista (2020 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , TALAMINI, M. .
      Descrição: Em São Paulo, com a promulgação da lei que instituiu oficialmente o Programa Ruas Abertas, em 2016, pelo prefeito Fernando Haddad, a Avenida Paulista passou então a ser aberta aos domingos para pedestres e ciclistas, para manifestações e intervenções artísticas. Ao caminhar pela extensa avenida, percebemos a forte presença de música, desde uma banda com equipamentos de som profissional de alta projeção, até mesmo uma pessoa sozinha tocando gaita de boca ao lado de uma banca de jornal. Entre diversos gêneros, estilos e formas de performance musical, o público se aglomera em torno das apresentações, seja apenas para ouvir ou também dançar e cantar junto. Utilizamos o termo "musicar", tradução do conceito "musicking", de Christopher Small, por deslocar o foco e atenção, antes dado às formas e estéticas, para os processos e práticas que envolvem a música, sendo a performance musical apenas uma das formas do musicar, pois, para Small, musicar é todo e qualquer engajamento ligado à experiência musical. Esta pesquisa busca refletir sobre como o "musicar" dos artistas de rua constrói e é construído pela localidade e de que maneira os músicos, assim como o público que canta, dança, aprecia, ressignificam a Avenida Paulista. Busca-se uma reflexão sobre o modo pelo qual se faz cidade, se exerce cidadania, se vivencia e constrói localidade ao ocupar musicalmente os espaços públicos.
    • Nome do projeto: O FUTURO AINDA EXISTE: UMA EXPERIÊNCIA DO MUSICAR LOCAL (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , PEREIRA, E. G. .
      Descrição: Danilo Schultz foi um músico natural de Poços de Caldas (MG), atuante principalmente nesta cidade e em São Paulo (SP). Entre suas atividades musicais, destacam-se suas participações em grupos regionais e rodas de choro. Atuou ainda como professor de violão do Conservatório Municipal Antonio Ferruci Viviani. Aos 36 anos, foi diagnosticado com uma doença em estágio avançado, o que o impulsionou a gravar um disco de composições próprias e a manter também um diário. O disco foi finalizado pelos parceiros musicais de Danilo e lançado como uma obra póstuma a partir de uma campanha de financiamento coletivo. O presente projeto, portanto, tem como proposta a busca de significações desse processo de construção do disco enquanto uma experiência de narrativa musical e coletiva.
    • Nome do projeto: Música, identidade e competição no (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , MOSQUERA, C. D. P. .
    • Nome do projeto: A Construção do Conhecimento Musical Grego Antigo na Atualidade (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , RIBEIRO, A. M. .
      Descrição: Alguns estudiosos do mundo da Grécia Antiga, no passado, asseguraram não ser possível conhecer a sonoridade da música grega antiga. Porém, atualmente existe um movimento que busca resgatar como teria soado essa música a partir dos documentos musicais que sobreviveram ao tempo. Por conta dos questionamentos e estudos de vários acadêmicos, hoje se tem transcrição para a nossa partitura de todos os documentos musicais gregos antigos sobreviventes assim como performances dessas obras. Além disso, novos questionamentos referentes a essa música vêm surgindo, como o caso de Stefan Hagel (2010), que argumentou que as transcrições feitas até então estariam mais agudas em relação ao que teria soado, propondo novas formas de se pensar esses sons. Este projeto de pesquisa, portanto, objetiva estudar como está acontecendo a construção do conhecimento musical grego antigo atualmente. Além disso, também está particularmente interessado em olhar como essa música está sendo pesquisada, disseminada, praticada e percebida. Inserido no campo da Etnomusicologia, o projeto propõe que a prática contemporânea e o estudo da música grega antiga são uma forma de musicar (SMALL, 1998), que ocorre junto a uma "comunidade de prática" (WENGER, 1998) músico-acadêmica. Além disso, ao combinar métodos dos campos da Arqueomusicologia e Etnomusicologia, o projeto visa promover entendimentos sobre os aspectos musicológicos da música grega antiga e sobre as pessoas envolvidas no estudo e performance dessa música atualmente.
    • Nome do projeto: Estudos de exemplos do musicar local: A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas através de seus programas musicais até 1974 (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , NOGUEIRA, L. W. M. , COSTA, G. A. .
      Descrição: O projeto se propõe a analisar os programas e documentos relativos a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) até 1974, quando a orquestra se torna de fato municipalizada. O resultado deste trabalho fará parte de um projeto maior que visa levantar a história da orquestra desde a sua criação em 1929 até os dias atuais. É importante ressaltar que em 2019 a orquestra está comemorando seus 90 anos e esse projeto está integrado a esta comemoração.
    • Nome do projeto: Para onde vão e como performam os grupos de (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , COELHO, L. F. .
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de entender como grupos de bumba meu boi e suas comunidades compreendem, vivenciam e constroem as localidades da cidade de São Luís (MA) a partir de suas performances e musicares (SMALL, 1999). Estas questões serão amadurecidas através de um acompanhamento etnográfico de perto e de dentro (MAGNANI, 2002) das atividades de um grupo de bumba meu boi, que acontecem em função do período junino da cidade de São Luís. Suas apresentações e deslocamentos no espaço urbano, que acontecem em função do São João, geram discussões sobre pertencimento, desigualdades sociais e o papel do musicar como formadores de espaços (CERTEAU,1998) e de identidades. A pesquisa busca contribuir para discussões sobre como rituais urbanos podem ser momentos para afirmação, relativização ou rompimento de hierarquias sociais impostas.
    • Nome do projeto: O JONGO ENTRE SÉCULOS: RESISTÊNCIA CULTURAL E IDENTIDADE EM DIFERENTES PERÍODOS E ESPAÇOS DO BRASIL (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , GARCIA, G. R. .
      Descrição: Este trabalho tem como objetivo pesquisar o jongo considerando toda sua complexidadesociocultural, artística e musical em dois períodos diferentes da história brasileira (períodocolonial pré-abolição da escravatura e período pós consagração do jongo como patrimônioimaterial brasileiro), analisando e revisando as bibliografias e fontes existentes para entendercomo se articulam os sentimentos de resistência, identidade e pertencimento nas comunidadesjongueiras do passado e do presente, ou seja, buscará entender qual a mudança de panoramaque o jongo sofre com o passar dos séculos no que tange ao sentido da continuidade dessatradição no cotidiano das comunidades que a praticam, dando enfoque às especificidades nossentimentos de resistência e identidade produzidos por esse fazer musical em ambos osperíodos temporais. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo,possibilitando o contato com comunidades jongueiras atuais do Estado de São Paulo; a pesquisaconta com uma abordagem qualitativa, priorizando a interpretação das nuances dos dadoscoletados, bem como as abordagens descritivas e explicativas, visto que buscará reunirinformações acerca do passado e do presente, analisá-las e discuti-las com o embasamentocientífico necessário. É também uma pesquisa de natureza básica, posto que buscará ampliaros estudos sobre práticas tradicionais sob a perspectiva de analisar os espaços por elas criadose nelas originados, procurando assim influenciar trabalhos futuros à medida em que dialogacom a etnomusicologia de uma maneira específica porém com conceitos adaptáveis a outrasrealidades e ou musicares, sejam de prática do jongo ou não. O trabalho de campo será norteado3pelo modelo analítico de Anthony Seeger para a "etnografia da performance". Além disso, oslevantamentos reunidos seriam em muito orientados e analisados por meio do trabalho de Reilye Patsiaoura (2019) Ethnomusicology, no qual uma série de metodologias para etnografia éreunida, possibilitando o acesso a diferentes tipos de abordagem em entrevistas a seremutilizados de acordo com os contextos encontrados. Os métodos comparativo, histórico eindutivo também serão utilizados para o melhor andamento possível da pesquisa. O objetivocentral desta pesquisa é apresentar como se articulavam os sentimentos de resistência,identidade e pertencimento na prática do jongo do passado e nas comunidades jongueirasatuais, verificando assim quais foram as mudanças de panorama em relação à continuidadedessa prática; como objetivos secundários tem: conceitualizar o jongo como musicar local(conceito proposto por Reily para etnomusicologia), entender a ocorrência dos transcritosocultos no jongo e divulgar o jongo na atualidade. A análise dos dados reunidos será feitaconforme orientação contida na bibliografia, além de contar com os métodos científicos acimadescritos. Como resultados, espera-se que por meio dessa pesquisa seja possível compreendero jongo atualmente e seus significados na vida de quem participa ativamente dessascomunidades, compreendendo seus motivos atuais de continuidade, bem como entender comoarticulam-se os sentimentos de pertencimento, identidade e resistência nesses espaços.
    • Nome do projeto: MULHERES VIOLONISTAS: Oportunidades e desafios ao longo do tempo (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , SILVA, A. C. S. .
      Descrição: Esta pesquisa se volta para a investigação das associações de gênero quecercam o violão no Brasil e como elas afetam as práticas, oportunidades etrajetórias profissionais de mulheres que decidem seguir carreira comoviolonistas. O violão acústico, como o conhecemos hoje, é um instrumentorelativamente recente, embora se tenha conhecimento de instrumentossimilares desde a Idade Média tardia. Foram estes antecedentes do violão quechegaram ao Brasil com os primeiros colonizadores. Como em outros lugares,a sua versatilidade permitiu que instrumentos da classe do violão fossemintegrados a diferentes contextos sociais e adaptados a diversos gênerosmusicais. A iconografia do violão e instrumentos similares tendem a mostrá-loscom maior frequência nas mãos de homens, mas há representações e relatosde violonistas femininas. Assim, busca-se olhar para os diferentes contextos egêneros musicais em que há a presença do violão e até que ponto estasvariáveis foram propícias ou não para a atuação de mulheres. O projetoenvolverá um levantamento histórico para entender como as associações doinstrumento foram construídas no país, mas o foco recairá sobre as trajetóriasde violonistas profissionais atuando no Sudeste brasileiro hoje.
    • Nome do projeto: Os Mestres construtores de Shakuhachi em São Paulo e região (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , CLIMACO, J. A. .
    • Nome do projeto: O PAPEL DO SEMBA COMO FORMA DE IDENTIDADE NACIONAL NA SOCIEDADE COLONIAL ANGOLANA (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , GARCIA, G. R. .
      Descrição: Este trabalho tem como objetivo explorar o papel sociocultural do semba na sociedade angolana do período colonial da metade do século XX até a independência (1950-1975), ou seja, vai analisar como a consolidação e popularização do semba afetou culturalmente a sociedade angolana no quesito de identidade cultural, se tornando um dos símbolos nacionais. Assim, visa-se analisar os aspectos que enquadram o semba como uma fonte de afirmação identitária do povo angolano em detrimento da cultura e do poder português. Para tanto, serão exploradas as características do semba que o consagraram como tal aqui descrito, bem como seu contexto sociocultural e histórico. E mais: buscar-se-á entender os aspectos culturais do semba que referenciam a cultura local e exaltam características tidas como angolanas (destacando-as em relação às características coloniais, mas entendendo também que a identidade angolana provém de processos históricos e de aculturação geradas por esses) a ponto de tornarem o gênero um símbolo significativo no que diz respeito a cultura e identidade angolana propriamente dita, afastando-se de uma expressão artística simplesmente colonial. Tendo em vista a dificuldade de ir para Angola realizar uma pesquisa de campo, essa pesquisa provavelmente será bibliográfica.
    • Nome do projeto: O fazer musical do carimbó de Santarém Novo: música, políta e a construção de um patrimônio cultural brasileiro (2017 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , MURRAGURRIA, L. A. .
      Descrição: Esta pesquisa propõe investigar o musicar do carimbó paraense e suas relações com o universo das políticas públicas, particularmente das políticas para o patrimônio cultural, partindo de uma localidade específica: Santarém Novo/PA. No contexto da construção de uma política nacional de cultura que teve lugar a partir de 2003, esse pequeno município localizado no noroeste do estado se constituiu em polo de produção de saberes, de patrimônio, de militância e de lideranças políticas na área da cultura. Devido ao caráter participativo imprimido à política nacional então em curso, fazedores do carimbó de Santarém Novo tiveram a ocasião de participar de intensos processos de circulação ao longo do território nacional, experimentando intensas trocas e descobrindo novos saberes. A partir do musicar do carimbó dessa localidade, proponho explorar as relações entre "música" e "política", considerando o papel dos fluxos e do deslocamentos de pessoas, saberes e artefatos entre esse "local" e outros lugares da "nação". Qual o lugar do carimbó de Santarém Novo - de seu musicar - nessa circulação de pessoas, e na construção de redes de produção, de difusão, de pesquisa e de militância na área das culturas populares? Espera-se, ao tratar dessa pergunta, ampliar as percepções e sentidos do que seja "musical", procurando perceber como, no caso considerado, ele se relaciona com o político.
    • Nome do projeto: Local Musicking in Cross-Cultural Perspective (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REILY, S. A. , REBELO, P. , MCGEE, K. , BARZ, G. , PESTANA, M. R. , BRUCHER, K. , CLAYTON, M. , SATIKO, R. , SCHROEDER, F. , PRICE, L. , HERBERT, T. , MARSH, C. , MAGOWAN, F. , DOWLING, M. , BRYAN, D. , ALCORN, M. , TSIOULAKIS, I. , CASSERLY, R. , RAMSEY, G. , BRAGA, R. .
      Descrição: This project built on a history of cross-cultural studies into ?local musicking? at Queen?s, particularly within Ethnomusicology, but also Musicology, Anthropology, Sociology, Geography, History among other areas. The Research Group created a setting in which researchers from the disparate areas can come together for continuous concentrated debate and the development of joint research projects, both internally and with external partners. Discussions centred around understanding how musicians ? professionals and amateurs ? engage with ?the local?. Rather than looking at location in terms of the origins of music (i.e., Irish Music), local musiciking addressed the location of performance. We contend that such a shift contributes to the emergence of new ways of thinking about the role of music in culture and society, transcending current debate around ?music and identity? as well as theories around ?the local and the global?.
    • Graduacao:
      • Curso: Educação Musical
        Nome da Instituição: Hochschule Fur Musik Und Darstellende Kunst
        Ano de conclusão: 1979
    • Mestrado:
      • Curso: etnomusicologia
        Nome da Instituição: Indiana University
        Ano de conclusão: 1982
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1990
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1986 - 1990 ).
        Outras informações: BOLSISTA-CAPES
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Livre (1984 - 1985 ).
        Outras informações: PROFESSORA ASSISTENTE
    • Faculdade Paulista de Arte:
      • Tipo de vínculo: Livre (1983 - 1986 ).
        Outras informações: PROFESSORA TITULAR MESTRE
    • Faculdade Mozarteum de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1982 - 1986 ).
        Outras informações: PROFESSORA
    • Ethnomusicology Forum:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Yearbook of Traditional Music:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
        Outras informações: Editora de sites da internet
    • Musica e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • British Journal of Ethnomusicology:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 2003 ).
    • British Journal of Ethnomusicology:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2003 ).
        Outras informações: Co-editora da revista, com Martin Clayton
    • Ethnomusicology:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Ethnomusicology Forum:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
    • Anthropology Ireland:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1994 ).
        Outras informações: Editora
    • Journal of Latin American Culture:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - Atual ).
    • University of Chicago:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Tinker Visitng Professor, 2007
    • ICTM-Ireland:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2015 ).
    • The World of Music:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Advisory Board member
    • Pacific Review of Ethnomusicology (UCLA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
    • Arts and Humanities Research Council:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 2013 ).
    • The World of Music (Wilhelmshaven):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Popular Music:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
    • Yale Journal of Music and Religion:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Posição: Editora associada (associate editor)
    • Arts and Humanities Research Board:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2013 ).
    • Norient Academic Journal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Qualitative Research:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Austalian Humanities Review:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Humanities Research (Universidade Nacional da Austrália):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Journal of Popular Music Studies (Print):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Revista Portuguesa de Musicologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
    • Música Popular em Revista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Revista do Instituto de Estudos Brasileiros:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Yale Journal of Music and Religion:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Congregational Music Studies Series:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Congregational Music Studies Series é uma série de livros publicados por Ashgate Publishers, Aldershot, Reino Unido.
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professora Titular
    • Queen's University Belfast:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1990 - 2015 ).
        Outras informações: Reader
    • Muziki:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Opus (Belo Horizonte. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Campos - Revista de Antropologia Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Revista do Instituto de Estudos Brasileiroas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).