Não autenticado |

Marina Evaristo Wenceslau

    • Possui graduação em História pela Universidade Católica Dom Bosco (1975), graduação em Inspeção Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1976), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994). Pos doutora em Letras Clássicas e Vernaculas - pela USP e em História para Universidade Federal de Niterói. Atualmente é professora da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Escola, Museu, Cultura e Aldeia.

       

      Links:    

    • Aquisição da escrita em sociedade com predominio da oralidade
    • Educação escolar: identidade e alteridade
    • Cultura, Religiosidade e Saberes Locais
    • WENCESLAU, M. E. ; WENCESLAU, M. E. ; manoel pereira da silva ; joão paulo santos freire . INDÍGENA: O CONFLITO COTIDIANO NUM CONFINAMENTO.. MARINGÁ : MASSONI, 2011 . 108p. ISBN: 9788588905863.
    • WENCESLAU, M. E. . Subsídio para Professores: Escolas das Aldeias Terena - Argola, Babaçu, Cachoeirinha, Lagoinha e Morrinho. Campo Grande : Secretaria de Educação do MS, 1996 . 84p. ISBN: .
    • WENCESLAU, M. E. . Relatos e Fatos Kadiwéu. Campo Grande : Secrettaria de Educacão do Estado/MS, 1996 . 97p. ISBN: .
    • WENCESLAU, M. E. . Textos Produzidos pelos Professores: Aldeia Bananal. Campo Grande : SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO, 1996 . 63p. ISBN: .
    • WENCESLAU, M. E. . ESCOLA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA TERRA INDIGENA DE DOURADOS - TID Revista SODEBRAS , v. 11 , p. 77-9 - 79 , 2016. ISSN: 18093957.
    • WENCESLAU, M. E. ; autor . Os saberes tradicionais dos indígenas Kaiwá de Dourados-MS:transformações culturais através do tempo Ateliê geográfico (UFG) , v. 5 , p. 64 - 84 , 2011. ISSN: 19821956.
    • WENCESLAU, M. E. . A educação escolar bilíngue em meio aos índios da nação Guarany em Mato Grosso do Sul - no Municipio de Dourados A educação escolar bilíngue em meio aos índios da nação Guarany em Mato Grosso do Sul - no Municipio de Dourados , v. , p. 19 - 19 , 2001. ISSN: .
    • WENCESLAU, M. E. ; GONCALVES, D. F. . Identidade,Alteridade e Marginalidade Indígena em Mato Grosso do Sul. Política, Identidade e Marginalidade, v. 01, p. 01 - 230, 2011.
    • WENCESLAU, M. E. . AFIRMAÇÃO E RESISTÊNCIA - História Oral de Vida: o Índio Kayowá - Suicídio pelo Tekohá. (Re) introduzindo História Oral no Brasil, v. 1, p. - , 1998.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 1
    • STEFANELO, L. L. ; FACCENDA, O. ; ROTTA, M. C. B. ; WENCESLAU, M. E. ; WENCESLAU, M. E. . laterality and rhythm by genders in pre-adolescents students- jardim\ms . journal of the internationl federation of physical education , sao paulo , 27 fev. 2014.
    • WENCESLAU, M. E. . A Escola nos v''arios tempos entre as comunidades indígenas guarani e a escola na reserva indígena de dourados-MS. In: I FORUM INTERNACIONAL - POVOS INDÍGENAS , 2005 , Porto Alegre-RS. I FORUM INTERNACIONAL - POVOS INDÍGENAS. Porto Alegre-RS : PUC-PA, 2005. p. 13 - 23.
    • WENCESLAU, M. E. . Tradições, Memórias e Histórias. In: III Encontro Regional Sudeste de História Oral , 2000 , Mariana - MG. III Encontro Regional Sudeste de História Oral. Mariana - MG : Editora da Universidade de Minas Gerais, 2000. p. 13 - 14.
    • WENCESLAU, M. E. . A EDUCAÇÃO POPULAR E A QUESTÃO INDÍGENA. In: FORUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR DO OESTE PAULISTA , 2004 , LINS - SP. FORUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR DO OESTE PAULISTA. : , 2004.
    • WENCESLAU, M. E. . Mini Curso- O índio Guarani. In: I Jornada Empreendedora de Turismo - Despertando o Turismo e a Cultura , 2003 , Dourados. CD ROOM. : , 2003.
    • WENCESLAU, M. E. . A Guerra do Paraguai e as questões do Turismo. In: I Jornada Empreendedora de Turismo: Despertando o Turismo e a Cultura , 2003 , Dourados. publicação em CD ROOM. : , 2003.
    • WENCESLAU, M. E. . As Igrejas na Reserva Indígena de Dourados. In: I Simposio Internacional sobre Religiões, Religiosidades e Cultura , 2003 , Dourados. não tem. : , 2003.
    • WENCESLAU, M. E. . A Escola Indígena e a Diversidade. In: Critical Education & Utopia - Emergent Perspectives for the 21 st Century , 2003 , Lisboa. não tem. Lisboa : , 2003.
    • WENCESLAU, M. E. . A Educação Popular e a Cultura Indígena. In: I Forum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista- I FREPOP , 2003 , LINS. sem publicação. : , 2003.
    • WENCESLAU, M. E. . Escola e escolaridade - uma questão indígena. In: I Encontro Estadual da Associação Nacional pela formação dos profissionais da Educação-ANFOPE , 2003 , DOURADOS. eDUCAÇÃO. Campo Grande : UFMS, 2003.
    • WENCESLAU, M. E. . O INDÍGENA E A ATUALIDADE. In: SEMINÁRIO , 2001 , DOURADOS. EVENTO. DOURADOS : , 2001.
    • WENCESLAU, M. E. . AS FRONTEIRAS E O ENSINO DE LÍNGUAS. In: GEL , 2001 , MARÍLIA. XLIX- SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUISTICOS DO ESTADO DE SP. MARÍLIA : , 2001. p. 34 - 35.
    • WENCESLAU, M. E. . A Educação Escolar Bilingue em meio aos índios da nação Guaraní-MS Dourados. In: ANPUH , 2001 , BRASÍLIA. ANPUH. BRASÍLIA : UNB, 2001. p. 12 - 13.
    • WENCESLAU, M. E. . História Oral de Vida e o Índio da área urbana em Dourados. In: Históira Oral , 2000 , São Paulo. Resumo. São Paulo : , 2000.
    • WENCESLAU, M. E. . ÍNDIO URBANIZADO: ÍNDIO SEM TERRA - 2º ETAPA. : , 2001 (pesquisa mimiografada)
    • WENCESLAU, M. E. . o índio kayowá de maracaju: sua chegada, vida e sua história oral de vida no mubndo da comunidade envolvente. : , 1999 (pesquisa mimiografada)
    • WENCESLAU, M. E. . II Congresso Jurídico dos Cursos de Direito da UFMS. 2013 (Outra)
    • WENCESLAU, M. E. . I CONGRESSO JURIDICO DOS CURSOS DE DIREITO DA UFMS e I ENCONTRO TÉCNICO-CIENTIFICO DA FADIR\UFMS. 2012 (Outra)
    • WENCESLAU, M. E. . Participação no Comitê do FUNDECT. 1999 (Parecer)
    • WENCESLAU, M. E. . Relatório de Registro. 1999 (Parecer)
    • WENCESLAU, M. E. . Arqueologia. 1999 (Parecer)
    • WENCESLAU, M. E. . Revista Fronteiras. 1998 (Parecer)
    • WENCESLAU, M. E. . Revista Fronteiras. 2000 (Parecer)
    • WENCESLAU, M. E. ; JESUS, Dejanires Lageano de . a (re)tradicionalização dos territorios indígenas pelo turismo:um estudo comparativo entre os kadiwéu - ms e maorii nova zelandia. 2012 (Comunicacao)
    • WENCESLAU, M. E. ; GUEDES, Walter . o territorio na reserva indígena de dourados: cultura,identidade e vida. 2012 (Comunicacao)
    • WENCESLAU, M. E. ; JESUS, Dejanires Lageano de . os saberes tradicionais dos indígenas kaiowá de dourados-ms: transformações culturais através do tempo. 2012 (Comunicacao)
    • WENCESLAU, M. E. ; GUEDES, Walter . O espaço na Comunidadde Indígena de Dourados- Identidade e Alteridade. 2011 (Comunicacao)
    • WENCESLAU, M. E. ; MATSUMOTO,AS . Montagem de Ptrojetos: uma Abordagem Interdisciplinar. 2009 (Comunicacao)
    • WENCESLAU, M. E. ; MATSUMOTO,AS . Ensino e Aprendizagem através de Projetos: uma Reflexão Teórica e Prática. 2009 (Seminário)
    • WENCESLAU, M. E. ; autor . Territórios indigenas como cenario para a produção turística em mato grosso do sul, brasil: o caso do povo kadiweu. 2011 (Conferência)
    • WENCESLAU, M. E. ; autor . POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO INDÍGENA EN MATO GROSSO DO SUL (BRASIL): ANÁLISIS DEL TERRITORIO INDÍGENA KADIWÉU. 2011 (Comunicacao)
    • WENCESLAU, M. E. ; GONCALVES, D. F. . Terra, Memoria e Identidade. 2010 (Seminário)
    • WENCESLAU, M. E. ; GONCALVES, D. F. ; DANIELA SOTILLI GARCIA . O HOMEM PANTANEIRO E ATIVIDADES DE TURISMO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE CULTURA, IDENTIDADE E TERRITÓRIOS. 2009 (Seminário)
    • WENCESLAU, M. E. ; MATSUMOTO,AS . HISTORIA ORAL E TRADIÇÃO ORAL: VIDA DOS JAPONESES EM DOURADOS-MS. 2009 (Comunicacao)
    • WENCESLAU, M. E. ; GONCALVES, D. F. . academicos indígenas da uems, na unidade de dourados-ms. 2009 (Congresso)
    • GONCALVES, D. F. ; WENCESLAU, M. E. . Academicos |ndígenas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, na Unidade de Dourados\MS. 2009 (Comunicacao)
    • WENCESLAU, M. E. ; GONCALVES, D. F. ; manoel pereira da silva . estudo do meio na atividade turística: estudo de caso do Pantanal Sul-Matogrossense. 2008 (Outra)
    • WENCESLAU, M. E. ; manoel pereira da silva . MINI CURSO-ÁGUA NA RESERVA INDÍGENA DE DOURADOS-MS. 2008 (Conferência)
    • manoel pereira da silva ; GONCALVES, D. F. ; WENCESLAU, M. E. . FORMAÇÃO DOS INDÍGENAS DE DOURADOS EM MS. 2009 (Congresso)
    • WENCESLAU, M. E. ; GONCALVES, D. F. . estudo do meio na atividade turísitca: estudo de caso do pantanal sul-matogrossense. 2008 (uems)
    • WENCESLAU, M. E. . I CONGRESSO REGIONAL DE EDUCAÇAO FÍSICA ESCOLAR E FESTIVAL REGIONAL DE GINÁSTICA ESCOLAR. 2013 (UEMS)
    • WENCESLAU, M. E. . I CONGRESSO REGIONAL DE EDUCAÇAO FÍSICA ESCOLAR E FESTIVAL REGIONAL DE GINÁSTICA ESCOLAR. 2013 (UEMS)
    • STEFANELO, L. L. ; WENCESLAU, M. E. . I festival da canção da uems. 2017 (sindicato dos docentes da universidade estadual de mato grosso do sul)
    • WENCESLAU, M. E. . III CELLMS-Congresso de Estudos Lingüístico e Literários de Mato Grosso do Sul e IV EPGL-Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras e IEPPGL-Encontro de Pós-Graduação em Letras/UEMS/Dourados. 2007 (UEMS)
    • Nome do projeto: Índio Urbanizado: índio sem terra - 2ª etapa ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. .
    • Nome do projeto: Índio Urbanizado: índio sem terra - 1ª Etapa ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. .
    • Nome do projeto: O Censo populacional das comunmidades indígenas do Sul do Estado de Mato Grosso do Sul. ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. .
    • Nome do projeto: Índio sem Terra: Identidade e Alteridade no processo de urbanização e aculturação (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. .
      Descrição: Este processo procederá a discussão da questão teórica que fundamenta o processo de inserção do indígena, na área urbana do município de Dourados, através da História Oral de Vida e Temática. Neste estudo não trataremos especificamente das diferenças na oralidade, porém discutiremos o pensar e o agir do in´divíduo ou da sociedade não letrada.
    • Nome do projeto: Montagem de Projeto de Ensino, para professores da EEMJPRV (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. , manoel pereira da silva , LIMA, Andre Chastel .
      Descrição: Esta proposta de trabalho tm como objetivo atender aos professores da EEMJPRV na montagem de projeto de ensino para aplicar na comunidade estudantil, promovendo uma integração entre escola e comunidade envolvente
    • Nome do projeto: a GESTÃO PÚBLICA DO TURISMO MUNICIPAL EM DOURADOS E SUA INTERFACE COM O PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO (1994 - 1996
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. , SILVA, WALTER GUEDES DA .
      Descrição: GESTÃO PÚBLICA DO TURISMO MUNICIPAL EM DOURADOS E SUA INTERFACE COM O PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO TRABALHOU AS QUESTÕES ESPECÍFICAS DO TURISMO NO MUNICÍPIO
    • Nome do projeto: o homem pantaneiro, patrimonio cultural imaterial e a influencia da atividade de turismo (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. , GONCALVES, D. F. .
      Descrição: nesta pesquisa participei como colaboradora nas questões historicas regionais do estado de mato grosso do sul, especificamente na região do pantanal.
    • Nome do projeto: os saberes tradicionais dos kadiwéu no desenvolvimento turistico de mato grosso do sul: identidade e alteridade (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. , SCARABELLI, E. L. C. , manoel pereira da silva , JESUS, Dejanires Lageano de , ZANFOLIN, Antonio Aparecido .
      Descrição: esta pesquisa tem como objetivo levantar dados do potencial turistico do Kadiwéu para o ms.
    • Nome do projeto: leitura e reflexão (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. , manoel pereira da silva .
      Descrição: aula aos estudantes indígenas no processo de aprendizagem na uem
    • Nome do projeto: Historia Oral de Vida (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. .
      Descrição: Dar os principios norteadores da historia oral, situando-os nas questões de vida, para o saber academico.
    • Nome do projeto: historia oral de vida e tradição oral (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. , WENCESLAU, M. E. , SCARABELLI, E. L. C. .
      Descrição: tem como objetivo as comunidades indigenas guarani no cone sul do estado do ms e no país visinho paraguai, onde podemos carcterizar as missões
    • Nome do projeto: Leitura, formas ações e resultados: para alunos indígenas da Unidade de Dourados (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. , manoel pereira da silva .
      Descrição: A Leitura, as formas de ações e os resultados, serão de fundamental importância para os alunos indígenas, da Unidade de Dourados. ?...a leitura da escrita tem um lugar e um papel imprescindível na história e na vida dos seres humanos. Isso não significa dizer, contudo, que essa seja a leitura primeira e mais fundamental.? (LUCKESI, BARRETO, COSMA e BAPTISTA, 1996, 123) Utilize as informações para desenvolver todas as atividades ligadas a qualquer tipo de estudo, pois a leitura do mundo é sempre determinada por cada um de nós, as questões do conhecimento e a leitura são pontos fundamentais para nossa vida futura. Você irá ler um texto, para isso terá que identificar a forma de trabalho que será desenvolvida. O método de trabalho, com relação à leitura será aprimorado a cada momento, dando-lhe maior forma para melhor entendimento. Leitura não é apenas o ato de identificar sinais, como:  Identificar que um lacinho seja um ?e?  Terá que entender aquilo que o outro, no caso o autor, escreveu e elaborar um texto para explicar com suas palavras o que foi dito. No entanto, não poderá criar idéias que o autor não relatou no texto inicial. Levando em consideração o que está sendo sugerido durante todo o texto, desde que:  Respeite seu limite,  Cada pessoa tem seu próprio ritmo de trabalho,  Seja você mesmo,  Desenvolva o processo de reflexão,  Seja crítico,  Atente pela verdade transmitida pelo autor. Dessa forma, deverá conseguir seguir algumas orientações para chegar ao final do texto com menos riscos, já que ler significa:  Conhecer,  Interpretar,  Decifrar,  Eleger,  Escolher. "Distinguir os elementos mais importantes daqueles que não o são e depois optar pelos mais representativos e mais sugestivos. "(SALVADOR: 1980, 100) A maior parte do nosso conhecimento é sempre obtido através do ato de ler, que possibilita a ampliação e o aprofundamento do saber em um determinado campo específico. Desta forma os participantes deverão planejar seu tempo, ler o máximo possível e sistematizar o trabalho.
    • Nome do projeto: : PONTA PORÃ e PEDRO JUAN: CULTURA MATERIAL E IMATERIAL, DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO COM IDENTIDADE E ALTERIDADE (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. , WENCESLAU, M. E. , SCARABELLI, E. L. C. , manoel pereira da silva , JESUS, Dejanires Lageano de .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa promover um estudo bibliográfico e de campo com observação Cultura Material e Imaterial, Desenvolvimento Turístico com Identidade, de Ponta Porã e o departamento de Amambay-Pedro Juan, Cerro Corá , Ybidyau e Sangâ Puitã, na produção material sobre a identidade, sobre a inserção turistica, a representação cultural, o simbolismo, a sociedade nesta fronteira, tendo como elemento básico os museus, as questões geográficas, a guerra, a estrada de ferro e os prédios históricos e outros elementos turistico.
    • Nome do projeto: Mapa Turistico do municipio de Dourados (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. , WENCESLAU, M. E. , SCARABELLI, E. L. C. , manoel pereira da silva , DYJANIRES LAJEANO DE JESUS , ADRIANO NASCIMENTO FREITAS , ANA CLAUDIA DE SOUZA SANTOS , ANA CLAUDIA SANCHEZ ANDRADE , BARBARA CAROLINE BARBOSA MACIEL , CRYSTHIAN RODRIGO DA ROSA CASTILHO , EDINALDO DE ARRUDA QUADRA , FLAVIA DESIRRE NOGUEIRA , JENIFFER ELDREY SILVA FALCONIERI FREITAS .
      Descrição: Este projeto foi motivado, tendo em vista a necessidade de fazer a interlocução do curso de Turismo e os acadêmicos do curso de Turismo do município de Dourados-MS com as necessidades dos turistas e douradenses. Atendendo as especificidades, objetivando a interlocução do Ensino sobre o processo de organização e ocupação do espaço na área Urbana. Nesta pesquisa pretende-se propor e montar um mapa da cidade de Dourados com seus pontos turísticos e suas importâncias para se criar não só uma proposta real para o turismo, bem como para que possamos oferecer ao turista e que possa conhecer o que temos e o que oferecemos. Destacamos que o existe para orientar o turista é o mapa de eventos ligadas as questões do agronegócio.
    • Nome do projeto: O ENSINO DIFERENCIADO NA TERRA INDÍGENA DE DOURADOS NAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO ? Ações dos professores indígenas que ensinam no idioma (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WENCESLAU, M. E. .
      Descrição: Este projeto foi motivado, tendo em vista, a Escola Indígena, trabalhando o ensino da escrita e a questão da tradição oral, suas interferências e conseqüências no processo cultural dos Kayowá e Guarani. Observou-se que há necessidade de análise dos trabalhos relativos à questão das Escolas Araporã, Francisco Hibiapina e Y?verá, na Reserva Indígena de Dourados ? RID. Os resultados da pesquisa contribuirão para a reflexão sobre a prática escolar na RID, tanto na aldeia Bororó como na Jaguapirú, e a decisão sobre rumos e objetivos do movimento social no campo dos direitos educacionais tendo em vista as questões da alteridade e identidade. Destacamos que o papel e a ação da escola, hoje, atende ao Estatuto do Índio ? lei 6001, que tem como objetivo ?a integração do índio à sociedade envolvente?. Assim, a ação da escola sobre o indivíduo muda sua visão de mundo, seus objetivos e sua maneira de ser, tendo em visa o processo de ensino desencadeado, através da escrita, na escola, pois está distanciado do processo cultural do Kayowá e do Guarani que são tradicionalmente ágrafos.
    • WENCESLAU, M. E. . mato grosso do sul enquanto área lingüística. 2006 - Projeto de pesquisa
    • WENCESLAU, M. E. . o censo populacional das comunidades indígenas do sul do estado de ms. 2006 - Projeto de pesquisa
    • WENCESLAU, M. E. . a gerstão pública do turismo municipal em dourados e sua interface com o programa de regionalização do turismo. 2006 - Projeto de pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Inspeção Escolar
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
        Ano de conclusão: 1976
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Católica Dom Bosco
        Ano de conclusão: 1975
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1991
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
        Ano de conclusão: 2006
      • Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Ano de conclusão: 1982
    • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (1976 - 1995 ).
        Outras informações: sou professora aposentada da UFMS
        Outras informações: aposentada
    • Escola Estadual Joaquim Murtinho:
      • Tipo de vínculo: Livre (1969 - 1980 ).
        Outras informações: CONCURSADA
    • Escola Estadual de I e II Graus Presidente Vargas:
      • Tipo de vínculo: Livre (1969 - 1986 ).
        Outras informações: concursada
    • Centro Universitário da Grande Dourados:
      • Tipo de vínculo: Livre (1977 - 1994 ).
        Outras informações: PROFESSOR CONTRATADO
    • Colégio Osvaldo Cruz:
      • Tipo de vínculo: Livre (1969 - 1977 ).
        Outras informações: TRABALHEI NESTA INSTITUIÇÃO COMO PROFESSORA CONTRATADA NO PERÍODO DE 1969 A 1977.
        Outras informações: PROFESSORA CONTRATADA
    • Revista Reflexos da Ciecia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: A ideia da revista Reflexos da Ciência pode ser interpretada, dentre outros aspectos, como estratégia de produção científica e uma publicação destinadas aos questionamentos e às análises futuras que aqui poderão se estabelecer, além de proporcionar aos pesquisadores o desenvolvimento de um processo de reflexão e, principalmente, o debate científico acerca das múltiplas possibilidades existentes para a construção do saber, na perspectiva temporal e atemporal de longa duração.
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Universidade Católica Dom Bosco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Participa do grupo de Pesquisa Cultura, religiosidade e saberes locais, liderado pela profª Dra. Maria Augusta Castilho - UCDB - Mestrado em Desenvolvimento Local.
        Outras informações: PESQUISADORA