Não autenticado |

Erica de Cassia Modesto Coutrim

    • Doutora em Educação pela USP. Especialista das áreas de inovação educacional (linguagens e tecnologias). Coordenadora Geral do Projeto Retina/FAPDF para inovação tecnológica em educação. Consultora OEI para Digitalização do Ensino Superior, articulações e cooperações para desenvolvimento profissional docente para ensino à distância e híbrido. Consultora UNESCO para Educação e Cidadania. Consultora MEC (PNLD/BNCC). Especialista em Tecnologias e Educação Multilíngue. Autora de livros e materiais didáticos para formação docente, educação básica e ensino superior. Membro DNA USP (Educação e Inovação). Membro CIEB - Rede de Inovação para a Educação Brasileira. Responsável por projetos de educação digital e educação bilíngue e multilíngue no Brasil e no exterior. Membro do corpo editorial Revista Desempenho - UNB, Revista Entrelínguas UNESP, Revista Educação e Tecnologia, Policy futures in Education e Revista Leia Escola. Publicações e entrevistas para revistas nacionais e internacionais. Mais de 20 anos de experiência em docência, gestão escolar e acadêmica, assim como em gerenciamento e implementação de projetos educacionais. Analista de dados educacionais em larga escala para desenvolvimento de estratégias governamentais e do terceiro setor para desenvolvimento de políticas públicas e programas em educação. Ganhadora do Prêmio Profissão Professor - Goethe Institut/2020

       

      Links:    

    • COUTRIM, E. ; COUTRIM, E. C. M. . PLANEJAMENTO DA APRENDIZAGEM. SÃO PAULO : SENAC, 2019 . 238p. ISBN: 9788539626885.
    • COUTRIM, E. C. M. . O CONCEITO DE AUTONOMIA APLICADO AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA ERA DA INFORMAÇÃO REVISTA ENTRELÍNGUAS , v. 2 , p. 2016 - , 2016. ISSN: 24473529.
    • COUTRIM, E. C. M. . FOREIGN LANGUAGE ACQUISITION ON THE WEB: WHICH TEACHER? WHICH STUDENT? WHICH LANGUAGE? ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 18 , p. 553 - 563 , 2016. ISSN: 16762592.
    • COUTRIM, E. C. M. . Language Teacher Education for a Global Society: A modular model for knowing, analyzing, recognizing, doing and seeing Projekt (Curitiba) , v. 1 , p. 39 - 40 , 2015. ISSN: 15179281.
    • COUTRIM, E. C. M. . SALA DE AULA PÓS-MÉTODO: A APLICABILIDADE DO DESIGN THINKING COMO PRÁTICA AUXILIAR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS POR MEIO DA INTERNET Revista Desempenho , v. 1 , p. 98 - 114 , 2016. ISSN: 16779797.
    • COUTRIM, E. C. M. . Apeiron de Caio Fernando Abreu: a arte moderna entre o arcaico e o antigo Cadernos do IL (UFRGS) , v. 34/35 , p. 45 - 54 , 2007. ISSN: 01041886.
    • COUTRIM, E. C. M. . FEMINISMO NEGRO E EDUCAÇÃO . GELEDÉS INSTITUTO DA MULHER NEGRA , , 20 ago. 2019.
    • COUTRIM, E. C. M. . SOBRE SER SUFICIENTE . GELEDÉS INSTITUTO DA MULHER NEGRA , , 04 mar. 2016.
    • COUTRIM, E. C. M. . (Des)aprendizados de uma juventude em pandemia . Elle View , São Paulo , 17 ago. 2020.
    • COUTRIM, E. ; COUTRIM, E. C. M. . Brasil apresenta desafios no ensino de inglês e bilinguismo . Catraca Livre , , 11 set. 2019.
    • COUTRIM, E. C. M. . Desenvolvimento Profissional Docente e a Prática EAD. 2021 (Consultoria)
    • COUTRIM, E. C. M. . EDUCAÇÃO CIDADÃ. 2020 (Consultoria)
    • COUTRIM, E. C. M. . ENGLISH FOR ALL BILINGUAL PROGRAM. 2018 (Consultoria)
    • COUTRIM, E. C. M. . 4YOU2 IDIOMAS. 2017 (Consultoria)
    • COUTRIM, E. C. M. . Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. 2018 (Assessoria)
    • COUTRIM, E. C. M. . Estruturação pedagógica de escola de idiomas. 2016 (Consultoria)
    • COUTRIM, E. C. M. . EF Englishtown. 2013 (Consultoria)
    • COUTRIM, E. C. M. . Congresso Internacional de Educação e Inovação. 2021 (Congresso)
    • COUTRIM, E. C. M. ; REIS, V. ; SILVA, S. F. ; LUCIANO, D. ; KINTE, S. ; CHAVES, B. . Mulheres no enfrentamento da dor causada por morte violenta. 2017 (Seminário)
    • COUTRIM, E. C. M. . Technology as a possibility to value language teaching profession. 2015 (Congresso)
    • COUTRIM, E. C. M. . A tecnologia em sala de aula. 2013 (Conferência)
    • COUTRIM, E. C. M. . Plano de ensino de educação em Lauro de Freitas (debate). 2017 impresso e virtual
    • COUTRIM, E. C. M. . Idade Mídia. 2021 Televisão
    • COUTRIM, E. C. M. . V CONGRESSO DE INOVAÇÕES E METODOLOGIAS DO ENSINO SUPERIOR E TECNOLÓGICO. 2020 (UFMG)
    • COUTRIM, E. C. M. . CLIL - EDUCAÇÃO BILÍNGUE. 2020 (UFBA/UNIVERSIDAD DE JAÉN)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
    • COUTRIM, E. C. M. . Aulas de inglês presenciais e virtuais. 2016 (Privada)
    • Nome do projeto: FUNDAMENTOS, EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO USO DA INTERNET EM AULAS DE ALEMÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COUTRIM, E. C. M. .
      Descrição: Considerando a crescente produção e uso de conteúdo e ferramentas com potencial educacional no Ambiente Web, é intenção desta pesquisa analisar, à luz das teorias de aquisição de línguas estrangeiras, do sociointeracionismo, da sociologia da educação e de letramento, em que medida o uso da Internet pode, de fato, contribuir para o processo de aquisição de idiomas estrangeiros e segundas línguas no que diz respeito a questões de inovação metodológica, autonomia, motivação e interação. Os sujeitos deste estudo de caso instrumental são professores, alunos e outros profissionais ligados ao (hoje extinto) departamento de tecnologia educacional de escola privada, que oferece o alemão como língua estrangeira. Foram realizadas pesquisas quantitativas com alunos e professores, análise de materiais didáticos impressos comparados a materiais online e observação do trabalho de profissionais ligados à tecnologia educacional. Os resultados da análise indicaram que o advento do ensino com o apoio da Web tem estratégias e efeitos ainda tímidos diante dos investimentos feitos, e das expectativas criadas pela sociedade sobre sua eficácia para o ensino de idiomas e visam, portanto, fomentar reflexões sobre reais as possibilidades, limitações e expectativas em relação à Internet como ferramenta aplicável à aquisição de línguas estrangeiras e segundas línguas para crianças e adolescentes.
    • Nome do projeto: CLIL no Brasil (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COUTRIM, E. C. M. .
      Descrição: Instituição com pesquisadores doutores e mestres de diversos países para disseminação de práticas multilíngues de acordo com o contexto e necessidades do público Brasileiro. Formação de professores, consultoria educação e cursos livres.
    • Nome do projeto: Projeto Retina (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: COUTRIM, E. C. M. , SALLES, R. , GIALLANZA, H. .
      Descrição: Coordenação Geral do projeto para desenvolvimento de piloto de inovação em educação no ensino médio público no Distrito Federal. Gestão do Capital Intelectual (GCI) e Prestação de Contas. Promoção de discussões acerca das temáticas abordadas pelo projeto. Participação juntamente com a Coordenação Administrativa do desenvolvimento de um bom clima organizacional que favoreça o atingimento dos resultados. Autorização e Reconhecimento do Curso Técnico em Gamificação e Empreendedorismo. Participação em eventos técnicos em nome do Projeto Retina. Atuar como facilitadora de reuniões e eventos quando necessário. Oferecerá e organizará discussões virtuais (lives) de acordo com demandas identificadas pela equipe de coordenação do projeto.
    • Nome do projeto: Partiu! (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: COUTRIM, E. C. M. , SILVA, C. P. P. , MONIWA, D. I. , CLAUS, R. L. .
      Descrição: Práticas educacionais digitais para combate à reincidência da gravidez na adolescência e fomento ao desenvolvimento socioemocional e a oportunidades de capacitação profissional.
    • Nome do projeto: WORKACADEMY (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: COUTRIM, E. C. M. , CONTRERAS, M. .
      Descrição: Parceria para desenvolvimento de projetos educacionais
    • Nome do projeto: To Infinite and beyond (2021 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: COUTRIM, E. C. M. .
      Descrição: Projeto de ensino de língua inglesa em contraturno em modelo pedagógico inovador e inclusivo na educação pública, em parceria com a Secretaria de Educação de Feira de Santana e Secretaria de Educação de Helsinque.
    • Nome do projeto: Projeto Retina (2021 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: COUTRIM, E. C. M. .
      Descrição: Responsável pela implantação e gestão estratégica de protótipo de piloto de escola inovadora na esfera pública, na etapa do novo ensino médio brasileiro. Atuação nas interlocuções com a secretaria de educação e demais órgãos responsáveis por questões educacionais no que tange ao processo de desenvolvimento, autorização e reconhecimento de curso técnico de design de jogos eletrônicos e empreendedorismo no Ensino Médio. Condução de atividades de pesquisa e avaliação para sustentabilidade do projeto piloto a ser replicado em esfera nacional. Gerenciamento de equipe multidisciplinar num modelo de gestão ágil e inovação. Atuação na análise de riscos e na compilação de dados para prestação de contas do projeto.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (português/alemão)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Harvard Business School
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de língua alemã do Centro de Cultura e Extensão da FFLCH-USP "Alemão no Campus"
        Outras informações: professora de língua estrangeira contratada
    • Colégio Visconde de Porto Seguro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2015 ).
        Outras informações: Professora de língua alemã de ensino fundamental e médio, tendo atuando também nos programas de intercâmbio da instituição.
        Outras informações: professor de língua alemã
    • EF Englishtown - Escolas de inglês online:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Consultora de tecnologia da educação para desenvolvimento de projeto para elaboração de proposta pedagógica/metodológica para escola de inglês operante em ambiente exclusivamente virtual.
        Outras informações: consultora
    • Revista Educação e Tecnologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Policy Futures in Education (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Membro do corpo editoral da revista para análise de artigos científicos na área de aquisição de línguas estrangeiras.
    • Revista Entrelinhas - UNESP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • UNIME:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • REVISTA DESEMPENHO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Escola Concept:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Diretora de segmento (ensino fundamental). Responsável pelas avaliações internas e externas da escola. Responsável pela gestão de práticas virtuais da aprendizagem e docência.
        Outras informações: Diretora de Segmento
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Assessora do Ministério da Educação para avaliação do PNLD desde 2017, para projetos integradores e transdisciplinares para ensino fundamental e médio.
        Outras informações: assessora
    • REVISTA DESEMPENHO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Revista Leia Escola:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Universidade Federal de Campina Grande
    • ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2021 ).
        Outras informações: Consultora para análise e reformulação, por meio de práticas inovadoras e transversais, dos programas abrangidos pelo eixo de Educação e Cidadania (educação infantil, ensino fundamental e médio).
        Outras informações: CONSULTORIA
    • CLIL NO BRASIL:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Membro do grupo multidisciplinar e multicultural para disseminação da abordagem CLIL no Brasil.
        Outras informações: Membro e professora
    • 4YOU2 ESCOLA DE IDIOMAS:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Consultora para desenvolvimento e implantação do modelo de ensino híbrido de rede de escolas, no formato de social business.
        Outras informações: Consultora pedagógica
    • English for All:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Consultora para desenvolvimento e implantação de escola bilíngue, incluindo o desenvolvimento de plataforma e conteúdo para aulas presenciais e suporte híbrido.
        Outras informações: Consultora pedagógica
    • ASSOCIAÇÃO DE STARTUPS E EMPREENDEDORES DIGITAIS:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2020 - Atual ).
        Outras informações: Coordenadora geral de implantação de projeto piloto de cursos técnicos híbridos(ensino médio) em escolas públicas do Distrito Federal, com foco em inovação e tecnologia.
        Outras informações: Coordenadora Geral
    • Prefeitura Municipal de Feira de Santana:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2021 - Atual ).
        Outras informações: Consultora para implantação de curso de inglês virtual para alunos da rede pública do município de Feira de Santana.
        Outras informações: Consultora
    • Organização dos Estados Iberoamericanos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Consultoria especializada para levantamento e análise de métodos pedagógicos internacionais, e desenvolvimento de métodos e formação de professores em EAD na educação básica, superior e pós-gradução no Brasil.
        Outras informações: Consultora
    • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).