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Leandro Macedo Janke

    • Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio / 2006), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio / 2009) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP / 2015). Atualmente é pesquisador, na modalidade PCI-DA, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), onde desenvolve pesquisa e atividades acadêmicas relacionadas à história da cartografia no Brasil e história da ciência, com ênfase no século XIX. Tem experiência nas área de História dos conceitos, História do Pensamento Geográfico, Geografia Histórica e História da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: Império do Brasil, território, territorialidade, fronteira, limite, relações internacionais, cartografia histórica e ciência cartográfica.

       

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  • Capítulos publicados: 1
    • JANKE, L. M. . Cartografia e Experiência Histórica no Império do Brasil. Cartógrafos para toda a Terra. Produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos., v. 1, p. 511 - 535, 2015.
    • JANKE, Leandro Macedo. . Território, Territorialidade e Ideologia Geográfica no Império do Brasil. In: XVI Encontro Regional de História - ANPUH-RIO. Saberes e práticas científicas , 2014 , Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: saberes e práticas científicas. : , 2014.
    • JANKE, L. M. ; SEIXLACK, A.C. ; ARGOLLO, Zina . Aula Compartilhada: espaço de leituras diversas. In: Encontro de Educação do Colégio Cruzeiro Centro , 2016 , Rio de Janeiro. Anais do Encontro de Educação do Colégio Cruzeiro Centro: o processo de ensino e aprendizagem em suas dimensões experimentais, teóricas e práticas e os desafios da contemporaneidade.. Rio de Janeiro : , 2016. p. 97 - 98.
    • JANKE, L. M. ; SEIXLACK, A.C. . As necessidades educacionais e o Ensino e Aprendizagem de História: propostas e desafios para o cotidiano escolar.. In: Encontro de Educação do Colégio Cruzeiro Centro: o processo de ensino e aprendizagem em suas dimensões experimentais, teóricas e práticas e os desafios da contemporaneidade. , 2016 , Rio de Janeiro. Anais do Encontro de Educação do Colégio Cruzeiro Centro: o processo de ensino e aprendizagem em suas dimensões experimentais, teóricas e práticas e os desafios da contemporaneidade.. Rio de Janeiro : , 2016. p. 77 - 78.
    • JANKE, L. M. . Território, Nação e Soberania no Império do Brasil. In: XXVI Simpósio Nacional de História , 2011 , São Paulo. XXVI Simpósio Nacional de História. : , 2011.
    • JANKE, L. M. . O Memorial Orgânico de Varnhagen e a Organização do Império do Brasil em uma Nação Compacta. In: II Encontro de História do Império Brasileiro , 2010 , João Pessoa - PB. II Encontro de História do Império Brasileirp. : , 2010.
    • JANKE, L. M. ; SEIXLACK, A.C. . Território e População na construção da Nação Brasileira. In: XXV Simpósio Nacional de História. História e Ética. , 2009 , Fortaleza (CE). XXV Simpósio Nacional de História. História e Ética.. : , 2009.
    • JANKE, L. M. . TRATO MERCANTIL E EXPLICAÇÕES DO BRASIL. In: XII Seminário de Iniciação Científica da PUC - Rio , 2004 , Rio de Janeiro. Anais do XII Seminário de Iniciação Científica da PUC - Rio. Rio de Janeiro : PUC-Rio, 2004. p. 100 - 101.
    • JANKE, L. M. . PALAVRAS DO BRASIL - VOCABULÁRIO E EXPERIÊNCIA HISTÓRICA NO IMPÉRIO DO BRASIL. In: XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA PUC-Rio , 2005 , Rio de Janeiro. Anais do XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA PUC-Rio. Rio de Janeiro : PUC-Rio, 2005. p. 127 - 128.
    • JANKE, L. M. . Duarte da Ponte Ribeiro: território e territorialidade no Império do Brasil. : , 2015 (Tese de Doutorado)
    • JANKE, L. M. . Nação e Povo na consolidação do Estado imperial em meados do século XIX. : , 2006 (Monografia de Graduação)
    • JANKE, L. M. . Lembrar para Mudar:O Memorial Orgânico de Varnhagen e a constituição do Império do Brasil como uma Nação Compacta. : , 2009 (Dissertação de Mestrado)
    • JANKE, L. M. . Território e Territorialidade no Império do Brasil. 2014 (Conferência)
    • JANKE, L. M. . Território, Nação e Soberania no Império do Brasil. 2011 (Outra)
    • JANKE, L. M. ; SEIXLACK, A.C. . Território e População na construção da Nação Brasileira. 2009 (Simposio)
    • JANKE, L. M. ; VERGARA, M. ; FALCAO, D. ; MONFARDINI, E. ; MOREIRA, I. C. ; VALENTE, M. E. ; BOHRER, R. S. ; CORREIA, B. G. ; DANTAS, K. . Astronomia Política na Primeira República: Entre Eclipses e Cometas. 2017 (Museu de Astronomia e Ciências Afins)
    • Nome do projeto: Palavras do Brasil. Vocabulário e EXperiência Histórica no Império do Brasil (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JANKE, L. M. , MATTOS, I. R. .
      Descrição: O projeto ?Palavras do Brasil ? Vocabulário e Experiência Histórica no Império do Brasil?, tem por objetivo elaborar uma análise do significado adquirido por determinados conceitos, suas associações a conceitos co-relatos, assim como também identificar as mudanças desses significados em diferentes contextos, ao longo da experiência imperial no Brasil.
    • Nome do projeto: Trato Mercantil e Explicações do Brasil (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JANKE, L. M. , Selma Rinaldi de Mattos .
      Descrição: O projeto Trato Mercantil e explicações do Brasil tem por objetivo principal identificar o papel e as imagens das relações mercantis na historiografia brasileira em especial de cunho didático. Sua fundamentação teórica tem por base o artigo "Suavidade, poder e fraqueza da sociedade de mercado. Interpretações rivais de Montesquieu a nossos dias." De Albert Hirschman. As referidas teses são de grande importância para melhor entender como é que se pode estabelecer uma ligação entre o comportamento humano e as relações comerciais responsáveis, em escala considerável, pelas classificações e imagens que na experiência histórica brasileira contrapõem litoral e sertão, civilização e barbárie, cosmopolitismo e provincianismo, economia mercantil e economia natural, desenvolvido e subdesenvolvido. Progresso e atraso, entre outras.
    • Nome do projeto: Território, Ciência e Nação (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JANKE, L. M. , VERGARA, M. , NOVAES, A. R. , SOUZA, B. R. C. , BERNARDINO, M. G. A. , LUZ, S. F. A. , PEREIRA, S. L. N. , SOUSA, G. P. , LEITE, J. V. O. , SOUZA, T. C. O. .
      Descrição: Criado em 2007 como projeto de pesquisa na Coordenação de História da Ciência do MAST, o grupo Território, Ciência e Nação vem ganhando corpo por meio da orientação de estudantes de mestrado, doutorado e bolsistas do Programa de Capacitação Institucional e PIBIC, bem como da agregação de pesquisadores profissionais de diferentes instituições e formações acadêmicas. O grupo tem como tema central de investigação os processos de formação territorial no Brasil, com ênfase na história da cartografia. Atua também na área de divulgação da ciência, tendo já colaborado com exposições de curta e longa duração e ministra cursos de extensão, com a temática da formação territorial brasileira e sua relação com a ciência. Ainda dentro desta linha de atuação, em 2015 foi o lançamento de um portal com conteúdo interativo e resultados de pesquisa. O grupo também organiza simpósios temáticos em congressos nacionais e internacionais, contanto com pesquisadores de diversas áreas.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
        Título: Povo e Nação na consolidação do Império do Brasil.
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: História Social da Cultura
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professor-tutor de graduação do curso de licenciatura em História, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Modalidade: Educação à distância.
        Outras informações: Professor-tutor de licenciatura em História
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio QI:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Permanente de História do Brasil e História da América ? Curso Pré-vestibular (extensivo)
        Outras informações: Professor de História
    • Colégio Cruzeiro Centro:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professor de História do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
        Outras informações: Professor de História
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2014 ).
        Outras informações: Pesquisador Bolsista - nível doutorado
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Estagiário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), desenvolvido sob orientação da docente Iris Kantor, na disciplina de História Ibérica I, ministrada aos alunos de graduação em História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).
        Outras informações: Estagiário
    • Prefeitura do Município de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Professor
    • Museu de Astronomia e Ciências Afins:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: O projeto de pesquisa desenvolvido articula-se ao grupo de pesquisa "Território, Ciência e Nação (1870-1930), desenvolvido no interior da Coordenação de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Este projeto de pesquisa visa investigar as interações entre a produção de representações a respeito do território nacional e a produção científica entre os anos de 1870-1930, tais como a descrição da natureza e estudos sobre recursos naturais. O objetivo é analisar como determinados símbolos, como o mapa nacional, mobilizaram conhecimentos científicos, como a cartografia e a geodesia. Assim, para efeito do presente projeto ir-se-á destacar o papel da astronomia e sua aplicação na formação do território nacional, tendo como ponto de partida o arquivo e, dando especial atenção aos instrumentos científicos utilizados nos trabalhos de demarcação que se encontram no acervo do MAST. Esta pesquisa procura evidenciar os agentes, instituições e materialidade da produção científica neste período, que contribuíram para o mapeamento e delimitação de limites nacionais e internacionais.
        Outras informações: Pesquisador Bolsista - PCI-DA (nível doutor)