Não autenticado |

Carminda Mendes André

    • Pesquisadora Sênior e docente do PPGArte do IA-UNESP e PROFARTES, atuação na linha de pesquisa ARTE EDUCAÇÃO. Bacharel em Teatro pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997), Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007); Pós-Doutora pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (2010). Foi coordenadora da Instituição Promotora do DINTER entre UNESP e UFT (2016-2019). Coordenou Projeto Temático fomentado pela Fapesp Táticas Arte Educativas: encontro com foliões (2015-2027). Pesquisadora voluntária do Projeto Temático Pedagogias, processos e arquivos da presença, coordenado pelo LUME Teatro (2023- 2026), Unicamp. Lider do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias (Cnpq).

       

      Links:    

    • Arte Educação: processos artisticos, experiencias educacionais e mediação cultural
    • BAPTISTA, A. M. H. ; ANDRÉ, Carminda Mendes . PARA O CHÃO DA SALA DE AULA. São Paulo : BT ACADEMICA, 2018 . 279p. ISBN: 9788594850638.
    • BAPTISTA, A. M. H. ; ANDRÉ, Carminda Mendes ; SEVERINO, F. E. S. . Arte e Ciência. São Paulo : BT ACADÊMICA, 2017 . 180p. ISBN: 9788594850454.
    • BAPTISTA, A. M. H. ; ANDRÉ, Carminda Mendes . (E-book)Pedagogias em trânsito: estudos para uma ecologia de saberes em arte educação. São Paulo : BT ACADÊMICA, 2018 . 000p. ISBN: 9788594850508.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; KLINGER, K. S. A. ; FLORES, K. . As Festas Tradicionais. Goiânia : Espaço Acadêmico, 2017 . 133p. ISBN: 9788569818779.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; SEVERINO, F. E. ; BAPTISTA, A. M. H. . Arte, Ciência e Educação. São Paulo : BT Acadêmica, 2015 . 192p. ISBN: 9788565847759.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; RAMIREZ, José Manoel L. . Terra Férteis. Pesquisas em Arte Contemporânea e Arte-Educação. São Paulo : BT Acadêmica, 2015 . 200p. ISBN: 9788565847681.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Apontamentos de uma arte-educadora - artes cênicas. São Paulo : Unesp, 2013 . 166p. ISBN: 9788579834165.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Teatro pós-dramático na escola. Inventando espaços:. São Paulo : Editora Unesp, 2011 . 220p. ISBN: 9788539301.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 21
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Primeiro Alcibíades Manzuá: revista de pesquisa em artes cências , v. 6 , p. 60 - 74 , 2023. ISSN: 25954024.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Quando a cidade nos ensina Manzuá: revista de pesquisa em artes cências , v. 1 , p. 34 - 49 , 2019. ISSN: 25954024.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; REICHERT, M. C. . Considerações sobre a aula de arte: repensando saberes e fazeres. REVISTA APOTHEKE , v. 7 , p. 292 - 302 , 2021. ISSN: 24471267.
    • FRANZOLIN, C. S. C. A. F. ; ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Relações artístico-pedagógicos além da cena, possiblidades coletivas do teatro de grupo. Revista Interfaces , v. 30 , p. 120 - 130 , 2020. ISSN: 21790027.
    • CATELAN, FERNANDO BUENO ; ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Teatro na escola com ou sem partido sempre será político Urdimento (UDESC) , v. 1 , p. 236 - 245 , 2019. ISSN: 14145731.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; MAGAHAES, M. . Diálogos entre culturas: reflexões a respeito de uma viagem REBENTO: REVISTA DAS ARTES DO ESPETÁCULO , v. 9 , p. 1 - 22 , 2018. ISSN: 21781206.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; ROSA, V. . O silêncio, o tempo e o aprender com o coração REBENTO: REVISTA DAS ARTES DO ESPETÁCULO , v. 9 , p. 01 - 14 , 2018. ISSN: 21781206.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . O que pode a performance na escola? CADERNOS CEDES (IMPRESSO) , v. 37 , p. 83 - 106 , 2017. ISSN: 01013262.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Dossiê: Arte na Educação Básica: conquistas, desmontes e políticas educacionais RASCUNHOS - CAMINHOS DA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS , v. 4 , p. 7 - 20 , 2017. ISSN: 23583703.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Arte como mediadora de afetos Rebento: Revista das Artes do Espetáculo , v. 4 , p. 123 - 130 , 2013. ISSN: 21781206.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Educação Pública Brasileira RASCUNHOS - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas , v. 2 , p. 2 - 15 , 2015. ISSN: 23583703.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . O Mar Alto de Pulsão Sala Preta , v. 1 , p. 156 - 165 , 2014. ISSN: 22383867.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Corpos Gaia Revista TRAMA Interdisciplinar , v. 5 , p. 56 - 68 , 2014. ISSN: 21775672.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Arte, Biopolítica e Resistência Revista Brasileira de Estudos da Presença , v. 1 , p. 426 - 442 , 2011. ISSN: 22372660.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Problemática da regulamentação profissional do artita de teatro. Fênix (UFU. Online) , v. 8 , p. 4 - , 2011. ISSN: 18076971.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Dramaturgia em jogo Rebento: Revista de Artes do Espetáculo , v. 2 , p. 82 - 87 , 2009. ISSN: 21781206.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Espaço inventado: o teatro pós-dramático na escola Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 48 , p. 125 - 141 , 2008. ISSN: 01024698.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . O lugar do professor na condição pós-mderna Educação em Revista (UNESP. Marília) , v. 9 , p. 37 - 50 , 2009. ISSN: 15187926.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; GODOY, Kathya Maria Ayres de . Uma experiência em processo: afabetização e artes Revista do Programa Alfabetização Solidária , v. 1 , p. 19 - 18 , 2001. ISSN: 15199096.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Um desafio pedagógico Participação. Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília , v. 10 , p. 10 - 15 , 2001. ISSN: 16771893.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Reflexões para o ensino do teatro. ARTEunesp , v. 15 , p. 49 - 71 , 2004. ISSN: 01026550.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Carta a Eduardo Galeano. ENTRECARTAS:ensaiando escritas, v. 1, p. 33 - 59, 2024.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; COUTINHO, K. D. ; FUSARO, M. . Escrever para quê? Para quem?. ENTRECARTAS:ensaiando escritas, v. 1, p. 33 - 47, 2024.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Carta a Eduardo Galeano. ENTRECARTAS:ensaiando escritas, v. 1, p. 49 - 59, 2024.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Porque esta escrita é uma frascária! Ou anotações para uma escrita acadêmica viva. Pedagogia das Artes Cênicas: saberes tradicionais, fazeres contemporâneos., v. 6, p. 207 - 221, 2023.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Porque esta escrita é uma frascária! Ou anotações para uma escrita acadêmica viva. Pedagogia das Artes Cênicas: saberes tradicionais, fazeres contemporâneos., v. 6, p. 209 - 222, 2023.
    • FRANZOLIN, C. ; ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; CATELAN, FERNANDO BUENO ; SANTANA, D. C. ; OLIVEIRA, E. ; IDELFONSO, E. S. ; SANTOS, E. A. ; FERREIRA, Gustavo Henrique Lima ; REICHERT, M. C. ; COUTINHO, K. D. ; SULTANI, L. ; ANDRADE, M. L. ; FUSARO, M. ; ALMEIDA, M. A. F. ; IMBRIZI, N. P. . LEITURA DRAMÁTICA DO DIÁLOGO PLATÔNICO O PRIMEIRO ALCIBÍADES. (Im)possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia, v. 2, p. 381 - 389, 2022.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Intervenção urbana como tática pedagógica: encontro com foliões. Pesquisas e Inovações em Ciências Linguísticas: Produções Cientificas Multidisciplinares no século XXI, v. 2, p. 86 - 106, 2022.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . !Babel na sala de aula! E agora, o que fazer?. O ensino da arte no contexto brasileiro atual: formação, políticas públicas educacionais e atuação, v. 1, p. 15 - 22, 2019.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; SILVA, R. P. . Habitações lúdicas: o fazer teatral com as crianças do povoado Itaúba - TO. Trânsitos interdisciplinares em Artes, v. 1, p. 103 - 119, 2021.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; COSTAS, S. R. S. . Fragmentos históricos da formação brasileira: uma história de etnocídio e extermínio dos povos indígenas. Trânsitos interdisciplinares em Artes, v. 1, p. 79 - 102, 2021.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Presença Poética. Conexões: Deleuze e Corpo e Cena e Máquina e ..., v. 1, p. 103 - 116, 2021.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . A trajetória de uma velha senhora. Educação, Arte e Literatura, v. 1, p. 55 - 65, 2021.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . O centro histórico de Palmas. Educação, Interculturalidade e outros debates, v. 1, p. 73 - 93, 2018.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . A narratividade na formação de professores. Territórios em Pedagogia do Teatro: discussões teóricas e práticas em contextos de atuação diversos, v. 1, p. 10 - 19, 2019.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Professores, cuidado com a banalização do teatro!. Instantes-já da formação docente em Artes, v. 1, p. 250 - 257, 2019.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Quando a cidade não é só dor de cabeça. Educação, Cultura, Artes e Tecnologias, v. 1, p. 17 - , 2019.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Sobre o trabalho de arte-educação de Ingrid Koudela. Ingrid Dorniem Koudela. O teatro como alegoria., v. 1, p. 88 - 90, 2018.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Quando a rua será do folião?. PARA O CHÃO DA SALA DE AULA, v. 1, p. 5 - 279, 2018.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . (E book) Humaninades em Descarte, por quê?. Educação: reflexões sob a perspectiva de filósofos, v. 1, p. 0 - 0, 2018.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Histórias de Viajantes. Arte & Educação: o diálogo essencial, v. 1, p. 89 - 108, 2017.
    • FRANZOLIN, C. S. C. A. F. ; ANDRÉ, Carminda Mendes . (E-book) O convite, os encontros, a jornada. (E-book) Pedagogia em transito: estudos para uma ecologia de saberes em artes cênicas, v. 1, p. 000 - 00, 2018.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . (E-book) No rastro dos Bandeirantes. (Ebook)Pedagogias em transito: estudos para uma ecologia de saberes em artes cênicas, v. 1, p. 000 - 00, 2018.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; BAPTISTA, A. M. H. . Na Folia (e-book). Educação & o Belo e o Sublime, v. 1, p. 1 - 220, 2017.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . NA FOLIA. Educação & O Belo e o Sublime, v. 1, p. 1 - 220, 2017.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Histórias de Viajantes. Arte & Educação: o diálogo essencial, v. 1, p. 89 - 108, 2016.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; FAVARETO, C. F. ; BAFFI, D. E. ; TOSIN, G. ; LUSTOSA, C. ; MENDES, R. C. ; PILLOTTO, S. S. D. ; SSANTOS, A. C. ; CUNHA, D. S. S. ; BORGES, A. ; GOMES, E. D. ; GUIMARAES, R. S. ; MOURA, M. ; SILVA JUNIOR, C. G. ; MELO, D. P. ; VALENCA, E. ; KRISCHKE, A. M. A. ; ZACHARIAS, P. ; TURDO, C. . Algumas poéticas urbanas. Arte na Atualidade, v. 1, p. 35 - 47, 2015.
    • BAPTISTA, A. M. H. ; TAVEIRA, A. S. N. E. ; FUSARO, A. C. ; BAPTISTA, A. C. H. ; SANTOS, A. C. R. ; SEVERINO, A. J. ; FISCHER, C. J. ; MIDDLEBROUGH, D. H. ; ALMEIDA, J. S. ; SEVERINO, F. E. S. ; ROMA, J. E. ; HUMMES, J. M. ; NASCIMENTO, L. T. ; FUSARO, M. ; PEAREIR, M. M. ; BELLO, M. P. D. ; LUCCHESI, M. ; GUEDES, M. E. ; CAMPOS, M. V. M. ; ANDRÉ, Carminda Mendes . Tempo-memória: teatro e disciplina (e-book)). TEmpo-Memória na Educação: reflexões, v. 1, p. 107 - 116, 2016.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Esse escrito é Ciência, Arte ou Fuleragem?. Arte, Ciência e Educação, v. 1, p. 107 - 119, 2015.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Tempo-memória: teatro e disciplina. Tempo-memória na Educaçao: reflexões, v. 1, p. 107 - 116, 2015.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Para uma pedagogia da aula-ritual. Terras Férteis. Pesquisas em arte contemporânea e arte-educação, v. 1, p. 119 - 140, 2015.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Jogo e Política. Pedagogia do Teatro. Práticas contemporâneas na sala de aula., v. , p. 103 - 121, 2013.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Catadores de sonhos rasgados. O ensino de teatro na contamporaneidade: conceituações, problematizações e experiencias., v. 207, p. 79 - 94, 2011.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . A necessidade do teatro na escola. Teatro: ensino teoria e prática, v.2, v. 2, p. - , 2011.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . TEATRO, uma ARTE na contramão da HISTÓRIA?. Arte e Cultura III, v. 1, p. 103 - 111, 2004.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; GODOY, Kathya Maria Ayres de . Uma experiência em processo: alfabetização e arte. . Revista do Programa Alfabetização Lolidária , Brasília , 01 jul. 2001.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; CATELAN, FERNANDO BUENO ; REICHERT, M. C. ; IMBRIZI, N. P. . Arte educação em rede: encontros entre pesquisas. In: Anais da XI Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Artes Cênicas - ABRACE. Artes Cênicas na Amazônia : saberes tradicionais, fazeres contemporâneos , 2023 , RIO BRANCO. Anais da XI Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Artes Cênicas - ABRACE. Artes Cênicas na Amazônia : saberes tradicionais, fazeres contemporâneos. Rio Branco : ABRACE, 2022. p. 1124 - 1137.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Arte e biopolitica. In: VI Congresso - Arte e Ciência: abismo de rosas , 2010 , . VI CONGRESSO ARTE E CIENCIA ABRACE. : , 2010.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Dramaturgia em jogo. In: As tessituras da cena , 2009 , São Paulo. Revista Rebento 1. : , 2009.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; LEITE, V. C. . A necessidade do teatro. In: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , 2008 , Porto Alegre. XIV ENDIPE. : , 2008.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Para uma pedagogia invisível. In: XXV Congresso Nacional da Federação dos Arte Educadores do Brasil , 2015 , Fortaleza. XXV Confaeb. : Confaeb, 2015.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; CIOTTI, N. N. ; OLIVEIRA JUNIOR, A. W. . A hibridização entre professor, pequisador e performer. In: X CONGRESSO ABRACE , 2018 , Natal. X Congresso da ABRACE. NATAL : ABRACE, 2018.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Intervenção Urbana como Tática Pedagógica. Encontro com Foliões. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pòs Graduação em Artes Cênicas , 2017 , Uberlãndia. Memóra ABRACE XVI. Anais do IX Congresso ABRACE. : , 2016.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Para uma pedagogia do invisível. In: XXV Confaeb , 2015 , Fortaleza. Politicas Públicas e o ensino das artes: entre a formação e a ação em artes visuais, dança, musica e teatro. Fortaleza : Confaeb, 2015.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Relato da Experiência com Intervenção Urbana na Cidade de Uberlândia. In: I Seminário de Ensino Aprendizagem em Teatro , 2014 , Uberlânida - MG. I Seminário de Ensino Aprendizagem em Teatro. Uberlândia : Edibrás, 2014. p. 01 - 71.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Memórias soterradas. In: XXI Encontro Estadual de História , 2012 , Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de Historia. : , 2012.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Infância: da selvageria ao possível humano. In: XXI CONFAEB , 2011 , São Luis. XXI CONFAEB - ANAIS 2: TEXTOS COMPLETOS. São Luis, Maranhã : UFMA, 2011. p. 1 - 8.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Teatro e Resistência. In: XXVI simpósio Nacional de História , 2011 , São Paulo. XXVI Simpósio Nacional da ANPUH. São Paulo : ANPUH-SP, 2011. p. 1 - 14.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Teatro e biopolítica. In: Congresso de Pesquisa em Artes Cênicas - ABRACE , 2010 , São Paulo. VI Anais ABRACE. : , 2010.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; OUTROS, O. . Teatro politico na escola. In: 22º Seminario Nacional de Arte e Educação , 2010 , Montenegro. Desafio da docência em tempos mutantes. Montenegro\RS : Ed Fundarte de Montenegro, 2010.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . A captura do artistas pela regulamentação profissional. In: XX Encontro Regional de História - Historia e Liberdade , 2010 , Franca. XX Encontro Regional de HIstória - História e Liberdade. : , 2010.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Escola é lugar de teatro?. In: ABRACE , 2008 , Belo Horizonte. IV anais ABRACE. : , 2008.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Cena contemporânea?. In: V Reunião Cientifica da ABRACE , 2009 , São Paulo. Anais da 5ª Reunião Cientifica de Pesquisa e Pos-graduação em Artes Cênicas. : , 2009.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Teatro e Disciplina. In: XXV Simpósio Nacional de História , 2009 , Fortaleza. XXV Anais do Simpósio Nacioanl de História. : , 2009.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . A necessidade do teatro na escola. In: XIV Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino , 2008 , Porto Alegre. XIV Anais Endipe. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2008.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Teatro e Cultura. In: IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas , 2007 , Belo Horizonte. IV Reunião Científica ABRACE. : Fapi, 2007. p. 259 - 252.
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Arte-educador. In: II Congresso da ABRACE , 2004 , Florianópolis. II anais ABRACE. : , 2004.
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . À Amizade. São Paulo : Perspectiva , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; VIANNA, Tiche e outros . Beleza é fundamental. : , 2010 (artigo)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2015 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Edital 04/2014 EDUFT. 2015 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Intervenção Urbana como Tática Pedagógica. Encontro com Foliões. 2014 (Elaboracao_de_projeto)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . XXVI Congresso de Iniciação Científica. 2014 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; LEOTE, R. . DINTER UNESP-UFT. 2014 (Elaboracao_de_projeto)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Eventos FAPESP. 2014 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Revista Pitágoras (UNICAMP). 2014 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Revista Sala Preta (USP). 2014 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . CONFAEB. 2014 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . parecer revista OuvirOuver. 2010 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Parecerista Revista OuvirOuvier. 2011 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . parecer projeto de mestrado FAPESP. 2013 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Membro da comissão cientifica. 2012 (Assessoria)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; Telles, Narciso . Vice-coordenação GT-Teatro na educação (ABRACE). 2012 (Assessoria)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Comitê Cientifico do XXII Congresso da Federação de Arte Educadores do Braulo Arte/Educação. 2012 (Assessoria)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . parecer para análise de relatório de atividades de docentes do dacefc. 2012 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . parecer para projeto inicial de ic para a fapesp. 2012 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . parecer de projeto final de ic para a fapesp. 2011 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . parecer de projeto inicial de ic da fapes. 2011 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . video conferencia o teatro pós-dramático. 2009 (Outra)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Revista ouvirOuver do Programa de Pós-graduação em Artes da UFU. 2010 (Parecer)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; Valentir, Milene ; Vieira Rios, Diogo Sérvulo da Cunha . oficina de teatro: Olhares nômades sobre o teatro na escola. 2010 (Outra)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Cadernos Cedes. 2010 (Parecer)
    • Telles, Narciso ; ANDRÉ, Carminda Mendes . vice-coordenadoria do Grupo de Trabalho PEDAGOGIA DO TEATRO & TEATRO NA EDUCAÇÃO da ABRACE. 2009 (Outra)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Membro da XVI comissão para o Fomento de Teatro da cidade de São Paulo. 2009 (Consultoria)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Membro da XV comissão de análise dos projetos para a Lei de Fomento ao Teatro.. 2009 (Consultoria)
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . O Grupo Performatividades e Pedagogias. 2023 (Conferência)
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; CATELAN, FERNANDO BUENO ; REICHERT, M. C. ; IMBRIZI, N. P. . com-fluências. 2023 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; CATELAN, FERNANDO BUENO ; REICHERT, M. C. ; IMBRIZI, N. P. . Arte educação em rede. 2022 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Quando o poeta pratica a cidade?. 2021 (Conferência)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; MARCONDES, M. . A docência como obra de arte. 2016 (Conferência)
    • FRANZOLIN, C. S. C. A. F. ; ANDRÉ, Carminda Mendes . Processos de Construção da Memória em Cena. 2016 (Congresso)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; FRANCA, L. R. . O Teatro Performativo - reflexões: da teoria a uma prática. 2016 (Congresso)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Arte na cidade e formação de professor. 2014 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; RIOS, D. ; UGLIARA, M. V. . Derivas na cidade espetacularizada, o que educa?. 2014 (Conferência)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; RIOS, D. ; UGLIARA, M. V. . Ações poéticas urbanas e experiencia educativa. 2013 (Conferência)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Algumas poéticas contemporâneas: olhares urbanos. 2013 (Conferência)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Memória Soterrada. 2012 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Artes como mediadoras de afetos. 2012 (Conferência)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Infância: da selvageria ao possível humano. 2011 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Arte e Resistência. 2011 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . O teatro político na escola. 2010 (Outra)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . A captura do artista pela regulamentação profissional. 2010 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; Figueiredo, Ricardo Carvaho de ; Graças, Neide . Quem ensina quem aprende?. 2010 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Teatro e Disciplina. 2009 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Escola é lugar para artes?. 2008 (Comunicacao)
    • CRUZ, P. ; ANDRÉ, Carminda Mendes . Teatro e inclusão na Estação Especial da Lapa: discutindo a dificiência mental e inclusão. 2008 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Arte-educador. 2003 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . A necessidade do teatro na escola. 2008 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Teatro e Cultura. 2007 (Comunicacao)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; MAEDA, L. P. . O HOMEM COM A CAMERA IMAGINÁRIA. 2007 (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; Alves, João . SARAU EXPRIMENTAL ARTÍSTICO. 2008 (Instituto de Artes da UNESP)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; Alves, João . SARAU EXPERIMENTAL II. 2008 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . Sarau Experimental 3.2. 2009 (Instituto de Artes da Unesp)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; MATE, Alexandre L. . Quarta Semana de Estudos Teatrais: Urdiduras da Performance.. 2012 (Instituto de Artes da UNESP)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; RACHEL, D. P. ; MARQUES, D. A. ; SANTOS, A. ; SILVA, R. K. ; FORTES, T. . INTERVENÇÃO URBANA e EDUCAÇÃO. 2015 (Instituto de Artes - UNESP)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; SANTOS, C. J. F. ; FRANZOLIN, C. ; OLIVEIRA, G. K. C. ; ROSA, V. ; QUESADA, L. A. . CICLO DE PALESTRAS: CULTURAS INDÍGENAS E A CIDADE DE SÃO PAULO: SABERES, ABORDAGENS,. 2015 (Instituto de Artes UNESP)
    • FRANZOLIN, C. S. C. A. F. ; ANDRÉ, Carminda Mendes ; RIOS, D. ; UGLIARA, M. V. . Intevenção urbana no Patrimônio 1 ( 20 a 25 de janeiro). 2016 (FAPESP)
    • FRANZOLIN, C. S. C. A. F. ; ANDRÉ, Carminda Mendes ; RIOS, D. ; UGLIARA, M. V. ; REICHERT, M. C. . Intevenção urbana no Patrimônio 2 (06 a 10 de novembro). 2016 (FAPESP)
    • FRANZOLIN, C. S. C. A. F. ; ANDRÉ, Carminda Mendes ; UGLIARA, M. V. ; RIOS, D. . Intevenção urbana CANELA VIVE (de 23 de junho a 17 de julho). 2016 (FAPESP)
    • FRANZOLIN, C. ; ANDRÉ, Carminda Mendes ; RIOS, D. ; OLIVEIRA, G. K. C. ; QUESADA, L. A. ; UGLIARA, M. V. . Congada: Aquarela de Resitência Cultural. 2016 (Instituto de Artes da UNESP)
    • GODOY, Kathya Maria Ayres de ; ANDRÉ, Carminda Mendes . QUINTA EM DANÇA. 2014 (Instituto de Artes da UNESP)
    • GODOY, Kathya Maria Ayres de ; ANDRÉ, Carminda Mendes . QUINTA EM DANÇA. 2016 (Instituto de Artes da UNESP)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; GODOY, Kathya Maria Ayres de . I Seminário DINTER UNESP-UFT. 2016 (Instituto de Artes da UNESP)
    • FRANZOLIN, C. ; ANDRÉ, Carminda Mendes ; OLIVEIRA, G. K. C. ; QUESADA, L. ; ROSA, V. . Quarto Encontro de Troca de Saberes: Educação e Cultura Indígnea Kariri Xocó\Alagoas. 2017 (Instituto de Artes da UNESP)
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES ; COUTINHO, K. D. ; FUSARO, M. . Residencia artística CARTAS A CAMINHO. 2023 (iNSTITUTO DE ARTES UNESP)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes . SARAU EXPERIMENTAL VIRA I.A. 2010 (Intituto de Artes da UNESP)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; UGLIARA, Milene Valentir ; Vieira Rios, Diogo Sérvulo da Cunha . Arte de rua e sustentabilidade. 2010 (Secretaria do Meio Ambiente da cidade de São Paulo e UNESP)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; UGLIARA, Milene Valentir ; Vieira Rios, Diogo Sérvulo da Cunha . Arte de rua e sustentabilidade. 2011 (Secretaria do Meio Ambiente da cidade de São Paulo e UNESP)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; NOGUEIRA, S. M. . Musicalidade Instintiva e percussão corpora.. 2013 (Instituto de Artes da Unesp)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; RIOS, D. ; UGLIARA, Milene Valentir . Derivas e intervenções em pautas. 2013 (Universidade Federal do Tocantins)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; RIOS, D. ; UGLIARA, Milene Valentir . Intervenção Urbana. 2014 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; MENDES, S. . Jogos e Musicalidade. 2014 (Universidade Federal do Ceará)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; RACHEL, D. P. ; MARQUES, D. A. . Residências Nômades, Corpo, Performance, Cidade. 2015 (Instituto de Artes da UNESP)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; MARQUES, D. A. . Corpos Urbanos Erráticos: corpo, performance, cidade. 2016 (Instituto de Artes - UNESP)
    • ANDRÉ, Carminda Mendes ; NOGUEIRA, S. M. . Percussão corporal e jogos cênicos. 2013 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • Nome do projeto: (Projeto de doutoramento) O teatro pós-dramático na escola - 2006 a 2007 (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRÉ, Carminda Mendes , ALERTA, G. .
      Descrição: Pequisa de doutoramento. Resumo: Com a publicação da Lei Nº9.394/96, que transforma as atividades de artes em área de conhecimento no currículo escolar, surge a necessidade de se pensar um ensino de teatro mais afinado às condições da cultura na contemporaneidade. Esta pesquisa teórico-prática, de cunho artístico-educacional trata de uma possível maneira de articular certa tendência teatral a discursos pedagógicos, levando em consideração o contexto da escola pública brasileira. Enfatiza a importância de se pensar um ensino que possa ser exercido para além da sala de aula, interagindo no ambiente, fazendo da atividade teatral também uma ação cultural. O trabalho propõe que, no campo do ensino do teatro, as metodologias adotadas ainda estão presas a modelos estéticos que se mostram cada vez mais insuficientes para enfrentar as constantes mudanças processadas no contexto cultural, principalmente naquilo que diz respeito as questões da recepção. O modo proposto para o enfrentamento de tal contexto é o de tornar as artes aliadas, mas independentes, dos discursos pedagógicos. Dessa maneira, acredita-se que os processos artísticos possam tornar-se também educacionais, proporcionando aos participantes a experiência de mudar o valor das coisas. Propõe-se ainda uma atitude docente que se diferencia de uma simples metodologia por suas finalidades; enquanto nessa trabalha-se a partir de um projeto, com diagnósticos e um objeto a ser alcançado, a atitude aqui proposta não sistematiza previamente, é uma ação que somente tem valor pelo efeito que provoca: o de mudar o curso do sentido daquilo em que atua. Com base em algumas referências teóricas, como Foucault, Lyotard e De Certeau, a tese indica um modo de pensar o ensino que enfatiza uma abordagem do presente que pode transformar o teatro em uma atuação nesse presente, no espaço da escola e no ensino de arte. Tal atitude pode ser observada nas proposições artísticas filiadas às ações do happening, da performance e das in
    • Nome do projeto: (Projeto de Pós Graduação) Teatro e poder:ensino, performance e arte de intervenção urbana (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRÉ, Carminda Mendes , SERENI, Eleder Idelfonso , UGLIARA, M. V. , LIVAN, A. , RACHEL, D. .
      Descrição: No projeto de pós-graduação, visa-se reescrever o papel da educação, da arte e da cultura na sociedade do controle. Objetivam estudos de possíveis relações de poder em práticas pedagógicas, práticas de criação e práticas de políticas culturais. Os referenciais teóricos são embasados nos autores ditos pós-estruturalistas, especialmente os posicionamentos de Michel Foucautl e Jean-François Lyotard, bem como pesquisadores brasileiros que desenvolvem pesquisas em educação, política cultural e arte sob o sustentáculo da crítica pós-moderna. No campo específico das artes, intenta-se trazer para o campo de análise as produções (contemporâneas ou não) elaboradas a partir de referenciais não humanistas. Assim, cabe aqui estudos de performers, artistas ou coletivos urbanos, manifestações artísticas populares e outras que encontrem lugar na etnocenologia.
    • Nome do projeto: Grupo Teatro do Oprimido (2009 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ANDRÉ, Carminda Mendes , PINTO, A. R. , NUNES, A. .
      Descrição: O projeto desenvolve pesquisas na área de metodologia do ensino do teatro relacionadas ao teatro do oprimido criado por Augusto Boal.
    • Nome do projeto: Ensino do Teatro sob uma perspectiva foucaultiana (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRÉ, Carminda Mendes , LOPES, D. , LANDIN, D. B. , SARAIVA, W. , SILVA, M. L. E. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas que amplie a formação do professor de arte educação. São parte dessa pesquisa estudos teóricos e práticos de ações arte educativas em ensino formal e informal e que diferencie-se por sua vocação sociocultural. Trata-se também de uma abordagem da educação e do ensino das artes cênicas a partir das teorias da "educação libertária" e dos escritos de Michel Foucault principalmente nas pesquisas relacionas à formação ética dos sujeitos na contemporaneidade.
    • Nome do projeto: Artes, Pedagogias e Experiências interculturais (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRÉ, Carminda Mendes , GODOY, Kathya Maria Ayres de , UGLIARA, Milene Valentir , LEITE, V. C. , RIOS, D. , GOMES, D. R. .
      Descrição: Para o projeto atual, intentamos colocar em movimento de relação os discursos das artes na cultura letrada e das artes em culturas de matriz oral. O projeto dessa pesquisa é, na realidade, uma continuidade do que já vimos estudando para o ensino das arte: a arte como experiência integrada à vida. Nesse momento, buscamos os discursos (ou vestígios discursivos) que apontam para uma educação artística que intenta a potencializar a experiência coletiva seja no ambiente formal ou não formal de educação.
    • Nome do projeto: ARTES EM CONVERSA (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRÉ, Carminda Mendes , MENDES, S. , PEDAGOGIAS, G. P. P. E. .
      Descrição: O projeto funciona como um guarda-chuva que abriga diferentes atividades em artes: artes cênicas, musica, escrita acadêmica, cultura popular. Os temas são pautados pelos processos criativos em arte, epistemologias em educação e processos de aprendizagem em arte-educação. No campo das artes cênicas pesquisamos processos arte-educativos no ensino forma, não formal e dentro de grupos de teatro. Também Performatividades cênicas no campo a etnocenologia e manifestações ditas populares. No campo da educação musical estudamos o ensino da musica corporal e seus desdobramentos no ensino básico e em coletivos de músicos (profissionais ou amadores); suas aproximações com a etnomusicologia. Com a escrita acadêmica, estudamos de modo teórico e prático possibilidades de se pensar a escrita acadêmica fora da impessoalidade dos autores. Experimenta-se vozes e formatos singulares. Estuda-se o ?ensaio? como escrita e a ?escrita performativa?, ambos como possibilidades de escritas acadêmicas. A execução do Projeto com orientandos e pesquisadores do Grupo de Pesquisa PERFORMATIVIDADES E PEDAGOGIAS Cnpq, além de Grupos parceiros na área de Arte Educação, Educação Musica, Artes Cênicas.
    • Nome do projeto: INTERVENÇÃO URBANA COMO TÁTICA PEDAGÓGICA. Encontro com Foliões. (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRÉ, Carminda Mendes , UGLIARA, M. V. , RIOS, D. , FRANZOLIN, C. S. C. A. F. .
      Descrição: A pesquisa tem, por finalidade, a sistematização de pedagogia arte educativa em que a intervenção urbana funciona como ação mediadora entre propositores e pessoas ou grupos que estão além do ambiente de ensino. As bases teóricas passam pelas proposições das correntes pós-colonialistas principalmente no que tange a afirmação do multiculturalismo; no campo do ensino e da metodologia da pesquisa, busca aproximações com as linhas de pesquisa que discutem educação e metodologia de pesquisas sob a ótica da ?experiência?. O corpo do pesquisador deve estar em contato direto com os sujeitos em campo de estudos e precisa ser preparado para tal. Por isso, as ações principais dessa proposta acadêmica é a imersão dos artistas educadores (acadêmicos) nas Festas populares aqui indicadas e uma posterior criação coletiva com integrantes de cada comunidade. As ações do projeto vão além do ambiente universitário, buscando modos de resistência cultural entre indivíduos ou grupos em diferença. Ao aproximar a intervenção urbana ao ativismo, a pesquisadora busca aproximações entre arte urbana e arte popular. O estudo se volta às reflexões sobre arte produzidas pela neovanguardas brasileiras dando continuidade à pesquisa de doutoramento da proponente.
    • Nome do projeto: Pedagogigas, processos e arquivos da presença (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRÉ, Carminda Mendes , FERRACINI, R. , COLLA, A. C. , LEONARDELLI, P. , HIRSON, R. S. , SOUZA, J. S. , LOPES, M. S. , CAMPBELL, P. , MONTEIRO, P. F. .
      Descrição: A partir do fundamento e afirmação de seus procedimentos metodológicos, o LUME acaba por gerar um alicerce investigativo comum e de retroalimentação de seus diferentes processos criativos, sejam eles:1) a criação de treinamentos práticos para elaboração de exercício e trabalhos corpóreo-vocais objetivando a desautomatização, intensificação, sensibilização e porosidade do corpo-voz como elemento autônomo poético relacional;2) a partir dos procedimentos resultantes desses treinamentos, a produção de uma investigação pedagógica gerando cursos de curta e média duração com o objetivo de disseminação e democratização da pesquisa prática. Convém afirmar que a ideia dessa disseminação não passa por uma simples transmissão de elementos técnicos, mas principalmente pela investigação conjunta de outras possibilidades expressivas de corpos em coletividade;3) Finalmente, a partir de materiais gerados com a investigação prática dos treinamentos e das possibilidades expressivas coletivas exploradas nos processos pedagógicos, o LUME investiga processos criativos com vistas a geração de obras cênicas ou ações performativas.Assim, esse projeto tem por objetivo enlaçar, a partir de sua base metodológica comum, essas três macros ações do LUME da seguinte maneira:1) Realizar uma análise crítica efetivada por pesquisadores de notório saber nacionais e internacionais no campo das artes presenciais e gerar uma documentação audiovisual do processo didático-pedagógico de 11 desses cursos de curta e média duração criados pelo LUME desde suas origens, focando em seus aspectos históricos (como se deu a evolução dos exercícios e trabalhos práticos até chegar a esse formato?); éticos (como se constrói esse conhecimento prático nas oficinas a partir de um ethos relacional entre os participantes?); técnicos (o que visa e o que se pretende tecnicamente com cada trabalho prático realizado?) e poéticos (como o material gerado por esses trabalhos pedagógicos práticos pode potencializar material físico-vocal para a construção de ações cênicas?).2) Tomando como base a metodologia de base prática do LUME no campo do treinamento e dos materiais coletivos e singulares gerados nos processos pedagógicos de 5 desses cursos (1 - A presença do Ator, 2 - Corpo Multifacetado, 3 - Mímesis Corpórea, 4 - Corpo como Fronteira e 5 - Estado de Ser do Ator), pretende-se a criação de uma ação cênica investigando o nó poético entre o treinamento do LUME e sua proposta pedagógica em uma relação triádica co-criativa e correlacional do ator-pesquisador-pedagogo, tendo como mote inicial o tema Morte.3) Com o material expressivo, poético e técnico (ações, matrizes, estados corpóreos-vocais) gerado durante esse processo criativo, efetuar a captação e arquivamento em MoCap (Motion Capture) de matrizes técnicas e energéticas corpóreo-vocais que formam a base poética da metodologia do LUME em relação a seus processospedagógicos e a obra proposta neste projeto. Essa etapa do projeto será possível devido a um intercâmbio de pesquisa realizado entre o LUME e investigações realizadas no Department of Art, Music and Theatre Sciences, Ghent University, Bélgica em conjunto com o laboratório IPEM da mesma universidade e que atualmente possui expertise para aplicar essa captura avançada, articulando a interação entre gestos corporais e padrões sonoros..
    • ANDRÉ, CARMINDA MENDES . Carcere ou porque as mulheres viram bufalo. 2022 - Acessoria artística
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Teatro
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1989
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2011
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: FAculdade Conectada
        Ano de conclusão: 2021
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Teatro Escola Macunaima:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1989 - 1996 ).
        Outras informações: Professor especialista
    • Associação Atrlética Banco do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1990 - 1996 ).
        Outras informações: Aulas de teatro para adolecentes
        Outras informações: Professor de Teatro
    • Escola de Teatro Recriarte:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1996 - 1999 ).
        Outras informações: professor de teatro
    • (UNESP) Universidade Estadual Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Estudos da Presença:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Rebento: Revista de Artes do Espetáculo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇAO EM ARTES:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: DOCENTE PESQUISADORA
    • DINTER UNESP - UFT:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).
        Outras informações: Coordena o DINTER locado no Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP
        Outras informações: coordenação
    • Universidade Estadual Paulista:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - 2020 ).
        Outras informações: MINISTREI A DISCIPLINA ESCOLA(S) PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM ARTE-TEATRO COM A CARGA HORÁRIA DE 30H
        Outras informações: professor doutor
    • Univerdisade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).