Não autenticado |

Guilherme Simoes Gomes Junior

    • Graduado em Ciências Sociais pela USP (1978), mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP (1986), doutor em História Social pela USP (1996), Livre Docente em Sociologia da Cultura pela USP (2003). Pós Doutorado na EHESS em Paris (2002). Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da PUC-SP. Pesquisador em Sociologia da Cultura e História Social da Arte, orientado para o estudo práticas letradas e artísticas, gerações, grupos. Em linha contínua desde o doutorado sobre o barroco desenvolve estudos sobre o pensamento brasileiro nos séculos XIX e XX e sobre as relações internacionais que articulam figurações no âmbito da cultura, com atenção especial à pintura. É líder do Grupo de Pesquisa Pensamento Brasileiro - Arte, Literatura, História, Ciências Sociais (CNPq)

       

      Links:    

    • Modernidade, ideologia, vida cotidiana nas culturas modernas
    • Produção simbólica e reprodução cultural
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Palavra Peregrina e outros estudos sobre o barroco. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), 2016 . 375p. ISBN: 9788531415937.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Palavra Peregrina: o barroco e o pensamento sobre artes e letras no Brasil. São Paulo : Edusp, 1998 . 278p. ISBN: 8531404509.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Borges: Disfarce de Autor. São Paulo : Educ, 1991 . 166p. ISBN: 8528300196.
    • GOMES JÚNIOR, GUILHERME SIMÕES . O funeral de Girodet e a deriva romântica ARS (SÃO PAULO) , v. 21 , p. 198 - 253 , 2023. ISSN: 16785320.
    • GOMES JÚNIOR, GUILHERME SIMÕES . Orientalismos zoológicos, querelas de camelos ALEA: ESTUDOS NEOLATINOS (IMPRESSO) , v. 24 , p. 254 - 276 , 2023. ISSN: 18070299.
    • GOMES JÚNIOR, GUILHERME SIMÕES . Arte oficial do Segundo Império? Realismo em Chesneau e Meissonier Modos: Revista de História da Arte , v. 7 , p. 21 - 60 , 2023. ISSN: 25262963.
    • GOMES JÚNIOR, GUILHERME SIMÕES . Belmiro de Almeida, the Brazilian Manet? Novos Estudos. CEBRAP , v. 39 , p. 661 - 686 , 2020. ISSN: 01013300.
    • GOMES JÚNIOR, GUILHERME SIMÕES . VIVER DE ARTE ENTRE O BRASIL E A EUROPA: O -ESQUEMA PEDRO AMÉRICO- REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE) , v. 34 , p. e3410009 - , 2019. ISSN: 18069053.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . La forêt de Tijuca : de l?attrayante nature au paysage désoléFloresta da Tijuca: de horto ameno a paisagem desoladaTijuca Forest: From Idyllic Nature to Desolate Landscape BRÉSIL(S) - SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES , v. , p. 1 - 64 , 2016. ISSN: 22570543.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Mal de Nabuco: paisagem, crônica e crítica Tempo Social (USP. Impresso) , v. 27 , p. 201 - 230 , 2015. ISSN: 18094554.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Paisagem, graça e sentimento do belo: Winckelmann, Chateaubriand, Girodet ARS (São Paulo) , v. 12 , p. 79 - 101 , 2014. ISSN: 16785320.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Arte da paisagem e viagem pitoresca: romantismos entre academia e mercado Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso) , v. 27 , p. 107 - 123 , 2012. ISSN: 01026909.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Crítica, combate e deriva do campo literário em Alceu Amoroso Lima Tempo Social (USP. Impresso) , v. 23 , p. 101 - 133 , 2011. ISSN: 01032070.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Biblioteca de arte: circulação intenacional de modelos de formação Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 81 , p. 156 - 177 , 2008. ISSN: 01013300.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Formação de elites, universidade e ciências na orla ocidental do império português Ciência Hoje , v. 42 , p. 38 - 43 , 2008. ISSN: 01018515.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Vidas de artistas: Portugal e Brasil Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso) , v. 22 , p. 33 - 47 , 2007. ISSN: 01026909.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Le musée français:guerras napoleônicas, coleções artísticas e o longinquo destino de um livro Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 15/1 , p. 219 - 246 , 2007. ISSN: 01014714.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Mário, outra vez entre antigos e modernos Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , v. 30 , p. 211 - 230 , 2002. ISSN: 01022571.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Lévi-Strauss e Corneille, autores de Cina Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 59 , p. 97 - 109 , 2001. ISSN: 01013300.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Judite e Salomé Margem (PUCSP) , v. 10 , p. 179 - 188 , 1999. ISSN: 01038915.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . A hermenêutica cultural de Clifford Geertz Margem (PUCSP) , v. 1 , p. 37 - 46 , 1992. ISSN: 01038915.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Simetrias e Revoluções Rh Revista de História , v. 2/3 , p. 175 - 192 , 1991. ISSN: .
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Escrita Cadernos Cevec 4 Centro Educacional Vera Cruz , v. 1 , p. 6 - 12 , 1988. ISSN: .
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Figurations Brésil-Europe. Deux dynamiques des sciences et des arts aux XVIIIe et XIXe siècles. Le Moment 1016 des sciences et des arts: Saint-Hilaire, Ferdinand Denis et le Brésil, v. , p. 164 - 186, 2022.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . A forma e a fé: ensaio sobre arquitetura de igrejas. Teologia e arte: expressões de transcendência, caminhos de renovação, v. , p. - , 2011.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Barroco e neoclassicismo na formação da nacionalidade. Sociedade, cultura e política: ensaios críticos, v. , p. 177 - 184, 2004.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Um dilema espanhol (Prefácio). A Cultura do Barroco, v. 1, p. 13 - 39, 1997.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Gracián e Góngora na escrita de Borges. Borges Centenário, v. 1, p. 79 - 102, 1999.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Em torno da noção de barroco no Brasil. Cultura Brasileira: Figuras da Alteridade, v. 1, p. 11 - 31, 1997.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Combate miúdo e esclarecedor . Jornal de Resenhas , São Paulo , 01 mar. 2010.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Uma construção retórica . Jornal de Resenhas , São Paulo , 01 mar. 2009.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . O império português e a formação das elites . Jornal do Brasil , Rio de Janeiro , 01 jun. 2008.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Silêncio Interuniversitário . Folha de São Paulo , São Paulo , 17 mai. 2005.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . As 'colagens autobiográficas' de Décio Pignatari . Caderno de Sábado - Jornal da Tarde , São Paulo , 05 ago. 2000.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Um artista na capital do Vice-Reino . Jornal de Resenhas/Folha de São Paulo , São Paulo , 13 mai. 2000.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . A etnografia como gênero literário . Jornal de Resenhas , São Paulo , 13 fev. 1999.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Uma arte cosmopolita . Jornal de Resenhas - Folha de São Paulo , São Paulo , 09 mai. 1998.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Engenho de Janine encontra semelhanças inesperadas . Caderno Mais - Folha de São Paulo , São Paulo , 13 jun. 1993.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Paisagem, crônica de viagens e crítica literária: o problema do 'mal de Nabuco'. In: 40. Encontro Nacional da ANPOCS , 2016 , Caxambu MG. Anais do 40º Encontro Anual da Anpocs, de 24 a 28 de outubro de 2016. : ANPOCS, 2016.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Crítica literária e pensamento social entre as gerações de 22 e 45: Alceu Amoroso Lima, Mário de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda e o os novos. In: 35. Encontro Anual da ANPOCS , 2011 , Caxambu. 35. Encontro Anual da Anpocs. : , 2011.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . A forma e a fé: o ideal renascentista da igreja de plano centralizado e alguns de seus desdobramentos no barroco e no modernismo. In: 27a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia , 2010 , Belém. 27a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. : , 2010.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Circulação internacional de livros de arte: modelos de formação e operações do gosto. In: II Seminário Basileiro Livro e História Editorial , 2009 , Rio de Janeiro - Niteroi. Livro do II LIHED. Niteroi : LIHED, 2009. p. 121 - 121.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . O museu e o ocaso do valor moral da arte: Quatremère de Quincy e Chateaubriand e a querela dos museus no alvorecer do século XIX. In: 32. Encontro Anual da ANPOCS , 2008 , Caxambu. 32. Encontro Anual da ANPOCS. : , 2008.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . O problema da paisagem na formação do ambiente artístico no Rio de Janeiro do século XIX. In: XXVII Encontro Anual da Anpocs , 2003 , Caxambu. XXVII Encontro anual da Anpocs. : , 2003.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . "Sobre viagens pitorescas". In: XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , 2003 , Belo Horizonte. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. : , 2003.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Barroco e Neoclassicismo na formação da nacionalidade. In: Hispanidad 2000 - Brasil 5000 años: cinco siglos de descubrimientos , 2000 , São Paulo. Seminario Internacinal: 500 años de aventura y conocimiento. São Paulo : Colégio Miguel de Cervantes/PUC/USP, 2000.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Barroco e Neoclassicismo na formação da nacionalidade. In: V Congresso Internacional da BRASA , 2000 , Recife. BRASA V: Resumos dos Trabalhos. Recife : Brazilian Studies Association, 2000. p. 34 - 34.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . O Novo Mundo e o Barroco. In: Congresso Internacional América 92 - Raízes e Trajetórias , 1992 , São Paulo. Congresso Internacional América 92 - Raízes e Trajetórias. São Paulo : , 1992.
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . El tema del amor en los cuentos de Jorge Luis Borges. In: IV Congreso Internacional del CELCIRP , 1992 , Ilhas Canarias. Encuentros y Desencuentros - Resumenes de Ponencias. Ilhas Canarias : CELCIRP, 1992. p. s/n - .
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Etnologia francesa no Brasil e na África (Fernanda Peixoto, Viagem como vocação). São Paulo : FAPESP (Revista da Fapesp) , 2016 (Resenha de livro)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Teixeira, I. Obras poéticas de Basílio da Gama (Resenha de Livro). São Paulo : Revista de História (USP) , 1997 (Resenha de Livro)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Roger Bastide e o Brasil (Resenha de Livro). São Paulo : Revista Brasilleira de Ciências Sociais (ANPOCS) , 2001 (Resenha de Livro)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Norbert Elias - entre Aron e Bourdieu - por Marc Joly (Resenha de Livro). São Paulo : Ponto-e-Vírgula - Revista de Ciências Sociais , 2013 (Resenha de livro)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Editorial (Ponto-e-Vírgua 13). São Paulo : Ponto-e-Vírgula. Revista de Ciências Sociais , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Sobre os limites do comparatismo em história cultural. São Paulo : Ponto-e-Vírgula. Revista de Ciências Sociais , 2013 (Tradução)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Estudo de mediações: o caso Ferdinand Denis. São Paulo : Ponto-e-Vírgula. Revista de Ciências Sociais , 2013 (Tradução)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Por um exame crítico do comparatismo francês. São Paulo : Ponto-e-Vírgula. Revista de Ciências Sociais , 2013 (Tradução)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . O comparatismo França-Brasil: balanço crítico. São Paulo : Ponto-e-Vírgula - Revista de Ciências Sociais , 2013 (Tradução)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Prefácio (Marcondes, A. B. Travessia Periférica). São Paulo : Imprensa Oficial , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . As Meninas. São Paulo : Educ (Margem 10) , 1999 (Tradução)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Do fanatismo identitário. São Paulo : Educ (Margem 9) , 1999 (Tradução)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . A economia da competência. São PAaulo : Educ (Margem 8) , 1998 (Tradução)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Interpretação em Sociologia. São Paulo : Educ , 1992 (Tradução)
    • GOMES JÚNIOR, GUILHERME SIMÕES . Parecer ad hoc para orientar publicação de artigo - Revista Modos Unicamp. 2023 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, GUILHERME SIMÕES . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2023 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar decisão da FAPESP. 2022 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2022 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer Ad Hoc PIPEq-PUCSP. 2022 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - PIBIC - PUC-SP. 2022 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer de Assessoria para orientar decisão da FAPESP. 2022 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer de assessoria para orientar decisão da Fapesp. 2021 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Relatório Analítico da Avaliação Contínua 2018-2019 do corpo docente da PUC-SP. 2021 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Relatório CACAPE de Avaliação Contínua FEA-PUC-SP 2018-2019. 2021 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2006 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2011 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2011 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2010 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2011 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2012 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2013 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2013 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Emissão de parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2014 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2015 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer de assessoria para orientar a decisão da FAPESP. 2015 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer de assesseria para orientar a decisão da FAPESP. 2017 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer de assessoria para orientar a decisão da Fapesp. 2017 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer de assessoria para orientar decisão da Fapesp. 2018 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer de assessoria para orientar decisão da FAPESP. 2021 (Assessoria)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Projeto e Plano de Trabalho de Iniciação Científica Pibic PUC-SP. 2021 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Relatório Parcial de Iniciação Científica PIBIC-PUC-SP. 2021 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' Projeto de Iniciação Científica PIBIC-PUC-SP. 2020 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' Relatório Parcial PIBIC-PUC-SP. 2020 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo Revista Modos (Unicamp). 2021 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' PIBIC PUC-SP. 2020 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' PIPEq PUC-SP. 2020 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer Ad Hoc PIPEq-PUCSP. 2020 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer Ad Hoc PIPEq-PUC-SP. 2020 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo - Varia Historia (UFMG). 2020 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo - O Eixo e a Roda: revista de literatura brasileira (UFMG). 2019 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - PIPEq PUC-SP. 2019 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc'- PIPEq PUC-SP. 2019 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo - Resgate ? Revista Interdisciplinar de Cultura (Unicamp). 2019 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' PIPEq - PUC-SP. 2018 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' PIPEq - PUC-SP. 2017 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - PIPEq - PUC-SP. 2017 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - PIPEq - PUC-SP. 2017 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo - Revista Plural. 2017 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo - Revista Estudos de Sociologia (Unesp). 2017 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Pró-Reitoria de Pós Graduação da PUC-SP (plataforma Fluig). 2016 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Pró-Reitoria de Pós Graduação da PUC-SP (plataforma Fluig). 2016 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Pró-Reitoria de Pós Graduação PUC-SP. 2015 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Pró-Reitoria de Pós Graduação PUC-SP. 2015 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo - Revista Ciência Hoje. 2015 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo - Revista Tempo Social. 2015 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2009 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - PIBIC - CEPE/PUC-SP. 2012 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - PIBIC - CEPE/PUC-SP. 2012 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - PIBIC - CEPE/PUC-SP. 2012 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - PIBIC - CEPE/PUC-SP. 2010 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - PIBIC - CEPE/PUC-SP. 2010 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - PIBIC - CEPE/PUC-SP. 2009 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo - Revista CPC. 2012 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo - Revista Estado & Sociedade. 2012 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Parecer 'ad hoc' - Artigo - Revista Cadernos de Campo. 2012 (Parecer)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Edgard Morin nos jornais brasileiros. 2021 (Seminário)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Antropologia e Arte. 2018 (Seminário)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Pays, paysage: les changements de la forêt de Tijuca. 2016 (Seminário)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Crítica literária e pensamento social entre as gerações de 22 e 45: Alceu moroso lima, Mário de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda e os novos. 2011 (Congresso)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Circulação internacional de livros de arte: modelos de formação e operações do gosto. 2009 (Seminário)
  • Organização de eventos: 2
    • MARCONDES ; TELLES ; GOMES JÚNIOR, G. S. ; BOGUS . 110 anos de Mário de Andrade - Paulicéia Desvairada. 2003 (PUC-SP (PEPG Ciências Sociais) - FAU-USP - IEB-USP)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. ; SILVA, E. F. ; FLORENZANO, J. P. . Centenário Edgard Morin. 2021 (Área de Antropologia PUC-SP)
    • GOMES JÚNIOR, G. S. . Arte Barroca. 2004 (Universidade Federal do Mato Grosso - Curso de História)
    • Nome do projeto: A forma e a fé na arquitetura religiosa: planos centralizados, barroco, formas hiperbólicas e a 'assinatura' do arquiteto (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES JÚNIOR, G. S. .
      Descrição: Pesquisa sobre arquitetura religiosa que se abre com as proposições de Alberti, que postula a idéia da perfeição das formas circulares e das plantas centralizadas na edificação de igrejas. Essa tese teve conseqüências em várias circunstâncias e o objetivo da pesquisa é analisar alguns dos ciclos (barroco no Norte de Portugal e no Brasil; modernismo no Brasil) em que essas formas foram postas em prática. O problema central diz respeito às tensões entre arquitetos e clientes no que diz respeito à adequação litúrgica das igrejas de planta centralizada e tem como hipótese fundamental a idéia de que os arquitetos firmam-se como grupo secundário no processo de experimentação dessas formas. Essa hipótese maior desdobra-se em outra que supõe que a ?assinatura? dos arquitetos começa a aparecer nesse contexto.
    • Nome do projeto: Gerações e grupos na arte brasileira do século XX: a Família Artística Paulista, o Concretismo e a Geração de 1980 (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES JÚNIOR, G. S. , MARCONDES, A. M. B. F. , MONTEIRO, F. D. C. , SANDES, L. .
      Descrição: A pesquisa trata de movimentos na arte brasileira do século XX que avançam e recuam. No caso da Família Artística Paulista, avanço na consciência técnica e estética no plano da fatura da obra, recuo na ousadia temática das opções de vanguarda. No caso do concretismo a aposta na articulação da arte com o progresso técnico e a aclimatação das internacionais do construtivismo. No caso da geração de 1980, um ir e vir entre velhos e novos suportes ou tendências estéticas, como se fosse necessário uma série de recuos para poder avançar em novas experimentações com matérias e formas. A pesquisa pretende observar a permanência e não o ciclo curto e memorável. Hipóteses: a) as exigências do mercado de arte tiveram um papel nas escolhas geracionais; b) tanto a Família Artística como a Geração de 1980 são agrupamentos artísticos formados para atuação em longo prazo no campo consolidado e não em seus momentos de ruptura; c) mediações internacionais anacrônicas tiveram papel fundamental na formação das dicções respectivas dos conjuntos de artistas. Objeto de pesquisa: gerações artísticas e estratégias de inclusão e permanência no campo, visíveis nas próprias obras. Problema central: como o artista pode se manter como tal após as vanguardas?
    • Nome do projeto: Pensamento brasileiro entre o modernismo e a geração de 1945 (2002 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES JÚNIOR, G. S. .
      Descrição: Pesquisa sobre transições geracionais com foco em expoentes do pensamento brasileiro (Mário de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda, Alceu Amoroso Lima, Gilberto Freyre) que deram novo sentido às pautas do modernismo de 1922 ao colocar em primeiro plano as tarefas do conhecimento e da criação de condições para a mudança dos padrões de cultura no Brasil. Destacam-se, de um lado, o ativismo que se descola da esfera estética e orienta-se para a esfera pública e, de outro, o trabalho de reinterpretação que esteve na base da transfiguração simbólica da história, da paisagem e da cultura no Brasil. A pesquisa trata também da maneira como esses agentes lidaram com as novas gerações que começaram a se afirmar a partir da década de 1940. A pesquisa teve como resultados a publicação de três artigos: ?Mário, outra vez entre antigos e modernos? (Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 30, 2002); ?Critica, combate e deriva do campo literário em Alceu Amoroso Lima? (Tempo Social ? Revista de Sociologia da USP, v. 22, n. 2, 2011) e ?Mal de Nabuco: paisagem, crônica e critica? (Tempo Social ? Revista de Sociologia da USP, v. 27, n. 2, 2015).
    • Nome do projeto: Arte da paisagem e viagem pitoresca (2002 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES JÚNIOR, G. S. .
      Descrição: Trata-se de pesquisa sobre o espaço transatlântico das artes que se configura no século XIX articulado o Rio de Janeiro à Europa, particularmente França e Itália, e que supõe a circulação de artistas, objetos de arte, livros e modelos educativos. Tem como foco a arte da paisagem, no momento em que seu estatuto sofre significativa transformação, ao passar da condição de gênero subalterno à condição de arte capaz de exprimir uma nova sensibilidade em face à natureza e de responder às demandas decorrentes da formação dos Estados nacionais e do surgimento de um novo público para o qual a ?nostalgia do campo? e o interesse por paisagens exóticas alimentam um novo gosto. O problema central da pesquisa, diz respeito à relutância das Academias de arte, tanto na França como no Brasil, em admitir esse novo estatuto. A pesquisa teve como resultados a publicação de três artigos: ?Arte da paisagem e viagem pitoresca? (Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 79, 2012); ?Paisagem, graça e sentimento do belo? (ARS [ECA-USP] ano 12, n. 23, 2014) e ?La forêt de Tijuca: de l'attrayante nature au paysage désolé? (Brésil(s) [EHESS ? Paris], 2016).
    • Nome do projeto: Viver de arte entre o Brasil e a Europa (1870-1920) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES JÚNIOR, G. S. .
      Descrição: Trata-se de pesquisa sobre as últimas gerações de pintores formados no ambiente da Academia Imperial das Belas Artes no Rio de Janeiro, que instituíram um novo padrão de consagração por meio de viagens à Europa, que deram forma a uma elite artística reconhecida por viver de arte entre o Brasil e a Europa. A pesquisa dá atenção especial a Pedro Américo, por ter sido ele quem articulou um ?esquema?, que consistia em obter encomendas públicas de obras com motivos pátrios que propiciaram constantes viagens ao Velho Mundo para sua execução. A hipótese em debate na pesquisa é que esse tipo de viagem teria propiciado maior familiaridade com as correntes da arte internacional; mas sua contrapartida é que a assimetria entre os ambientes do Rio de Janeiro e das capitais culturais europeias, sobretudo no que diz respeito às exigências da formação, à densidade e ao grau de autonomização dos respectivos campos artísticos, criava um horizonte de reduzidas possibilidades de interação dos artistas brasileiros tanto com as correntes ortodoxas da arte ?pompier? como com as tendências renovadoras que transitavam pelo naturalismo ou pelo impressionismo, explorando os gêneros ?baixos? até então recalcados no ambiente acadêmico. Os dados até agora explorados demonstram que a alternativa encontrada por Pedro Américo e emulada por diversos outros artistas (Victor Meirelles, João Zeferino da Costa, Rodolfo Bernardelli, Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti e Antonio Parreiras) foi a solução brasileira para instituir o novo patamar de internacionalização de suas artes, mesmo que isso tenha sido alcançado por meio de um curioso desvio: o Brasil pintado na Europa. A hipótese secundária a ser examinada é que mesmo artistas que já no Brasil foram reconhecidos por suas escolhas divergentes ? Antonio Parreiras, Belmiro de Almeida e Eliseu Visconti, nas pinturas de paisagem e de gênero ? tiveram que produzir desvios em suas trajetórias para entrar no jogo das grandes encomendas que propiciavam as viagens. Produções: Gomes Junior. "Viver de arte entre Brasil e Europa: o esquema Pedro Américo" (RBCS v. 34 n. 100); Gomes Júnior. "Belmiro de Almeida, Manet brasileiro" (Novos Estudos Cebrap, v. 39, n. 3)
    • Nome do projeto: A produção do autor no processo literário (1982 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES JÚNIOR, G. S. .
      Descrição: Exame de tópicos da imaginação literária contemporânea por meio de estudo de escritor paradigmático (Borges). Pesquisa com foco em quatro tipos de confluência: leitor/escritor, tópica coletiva/tópica pessoal, autor/narrador/personagem, personagem-autor/leitor; em diálogo com interpretações literárias externas (biográficas, psicanalíticas) e internas (nova crítica, semiologia). Problema central: a partir do pressuposto da não anterioridade do autor com relação à obra, buscou-se investigar a constituição da figura do autor no processo literário, articulada ao processo social de sua reconfiguração por meio da leitura e da crítica.
    • Nome do projeto: Raça e Classe. Pensamento Brasileiro na Democracia de 1945 A 1964 (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES JÚNIOR, G. S. , BEZERRA, P. A. .
      Descrição: Raça e classe no pensamento brasileiro, no contexto da democratização do segundo-pós-guerra, quando uma nova geração de pesquisadores começa a atuar com base em novos instrumentos de análise e novas metodologias de investigação; mostrando tanto a sua envergadura científica como seu desejo de interferir nos debates da esfera pública de forma crítica e engajada.Objetivos: Por meio de estudos das fontes bibliográficas e de investigações em jornais e revistas, buscar a reconstrução do cenário intelectual e político no qual raça e classe, como fundamentos da desigualdade, foram investigadas e politizadas nas ciências sociais do segundo pós-guerra. Buscar entender os vínculos entre cientistas sociais e movimentos organizados da sociedade, sem suspender esse vínculo em nome de suposta neutralidade axiológica, nem abdicar do preceito de que, os posicionamentos do investigador ao abrir a investigação, podem ser desditos pelos resultados da pesquisa. Abrir caminho para que estudantes de ciências sociais conheçam um pouco mais da história e da pertinência de suas disciplinas.
    • Nome do projeto: Figurações França-Brasil: linguagem, arte e pensamento (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES JÚNIOR, G. S. .
      Descrição: Descrição: Mesmo que arte possa existir sem palavras, é decisivo o que falam dela. Trata-se de pesquisa sobre as noções e o vocabulário das artes do desenho em língua francesa e portuguesa entre o século XIX e as primeiras décadas do XX; é parte das inciativas do Grupo de Pesquisa Pensamento Brasileiro - Arte, Literatura, História, Ciências Sociais (CNPq). Metodologia: como história social e cultural de conceitos, aferrada exclusivamente à linguagem dos agentes em tempos e lugares específicos, o projeto articula metodologias quantitativas - busca por palavras em grandes fontes de dados Gallica (BNF), Hemeroteca da Biblioteca Nacional (Br), Biblioteca Nacional Digital (Pt) - e qualitativas - exame de querelas específicas em épocas de mutação ou de crise na esfera artística com atenção ao vocabulário empregado. Problema: o efeito retrospectivo de novos vocabulários na História da Arte, na forma de doação de sentido ao passado, e a rasura e ou censura da linguagem dos agentes de uma época passada por efeito de imposição de valores de épocas presentes. Objeto: tensões entre mundo da vida e esfera artística em épocas de revolução social ou acelerada transformação. Palavras-chave: romantismo; arte pela arte; classicismo; pintura de gênero; realismo; tempo presente; style pompier.
    • Nome do projeto: Pensamento brasileiro e o barroco (1992 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES JÚNIOR, G. S. .
      Descrição: Exame da formação do pensamento sobre artes e letras no Brasil tendo como eixo o debate sobre o barroco entre 1836 e 1959. Pesquisa com foco em quatro contextos: o Rio de Janeiro no século XIX em torno do IHGB e da AIBA; o modernismo de 22 e seus desdobramentos nas políticas públicas do SPHAN, articuladas à descoberta do barroco; a introdução da temática do barroco literário no Rio de Janeiro por meio de Afrânio Coutinho e Otto Maria Carpeaux; os posicionamentos de Lourival Gomes Machado, Sérgio Buarque de Holanda e Antonio Candido, em São Paulo, na década de 1950. Tarefa principal: rastreamento dos significados da palavra barroco desde seu ingresso no vocabulário do discurso sobre artes e letras. Problemas centrais: 1- entendimento do barroco como objeto de disputa que teve grande produtividade na formação das ideias e do campo crítico na Europa e no Brasil; 2- crítica da ideia de uma constante barroca na cultura brasileira que ganha o sentido de subjetividade coletiva; 3- compreensão do barroco como cultura de uma formação histórica específica, dependente de articulações teológico-políticas e da reprodução de modelos de formação letrada em cujo centro está a retórica.
    • Nome do projeto: Livros, viagens, círculos, academias e museus na configuração de ambientes artísticos (2001 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES JÚNIOR, G. S. .
      Descrição: Ponto de partida: exame da biblioteca da AIBA no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Pesquisa com foco em dois ambientes artísticos privilegiados: Paris, entre 1750 e 1824, e o Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX; e dois ambientes secundários: a Itália como lugar de viagem, aprendizado e pilhagem; a Lisboa das instituições acadêmicas fracassadas. Ambientes articulados pela circulação de livros, pelo deslocamento de artistas e letrados e pela reprodução de modelos educativos. Problemas centrais: 1- o lugar da paisagem na hierarquia dos gêneros, sua relação com a viagem pitoresca e sua aclimatação no Rio de Janeiro no universo da Academia; 2- a biblioteca de arte com seus exemplos e saberes na reprodução dos modelos educativos das academias; 3- salões, museus, deslocamentos de obras de arte por meio de compra ou pilhagem e o ocaso do valor moral da arte; 4- o gênero literário das vidas de artistas no processo de elevação social do artista e na configuração da ideia de escola em Portugal e no Brasil.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1978
    • Mestrado:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1986
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
        Ano de conclusão: 2002
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
        Status do curso:
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
    • Anais do Museu Paulista (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
    • Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
    • Sociedade e Estado (UnB. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Cadernos de Campo (USP. 1991):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Revista CPC (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Tempo Social (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Ciência Hoje:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1997 ).
    • RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Varia Historia (UFMG) 1982-4343:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira (UFMG) 2358-9787:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Revista Modos (Unicamp):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Conselho de Ensino e Pesquisa PUC-SP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).