Não autenticado |

Lia Cazumi Yokoyama Emi

    • Bacharel em História pela FFLCH-USP (1998), Licenciada pela FE-USP (2000), Mestre em História Social pela FFLCH-USP (2002), Especialista em Formação de Educadores de Pessoas com Deficiências Sensoriais e Múltiplas Deficiências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), Especialista em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação pelo Centro Universitário SENAC (2008), Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2011), Especialista em Educação de Pessoas com Deficiência da Áudiocomunicação pela FMU (2012). Atuou como pesquisadora autônoma - Projeto Antônio Ermírio de Moraes - no Memória Votorantim (2011-2015), e como educadora, desenvolvendo projetos junto ao Núcleo de Ação Educativa do Memória Votorantim (2014-2015). Prestou Consultoria ao Instituto APAE DE SÃO PAULO em Vendas de Projetos Educacionais (2014-2015). Atuou como Professora de História na Prefeitura do Município de São Paulo (2009-2013), tendo sido designada Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI-CEFAI-DRE Ipiranga, 2011-2012). Prestou serviços como historiadora/pesquisadora sênior da editora Mameluco (2004-2008). Foi professora assistente no ensino superior no Instituto Radial de Ensino e Pesquisa, tendo iniciado nessa mesma instituição como intérprete de LIBRAS (2002-2004) e também foi professora da AHIMSA, atendendo alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial (2003-2004). Atuou como professora de inglês no Projeto Educação do Instituto Intercultural (2001-2007). Atualmente é tutora da disciplina TCC na Pós-Graduação em Libras - Modalidade EAD - UNILEYA. Atua de forma autônoma como escritora de textos para blogs e como tradutora (inglês-português) e como educadora em espaços culturais. Desenvolve pesquisa de Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, seguindo a linha de pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (término previsto para fevereiro de 2017).

       

      Links:    

    • EMI, L. C. Y. . Ensaio sobre a Inclusão: em busca de novas práticas Protagonista: Educar na contemporaneidade. , v. 01 , p. 133 - 137 , 2011. ISSN: 22374019.
    • EMI, L. C. Y. . A escola pública em uma cidade regida pela lógica do privado: motes para discussões e reflexões. In: X Colóquio internacional do LEPSI ? Crianças públicas, adultos privados? e V Congresso da RUE-PSY ? Rede Universitária Internacional em Educação e Psicanálise e I Congresso Brasileiro da Rede INFEIES , 2014 , São Paulo. ANAIS do X Colóquio internacional do LEPSI ? Crianças públicas, adultos privados? e V Congresso da RUEPSY ? Rede Universitária Internacional em Educação e Psicanálise e I Congresso Brasileiro da Rede INFEIES. São Paulo : Faculdade de Educação, 2014.
    • EMI, L. C. Y. . Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo frente à inclusão de alunos surdocegos: um cenário de renovação, imprevistos e oportunidades.. In: I ENCONTRO DO CENTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E LIBRAS (CESLIBRAS) e V ENCONTRO DO SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO (SAPE): CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA , 2016 , São Paulo. ANAIS DO I ENCONTRO DO CENTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E LIBRAS (CESLIBRAS) e V ENCONTRO DO SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO (SAPE): CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. São Paulo : s.n., 2015. p. 41 - 45.
    • EMI, L. C. Y. . Sobre Sequoias e Oliveiras: um ensaio em busca de práticas pedagógicas radicais.. In: ANAIS DO 18º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: SEMEANDO FRONTEIRAS , 2016 , São Paulo. ANAIS DO 18º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: SEMEANDO FRONTEIRAS, 24 E 25 DE ABRIL, 2015. São Paulo : Colégio Santa Maria, 2015. p. 8 - 14.
    • YOKOYAMA, L. C. ; EMI, L. C. Y. . Reflexões sobre o ensino de história para alunos surdos.. In: XXIII Simpósio Nacional de História: História: guerra e paz. , 2005 , Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História: História: guerra e paz. (CD-ROM). Londrina : Associação Nacional de História ANPUH, 2005.
    • EMI, L. C. Y. . A pesquisa histórica virtual: novas perspectivas.. In: XVIII Encontro Regional de História: O historiador e seu tempo. , 2006 , Assis. Anais do XVIII Encontro Regional de História: O historiador e seu tempo. (CD-ROM). : , 2006.
    • EMI, L. C. Y. ; YOKOYAMA, L. C. . Uma breve discussão sobre os imigrantes japoneses em São Paulo. In: X Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa , 1999 , Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Rio de Janeiro : UFRJ, 1999. p. 265 - 274.
    • EMI, L. C. Y. ; YOKOYAMA, L. C. . Os encontros e os desencontros entre duas culturas: os imigrantes japoneses em São Paulo. In: XX Simpósio Nacional de História: Fronteiras , 1999 , Florianópolis. XX Simpósio Nacional de História: Fronteiras. : , 1999.
    • EMI, L. C. Y. ; YOKOYAMA, L. C. . A Igreja Católica e os Imigrantes Japoneses em São Paulo (1908-1941). In: XX Simpósio Nacional de História: Fronteiras , 1999 , Florianópolis. XX Simpósio Nacional de História: Fronteiras. : , 1999.
  • Outras Produções Bibliográficas: 6
    • EMI, L. C. Y. ; YOKOYAMA, L. C. ; MAIA, S. R. . Lembretes para uma comunicação eficaz. São Paulo : Projeto Horizonte , 2005 (Tradução)
    • EMI, L. C. Y. ; YOKOYAMA, L. C. . Comunicação e desenvolvimento de conceitos. São Paulo : Projeto Horizonte , 2004 (Tradução)
    • EMI, L. C. Y. . Juan Pablo Bonet: a obra de um dos precursores da educação de surdos.. : , 2011 (Monografia)
    • EMI, L. C. Y. . Reflexões sobre a Avaliação: Contribuições para a Escola Inclusiva. : , 2011 (Monografia)
    • EMI, L. C. Y. . Públicos diferenciados: novos desafios para o mercado de alimentos e bebidas na cidade de São Paulo.. : , 2008 (Monografia - Trabalho de Conclusão de Curso.)
    • EMI, L. C. Y. . Reflexões sobre a relevância dos vínculos no preocesso de aprendizagem do múltiplo deficiente: um estudo de caso.. : , 2003 (Monografia.)
    • SAMARA, E. M. ; EMI, L. C. Y. ; YOKOYAMA, L. C. . Revista Brasileira de História (Série Diretórios ANPUH - Catálogo). 1997 (Outra)
    • SAMARA, E. M. ; EMI, L. C. Y. ; YOKOYAMA, L. C. . Guia do Usuário. 1997 (Outra)
    • SAMARA, E. M. ; EMI, L. C. Y. ; YOKOYAMA, L. C. . Diretório II: Programas de Pós-Graduação em História. (Série Diretórios ANPUH). 1997 (Outra)
    • EMI, L. C. Y. . Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva. 2016 (Conferência)
    • EMI, L. C. Y. . Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva. 2016 (Conferência)
    • EMI, L. C. Y. . Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva. 2016 (Conferência)
    • EMI, L. C. Y. ; LIMA, T. . Arquivos pessoais: uma experiência institucional. 2015 (Comunicacao)
    • LIMA, T. ; EMI, L. C. Y. . Arquivos pessoais em acervos institucionais: novas perspectivas e possibilidades. 2015 (Comunicacao)
    • EMI, L. C. Y. . Sobre Sequoias e Oliveiras: um ensaio em busca de práticas pedagógicas radicais. 2015 (Comunicacao)
    • EMI, L. C. Y. . Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo frente à inclusão de alunos surdocegos. 2015 (Outra)
    • EMI, L. C. Y. . A escola pública em uma cidade regida pela lógica do privado: motes para discussões e reflexões. 2014 (Comunicacao)
    • EMI, L. C. Y. . Práticas Pedagógicas da Educação Inclusiva: Múltiplas Deficiências. 2011 ()
    • EMI, L. C. Y. ; JACOB, R. N. F. . A inclusão de alunos com Deficiência Múltipla e Surdocegueira, na sala de aula regular: teoria e prática. 2012 (Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal de Educação - DRE Ipiranga - DOT-P - CEFAI)
    • EMI, L. C. Y. . Turma 1 - Conversando sobre a inclusão: reflexões teóricas, discussões contextuais e ações práticas. 2014 (Diretoria Regional de Educação - Ipiranga)
    • EMI, L. C. Y. . Turma 2 - Conversando sobre a inclusão: reflexões teóricas, discussões contextuais e ações práticas. 2014 (Diretoria Regional de Educação - Ipiranga)
    • EMI, L. C. Y. ; GARCIA, R. A. L. . Conversando sobre a Inclusao de Alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento na Escola Regular. 2012 (Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação, DRE Ipiranga, DOT-P - CEFAI)
    • Nome do projeto: Brasil: a História contada por quem viu (2007 - 2008
      Natureza: Outra
      Integrantes: EMI, L. C. Y. , SQUEFF, L. , MEDICCI, A. P. , RICARDI, A. , ARAUJO, B. C. , MENDES, K. , GOMES, M. S. P. L. , CALDEIRA, J. .
      Descrição: 173 documentos selecionados e reunidos, unidos pelo fato de serem testemunhos, em primeira pessoa, de momentos decisivos na História do Brasil
    • Nome do projeto: Votorantim 90 anos (2005 - 2008
      Natureza: Outra
      Integrantes: EMI, L. C. Y. , SQUEFF, L. , RICARDI, A. , ARAUJO, B. C. , MENDES, K. , SOUZA, L. F. , CALDEIRA, J. .
      Descrição: Reunião de documentos e elaboração de instrumentos de pesquisa que serviram como base para a redação do livro "Votorantim 90 anos: uma história de trabalho e superação", de Jorge Caldeira (2008)
    • Nome do projeto: Banqueiro do Sertão (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: EMI, L. C. Y. , SQUEFF, L. , MEDICCI, A. P. , RICARDI, A. , ARAUJO, B. C. , GOMES, M. S. P. L. , CALDEIRA, J. .
      Descrição: Projeto que resultou na publicação da obra de autoria de Jorge Caldeira: "O Banqueiro do Sertão" (2006)
    • Nome do projeto: José Bonifácio: obra completa. (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: EMI, L. C. Y. , SQUEFF, L. , MEDICCI, A. P. , RICARDI, A. , ARAUJO, B. C. , GOMES, M. S. P. L. , VANNUCCHI, M. A. , FARIA, P. S. , LIMA, P. S. , FONSECA, P. M. M. , BEAUCLAIR, R. G. , SOUZA, L. F. , PAULA, S. G. , CALDEIRA, J. .
      Descrição: Elaboração de site www.obrabonifacio.com.br sob a coordenação geral de Jorge Caldeira. Conselho Diretor composto por Alberto da Costa e Silva, Boris Fausto, Celso Lafer, Esther Caldas Bertoletti e José Murilo de Carvalho. Diretora-técnica: Assahi Lima; Historiador-chefe: Sergio Goes de Paula
    • Nome do projeto: Projeto - Organização do Fundo [Empreendedores AEM] (2010 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: EMI, L. C. Y. .
      Descrição: Organização de livros e documentos que referenciaram a redação do livro "Antônio Ermírio de Moraes: memórias de um diário confidencial", de José Pastore. Foram elaborados instrumentos de pesquisa para localização dos documentos e foi publicado catálogo intitulado "Acervo Antônio Ermírio de Moraes: uma oportunidade de pesquisa e aprendizado".
    • Graduacao:
      • Curso: História (Licenciatura)
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
      • Curso: História (Bacharelado)
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
        Ano de conclusão: 2011
      • Nome da Instituição: Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
        Ano de conclusão: 2011
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Senac
        Ano de conclusão: 2008
      • Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2003
    • Centro Universitário Radial:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Mameluco Produções Artísticas Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2007 ).
        Outras informações: Pesquisas históricas e participação na coordenação de projetos. Faz levantamentos em arquivos históricos nacionais e internacionais, assim como transcrições paleográficas de manuscritos em português e espanhol (séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX), e inglês (séculos XIX e XX). Possui experiência com digitalização de documentos e bancos de dados.
        Outras informações: Historiadora/Pesquisadora sênior
    • Instituto Intercultural:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2005 ).
        Outras informações: Atuou como professora em projeto que visava o ensino da língua inglesa, voltado principalmente para alunos da rede pública.
        Outras informações: Professora autônoma
    • Associação Educacional para Múltipla Deficiência:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2013 ).
        Outras informações: Designada para o cargo de Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI) do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Ipiranga - DOT Pedagógico desde julho de 2011.
        Outras informações: Professora Efetiva de Ens. Fund. II e Médio
    • Lia Cazumi Yokoyama Emi ME:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2016 ).
        Outras informações: Realização de pesquisas, consultoria e assessoria nas áreas de História e Educação. Em desenvolvimento: 1. Projeto Acervo Antônio Ermírio de Moraes, com a organização do Fundo [Empreendedores] Antônio Ermírio de Moraes, no Memória Votorantim (Centro de Memória da Votorantim). 2. Consultoria ao Instituto APAE DE SÃO PAULO, em vendas de Projetos Educacionais (formações e consultorias na modalidade InCompany).
        Outras informações: Micro-empresária
    • UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Prestadora de Serviços
    • Fundação Bienal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Mediadora da 32ª Bienal de São Paulo