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Lourdes de Fátima Bezerra Carril

    • Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003) e estágio em pós doutorado na Faculdade de Educação da USP (Fundamentos da Educação). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba). Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: comunidades quilombolas, territorialidade, segregação espacial, social e racial urbana, educação e cultura.

       

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  • Livros publicados: 10
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; PRADO, H. M. ; ANJOS, R. S. A. ; HETTI, M. P. C. . Perdas e Ressignificações dos Usos do Território na História do Negro (Sorocaba, SP). São Paulo : Alameda Editorial, 2024 . 347p. ISBN: 9786559662036.
    • CARRIL, LOURDES DE FÁTIMA BEZERRA ; COSTA FILHO, A. ; CASTRO, B. A. C. ; ABREU, D. C. L. ; SILVA, D. M. ; O?DWYER, E. C. ; SOUZA, M. C. C. C. ; HETTI, P. ; OLIVEIRA, R. J. ; SOUZA, R. M. ; SPINELLI, R. C. . Territorialidades afro-indígenas e lutas pelo reconhecimento. São Paulo : Alameda Editorial/CNPq, 2022 . 320p. ISBN: 9786559661008.
    • OLIVEIRA, R. M. S. ; CARRIL, Lourdes . Pedagogias e Tecnologias em Quilombos. Conquistas e Novos Desafios. Cruz das Almas, BA : EDUFRB - Editora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, 2019 . 202p. ISBN: 9788559710939.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Tecendo o Saber. Livro de Leitura e Reflexão. v. 4. São Paulo/Rio de Janeiro : Instituto Paulo Freire/Fundação Vale do Rio Doce/Fundação Roberto Marinho, 2006 . 224p. ISBN: 8574843636.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Tecendo o Saber. Livro de Leitura e Reflexão. v. 3. São Paulo/Rio de Janeiro : Instituto Paulo Freire/Fundação Vale do Rio Doce/Fundação Roberto Marinho, 2006 . 188p. ISBN: 8574843601.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Tecendo o Saber. Livro de Leitura e Reflexão. v. 2. São Paulo/Rio de Janeiro : Instituto Paulo Freire/Fundação Vale do Rio Do ce/Fundação Roberto Marinho, 2006 . 180p. ISBN: 8574843385.
    • BÉTHUNE, C. ; OSUMARE, H. ; FÉLIX, J. B. de J. ; King Nino Brown ; LEÃO, M. A. ; SANTOS, M. F. ; SOUZA, M. C. C. C. de ; DIAZ, M. ; DUARTE, R. ; SMITH, W. E. ; CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; Mônica do Amaral . O Hip Hop e as Diásporas Africanas na Modernidade. Uma discussão contemporânea sobre Cultura e Educação. São Paulo : Alameda Casa Editorial, 2015 . 310p. ISBN: 9788579393440.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Tecendo o Saber. Livro de Leitura e Reflexão. v. 1. São Paulo/Rio deJaneiro : Instituto Paulo Freire/Fundação Roberto Marinho)Vale do Rio Doce, 2005 . 156p. ISBN: 8574843237.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Quilombo, Favela e Periferia: A longa busca da cidadania. São Paulo : Editora Annablume/FAPESP, 2006 . 258p. ISBN: 8574190000.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Terras de Negros: herança de quilombos. São Paulo : Editora Scipione, 1997 . 71p. ISBN: 3224-X.
    • CARRIL, LOURDES DE FÁTIMA BEZERRA . Os desafios para pedagogias antirracistas numa perspectiva geo-biopolítica ODEERE , v. 8 , p. 9 - 28 , 2023. ISSN: 25254715.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; ALMUDI, D. A. . Tons do Negro nas Moradias Periféricas: Reflexos do Racismo Brasileiro na Precariedade Habitacional e na Negação do Direito à Cidade Caminhos de Geografia) , v. 23 , p. 211 - 229 , 2022. ISSN: 16786343.
    • CARRIL, Lourdes ; SILVA, A. P. . O eu enunciado como (re) existência na cidade: a literatura de Carolina de Jesus e o rap dos racionais REVISTA CONTINENTES , v. 1 , p. 201 - 229 , 2022. ISSN: 23178825.
    • TORRES, Juliana Rezende ; CARRIL, LOURDES DE FÁTIMA BEZERRA . Formação docente crítica em torno das questões de raça, etnia, gênero e sexualidade à luz da concepção de educação libertadora de Paulo Freire EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO) , v. 37 , p. 1 - 23 , 2021. ISSN: 01044060.
    • CARRIL, Lourdes . DIMENSÕES DOS CONFLITOS TERRITORIAIS DO BRASIL - QUILOMBOS E TERRITÓRIO Boletim Alfenense de Geografia , v. 1 , p. 24 - 41 , 2021. ISSN: 27641422.
    • CARRIL, Lourdes ; BURGOS, R. . Espaço público e lugares de memórias negras: (des)encontros entre sujeitos e o patrimônio histórico urbano Boletim Paulista de Geografia , v. 104 , p. 83 - 102 , 2020. ISSN: 24470945.
    • OLIVEIRA ; SILVA, C. A. ; GARCIA, A. S. ; VARGAS, J. H. C. ; OLIVEIRA, D. A. ; VELAME, F. M. ; NOGUEIRA, A. M. R. ; VIEIRA, D. M. ; CUNHA JUNIOR, H. ; SOUZA, M. A. ; SOUZA, L. M. ; CORREIA, S. S. ; OLIVEIRA, R. ; SILVA, L. S. ; CARRIL, LOURDES DE FÁTIMA BEZERRA ; OSSA, L. S. ; ALVES, J. A. ; RAVINDRAN, T. ; PANTA, M. A. S. ; SILVA, M. N. ; et.al . A cidade, urbanização e relações étnicas e raciais no Brasil, na África e na Diáspora Revista ABPN , v. 12 , p. 337-357 - 357 , 2020. ISSN: 21772770.
    • CARRIL, Lourdes ; SILVA, E. N. . Espaço e memória do negro na área urbana de Sorocaba: um estudo do meio contra as invisibilidades na formação de professor de geografia e pedagogia Terra Livre , v. v. 1 , p. 360 - 392 , 2019. ISSN: 26748355.
    • CARRIL, LOURDES DE FÁTIMA BEZERRA . Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto Revista Brasileira de Educação , v. 22 , p. 539 - 564 , 2017. ISSN: 14132478.
    • SORREQUIA, Uma Reis ; CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Gênero e sexualidade sob uma perspectiva territorial da escola COMPOSIÇÃO: REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL , v. 21 , p. 120 - 139 , 2017. ISSN: 19833784.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . (Ra) Pensando a Cidade de São Paulo. A Música como Veículo de uma Prática de Ensino Culturalmente Relevante na Geografia Biblio 3w (Barcelona) , v. XXI , p. 1 - 25 , 2016. ISSN: 11389796.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; SEABRA, O. C. L. . Metropolização: A Reprodução do Urbano na Crise da Sociedade do Trabalho Boletim Paulista de Geografia , v. 1 , p. 135 - 159 , 2011. ISSN: 00066079.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . A formação do professor e os desafios para a democracia. Boletim Paulista de Geografia , v. 86 , p. 45 - 64 , 2007. ISSN: 00066079.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Quilombo, Território e Geografia. Agrária (São Paulo. Online) , v. 03 , p. 156 - 171 , 2005. ISSN: 18081150.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Trabalho e excedente econômico: remanescentes de quilombos no Brasil Scripta Nova (Barcelona) , v. VI , p. 39 - 39 , 2002. ISSN: 11389788.
    • CARRIL, Lourdes ; DAMIANI, Amélia Luísa ; BAITZ, R. ; MARTINS, S. ; ARAUJO, J. A. ; SILVA, M. R. ; CACETE, N. H. ; CAMARGO, Luís Fernando de Freitas ; NASSER, A. C. ; MARTINS, Flávia Elaine da Silva ; OLIVEIRA, M. P. ; SILVA, J. B. ; BURGOS, R. ; BRANQUINHO, E. S. ; ALCAIDE, A. L. ; BIAGGI, G. ; NIRO, L. ; PETROPOULOU, C. . Segregação espacial urbana e os lugares de memórias negras. Atravessando a Geografia, Marx, Lefebvre e os Situacionistas., v. 2, p. 203 - 2025, 2023.
    • CARRIL, LOURDES DE FÁTIMA BEZERRA . Entre Palmares e as narrativas territoriais quilombolas: lembrar para não permitir que a história apague a memória. Territorialidades afro-indígenas e lutas pelo reconhecimento, v. I, p. 273 - 312, 2022.
    • DAMIANI, A. ; MARINHO, D. D. ; PARRA, Dario ; GIAFIALOGRA, George. ; BRANQUINHO, E. S. ; MARTINS, Flávia Elaine da Silva ; GONCALVES, G. R. ; ARAUJO, J. A. ; AVANZI, K. ; CARRIL, Lourdes ; ARAGAO, L. X. ; PINON, M. ; SILVA, M. R. ; SEABRA, O. C. L. ; BAITZ, R. ; SANTOS, R. O. ; SANTOS, R. R. ; BURGOS, R. ; FREIRE, T. ; BAGGIO, U. C. ; et.al . Fragmentos de Brasil en Pandemia: aforismos de la crisis. ?Luchas invisibles en tiempos de pandemia? II, v. II, p. 31 - 101, 2022.
    • CARRIL, Lourdes ; SOARES, Marcos de Oliveira ; BURGOS, R. ; ARRUDA, E. M. ; SOUZA, A. O. ; SILVA, C. H. C. ; SILVA, E. N. ; SILVA, A. L. ; MARIANO, N. F. ; PIRES, V. R. O. ; MARTINES, M. R. ; TOPPA, R. H. ; LOBO, H. A. S. ; BORSANELLI, F. A. ; CAMARGO, T. C. R. ; LANA, R. C. . Práticas Pedagógicas Geográficas: (des) encontros entre escola, cultura e urbanização. Chão da Terra. Olhares, Reflexões e Perspectivas Geográficas de Sorocaba, v. 1, p. 11 - 35, 2016.
    • BÉTHUNE, C. ; DUARTE, R. ; OSUMARE, H. ; SMITH, W. E. ; King Nino Brown ; FÉLIX, J. B. de J. ; DIAZ, M. ; SANTOS, M. F. ; SOUZA, M. C. C. C. de ; Mônica do Amaral ; CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O Rap no quilombo:a periferia dá seu tom. O Hip Hop e as Diásporas Africanas na Modernidade. Uma discussão contemporânea sobre Educação e Cultura, v. 1, p. 149 - 163, 2015.
    • VARGAS, J. H. C. ; OLIVEIRA ; BENEDITO, V. L. ; GARCIA, A. S. ; OLIVEIRA, R. M. S. ; CAMPOS, A. ; CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Quilombo, Favela e Periferia. A cidade e o negro no Brasil. Cidadania e território, v. , p. 145 - 160, 2013.
    • CARRIL, Lourdes ; PINTO, A. G. . MICROBACIAS II ? ACESSO AO MERCADO empoderamento das comunidades tradicionais . Revista Casa da Agricultura , São Paulo , 31 ago. 2018.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Terras de Negros no Vale do Ribeira . Jornal O Estado de São Paulo , São Paulo , 20 nov. 1995.
    • CARRIL, Lourdes ; HETTI, M. P. C. . O papel das práticas de ensino culturalmente relevantes na escola pública das periferias urbanas. In: XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia IGC Belo Horizonte 2017 Conhecimentos da Geografia: Percursos de Formação Docente e práticas na Educação Básica , 2017 , Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia : Conhecimentos da Geografia:Percursos de Formação docente e Práticas na Educação Básica. : , 2017. p. 199 - 213.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O Impacto da Construção de Hidrelétricas em Terras de Negro no Vale do Ribeira - SP. In: XVII Simpósio Nacional de História - , 1993 , São Paulo. Caderno de Programa e Resumos do XVII Simpósio Nacional de História "História e Utopias", São Paulo, 18 a 23 d julho de 1993.. : , 1993. p. 88 - 89.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Terras de Negros no vale do Ribeira de Iguape/SP. In: XVIII Simpósio Nacional de História , 1995 , Recife. Cadernode Resumos - XVIII Simpósio Nacional de História - "História e Identidades" - ANPUH - Recife, 23 a 28 de julho de 1995. : , 1995. p. 66 - 66.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Terras de negros no vale do Ribeira. In: XIX Simpósio Nacional de História , 1997 , Belo Horizonte. Caderno de Programas/Resumos. : , 1997. p. 134 - 134.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Quilombo, Território e Geografia. In: PROSA NA QUINTA - AGRÁRIA - Laboratório de Geografia Agrária do Depto. de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São aulo , 2006 , São Paulo. AGRARIA - Revista do Laboratório de Geografia Agrária - DG/FFLCH/USP. : , 2006. p. 156 - 171.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Segregação espacial e racial em São Paulo. In: IX SIMPURB - Simpósio Nacional de Geografia Urbana - CIdades: territorialidades, sustentabilidade e demandas sociais , 2005 , Manaus. Caderno de Resumos: Cidades: territorialidades, sustentabilidade e demandas sociais.. Manaus : EDUA - Editora da Universidade do Amazonas, 2005. p. 64 - 64.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Etnoecologias Quilombolas e Ribeirinhas: Práxis na Paisagem e Saberes Ambientais na Mata Atlântica e Amazônia.. Curitiba : Appris , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • DAMIANI, Amélia Luísa ; BAITZ, R. ; CARRIL, Lourdes ; BURGOS, R. . Segregação Espacial Urbana e os Lugares de Memórias Negras. São Paulo : Editora Tiragem Livre , 2020 (Capítulo de Livro aprovado para Publicação)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Quilombo, Favela e Periferia. O caso de Capão Redondo. São Paulo : CIEE - Centro de Integração Empresa e Escola , 2010 (Revista Nossa História)
    • CARRIL, Lourdes ; MILANEZ, B. . Dimensões dos Conflitos Territoriais no Brasil. 2021 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . A Imigração Boliviana no Brasil. 2010 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Rap no quilombo: a periferia dá seu tom. 2012 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . (Ra) Pensando a Cidade de São Paulo. 2013 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: reformas curriculares em questão. 2013 (Seminário)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; VAZ, M. C. C. M. ; COPPIETERS, L. . Juventude e Cidade. 2015 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Modernidade, Tecnificação do Território e Modo de Vida. 2013 (Comunicacao)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Dinâmica Sócio Espacial e Étnica no Brasil. 2008 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Trabalho de Campo: Eixo de expansão periférica: Santo Amaro e Capão Redondo. 2008 (Outra)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?A problemática da titulação das terras de negros no Brasil?. 1995 (Outra)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . A dupla cidadania: quilombos e comunidades negras na Atualidade Brasileira. 1997 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?Formas alternativas e Jurídicas da Propriedade da Terra no Brasil?. 1998 (Simposio)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . A segregação sócio-espacial e racial na metrópole. 2008 (Outra)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?Terras de Negros no vale do Ribeira: Territorialidade e Resistência?. 1997 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Terras de Negros: herança de quilombos. 2001 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Terras de Negros: os quilombos remanescentes de São Paulo. 2001 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?Quilombo, Favela e Periferia?. 2004 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Expansão urbana da cidade de São Paulo. 2004 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Segregação espacial e racial em São Paulo. 2004 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?O geógrafo diante das desigualdades sociais?. 2005 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?Quilombo, Território e Geografia?. 2006 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Quilombo, favela e periferia: O caso do Capão Redondo. 2006 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Quilombo, Território e Geografia.. 2007 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Quilombo, Favela e Periferia.. 2008 (Conferência)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . A invisibilidade da cor na produção do urbano. 2006 (Simposio)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?Terras de Negros no vale do Ribeira de Iguape/SP?. 1995 (Comunicacao)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?Terras de Negros no Vale do Ribeira?. 1997 (Comunicacao)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?Os quilombos no Brasil Contemporâneo?. 2002 (Comunicacao)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?Segregação espacial e racial em São Paulo?,. 2005 (Comunicacao)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . ?Formação de Professor de Geografia numa escola de tradição Tecnológica: a proposta do CEFETSP?.. 2007 (Comunicacao)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Metropolização: a reprodução do urbano no mundo moderno com o trabalho ?A segregação sócio-espacial e a violência urbana: a periferia como território de confinamento?. 2008 (Comunicacao)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; BONETTI, M. . Experiências na Formação de Professores. 2011
    • CARRIL, Lourdes ; SILVA, Jailson de Souza ; MARTINS, G. ; KARLA, A. ; RODRIGUES, P. . EU SOU, PORQUE NÓS SOMOS. Evidenciada na pandemia, noção de comunidade sempre foi central para famílias negras, faveladas e periféricas. 2020 Folha UOL
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; AMPARO, V. ; HETTI, M. P. C. ; NOGUEIRA, F. H. G. ; PINTO, M. A. R. . Semana Cultural 2006 Caminhos da América Latina,. 2006 (CEFET/SP - Centro Federal de Educação Tecnológica)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; OLIVEIRA . I Seminário Diálogos com a Lei no. 10.639/2003 - A cidade e o negro no Brasil: cidadania e território. 2010 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Encontro dos Fóruns Acadêmicos do IFSP. 2011 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • TORRES, Juliana Rezende ; CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; SILVA, Fernanda Keila Marinho da. ; NAKAYAMA, Bárbara S. ; SOARES, Marcos de Oliveira ; GOMES, M. F. ; PINHEIRO, Rosa A. . II Simpósio sobre Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura da UFSCar. 2014 (UFScar (campus Sorocaba))
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; GOMES, M. F. . Seminários sobre Territorialidades Afro Indígenas e Políticas de Reconhecimento. 2015 (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (Campus SorocabaO)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . II Simpósio Internacional Eletrificação e Modernização Social. 2013 (USP - Universidade de São Paulo)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Seminários sobre Territorialidades AfroIndígenas e Políticas de Reconhecimento. 2015 (UFSCar - Universidade Federal de São Carlos)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; SORREQUIA, G. ; BASILIO, A. C. P. ; BAENA, P. ; FERRAZ, C. de S. ; ALMEIDA, B. S. . II Seminário sobre Territorialidades Afro Indígenas e Políticas de Reconhecimento.. 2016 (UFSCar - Universidade Federal de São Carlos)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra ; ANJOS, R. S. A. . Diásporas Africanas e Quilombo no Brasil - Cartografia Afro-Brasileira. 2017 (UFSCar - Universidade Federal de São Carlos)
    • CARRIL, Lourdes . III Seminário sobre Territorialidades Afro Indígenas e Políticas de Reconhecimento.. 2018 (UFSCar - Universidade Federal de São Carlos)
    • CARRIL, Lourdes ; HETTI, M. P. C. . Minic-Curso de Extensão: Corpos Negros e a Cidade (30 Anos do NEAB/UFSCar). 2021 (NEAB/UFSCar)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Escola, Espaço e Território. 2012 (Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia de São Paulo)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Música e o Ensino de Geografia. 2013 (UFSCar - Universidade Federal de São Carlos)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Invenções e Intervenções. 2007 (CEFET/SP - Centro Federal de Educação Tecnológica)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Dinâmica Social e Etno-Racial no Brasil. 2008 (CEFET/SP - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo)
    • CARRIL, Lourdes . Memória e Educação Quilombola: uma cartografia da cultura. 2018 (UUFSCar - Universidade Federal de São Carlos)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O solo, ventre da terra.. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Haja calor em São Paulo.. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . A linguagem cartográfica.. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . As tradições caiçaras.. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O incrível mundo das cavernas.. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . A dança das águas. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Rua que te quero rua.. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Fábrica de ventos. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Do mar à montanha. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Cânions e desfiladeiros. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O Brasil a bordo de uma jangada. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Anatomia de um rio.. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Vilas adormecidas no tempo. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O ambiente rural paulista. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Os tipos de indústrias. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O homem sertanejo. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O crescimento das cidades. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Importação e Exportação. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Pedras muito preciosas. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Sol, um astro que dá norte. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O poder municipal. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . A criação de animais. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Os tipos de moradia. 2000 (Material didático - revista recreio)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Frentes e massas de ar. 2000 (Material didático - revista recreio)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O jogo dos continentes. 2000 (Material didático - revista recreio)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . A conquista da Terra.. 2000 (Material didático de geografia - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . As águas quentes. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Um mosaico cultural.. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Bandeira, imagem de uma nação. 2000 (Material didático - lição de casa)
    • Nome do projeto: Questões Étnico-raciais e Juventude (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , HETTI, M. P. C. , FERREIRA, J. F. .
      Descrição: Aua proferida no Curso de Extensão "Juventude e Diversidade na Educação"
    • Nome do projeto: II Seminário sobre Territorialidades Afro Indígenas e Políticas de Reconhecimento. (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , ALVES, C. N. .
      Descrição: A perspectiva é de contemplar as discussões presentes na sociedade brasileira e no contexto pedagógico referentes ao ensino da historia e cultura afro-brasileira e indígenas, abarcada pela política pública que o MEC apresenta sob a Lei 10.639/03 e posteriormente, a Lei.11.645/08. Nestas legislações, o currículo escolar deve apresentar conteúdos que visem um tema ainda pouco investigado pelo universo escolar no Brasil. Historicamente, a discriminação, o racismo e as desigualdades não sofreram grandes intervenções em nossa sociedade, principalmente, no cenário escolar. A escola, que e uma instituição fundamental para a formação da cultura e da cidadania, pouco interveio nesse processo. A promoção de políticas pedagógicas que trate da diversidade humana e cultural, deve abranger as historias e culturas das populações afro-brasileiro e indígena. As populações afro-brasileira e indígena, inscreveram importantes contribuições, que em geral, não estão presentes na historia oficial.
    • Nome do projeto: Memória, Direito e Educação Quilombola (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , HETTI, M. P. C. , VIEIRA, C. .
      Descrição: A história da formação social brasileira mostra a constituição de um grupo extenso de pessoas continuamente mantido à margem de direitos básicos da cidadania. Em sua grande maioria, negros, indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais, favelados e cortiçados, crianças e mulheres negras pobres, fazem parte do contingente de ausentes da memória escolar, do trabalho e dos direitos ao território. Memórias e histórias sobre as lutas e sobre a participação da população negra na constituição da sociedade não aparecem de forma adequada nos espaços curriculares escolares. Essa ausência/presença dificulta a construção de uma perspectiva democrática ao longo do processo formativo. Neste sentido, a reconstrução do processo histórico tem profunda relação com a memória, o território e a educação e o trabalho com a rememoração das histórias de vida é também trazer à luz as memórias, instrumentos de propagação de sentidos e significados, à configuração desta territorialidade quilombola que se pretender levantar.
    • Nome do projeto: Memória, Direito e Educação Quilombola (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , HETTI, M. P. C. , BENEDITO, V. L. , CAMARGO, Luís Fernando de Freitas , SPNIELLI, R. C. .
      Descrição: A pesquisa da memória, direito e educação quilombola a partir da constituição de um observatório vinculado ao Laboratório de Cartografia e Ensino, do Curso de Licenciatura em Geografia, da UFSCar ? Universidade Federal de São Carlos/campus Sorocaba. O intuito é o de constituir um espaço interativo, interdisciplinar, dedicado à coleta, organização e análise de informações e de políticas pertinentes relativas às comunidades quilombolas localizadas no entorno da UFSCar/campus de Sorocaba.
    • Nome do projeto: Formação de Formadores para a Educação das Relações Étnicas e Raciais (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , MONTEIRO, R. B. .
      Descrição: A presente ACIEPE - Atividade Curricular de Extensão e Pesquisa objetivou propiciar o aprofundamento de temas relacionados às relações étnico-raciais e a História e Cultura afro-brasileira e africana; formar uma equipe de formadores de professores em serviço que estejam aptos a propor, acompanhar e avaliar a efetiva implementação das DCNERER nas escolas da região sorocabana; articular o desenvolvimento de suas atividades de forma interdisciplinar, articulando os cursos de licenciatura do campus Sorocaba e o Programa de Pós-graduação em Educação por meio participação de discentes e docentes.
    • Nome do projeto: Escola, Diversidade e Território (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , FRANCA, G. C. .
      Descrição: A morfologia do espaço escolar e os conteúdos dispostos nas grades curriculares e trabalhados em sala de aula pressupõem a formação do aluno "normal" e padronizado. Pretende-se refletir sobre os vínculos entre as desigualdades urbanas e desigualdades escolares, currículos e itinerários formativos, a questão da entrada no ensino superior, o acesso ao trabalho e à cidadania. Nesse sentido, analisar práticas pedagógicas que levem em conta a construção do espaço da periferia sob a lógica do possível, à margem dos códigos urbanos, permeada por diferentes códigos num contexto de ilegalidades várias, e de identidades e histórias de vida diversas.Buscar propostas que vão ao encontro de mudanças curriculares capazes de abarcar a cultura e a diversidade.
    • Nome do projeto: Seminários sobre Territorialidades Afro Indígenas e Políticas de Reconhecimento. (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , HETTI, M. P. C. , RATTS, Alecsandro José Prudêncio , SPNIELLI, R. C. , COSTA FILHO, A. , OLIVEIRA, M. B. C. , PAPPIANI, A. .
      Descrição: A perspectiva é de contemplar as discussões presentes na sociedade brasileira e no contexto pedagógico referentes ao ensino da historia e cultura afro-brasileira e indígenas, abarcada pela política pública que o MEC apresenta sob a Lei 10.639/03 e posteriormente, a Lei.11.645/08. Nestas legislações, o currículo escolar deve apresentar conteúdos que visem um tema ainda pouco investigado pelo universo escolar no Brasil. Historicamente, a discriminação, o racismo e as desigualdades não sofreram grandes intervenções em nossa sociedade, principalmente, no cenário escolar. A escola, que e uma instituição fundamental para a formação da cultura e da cidadania, pouco interveio nesse processo. A promoção de políticas pedagógicas que trate da diversidade humana e cultural, deve abranger as historias e culturas das populações afro-brasileiro e indígena. As populações afro-brasileira e indígena, inscreveram importantes contribuições, que em geral, não estão presentes na historia oficial.
    • Nome do projeto: Observatório Quilombola Evamariô (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , HETTI, M. P. C. .
      Descrição: Constituição do Observatório Quilombola Evamariô, vinculado ao Curso de Licenciatura em Geografia, na UFSCar, numa plataforma online, com apoio institucional. Disponibilizar publicamente os resultados das pesquisas, situação atual; a construção de dados e indicadores sócio econômicos e territoriais, georreferenciados, dos quilombos da região.Considera-se fundamental apreender a realidade sócio territorial e cultural dos quilombos da RM de Sorocaba e contribuir à compreensão da formação da sociedade brasileira, combater o racismo, apoiar direitos e uma pedagogia crítica voltada à educação quilombola.
    • Nome do projeto: Perdas e Ressignificações dos Usos do Território na História do Negro em Sorocaba (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , HETTI, M. P. C. , PRADO, H. M. .
      Descrição: O objetivo desta proposta é analisar os usos do território na região de Sorocaba no contexto da modernização regional e sua consequente urbanização, tornando visível o percurso de parte da população que é silenciada na história oficial. Tomaremos como estudo três territórios: Território Quilombola de Pilar do Sul, Território Quilombola do Cafundó e Bairro do Campolim, tomando a memória do negro e dos personagens vinculados à Família dos Caetanos, cuja trajetória acompanha as perdas e as ressignificações territoriais em Sorocaba ao longo do século XX. Tendo como base as geotecnologias, serão elaborados mapas sobre a dinâmica da paisagem. Os estudos aqui elaborados servirão para contribuir à compreensão dos impactos da urbanização sobre os mecanismos de segregação socioespacial e os usos territoriais nesses espaços negros.
    • Nome do projeto: Curso de Extensão "Educação Quilombola e Relações Étnicas e Raciais" (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , SPNIELLI, R. C. .
      Descrição: O objetivo é ofertar curso de extensão aos estudantes, educadores, professores da rede pública municipal e estadual da Região de Sorocaba, coletivos de resistência e movimentos sociais, tendo como base o tema Educação Quilombola e Relações Étnicas e Raciais. Nas últimas décadas, comunidades negras rurais e urbanas têm reivindicado o direito ao território. Isto se dá dentro da perspectiva do Art. 68 das Disposições Transitórias da Constituição de 1988, com base em movimentos sociais e políticas públicas que garantem o reconhecimento das "comunidades remanescentes de quilombos".
    • Nome do projeto: ACIEPE Geografia e Gêneros: Territorialidades (Trans) Femininas e Dissidentes (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , SORREQUIA, U. R. .
      Descrição: Discutir os espaços de violências físicas, psicológicas, sexuais contra criança e adolescentes, principalmente, a cometida por familiares ou conhecido, considerando a construção de um espaço de silêncios, segredos e sigilos. Analisar a frequente existência de pactos de silêncio, mantidos por familiares, amigos, vizinhos, comunidades, profissionais, que a encobertam, desqualificando interesses de diversas ordens verbais e não verbais das vítimas, negando evidências e sinais, em nome de fidelidades, interesses de diversas ordens, medos, sigilos profissionais e de justiça. Compreender essa realidade no âmbito da ordem social, histórica, cultural, política e econômica brasileira.
    • Nome do projeto: III Seminário sobre Territorialidades Afro Indígenas e Políticas de Reconhecimento (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra .
      Descrição: Seminário anual realizado com mesas redondas, reunindo pesquisadores, docentes, estudantes e movimentos sociais de temas da educação para as relações étnicas e raciais.
    • Nome do projeto: Curso de Extensão "Educação Quilombola e Relações Étnicas e Raciais" (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra .
      Descrição: O objetivo é ofertar curso de extensão aos estudantes, educadores, professores da rede pública municipal e estadual da Região de Sorocaba, coletivos de resistência e movimentos sociais, tendo como base o tema das Diásporas Afro-brasileiras e a Memória, Direito e Educação Quilombola. Nas últimas décadas, comunidades negras rurais e urbanas têm reivindicado o direito ao território. Isto se dá dentro da perspectiva do Art. 68 das Disposições Transitórias da Constituição de 1988, com base em movimentos sociais e políticas públicas que garantem o reconhecimento das "comunidades remanescentes de quilombos". Nesse processo, considera-se a importância da construção de projetos pedagógicos que partam da realidade local e sejam articulados às Diretrizes Curriculares da Educação para as Relações Étnicas e Raciais e Diretrizes Curriculares para a Educação Quilombola (Resolução CNE/CEB n. 8, de 20 de novembro de 2012).
    • Nome do projeto: Cartografia Quilombola na Região de Sorocaba (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , HETTI, M. P. C. , ANJOS, R. S. A. , PRADO, H. M. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar e e cartografar os territórios negros na região de Sorocaba a partir dos impactos da urbanização. Analisar as ressignificações dos usos territoriais com base em memórias das famílias e em suas relações ambientais tradicionais, nas quais as comunidades quilombolas do Cafundó (Salto de Pirapora, SP), quilombo de Pilar do Sul/SP e o bairro Campolim, em Sorocaba-SP.Nesse sentido, pretende-se analisar como o processo de urbanização vem avançando, desde meados do século XX, ameaçando e impactando esses territórios negros. Num mundo em crescente urbanização e aumento populacional, quais têm sido as possíveis soluções para a diversidade expressiva de interações socioambientais? Seus benefícios envolvem desafios como a segurança alimentar, autonomia econômica, a preservação de um relacionamento com a natureza, bem como serviços para o bem coletivo como a manutenção da permeabilidade e retroalimentação do solo, o incremento da biodiversidade, o abrigo de fauna de pequeno porte, neutralização de carbono e a manutenção davida sustentável.Este projeto, que se insere, primordialmente, no campo da geografia, utilizará metodologias quantitativas e qualitativas. Reunindo elementos etnográficos e dados quantitativos, lançará mão de abordagens teóricas e metodológicas oriundas da história e da antropologia. No que se refere à histórica, se fará uso da abordagem da Histórica Ambiental (WORSTER, 1991, PÁDUA, 2010). A abordagem da História Ambiental trará subsídios para a melhor compreensão dos processos de mudanças no espaço que compreende a ocupação histórica e atual dos três territórios quilombolas considerados. Os quilombolas envolvidos envolvidos no projeto registrarão sua percepção acerca das transformações em seu território. Para tanto, será utilizada como estratégia de pesquisa o registro da história de vida dos moradores locais, bem como suas narrativas sobre a história do lugar e do território onde viviam e vivem atualmente. Nesse sentido, a aplicação de entrevistas, técnica oriunda da antropologia (BERNARD, 2006), será uma importante ferramenta para o registro da percepção dos quilombolas locais sobre as transformações ambientais (físicas e ecológicas) e históricas, bem como para o registro das mudanças no modo de vida dessa mesma população. Em um primeiro momento, será utilizado o formato de entrevistas não estruturadas (ou informais). Será realizado o mapeamento buscando situar o conhecimento sobre as territorialidades negras na região de Sorocaba.
    • Nome do projeto: Memória, corpo e espaço: reflexões geográficas a partir da exibição de curtas-metragens da 2° Mostra Taturana de Cinema (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra .
      Descrição: Promover diálogo entre a Geografia e cinema, Possibilitar o uso desses materiais em sala de aula para a discussão da história e cultura afro-brasileira e indígena, Compreender como é formada a representação destes grupos étnicos dentro do cinema e audiovisual e de que forma tal representatividade pode servir como fundamento para fomentar uma geografia crítica, considerando também, que ainda no presente, há, em primeiro lugar, a escassez de uma representatividade positiva de povos negros e indígenas dentro do audiovisual, da Geografia, na sociedade como um todo e em segundo lugar, esta por vezes é feita de maneira a reproduzir estereótipos racistas e problemáticos que contribuem para um processo de invisibilidade dos feitos empreendidos por essas populações na construção da sociedade brasileira.
    • Nome do projeto: Ancestralidades na escola: diálogos possíveis e desafios (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , MONTEIRO, R. B. , SILVA, M. M. C. , LUIGI, A. S. , LIMA, L. H. .
      Descrição: Este projeto propõe realização de Diálogos entre especialistas do campo das relações étnico-raciais, com experiência nos tópicos abordados na Plataforma Ancestralidades, e profissionais da educação básica, de forma a avaliar em que medida os conteúdos da Plataforma Ancestralidades (https://www.ancestralidades.org.br/home) podem ou não ser úteis às escolas e salas de aula. A partir deste diálogo, pretende-se mapear possibilidades dos usos dos conteúdos presentes na Plataforma e os desafios que esta precisa enfrentar para promover a difusão de saberes, histórias e culturas construídas especialmente pela população negra.
    • Nome do projeto: Memórias Femininas, Territórios, Lutas e Solidão: Conexões Brasil e América Latina (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , SIMOES, M. , BERNARDINO, M. P. , SOUZA, L. P. , COSTA, M. R. , BORGES, F. I. .
      Descrição: A América Latina se constitui de forma fragmentada, devido ao saque aos territórios e às subjetividades de corpos historicamente subalternizados pela colonialidade, provocando a invisibilidade e distanciamento das lutas empreendidas nesse tempo-espaço. A ocultação da produção epistemológica e cultural feminina em todas as instâncias da vida demonstra o projeto político racista e cis-heteronormativo ? substratos do sistema capitalista. Ao passo em que se aprofundam as ofensivas neoliberais aos corpos dissidentes, emergem resistências em diferentes pontos do espaço. Por isso, é necessário evidenciar os saberes e as práticas elaboradas pelas mulheres e sobre a categoria ?mulher? ao longo do tempo,coadunando na restauração e produção da memória e identidade feminina ?ladino-amefricana?. Nesse sentido, a concepção do novo mundo perpassa pela análise e reflexão do velho mundo, contribuindo para a construção de um projeto político horizontal.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Evamario: Educação e Identidades Territorializantes (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , HETTI, M. P. C. , SILVA, E. N. , SPINELLI, R. C. , SOUZA, L. P. , RODRIGUES, P. L. , SOUSA, L. L. , SANTOS, A. M. S. , BASIIO, A. C. P. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa Evamariô sepropõe a pensar as questões relacionadas à educação, identidade e território.Esse grupo se constitui por pesquisadores, docentes, pós-graduandos eestudantes da universidade e de instituições extra universitárias que atuam nocampo da educação, das identidades, territorialidades, políticas afirmativas epolíticas de reconhecimento, contribuindo para a formação docente. A proposta éanalisar o significado e as formas que a educação pode assumir no contexto dassingularidades étnico racial e territorial.  A proposta deste grupo visa privilegiar umaabordagem que valorize os contextos históricos, políticos, sociais egeográficos, em suas relações com as práticas territoriais e a educação apartir dos sujeitos e seus saberes e o território vivido.
    • Nome do projeto: Relações étnico-raciais em políticas públicas: aportes teóricos (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , MONTEIRO, R. B. , SILVA, M. M. C. , LUIGI, A. S. , CAVALHEIRO, A. F. C. , SOUZA, D. B. .
      Descrição: Contribuir para a formação crítica, no campo das relações étnico-raciais, de profissionais e futuros profissionais e pesquisadores que atuam ou podem vir a atuar, na gestão de um projeto social, instituição escolar ou na implementação de políticas públicas correlatas.
    • Nome do projeto: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2022 - 2024
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , NAKAYAMA, Bárbara S. , SOUZA, C. R. .
      Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
    • Nome do projeto: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2020 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , NAKAYAMA, Bárbara S. , GAMA, R. P. .
      Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
    • Nome do projeto: Ancestralidades na escola: diálogos possíveis e desafios (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , MONTEIRO, R. B. , SILVA, M. M. C. , LUIGI, A. S. .
      Descrição: Esse projeto propôs a realização de Diálogos entre especialistas do campo das relações étnico-raciais, com experiência nos tópicos abordados na Plataforma Ancestralidades (Fundação Tide Setúbal), e profissionais da educação básica, de forma a avaliar em que medida os conteúdos desta plataforma podem (ou não) ser úteis às escolas e salas de aula. A partir deste diálogo pretendeu-se sistematizar as possibilidades dos usos dos conteúdos presentes na Plataforma elencados assim como apontar caminhos diante dos desafios a serem enfrentados para promover a difusão de saberes, histórias e culturas construídas especialmente pela população negra.
    • Nome do projeto: A Educação das Relações Étnico-raciais em Cursos de Pedagogia do Brasil (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra , REIS, M. C. .
      Descrição: A Lei nº 10.639/2003 orienta a inserção da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo Em seguida, surge um arcabouço legal para direcionar esta inserção na educação básica e superior. As diretrizes do curso de Pedagogia orientam para uma formação que contemple o respeito às diferenças étnico-raciais (BRASIL, 2006). Porém, pesquisas revelam que a temática é silenciada nos espaços educacionais (GOMES, 2012; CARVALHO, 2018). Com respaldo no Parecer CNE/CP nº 03/2004, na Resolução CNE/CP nº 01/2004, na Resolução CNE/CP nº 01/2006 e na Resolução CNE/CP Nº 02/2015, a pesquisa amplia estudos realizados em PE e no Nordeste, buscando compreender como a educação das relações étnico-raciais (Erer) está inserida na formação docente. A necessidade desse estudo está relacionada a disseminação da Erer no currículo das escolas e academias que contemplem a diversidade étnico-racial. A questão central busca responder como se constitui a Erer em cursos de Pedagogia do Brasil. Considerando os resultados dos estudos locais, a hipótese é de que os cursos têm respondido à legislação muitas vezes para contemplar avaliações externas, porém não incorporam a temática no currículo através de suas práticas. Tendo como objetivo: analisar a constituição da Erer nos cursos de Pedagogia do Brasil para atender a Lei nº 10.639/2003 e seus documentos legais correlatos, serão realizados questionários, entrevistas e análise documental sobre esses cursos nas 5 regiões brasileiras. O desenvolvimento se dará através de 3 subprojetos: A Erer nos PPC; A Contribuição da Pedagogia para a Erer e As Práticas Antirracistas na Pedagogia. A técnica de análise de conteúdo em diálogo com o Pensamento.
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Curso de Licenciatura de Formação de Professores de Geografia no CEFET/SP. 2006 - Curso de licenciatura de formação de professores de geografia no cefet/sp
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . O dersenho do lugar: uma representação da territorialidade étnica. 2015 - Parecerista ad hoc para a uefs editora
    • CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra . Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA ? Educação de Jovens e Adultos. 2007 - Curso de especialização em educação profissional integrada à educação básica na modalidade eja ? edu
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
      • Curso: Licenciatura Plena em Geografia
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da USP
        Ano de conclusão: 1988
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Educação da USP
        Ano de conclusão: 2013
    • Universidade Paulista de Ensino Renovado Objetivo Superior.:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1996 ).
        Outras informações: Professora Assistente
    • Colégio Santo Américo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 2002 ).
        Outras informações: Professora do Ensino Fundamental
    • Fundação Liceu Pasteur:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1993 ).
        Outras informações: Professora de Geografia do Ensino Médio
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1998 - 2013 ).
        Outras informações: Disciiplinas ministradas 1. Escola, Espaço e Território - 1o. sem. 2012 2. Campo e Cidade na História I - 1o. sem. 2012 3. Dinâmica Social e Racial no Brasil - 2o. sem. 2011 4. Dinâmica Socio Espacial da População Contemporânea I e II - 2009-2010-2012 5. História do Pensamento Geográfico - 1o. sem. 2007. 6. Formação Territorial Brasileira e Territorialidades - 2o. sem. 2007.
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Trabalho na UFSCar - Campus Sorocaba, no DGTH - Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades.
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • EDUCAÇÃO & SOCIEDADE: revista de Ciências da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Revista Educar:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Universidade Federal de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).