Não autenticado |

Isabel Cristina Michelan de Azevedo

    • Atualmente é Gerente Educacional dos dezesseis colégios da Rede Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul. Até 2007 foi responsável pela direção educacional do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e, antes disso, atuou como assessora psicopedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura por três anos. Tem experiência na área de Lingüística e Argumentação, com trabalhos publicados em torno dos seguintes temas: produção textual, literatura, lingüística aplicada, ensino de língua e análise de textos.

       

      Links:    

    • CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, I. C. M. ; MATTOS, V. L. P. . Trabalhando com seqüências didáticas: uma proposta de ensino e de análise de narrativas de aventuras de viagens Calidoscópio (UNISINOS) , v. 2 , p. 29 - 37 , 2004. ISSN: 1679740.
    • AZEVEDO, I. C. M. . Contra fatos, (não) há argumentos Lumen (São Paulo) , v. 5 , p. 115 - 118 , 1998. ISSN: 1516285.
    • AZEVEDO, I. C. M. ; CORDEIRO, G. S. . O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens Calidoscópio (UNISINOS) , v. 02 , p. 73 - 81 , 2004. ISSN: 1679740.
    • CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, I. C. M. ; MATTOS, V. L. P. . Ecrire un récit d'aventures à l'école et à la clinique logopédique Institut de linguistique de l'Université de Neuchâtel , v. único , p. 183 - 197 , 2000. ISSN: 10101705.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 4
    • AZEVEDO, I. C. M. . Sistema educacional do Japão: um exercício de construção de identidade em um mundo globalizado . Revista Educação Marista , Curitiba , 01 jul. 2006.
    • AZEVEDO, I. C. M. . A argumentação na literatura . Educação Marista - ago/dez de 2003 , São Paulo , . .
    • MAZZARI, A. M. ; RYCKEBUSCH, C. G. ; AZEVEDO, I. C. M. . Biografando Portinari na Educação Infantil . Educação Marista - jan/jul/2001 , São Paulo , . .
    • AZEVEDO, I. C. M. ; MATTOS, V. L. P. . O trabalho com seqüência didática para o ensino-aprendizagem de um gênero discursivo . Educação Marista - jan/jul , São Paulo , . .
    • CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, I. C. M. ; MATTOS, V. L. P. . Escrevendo narrativas de aventuras de viagens na 3ª série* (Ensino Fundamental). In: III Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural , 2000 , Campinas. III Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural /. : , 2000.
    • AZEVEDO, I. C. M. . A argumentação na escrita de crianças de nove anos. In: 26ª Reunião Anual da ANPED , 2003 , Poços de Caldas. Novo governo . Novas políticas? O papel histórico da Anped na produção de políticas educacionais. : , 2003.
    • AZEVEDO, I. C. M. . O jogo interacional que crianças e jovens revelam em textos dissertativos. In: 55º Seminário do GEL , 2007 , Franca. Programação e Cadernos de Resumos. : , 2007.
    • AZEVEDO, I. C. M. . O jogo interacional que crianças e jovens revelam em textos dissertativos. In: II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso/VIII Encontro Nacional de Integração em Linguagem Verbak e Não-Verbal , 2007 , São Paulo. Programação e Resumos. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2007. p. 122 - 122.
    • AZEVEDO, I. C. M. . A arte de persuadir em questão. In: Lusofonia - Memória e Diversidade Cultural - 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa , 2006 , São Paulo. Resumos de Comunicações e Experiências Pedagógicas. São Paulo : IP-Puc/SP, 2006. p. 62 - 62.
    • AZEVEDO, I. C. M. . A constituição de sujeitos na escola: uma prática de sujeição e insubordinação por meio do discurso. In: 54º Seminário do GEL , 2006 , Araraquara. Caderno de resumos. Araraquara : Unesp, 2006. p. 256 - 257.
    • AZEVEDO, I. C. M. . Um estudo da referenciação: a construção dos sentidos na organização dos discursos. In: 53º Seminário do Gel , 2005 , São Carlos. Caderno de Resumos. Campinas : Mercado de Letras e Editora da Unicamp, 2005. p. 271 - 271.
    • AZEVEDO, I. C. M. . Caracterização lingüístico-discursiva do gênero "texto de opinião". In: 52º Seminário do GEL , 2004 , Campinas. Programação e Resumos. Campinas : Mercado de Letras / UNICAMP, 2004. p. 290 - 291.
    • AZEVEDO, I. C. M. . A argumentação na escrita de crianças de nove anos. In: Novo Governo. Novas Políticas? O papel histórico da Anped na produção de novas políticas , 2003 , Poços de Caldas. 26ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. : , 2003. p. 181 - 181.
    • AZEVEDO, I. C. M. . A construção da argumentação na escrita de crianças. In: VI Mostra de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Machenzie , 2002 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : Editora Macknzie, 2002. p. 434 - 434.
    • AZEVEDO, I. C. M. . As capacidades argumentativas identificadas em textos de alunos do ensino fundamental: percurso de uma evolução?. In: 51º SEMINÁRIO DO GEL , 2003 , Taubaté. Programação Geral e Caderno de Resumos. : , 2003. p. 216 - 217.
    • AZEVEDO, I. C. M. ; CORDEIRO, G. S. ; MATTOS, V. L. P. . Ecrire des récits d´aventures de voyages en 3ª primaire. In: Didactique des langues romanes: le developpement des competences chez l´apprenant , 2000 , Louvain. Colloque international - Didactique des langues romanes: le developpement des competences chez l´apprenant. Louvain : Centre d´études en didactique des langues et littératures romanes (CEDILL), 2000. p. At4C2 - At4C2.
    • AZEVEDO, I. C. M. . Como utilizar o texto publicitário no ensino de língua?. In: 13º COLE - Congresso de Leitura do Brasil , 2001 , Campinas. Livro de Resumos do 13º COLE. São Paulo : Associação de Leitura do Brasil, 2001. p. 225 - 225.
    • AZEVEDO, I. C. M. . A argumentação na literatura: uma análise dos pressupostos e subentendidos contidos na obra de C. Lispector. In: 50º Seminário do GEL , 2002 , São Paulo. Resumos do 50º Seminário do GEL. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2002. p. 25 - 25.
    • AZEVEDO, I. C. M. ; OLIVEIRA, F. F. M. . Biografando Pintores famosos na Educação Infantil. In: 14º Congresso Brasileiro de Educação Infantil , 2002 , Campo Grande-MS. Livro de Resumos do 14º Congresso Brasileiro de Educação Infantil. Campo Grande-MS : OMEP/Brasil, 2002. p. 127 - 127.
    • AZEVEDO, I. C. M. ; RODRIGUES, C. R. . Em busca da identidade da literatura no ensino fundamental. In: 9º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa , 2002 , São Paulo. Caderno de resumos do 9º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. São Paulo : Instituto de Pesquisas Lingüísticas, 2002. p. 17 - 17.
    • AZEVEDO, I. C. M. ; CORDEIRO, G. S. ; MATTOS, V. L. P. . Escrevendo Narrativas de aventura de viagens na terceira série primária. In: III Conferência de Pesquisa Sociocultural , 2000 , Campinas. Cadernos de resumos da III Conferência de Pesquisa Sociocultural. Campinas : UNICAMP-FE, 2000. p. 226 - 226.
    • CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, I. C. M. ; MATTOS, V. L. P. . Ecrire un récit d´aventures à l´école et à la clinique logopédique. In: La lagage écrit , 2000 , Neuchâtel. Actes du 6e colloque d´orthophonie/logopédie. Neuchâtel : Institut de linguistique, Université de Neuchâtel, 2000. p. 183 - 197.
    • AZEVEDO, I. C. M. ; MATTOS, V. L. P. . Como organizar uma seqüência didática para o ensino/aprendizagem de um gênero escrito. In: 8º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa , 2002 , São Paulo. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. São Paulo : IP PUC-SP Instituto de Pesquisas Linüísticas "Sedes Sapientae" para Estudos de Português, 2002. p. 303 - 313.
    • AZEVEDO, I. C. M. ; MATTOS, V. L. P. . Como organizar uma seqüência didática para o ensino/aprendizagem de um gênero escrito. 2000 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I. C. M. . A argumentação na literatura: uma análise dos pressupostos e subentendidos contidos na obra "A mulher que matou os peixes", de Clarice Lispector. 2002 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I. C. M. . Em busca da Identidade da Literatura no Ensino Fundamental. 2002 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I. C. M. . Mesa-redonda: Processos de argumentação discursiva. 2003 (Outra)
    • AZEVEDO, I. C. M. . As capacidades argumentativas identificadas em textos de alunos do ensino fundamental: percurso de uma evolução?. 2003 (Comunicacao)
    • CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, I. C. M. . O interacionismo sócio-discursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens. 2004 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I. C. M. . Caracterização lingüístico-discursiva do gênero. 2004 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I. C. M. . Um estudo da referenciação: a construção dos sentidos na organização dos discursos. 2005 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I. C. M. . A constituição de sujeitos na escola: uma prática de sujeição e insubordinação por meio do discurso. 2006 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I. C. M. . O jogo interacional que crianças e jovens revelam em textos dissertativos. 2007 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I. C. M. . O jogo interacional que crianças e jovens revelam em textos dissertativos. 2007 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I. C. M. . A arte de persuadir em questão. 2006 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I. C. M. . Um olhar intencional para o registro. 2006 (Simposio)
    • AZEVEDO, I. C. M. . Mesa Redonda: Culturas Infantis: práticas construídas para e com as infâncias (criança, educador e família). 2007 (Congresso)
    • AZEVEDO, I. C. M. . Sala Temática: A formação da identidade profissional e social por meio de letramentos múltiplos. 2007 (Congresso)
    • AZEVEDO, I. C. M. . Infâncias, Culturas e Identidades. 2005 (Conferência)
    • AZEVEDO, I. C. M. . O trabalho com a língua portuguesa na educação infantil e ensino fundamental. 2006 (Conferência)
    • AZEVEDO, I. C. M. ; SAUTCHUK, I. . Minicurso: Texto, Discurso e Ensino. 2006 (Congresso)
    • BRONCKART, J.P. ; CORDEIRO, G. S. ; AZEVEDO, I. C. M. . Palestra - A escola, lugar de ação e de linguagem. 2004 (Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo)
    • NOGUEIRA JUNIOR, J. E. ; BARALDI, G. ; RYCKEBUSCH, C. G. ; AZEVEDO, I. C. M. . Minicurso - Linguagem na escola: meio ou fim?. 2004 (Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo)
    • AFONSO, A. J. ; AZEVEDO, I. C. M. . Palestra - Dilemas Contemporâneos para a Profissão Docente: entre a avaliação externa e a avaliação formativa. 2004 (Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo)
    • MOREIRA, M. A. ; AZEVEDO, I. C. M. . Palestra - Aprendizagem Significativa. 2006 (Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo)
    • JUNQUEIRA FILHO, G. A. ; OLIVEIRA, Z. R. ; AZEVEDO, I. C. M. . 1º Encontro de Educadores da Educação Infantil. 2002 (Província Marista do Brasil Centro-Sul)
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Associação Brasileira de Educação e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).